NOVA ERA

7489733_delta_wing_294_499

SÃO PAULO (doideira) – Pelo jeito, 2012 vai marcar o início de uma nova era nos monopostos. Se depender dos projetos que têm sido apresentados à Indy, nunca mais veremos baratinhas como as que hoje povoam as pistas por aí. O projeto ao lado é da Delta Wing, como explica Victor Martins. Lola, Dallara e Swift também estão fazendo seus estudos. São bem diferentes, também, mas nada se assemelha a essa deliciosa maluquice que lembra um caça, ou um míni-ônibus espacial. Tem até um vídeo explicativo aqui.

É. O futuro chegou.

Subscribe
Notify of
guest

166 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
John Player
John Player
14 anos atrás

Um despropósito, inseguro e além de tudo horrendo…

Felipe
Felipe
14 anos atrás

é um pássaro ???? é um avião ??? (talvez…)
nãoooooo…

é o Batmóvel, quem vai ser o piloto???

já sei: Bruce Wane

hahahahaha

Bruno Braz
Bruno Braz
14 anos atrás

Nem ferrando essa joça fará curva…

Nadson
Nadson
14 anos atrás

Isso aí é um Dragster.

RenanCL
RenanCL
14 anos atrás

Não gostei das rodas não ficarem expostas. Deste jeito ficam parecendo carros de turismo inspirados em Dragters.

Edson Souza
Edson Souza
14 anos atrás

Parece o bat-movel do século 21. Mas quem serão os pilotos? Val kilmer e o gorducho do paul tracy ??
Talves o Bruno Senna. Que pelo jeito ficará sem a Campos que ta indo pro brejo antes de nascer.
Um abraço Flavio!

Vecci
14 anos atrás

Daniel, discordo de suas colocações;

Se há maior concentração de peso na área traseira, a possiblidade de haverem problemas de falta de aderência na parte frontal é grande. Ainda mais que o chassi da foto não possui aerofólio dianteiro pra sustentar o downforce (parece o bico de uma canoa).
Sem falar que também não tem pressão aerodinâmica na parte de trás. Downforce não tem a ver com altura do solo, e sim com força contrária aplicada ao piso.
Quanto mais baixo o centro de gravidade, aí sim, mais curva faz o carro, pois o deslocamento de peso (transferência) é menor.
Canalizar o ar por meio de difusores não é toda a solução.
Se este projeto louco estivesse correto, teria que ter uma frente de triciclo. com bengalas e 200 graus de caster. Hehehe.
Na primeira curva que esta carniça aí fizer, vai levantar a rodinha e tombar igual um rolimã.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
14 anos atrás

Parece tudo, menos carro de corrida.Fico entre os que não acreditam que isto faça curvas.

fabao
fabao
14 anos atrás

quem vai ser o Kamikase que vai testar isso ai?

TUTA
TUTA
14 anos atrás

E o estilingue? Será de fibra de carbono também???

Roth
Roth
14 anos atrás

Quero ver fazer curva…mas é bacana

Daniel Gomes
Daniel Gomes
14 anos atrás

Só achista nesse blog mesmo. gente nem olha a foto por 30 segundos e ja sai soltando merda pela as ventras..
Responddendo as perguntas e levantamentos tecnicos.

Carro tem efeito solo? Sim , diferente dos carros de F1 ’79 nao tem saia lateral mas tem a ajuda de um difusor gigante na parte traserira do carro.

Roda traseira oposta ao apex da curva nao vai levantar?

Diferente dos exemplos aqui mencionados. Isso ai nao é GOL BOLINHA. O gol deve ter 70% do seu peso na parte da frente do carro.. Esse prototipo da DeltaWing concentra 70 % do peso na area traseira do carro.

Esse monte de carenagem na traseira do carro nao vai superaquecer o motor?
Não, apesar da aparencia o carro nao é feito de plastico

Cade a suspensao?
Não sei. Teoricamente quanto mais colado e firme no chao maior o downforce.

Essa bitola do eixo Dianteiro?? O carro faz curva?

Sim, as rodas entrar pra dentro da carrenagem se voce observar o design de cima.

Nao tem asa dianteira??Não vai sair muito de frente?????????

Não! A solução interessante que eles adotaram foi concentrar apenas 30% do peso na roda dianteira, minimizando a saida de frente..,

Espero pra ver isso ai na pista antes de tirar qualquer conlcusao preciptada.

jesse
jesse
Reply to  Daniel Gomes
14 anos atrás

concordo!

Zé Graça
Zé Graça
Reply to  Daniel Gomes
14 anos atrás

Tá, legal. Realmente acredito que o carro foi projetado corretamente, mas, convenhamos, o primeiro cara a testar ele numa superspeedway vai ter que ser muito macho, mas muito macho mesmo!

Dener
Dener
Reply to  Daniel Gomes
14 anos atrás

um gol tem 56% do peso na dianteira, seria melhor vc usar o exemplo de um carro com motor transversal.

discordo com o que vc disse sobre não ter peso na frente, isso não é um 911 o qual vc joga ele na curva e faz a traseira desgrudar, é um monoposto os quais fazem curvas totalmente grudados no chão (sem powerslides) a anos… menos peso na frente, menor a força normal e menor o atrito entre o pneu e o solo.

a frente grudaria através da aerodinamica do carro, se vc perceber no vídeo que explica a mesma, parte a frente ao eixo dianteiro é praticamente toda uma área de alta pressão, ok, em alta velocidade funciona, mas talvez em baixa velocidade seja um desastre…

XXX
XXX
14 anos atrás

tem mensagem subliminar nesse carro.

Leonardo - DF
Leonardo - DF
14 anos atrás

Não sei qual o esquema mecânico desse carro, mas acho completamente impraticável. Isso é um dragster, só anda em linha reta. Imagina essas rodas dianteiras tentando guiar o carro em uma curva de indianápolis. Depois, imagina o processo de retirar e colocar a roda em um pit stop, fora quantas paradas pra trocar os estreitos pneus dianteiros!
Sem Condição!!

Samucão
Samucão
14 anos atrás

É BRIINCADEIRA, NÉ!!!!!!!!!!! Eles querem um monoposto ou um Batmovel???

Jacaré e Capivara do Tietê
Jacaré e Capivara do Tietê
14 anos atrás

Como eu escrevi no blog do Victal…

Inventaram o Pintomóvel!!!!!!!!!!

Dener
Dener
14 anos atrás

muito fraquinha a ideia, pra simularem no Rfactor devem estar mal da grana…

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

E o Match 5 vai andar em qual categoria?

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Acho que o ideal para eles é fazer o que fez a F-1. Ouvir as pessoas antes de bolarem alguma coisa revolucionária.
Na minha opinião seria melhor aceitarem todos os chassis.
Da Swift, Dallara. Colocando aos poucos respeitando a evolução dos carros até chegar ao projeto da Delta.
Eles teriam que fazer uma simulação com vários carros em um circuito de rua para não acontecer um fiasco histórico e sepultar a F-Indy de vez, pois adoro a categoria!
Uma frase: Evolução com moderação!

Gabriel Ribeiro
Gabriel Ribeiro
14 anos atrás

faz-se curva com o leme traseiro…ou será que aquilo serve pra outra coisa?

Danilo
Danilo
14 anos atrás

Tomara que não seja assim…

Luiz Leite
Luiz Leite
14 anos atrás

Se essa moda vingar, todos os autódromos terão que passar por uma grande reformulação para atender esta doideira.

Renato Rolim
Renato Rolim
14 anos atrás

Corrida de fórmula ou de dragster/foguete??

Que palhaçada…

Se essa porcaria for aprovada, não dou 1 minuto da minha audiência pra Indy.

Ricardo
Ricardo
14 anos atrás

Quero ver correr num circuito de rua…..

Paulo Barros
Paulo Barros
14 anos atrás

O próximo passo é usar motor elétrico. Pelo jeito não vai demorar muito.
Já tô até vendo. F1 em 2115, passam rasgando a reta uma porção de carros com cara de avião e zumbindo feito uma enceradeira. Rsrsrsrs! Os mais puristas vão se enforcar.

Abçs.

Rodrigo Meira - Niterói RJ
14 anos atrás

Essa COISA faz curva?

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Pronto, agora até o Brasil vai poder ter uma equipe na Indy, basta pegar os velhos Mirage sucateados da força aérea, adaptar os pneus e botar pra correr contra essas coisas aí….

DanDan
DanDan
14 anos atrás

Ele vem com para-quedas? Pois parece um dragster.

MSM
MSM
14 anos atrás

Quero ver se um desses novos projetos revolucionários começar a se arrebentar nos muros dos ovais (se bem que os americanos adoram isso). Destesto essas corridas americanas em ovais, tano Indy qt Nascar são muito chatas. Dos EUA, só acho legal a AMLS.

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
14 anos atrás

Futurista com um pé no passado, o bom e velho Furacão, antigo brinquedo da estrela do final da dec de 70. Ou isso é um dragster novo??? Talvez seja mesmo pra correr em Bonneville. Enfim, achei massa!

guilherme
guilherme
14 anos atrás

Verdade que alguém hoje em dia considera construir um carro fórmula sem asa dianteira? Ou aquele bico estranhão (diria até fálico) criaria downforce sozinho. E as (estreitas) rodas dianteiras juntinhas? Acho que esse carro pareceria um ponteiro de relógio apontando a frente para todo lado. Será que se eu tomar umas e me puser a desenhar um carro “do futuro” a Indy também aceita?

Betão
Betão
14 anos atrás

Isto é hoax.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
14 anos atrás

Muito estranho, é realmente um Batmóvel, mas tem uns conceitos interessantes: as rodas semicobertas (também não sei se tem hífen) claramente tentam evitar a capotagem, o grande risco dos monopostos. Mas não faço idéia de como isso pode andar.

gleitef
gleitef
14 anos atrás

É quase um triciclo, e triciclo não faz curva!
Só se usar o princípio da patrola, com inclinação das rodas
na direção da curva.

Vládesk
Vládesk
14 anos atrás

De todos os projetos esse aqui me parece o mais legal apesar da honda estar for do negócio de corridas… http://forums.rennlist.com/rennforums/racing-and-drivers-education-forum/541510-next-gen-indy-car-wingless.html

Willian
Willian
14 anos atrás

isso ai tá mais pra air race do que pra indy! hahaha!

edson gomes de lima
edson gomes de lima
14 anos atrás

Parece o carro do Dick Vigarista da Corrida Maluca.

Alcaide
Alcaide
Reply to  edson gomes de lima
14 anos atrás

Faltou apenas o espaço para o Mutley, o cachorro do dick Vigarista

Gabriel Souza
Gabriel Souza
14 anos atrás

Se esse carro é o futuro, tenho medo do que virá pela frente… É o carro de corrida mais feio que eu já vi.

Se a intenção destes caras era chamar a atenção de muita gente, parabéns.

Agora, carro de corrida isso não é.

Luis Albertyn
Luis Albertyn
14 anos atrás

Que é estranho, é. Que não dá pra imaginar um bicho desses fazendo curva, não dá.

Mas fico sempre me policiando pra não sair descendo a lenha em novidades. Fico imaginando como todas as ideias novas – sejam elas relativas a automóveis ou não – foram achincalhadas na época em que foram apresentadas e prefiro dar tempo ao tempo. Realmente não creio que daqui a 10 anos todos os carros de corrida se pareçam com isso, mas se por acaso parecerem, não quero ser aquele tiozinho conservador que torceu o nariz, décadas atrás, para o primeiro aerofólio traseiro…

Andre Luis
Andre Luis
14 anos atrás

Já devem ter dito, mas repito é um BATMÓVEL.

Varoza01
Varoza01
14 anos atrás

Este novo Formula Indy tá parecendo um ‘DRAGSTER ” com carenagem. Como que ele vai fazer curva?

Raul Souza
Raul Souza
14 anos atrás

Essa tranqueira já é feia assim, imagina cheia de patrocinadores naquela carenagem!!

Roberto
Roberto
14 anos atrás

É, parece que esses malucos que tentaram criar um novo monoposto realmentenão entendem nada de velocidade e muito menos de formula 1 ou indy. Será q com toda aquela carenagem o motor aquentaria todo o calor? Será que aquelas rodas dianteiras tão juntas conseguiriam virar ambas para o mesmo lado? Onde seria a suspensão dianteira? E os tanques de combustível seriam no bico do carro? É, realmente eles copiaram um hot wells e acharam que ia colar…ledo engano. Existe sim possibilidades de mudanças nos fórmulas mas não exagerem por favor né.

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Esse negócio só não vai fazer curvas com esta distância entre eixos. Talvez para ovais até sirva, mas de resto tenho minhas dúvidas. E achei feio.

Luciano A.B
Luciano A.B
14 anos atrás

Podiam acrescentar canards, ou asa dianteira, senão vai levantar a frente.

Fabio Ferreira
Fabio Ferreira
14 anos atrás

Legal. Mas acho que vai sair mto de frente! (rs) Em tempo, sou formado em engenharia pelo Instituto Universal Brasileiro.

Ronei
Ronei
14 anos atrás

O pessoal não reclama de falta de ultrapassagens? com esse carro ai vai ter muita emoção na tela da Band…heheh haja braço pra controlar esse troço!!!

Ainnem Agon
Ainnem Agon
14 anos atrás

Old. Ninguém nunca jogou F-ZERO? Só faltam tirarem as rodas, colocarem geradores anti-G e fazer pistas como Mute City, Big Blue, Sand Ocean, Cosmopolis…

Daniel
Daniel
14 anos atrás

ele me fez lembrar muito o avião que mais gosto, o blackbird
http://pt.wikipedia.org/wiki/SR-71_Blackbird

ficou realmente muito interessante, queria saber como seria o desempenho disso ai nas pistas.

Emmanuel
Emmanuel
14 anos atrás

Me parece mais um conceito do que o que realmente vai sair do papel, mas o conceito sem asas é interessante, principalmente do ponto de vista que diminui os gastos, não precisando de um motor tão potente. É uma idéia muito boa pra se trabalhar.