MENU

sábado, 27 de março de 2010 - 11:39F-1

AUSSIES (6)

SÃO PAULO (boa!) – E para fechar sobre a classificação, polêmicas à vista. A primeira, menos importante. Schumacher foi a Charlie Whiting para pedir que se faça algo sobre a questão dos pilotos que atrapalham aqueles que estão em voltas rápidas. Ele reclamou de Alonso e Hamilton. Mas evitou ataques pessoais. Referiu-se às equipes, que não avisam seus pilotos, quando estão retornando aos boxes, que tem alguém chegando numa flying lap. Considerou-se prejudicado. No Parque Fechado, foi ao cockpit de Alonso conversar com o espanhol.

Acho que não dá em nada.

A outra já é mais forte. O diz-que-diz do paddock agora é que a Red Bull tem uma espécie de suspensão ativa. Na verdade, nada eletrônico cheio de sensores, como aquelas dos anos 90. Mas um sistema engenhoso de catracas (quem tem carro rebaixado sabe como é)  que mantem o carro com a mesma altura do solo, esteja ele sem nada de gasolina, como na classificação, esteja ele abarrotado de combustível, como na corrida.

Explico. Entre a classificação e a corrida, as equipes não podem mexer nos carros. Nada de regulagens na suspensão, portanto. No máximo, calibragem de pneus. Assim, têm de sacrificar algo no sábado, porque na largada seus carros estarão mais baixos, com o peso da gasolina. Na classificação, eles ficam mais altos do que precisariam. No domingo, com o peso, voltam à altura ideal em relação ao asfalto.

A Red Bull teria um sistema que vai controlando essa altura independentemente do peso que se carrega de combustível. Assim, mesmo com o carro levinho, ele vai colado no chão. Enfia gasolina, mexe na catraca, sobe um pouco a suspensão, e ele fica na mesma altura, mesmo pesado. Estou descrevendo o sistema bem a grosso modo. Claro que é mais sofisticado que isso.

Está cheio de gente desconfiada. E pedindo esclarecimentos à FIA.

101 comentários

  1. Jansem disse:

    Caro Flávio, durante todo o treino, e após, Galvão admirou-se da diferença de tempo entre Alonso e Massa. Nós também. Pergunto então: eles formam uma equipe ou não? Porque se formam, as informações de um deviam servir pro outro, de modo que os dois sempre fossem bem colocados no grid e nacorrida. Se as equipes, de Alonso e Massa, são independentes, isto é, não trocam informações entre si, então Massa é tecnicamente inferior a Alonso, e Nelsinho Piquet tinha razão em sempre estar atrás do espanhol? Aguardo um comentário seu. Abraços de João Pessoa/PB

  2. Paulo Coimbra- Coimbra Motorsport disse:

    Não sou fã do Schumi, mas concordo com os “mais lentos”…
    Aliás, ele mesmo parece ter feito algo assim em Mônaco, se lembram?…rs
    Quanto à suposta suspensão ativa da Red Bull, seria um sistema parecido com os ajustes feitos nos carros da Nascar?
    Colocam a chave nos parafusos pelo parabrisas traseiro e apertam ou soltam…
    Mais um engenho do Newey…

  3. Josaurelio Medina disse:

    Parce que o alemão tem lógica pessoal:
    Em Monaco, atrapalhar um espanhol, pode. Na Australia, atrapalhar um alemão é pecado mortal.
    Um piloto tão “limpo” como o alemão tem moral pra reclamar…. ou ele tira o cara da corrida.

  4. HJB disse:

    A ESQUADRA ALEMÃ ESTÁ SE POSICIONANDO, POIS ENTRE OS DEZ PRIMEIROS 4 SÃO ALEMÃES. AGORA JÁ COMEÇA O CHORORO EM VIRTUDE sic DA SUSPENÇÃO DO CARRO DO VETTEL ESTAR ALTERADA. SE FOSSE O MASSINHA OU NO DO RUBINHO, NEM SE TOCARIA NO ASSUNTO.

  5. Racer-X disse:

    Torço para o Kubica. Afinal, o carro da LADA-RENAULT tem as MINHAS cores… ; )

  6. Mauricio disse:

    Mas se o sistema é mecânico, qual o problema???
    É só um cara pensar em uma alternativa brilhante que ninguém pensou para começar a choradeira?
    Eles que contratem um projetista melhor.

  7. Carlos disse:

    O Schumi é botafoguense? Esse chororô parece coisa de botafoguense.

  8. Angelo Simoes disse:

    Caro “FGR”, o que o narrador oficial da F1 para o Brasil tem contra o Hamilton? Só vi o Q3, mas ainda deu para ouvir uma de suas pérolas ao dizer que o Hamilton nao vingou na F1 e que nao merecia o título de 2008. O que ele quer do rapaz? Em três temporadas foi o mais jovem campeão, vice e já tem números melhores que muita gente. O campeonato de 2008 era do massa por que o Nelsinho Jr bateu ? Se não fossem as punições absurdas na Bélgica e no Japão, o Hamilton tinha chegado no Brasil campeão. E a geração do ingles é a mesma do Rosberg, Piquetizinho, Kova, etc…E nao o Massa. Poxa voltando ao assunto do Senna. Eu torcia por ele porque quiz e não por amor à pátria e essas bobagens, antes torcia pelo Villeneuve e Rosberg porque nao simpatizava com o Piquet. Assim como torci pelo Raikkonen, Montoya, D Hill, Sato etc… Infelizmente nao temos opçoes de mudar de canal. Bem que o Bispo podia comprar os direitos da F1 (rsss), Abs. Aposto no Alonso de novo.

  9. TBR disse:

    Boa tarde galera!!!

    Alguem mais ouviu o Galvão Bueno ou ” GBT” falando VIRGIN e não “VRT”?

  10. Breno Peixoto disse:

    Melhor o Schumacher ir chorar na cama, que é lugar quente.

  11. Ferrarista disse:

    Está claro que o Alonso já é o dono da Ferrari, a equipe inteira já está trabalhando só pra ele e não vê isso quem não quer ! O Massa levou um pau do Alonso na última corrida, levou uma coça nos treinos em Melbourne e na corrida vai levar outro couro!! Temos que ser realistas, o Zacarias está fadado a ser um novo Rubinho, o segundão da Ferrari, o fiel escudeiro de Alonsito… Pelo visto aprendeu bem com Rubinho a dar desculpas esfarrapadas após seus fracassos, na última corrida foi o motor que aqueceu demais e bebeu toda a gasolina, nesse treino foram os pneus que não aquecerem direito e o acerto do carro que não estava de acordo com seu estilo de pilotagem… Quero ver depois da corrida qual vai ser a nova desculpinha do Zaca !! É duro dizer isso mas o Brasil atualmente é o país dos segundões…

  12. Rodrigo Lombardi disse:

    Se muda a altura/ângulo, é uma alteração na suspensão, sim.

    Vai depender da linha que falar sobre o quão automáticas estão proíbidas tais regulagens nas suspensões.

    Se estiver escrito SÓ “eletronicamente ajustáveis” e a gambiarra for mecânica, tá limpo.

    Se estiver escrito “auto-ajustáveis”, perdeu, playboy.

  13. Lucius disse:

    Ross Brawn reclamando é dose. Depois do difusor deveria ficar caladinho.

  14. Fernando disse:

    schumacher é bem cara de pau hein.., nao que nao tenha razao, mas sera que ele nao lembra de Monaco 2006?

  15. Vermeulen disse:

    O regulamento diz que não poderão ser feitas alterações nas suspensões dos carros entre a classificação e a corrida. Mas o que a Red Bull fez foi criar um mecanismo que regula automaticamente a altura da suspensão de acordo com o peso da gasolina. Ninguém está mexendo no acerto, e, nesse quesito, o regulamento está sendo cumprido. Acho que morrendo de medo de levar uma sova da Red Bull e já estão querendo encontrar justificativas.

  16. gorpo disse:

    Vettel não ganha, é piloto mediano. Vence Alonso novamente e o Massinha vai começar a abrir as pernas pro espanhol, assim como fez Rubens a vida toda com o alemão.

    PS: Schummi vai pegar pódio

  17. Leo disse:

    Se o carro está na pista é porque voi inspecionado e aprovado pela FIA, então uma punição ao carro da Red Bull seria estranho já que permitiram a McLaren usar aquela asa diferente e que realmente fuciona já que o carro sempre faz as velocidades mais rapidas da pista.
    Sobre o Schummy se foi realmente atrapalhado em sua volta rápida está no seu direito de reclamar e a FIA de punir caso o ocorrido seja provado. Vale lembrar que no grupo de fiscais a FIA está colocando um piloto junto com os cartolas. Na autralia é o maior campeão das 24h de Le Mans que não lembro o nome

    • Insatisfeito com Tudo e com Todos disse:

      Alain Prost, Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Edmilson Fidelis disse:

      Essa F1!

      O tal de Alonso diz que F1 é para mostrar quem tem melhor engenharia.

      O tal de Shumi fica toda irada porque tem outro carro na pista que não o dele.

      Cambada de chatos…

      Em breve o regulamento dirá que cada carro deverá usar a pista sozinho durante tres ou quatro voltas. O mais rápido leva.

      Emocionante!

  18. vi uma entrevista do martin whitmarsch pra BBC dizendo que o sistema similar da mclaren estreia na china. acha que sao bobos?!

  19. Flávio Bragatto disse:

    Cara… esse Newey é o cara!!! Uma mente brilhante para isto.

    Acho que não deveriam f… com a Red Bul “R”, pq eles tem o melhor engenheiro e ponto final. Isto fez as outras equipes ficarem um passo atraz (como fez o Ross Brawn no ano passado)… os outros é que corram atraz.

  20. lupahp disse:

    volta na pista da australia no simulador da red bull com comentarios do mark webber

    http://www.youtube.com/watch?v=yGZPdkHzwMQ&feature=player_embedded#

  21. Jeffer disse:

    Ta explicado a pole

  22. Mercedes disse:

    O Senna era um baita chorão, sempre gesticulava com a mão para os retardatários, ta cheio de vídeos dele reclamando com a mão na pista..rs. Fora os xiliques dele com a FIA, teve até que pedir desculpas para voltar a correr uma temporada(muitos vão dizer que ele não se desculpou), normal ele era arrogante, vivia querendo dar duras em pilotos novatos(porque nunca foi pra cima do Piquet?), sera que Senna sempre estava certo e o mundo errado? Menos com os atuais pilotos…Ótimo saber que a RBR é suspeita de burlar o regulamento, Mclaren com Hamilton e Alonso jogaram sujo em 2007, Renault jogou sujo em Singapura em 2008, Mclaren com Hamilton fez trapaça no GP da AUS em 2009…bem vinda RBR! A cada dia dou mais valor aos títulos de Schumacher, ninguém é santo na F1, então que vença o mais esperto! Não era só a Beneton que estava sob suspeita em 94, tinha a Mclaren e a Wiliams querendo obter vantagens com o fornecedor com mais jogos de pneus!

    • Carlos disse:

      Nossa, q pessoa íntegra vc é. Adorei… parabéns…

    • Henri disse:

      AI COLEGA ONDE QUE FALAM DO SENNA OU DE PIQUET NESSE TEMA???? MEU VC DEVE SER BEM MAL HUMORADO E SO GOSTA MESMO DE POLEMICA NA F1, VER NA VERDADE E ACOMPANHAR A INTELIGENCIA DAS EQUIPES P/ FAZER A DIFERENÇA VC ACHA QUE É TRAPAÇA? VC PELO JEITO ACHA QUE TODOS AO SEU REDOR SO PODEM SER MELHORES UM QUE O OUTRO SE TIVER TRAPAÇA PELO JEITO……SE VC NAO GOSTA NAO ACOMPANHA SIMPLES ASSIM.

  23. Reinaldo Monteiro disse:

    Não sei por que tem gente reclamando da F1. É só mudar de canal, procurar outro blog, jogar peteca e o escambau. Povo esquisito, parece masoquista.

  24. Luiz Sergio disse:

    Já imaginaram se esse tipo de suspensão tivesse no carro do Alonso ou do próprio Shumi, Vettel ser malandro, sempre com as melhores voltas em todas as seções, mostra que tem um o carro mais rápido.

  25. Nelson disse:

    Boa tarde a todos!
    Alguem saberia informar onde encontro informacoes sobre os projetistas da F1? Só ouço falar do Adrian Newey da Red Bull, informaçoes sobre os outros saõ muito raras.
    Obrigado a todos!

  26. RCRG72 disse:

    Como é que os rivais conseguem pensar nisto. Ficam com os olhos grudados nos monitores, olhando o comportamento do carro da Red Bull?

    Ou será que foram conversas entre mecânicos das equipes?

    Será que esta suspensão existe mesmo nos carros da Red Bull? O Alonso só ficou à 192 milésimos de diferença.

    Mas Vettel cometeu dois erros em sua volta. Se o sono não me traiu acho que isso aconteceu.

    • Ivo Mamede disse:

      Parece q a suspeita se deu quando eles (as outras equipes) viram em um vídeo q o carro da redbull estava tocando o chão, sendo q era sabido q o carro estava com pouca gasolina, parece q foi isso.

  27. Valmri Lopes Vieira disse:

    Ei camarada, te leio há pelo menos quatro anos. Gosto de fomula 1 e a assisto desde 1980, tinha eu apenas dez anos. Gosto do seu modo sóbrio e honesto de falar de corridas e de pilotos; e gosto mais ainda do seu sonho irrealizável de ver um Lada, com Petrov, sendo deca- campeão de Fómula 1. Brincadeiras a parte, admiro sua forma de fazer jornalismo, é honesto, é sincero, sem ufanismo, mas bem humorado.
    Não vejo heroísmo, quando apenas se existe. Todos nós existimos.

    Parabéns pelo trabalho.

    Meu palpite tolo é: Felipe Massa em primeiro

    Valmir Lopes, de Campina Grande, na Paraíba

  28. Carlão disse:

    Putz, o Schumi tomando pau do Rosberguinho e tá agora chorando. Depois o reclamão era só o Barrichello. Sei. Manda o alemão pra … casa.

  29. Heberthy disse:

    Não existe truques. É choro de perdedor. Vettel é o Senna da vez, com uma Lotus Camel um pouco mais capaz. Não é Mclaren, nem Mercedes, nem Ferrari e muito menos Williams. Esse moleque deveria ser preterido no lugar do Alonso na Ferrari. E será – a batata do Massa já está assando. Sinceramente, a Red Bull, assim como a Lotus, não dará o título ao Vettel.

  30. Temos um Catracagate? ;-)

    O negócio tá tão “sem dono” na F1, o regulamento tão esdrúxulo, o povo dando uma de amador (vide as novatas) que todo ano é isso: tiram da cartola algum mecanismo, reclamam, avaliam, punem/aprova e decidem o campeonato na primeira metade.

    • Insatisfeito com Tudo e com Todos disse:

      Carlos, perfeito!!!!!!! Como não tem mais competição nas pistas, todo mundo tenta um extra-pista.

      Mais sujeira, como a BRAWN fez ano passado, totalmente fora do regulamento e a FIA, para dar mais emoção ao campeonato, fingiu que não era com ela…..

      Meus Deus, obrigado mais uma vez por eu ter 52 anos e ter o privilégio de ter visto Fórmula 1 de verdade nas décadas de 70 e 80!!!!!

      Isso que tá aí é outra coisa, não é F1 de verdade….

  31. Galvão disse:

    Como eles sabem disso?

  32. Mateus Daitx disse:

    Resta saber é se isso vai contra o regulamento ou se há possibilidade de entrar via “brecha” como os difusores do ano passado. Até lá, tudo é só especulação.

  33. Sanzio disse:

    Hummmm…. Deve ser um sistema parecido com o esticador de corrente dentada, por exemplo. Quando a corrente folga e o esticador chega num nível, a catraca trava e menos que aquilo ele não vai esticar.Lógico que no caso da Red Bull isso seria o inverso, conforme o carro fica leve a suspensão não sobe mais que x. O sistema é no mínimo interessante, já que o carro fica pulando a corrida toda.

  34. Dartha disse:

    Bem que me lembro que o Galvão “aceitava” que o Piquet Jr ficasse 0,7s atrás do Alonso na Renault….. hehehehe (fazia parte do jogo da Equipe, os carros eram diferentes, etc).

    O engraçado que o Galvão manteve a transmissão no ar até o Carlos Gil conseguir uma “explicação convincente” do Massa.

    Conclui uma coisa depois deste episódio:: em se tratando de brasileiro, na Ferrari, depois da “era Barrichello”, SEMPRE nos acompanhará essa núvem de que a Ferrari está fazendo jogo de equipe. E o Galvão estará aí, dando uma de “advogado”….. hehehe especulando com idéias, conjecturas, boatos, etc.

    • Mirax disse:

      No Bahrein ele fez a mesma coisa. E tentava justificar que o massa tomava pau de Alonso, pq estava gripado.

      Aí, não satisfeito, perguntou ao Luciano Burti, se a gripe poderia atrapalhar o desempenho de um piloto de F-1.

      O Burti, totalmente constragido, respondeu que poderia atraplalhar um pouco, mas que o problema do Massa era o acerto do carro e não a gripe.

  35. Mauricio disse:

    Nossa, coitado do Schumacher…Ele deve estar mesmo muito chateadinho com essas atitudes na pista.

  36. disse:

    Under Investigation. Meia mussa, meia calabreza.
    Agora que é de assustar o chão do carro do Bruno…imagina esses carros em Monza, Spa.

  37. Dartha disse:

    Bom dia, Flavio. O que vc me diz sobre o “comentário” do Nelsinho Piquet no Twitter??? hehehehe

    http://msn.lancenet.com.br/formula-1/noticias/10-03-27/725016.stm?f-1-nelsinho-piquet-da-uma-alfinetada-em-galvao-bueno-no-twitter

    Vamos ver se o Galvão vai comentar…. kkkkkk

  38. antonio disse:

    FG, embora meu comentario tenha mais a ver com o post anterior, colocarei-o neste último. Na sua opinião o que tem MAIS influencia no fato da Lotus está à frente da Hispania e da Virgin: pilotos mais experientes ou engenheiros (equipe e carro, de maneira geral) ?

  39. Ernesto Longhi disse:

    Será que Newey não copiou a suspa hidropneumática do BT49?

  40. Nilton disse:

    Pô, se não for contra o regulamento, que problema tem??

  41. Arnold disse:

    Mais uma traquinagem…..ninguém é santo na F1!!

  42. Insatisfeito com Tudo e com Todos disse:

    Porque não fazem um treino de UMA HORA para todo mundo como era? Essa negócio de “Q num sei o que” é uma merda…….

    Eu estou na tábua da beirada para dar um adeus a essa F1 de merda….. Meu saco tá prá lá de cheio de política, poliíticos, regras quebradas, etc……

  43. Alfredo disse:

    caramba, como foram descobrir esse mecanismo hein ?
    espionagem na f1 é forte !… ou eles q descreveram o sistema para algum fiscal designado devido a suspeitas ?

    • Paulo Ferreira disse:

      Descobrir que tem alguma malandragem é mole… Olha o carro no fim da classificação (sem gasolina quase) x cm de altura… olha o carro no começo da corrida (100kg +) mesmos x cm de altura…

      Como não pode fazer ajuste, e como a suspensão ativa eletrônica é proíbida bingo! Só pode ser um sistema de correção mecânico “automático”.

  44. O Red Bull-affair encaixa muito bem com o histórico dos projetos do Newey. Um primor em aerodinâmica, mas pra funcionar precisa de uma altura muito estável.

    Vamos ver no que dá.

    • Carlos Eduardo disse:

      Verdade …..

      Basta lembrarmos os apuros, pelos quais passou a Williams, quando a FIA proibiu a suspensão ativa …. mas uma coisa temos que reconhecer …. esse carequinha é bom pra caramba … ele faz mais diferença q muito piloto por aí …. basta ver as equipes pelas quais passou e o que conquistou … As Williams de outro planeta de 92-93, as campeãs com Hill, em 96, e Villeneuve, em 97 …. as Mclarens de Hakkinen de 98-99 …. o cara é foda …. e se não me engano, antes de ir para Williams, fez uns carros legais pra March em 1988 …

  45. André Calderaro disse:

    Está cheio, é de chorões. “Choramingando” e pedindo esclarecimentos à (en)FIA.

  46. Felipe Soare disse:

    São 12hs vou fazer um momento mãe diná.

    A fia vai punir o Alonso por bloquear o schumacher, fia=jean todt pai de nicolas todt empresario de felipe massa.

    Anotem, vai começar a palhaçada na ferrari.

  47. claudio aun disse:

    MUITO INTERESSANTE A RECLAMAÇÃO DO KID VIGARISTA,,,,,QUANDO TIRAVA O PÉ OU BATIA O CARRO E LARGAVA NO MEIO DA PISTA,,,,, ACHAVA QUE ERA NORMAL O COMPORTAMENTO
    NADA COMO UMA CORRIDA APÓS A OUTRA

  48. Jorge Roberto - jorgekart59 disse:

    Putz, já vão querer punir uma equipe que tem um engenheiro que usa o cérebro para ter ganho em performance??? Tá mesmo uma porcaria essa F1. Depois reclamam que não tem competição e está perdendo público.

    • Pacheco disse:

      É o que aconteceu em 2006, quando proibiram o amortecedor de massa da Renault no meio da temporada, puniram o Alonso em Monza sem qualquer razão… a F1 vira e mexe dá um jeito de favorecer seus interesses obscuros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *