CORRER É PRECISO
SÃO PAULO (viver, que se dane) – Onde as equipes nanicas e seus pilotos encontram motivação, mesmo sabendo que por mais que melhorem continuarão léguas atrás das outras? É o tema da coluna Warm Up de hoje. Leia lá, comente aqui!
SÃO PAULO (viver, que se dane) – Onde as equipes nanicas e seus pilotos encontram motivação, mesmo sabendo que por mais que melhorem continuarão léguas atrás das outras? É o tema da coluna Warm Up de hoje. Leia lá, comente aqui!
Compartilho da mesma opinião, só que pra mim correr com o meu 147, o dinheiro vem da COSA NOSTRA!!!!!
Não creio que seja descabida a comparação entre as provas do Paulista e a F1. PIloto é tudo igual, não importa onde tenha chegado. O problema é quando o cara perde a capacidade de se divertir pilotando. Aí é hora de parar e dar lugar p’ra quem gosta. Portanto, meus respeitos aos pilotos e equipes “anãs”. Correr com condições é, digamos, fácil. Permanecer na briga, mesmo sem condição de vencê-la, é para poucos. Abraço.
Belo texto Flávio. Eu gostava também de competir comigo mesmo, mas não nas pistas. Era num game de F1 (ACCOLADE). Meu nick era Bat Senna. Era tão viciado no troço, que no fim ficava difícil achar um pontinho numa curva onde pudesse tirar mais um décimo de segundo. Quando baixava o tempo, era uma vibração só ! Quando descobri que num barzinho de um amigo ele tinha esse jogo instalado num 286, achei um adversário à altura. Nunca competimos juntos, Sempre que um chegava e via o seu tempo batido pelo rival, fica o tempo que fosse necessário para que o seu nick ficasse no topo. Tempos bons esses.
Agora, voltando ao texto, nos anos 80, na era turbo, existia um campeonato diferenciado entre turbos e aspirados. Lembro vagamente disso. A diferença dos tempos era bem grande, mas acho que não tão gritante como agora. A FIA deveria fazer um campeonato separado entre as novatas. Tal como era na era turbo X aspirados.
Creio que a Hispania tem potencial para andar na frente da Lotus, da Virgin e até da Toro Rosso ou Sauber, o Bruno Senna já melhorou seu tempo em 3 segundos em relação ao pole do Baraih para Melbourne, se eles conseguirem testar antes da fase européia e a Dallara atualizar o bólido, creio que terão sucesso. OBS: O Galvão disse Virgin e não VR!
Flavio como sempre contundente…
sua coluna me fez refletir sobre estes profissionais que trabalham para ficar a 10s dos lideres, mesmo nao querendo…
antes eu achava legal ser da Mclaren, Ferrari, Williams, nas competições com meus colegas e em jogos do PS1, mas hoje tenho uma visao mais que saudosista em relação à estas equipes que foram formadas pela paixão e nao pelo negocio, apesar das equipes que hoje compõem este ‘pelotão da frente’ terem sido formadas por apaixonados, como Bruce, Enzo e Frank, mas quem em razão do tempo e as condições em que os ‘negociadores eklestone’ tranformarão a competição em vitrini de marcas, que as nossas queridas Minardis, Jordans, Tyrrels, Brabhams, Coopersucars Fittipaldis, sucumbiram diante as dividas acumuladas pela paixao de se formar apaixonados.
hoje a F1 é o que é, em razao destes apaixonados, que gostavam de acordar no domingo de manha e acompanhar uma corrida de baixo de chuva com uma Toleman voando baixo…
abraços
as pequenas são legais pra cacete, muito trabalho, frustações e poucas alegrias, e são em busca delas que correm. vão melhorar e a meta delas é se firmar para o ano que vem ter um desempenho melhor. a lotus é o carro mais legal do grid.
Amar uma Ferrari, uma MacLaren é fácil.
Quero ver amar uma Hispania, ralar para colocar um carro na pista, simplesmente é como extrair água da pedra… Tem que ter muito amor, paixão, vontade…e não pensar em resultados, pois o que vale é o prazer único de estar ali, fazendo o melhor…
Como sempre a sensibilidade ímpar do loirinho de sorriso largo ganha minha admiração!
A Minardi era sensacional. Sempre torci pela Minardi, cada pontinho da Minardi eu comemorava feito gol do meu time.
Muito boa sua coluna caro Flávio. Uma observação caso não saiba, se souber por favor desconsidere. Mas o autor desta frase quando diz que : Navegar é prreciso, viver não é preciso. Ele se refere a precisão como algo cartesiano com X e Y por exemplo, algo que navegar requer cálculos, precisão de um relógio suíço, já viver não, viver não exige uma precisão, apenas vive-se. Bom fim de semana, e torçamos pela turma do fundão, afinal é lá que sempre tem boa comida e bom papo com muita descontração.
E lembro do Nelsão que chamava esse pessoal de PELOTÃO ESTRUME!!!!!!
Azedo o nosso tri-campeão…….mas…….
Você tb parece ser bastante azedo, a julgar pelos seus comentários.
Pode acreditar Flávio ,não é só você que tem atenção especial pela turma da segundona .
Muitos como eu devem estar festejando poder ver novos nomes e modelos na F1 ,claro que um ou outro terá destinos opostos ,mas em todo esporte é assim e por que raios não seria na F1.
Lembro muito das palavras do proprio Wilsinho Fittipaldi quando estava alinhando o FD01 para o GP da Argentina de 75 .(-Não acredito!Eu estou aqui ,no grid de um GP com o meu carro!).
Essas novatas equipes de fato trazem de volta este sentimento de amor ao esporte e quem sabe não muda um pouco a forma de como o espectador nos ultimos anos foi doutrinado a assistir os GPs .
Tal piloto é tão bom quanto seu ultimo GP!( Acho que foi o Flávio Gomes que disse isso)
Só acho que a FIA deveria abrir de vez a portera ,entra quem quer e deixe de frescura.
tbm sai do ostracismo e voltei a visitar o seu bolg, e qual não foi a minha surpresa em me deparar com essa coluna……me babo toda de orgulho qdo leio seus textos…..me orgulho por vc ser brasileiro e falar a mesma lingua q eu, e eu então poder ler suas lindas, e pq não, romanticas palavras. adoro seus textos e a forma tão lírica com q vc expoe suas idéias….poucas pessoas conseguem me encantar tanto qto vc……
te amo…..bjs
Deve ser muito duro para o kovalaine sair de uma Mclaren e cair onde ele caiu, diga -se por incompentecia dele mesmo, oportunidade teve 2 vezes em equipe de ponta, o Trulli e o Glock azarados a equipe endinheiranda resolve cair fora, então eles tem que sujeitar, mas acho que a motivação vem do desafio de tirar agua de pedra, logico quando essa pedra tem agua para ser tirada, vejamos o Fisico, saiu da Renault onde era sombra do Alonso foi para Force India onde ele disse que provaria seu valor, provou saiu por cima de lá, o que aconteceu depois esquece, não foi culpa dele, admiração por equipes só tinha pela Minardi, a qual dizia ser verdadeiramente uma “EQUIPE” as outras citadas por vc digo aventureiros que quizeram fazer parte da F-1, os funcionários de todas elas sim devem merecer nosso respeito, mesmo por que muito deles estão ai trabalhando nas grandes que hoje estão na frente então as nanicas é que fazem as grandes, ou a grande F-1!
Muito legal, FG, gostei. Valeu, abs.
Vendo o Bruno na Hispania dá até um certo saudosismo comparando com o Senna em 84 na Toleman, mas como quem vive de passado é museu, bola pra frente, vamos esperar a evolução do garoto.
A disposição deles é muito bacana. E melhor ainda é perceber que o Bruno Senna não vai entrar na babaquice alheia (tomara que seja sempre assim). Ele disse que está se divertindo muito. Esse é o espírito!!!
Vai ser difícil para Di Grassi e B.Senna mostrarem serviço. Espero que consigam e tenham, posteriormente, melhores oportunidades no futuro.
Os heróis anônimos são os maiores e melhores. Nessa turma de trás sinto falta do J. Villeneuve, esse sim, a maior labareda dessa fogueira! Go ” bigsmalls”!!!
Os heróis anônimos são os maiores e melhores. Nessa turma de trás sinto falta do J. Villeneuve, esse sim, a maior labareda dessa fogueira! Go ” bigsmalls”
FG, muito interessante esse seu texto. Quando eu crescer quero ter um pouco do seu dom de escrever. Motivação é mesmo um tema difícil. Se pensar pelos novatos como o Senna e o Grassi mesmo correndo lá atrás, eles estão na F1 tão sonhada. O que sempre quiseram. A copa do mundo ou Olimpiada das corridas, talvez. Já os que desceram de posto, deve ser difícil. Como o Kovalainen e o Trulli, que já estiveram em boas equipes e bons rendimentos financeiros. Hoje, além de verem todos passarem por eles nas pistas, ainda devem ter tido uma substancial queda de salários. Mas devem gostar muito do esporte que praticam e da atmosfera que existe nas provas, um mundo particularmente diferenciado.
Li o texto e faço uma analogia a mim em relação a emprego: Trabalhei em grandes empresas, tenho mais de 40 anos, fiquei quase 2 anos parado e arrumei um novo trabalho em uma pequenissima empresa. Salário muito menor, problemas financeiros na empresa, pessoas diferentes e que acham que trabalham pra caramba. Mas, pelo ritmo que tive nos últimos 20 e poucos anos, acho tudo muito pouco, ou seja, acho que rendo muito menos que poderia e que essas pessoas nem sabem o que é carga de trabalho. O ritmo deles é lento mas acham não é. Entretanto, a vontade de ser útil e gostar do que faço, me faz ter motivação todos os dias. Independente do pouco salário e do pouco trabalho. É o que esses pilotos devem sentir, acho.
sincero, legal
Eu também tenho esse lado “outrista” que você citou, adoro acompanhar o que está acontecendo com determinados pilotos lá no fundão e comparando os resultados deles corrida após corrida.
Eu tb, acho a parte de baixo bem mais interessante e to torcendo pela spania. Em um treino e meio diminuiu a diferença para a Virgin até meio segundo e se DEUS quiser vai conseguir a partir da europa ser a melhor das novatas. To doido para ver o Bruno correr na chuva, para ver se eleconsegue tirar esse meio segundo no braço
E as sobrinhas viuvas atacam novamente……..
E aí FG, o Máximo Bueno renovou ou não o contrato com o Grande Prêmio… as colunas vão voltar?
Tá pedindo muito.
Olha lá, quem vem do lado oposto
Vem sem gosto de viver
Olha lá, que os bravos são
Escravos sãos e salvos de sofrer
Olha lá, quem acha que perder
É ser menor na vida
Olha lá, quem sempre quer vitória
E perde a glória de chorar
Eu que já não quero mais ser um vencedor
Levo a vida devagar pra não faltar amor
Olha você e diz que não
Vive a esconder o coração
Não faz isso, amigo
Já se sabe que você
Só procura abrigo
Mas não deixa ninguém ver
Por que será?
Eu que já não sou assim
Muito de ganhar
Junto às mãos ao meu redor
Faço o melhor que sou capaz
Só pra viver em paz
Ok. Vou melhorar:
“It’s a long way to the top if you wanna rock n’ roooooll!!!
o Grid só enche porque a grande maioria faz o que gosta mesmo que poucos ou raros vão aparecer na mídia, todos são dignos de muito valor e quase sempre pouco dinheiro !!!
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/03/26/aussies-1/
Grande Flavio ,Na coluna Correr é preciso, muito bem escrita por sinal, dou toda a razão que a turma de traz pode ser mais interessante que a turma da frente,Mas talvez tenha caido em contradição pois no link acima vc diz que eles podem estar fazendo papel de bobo!!!! Gomov Gomov!!!
Ta parecendo as declarações de Rubens!
Uma coisa não nega a outra. A necessidade de planos consistentes ainda perdura. Como disse, eu posso fazer papel de bobo. Creio que pilotos e equipes de F-1 não sobrevivem assim. Infelizmente.
concordo se a F1 não sobrevive, imagine outras mas continuamos olhando o grid do 1º ao último e respeitando todos !!!
Muito bom!
Passei a acompanhar os treinos livre, no site de cronometragem oficial da Formula 1, só para olhar a parte de baixo da tabela.
Pode ser sadismo, não sei, mas comemoro cada evolução de 1 segundo das 3 novatas como se fosse a disputa da pole.