ABERRAÇÃO
SÃO PAULO (uma atrás da outra) – E o governo de São Paulo diz que vai fazer uma ponte entre Santos e Guarujá, onde hoje operam as charmosíssimas balsas, onde não há a menor razão para gastar R$ 700 milhões para estragar o visual da Ponta da Praia, onde o tráfego não justifica um monstrengo desses, tudo porque a megalomania parece ser uma praga a tomar conta de tudo quanto é político deste país.
Será que o governador perguntou aos moradores de Santos e do Guarujá se eles querem essa aberração arquitetônica? Será que 700 milhões não seriam suficientes para ajeitar o pútrido entorno do Porto de Santos?
Vai caçar, vai.
Acho que como moradora da baixada Santista queria dizer que é de extrema urgência esta ponte, visto que a Cidade do Guáruja é uma cidade abondonada, morei lá por mais de dez anos e fui obrigada a me mudar pra Santos porque a cidade não oferece infra estrutura como: escolas, hospitais, e muitas outras coisas que precisava quando estava lá e tinha que vir buscar em Santos, tive que abrir mão de morar numa casa maravilhosa, para vir morar num apartamento, para não passar mais raiva na fila da balsa, é um desrespeito o que acontece, não dá pra acreditar!!!! portanto apesar de ninguém acreditar nesta ponte eu prefiro acreditar que um dia vou poder morar na minha casa de novo e ser feliz neste Guarujá maravilhoso!!!!!!
A ponte precisa ser alta por causa de cargas como essa:
http://www.mclg.adv.br/utilitarios/editor2.0/UserFiles/Image/3892%20-%20Zhen%20Hua%2027%20-%2004%20mai%202009%20-%207.JPG
Desculpem os desinformados, mas esta ponte é muito necessaria sim. Só quem trabalha com o Porto de Santos é que sabe das dificuldades e o tamanho da volta que se tem que dar para ir a outra margem (Guaruja) do Porto. Quanto ao trafego não justificar, sugiro a todos irem ao Porto de Santos durante a semana e tirarem suas conclusões. As balsas só servem aos turistas…..
Respondendo ao claudio aun:
Os “nativos” fazem, e os paulistas tb. Essa é, infelizmente, a atitude de alguns brasileiros, que adoram tirar vantagem dos outros.
O autor do blog e algusn comentaristas me desculpem a franqueza deveria procurar se informar antes de falar besteira.
Primeiro a ponte não vai ser na ponta da praia essa foto esta desatualizada. Só procurar em qualquer uma das notícias recentes publicadas. Inclusive tem mapa mostrando as vias de acesso etc. è bem recuado na verdade.
Segundo: qual o embasamento técnico apra falar que a ponte não é necessária? Achismo? Agora argumentos técnicos a favor da ponte existem como o fato de em feriados mais 30 mil carros cruzarem o canal. E as pessoas nisso perdem horas na fila para cruzar a “charmosa” balsa (faça me rir) ou dar a volta de mais de 50km pela estrada via continente.
Terceiro: a ponte não é nem um pouco cara para o seu porte. Mais uma vez o achismo. São quase 4km de vias sendo 1estaiado. Pelas dimensoes das embarcaçoes que passam por debaixo do tabuleiro da ponte a mesma tem que ter livre embaixo dela 80 metros até a linha d’agua. E uma vez considerado a largura do canal e impossiblidade devido a navegação de se colocar pilares no meio so resta recorrer ao estaiamento do vão central. Oura opção seria fazer ela pensil que tb é um tipod e estrutura estaiada indicada para vãos ainda maiores do que esse em questão do canal de Santos. Aliás dependendo dos vãos necessarios as estruturas estaiasdas podem ter custos competitivos com as estruturas convencionais.
Quarto: Por fim acho que o objeto de crítica num deve ser a ligação em si entre as duas cidades e nem achar que não devemos faze-la enquanto a educação e o sanemaento no Brasil estiver de primeiro mundo. Semrpe se cai nesse discurso que devia fazer isso ou aquilo. Proponho que seja discutido a forma como c deve feita a ligação entre as duas cidades.
Segestoes de discussão:
A ponte deve ter pedágio para cobrir parte dos seus custos e não onerar o tesouro do estado?
Deveria ser mais discutido o desenho da ponte dado seu impacto visual?
Os pontos de acesso do lado Santista e do Guarujá negociados com os respectivos prefeitos é adequado?
Um comentário de engenharia: provavelmente a maioria dos leitores aqui não sabem que as pontes estaiadas não são feitas somente visando um modelo arquitetônico. Este tipo de estrutura permite vencer vãos muito maiores que concepções estruturais mais convencionais, permitindo um espaçamento muito maior entre os pilares da ponte. No caso de Santos, une-se a necessidade ao perfil arquitetônico. A necessidade de travessia de grandes embarcações exigem vãos grandes e altos, o que é o caso em questão. Une-se a este fato a característica turística da região e temos uma obra com funções estruturais e visuais, com uma ponte “monumental”.
A concepção me parece adequada, em termos de engenharia. Quanto ao impacto visual, é natural em qualquer lugar do mundo que se faça uma obra desta natureza: muitos vão odiar, muitos vão amar. Mas todos vão lá ver.
Pô deixa o homem trabalhar !
Pior são as obras do PT que nem foto ou maquete podem ser vistas.
Flavio, vão acabar com Santos construindo essa ponte…Quem conhece a calma da região da ponta da praia no Pier num fim de tarde, curtindo um por do sol, sabe do que estou falando…OBRA INUTIL
FG. pouca gente sabe que Santos é uma ilha ,e que existe uma area do municipio de Santos que é continental ( do outro lado do porto), e que hoje está sem comunicação rapida com o municipio, e que a ponte ou tunel seria uma forma de agregar as duas areas
se essa ponte custar o dobro mas durar 80 anos sairá barato e com certeza será um dinheiro mais bem gasto do que em Copa, olimíadas, Formula 1 e formula indy
Lembre-se sempre: o custo não é só financeiro e a economia não é só de dinheiro. As melhores cidades do mundo mantém gabarito para construções (principalmente de altura). Por que fariam isso frente ao ilimitado progresso da engenharia de concreto armado? Simplesmente porque é certo.
ai ai…
ano eleitoral…
um inaugura maquete, outra inaugura obra inacabada ou onde não teve investimento do seu governo…
e os míopes de cada lado tentando dizer que o buraco do outro é mais sujo…
Pô, FG, deixa de ser desmancha-prazer! Se essa belezura não for construída, cumé que os coitadinhos dos empreiteiros poderão ter um lucrinho, gerando muitos empregos na construção civil, e levando riquezas à região? E depois, sabemos que estouros de 500 ou 1000% nos orçamentos de obras públicas são mais do que comuns, o que tb gera muita riqueza, principalmente pros mui probos adminstradores públicos… Nota final: eu acredito em duendes, no Papai Noel, no coelhinho da Páscoa e que o Lula não sabia de nada.
A ponte é horrivel, mas é necessaria. Sou morador de Guaruja e diversas vezes fiquei indignado com a demora das balsas e com os “espertinhos” que tentam furar a fila das mesmas (a maioria desses “espertinhos” sao de Sao Paulo). Principalmente em épocas como final de ano e feriados.
Feia é, mas deixar a populaçao de duas cidades dependendo de um serviço mal prestado é pior ainda.
Seja coerente os grandes conhecedores da região saõ os nativos que cortam caminho pelas ruas paralelas e entram na frente dos respeitaram a fila
A Ponte não é necessaria não …em Ibisa não fizeram ponte ..em Monte Carlo tambem não e varios outros lugares bonitos ..o que precisa é o Governo tomar vergonha na cara e começar a EDUCAR a população a não ter FILHOS IGUAL COELHOS ( como foi feito na Eurpa à anos atraz..) e só ganhar grana encima dessa população INFELIZ..como fazem dizendo VAMOS ACABAR COM A FOME ZERO ..ou vamos construir tal ponte ….isso é tudo balela…Nunca vai ter emprego para essa gente ..a empregada do meu pai tem 22 anos tem 4 filhos um com cada homem diferente .3 estão presos..o que será dessas crianças..O MESMO DESTINO QUE 30 ou 40 % da população …VICIADOS, LADROES….e o governo NADA….só roubando roubando roubando…cabe à pequena população pensante neste Pais FALAR FALAR e FALAR…e mostrar quem são esses politicos e o que fazem com os impostos que pagamos…diariamente.
Comentário pesado. Porem real. Infelizmente. Sou pobre moro em favela mas a verdade é bem por ai mesmo.
Ô Gomes, esse navio parado aí, o petroleiro, veio trazer o combustível para o Meianov? Ou é algum outro #Pojetosecreto seu?
Engraçado (não vou entrar no mérito da ponte) mas alguns aqui criticam o Serra por inaugurar maquete.
Mas ninguém critica o Lula por inaugurar tapa buraco em estrada… que não é obra nenhma!
Sejamos coerentes!!!
É Mario um desses maloqueiros viciados acabou de matar Clauco e seu filho…quem sabe o proximo não é Vc ou sua mulher ou sua irmã ou seu filho…
Que foto feia ….nojenta….essas pontes super faturadas…para politicos gastarem o valor de 20 ou 30 pontes e embolçarem o DINHEIRO como toda obra no Brasil…
Sou do tempo que não tinha nem a Piassaguera….e no Guaruja não tinha LADRÃO de Tenis, de carros de bicicleta,de celulares, LADROES DE TUDO ARMADOS E DROGADOS ESFAQUIANDO E MATANDO TODO MUNDO…por que não tinha FAVELAS por que era dificil chegar lá …..O pessoal da Ilha Bela que estão certos…VÃO FAZER PONTE LÁ NO %%%%$$#@!*(&que pariu bem lá no NORTE….
e eu sou do tempo que “embolçarem” se escrevia “embolsarem”, politico jà era ladrao, no Guarujà nao tinha ladrao de tenis mas os outros colegas (ladroes) também tinha e de vez em quando tambem algum maloqueiro “esfaquiava” outro maloqueiro.
Viva o “pogressio” cultural brasileiro
Mario
FG, na coluna do Ancelmo Gois de hoje tem um desenho do Serra falando ao telefone e ouvindo o seguinte: ” Alô, Serra, você poderia me dizer quem é o seu maqueteiro ?” Boa sacada, que imediatamente lembrei deste post de ontem. E corri para escrever aqui. Tchau. Saudades Eternas.
E o motoSerra não tem senso do ridículo. Foi lá inaugurar a maquete (sim, vc não ouviu mal). Veja: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=208306&q=Ponte+de+4,6+km+far%C3%A1+liga%C3%A7%C3%A3o+entre+Santos+e+Guaruj%C3%A1
Putz.
Eli da mesma forma que voce esta preocupada com os arranha-ceus da ponta da praia nao deveria estar coma fila da balsa que do lado de Santos torna-se fila dupla?
Esta ponte nao sera somente construida para a populaçao local mas visando ainda o grande fluxo de turistas que desce para a baixada que triplica a populaçao das cidades de santos e guaruja e outras proximas
Nasci, cresci, estudei e me formei em Santos, mais tbm não concordo com essa aberração, já não chega os tremendos arranha céus que estão sendo constyruindos na Ponta da Praia, agora vem essa ponte ridícula.
Olha quem tem o prazer ou desprazer de trabalhar no Guarujá ou morar por lá que se exploda, poxa, o que tem a população em geral a ver com isso, porque não aplicar essa grana na SEGURANÇA E NA SAÚDE que estão uma droga??????
Ao Sr. Eli. Se você apenas enxerga o seu próprio umbigo, mude-se para um condomínio fechado ,ganhe bastante dinheiro e pague um ótimo plano de saúde (se não der, quem sabe se exploda com suas ideias).
Tem uma estaiada meio absurda sendo construída, na maior surdina (ninguém comenta) sobre a Av. Salim Farah Maluf, entre Tatuapé e Belenzinho. Deve ser ótima para as construtoras e demais envolvidos muitos, além de cair muito bem nas fotos e vídeos que serão usados nas campanhas. Creio que é uma ponte necessária, mas se pudesse ser feita pela metade do preço… daria para construir uns 10 CEUs, umas 50 escolas…
A ponte do Tatuapé é necessária sim. Gasto em média 40 minutos por dia só para cruzar a Salim Farah Maulf , Alvaro Ramos e conseguir chegar À Radial Leste. Sei bem o que é isto…
Lembrando que as ambulâncias, corpo de bombeiros e outros órgãos usam a balsa.
Quem mora na baixada é a favor da ponte, perde muito tempo na balsa.
No projeto do Porto de Santos haveria três túneis de ligação porem nenhuma foi feito
O túnel pelo que foi dito teria que ter uma grande profundidade devido à questão geológica do local que e mangue e acredito que possuiria a mesma extensão da ponte e seu valor
Poderia ser uma ponte retrátil e não necessariamente longa e alta porem devido a quantidade de navios que passam no canal do estuário não seria adequada
Na minha opinião a ponte foi a escolha mais adequada dentre as opções
Não sei dizer se este valor esta muito alto não sou engenheiro, arquiteto ou urbanista.
Te respeito, Flávio, mas acho que você não deveria comentar de política em seu blog. Respeito sua opinião e sua visão, mas mesmo assim, acho chato.
Pedro, sou obrigado a discordar de você.
O Flavio Gomes comenta sobre o que ele quiser. O blog é dele. O espaço é dele. Ele pode se manifestar da forma que bem entender.
Se a opinião emitida é ridícula, bom…o blog é dele.
E esses comentários que “policiam” os assuntos colocados em pauta só dão abertura pra vocês tomarem as patadas características das respostas dele.
Pura idiotice.
O blog dele, mas só por isso eu sou obrigado a vê-lo fazendo propaganda política?
Servirá para outros propósitos como, prática de Bungee jumping e visita panorâmica. Agora podíamos convidar o homem aranha Francês pra fazer a inauguração. Bizarro!!!
Tá bom a ponte é necessária mesmo, mas uma ponte simples seria mais barata né? Afinal $$ público não dá em árvore, né Leão? E esse “monte de estai” é só para marcar o governo Serra, “o governador das pontes estaiadas” só assim para superar os bairros alagados. Deixa eu pegar a balsa!
Fica lá, 1 hora na balsa, entao!!
a ponte tera 80 metros de altura na parte central devido aos navios que passam no canal do estuario somente servira a carros e onibus as bicicletas como a minha continuaram a usar a balsa
todos que moram na regiao querem esta ponte a muitos anos pede-se uma obra deste porte e aparentemente sera feito
quem esta reclamando nao fica quase 20 minutos embarcado para atravessar 100 metros de uma margem para a outra
Eo projeto teve alteraçao das quase 450 casas que seriam desapropriadas agora serao somente 40 alem disso o sistema viario ja existemte nao ficara super saturado
O Amigo voce não mora por aqui e não tem idéia do que está falando!!!! Fica duas horas e trintana fila da balsa debaixo de 37 graus….e depois voce fala,,,,
Já comentaram sobre a altura dos pilares centrais. Do jeito que está vamos ter uma das 5 obras mais altas do mundo. Burj Dubai que se cuide!!!
E daqui a pouco vão apelidar de torres gêmeas!
Pô Flávio, discordo do seu comentário!! é sofrida a vida de quem atravessa a Balsa diariamente, sem falar que em dia de maré baixa raspa o assoalho na entrada e na saida…… se for rebaixado então esqueçe!!! escuto desde criança esse papo de túnel / ponte…..espero que saia do papel e qua não haja sub-faturamento!
…..espero que saia do papel e qua não haja sub-faturamento!
Milagre agora????????
Ótimo se tiver sub-faturamento. Economia para os cofres públicos. O problema é se tiver super faturamento.
Ótimo ! Mais um motivo pra eu não ir mais ao Guarujá…….
Ótimo! menos fila na balsa!
Não pego balsa, aproveite bem a fila !
Se a ponte tem que ser estaiada ou não eu não sei, mas que travessia de balsa é bom só uma vez a cada 5 anos e sem pegar fila isso é. Imagina quem atravessa o canal todos os dias que porre deve ser.
ainda bem que vivemos um país decente, pois tenho certeza que tudo será feito dentro dos conformes e sem desvio de dinheiro público.
Caros,
Nasci, cresci e moro em Santos.
Escuto falar da ponte ou tunel desde moleque.
No início da década de 90 (e eu lá com meus 14 anos) foi feita uma consulta pública sobre o assunto em Santos e no Guarujá (inclusive Vicente de Carvalho). Até onde me lembro mais de 80% da população foi favorável a construção de uma via de ligação terrestre entre as duas cidades. Quem mora em uma cidade e trabalha em outra (passei por isso durante 4 anos quando trabalhei no Guarujá) gasta, fácil, 1 hora parado na balsa (mais o custo obsceno da balsa) para passar para o outro lado. Na época da temporada de verão, para quem não está passeando, é um pesadelo: gastava 2:30h para ir de casa para o trabalho (sendo que desse tempo 2 horas eram gastos só na balsa).
Se o projeto de ponte é adequado, feio – isso é outra história. O foco é que tal tipo de ligação é necessária, demanda antiga da população da região há mais de 20 anos e, sim, se sair vai dar muito voto para quem a fizer…pois terá na região o mesmo impacto do Bolsa Família em outros locais do país.
Perfeito. Onde eu assino?
Creeeeeeeuuuuuuuuu!!!
meu amigo, se isso fosse obra do PAC , o dono do blog estaria aqui elogiando e rasgando seda para estes petralhas. só quem mora nestas localidades sabe o quanto será útil esta ponte. parabéns pelo discernimento !
E o preço do pedágio será mais caro que o da balsa?
gastar quase 1 bilhão de real porque o povo não gosta de esperar o tempo da balsa…rs.. compra uma casa em santos ao invés de gastar meu dinheiro com uma aberração destas..
o engraçado é ver o Serra inaugurando maquete..
xxxxxxxxiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii !!!
Camarada Gomov acho que “deu pobrema”, fim de semana na praia…só de Ubatuba pra cima…
Thiago, meu filho: A ponte tem que ser o mais alta possível por causa do tráfego dos Navios, já que ali é o canal de entrada do Porto.
Não enrola não, cadê o tal projeto secreto ???????
Nossa, o tal do Jonas Montanaro falou uma besteira monstro:
Quantas balsas mais ele quer que o Governo compre?
5, 10, 25, 30 , 100 balsas?
E o tráfego de Navios no canal do Porto, como fica?
E quanto a arrumar o Porto, mais uma besteira, qualquer idiota minimamente informado sabe que o Porto de Santos é de responsabilidade do Governo Federal.
Fabiano, ja que voce parece ser bem inteligente, de uma boa ideia do que se poderia fazer. Me parece que voce è um sabe tudo,……………. resolva o caso entao.
O Guarujá precisa de investimento em: Asfalto, saneamento básico, turismo, polícia… Santos precisa de: Saneamento básico, turismo, hotéis, limpar e modernizar a região do “maior porto do Brasil”… 700Mi poderia se fazer muita coisa. Até um autódromo por exemplo, mais uma ponte é o fim da picada.
Por que, nesse projeto, a ponte é tão alta? Alguém da região poderia esclarecer isso?
BEM FIZERAM ALTA POIS ALI PASSAM NAVIOS POR ISSO TEM Q SER ALTA….CONCORDO Q A VERBA PARA UMA PONTE EH ALTISSIMA…700 MILHOES….MAS Q HA UMA NECESSIDADE HA…QUEM MORA NA REGIAO SABE DISSO….ASSIM COMO MELHORAR O TRANSPORTE PUBLICO Q EH UM ROUBO NA BAIXADA….
A ponte tem q ter essa altura toda por causa dos projetos de expansão do porto, se fizerem muito baixa, o porto vai morrer aos poucos.
Para a passagem dos navios que acessam ao porto de Santos. parece que tem 80m de altura em seu ponto mais alto, medido sobre a maré cheia!
Essa ponte seria perfeita para Dubai ou Abu Dhabi
FG.
Concordo com a desnecessidade do vulto da obra. Poderia ser algo mais simples e prático. No entanto, todo frequentador do Guarujá, como você é, sabe que na temporada e nos finais de semana a travessia de balsa é insuportável.
Boa tarde Flavio,
Sempre escrevo aqui brincando, ou dando risada das pessoas que se revoltam por piloto A ser melhor que piloto B, ou por sua defesa a Lusa, ao Lada, enfim, mero entretenimento.
Hoje um pouco mais sério. Não sei quanto custa uma ponte para o governo, não sei se este valor é absurdo, mas a ponte é sim necessária Flavio.
Moro no Guarujá (Enseada) e trabalho em Santos (Centro) e todo santo dia, deixo minha Biz no estacionamento e atravesso de barca por Vicente de Carvalho (você conhece esta travessia ?), pois se eu for pelo Ferry Boat (Ponta da Praia), pago R$ 4,00 (moto), fora a gasolina até o Centro (via Cais).
Na minha modesta opinião, a ponte (independentemente deste modelo na foto) precisa ser feita e urgente, PRINCIPALMENTE para as pessoas que utilizam a travessia Vicente de Carvalho(Guarujá)-Centro(Santos) que hoje é totalmente desumana, arcaica, com a mínima infra estrutura de funcionamento, por isso que acima perguntei se você conhece essa travessia, pois se conhecesse entenderia o que digo.
A ponte, pelo que li saíria da Av. Santos Dummont, onde se localizam os terminais da margem direita (Guarujá/V. Carvalho – S. Brasil e L. Frio) até a Mário Covas em Santos, na altura dos terminais 35,36,37.
Por isso reitero que a ponte, farônica, “malufônica” ou não, é de cárater mais que urgencial, pode ser que para o paulistano ou cidadão do interior que só curte pegar a balsa de final de semana, ou feriadão, não existe a mínima importância, só que para eu que moro aqui exatos 29 anos, não deixa de ser uma válvula de escape, mas que a ponte precisa ser feita.
Claro que precisa ser feita sem superfaturamento, com empresas idôneas, com seriedade (utopia) e que não sirva de plataforma eleitoral para 2010 e que as melhorias de toda a infra estrutura não só da cidade, mas como do porto, precisam ser revistas.
Desculpa se escrevi muito, é que essa eu precisava matar no peito e sair jogando.
Ps.: As charmosíssimas balsas podem e devem ser mantidas, as da Ponta da Praia (ferry boat) estão sucateadas, mas ainda são um belo cartão postal e a Ponta da Praia não vai ser afetada, mas as de V. de Carvalho/Centro são desumanas, a DERSA e suas subsidiárias não estão nem aí com o povo que atravessa diariamente em condições precárias e eu sou usuário da mesma, por isso escrevi com conhecimento de causa.
Abs !
Disseram que as balsas serão mantidas, assim espero!
È triste ver um governo, que so pensa em gastar dinheiro. Porque fazer uma ponte, se poderia como vc mesmo disse, arrumar o porto, ou entao comprar mais balsas, no caso maiores, ou entao recuperar as mesmas com manutencao. Se o Sr. Jose Serra, pensa que fazendo ponte se elege tà muito enganado.
olha flavio, gosto de vc e seus comentarios mais tem hora que vc parece aquelas maria chorans que nao pode ver nada de diferente que nada neste mundo pode mudar, uma balsa la ainda faca mim favor, isto e coisa do tempo da vovo, mais modernizar
Tem gente inaugurando até maquete, diz Lula em São Paulo
Tem gente inaugurando até maquete, diz Lula em São Paulo
Tem gente inaugurando até maquete, diz Lula em São Paulo
Tem gente inaugurando até maquete, diz Lula em São Paulo
Tem gente inaugurando até maquete, diz Lula em São Paulo
rsrsrsrsrsrs…
Engraçado o Lula dizer isso. Foi a Recife em dezembro de 2008, no apagar das luzes do mandato do prefeito petista, inaugurar um canteiro de obras que na ocasião chamaram de parque. Tava tudo por fazer ainda. E o pior foi que consideraram realmente inagurado, porque desde então não mexeram um palha pra acabar aquele monstrengo.
Marcio, o parque é este:
http://www.youtube.com/watch?v=xbsfa_7kxrE
Passou boi, passa boiada.
Não fizeram a ponte estaiada em Sampa?
São Paulo já tem duas estaiadas e estão fazendo um viaduto estaiado no tatuapé, imagina!
700 milhões ajudaria em muito o problema dos alagamentos da capital.
…ah, ia me esquecendo. Obras de infraestrutura não aparecem aos olhos do eleitor. Logo não resultam em votos. Quanta ingenuidade a minha…
á tá, só tem paulistano no Estado né?