NOVA ERA
SÃO PAULO (doideira) – Pelo jeito, 2012 vai marcar o início de uma nova era nos monopostos. Se depender dos projetos que têm sido apresentados à Indy, nunca mais veremos baratinhas como as que hoje povoam as pistas por aí. O projeto ao lado é da Delta Wing, como explica Victor Martins. Lola, Dallara e Swift também estão fazendo seus estudos. São bem diferentes, também, mas nada se assemelha a essa deliciosa maluquice que lembra um caça, ou um míni-ônibus espacial. Tem até um vídeo explicativo aqui.
É. O futuro chegou.
Um despropósito, inseguro e além de tudo horrendo…
é um pássaro ???? é um avião ??? (talvez…)
nãoooooo…
é o Batmóvel, quem vai ser o piloto???
já sei: Bruce Wane
hahahahaha
Nem ferrando essa joça fará curva…
Isso aí é um Dragster.
Não gostei das rodas não ficarem expostas. Deste jeito ficam parecendo carros de turismo inspirados em Dragters.
Parece o bat-movel do século 21. Mas quem serão os pilotos? Val kilmer e o gorducho do paul tracy ??
Talves o Bruno Senna. Que pelo jeito ficará sem a Campos que ta indo pro brejo antes de nascer.
Um abraço Flavio!
Daniel, discordo de suas colocações;
Se há maior concentração de peso na área traseira, a possiblidade de haverem problemas de falta de aderência na parte frontal é grande. Ainda mais que o chassi da foto não possui aerofólio dianteiro pra sustentar o downforce (parece o bico de uma canoa).
Sem falar que também não tem pressão aerodinâmica na parte de trás. Downforce não tem a ver com altura do solo, e sim com força contrária aplicada ao piso.
Quanto mais baixo o centro de gravidade, aí sim, mais curva faz o carro, pois o deslocamento de peso (transferência) é menor.
Canalizar o ar por meio de difusores não é toda a solução.
Se este projeto louco estivesse correto, teria que ter uma frente de triciclo. com bengalas e 200 graus de caster. Hehehe.
Na primeira curva que esta carniça aí fizer, vai levantar a rodinha e tombar igual um rolimã.
Parece tudo, menos carro de corrida.Fico entre os que não acreditam que isto faça curvas.
quem vai ser o Kamikase que vai testar isso ai?
E o estilingue? Será de fibra de carbono também???
Quero ver fazer curva…mas é bacana
Só achista nesse blog mesmo. gente nem olha a foto por 30 segundos e ja sai soltando merda pela as ventras..
Responddendo as perguntas e levantamentos tecnicos.
Carro tem efeito solo? Sim , diferente dos carros de F1 ’79 nao tem saia lateral mas tem a ajuda de um difusor gigante na parte traserira do carro.
Roda traseira oposta ao apex da curva nao vai levantar?
Diferente dos exemplos aqui mencionados. Isso ai nao é GOL BOLINHA. O gol deve ter 70% do seu peso na parte da frente do carro.. Esse prototipo da DeltaWing concentra 70 % do peso na area traseira do carro.
Esse monte de carenagem na traseira do carro nao vai superaquecer o motor?
Não, apesar da aparencia o carro nao é feito de plastico
Cade a suspensao?
Não sei. Teoricamente quanto mais colado e firme no chao maior o downforce.
Essa bitola do eixo Dianteiro?? O carro faz curva?
Sim, as rodas entrar pra dentro da carrenagem se voce observar o design de cima.
Nao tem asa dianteira??Não vai sair muito de frente?????????
Não! A solução interessante que eles adotaram foi concentrar apenas 30% do peso na roda dianteira, minimizando a saida de frente..,
Espero pra ver isso ai na pista antes de tirar qualquer conlcusao preciptada.
concordo!
Tá, legal. Realmente acredito que o carro foi projetado corretamente, mas, convenhamos, o primeiro cara a testar ele numa superspeedway vai ter que ser muito macho, mas muito macho mesmo!
um gol tem 56% do peso na dianteira, seria melhor vc usar o exemplo de um carro com motor transversal.
discordo com o que vc disse sobre não ter peso na frente, isso não é um 911 o qual vc joga ele na curva e faz a traseira desgrudar, é um monoposto os quais fazem curvas totalmente grudados no chão (sem powerslides) a anos… menos peso na frente, menor a força normal e menor o atrito entre o pneu e o solo.
a frente grudaria através da aerodinamica do carro, se vc perceber no vídeo que explica a mesma, parte a frente ao eixo dianteiro é praticamente toda uma área de alta pressão, ok, em alta velocidade funciona, mas talvez em baixa velocidade seja um desastre…
tem mensagem subliminar nesse carro.
Não sei qual o esquema mecânico desse carro, mas acho completamente impraticável. Isso é um dragster, só anda em linha reta. Imagina essas rodas dianteiras tentando guiar o carro em uma curva de indianápolis. Depois, imagina o processo de retirar e colocar a roda em um pit stop, fora quantas paradas pra trocar os estreitos pneus dianteiros!
Sem Condição!!
É BRIINCADEIRA, NÉ!!!!!!!!!!! Eles querem um monoposto ou um Batmovel???
Como eu escrevi no blog do Victal…
Inventaram o Pintomóvel!!!!!!!!!!
muito fraquinha a ideia, pra simularem no Rfactor devem estar mal da grana…
E o Match 5 vai andar em qual categoria?
Acho que o ideal para eles é fazer o que fez a F-1. Ouvir as pessoas antes de bolarem alguma coisa revolucionária.
Na minha opinião seria melhor aceitarem todos os chassis.
Da Swift, Dallara. Colocando aos poucos respeitando a evolução dos carros até chegar ao projeto da Delta.
Eles teriam que fazer uma simulação com vários carros em um circuito de rua para não acontecer um fiasco histórico e sepultar a F-Indy de vez, pois adoro a categoria!
Uma frase: Evolução com moderação!
faz-se curva com o leme traseiro…ou será que aquilo serve pra outra coisa?
Tomara que não seja assim…
Se essa moda vingar, todos os autódromos terão que passar por uma grande reformulação para atender esta doideira.
Corrida de fórmula ou de dragster/foguete??
Que palhaçada…
Se essa porcaria for aprovada, não dou 1 minuto da minha audiência pra Indy.
Quero ver correr num circuito de rua…..
O próximo passo é usar motor elétrico. Pelo jeito não vai demorar muito.
Já tô até vendo. F1 em 2115, passam rasgando a reta uma porção de carros com cara de avião e zumbindo feito uma enceradeira. Rsrsrsrs! Os mais puristas vão se enforcar.
Abçs.
Essa COISA faz curva?
Pronto, agora até o Brasil vai poder ter uma equipe na Indy, basta pegar os velhos Mirage sucateados da força aérea, adaptar os pneus e botar pra correr contra essas coisas aí….
Ele vem com para-quedas? Pois parece um dragster.
Quero ver se um desses novos projetos revolucionários começar a se arrebentar nos muros dos ovais (se bem que os americanos adoram isso). Destesto essas corridas americanas em ovais, tano Indy qt Nascar são muito chatas. Dos EUA, só acho legal a AMLS.
Futurista com um pé no passado, o bom e velho Furacão, antigo brinquedo da estrela do final da dec de 70. Ou isso é um dragster novo??? Talvez seja mesmo pra correr em Bonneville. Enfim, achei massa!
Verdade que alguém hoje em dia considera construir um carro fórmula sem asa dianteira? Ou aquele bico estranhão (diria até fálico) criaria downforce sozinho. E as (estreitas) rodas dianteiras juntinhas? Acho que esse carro pareceria um ponteiro de relógio apontando a frente para todo lado. Será que se eu tomar umas e me puser a desenhar um carro “do futuro” a Indy também aceita?
Isto é hoax.
Muito estranho, é realmente um Batmóvel, mas tem uns conceitos interessantes: as rodas semicobertas (também não sei se tem hífen) claramente tentam evitar a capotagem, o grande risco dos monopostos. Mas não faço idéia de como isso pode andar.
É quase um triciclo, e triciclo não faz curva!
Só se usar o princípio da patrola, com inclinação das rodas
na direção da curva.
De todos os projetos esse aqui me parece o mais legal apesar da honda estar for do negócio de corridas… http://forums.rennlist.com/rennforums/racing-and-drivers-education-forum/541510-next-gen-indy-car-wingless.html
isso ai tá mais pra air race do que pra indy! hahaha!
Parece o carro do Dick Vigarista da Corrida Maluca.
Faltou apenas o espaço para o Mutley, o cachorro do dick Vigarista
Se esse carro é o futuro, tenho medo do que virá pela frente… É o carro de corrida mais feio que eu já vi.
Se a intenção destes caras era chamar a atenção de muita gente, parabéns.
Agora, carro de corrida isso não é.
Que é estranho, é. Que não dá pra imaginar um bicho desses fazendo curva, não dá.
Mas fico sempre me policiando pra não sair descendo a lenha em novidades. Fico imaginando como todas as ideias novas – sejam elas relativas a automóveis ou não – foram achincalhadas na época em que foram apresentadas e prefiro dar tempo ao tempo. Realmente não creio que daqui a 10 anos todos os carros de corrida se pareçam com isso, mas se por acaso parecerem, não quero ser aquele tiozinho conservador que torceu o nariz, décadas atrás, para o primeiro aerofólio traseiro…
Já devem ter dito, mas repito é um BATMÓVEL.
Este novo Formula Indy tá parecendo um ‘DRAGSTER ” com carenagem. Como que ele vai fazer curva?
Essa tranqueira já é feia assim, imagina cheia de patrocinadores naquela carenagem!!
É, parece que esses malucos que tentaram criar um novo monoposto realmentenão entendem nada de velocidade e muito menos de formula 1 ou indy. Será q com toda aquela carenagem o motor aquentaria todo o calor? Será que aquelas rodas dianteiras tão juntas conseguiriam virar ambas para o mesmo lado? Onde seria a suspensão dianteira? E os tanques de combustível seriam no bico do carro? É, realmente eles copiaram um hot wells e acharam que ia colar…ledo engano. Existe sim possibilidades de mudanças nos fórmulas mas não exagerem por favor né.
Esse negócio só não vai fazer curvas com esta distância entre eixos. Talvez para ovais até sirva, mas de resto tenho minhas dúvidas. E achei feio.
Podiam acrescentar canards, ou asa dianteira, senão vai levantar a frente.
Legal. Mas acho que vai sair mto de frente! (rs) Em tempo, sou formado em engenharia pelo Instituto Universal Brasileiro.
O pessoal não reclama de falta de ultrapassagens? com esse carro ai vai ter muita emoção na tela da Band…heheh haja braço pra controlar esse troço!!!
Old. Ninguém nunca jogou F-ZERO? Só faltam tirarem as rodas, colocarem geradores anti-G e fazer pistas como Mute City, Big Blue, Sand Ocean, Cosmopolis…
ele me fez lembrar muito o avião que mais gosto, o blackbird
http://pt.wikipedia.org/wiki/SR-71_Blackbird
ficou realmente muito interessante, queria saber como seria o desempenho disso ai nas pistas.
Me parece mais um conceito do que o que realmente vai sair do papel, mas o conceito sem asas é interessante, principalmente do ponto de vista que diminui os gastos, não precisando de um motor tão potente. É uma idéia muito boa pra se trabalhar.