VJM03
SÃO PAULO (saindo) – Mais um carrinho novo na praça, o VJM03 da Force India, equipe que no ano passado lavou a alma dos que adoram os times pequenos, fazendo a pole em Spa com Fisichella.
A Force India, aliás, é um daqueles raros casos de sucessora de uma equipe simpática que acaba se tornando igualmente simpática — para quem já perdeu o fio da meada, sua origem é a Jordan, que depois virou Midland/MF1, depois Spyker e, finalmente, foi comprada por Vijay Mallya, o indiano milionário gorducho e bonachão, mas sério em seus propósitos e, sobretudo, apaixonado por corridas.
Liuzzi e Sutil ao volante, Di Resta na reserva. A turma de Silverstone, onde fica até hoje a fábrica, não tem nada de boba. Pode-se esperar um bom Mundial da FI, que usa motor Mercedes e trabalha com alguma proximidade com o pessoal da McLaren, pedindo um conselho aqui, outro ali.
Ué, cliquei na chamada para saber sobre a entrada da VW na F1 e acabei vendo a abóbora voadora…
Pra quem era fã das Arrows…esses matam a saudade!!!
ORANGE TEAM!!!
Só falta Vijay Mallya prestar contas ao governo inglês.
A Force India,parece que está mais “madura”.Ela parece que está apredendo muito bem a lição com os conselhos da Mclaren.Sem duvida ela terá uma boa temporada,não ficaria supreso,se ela conseguisse nos testes de amanhã ficar no mesmo nivel da Ferrari,,Mclaren,Mercedes e Red Bull,acredito que o ano de 2010 será muito produtivo pra ela.Quem sabe não é a hora dela?
E ela é realmente muito simpatica.Depois de tantos fracassos com a Midland e com a Spyker,e de um certo modo com a Jordan,ela está finalmente com pessoas responsaveis,e que querem conseguir resultados.E os pilotos tambem são muito bons.
Também concordo com seu comentário Daniel, você foi muito feliz
Bonita pintura.
É esse bico não tão ALTO pod fazer a diferença e DAR MAIS ESTABILIDADE nas curvas e nas retas a gente sabe que o carro esta aprovado…
IH .! ! ! Posso mudar o palpite das corridas …não tinha visto esse carro rsrsrrs
O bico é menos inclinado para baixo que nos outros carros. Quem será que acertou ?
A turma do bico que parece o nariz do Prost ou a outra turma que não consegui inventar nada ridículo ou engraçado para comparar ?
…e continuam com o carro mais feio do grid.
Lindo carro!! E espero que Sutil ande bem. O cara é bom. abs
“equipe que no ano passado lavou a alma dos que adoram os times pequeno” Tá louco é? E a BGP, que nem patrocínio tinha ?
Como diria o filósofo Galvão Bueno: BGP = “Ex-Honda”, difusores da discórdia = vantagem de 1s, invenstimento mínimo da Honda = Temporada completa de 2009 e por ultimo Motor Mercedes = Equipe Mercedes GP 2010
Achei horrivel essa bigorna imendada no aerofolio que quase todos estão usando, o carro fica feio demais. Ainda bem que as Ferrari não tem isso.
Espere até essa “bigorna emendada” andar,para ver o que acontecerá.Vide o difusor duplo de 2009.
sera que a criança faz barulho aqui nas vias do EIXAO DE BRASILIA..DF…
No se porque, pero me gusta!
Bem, a Force India é mesmo uma equipe simpática, e ficou ainda mais depois dos bons resultados no final da última temporada, além de tudo o carro é bonito, o verde forte e esse laranja meio fundo de garrafa de fanta (aquela de vidro) ficam bonitos sobre o branco. Acho que o ponto fraco é o Luizzi, o Sutil já demonstrou ser melhor anteriormente, mas mesmo assim, como o mercedão empurrando, acho que ela vai andar muito bem, o carro é uma evolução do carro de 2009 que já era bom, acho que fica na frente das novatas, e também de Renault e Williams, andando com STR.
Como bom apreciador e um bom “tomador” de jack daniels, espero que a Force seja tão com quanto o white & mackay, que é um excelente whisky!
Boa sorte as pequenas equipes!
Esse 2010 promete!
Bonitão o carro! Ultimamente ando mais interessado nas pinturas dos carros do que na performance deles. O único problema é que carro bonito ruim de pista a gente acaba nunca podendo apreciar sua beleza porque como sempre fica lá atrás a TV nunca mostra.
Putz….. O carro é LINDÃO….. Mas ele tem um Q de McLaren….. Usando a teoria da conspiração, parece até que a MERCEDES, EMPUTECIDA da McLaren ter decido tomar o seu rumo como equipe de proprietário (dono), e não da própria MERCEDES (fábrica), lançando um carro esportivo de rua justamente para rivalizar com a própria fabricante e sócia MERCEDES, esta foi lá e comprou a BRAWN…… Que virou MERCEDES……… E a própria MERCEDES, deve ter visto os desenhos da MC LAREN e mandou para a FORCE INDIA……… O dono da equipe, Vijay Mallya, parece ser um cara LEGAL, BOA PRAÇA, e com a grana que ele apicou na equipe, até que os resultados de 2009 foram auspisciosos…… Então a MERCEDES deve ter dado uma “concha de chá” para a equipe, afinal, não poderia usar os desenhos na sua própria casa, a EX-BRAWN……..
Esses milionários indianos são fudidos. E agora tem outro indiano milionário (Mukesh Ambani) que está tentar comprar o Liverpool FC. É o fim!
Arebaba!!!
Acho a Force India muito simpática, gosto do Sutil apesar das bobeiras que ele já fez… tomara que esse ano eles consigam mais sucesso…
Paixão e trabalho sério sempre dão bons resultados. Sorte p’ra eles.
Tá muito parecido com o carro da McLaren. Será que rola espionagem pesada na F1? Vamos esperar para ver se sai bem nos testes. A propósito, mudando de assunto, alguma novidade sobre a Campos?
Não é espionagem! Desde o ano passado a Force India e a Mclaren têm uma parceria. Se eu não me engano até o câmbio da Force India é a Mclaren que fornece…
A Force India estará no pelotão intermediário, podendo fazer algumas corridas boas, como em Spa e em Monza, mas nada além disso.
O carro mudou pouca coisa em relação ao 2.009: bico/espoiler diant. e aerofolio tras. Mas a USF1 e a Campos estão mesmo enroladas. USF1 está com 2,5 milhões de euros de divida com a Cosworth e a Campos com divida de 14 milhões com a Dallara. Mr. Bernie estava certo! A Stefan tem que esperar as 03 primeiras corridas acontecerem e vêr o que dá.
Tomara que ande bem, uai!
Tomara que a Force India seja novamente uma boa supresa, assim como em 2009.
Também acho que o Fisichella deveria continuar, mas paciência.
Abraços
Não sei a opinião dos amigos do blog, mas achei o carro mais bonito até agora.
A proximidade com o pessoal da mclaren se vê no aerofólio traseiro emendado com a bigorna. Ou eu estou vendo coisas?
Sem duvida a Force Indian é uma equipe que pode surpreender, pois como vc mesmo disse já fez pole, pontuou em diversas provas tem um aparato tecnico bom, e pode pedir ajuda aos universitários da Maclaren. Quem sabe não repitam nesse ano o bom desempenho que tiveram no ano passado. Vou torcer sem duvida e Viva as pequenas equipes.
Essa barbatana que liga na asa traseira funciona?
É impressionante como o cigarro, que não faz mal nenhum no que diz respeito a “dirigir carros”, tem sua propaganda proibida na F1, enquanto bebidas (sim, também me refiro à Itaipava) não. Afinal de contas, a frase é “se fumar não dirija” ou “se beber não dirija”?!
A propósito, não sou fumante e odeio cigarro, principalmente porque ataca minha rinite. Só não me conformo com a falsa moralização que tentam nos impor.
Grande abraço!
Como diria o FG:
Canalhas!
concordo em gênero, número e grau!!!!!!! Parabéns!!!!
Só faltava rolar uns carros com Guaraná e Coca-cola estampado na carenagem!! hahaha! Saudades dos caras que entravam no cockpit com cigarro no canto da boca sem capacete…e ainda tinham “calibrado” pouco antes, atrás dos boxes. (VOLTA RAIKKONEN!!!) hahaha!
É bom esse wishky? Alguém já experimentou?
O carro realmente é muito bonito, tem um motor que empurra, dois pilotos razoavelmente bons e pelo que parece um bom planejamento… quem dera as outras equipes pequenas pudessem seguir essa receita… iriam agregar muito a F1. FORÇA INDIA!!!
Aí está um dos carros mais bonitos da temporada com desenho limpo e suas já conhecidas e bem combinadas cores. Minhas considerações até aqui são: McLarem decepcionou por não mudar as cores mesmo depois de levar um pé na bunda da Mercedes que por sua vez, lançou um carro bonitinho e só. A nova Sauber não mudou quase nada. Williams e Ferrari já eram lindas e continuam por sua personalidade, coisa que a Force India está começando a adquirir assim com a novata Virgin já demonstrou que tem. Red Bull e Toro Rosso, pra variar vão continuar iguais e totalmente sem graça, exatamento o oposto da nova Ranault, que traz de volta o amarelo, usado pela última vez pela extinta Jordan.
Falta de criatividade de uns, muita criatividade de outros e a temporada 2010 vai se desenhando. Ainda faltam algumas equipes mas as primeiras impressões são boas. Agora é ver na pista e torcer para que os Cosworth não decepcionarem.
acho curioso da mercedes não estampar o logo no carro, so poe quando ganha ou quando compra outra equipe
Até que enfim um espaço para comentário…essa é tipo de equipe que é cara do Rubinho…não serve pra nada e só atrapalha o andamento de uma corrida !!!
É… atrapalhou bastante as grandes em Spa e Monza no ano passado. Aliás, voce devia assistir mais corridas antese de falar estas besteiras.
“o iG não publica comentários ofensivos…” – “o indiano milionário gorducho e bonachão…” – me faz pensar…
Não seja ridículo.
Além da bartana, a tomada de ar, bem como aquela área vazada abaixo dela são iguais. A McLaren deve ter dado belos conselhos…
E esse fundo branco atrapalha um pouco para ver os detalhes justamente da parte branca.
E também concordo que a gente adora um exército de Brancaleone…
O VJM03 tem bico paralelepípedo semelhante ao da Renault de 2009… Sei não…
Esse carro tem uma pintura extremamente interessante.
Durante as corridas sempre tem uma boa visualização!!
Gosto muito da combinação de cores desta equipe, ficou lindo o carro. Estou doido para ver a RBR e a Lotus
Bem, não sei se é só “um dica” que a galera da FI pede à Mclaren, mas para uma equipe pequena, acho digno sim, afinal, não anda no fundo dom pelotão e não é uma cópia tão descarada como era a Toro Rosso da Red Bull.
FG, pergunta indiscreta: Para que equipe pequena tu irá torcer?
Abcs!
Belo carro… e Bernie tinha razão: aquele logo no bico parece muito mesmo a marca registrada da F1.
Pois é… bem que poderiámos ter uma Força Brasil. Será que não tem nenhum brasileiro disponível e “milionário sério em seus propósitos e, sobretudo, apaixonado por corridas”?
Huahahahahaha… No país do futebol? Aqui só tem milionário explorador de mão de óbra apaixonado pelo prórpio dinheiro.
Mas a piada até que foi boa…
Belo carro, mais uma vez. Ano passado estava bonito e bom. Esse ano, continua bonito! Vamos ver no que dá…
Brabo mesmo é aturar o Liuzzi…
“o indiano milionário gorducho e bonachão, mas sério em seus propósitos”
sério em seus propósitos…
é.. o fisco inglês é que o diga!
Como ele mesmo Falou: Ainda está dentro do prazo!! Pois negociou um novo prazo!! Além do mais o proposito a q o Flávio fala é em relação as corridas, ao esporte F1…
Abraço!!
Nada de nariz levantado prá eles …
Será que eles estão certos e o resto do grid errado?
Eu achei o nariz levantado sim, talvez não tamto como o de alguns carros, mas….
É claro que tem o bico levantado sim. Olha os carros da McLaren, Ferrari, Sauber, STR, Williams e Renault.
Mais uma vez,uma feliz combinação de cores.Torço para que neste ano consigam repetir o bom desempenho de 2009.O Liuzzi é experiente e o Sutil demonstrou ter talento.
Se eu fosse o Vijay traria o Fisico de volta…