VIAGEM NO TEMPO

vic20andtvSÃO PAULO (tudo é) – Putz, não sei mais quem mandou o link, e foi pelo Twitter. Peço desculpas ao amigo, mas a notinha é muito interessante e não privarei a blogaiada dela por mera desatenção deste que vos bloga e anda cada vez mais desatento.

Uns caras no Canadá pegaram um potente Commodore VIC-20, um dos primeiros PCs realmente populares, fabricado em 1980, e conseguiram transmitir mensagens para o Twitter. Foram necessárias algumas adaptações na máquina, que tem espantosos 5 KB de memória RAM. Mas deu certo.

Isso é o que mais próximo de uma viagem no tempo eu consigo imaginar. Pegar um aparelho que tem 30 anos de fabricação e nunca imaginou fazer o que seus sucessores fariam, e dar a ele o uso de 30 anos depois.

Deu para entender?

Bem, eu entendi sem dar. E vocês entenderam, não me encham. Leiam a matéria, e pronto. E aproveitem para contar aqui de qual computador dos primórdios vocês têm saudades.

Subscribe
Notify of
guest

112 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cranio
Cranio
14 anos atrás

Foi o meu primeiro computador (VIC20) que logo depois foi trocado por um C64 (64Mb RAM), já que odiava os TKs e demais a disposição na época. Hoje uso Mac (Mini). Nunca foi fã de microsoft/PCs.

Tenho ainda guardados o próprio C64 e um Amiga 500 (ambos Commodore), ambos funcionando. Posso ainda incluir um videogame da Fairshield que dava baile nos tele-jogos da época… Bons tempos…

Muller
Muller
14 anos atrás

O primeirão que consigo me lembrar era o PC-XT do meu pai. Dois magníficos drives de 5 1/4, hd de 8MB, 360KB de RAM, se não me engano.
Jogava Teste Drive com a sua telinha verde. O resto das coisas que meu pai fazia nele achava imensamente chatas.

O primeiro que eu realmente pude ter controle (ou melhor, podia dizer que era meu) foi um 386DX com 2MB de RAM, com DOS 6 e Windows 3.1. Amava. Só de saber os “truques” para poder roubar memória extendida pra expandida, bolar scripts .BAT (principalmente o temido AUTOEXEC.BAT), compactar arquivos usando o ARJ, instalar placas de som após 500 tentativas…
Lembro-me bem de conseguir conectar à internet com ele em 1994 (entrava no IRC!), mas logo após o trocamos por um 486DX4. Um Porsche. Tinha som, CD-ROM, 8MB de RAM, hd de 540MB…

fernando carvalho
fernando carvalho
14 anos atrás

e a impressora da TK que era térmica..kkkkkkkkkk

machinist
machinist
14 anos atrás

Hoje em dia está cada vez mais fácil não ter saudades de computadores antigos, justamente porque eles estão permitindo que softwares cada vez mais complexos deixem seu uso cada vez mais inuitivo. Impossível comparar a facilidade, por exemplo, de se digitar e “embelezar” um texto num Word atual, ao que se fazia no Wordstar que era um aplicativo que consumia recursos pacas dos micros PCs da década de 80.
Mas se fosse pra relembrar velhos tempos, lembraria do meu MSX Expert.

Beto
Beto
14 anos atrás

Entendi sem dar??????? Foi sempre assim???

Sandro Freitas
Sandro Freitas
14 anos atrás

tenho saudade do meu 386Dx… MS-DOS e windows 3.1 só tinha 2 jogos e era o que eu precisava… tinha o Indycar Racing e o World Cirquit, seus percursores ficaram chamados de Grand Prix 2 – 3 e 4…. bons tempos!

Italo
Italo
14 anos atrás

Dois sites ótimos, já que o pessoal gostou de relembrar a brincadeira:

http://www.datacassete.com.br

http://www.tk90x.com.br

Renato
Renato
14 anos atrás

Gosto muito desses computadores, aliás, temos uma comunidade de colecionadores de videogames e computadores antigos, a Videomagia. Eu tenho paixão pelos Apple II e seus clones nacionais, tenho vários na minha coleção. E gosto muito tb dos Zx-81, que aqui no Brasil eram conhecidos como TK82, 83 , 85 e CP200 entre outros….

Rico Barbosa
Rico Barbosa
14 anos atrás

Tenho saudades de um TK 3.000, que usava como hd fitas cassete e o monitor era a TV da família.

Ricardo Sk
Ricardo Sk
14 anos atrás

“(…)Pegar um aparelho que tem 30 anos de fabricação e nunca imaginou fazer o que seus sucessores fariam, e dar a ele o uso de 30 anos depois. (…)” Putz, não entendi a surpresa… não é exatamente isso que vc faz qdo põe o #meianov numa pista de corrida???

Jonatas
Jonatas
14 anos atrás

Meu primeiro PC foi um 486, com HD de incriveis 32Mb e rodava em DOS… Na tela de comandos tinha que digitar “win” para carregar o Windows 3.11(!)… Quando abri meu CPU pela primeira vez vi um selo colado na lataria que datava de 1987(!!)… Meu pai que tirou ele da CCE em São Paulo onde ele trabalhava, pois iam dar fim nele… Ai fikei com o PC de 1997 até 2003 por incrivel que pareça… Gostava muito dele pq nele eu jogava o Formula 1 Grand Prix, da MicroProse (o que seria o primeiro game da série Grand Prix), e jogava também um tal de Elifoot, tosco pra caramba em que vc era o tecnico e contratava jogadores e ajustava as finanças… Mas… não jogava!!! Tipo, não tinha jogadores na tela nem nada, o proprio jogo simulava os resultados… aff.. rs… Ele era em portugues de Portugal e era baseado no Campeonato Brasileiro de 1996… Ave Maria… Quantas histórias… rs

Se alguem teve um PC parecido ou os jogos que eu mencionei respondam ok!?

Abraços

marcos pfeifer
marcos pfeifer
14 anos atrás

Expert msx fazendo backup em fita k7, meu deus, como eu to velho…..

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

TK 90, com MS-DOS, que eu pegava emprestado da minha ex-sogra. Era uma espécie de Laptop, se mal me lembro. tela preta e letrinhas verdes. Lembro também do meu primeiro curso de internet, na UFPE, anos 90. Não existia HTTP e nem WWW, nem MSN… só BBS. Era tela preta e letrinha verde, ou cinza, sei lá… e a rede funcionava apenas no ambiente acadêmico. Lembro, poucos meses depois, quando vi uma home page pela primeira vez : cores, sons, fotos, hipertexto, fiquei espantado achando que estava diante de uma grande revolução na comunicação. E ainda acho.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Não tenho saudade de computador. Tenho saudades de pessoas cuja convivência me davam prazer, de fatos e situações. Hoje, com a utilidade do computador, são possíveis situações prazerosas, como, por exemplo, a convivência com os amigos que interagem neste blog. Abraços.

marcolla
marcolla
14 anos atrás

eu sinto falta do meu tk90x, de fita cassete… e do meu msx, q ja tinha disquetes de 5 e 1/4 …. muuuuita saudade

Marcos Aldred Ramacciotti
Marcos Aldred Ramacciotti
14 anos atrás

Eu tive um MSX, o expert que não tenho mais, porem o primeiro computador foi um TK85 pelo qual ainda tenho guardado em casa.
Acredito que deva funcionar, a última vez que retirei da caixa ainda estava novinho.
Abraço a todos.

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
14 anos atrás

Se vê que amaioria sabe muito de modelos de computadores, mas como o blog é sobre automobilismo, alguem sabe como se troca uma vela ou uma correa dentada ? Abraços………………

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  JONAS MONTANARO
14 anos atrás

Platinado nem pensar. Limpar carburador, acertar o ponto…

Paulo Barros
Paulo Barros
14 anos atrás

Tomei contato com computadores através de um primo que tinha um DGT 100, que usava processador Z80a e tinha poderosos 64k de RAM. Gravava dados em fita cassete. Logo depois ele comprou uma unidade de disquete de 5 1/4 que era o ‘supra sumo do extrato do resumo’ da tecnologia. No colégio tínhamos aula de computação em um TK-85.
Algum tempo depois um amigo apareceu com um Apple, monitor colorido, e a gente jogava o Castelo de Wolfenstein. Achávamos coisa do outro planeta…

Steve Jobs já impressionava muita gente….

Leandro Castro
14 anos atrás

O meu primeiro computador pessoal foi um TK90-X, em 1986. Era um teclado bem pequeno, como de um netbook, conectado na tv e usava fita K7 num gravador da National. O primeiro curso foi o Dbase 3 plus ou algo assim, em 1988.

Hoje sou professor de informática.

Ismael Fuganti
Ismael Fuganti
14 anos atrás

Flavio Bragatto deve ter trabalhado no ENIAC (1942), ainda
com válvulas e em 1958 em computadores com transistores
e em 1965 computadores com circuitos integrados. Comente, não perca tempo respondendo os comentários do demais. Falou Bill…

Varlei
Varlei
14 anos atrás

Trabalhei com IBM,COBRA,SCOPUS,MAINFRAME (geladeiras)e tudo quanto e tranqueira antiga,DOS,DBASE,etc,não sinto saudade de nada disto, alias para falar a verdade até já esqueci,rs, devo ter perdido os dados na minha memoria (ainda bem) porque ocupava muito espaço,rs, antes o humano fazia parte da memoria do computador tinhamos de ensina-lo a trabalhar, tive um TK acho que 85, joguei fora junto com o gravador,rs

Fábio Amparo
Fábio Amparo
14 anos atrás

É, pelo jeito o pessoal gosta mesmo desse tal de computador pessoal.

Daqui a pouco vai ter gente dizendo que usou computador a válvula, fornalha de vapor, etc.

Abraços

Paulo Mina
Paulo Mina
14 anos atrás

TK 85 que nunca consegui fazer porra nenhuma a não ser digitar para aparecer na TV depois sumia tudo, depois um 486 DX 33, esse era um espanto, tinha até word pad, paciencia e campo minado.

Fernando Souza
Fernando Souza
14 anos atrás

Não consigo ter saudades de computadores antigos, ate porque computadores não são muito a minha praia…
Mas pelo visto estão surgindo os primeiros ” AtigoPCinstas”
heheheehheh

Renato Patriarca
Renato Patriarca
14 anos atrás

Meu primeiro computador foi o “Pense BEM “kkkkkkk Alguem lembra disso????

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Os cartões perfurados eu peguei no meu primeiro curso, de COBOL em 77. Nem se via o computador, se escrevia os programas numa folha toda cheia de quadrinhos (tem um nome, esqueci), passava pro perfurador, e depois rodavam o programa que era carregado pro computador. Visto agora era muito tosco. Depois, a microinformatica veio e fiz um pacote de cursos no DataCenter, que usavam CP500. Era bom. Já trabalhando, comecei com um Cobra 210. Usava um disco de 8 polegadas, tenho um de recordação com meus programas em BASIC. Aí veio o PC e aí só deu números: 286, 386, 486, 586 (que virou Pentium)…

Estou nisso até hoje, é o meu ganha-pão. E eu gosto. E continuo estudando, agora tecnologias para internet. É engraçado, na mesma turma uns veteranos como eu junto com a garotada, muito mais esperta…

O tempo não para. Eu já pensei em colecionar computadores antigos. Mas falta espaço. Já tenho tralhas demais…

Flavio Perillo
Flavio Perillo
Reply to  Mario Mesquita
14 anos atrás

Acho que era “formulário de codificação”

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  Mario Mesquita
14 anos atrás

Será, Flavio? Acho que ainda tenho um bloco desses em algum lugar…

Eduardo RC Neto
14 anos atrás

Não dá para esquecer dos jogos fantásticos que tinham no Comodore 64. Um que não esqueço jamais era o Summer Games!!! Fantástico!!!!

negreiros
negreiros
14 anos atrás

quem teve um vic 20, provavelmente tambem teve um comodore 64, era o maximo, tinha de tedo e um grafico para jogos imbativel, joguei muito sumer games nele…hehehehe

Filipe Araújo
Filipe Araújo
14 anos atrás

Nossa! bom saber que não sou o único blogueiro nerd! Nós ainda vamos dominar o mundo!

Adriano Silva
Adriano Silva
14 anos atrás

Meu primeiro micro era um TK-82C, com teclado de membrana e … 2K de RAM! E tome BASIC e Assembler!

Fernando Prass
14 anos atrás

Não sinto falta de nenhum: tenho Core 2 Due e uma porrada de emuladores….

Marcos Vieira de Almeida
Marcos Vieira de Almeida
14 anos atrás

Flavio,
isto não um PC, eles surgiram a partir de 1982.Usa um sistema operacional padrão CPM e não o antigo DOS, sistema operacional dos PC’s.

Abs,

Marcos

Marcelo Witt
Marcelo Witt
14 anos atrás

Meu primeiro contato com computador foi um TK95, meu primeiro computador onde fazia programação era um Expert MSX com disquete de 5 1/4″. Porém, quando comecei a trabalhar, tínhamos na empresa um “MainFrame” – a cpu tinha o tamanho de uma geladeira (uns 300 litros), a unidade de disco, de fabulosos 80 KB, era do tamanho de um freezer de uns 180 litros. Mas o mais “legal” eram os backups: os programas eram gravados em disquetes de 8 polegadas, e o backup do HD era feito em 5 discos de 16k – eram uns discos rígidos também, tipo um cartucho, mas com uns 45 cm de diâmetro, e o bkp dos 80k levava cerca de 1 hora, quando não dava erro. É um absurdo, mas era o sistema mais evoluído que possuíamos aqui na nossa cidade (quando comprado pela empresa, espalharam boatos que a empresa quebraria por causa da compra de uma coisa tão grande e “desnecessária”), e não fazem ainda 30 anos !!!

Marcos Vieira de Almeida
Marcos Vieira de Almeida
14 anos atrás

Flavio,

Isto não é um PC, eles surgiram a partir de 1982/3 com processadores Intel 8086 de 16 bits com palavra interna de 8 bits.
este aparelho em baseado em plataforma CPM(outro tipo de sistema operacional) que endereça até 64KB de memória, O seu negocioo definitivamente é falar de carros e não de informatica, ABs

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Marcos Vieira de Almeida
14 anos atrás

PC para mim, gênio da lâmpada, é Personal Computer. Quer que traduza? Esse computador aí pode ser tudo que você imagina que ele seja. Mas é pessoal. PC.

Lucas Carioli
14 anos atrás

Que fantástico!

Computador que sinto saudades? Francamente de nenhum. Se existe uma coisa que melhora continuamente é a informática, e meus pcs anteriores acabam ficando na lembrança como “lentos e complicados”. Mas para não ficar sem resposta, tive um Pentium 2 da Packard Bell que sofreu nas minhas mãos hehe.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Putz! pra quem usava u monstrengo tipo CP-500, isto aí é da hora!

Mattos
Mattos
14 anos atrás

Saudades??? nenhum!!!! rsrsrsrs
O meu primeiro foi um Apple Craft II

Rafael
Rafael
14 anos atrás

MSX
Hotbit
Amiga500

Que saudaaaades!

andre
andre
14 anos atrás

Cara, tenho saudades do CP400 da Prológica, onde aprendi a fabulosa linguagem Basic, e do meu primeiro micro que foi o TK-90X com teclado de borracha.
Bons tempos… Era só ligar na TV … Os programas eram gravados em fitas K7, às vezes gastava 25 a 30 minutos transferir os programas para o TK-90X e no final dava um erro: Erro de leitura na linha 10… Não restava alternativa, tinha que rebobinar a fita, regular o azimute do gravador Aiko e tentar tudo de novo…

Ronei Rech
Ronei Rech
14 anos atrás

O primeiro computador que meu pai teve e que tem guardado ate hoje é um TK85 os programas eram transferidos por fita cassete, e o outro é um CP 400 color II já usava cartucho p/ alguns jogos.

Fabao
Fabao
14 anos atrás

Po, sinto saudades do meu primeiro computador meu de verdade!
era um Apple 7100/800 veinho pacas mas rodava bem tanto o Pro tools quanto o Netscape… pra mim tava otimo!

Luciano Rizzi, Arquiteto
Luciano Rizzi, Arquiteto
14 anos atrás

O primeiro que teclei o CP500, linguagem Basic. Mas sinto saudades mesmo nesta época da Madonna cantando “Holiday”.

Eduardo-sc
Eduardo-sc
14 anos atrás

O mais engraçado é que na epoca achávamos que tinhamos uma tecnologia f*dida e que íamos andar de carro voador nos anos 2000…

Flavio Perillo
Flavio Perillo
14 anos atrás

TK85 EM CASA. E NO TRABALHO I IBM 3090, QUE TINHA A INCRÍVEL MEMÓRIA DE 400GB.

Sandro Gama
Sandro Gama
14 anos atrás

Meu primeiro computador foi um Amiga 500 com memoria expandida para 1MB, tinha uma qualidade de graficos e som otimos para época.

Danilo Albergaria
14 anos atrás

Não tenho saudades, mas lembro bem quando chegou o primeiro Solution 16, da Procomp, no cartório do meu tio. Veio com HD, o que era um assombro na época.

Cláudio F-1
Cláudio F-1
14 anos atrás

O Pense Bem da Tectoy também conta???

Diógenes Pacheco
Diógenes Pacheco
14 anos atrás

MSX Expert, com MSX Basic e fitas cassete.

Fernando Marson
Fernando Marson
14 anos atrás

Saudades do MSX… mas ainda me restaram uns cartuchos, livros, e um modem de espantosos 2400 bps, salvo engano meu.

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

Um 386 sx de 33mhz com espantosos 2 mb de ram, HD de 106mb e dois drives de disquete. O de 5 1/4″ e 3 1/2″, rodando o DOS 4.1. Monitor VGA de 14″ colorido. Velhos tempos….