VJM03

VJM03a

SÃO PAULO (saindo) – Mais um carrinho novo na praça, o VJM03 da Force India, equipe que no ano passado lavou a alma dos que adoram os times pequenos, fazendo a pole em Spa com Fisichella.

A Force India, aliás, é um daqueles raros casos de sucessora de uma equipe simpática que acaba se tornando igualmente simpática — para quem já perdeu o fio da meada, sua origem é a Jordan, que depois virou Midland/MF1, depois Spyker e, finalmente, foi comprada por Vijay Mallya, o indiano milionário gorducho e bonachão, mas sério em seus propósitos e, sobretudo, apaixonado por corridas.

Liuzzi e Sutil ao volante, Di Resta na reserva. A turma de Silverstone, onde fica até hoje a fábrica, não tem nada de boba. Pode-se esperar um bom Mundial da FI, que usa motor Mercedes e trabalha com alguma proximidade com o pessoal da McLaren, pedindo um conselho aqui, outro ali.

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ferraro
Ferraro
14 anos atrás

Ué, cliquei na chamada para saber sobre a entrada da VW na F1 e acabei vendo a abóbora voadora…

Eric
Eric
14 anos atrás

Pra quem era fã das Arrows…esses matam a saudade!!!

ORANGE TEAM!!!

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
14 anos atrás

Só falta Vijay Mallya prestar contas ao governo inglês.

Daniel Ramos de Oliveira
Daniel Ramos de Oliveira
14 anos atrás

A Force India,parece que está mais “madura”.Ela parece que está apredendo muito bem a lição com os conselhos da Mclaren.Sem duvida ela terá uma boa temporada,não ficaria supreso,se ela conseguisse nos testes de amanhã ficar no mesmo nivel da Ferrari,,Mclaren,Mercedes e Red Bull,acredito que o ano de 2010 será muito produtivo pra ela.Quem sabe não é a hora dela?
E ela é realmente muito simpatica.Depois de tantos fracassos com a Midland e com a Spyker,e de um certo modo com a Jordan,ela está finalmente com pessoas responsaveis,e que querem conseguir resultados.E os pilotos tambem são muito bons.

Vanderlei
Vanderlei
Reply to  Daniel Ramos de Oliveira
14 anos atrás

Também concordo com seu comentário Daniel, você foi muito feliz

Fabio Ferreira
Fabio Ferreira
14 anos atrás

Bonita pintura.

Lio
Lio
14 anos atrás

É esse bico não tão ALTO pod fazer a diferença e DAR MAIS ESTABILIDADE nas curvas e nas retas a gente sabe que o carro esta aprovado…
IH .! ! ! Posso mudar o palpite das corridas …não tinha visto esse carro rsrsrrs

Leo Couto
Leo Couto
14 anos atrás

O bico é menos inclinado para baixo que nos outros carros. Quem será que acertou ?
A turma do bico que parece o nariz do Prost ou a outra turma que não consegui inventar nada ridículo ou engraçado para comparar ?

Alex Sales
Alex Sales
14 anos atrás

…e continuam com o carro mais feio do grid.

JR
JR
14 anos atrás

Lindo carro!! E espero que Sutil ande bem. O cara é bom. abs

galvao
galvao
14 anos atrás

“equipe que no ano passado lavou a alma dos que adoram os times pequeno” Tá louco é? E a BGP, que nem patrocínio tinha ?

Zézinho
Zézinho
Reply to  galvao
14 anos atrás

Como diria o filósofo Galvão Bueno: BGP = “Ex-Honda”, difusores da discórdia = vantagem de 1s, invenstimento mínimo da Honda = Temporada completa de 2009 e por ultimo Motor Mercedes = Equipe Mercedes GP 2010

Bruno Oliveira
Bruno Oliveira
14 anos atrás

Achei horrivel essa bigorna imendada no aerofolio que quase todos estão usando, o carro fica feio demais. Ainda bem que as Ferrari não tem isso.

Edison Guerra
Edison Guerra
Reply to  Bruno Oliveira
14 anos atrás

Espere até essa “bigorna emendada” andar,para ver o que acontecerá.Vide o difusor duplo de 2009.

MARCOS
MARCOS
14 anos atrás

sera que a criança faz barulho aqui nas vias do EIXAO DE BRASILIA..DF…

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

No se porque, pero me gusta!

João Vitor
João Vitor
14 anos atrás

Bem, a Force India é mesmo uma equipe simpática, e ficou ainda mais depois dos bons resultados no final da última temporada, além de tudo o carro é bonito, o verde forte e esse laranja meio fundo de garrafa de fanta (aquela de vidro) ficam bonitos sobre o branco. Acho que o ponto fraco é o Luizzi, o Sutil já demonstrou ser melhor anteriormente, mas mesmo assim, como o mercedão empurrando, acho que ela vai andar muito bem, o carro é uma evolução do carro de 2009 que já era bom, acho que fica na frente das novatas, e também de Renault e Williams, andando com STR.

mika
mika
14 anos atrás

Como bom apreciador e um bom “tomador” de jack daniels, espero que a Force seja tão com quanto o white & mackay, que é um excelente whisky!
Boa sorte as pequenas equipes!
Esse 2010 promete!

Rogério
Rogério
14 anos atrás

Bonitão o carro! Ultimamente ando mais interessado nas pinturas dos carros do que na performance deles. O único problema é que carro bonito ruim de pista a gente acaba nunca podendo apreciar sua beleza porque como sempre fica lá atrás a TV nunca mostra.

Romboni
Romboni
14 anos atrás

Putz….. O carro é LINDÃO….. Mas ele tem um Q de McLaren….. Usando a teoria da conspiração, parece até que a MERCEDES, EMPUTECIDA da McLaren ter decido tomar o seu rumo como equipe de proprietário (dono), e não da própria MERCEDES (fábrica), lançando um carro esportivo de rua justamente para rivalizar com a própria fabricante e sócia MERCEDES, esta foi lá e comprou a BRAWN…… Que virou MERCEDES……… E a própria MERCEDES, deve ter visto os desenhos da MC LAREN e mandou para a FORCE INDIA……… O dono da equipe, Vijay Mallya, parece ser um cara LEGAL, BOA PRAÇA, e com a grana que ele apicou na equipe, até que os resultados de 2009 foram auspisciosos…… Então a MERCEDES deve ter dado uma “concha de chá” para a equipe, afinal, não poderia usar os desenhos na sua própria casa, a EX-BRAWN……..

Mario
Mario
14 anos atrás

Esses milionários indianos são fudidos. E agora tem outro indiano milionário (Mukesh Ambani) que está tentar comprar o Liverpool FC. É o fim!

Hugo
Hugo
14 anos atrás

Arebaba!!!

Jonas Martins
Jonas Martins
14 anos atrás

Acho a Force India muito simpática, gosto do Sutil apesar das bobeiras que ele já fez… tomara que esse ano eles consigam mais sucesso…

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Paixão e trabalho sério sempre dão bons resultados. Sorte p’ra eles.

Maxwell Barbosa Medeiros
Maxwell Barbosa Medeiros
14 anos atrás

Tá muito parecido com o carro da McLaren. Será que rola espionagem pesada na F1? Vamos esperar para ver se sai bem nos testes. A propósito, mudando de assunto, alguma novidade sobre a Campos?

Jonas Martins
Jonas Martins
Reply to  Maxwell Barbosa Medeiros
14 anos atrás

Não é espionagem! Desde o ano passado a Force India e a Mclaren têm uma parceria. Se eu não me engano até o câmbio da Force India é a Mclaren que fornece…

Thiago Muniz
Thiago Muniz
14 anos atrás

A Force India estará no pelotão intermediário, podendo fazer algumas corridas boas, como em Spa e em Monza, mas nada além disso.

Clenio A. Vilela
Clenio A. Vilela
14 anos atrás

O carro mudou pouca coisa em relação ao 2.009: bico/espoiler diant. e aerofolio tras. Mas a USF1 e a Campos estão mesmo enroladas. USF1 está com 2,5 milhões de euros de divida com a Cosworth e a Campos com divida de 14 milhões com a Dallara. Mr. Bernie estava certo! A Stefan tem que esperar as 03 primeiras corridas acontecerem e vêr o que dá.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
14 anos atrás

Tomara que ande bem, uai!

Fábio Amparo
Fábio Amparo
14 anos atrás

Tomara que a Force India seja novamente uma boa supresa, assim como em 2009.

Também acho que o Fisichella deveria continuar, mas paciência.
Abraços

Flavio Perillo
Flavio Perillo
14 anos atrás

Não sei a opinião dos amigos do blog, mas achei o carro mais bonito até agora.

Gustavo Mello
Gustavo Mello
14 anos atrás

A proximidade com o pessoal da mclaren se vê no aerofólio traseiro emendado com a bigorna. Ou eu estou vendo coisas?

Flavio Almeida
Flavio Almeida
14 anos atrás

Sem duvida a Force Indian é uma equipe que pode surpreender, pois como vc mesmo disse já fez pole, pontuou em diversas provas tem um aparato tecnico bom, e pode pedir ajuda aos universitários da Maclaren. Quem sabe não repitam nesse ano o bom desempenho que tiveram no ano passado. Vou torcer sem duvida e Viva as pequenas equipes.

Marcio Vieira
Marcio Vieira
14 anos atrás

Essa barbatana que liga na asa traseira funciona?

Alejjandro
14 anos atrás

É impressionante como o cigarro, que não faz mal nenhum no que diz respeito a “dirigir carros”, tem sua propaganda proibida na F1, enquanto bebidas (sim, também me refiro à Itaipava) não. Afinal de contas, a frase é “se fumar não dirija” ou “se beber não dirija”?!

A propósito, não sou fumante e odeio cigarro, principalmente porque ataca minha rinite. Só não me conformo com a falsa moralização que tentam nos impor.

Grande abraço!

Alejjandro
Reply to  Alejjandro
14 anos atrás

Como diria o FG:

Canalhas!

Lucas
Lucas
Reply to  Alejjandro
14 anos atrás

concordo em gênero, número e grau!!!!!!! Parabéns!!!!

Eric
Eric
Reply to  Alejjandro
14 anos atrás

Só faltava rolar uns carros com Guaraná e Coca-cola estampado na carenagem!! hahaha! Saudades dos caras que entravam no cockpit com cigarro no canto da boca sem capacete…e ainda tinham “calibrado” pouco antes, atrás dos boxes. (VOLTA RAIKKONEN!!!) hahaha!

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
14 anos atrás

É bom esse wishky? Alguém já experimentou?

Alesantabarbara
Alesantabarbara
14 anos atrás

O carro realmente é muito bonito, tem um motor que empurra, dois pilotos razoavelmente bons e pelo que parece um bom planejamento… quem dera as outras equipes pequenas pudessem seguir essa receita… iriam agregar muito a F1. FORÇA INDIA!!!

Alexey Karpov - Novo Hamburgo
Alexey Karpov - Novo Hamburgo
14 anos atrás

Aí está um dos carros mais bonitos da temporada com desenho limpo e suas já conhecidas e bem combinadas cores. Minhas considerações até aqui são: McLarem decepcionou por não mudar as cores mesmo depois de levar um pé na bunda da Mercedes que por sua vez, lançou um carro bonitinho e só. A nova Sauber não mudou quase nada. Williams e Ferrari já eram lindas e continuam por sua personalidade, coisa que a Force India está começando a adquirir assim com a novata Virgin já demonstrou que tem. Red Bull e Toro Rosso, pra variar vão continuar iguais e totalmente sem graça, exatamento o oposto da nova Ranault, que traz de volta o amarelo, usado pela última vez pela extinta Jordan.
Falta de criatividade de uns, muita criatividade de outros e a temporada 2010 vai se desenhando. Ainda faltam algumas equipes mas as primeiras impressões são boas. Agora é ver na pista e torcer para que os Cosworth não decepcionarem.

ricardo
ricardo
14 anos atrás

acho curioso da mercedes não estampar o logo no carro, so poe quando ganha ou quando compra outra equipe

x
x
14 anos atrás

Até que enfim um espaço para comentário…essa é tipo de equipe que é cara do Rubinho…não serve pra nada e só atrapalha o andamento de uma corrida !!!

Alexey Karpov - Novo Hamburgo
Alexey Karpov - Novo Hamburgo
Reply to  x
14 anos atrás

É… atrapalhou bastante as grandes em Spa e Monza no ano passado. Aliás, voce devia assistir mais corridas antese de falar estas besteiras.

Thiago Hiperveloz
Thiago Hiperveloz
14 anos atrás

“o iG não publica comentários ofensivos…” – “o indiano milionário gorducho e bonachão…” – me faz pensar…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Thiago Hiperveloz
14 anos atrás

Não seja ridículo.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

Além da bartana, a tomada de ar, bem como aquela área vazada abaixo dela são iguais. A McLaren deve ter dado belos conselhos…
E esse fundo branco atrapalha um pouco para ver os detalhes justamente da parte branca.
E também concordo que a gente adora um exército de Brancaleone…

Fabio
Fabio
14 anos atrás

O VJM03 tem bico paralelepípedo semelhante ao da Renault de 2009… Sei não…

Tarcisio
Tarcisio
14 anos atrás

Esse carro tem uma pintura extremamente interessante.
Durante as corridas sempre tem uma boa visualização!!

Pablo
Pablo
14 anos atrás

Gosto muito da combinação de cores desta equipe, ficou lindo o carro. Estou doido para ver a RBR e a Lotus

Jeffy Paiva
Jeffy Paiva
14 anos atrás

Bem, não sei se é só “um dica” que a galera da FI pede à Mclaren, mas para uma equipe pequena, acho digno sim, afinal, não anda no fundo dom pelotão e não é uma cópia tão descarada como era a Toro Rosso da Red Bull.
FG, pergunta indiscreta: Para que equipe pequena tu irá torcer?
Abcs!

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

Belo carro… e Bernie tinha razão: aquele logo no bico parece muito mesmo a marca registrada da F1.

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

Pois é… bem que poderiámos ter uma Força Brasil. Será que não tem nenhum brasileiro disponível e “milionário sério em seus propósitos e, sobretudo, apaixonado por corridas”?

Alexey Karpov - Novo Hamburgo
Alexey Karpov - Novo Hamburgo
Reply to  José Brabham
14 anos atrás

Huahahahahaha… No país do futebol? Aqui só tem milionário explorador de mão de óbra apaixonado pelo prórpio dinheiro.
Mas a piada até que foi boa…

Conrado Andrade
Conrado Andrade
14 anos atrás

Belo carro, mais uma vez. Ano passado estava bonito e bom. Esse ano, continua bonito! Vamos ver no que dá…
Brabo mesmo é aturar o Liuzzi…

Roberto Ordnas
Roberto Ordnas
14 anos atrás

“o indiano milionário gorducho e bonachão, mas sério em seus propósitos”

sério em seus propósitos…
é.. o fisco inglês é que o diga!

Thiaguera
Thiaguera
Reply to  Roberto Ordnas
14 anos atrás

Como ele mesmo Falou: Ainda está dentro do prazo!! Pois negociou um novo prazo!! Além do mais o proposito a q o Flávio fala é em relação as corridas, ao esporte F1…

Abraço!!

Arnaldo Ribeiro
Arnaldo Ribeiro
14 anos atrás

Nada de nariz levantado prá eles …
Será que eles estão certos e o resto do grid errado?

Gustavo Mello
Gustavo Mello
Reply to  Arnaldo Ribeiro
14 anos atrás

Eu achei o nariz levantado sim, talvez não tamto como o de alguns carros, mas….

MIrax
MIrax
Reply to  Arnaldo Ribeiro
14 anos atrás

É claro que tem o bico levantado sim. Olha os carros da McLaren, Ferrari, Sauber, STR, Williams e Renault.

Edison Guerra
Edison Guerra
14 anos atrás

Mais uma vez,uma feliz combinação de cores.Torço para que neste ano consigam repetir o bom desempenho de 2009.O Liuzzi é experiente e o Sutil demonstrou ter talento.

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
14 anos atrás

Se eu fosse o Vijay traria o Fisico de volta…