NAKA E JACQUES

SÃO PAULO (esquisito) – Kazuki Nakajima foi anunciado como piloto da Stefan GP. A equipe ainda não sabe se corre, mas é cada vez mais provável que sim. Ele vem no pacotão da Toyota, certamente. O outro nome cogitado pelo próprio Capitão Gancho do time, Zoran Stefanovic, é o de Jacques Villeneuve.

Uma festa dos mortos-vivos. Mas eu gosto de Villeneuve. É um cara diferente dos padrões vigentes. Vibrei muito com seu título de 1997. Na verdade, foi a única vez que vibrei com um título na F-1.

Subscribe
Notify of
guest

141 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Ferreira
João Ferreira
14 anos atrás

Gomes, viu a nota da Ferrari criticando a FIA e o Sr. Eclestone, não estou defendendo a Ferrari, mas em alguns pontos eles têm razão, principalmente a respeito da ajuda as esquipes novas, ora, se eles estavam apoiando a redução de custos, pq vão ajudar estas equipes pindaíbas a correr??? Fora que nem se quer apoiaram as montadoras a continuarem na Formula 1.

Claro que a Ferrari tá defendedo o lado dela também, é uma equipe que vive, ganha dinheiro e bem sucedida na Formula 1, não são como estas outras que dependem da Formula 1.

Sempre defendi que a FIA pudesse reduzir os custos da Formula 1 gradativamente, que pudesse limitar o desenvolvimento ou caso não pudesse, que pelo menos obrigasse as montadoras a distribuir este desenvolvimento para equipes satélites por um tempo determinado até o banimento deste desenvolvimento na categoria, como o KERS por exemplo, uma montadora que desenvolvesse melhor, como o da BMW, poderia ser dividido com a Ferrari por uma ou duas temporadas, depois distribuíria para as outras equipes ou simplesmente seria banida na F1.

Com isso, estariam sempre renovando e em contra-partida, o orçamento diminuíria, ou seja, desenvolver algo melhor com um custo menor….

Voltando então, a Ferrari abriu o berreiro, atirou para todos os lados, já vi que o campeonato ficará com estas doze equipes, mas na disputa mesmo somente 4 neste início….

A FIA muda a regra, o orçamento, os pontos, tudo…mas ela não ficará contente até acabar com o esporte de uma vez….

Zé Graça
Zé Graça
14 anos atrás

Ninguem Zoa com Zoran!!! [2]

Angelot
Angelot
14 anos atrás

Ninguem Zoa com Zoran!!! o cara tem a palavra firme. Mas sera que vai mesmo dar certo? A toyota F1 tinha carro, mas nao tinha piloto para levar ate o fim. Visto que no final do ano passado em interlagos a coisa foi diferente o japinha mandou ver.

guilherme
guilherme
14 anos atrás

Sugiro aos fans do Villeneuve comprarem o cd do cara. Baita cantor hehehheheeeeee

Clenio A. Vilela
Clenio A. Vilela
14 anos atrás

Flávio, e essa agora de que o Pedro De la Rosa, tem até o GP Espanha para levar 5 milhões de euros p/ a Sauber? Tem muita equipe correndo atrás de dinheiro, rápido! Achei que era só eu…

Marlon Maestri
Marlon Maestri
14 anos atrás

Ol’a Fl’avio

Tendo algumas excecoes, tenho impressao que as grandes montadoras estao sim, de uma forma mais discretas, presentes nesta categoria. Senao vejamos, de qualquer forma, seus nomes continuam aparecendo, continuam tendo acesso a tecnologias alheias, espioes, e estao de bem com essa nova conjuntura da economia mundial. Diz eles, estamos saindo, mas por tras dos panos, com detalhes sutis, continuam dando as cartas. Aparecem sem serem vistos, estao sem serem cobrados por caprichos e luxos, ate porque por tras disto, estao pessoas e pessoas inteligentes e ambiciosas. Legitimo como estrategia. VAi saber……

Abracos Flavio

Sidinei
Sidinei
14 anos atrás

Dentre os tantos ilustres desconhecidos e desenterrados que estão entrando, melhor que volte um campeão mundial.
Claro que não é a melhor opção. Melhor a volta do Villeneuve do que a gloriosa estréia do Hon Pin Tung, ou Hong Kong Fu. RsRsrsrs

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Vou torcer pra ele voltar a forma, se é que dá.

grego
grego
14 anos atrás

Depois de procurar no youtube, encontrei a batida nada involuntária que o senna deu no prost, foi essa batida que segundo o schumacher o subsidiou a ter atitudes não tão esportivas na F1. Note a sutileza da fechada: http://www.youtube.com/watch?v=MN806RQ1rB4&NR=1

RCRG72
RCRG72
Reply to  grego
14 anos atrás

Este vídeo é da colisão de 1989. O Prost fechando o Senna. Senna bateu no Prost por trás em 1990, no mesmo circuito.

RCRG72
RCRG72
Reply to  grego
14 anos atrás

Faz falta no vídeo as imagens do helicóptero, mostrando melhor.

Tássilo Vinicius
Tássilo Vinicius
14 anos atrás

Sempre gostei do Villeneuve mais depois que perdeu os dois grandes carros que ele tinha nas mãos em 96 e 97 não fez mais nada então acho que vai dar vexame. A bola da vez é massa ele é o cara. Bora massinha!!!!!!!!!!!!

Moncho
Moncho
Reply to  Tássilo Vinicius
14 anos atrás

Não entendi… O cara diz que gostou do Villeneuve “mais” depois que ele não fez mais nada?… Gosta da coisa quando é ruim?… Coisa estranha…

Ryan Cooper
Ryan Cooper
14 anos atrás

Tomara mesmo que Villeneuve e Stefan GP consigam correr já no Bahrein. Até agora eu ainda não me animei pra acompanhar a F1 2010.

veber
veber
Reply to  Ryan Cooper
14 anos atrás

eu estou super animado,, nao estou nem dormindo direito e já estou pensando nos horários que o Sportv irá mostrar os treinos ao vivo,,, acompanho os testes tudo pelo GP e estou muito ancioso pela nova temporada,,, eu acompanho F-1 desde os 08 anos (1983) é claro que existem altos e baixos mas quem gosta de corridas como eu (viciado) não perde nada,, vejo noticia todos os dias,, vejo todos os treinos e todas as provas,, agora imagina a disputa na pista entre Hamilton x Alonso x Shumacher x Massa x Button x Vettel ou se preferir Mclaren x Ferrari x Mercedes x Red Bull …………….. sensacional,,,, Formula 1 é show ……….. fui

hélio cavalcanti de siqueira campos
hélio cavalcanti de siqueira campos
14 anos atrás

Sinceramente Jacques Villeneuve não chega aos pés do pai, tanto no talento quanto na educação e simpatia. Villeneuve Pai quando morreu estava trilhando o mesmo caminho de Scheckter (louco, imprevisível no começo da carreira para um excelente e experiente piloto no decorrer da mesma). Apesar de ter muito mais talento que Scheckter. Agora….francamente….o título de Villeneuve Filho…. que era chato, arrogante, metido à coisa…falastrão, foi ridículo…ganhou um campeonato de 02 carros…igual ao de 1988 e os anos do Barão Vermelho….Meu Deus…a F1 não é a mesma há anos e eu estou achando ótimo essa confusão dessas equipes estreantes (sem nenhum tipo de estrutura – Campos e USF1). A FIA, hipócrita, não aceitou a PRODRIVE para acobertar novas “ANDREAS MODAS”…ACHO BEM FEITO!!!!! Coitado de Bruno Senna…muito bom piloto e corre risco de ficar, mais uma vez, de fora

Moncho
Moncho
Reply to  hélio cavalcanti de siqueira campos
14 anos atrás

Se a F1 é tão horrível, o que o faz continuar tão interessado? Se as vitórias do Shummi ou de Villeneuve não te agradam, O QUE te agrada afinal?…

luiz carlos
luiz carlos
14 anos atrás

o villeneuve vai trazer mais emoção às corridas se voltar e correr o que ele sabe. lembro dos anos de F-Indy, antes de ir para a F-1, fazia miséria, só dava ele. vai ser interessante ver uma nova disputa villeneuve-schumacher. Será que ele vai querer se vingar do alemão depois do vexame de 97?

Moncho
Moncho
Reply to  luiz carlos
14 anos atrás

Que vexame?! Pois se ele ganhou!…

André
André
Reply to  luiz carlos
14 anos atrás

Tá doidão? O Jacques ganhou em 97!

Trajano
Trajano
14 anos atrás

Esquecer é uma coisa,agora venerar desta forma é demais,pois o que fez Jacques depois que perdeu o melhor carro da f1 da época, nada. Ganhou sim a conta das equipes por onde passou,não querendo desmerecer o seu título mas tinha o melhor carro e pegou já acertado,pois se tivesse que deixar em condições de título nunca seria campeão pois não tem esse feeling tanto que ficou sem carro,e sem equipe com interesse nele.Hoje corre até de graça se alguem der chance. Me descupe mais uma vez ,tem muito piloto melhor .

Moncho
Moncho
Reply to  Trajano
14 anos atrás

Ora, mas o que faz qualquer um, sem um “melhor carro” na F1? Óbvio que só se ganha se tiver um bom carro. Essa de “pegou acertado” também é absurda. Um carro de F1 vive sendo “acertado” a cada corrida…

Rômulo Rodríguez
Rômulo Rodríguez
14 anos atrás

Tbm vibrei muito com o título d Villeneuve, sempre curti o cara pelo jeito “diferente” dele aos outros pilotos, espero q ele venha sim, é ua pena a “misteriosa” USF1 não vingar, porém, para ver novamente o Villeneuve na pista, eu aprovo, certo que ele foi genial em seu início de carreira na F1 e depois caiu em um abismo, porém, é um piloto a moda antiga na questão extra-pista, será legal ter um quinto campeão na pista, só faltou o Kimi Raikkonen…

Fábio
Fábio
14 anos atrás

o que é velho que vc não gosta???
vc iria comemorar se o massa tivesse ganho em 2008?
prefiro o montoya ao villeneuve, mas sempre torço contra o dick vigarista, então vá lá… e com certeza o campeonato dele foi disputado, não mais que o do hamilton… mas o concorrente já era na época um bi-campeão e vigarista

Marcio
Marcio
Reply to  Fábio
14 anos atrás

Schumacher é o melhor piloto da história!

aspassos
aspassos
14 anos atrás

Quem pode esquecer o título do Jacques, realmente foi vibrante.
Ele foi uma pessoa criada nos padocks pelo pai e depois da perda assumiu um papel importante, foi campeão mundial e, com certeza, lavou a alma do finado Gilles. Não à toa que tem um cineasta prestes a finalizar o filme “Villeneuve” contando um pouco da vida deles. O filme ainda não foi finalizado porque o Jacques ainda não encerrou carreira. Ele é o único piloto vivo que pode conquistar a tríplice coroa do automobilismo: 500 INDY (JÁ FOI) F1 (JÁ FOI) LE MAN (FALTA ESSA, QUASE CONSEGUIU EM 2008). Go Jacques!
Obs: Foi macho pra encarar o Shumacker.

Trajano
Trajano
14 anos atrás

Flavio,acho vc, um jornalista realista ,que fala e escreve o que pensa,só que as vezes vc,se perde na maionese,não sei se é por ciume, ou inveja,por não ter conseguido ser um piloto profissional,pois sei que gosta muito disso,mas preferir o titulo do jacques, em vez do emerson,piquet,senna,por favor.um abraço

R.CASAGRANDE
R.CASAGRANDE
14 anos atrás

É isso aí. Chega de pilotos sem graça na categoria. O Villeneuve é bom pra caramba para ficar de fora enquanto Jarno Trulli ainda segue sua carreira de fracassos. Que dê um pau em todo mundo e volte a vencer!

rodrigues
rodrigues
14 anos atrás

concordo com o que disse rufles_27 sobre Villeneuve. Todos elegemos nosso(s) ídolo(s).Confesso que começei a acompanhar Fórmula 1 no tricampeonato do Piquet. Porém, mais tarde, torci muito por Nigel Mansell que deixou muitas saudades pelos shows que proporcionava, com qualquer carro que corria, além das suas disputas com Senna. Tempos que poderiam voltar, mas é difícil.

Roberto
14 anos atrás

flavio, você vibrou com a primeira vitoria do rubinho barrichello ?

Gabriel de Amorim
Gabriel de Amorim
14 anos atrás

O pai era piloto de verdade… o filho até teve seus lampejos. Lembro da primeira corrida dele, quando egresso da Indy. Mas, dos ex-Indy ainda prefiro Montoya. E, afora esses lampejos que todos tem, não fez lá muita coisa. E ainda por cima gosta de Cramberies… é mais que suficiente pra duvidar da capacidade dele!!!

Roger
Roger
14 anos atrás

Vibrar com o título dele eu tb vibrei, até pq foi em cima de Schumacher, o verdadeiro Dick Vigarista das pistas (tentou fazer a mesma coisa que tinha feito com Hill). Mas realmente não dá pra imaginar o seu motivo de ser o único. No meu caso eu vibrei tb quando Hill, Hakkinen e Alonso venceram o queixudo arrogante….

Wagner
Wagner
14 anos atrás

Acho vc q deixou mtas pessoas se indagando o pq de ter vibrado com o título do Villeneuve e n com o de seus compatriotas… alguma razão especial?
Mudando de assunto, essas propagandas do IG q ficam no seu blog Flávio, sempre se sobrepoem a alguma parte escrita e n é possível movê-las ou fechá-las, isso é irritante!

João Luiz
João Luiz
14 anos atrás

Se Villeneuve voltar a F1, vai ser otimo!!! Colocara Kazuki no chinelo e ainda vai dar trabalho ao pessoal. Sempre fui fã dele, até F1 ta precisando de gente desbocada mesmo. Ta todo mundo muito comportado e santinho nessa categoria. A coisa precisa esquentar de verdade!!!

alessandro menezes
alessandro menezes
14 anos atrás

vc vê um cara largar em primeiro, cair para “último” na largada, se recuperar e ganhar a prova e o campeonato em 88 e não vibrou com aquele título? sem mais comentários flávio gomes.

Rui Rodrigues
Rui Rodrigues
14 anos atrás

A “atitude”do Villeneuve é,realmente,muito legal.
Trata-se de um piloto que não tem papas na língua etc.
Agora,o cara não guia mais um “catso”.
Aliás,há muito tempo,não é?

Guto
Guto
14 anos atrás

Pra vibrar com o título do mala do Villeneuve só mesmo o mala do Gomes.

Taffa 2CV
Taffa 2CV
14 anos atrás

Gosto do Villeneuve por que ele adora Cranberries….
Como nao gostar de um cara desses??

Felipe Long
Felipe Long
14 anos atrás

Eu achava o estilo do Jacques Villeneuve bastante ousado quando ele chegou à F1 em 1996. Torci bastante por ele nos seus dois primeiros anos, até porque o Brasil vinha de mal a pior na categoria. Mas depois que ele se sagrou campeão, ficou bastante mascarado. Na verdade, até antes disso, já em 1997, quando apareceu em Silverstone de cabelos loiros, se achando o pop star do pedaço.
Depois deste breve interregno de sucesso sua carreira entrou em decadência…

Rogerio
Rogerio
14 anos atrás

Acho o cara um grande babaca, fala demais , e muita merda. Como piloto é apenas mediana. Só ganhou o título da F1 em 1997 por que tinha o muito melhor carro da temporada. há muito tempo não vem fazendo grande coisa, está em final de linha

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  Rogerio
14 anos atrás

E vc conhece algum piloto ser campeão com o pior carro?Bom piloto + projeto de carro bom = equipe campeã.

Button é bom piloto. Pegou um carro bom. Campeão…

RafaAPH!2010!
RafaAPH!2010!
14 anos atrás

Tranquilo Flávio, sou apaixonado pelo Deutsche Tourenwagen Masters Dtm e não tem nenhum brasileiro. Vibro muito com os pegas daqueles carros etc:
Gostaria que um Brasileiro correce na Dtm, mas minha diverção mesmo é escutar roncos de motores,pegas,carros independente da nacionalidade.
Um abração e já estou curioso para ver o Opalão terça feira!

mane
mane
14 anos atrás

e com os titulos do senna e piquet, o sr nao vibrou?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  mane
14 anos atrás

Não.

Marcelo
Marcelo
Reply to  mane
14 anos atrás

Oh Mane, vc so pode estar brincando! E´ possivel alguem ter um dia vibrado com um titulo do Piquet? Nem a mae dele!!!! E´ cada uma ….

Andre
Andre
Reply to  mane
14 anos atrás

Acompanho doentiamente a F1 fazem 33 anos. Só vibrei com os títulos de Piquet, o último romântico. Esse cara dava gosto de ver, vencia na pista, sem choradeiras por não ter o melhor carro ou estrutura para si (os 3 campeonatos foram assim).

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Schumacher, De la Rosa, Villeneuve estam fora da F1 a bastante tempo entretanto o que vemos já na pré-temporada é que os veteranos continuam muito competitivos. Corrida é bem diferente, experiência conta, quem vai dançar nessa é o Naka, continuará levando voltas do companheiro de equipe.

rufles_27
rufles_27
14 anos atrás

Villeneuve era um piloto mto bom, mas jogou sua carreira no lixo devido ao ego inflado e pelo comodismo que encontrou no projeto BAR – Pollock…

alberto
alberto
14 anos atrás

gosto muito do villeneuve, mais por conta do pai do que pela obra que o filho construiu. apesar do filho não ser tão bom quanto o pai foi, ele não tem papas na língua, fala o que pensa e de forma clara e correta. é um piloto mediano, porém com um bom carro dá trabalho na pista.

Felipe Long
Felipe Long
Reply to  alberto
14 anos atrás

Concordo com você, Alberto

Luis Albertyn
Reply to  alberto
14 anos atrás

Estranho isso. O filho foi campeão mundial de F-1, o pai não. O filho ganhou as 500 milhas de Indianápolis, o pai não. O filho foi campeão da Indy, o pai não. O filho foi 2º nas 24 de Le Mans e o pai não. O cara foi o único além de Emerson Fittipaldi e Mario Andretti a ser campeão mundial de F-1 e Indy. E o cara é bom “só por causa do pai”? Eu, hein?

Às vezes fico me perguntando se o Gilles teria esse cartaz todo se não tivesse morrido e virado uma espécie de mártir. Um piloto extraordinário e extremamente carismático, sem dúvida, mas muita gente igual ou melhor que ele (com ou sem título mundial) não é lembrada com tanta idolatria só porque sobreviveu…

Jacaré e Capivara do Tietê
Jacaré e Capivara do Tietê
14 anos atrás

Villeneuve pro Mansell
Schumacher pro Senna
Alonso pro Piquet
Hamilton pro Prost
Tudo igual mas muito diferente!
Nada se copia mas tudo se recria na digníssima seta do tempo dos intermináveis ciclos do tempo.

Luis Gustavo
Luis Gustavo
14 anos atrás

O Villeneuve fez um bom trabalho na Williams, foi competente. No seu primeiro ano (96) ja disputou o titulo e no segundo foi campeão, O Frentzen que era seu companheiro de equipe em 97 so venceu uma vez (em uma corrida que o Villeneuve teve problemas mecanicos) e comeu poeira do canadense a temporada toda. Detalhe: o Frentzen já tinha varios anos de experiencia correndo na Sauber e era tido como o unico alemao na epoca a bater o Schumacher.

Bruno Braz
14 anos atrás

Relaxa… Também acho o Villeneuve muito melhor do que pensam que ele é. Pena que foi dar uma de Emerson e querer ter uma “equipe própria”.

wilchaia
wilchaia
14 anos atrás

Concordo com vc Flavio.. o villa é daqueles pilotos que so falam o que patrocinadores e dirigentes mandam. Tudo pasteurizado no estilo global. A f1 ta precisando de pilotos que sejam mais pilotos e menos garotos “politicamente corretos”. Caras que queiram mais correr e menos posarem para fotos

Nardo
Nardo
14 anos atrás

Não levando em consideração o piloto Villeneuve, já que gosto é gosto, logicamente você não deve ser fã de F1, já que só vibrou por um título da categoria apenas uma vez.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Nardo
14 anos atrás

Não sou fã, sou jornalista.

LUIZ ALBERTO
LUIZ ALBERTO
14 anos atrás

É evidente que a volta de Villeneuve é importante para a ´F-1.
Um cara que é campeão da F-1 e da F- indy merece todo o respeito, isso não é para qualquer um não !
Lembrem-se do exemplo de Michael Andretti e tantos outros que saíram da Indy e deram verdadeiros vexames na F-1.
Quantos pilotos na história conseguiram ser campeões nas 2 categorias ?
E ademais, se até veteranos como Rubinho estão se saindo bem, porque Villeneuve não pode voltar?

Italo Azevedo
Italo Azevedo
14 anos atrás

Seja Bem Vindo Jacques….

André Luiz
André Luiz
14 anos atrás

O Gomes já havia explicado em um outro post de 2009 o pq o final do campeonato de 1997 foi tão especial para ele, quem não se lembra entre no link :

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/04/07/meus-velhos-papeis-5/

E foda-se se ele não torce pra brasileiros, em 2008 eu estava torcendo como louco pelo Hamilton , principalmente após aquela sacanagem que fizeram com ele na Bélgica.

edgar bianchi filho
edgar bianchi filho
14 anos atrás

eu so quero ver 14 equipes alinhando só isso. Embora acho impossivel

Zé Graça
Zé Graça
14 anos atrás

É, o cara deve tá com muita vontade de tomar umas voltas do Schumacher mesmo…

Anderson Ramos
Reply to  Zé Graça
14 anos atrás

Olá Zé sem Graça, opinião é opinião e tenho que respeitar, mas só para te lembrar Jacques Villeneuve tem um titulo na Indy em 1995 e + as 500 minhas de Indianapólis neste mesmo ano. Além das vitórias na F1 e o campeonato de 1997, e foi vice campeão das 24 horas de Le Mans, então seria ótimo se ele voltar para a Fórmula 1 este ano.

pezzolo
14 anos atrás

final como aquela, só a de 2008. se o Massa tivesse ganho, seria melhor. como ficou com o Hamilton na amarelada do Block, a do Villeneuve contra o Schummy é melhor.

@kastutz
14 anos atrás

Gosto do JV desde 94. O jeitão dele realmente sempre foi diferente mesmo, e eu adoro isso. Só fico pensando se ele não vai fazer feio demais. E isso porque sou super fã. Vi quando ele correu aqui no Brasil na Top Race e ele não estava lá tão em fora… mas… vamos torcer. Pelo menos será interessante! hahaha

Dú
14 anos atrás

Villeneuve de Volta? A F1 vai passar a tarde no horário da Vale a Pena Ver de Novo.

Anderson Ramos
Reply to 
14 anos atrás

Olá Dú, opinião é opinião e tenho que respeitar, mas só para te lembrar Jacques Villeneuve tem um titulo na Indy em 1995 e + as 500 minhas de Indianapólis neste mesmo ano. Além das vitórias na F1 e o campeonato de 1997, e foi vice campeão das 24 horas de Le Mans, então seria ótimo se ele voltar para a Fórmula 1 este ano.

Celso
Celso
14 anos atrás

Deixem o Gomes quieto .Patrulha ideológica não !