ABERRAÇÃO

SÃO PAULO (uma atrás da outra) – E o governo de São Paulo diz que vai fazer uma ponte entre Santos e Guarujá, onde hoje operam as charmosíssimas balsas, onde não há a menor razão para gastar R$ 700 milhões para estragar o visual da Ponta da Praia, onde o tráfego não justifica um monstrengo desses, tudo porque a megalomania parece ser uma praga a tomar conta de tudo quanto é político deste país.

Será que o governador perguntou aos moradores de Santos e do Guarujá se eles querem essa aberração arquitetônica? Será que 700 milhões não seriam suficientes para ajeitar o pútrido entorno do Porto de Santos?

Vai caçar, vai.

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Sonia
Sonia
13 anos atrás

Acho que como moradora da baixada Santista queria dizer que é de extrema urgência esta ponte, visto que a Cidade do Guáruja é uma cidade abondonada, morei lá por mais de dez anos e fui obrigada a me mudar pra Santos porque a cidade não oferece infra estrutura como: escolas, hospitais, e muitas outras coisas que precisava quando estava lá e tinha que vir buscar em Santos, tive que abrir mão de morar numa casa maravilhosa, para vir morar num apartamento, para não passar mais raiva na fila da balsa, é um desrespeito o que acontece, não dá pra acreditar!!!! portanto apesar de ninguém acreditar nesta ponte eu prefiro acreditar que um dia vou poder morar na minha casa de novo e ser feliz neste Guarujá maravilhoso!!!!!!

I 9 O R
I 9 O R
14 anos atrás
DAVI
DAVI
14 anos atrás

Desculpem os desinformados, mas esta ponte é muito necessaria sim. Só quem trabalha com o Porto de Santos é que sabe das dificuldades e o tamanho da volta que se tem que dar para ir a outra margem (Guaruja) do Porto. Quanto ao trafego não justificar, sugiro a todos irem ao Porto de Santos durante a semana e tirarem suas conclusões. As balsas só servem aos turistas…..

Eder
Eder
14 anos atrás

Respondendo ao claudio aun:

Os “nativos” fazem, e os paulistas tb. Essa é, infelizmente, a atitude de alguns brasileiros, que adoram tirar vantagem dos outros.

Roberval
Roberval
14 anos atrás

O autor do blog e algusn comentaristas me desculpem a franqueza deveria procurar se informar antes de falar besteira.

Primeiro a ponte não vai ser na ponta da praia essa foto esta desatualizada. Só procurar em qualquer uma das notícias recentes publicadas. Inclusive tem mapa mostrando as vias de acesso etc. è bem recuado na verdade.

Segundo: qual o embasamento técnico apra falar que a ponte não é necessária? Achismo? Agora argumentos técnicos a favor da ponte existem como o fato de em feriados mais 30 mil carros cruzarem o canal. E as pessoas nisso perdem horas na fila para cruzar a “charmosa” balsa (faça me rir) ou dar a volta de mais de 50km pela estrada via continente.

Terceiro: a ponte não é nem um pouco cara para o seu porte. Mais uma vez o achismo. São quase 4km de vias sendo 1estaiado. Pelas dimensoes das embarcaçoes que passam por debaixo do tabuleiro da ponte a mesma tem que ter livre embaixo dela 80 metros até a linha d’agua. E uma vez considerado a largura do canal e impossiblidade devido a navegação de se colocar pilares no meio so resta recorrer ao estaiamento do vão central. Oura opção seria fazer ela pensil que tb é um tipod e estrutura estaiada indicada para vãos ainda maiores do que esse em questão do canal de Santos. Aliás dependendo dos vãos necessarios as estruturas estaiasdas podem ter custos competitivos com as estruturas convencionais.

Quarto: Por fim acho que o objeto de crítica num deve ser a ligação em si entre as duas cidades e nem achar que não devemos faze-la enquanto a educação e o sanemaento no Brasil estiver de primeiro mundo. Semrpe se cai nesse discurso que devia fazer isso ou aquilo. Proponho que seja discutido a forma como c deve feita a ligação entre as duas cidades.

Segestoes de discussão:

A ponte deve ter pedágio para cobrir parte dos seus custos e não onerar o tesouro do estado?

Deveria ser mais discutido o desenho da ponte dado seu impacto visual?

Os pontos de acesso do lado Santista e do Guarujá negociados com os respectivos prefeitos é adequado?

Ubaldir Jr.
14 anos atrás

Um comentário de engenharia: provavelmente a maioria dos leitores aqui não sabem que as pontes estaiadas não são feitas somente visando um modelo arquitetônico. Este tipo de estrutura permite vencer vãos muito maiores que concepções estruturais mais convencionais, permitindo um espaçamento muito maior entre os pilares da ponte. No caso de Santos, une-se a necessidade ao perfil arquitetônico. A necessidade de travessia de grandes embarcações exigem vãos grandes e altos, o que é o caso em questão. Une-se a este fato a característica turística da região e temos uma obra com funções estruturais e visuais, com uma ponte “monumental”.
A concepção me parece adequada, em termos de engenharia. Quanto ao impacto visual, é natural em qualquer lugar do mundo que se faça uma obra desta natureza: muitos vão odiar, muitos vão amar. Mas todos vão lá ver.

Márcio
Márcio
14 anos atrás

Pô deixa o homem trabalhar !

Pior são as obras do PT que nem foto ou maquete podem ser vistas.

Renato
Renato
14 anos atrás

Flavio, vão acabar com Santos construindo essa ponte…Quem conhece a calma da região da ponta da praia no Pier num fim de tarde, curtindo um por do sol, sabe do que estou falando…OBRA INUTIL

claudio aun
claudio aun
14 anos atrás

FG. pouca gente sabe que Santos é uma ilha ,e que existe uma area do municipio de Santos que é continental ( do outro lado do porto), e que hoje está sem comunicação rapida com o municipio, e que a ponte ou tunel seria uma forma de agregar as duas areas

Antonio
Antonio
14 anos atrás

se essa ponte custar o dobro mas durar 80 anos sairá barato e com certeza será um dinheiro mais bem gasto do que em Copa, olimíadas, Formula 1 e formula indy

Ricardo Sacco
Ricardo Sacco
Reply to  Antonio
14 anos atrás

Lembre-se sempre: o custo não é só financeiro e a economia não é só de dinheiro. As melhores cidades do mundo mantém gabarito para construções (principalmente de altura). Por que fariam isso frente ao ilimitado progresso da engenharia de concreto armado? Simplesmente porque é certo.

Roberto Ordnas
Roberto Ordnas
14 anos atrás

ai ai…
ano eleitoral…
um inaugura maquete, outra inaugura obra inacabada ou onde não teve investimento do seu governo…

e os míopes de cada lado tentando dizer que o buraco do outro é mais sujo…

Zé-Taubaté
Zé-Taubaté
14 anos atrás

Pô, FG, deixa de ser desmancha-prazer! Se essa belezura não for construída, cumé que os coitadinhos dos empreiteiros poderão ter um lucrinho, gerando muitos empregos na construção civil, e levando riquezas à região? E depois, sabemos que estouros de 500 ou 1000% nos orçamentos de obras públicas são mais do que comuns, o que tb gera muita riqueza, principalmente pros mui probos adminstradores públicos… Nota final: eu acredito em duendes, no Papai Noel, no coelhinho da Páscoa e que o Lula não sabia de nada.

Eder
Eder
14 anos atrás

A ponte é horrivel, mas é necessaria. Sou morador de Guaruja e diversas vezes fiquei indignado com a demora das balsas e com os “espertinhos” que tentam furar a fila das mesmas (a maioria desses “espertinhos” sao de Sao Paulo). Principalmente em épocas como final de ano e feriados.
Feia é, mas deixar a populaçao de duas cidades dependendo de um serviço mal prestado é pior ainda.

claudio aun
claudio aun
Reply to  Eder
14 anos atrás

Seja coerente os grandes conhecedores da região saõ os nativos que cortam caminho pelas ruas paralelas e entram na frente dos respeitaram a fila

Lio
Lio
Reply to  Eder
14 anos atrás

A Ponte não é necessaria não …em Ibisa não fizeram ponte ..em Monte Carlo tambem não e varios outros lugares bonitos ..o que precisa é o Governo tomar vergonha na cara e começar a EDUCAR a população a não ter FILHOS IGUAL COELHOS ( como foi feito na Eurpa à anos atraz..) e só ganhar grana encima dessa população INFELIZ..como fazem dizendo VAMOS ACABAR COM A FOME ZERO ..ou vamos construir tal ponte ….isso é tudo balela…Nunca vai ter emprego para essa gente ..a empregada do meu pai tem 22 anos tem 4 filhos um com cada homem diferente .3 estão presos..o que será dessas crianças..O MESMO DESTINO QUE 30 ou 40 % da população …VICIADOS, LADROES….e o governo NADA….só roubando roubando roubando…cabe à pequena população pensante neste Pais FALAR FALAR e FALAR…e mostrar quem são esses politicos e o que fazem com os impostos que pagamos…diariamente.

Tiago
Tiago
Reply to  Lio
10 anos atrás

Comentário pesado. Porem real. Infelizmente. Sou pobre moro em favela mas a verdade é bem por ai mesmo.

Gui
Gui
14 anos atrás

Ô Gomes, esse navio parado aí, o petroleiro, veio trazer o combustível para o Meianov? Ou é algum outro #Pojetosecreto seu?

Ivan
Ivan
14 anos atrás

Engraçado (não vou entrar no mérito da ponte) mas alguns aqui criticam o Serra por inaugurar maquete.
Mas ninguém critica o Lula por inaugurar tapa buraco em estrada… que não é obra nenhma!
Sejamos coerentes!!!

Lio
Lio
Reply to  Ivan
14 anos atrás

É Mario um desses maloqueiros viciados acabou de matar Clauco e seu filho…quem sabe o proximo não é Vc ou sua mulher ou sua irmã ou seu filho…

Lio
Lio
14 anos atrás

Que foto feia ….nojenta….essas pontes super faturadas…para politicos gastarem o valor de 20 ou 30 pontes e embolçarem o DINHEIRO como toda obra no Brasil…
Sou do tempo que não tinha nem a Piassaguera….e no Guaruja não tinha LADRÃO de Tenis, de carros de bicicleta,de celulares, LADROES DE TUDO ARMADOS E DROGADOS ESFAQUIANDO E MATANDO TODO MUNDO…por que não tinha FAVELAS por que era dificil chegar lá …..O pessoal da Ilha Bela que estão certos…VÃO FAZER PONTE LÁ NO %%%%$$#!*(&que pariu bem lá no NORTE….

Mario
Mario
Reply to  Lio
14 anos atrás

e eu sou do tempo que “embolçarem” se escrevia “embolsarem”, politico jà era ladrao, no Guarujà nao tinha ladrao de tenis mas os outros colegas (ladroes) também tinha e de vez em quando tambem algum maloqueiro “esfaquiava” outro maloqueiro.
Viva o “pogressio” cultural brasileiro
Mario

Roseli Lopes - São Bernardo do Campo
Roseli Lopes - São Bernardo do Campo
14 anos atrás

FG, na coluna do Ancelmo Gois de hoje tem um desenho do Serra falando ao telefone e ouvindo o seguinte: ” Alô, Serra, você poderia me dizer quem é o seu maqueteiro ?” Boa sacada, que imediatamente lembrei deste post de ontem. E corri para escrever aqui. Tchau. Saudades Eternas.

Peloponeso
Peloponeso
14 anos atrás

E o motoSerra não tem senso do ridículo. Foi lá inaugurar a maquete (sim, vc não ouviu mal). Veja: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=208306&q=Ponte+de+4,6+km+far%C3%A1+liga%C3%A7%C3%A3o+entre+Santos+e+Guaruj%C3%A1

Putz.

David
David
14 anos atrás

Eli da mesma forma que voce esta preocupada com os arranha-ceus da ponta da praia nao deveria estar coma fila da balsa que do lado de Santos torna-se fila dupla?

Esta ponte nao sera somente construida para a populaçao local mas visando ainda o grande fluxo de turistas que desce para a baixada que triplica a populaçao das cidades de santos e guaruja e outras proximas

Eli
Eli
14 anos atrás

Nasci, cresci, estudei e me formei em Santos, mais tbm não concordo com essa aberração, já não chega os tremendos arranha céus que estão sendo constyruindos na Ponta da Praia, agora vem essa ponte ridícula.
Olha quem tem o prazer ou desprazer de trabalhar no Guarujá ou morar por lá que se exploda, poxa, o que tem a população em geral a ver com isso, porque não aplicar essa grana na SEGURANÇA E NA SAÚDE que estão uma droga??????

fernando
fernando
Reply to  Eli
14 anos atrás

Ao Sr. Eli. Se você apenas enxerga o seu próprio umbigo, mude-se para um condomínio fechado ,ganhe bastante dinheiro e pague um ótimo plano de saúde (se não der, quem sabe se exploda com suas ideias).

Eduardo Britto
Eduardo Britto
14 anos atrás

Tem uma estaiada meio absurda sendo construída, na maior surdina (ninguém comenta) sobre a Av. Salim Farah Maluf, entre Tatuapé e Belenzinho. Deve ser ótima para as construtoras e demais envolvidos muitos, além de cair muito bem nas fotos e vídeos que serão usados nas campanhas. Creio que é uma ponte necessária, mas se pudesse ser feita pela metade do preço… daria para construir uns 10 CEUs, umas 50 escolas…

Ricardo Bifulco
Ricardo Bifulco
Reply to  Eduardo Britto
14 anos atrás

A ponte do Tatuapé é necessária sim. Gasto em média 40 minutos por dia só para cruzar a Salim Farah Maulf , Alvaro Ramos e conseguir chegar À Radial Leste. Sei bem o que é isto…

David
David
14 anos atrás

Lembrando que as ambulâncias, corpo de bombeiros e outros órgãos usam a balsa.

Antonio Tigre
Antonio Tigre
14 anos atrás

Quem mora na baixada é a favor da ponte, perde muito tempo na balsa.

David
David
14 anos atrás

No projeto do Porto de Santos haveria três túneis de ligação porem nenhuma foi feito

O túnel pelo que foi dito teria que ter uma grande profundidade devido à questão geológica do local que e mangue e acredito que possuiria a mesma extensão da ponte e seu valor

Poderia ser uma ponte retrátil e não necessariamente longa e alta porem devido a quantidade de navios que passam no canal do estuário não seria adequada

Na minha opinião a ponte foi a escolha mais adequada dentre as opções

Não sei dizer se este valor esta muito alto não sou engenheiro, arquiteto ou urbanista.

Pedro Liguori
Pedro Liguori
14 anos atrás

Te respeito, Flávio, mas acho que você não deveria comentar de política em seu blog. Respeito sua opinião e sua visão, mas mesmo assim, acho chato.

Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira
Reply to  Pedro Liguori
14 anos atrás

Pedro, sou obrigado a discordar de você.

O Flavio Gomes comenta sobre o que ele quiser. O blog é dele. O espaço é dele. Ele pode se manifestar da forma que bem entender.

Se a opinião emitida é ridícula, bom…o blog é dele.

E esses comentários que “policiam” os assuntos colocados em pauta só dão abertura pra vocês tomarem as patadas características das respostas dele.

Pura idiotice.

Pedro Liguori
Pedro Liguori
Reply to  Pedro Liguori
14 anos atrás

O blog dele, mas só por isso eu sou obrigado a vê-lo fazendo propaganda política?

Anderson Martiniano de Souza
Anderson Martiniano de Souza
14 anos atrás

Servirá para outros propósitos como, prática de Bungee jumping e visita panorâmica. Agora podíamos convidar o homem aranha Francês pra fazer a inauguração. Bizarro!!!

Alonso Muchon
Alonso Muchon
14 anos atrás

Tá bom a ponte é necessária mesmo, mas uma ponte simples seria mais barata né? Afinal $$ público não dá em árvore, né Leão? E esse “monte de estai” é só para marcar o governo Serra, “o governador das pontes estaiadas” só assim para superar os bairros alagados. Deixa eu pegar a balsa!

Rodrigo Vilela
Rodrigo Vilela
Reply to  Alonso Muchon
14 anos atrás

Fica lá, 1 hora na balsa, entao!!

David
David
14 anos atrás

a ponte tera 80 metros de altura na parte central devido aos navios que passam no canal do estuario somente servira a carros e onibus as bicicletas como a minha continuaram a usar a balsa

todos que moram na regiao querem esta ponte a muitos anos pede-se uma obra deste porte e aparentemente sera feito

quem esta reclamando nao fica quase 20 minutos embarcado para atravessar 100 metros de uma margem para a outra

Eo projeto teve alteraçao das quase 450 casas que seriam desapropriadas agora serao somente 40 alem disso o sistema viario ja existemte nao ficara super saturado

Luiz fFernando
Luiz fFernando
14 anos atrás

O Amigo voce não mora por aqui e não tem idéia do que está falando!!!! Fica duas horas e trintana fila da balsa debaixo de 37 graus….e depois voce fala,,,,

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Já comentaram sobre a altura dos pilares centrais. Do jeito que está vamos ter uma das 5 obras mais altas do mundo. Burj Dubai que se cuide!!!
E daqui a pouco vão apelidar de torres gêmeas!

Danilo Bueno
Danilo Bueno
14 anos atrás

Pô Flávio, discordo do seu comentário!! é sofrida a vida de quem atravessa a Balsa diariamente, sem falar que em dia de maré baixa raspa o assoalho na entrada e na saida…… se for rebaixado então esqueçe!!! escuto desde criança esse papo de túnel / ponte…..espero que saia do papel e qua não haja sub-faturamento!

Insatisfeito com Tudo e com Todos
Insatisfeito com Tudo e com Todos
Reply to  Danilo Bueno
14 anos atrás

…..espero que saia do papel e qua não haja sub-faturamento!

Milagre agora????????

Sergio Melo
Sergio Melo
Reply to  Danilo Bueno
14 anos atrás

Ótimo se tiver sub-faturamento. Economia para os cofres públicos. O problema é se tiver super faturamento.

Minicooperfan
Minicooperfan
14 anos atrás

Ótimo ! Mais um motivo pra eu não ir mais ao Guarujá…….

Danilo Bueno
Danilo Bueno
Reply to  Minicooperfan
14 anos atrás

Ótimo! menos fila na balsa!

Minicooperfan
Minicooperfan
Reply to  Minicooperfan
14 anos atrás

Não pego balsa, aproveite bem a fila !

Alexandre Cândido
Alexandre Cândido
14 anos atrás

Se a ponte tem que ser estaiada ou não eu não sei, mas que travessia de balsa é bom só uma vez a cada 5 anos e sem pegar fila isso é. Imagina quem atravessa o canal todos os dias que porre deve ser.

Fernando
Fernando
14 anos atrás

ainda bem que vivemos um país decente, pois tenho certeza que tudo será feito dentro dos conformes e sem desvio de dinheiro público.

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

Caros,

Nasci, cresci e moro em Santos.
Escuto falar da ponte ou tunel desde moleque.
No início da década de 90 (e eu lá com meus 14 anos) foi feita uma consulta pública sobre o assunto em Santos e no Guarujá (inclusive Vicente de Carvalho). Até onde me lembro mais de 80% da população foi favorável a construção de uma via de ligação terrestre entre as duas cidades. Quem mora em uma cidade e trabalha em outra (passei por isso durante 4 anos quando trabalhei no Guarujá) gasta, fácil, 1 hora parado na balsa (mais o custo obsceno da balsa) para passar para o outro lado. Na época da temporada de verão, para quem não está passeando, é um pesadelo: gastava 2:30h para ir de casa para o trabalho (sendo que desse tempo 2 horas eram gastos só na balsa).
Se o projeto de ponte é adequado, feio – isso é outra história. O foco é que tal tipo de ligação é necessária, demanda antiga da população da região há mais de 20 anos e, sim, se sair vai dar muito voto para quem a fizer…pois terá na região o mesmo impacto do Bolsa Família em outros locais do país.

Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira
Reply to  Rodrigo
14 anos atrás

Perfeito. Onde eu assino?

Rodrigo Vilela
Rodrigo Vilela
Reply to  Rodrigo
14 anos atrás

Creeeeeeeuuuuuuuuu!!!

Antonio
Antonio
Reply to  Rodrigo
14 anos atrás

meu amigo, se isso fosse obra do PAC , o dono do blog estaria aqui elogiando e rasgando seda para estes petralhas. só quem mora nestas localidades sabe o quanto será útil esta ponte. parabéns pelo discernimento !

João de Abreu Lima
João de Abreu Lima
Reply to  Rodrigo
14 anos atrás

E o preço do pedágio será mais caro que o da balsa?

Sandro
Sandro
14 anos atrás

gastar quase 1 bilhão de real porque o povo não gosta de esperar o tempo da balsa…rs.. compra uma casa em santos ao invés de gastar meu dinheiro com uma aberração destas..

o engraçado é ver o Serra inaugurando maquete..

Zeduardo
Zeduardo
14 anos atrás

xxxxxxxxiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii !!!
Camarada Gomov acho que “deu pobrema”, fim de semana na praia…só de Ubatuba pra cima…

FABIANO ROCCO
FABIANO ROCCO
14 anos atrás

Thiago, meu filho: A ponte tem que ser o mais alta possível por causa do tráfego dos Navios, já que ali é o canal de entrada do Porto.

Henrique
Henrique
14 anos atrás

Não enrola não, cadê o tal projeto secreto ???????

FABIANO ROCCO
FABIANO ROCCO
14 anos atrás

Nossa, o tal do Jonas Montanaro falou uma besteira monstro:
Quantas balsas mais ele quer que o Governo compre?
5, 10, 25, 30 , 100 balsas?
E o tráfego de Navios no canal do Porto, como fica?
E quanto a arrumar o Porto, mais uma besteira, qualquer idiota minimamente informado sabe que o Porto de Santos é de responsabilidade do Governo Federal.

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
Reply to  FABIANO ROCCO
14 anos atrás

Fabiano, ja que voce parece ser bem inteligente, de uma boa ideia do que se poderia fazer. Me parece que voce è um sabe tudo,……………. resolva o caso entao.

Márcio Haddad
Márcio Haddad
14 anos atrás

O Guarujá precisa de investimento em: Asfalto, saneamento básico, turismo, polícia… Santos precisa de: Saneamento básico, turismo, hotéis, limpar e modernizar a região do “maior porto do Brasil”… 700Mi poderia se fazer muita coisa. Até um autódromo por exemplo, mais uma ponte é o fim da picada.

Thiago
Thiago
14 anos atrás

Por que, nesse projeto, a ponte é tão alta? Alguém da região poderia esclarecer isso?

Leonardo de Lara
Leonardo de Lara
Reply to  Thiago
14 anos atrás

BEM FIZERAM ALTA POIS ALI PASSAM NAVIOS POR ISSO TEM Q SER ALTA….CONCORDO Q A VERBA PARA UMA PONTE EH ALTISSIMA…700 MILHOES….MAS Q HA UMA NECESSIDADE HA…QUEM MORA NA REGIAO SABE DISSO….ASSIM COMO MELHORAR O TRANSPORTE PUBLICO Q EH UM ROUBO NA BAIXADA….

Marcelo
Marcelo
Reply to  Thiago
14 anos atrás

A ponte tem q ter essa altura toda por causa dos projetos de expansão do porto, se fizerem muito baixa, o porto vai morrer aos poucos.

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
Reply to  Thiago
14 anos atrás

Para a passagem dos navios que acessam ao porto de Santos. parece que tem 80m de altura em seu ponto mais alto, medido sobre a maré cheia!

Ricardo Lacerda
Ricardo Lacerda
14 anos atrás

Essa ponte seria perfeita para Dubai ou Abu Dhabi

Tiago
Tiago
14 anos atrás

FG.
Concordo com a desnecessidade do vulto da obra. Poderia ser algo mais simples e prático. No entanto, todo frequentador do Guarujá, como você é, sabe que na temporada e nos finais de semana a travessia de balsa é insuportável.

Thiago Marinho
Thiago Marinho
14 anos atrás

Boa tarde Flavio,

Sempre escrevo aqui brincando, ou dando risada das pessoas que se revoltam por piloto A ser melhor que piloto B, ou por sua defesa a Lusa, ao Lada, enfim, mero entretenimento.

Hoje um pouco mais sério. Não sei quanto custa uma ponte para o governo, não sei se este valor é absurdo, mas a ponte é sim necessária Flavio.

Moro no Guarujá (Enseada) e trabalho em Santos (Centro) e todo santo dia, deixo minha Biz no estacionamento e atravesso de barca por Vicente de Carvalho (você conhece esta travessia ?), pois se eu for pelo Ferry Boat (Ponta da Praia), pago R$ 4,00 (moto), fora a gasolina até o Centro (via Cais).

Na minha modesta opinião, a ponte (independentemente deste modelo na foto) precisa ser feita e urgente, PRINCIPALMENTE para as pessoas que utilizam a travessia Vicente de Carvalho(Guarujá)-Centro(Santos) que hoje é totalmente desumana, arcaica, com a mínima infra estrutura de funcionamento, por isso que acima perguntei se você conhece essa travessia, pois se conhecesse entenderia o que digo.

A ponte, pelo que li saíria da Av. Santos Dummont, onde se localizam os terminais da margem direita (Guarujá/V. Carvalho – S. Brasil e L. Frio) até a Mário Covas em Santos, na altura dos terminais 35,36,37.

Por isso reitero que a ponte, farônica, “malufônica” ou não, é de cárater mais que urgencial, pode ser que para o paulistano ou cidadão do interior que só curte pegar a balsa de final de semana, ou feriadão, não existe a mínima importância, só que para eu que moro aqui exatos 29 anos, não deixa de ser uma válvula de escape, mas que a ponte precisa ser feita.

Claro que precisa ser feita sem superfaturamento, com empresas idôneas, com seriedade (utopia) e que não sirva de plataforma eleitoral para 2010 e que as melhorias de toda a infra estrutura não só da cidade, mas como do porto, precisam ser revistas.

Desculpa se escrevi muito, é que essa eu precisava matar no peito e sair jogando.

Ps.: As charmosíssimas balsas podem e devem ser mantidas, as da Ponta da Praia (ferry boat) estão sucateadas, mas ainda são um belo cartão postal e a Ponta da Praia não vai ser afetada, mas as de V. de Carvalho/Centro são desumanas, a DERSA e suas subsidiárias não estão nem aí com o povo que atravessa diariamente em condições precárias e eu sou usuário da mesma, por isso escrevi com conhecimento de causa.

Abs !

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
Reply to  Thiago Marinho
14 anos atrás

Disseram que as balsas serão mantidas, assim espero!

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
14 anos atrás

È triste ver um governo, que so pensa em gastar dinheiro. Porque fazer uma ponte, se poderia como vc mesmo disse, arrumar o porto, ou entao comprar mais balsas, no caso maiores, ou entao recuperar as mesmas com manutencao. Se o Sr. Jose Serra, pensa que fazendo ponte se elege tà muito enganado.

fabricio
fabricio
14 anos atrás

olha flavio, gosto de vc e seus comentarios mais tem hora que vc parece aquelas maria chorans que nao pode ver nada de diferente que nada neste mundo pode mudar, uma balsa la ainda faca mim favor, isto e coisa do tempo da vovo, mais modernizar

Marcio
Marcio
14 anos atrás

Tem gente inaugurando até maquete, diz Lula em São Paulo

Tem gente inaugurando até maquete, diz Lula em São Paulo

Tem gente inaugurando até maquete, diz Lula em São Paulo

Tem gente inaugurando até maquete, diz Lula em São Paulo

Tem gente inaugurando até maquete, diz Lula em São Paulo

rsrsrsrsrsrs…

Thiago
Thiago
Reply to  Marcio
14 anos atrás

Engraçado o Lula dizer isso. Foi a Recife em dezembro de 2008, no apagar das luzes do mandato do prefeito petista, inaugurar um canteiro de obras que na ocasião chamaram de parque. Tava tudo por fazer ainda. E o pior foi que consideraram realmente inagurado, porque desde então não mexeram um palha pra acabar aquele monstrengo.

Anarquista
Anarquista
Reply to  Marcio
14 anos atrás

Marcio, o parque é este:
http://www.youtube.com/watch?v=xbsfa_7kxrE

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
14 anos atrás

Passou boi, passa boiada.
Não fizeram a ponte estaiada em Sampa?

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
Reply to  Roberto Zuquim
14 anos atrás

São Paulo já tem duas estaiadas e estão fazendo um viaduto estaiado no tatuapé, imagina!

Marcelo Campos
Marcelo Campos
14 anos atrás

700 milhões ajudaria em muito o problema dos alagamentos da capital.

…ah, ia me esquecendo. Obras de infraestrutura não aparecem aos olhos do eleitor. Logo não resultam em votos. Quanta ingenuidade a minha…

Carlão!
Carlão!
Reply to  Marcelo Campos
14 anos atrás

á tá, só tem paulistano no Estado né?