PIRATAS SE ARMANDO

SÃO PAULO (acabou de vez) – E vamos lá, começar o ano com as notícias dos piratas sérvios da Stefan GP. Já está certo que um dos pilotos “será japonês”, nas palavras do dono do time, Zoran Stefanovic. Kazuki Nakajima é o nome em questão. As relações entre ele e a Toyota, cujo projeto de carro foi comprado pela Stefan, foram decisivas na negociação.

De 25 a 28 de fevereiro, o primeiro carro pronto será testado em Portugal, no circuito do Algarve/Portimão. Karun Chandhok, indiano de 26 anos de idade e dote de US$ 6 milhões, está com toda a pinta de ser o outro piloto.

Até 14 de março, dois carros estarão prontinhos da silva. A esta altura, a FIA já trabalha fortemente com a possibilidade de não contar nem com Campos, nem com USF1 no Mundial.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto
Roberto
14 anos atrás

A FIA vai conceder a Stefan GP a honra de disputar a f1 em 2010. Já a Campos ou USF1 vão ter que comprar um chassi para correr. A Dallara deve fazer um rapidinho. Se a Campos tiver dinheiro eles vão comprar e a USF1 vai ser o maior mistério. Vamos aguardar.

manoel dornelas
14 anos atrás

Quando voces falam SENNA estão falando de Bruno, quem por acaso ainda nem andou na F1. tenham paciencia com o nenino.

PC Crusca
PC Crusca
14 anos atrás

Acho que essas equipes novas contavam com aquela restrição orçamentária que a FIA queria empurrar goela abaixo ano passado. Queriam participar da principal categoria do automobilismo gastando pouco.

Tá errado isso. Acho que as limitações deveriam existir apenas para evitar a automatização, a “robotização” excessiva do carro, como câmbio automático e controle de tração. Quanto a testes, desenvolvimento, melhoras em geral, acredito que deveria ser tudo liberado.

X-JAPAN7
X-JAPAN7
14 anos atrás

Concordo plenamente com o Vinicius SS, piloto de verdade é o TAKUMA SATO que deveria ter esta vaga do Nakajima. Infelizmente o apoio da HONDA não foi suficiente para uma volta do TAKU a maior circuito do Mundo. Tudo indica que foi a própria HONDA que levou o TAKU para os EUA. De uma forma ou de outra os japoneses poderam acompanhar com maior fibração as corridas da INDY por causa do TAKU, sem dúvidas a audiência irá aumentar na terra do Sol Nascente, como a minha também. Irei acompanhar a INDY este ano sem perder nenhuma corrida por causa do TAKUMA SATO.
Que viva a Fórmula um com o incrível KAMUI KOBAYASHI e Nakajima(“levando uma bando nas pistas do KOBA…rsrsrsrsrs) e arrebentando nos EUA o nosso amior piloto da Ásia, TAKUMA SATO.

Henrique
Henrique
Reply to  X-JAPAN7
14 anos atrás

o Takuma é o melhor japônes até hoje.

Bruno
Bruno
14 anos atrás

Não canso de falar… de uma hora para outra centenas de milhões de euros britam da cortina de ferro…. muitos deles foram para o futebol na Ingleterra e agora (dizem por aí) quase 100 milhoes do governo Servio iriam para os piratas da F-1…

Muito estranho isso… tão estranho como os outros fundos de investimento que andam estampando os seus logos nos carros das outras equipes.

Segue o jogo… vai ser legal ver esses piratas sna pista… agora só falta eles darem um jeito no projeto da Toyota e começarem a andar uma barbaridade.

Abraços

Imperador

ricardo
ricardo
14 anos atrás

Tem outro aspecto que eu gostaria de complementar no post acima. Além de não ter vaga assegurada, eles estão claramente “secando” algumas das equipes novatas, para tomar-lhe a vaga.
No que me diz respeito, não vou me simpatizar com uma equipe de canalhas, que nasceu torcendo para o insucesso de uma de suas concorrentes.
Por que não apresentaram uma proposta decente na época da seleção das novas equipes? Por que forçar a barra agora, fora de tempo?
Seria “delicioso” ver a FIA escolhendo uma outra equipe, que não a Stefan, para ocupar a vaga de alguma das desistentes, só para moralizar esses “piratas”.

ricardo
ricardo
14 anos atrás

Acho que seria uma esculhambação da nova direção da FIA se alguma das duas equipes, Campos e/ou USF1, não estivesse alinhada no grid da primeira corrida, e no lugar de uma delas estivesse a Stefan GP. Por que esse privilégio? Por acaso eles já adquiriram o direito à próxima vaga? Isso tudo me parece uma forçação de barra, para se criar um fato consumado. Como é que ficariam, neste caso, as equipes que apresentaram proposta no ano passado e foram preteridas? Como foi feito o processo de escolha das novas equipes? Não foi feito um ranking e escolhidas as primeira colocadas? Neste caso, em que posição ficou a Stefan? E se tiver outras equipes na frente dela neste ranking, elas vão deixar por isso mesmo? Como disse Jean Todt, e acho que muita gente se esqueceu disso, a Stefan não tem avaga assegurada no caso de desistência de alguma das escolhidas. Não acho que a escolha dela seria automática caso Campos ou USF1 desistissem de competir.
A propósito W. Catonho: é Seca Pimenteira, e não Zeca.

Henrique
Henrique
14 anos atrás

Olá Flávio.
Estou acompanhando os testes livres, não que eles sejam esclarecedores, mas to vendo a tendência de carros com Crosworth ficarem pra trás, parece ter sido ruim a troca de motores para a Willians, vai ser ano bravo pra eles.

Abraços FG.

Zézinho
Zézinho
Reply to  Henrique
14 anos atrás

De certa forma a Willians não tinha escolha, pois com a “sabida” desistência da Toyota e este motor não ser lá grande coisa em desempenho talvez no primeiro momento estejam empatados. Como há prazo para a Cosworth homologar seu motor, com certeza haverá uma melhora que não deixe assim tão para trás não. Não se esquecam também que a Renault tá praticamente fora e até por isso seria inviável o uso deste motor

wellington catonho
wellington catonho
14 anos atrás

esse Senna é mó ZECA PIMENTEIRA tudo que é equipe que ele vai fecha – se nao quisermos ver a STEPHAN no grid é só anunciar o SENNA – desculpe a maldade

Felipe Long
Felipe Long
14 anos atrás

Flávio,
Você que conhece o riscado da F1 como poucos: por que o Jean Todt fica fazendo c… doce para a entrada da Stefan na F1? Afinal, com toda a debandada dos últimos tempos, a FIA deveria ficar feliz com a existência ( real e não apenas no papel ) de uma equipe disposta a entrar na competição de maneira séria, ainda por cima apoiada por um governo…
Abraço

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Êêêêta, picaretagem na F1! O fuinha e o caduco nao falam nada? Hummmnnn…sei não

João Vitor
João Vitor
14 anos atrás

Pelo andar (rápido) da carruagem, já tem coisa armada entre a FIA e a Stefan GP, não dá pra pensar que uma equipe gastaria uma fortuna pra construir carros, contratar pilotos, arcar com a logística pra chegar lá e não correr. A Campos e a USF1 parecem mesmo estar fadadas ao fracasso, antes da estréia. Pobre Bruno Senna, vai acabar estreando velho e com menos chances… espero que não.

Deve existir alguma obrigação contratual por parte da FIA com as equipes estreantes e um prazo final, o deadline e, só depois desse prazo é que será anunciada a saída de Campos ou USF1 (quem sabe ambas) e a entrada dos sérvios.

João
João
14 anos atrás

Parece que a Campos está cada vez mais longe da F1. Só agora percebo a façanha da Super Aguri de ter conseguido participar de vários GPs.
Não tem nada a ver com o post, mas ouvi dizer que Berlusconi adquiriu (com 10% de desconto prometido por Putin) o primeiro carro da Sollers produzido na fábrica de Vladivostok, mas acho que, apesar de Flávio gostar de carros russos, não vai gostar desse, parece que é um SUV.

erval
erval
14 anos atrás

Bruno Senna embarcou numa canoa furada.rsrsrsr

Mauricio
Mauricio
Reply to  erval
14 anos atrás

denovo…

Cristian
Cristian
14 anos atrás

É uma pena o Senna ficar fora da temporada 2010. Gostaria de ver o nome brilhar novamente. Mas, guardando a ansiedade, acho que foi melhor pra ele. Assim, não se queima em uma equipe fracassada mesmo antes de nascer.
Vamos aguardar e ver o show do Schumi…

ags
ags
14 anos atrás

FG…se for assim que ta parecendo…até acho que tem piloto brazuca… com papai injetando euros…com possibilidades de sentar em um F1….ficou facil..facil…quem sabe o Xico serra fyu… ou o pé de breque do fyu do Xana Negrão senta logo logo..heim………qem sabe…………..pagou sentou……….

Vinicius SS
Vinicius SS
14 anos atrás

Se é pra ter piloto japonês, que fosse o Takuma Sato que a essas horas já debandou pros EUA.
Flávio: Por que a FIA não exige garantias da Campos ou USF1 e, na ausência destas, já bate o martelo a favor da Stefan? Ao menos os caras tem fábrica, carros etc.
A essa altura do campeonato, não faz a menor diferença se a Campos ou USF1 vão alinhar no grid esse ano… elas vão tomar voltas em todas as corridas.
Abraço,
Vinicius

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Melhor assim. Aventureiros não devem ter lugar na F1. Isto só era possível no passado, quando paixão e força de vontade eram suficientes. Estes aí, pelo jeito, só tinham interesses.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
14 anos atrás

Assim que é bonito: convicção.

Edgard
14 anos atrás

http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

…ou contar com uma equipe Campos/USF1, como andam falando hoje…abrindo vaga para mais uma, no caso, ao que parece, a Stefan.

Pablo
Pablo
14 anos atrás

Estou torcendo muito para que a Stefan consiga uma das vagas. É uma equipe que esta mostrando seriedade, diferente de USF1 e Campos que só mostram desorganização. Nem que a Stefan venha ser a Minardi de 2010 ela tem que fazer parte desta temporada, tem carro, tem motor, tem pilotos, e esta cheia de gás para correr.

Bruno Abila
Bruno Abila
14 anos atrás

E aquele papo de que a Campos anunciaria um investidor até terça (ontem)? Miou?