SS NA TELINHA

SÃO PAULO (never forget) – Pessoas e pessoos, eis aqui a matéria em vídeo do Opala SS prometida na semana passada. Foi ao ar ontem à noite no “Limite”, da ESPN Brasil. Muitos assinantes estavam pedindo por e-mail uma reportagem sobre o Opala, e o do Dino Dragone, Vermelho Fórmula, virou a estrela da vez. Merecidíssima. O carro é lindo e essa pintura fosca do capô e da traseira é o máximo.

Escolhi três fotos para ilustrar. Para vê-las em tamanho maior, basta clicar.

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cauê
cauê
14 anos atrás

Boa a matéria!
Esse pessoal reclama até de carro antigo…. e daí que era 4 canecos? Quem não queria não comprava oras… Esse preconceito com o quatro cilindros existe até hoje em clubes do opala… quero ver no futuro o pessoal do clube do Celta vangloriando o sensacional 1.4 a frente do popularesco 1.0.
E na minha opinião o Dino respondeu que era um motor de seis em linha COM concepção antiga e não que qualquer motor da face da terra que seja seis em linha É atrasado.
No mais… parabéns pela matéria! O Opala é um dos maiores clássicos desse país. Agora só falta falar do Collector hein FG?

Pero dos Opalas e do Kadett
Pero dos Opalas e do Kadett
14 anos atrás

Fala, Gomes!!

O Opala pra mim é´um dos carros mais lindos do mundo, e oc certeza o mais lindo do Brasil!!

só que vc cometeu um errinho, a luz de ré nasceu junto com o Opala, em novembro de 1968, naquele lugar embaixo do parachoque, sendo de série no modelo Luxo e opcional no Standard. Quando em 72, pro modelo 73, o carro recebeu modificações, as luzes de ré dos modelos DeLuxo e GranLuxo sim subiram pro espaço entre as lanternas conforme dito. Nos SS elas permaneceram como tavam, sob o parachoque, e nos Especial, versão de entrada, elas eram opcionais de modelo igual dos esportivos, sob o parachoque.

Parabéns pela reportagem e um grande abraço!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
14 anos atrás

Pois então, tem um SS igual esse, espero que original, numa revenda aqui do lado de casa, cor de abacate, mas esse mesmo capô preto fosco interessante.
Então, é o 4 cilindros 1974????

Quem se habilita? Tá lá faz semanas…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Pedro Jungbluth
14 anos atrás

Quanto?

Peterson Ferraz
Peterson Ferraz
14 anos atrás

Não sei se alguem viu o globo.com sessão carros mas tem um opala SS lindo tb, esse acima é de duas portas o de lá é de quatro.
abaixo esta o link, não se preocupem nao é virus…rsrs
Ambos os carros são bonitos e acho q vale dar uma olhada lá tb.

http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI123593-10142,00-SS+OPALA+DE+SANGUE+QUENTE.html

João Pedro Marques Gerab
João Pedro Marques Gerab
14 anos atrás

Flávio,
muito obrigado por atender o meu pedido de fazer uma matéria do Opala ss gostei muito porque o carro estava muito bem conservado e com todos os detalhes internos e externos

Obrigado novamente João Pedro.

Túlio Parodi
Túlio Parodi
14 anos atrás

corrigindo, “o meu pai tinha comprado de um cara….”

Túlio Parodi
Túlio Parodi
14 anos atrás

Saudades do nosso primeiro Opala, que se chamava “Gabriel”. Um 6cc de cor roxa, rodas gauchas calçadas por pneus tala larga 11″ e grade dianteira quadriculada. No seu interior o banco era forrado por um curvin xadres. Senão me engano ele era do ano de 72.

Na época o meu cara tinha comprado de um conhecido dele que “precisava casar” de uma hora para outra.

Lembro que usava gasolina azul para viajar e amarela para rodar na cidade.

Bons tempos… e parabéns pela matéria.

Arnaldo Ribeiro
Arnaldo Ribeiro
14 anos atrás

É só coincidência o AutoEsporte também estar com uma reportagem sobre o Opala SS? Ou a espionagem já chegou ao jornalismo automobilistico? Ou existe uma parceria da qual eu ainda não sabia???
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI123593-10142,00-SS+OPALA+DE+SANGUE+QUENTE.html

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Arnaldo Ribeiro
14 anos atrás

Onde está escrito que uma revista não pode fazer uma matéria sobre o mesmo tema que alguém fez na TV, ou vice-versa?

paulo touron
paulo touron
14 anos atrás

Lindo demais, modelo super raro!! sou opaleiro fanatico, tenho um tbm 1974, mas não é ss4 mto menos ss6, é um especial (rosa pantera). Parabens pela matéria FG, o programa ontem foi bem divertido, o Jão estava uma comédia como sempre! rs

Dener
Dener
14 anos atrás

Não sou muito fan do motor 4 cilindros do opala, mas esse aí merece minhas admiração… muito lindo!

Ronaldo
Ronaldo
14 anos atrás

Carro fantástico, muito lindo, rico em detalhes ! Eu só mudaria a roda trazeira, achei estranha demais esta roda alargada. Parabéns Flavio ! Eu sei que você de lixa para elogios, mas as matérias estão cada vez melhores !

Mauro Santana
Mauro Santana
14 anos atrás

Parabéns Flavio Gomes, mais uma excelente matéria!!
Vou te mandar umas fotos do Museu do Automovel aqui de Curitiba, para sugerir futuramente um Indiana Gomes!!
Abraço!!!

Reinaldo Silveira
14 anos atrás

Sensacional, belo carro e um prazer rever o grande Dino. Uma surpresa boa foi ver meu Maverick GT (laranja) aparecer, quando da menção ao comparativo SS/GT/RT feito pela Quatro Rodas em 1976.

Cesinha Marin
14 anos atrás

Estão vendendo um desses no Web Motors, http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/chevrolet-opala-2.5-ss-8v-gasolina-2p-manual/5912291/detalhe.wm

tá meio surradinho, mas é lindo assim mesmo.

Daniel R
Daniel R
14 anos atrás

Isso e carro!!!

Anderson Carnietto
Anderson Carnietto
14 anos atrás

Simplesmente demais! Depois do SS, o Diplomata 92 e o Collectors são os meus preferidos também!
E o mais engraçado da matéria foi o Dino falando que usa o carro no dia-a-dia. Se eu tivesse um só sairia final de semana!!!

Gustavo Brugnolli
Gustavo Brugnolli
14 anos atrás

A coisa mais linda do mundo!!!!!!!

Very
Very
14 anos atrás

Não custa repetir: lindão.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Opel+impala era o carrão! Não gosto muito daquele preto fosco, mas valeu!

Fábio Mandrake
Fábio Mandrake
14 anos atrás

O engraçada é que alguns desavisados na época diziam, tenho um opala super sport(ss) quando na verdade ss significa step side, ou algo como banco lado a lado(inteiriço) só aprendi isso pq tinha um tio que trabalhava na GM na época!
Aliás esse carro nos anos 70 já impressionava, e hoje em dia continua impressionando.
Flávio, você sabe se existe no Brasil algum museu do opala?Pq do dodge eu sei que tem.

Venax
Venax
Reply to  Fábio Mandrake
14 anos atrás
Mr. Fernandes
Mr. Fernandes
Reply to  Fábio Mandrake
14 anos atrás

Pelo que me consta o termo ´step side , se refere as pick-ups que tinham o estepe na lateral.

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
14 anos atrás

Parabéns pela matéria, como opalamaníaco meeeesssmo, é impossível não se emocionar com um clássico deste nível. Há um detalhe que quase ninguém repara, é que somente no SS4 a aste base do retrovisor é tbm preto fosco, eu acho isso o máximo. Lembro-me que esse carro foi matéria da revista Opala&Cia e outro detalhe: A roda traseira foi redimensionada pelo antigo dono do carro, e não era opcional da GM. Enfim, parabéns Flávio. Pena que não pilotou o carro…

P.S. Como pedir não ofende: Faça uma matéria com o Diplomata SE 1992 colector.

sérgio castro
sérgio castro
14 anos atrás

Opala maravilhoso, belo SS, ainda mais 1974 que tem o design mais bonito de toda a família. Porém o motor 4 cilindros matou o carro, pois para mim Opala só pode ser 6 canecos e de preferência 250-S.

Fábio Amparo
Fábio Amparo
14 anos atrás

Carro sensacional e raríssimo.

Para mim, um dos melhores nacionais.

Abraços

Arthur
Arthur
14 anos atrás

Poxa, muito bonito o carro…. mas 4 cilindros no esportivo nao da, tinha que ser um “6 canecos”.
Meu pai teve um ss amarelo 6 cilindros….. + vendeu!! :(
+ esse dino disse uma bobagem, falar que sei-em-linha é concepçao antiga? os BMW usam seisem-linha até hoje!! e sao os melhores motores da categoria ano após ano, sao muito mais suaves que os v6.
V6 foi projetado apenas para diminuir o comprimento ( seria cumprimento? nao sei a regrinha) mas queria eu ter um antiquado seis-em-linha turbo da 335.

João Paulo
João Paulo
Reply to  Arthur
14 anos atrás

Um professor do ITA me disse que, no caso dos motores em V, com os pistões se movimentando na diagonal, a ação da gravidade é menor. Além do quê, são três pistões de um lado e três do outro, o que garante mais força e mais suavidade.

Alexandre Zamariolli
Alexandre Zamariolli
Reply to  Arthur
14 anos atrás

Com todo o respeito ao Dino (e quem leu a dedicatória dele no livro do Galaxie sabe o quanto ele MERECE), mas, realmente, aquele papo do “motor de concepção antiga, ainda em linha” mostra um certo preconceito.
Tudo bem que o “Iron Duke” 2,5 do Opala não é o mais avançado do mundo, mas a modernidade de um motor nada tem a ver com a sua arquitetura. O próprio Ford V-8, que o Dino tanto venera, foi lançado em 1932, ainda com válvulas laterais (o “flathead”, que, inclusive, deu origem ao motor dos Simca brasileiros).

Denis Garcia
Denis Garcia
14 anos atrás

Lindo carro….mas nada melhor do que um 6cc…

Parabéns ao proprietário do 4cc.

Abraços

Patrick Vaz
Patrick Vaz
14 anos atrás

PQP!
Que carro lindo.
Ótima matéria também.

Venax
Venax
14 anos atrás

Você foi “barrado” pelo dono do Opala que não te deixou dirigir? Estes fabricantes faziam (ou fazem) piada com a nossa cara, modelo esportivo com o motor mais fraco do que os carros de linha. Pintam umas faixas e colocam uns emblemas e o carro vira esportivo.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
Reply to  Venax
14 anos atrás

Caso não tenha percebido, o motor é um 151S. Esse “S” quer dizer algo, pesquise. Evidente que é mais fraco que o 250, mas é mais forte que o 151 normal. E o câmbio no assoalho, ao invés de ser na coluna, muda, e muito, a tocada.
Aliás, eu tinha visto um verde igualzinho ao que aparece na foto da matéria e achei que era um “tunado”. Que ignorância a minha…

Batista Lara
Batista Lara
14 anos atrás

Flavio, nunca vi um Opala com a roda traseira mais larga que a dianteira. Apesar de não mencionar isso na reportagem, você sabe se esse detalhe foi exclusivamente no ano de 74?

Eric
Eric
Reply to  Batista Lara
14 anos atrás

É acessório de época no mercado paralelo.

Batista Lara
Batista Lara
Reply to  Batista Lara
14 anos atrás

Mesmo assim , o veículo é habilitado a ter placa preta? Não é um item original!

Dino Dragone
Dino Dragone
Reply to  Batista Lara
14 anos atrás

Nada disso, amigos! A roda original foi alargada ainda nos anos 70 e o serviço ficou 10! Abx

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Parabéns, Flavio, pela matéria, muito legal. Parabéns também ao Dino, bela peça. O motor 151S é um dos mais bem sucedidos e resistentes motores já produzidos no Brasil. Embora rústico, possibilita larga preparação. O campeão brasileiro de Off-Road 4X4 Tony Almeida, utiliza este motor em seu Troller, preparado pelo meu amigo e preparador de Campinas, o Paulo Guierun da Tag Racing. No carro da matéria, foi o Dino quem alargou as rodas traseiras?

Mr. Fernandes
Mr. Fernandes
14 anos atrás

Realmente ontem tava show demais o programa, pena que o Dragone (ciumento ao extremo) não te deixou dar uma voltinha no SS. Você o João estão de parabéns! Canalhas!!!!

Roberto Almeida
Roberto Almeida
14 anos atrás

Belo carro!

Leo
Leo
14 anos atrás

Desculpa o termo, mas, esse Opala está FODÁSTICO!!!!

Fernando-Recife
Fernando-Recife
14 anos atrás

Uma palavra: Sensacional !!!

Lucas Carioli
14 anos atrás

De babar, realmente. Opala é meu sonho de consumo, ainda quero ter um quase igual a esse, mas prefiro o modelo 1976, seis cilindros é claro.

Sei que você não é muito chegado em GM, mas a montadora tem uns carrinhos que valeriam uma reportagem também, como o Chevette e o Monza. Que tal?

Rodrigo Abreu
Rodrigo Abreu
Reply to  Lucas Carioli
14 anos atrás

Já foi feita a do Monza S/R, no ano passado…

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Duca, a matéria. Só vi um defeito no carro: Não é meu.
Invejoso detected…

Legal que o Dragone usa o carro no dia a dia. Vou tomar vergonha e andar com as minhas sucatas…

Klaus Wagner
Klaus Wagner
14 anos atrás

É uma pena que eu nao consigo acessar os vídeos. Imagino ser porque nao estou no Brasil. Confirma isso?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Klaus Wagner
14 anos atrás

Sim.

Pablo
Pablo
14 anos atrás

Flávio, existe a possibilidade de assistir as reportagens mais antigas do programa? Não tenho canal a cabo e gostaria de assistir matérias mais antigas.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Pablo
14 anos atrás

Na internet, é só procurar no site da ESPN.