MENU

Wednesday, 3 de March de 2010 - 17:44ESPN Brasil

FNM EM 3 ATOS

SÃO PAULO (semana que vem tem mais) – O material gravado com a coleção de FNMs do Osvaldo Strada ficou tão legal que a reportagem foi dividida em três partes no “Limite”, da ESPN Brasil. As duas primeiras estão aqui. Notem, quando entrarem na página, que do lado esquerdo tem dois quadrinhos indicando os links para os players. Tem de ver um de cada vez. No programa da próxima semana vai ao ar a terceira parte.

A foto abaixo é a do que mais gostei. Verde Seda é a cor. Dá pra ter nome de cor mais bacana que esse?

004fnm

44 comentários

  1. […] PAULO (impecável) – Lembram do Osvaldo Strada, o colecionador de FNMs? Foi tema de matéria no “Limite” alguns meses atrás. Ele acaba de me mandar esta foto. Quando eu estive na sua casa, estava em […]

  2. Ivan Gouveia says:

    Flavio Gomes, obrigado por nos presentear com essa matéria sensacional sobre esses caminhões que tiveram tanta importância para o progresso do nosso país.

  3. JORGE MACHADO says:

    materia maravilhosa como todas do indiana , nunca me esqueci a primeira vez que fui ao rio de janeiro , tinha 4 anos, fomos de madrugada pela dutra em um alfa com cabine rebitada e terceiro eixo tipo puxa saco , só tocava no solo quando o caminhão estava carregado . obrigado sr arnaldo selvani !

  4. Luciano Martinelli says:

    Sensacional. O mais curioso é o nome da cor ” Verde Seda” para um caminhão tão valente e imponente. Solta logo a terceira parte.

  5. Orlando Salomone says:

    O nível de restauração, pelo que vi nas fotos, é excelente. Parabéns a todos os envolvidos no processo, e a você, Flávio, pelo incentivo. Abraço.

  6. ALEX B. says:

    Flavinho, nota 10 pro Indy Gomov! Agora, estes motoristas de FNM devem estar todos surdos! O som do 11 litros é lindo, mas êta barulhão aquele! ;)

  7. rafael says:

    El comandante BIGODON!!
    Animas num F Truck?

  8. Batista Lara says:

    Flávio parabéns à você pela matéria e ao Osvaldo pela dedicação e primor. O que me chamou demais a atenção, e deu pra ver o quanto você gosta de carros antigos, (assim como eu) , foi a cara que você fez quando entrou na cabine e deu a partida …. Pareceu cara de criança quando acordou após o Natal e viu que papai noel tinha deixado o primeiro velocípede embaixo da árvore de natal! Coisa de quem gosta mesmo do que faz, e muito bem! Parabéns!!

  9. Bronca says:

    Parabéns pela matéria. Agora, cá pra nós, aqueles óculos estavam muito estranhos! O canalha adorou!

  10. Nelson Eduardo Brait says:

    Achei muito legal a reportagem sobre os FNM’s no programa LIMITE. Acredito que pessoas como o STRADA prestam um grande serviço a história do país.
    Estou ansioso pela terceira etapa.
    Sucesso!

  11. vitão says:

    ficou ótima, FG. e tinha infirmação relevante, eu não sabia que o bloco do motor era de alumínio.

  12. Fábio Amaral says:

    Flavião, parabéns pela primeira parte exibida nesta Treça-Feira!!!!
    Simplismente show de bola!!!!

  13. Carlos Galto says:

    PQP!!!
    O melhor do Indiana Gomes!!!
    Ah se eu tivesse tempo, e $tempo$…

  14. don gomes, que dia vc vai pedir aos sacripantas da ESPN Brasil para postar os videos no youtube tb.

    nao consigo assistir aqui da minha gelida, porem ensolarada Alemanha… Scheiße!

  15. Alex Melo says:

    Amigo Flávio,

    Em um país que se recusa a preservar o seu passado, a história do Sr. Strada e seus FNMs é um exemplo incrível e digno de aplausos.

    Parabéns a você e a equipe da ESPN pela matéria e ao Sr. Strada pelo acervo maravilhoso e restauração ímpar. Nunca vi nada parecido em termos de restauração automotiva, feita com tanto amor e capricho.

    Um forte abraço.

    Alex Melo

  16. guilherme says:

    Nome melhor, só se fosse Verde na Seda.

  17. Alexandre - Minas says:

    Quase fui jornalista. Uma das matérias que tive mais prazer em escrever durante meu estágio, em 2001, foi justamente sobre… o FNM! Está guardada até hoje, como grande recordação!

  18. Luciano Aparecido da Silva says:

    Caro Flavio Gomes, não consigo achar palavras para descrever o quão fantastica foi essa matéria dos FNM’s, além de tudo o dono da coleção Sr. Osvaldo ou Oswaldo me parece uma simpatia.

  19. pedro arnaldo says:

    Caro FG
    A melhor matéria do Indiana…
    è impressão minha ou a qualidade da restauração é primorosa?
    Pelas imagens sobresai o primor , bom gosto e fidelidade da recuperação que esses mitos da industria tupiniquim tiveram.
    Não existe nada parecido em relação aos nossos mercedões imagino, esta viagem no tempo é emocionante e transcende tudo que a memória pode as vezes me proporciona.
    Acho melhor vc encerrar estas reportagens, pois para aqueles que não tem um coração forte…podem sucumbir a emoção e vc tera menos fãs em pouco tempo…
    É sério amigo…

  20. Romeu says:

    Excelente a matéria com esses FêNêMês.
    Restaurações perfeitas e muito legal ver toda a dedicação e empenho do Strada.
    O modelo de FNM que eu mais gosto é justamente esse Verde Seda, que tinha os faróis logo acima dos parachoques. e ainda não usava os parabrisas curvos.
    A cara de “mau” dele é impressionante.
    A vamos pra terceira parte.

  21. geraldo nunes says:

    Uma coisa boa dos atuais caminhões: poucos são da cor prata…

  22. Very says:

    Fizeram muito pela industrialização e pela modernização do Brasil. E são imponentes até hoje, deveria haver exemplares não só em museus de auto mas em museus de história e de design.

  23. Bruno Cardoso says:

    Esses caminhões são realmente incríveis. E para quem gosta de miniaturas vale dar uma olhada no link: http://www.oficinaaberta.com.br , onde encontrei a miniatura mais perfeita de FNM e tudo feito de forma artesanal.

  24. David FNMfan says:

    Meu nome já diz tudo, muito obrigado pela matéria!!!

  25. L. Fernando says:

    Que trabalho impecável de restauração hein? Esse senhor está de parabéns pela coleção!

  26. Barrica says:

    Muito boa a reportagem. Os caminhões são lindos e realmente merecem os 3 “episódios”. Parabéns!

  27. Roberto says:

    Caro Gomes

    Em carros da firma aqui do RJ você poderia colocar o FNM Caminhão Betoneira da Concretex e teve caminhões da FIAT também. A Rural Willys Pick-up da Telerj. Gurgel da PM.

  28. Mauro José Santana Júnior says:

    Parabéns Flavio!!!

    Meu pai e eu ficamos até emocionados, pois é impossível não voltar no tempo com estes monumentos!!!!

    Parabéns!!!!!!

  29. YPVS says:

    Sensacional!
    A matéria e a coleção.
    Parabens pra ti e para o colecionador!

  30. Bianchini says:

    A matéria estava ótima, até a minha filhota (de 1 ano e meio) adorou. Estava quase dormindo, mas quando começou a passar aquele monte de caminhões ela arregalou o maior olhão e prestou uma atenção que nem piscava direito.

  31. claudio antonio cesario da silva says:

    os Fnm são maquinas que habitam o imaginario de quem curte caminhão lembro quando meu pai pilota um da firma onde ele trabalhava aquilo era demais acho que conseguiremos ver eles com 100 anos de idade rodando ainda pelas estradas

  32. General Dególe says:

    Espetacular!

    Meu pai teve um 58 com cabine Standard igualzinho o 68 Verde Amalfi ( escuro) do video.

    Mas não pegava tão bem virando na partida como esses da coleção. Aí meu pai com uma seringa injetava éter pela admissão, era bonita a explosão que dava…

  33. Felipe Olivani says:

    “Dá pra ter nome de cor mais bacana que esse?”

    Dá sim, Branco Abaeté, Bege Camboriú e Azul Tramandaí.

  34. Celso says:

    Flávio,
    Como sugestão, você poderia fazer uma matéria e entrevista com o Fernando Almeida, dono da coleção de Gol’s GTI, seria fantástico, os carros estão impecáveis!!!
    abs

  35. Flávio says:

    simplismente fantastica essa coleçao… parabens ao sr. Strada pelo cuidado dos detalhes… e otima materia Flavio….

    Abraçao… Flavio Palmesi

  36. Diego Neto says:

    Poxa, vendo a matéria lembrei de quando era criança, lá pelos meus 8 – 9 anos, haviam dois iguais à esse verde seda aí aqui na minha rua, só que já estavam bem acabados, uma pena, pois vi, também, meu pai que é torneiro mecânico montando e desmontado portas desses brutamontes aí para refazer os pinos.
    Ótima matéria hein Flávio, e curti o óculos, bem old school :p

    Abraço

  37. Celso BH says:

    Caramba ! O Strada é realmente um colecionador completo.Tá de parabens ! Mas esses óculos de Dr. Silvana
    ficou ,no mínimo , estranho FG !

    Abraço.

  38. Decio says:

    MATÉRIA E COLEÇÃO, PRIMOROSAAAAAAAAAAAAAAAA

  39. Fábio Amparo says:

    Belíssimos exemplares.

    Flávio, como sugestão: Seria interessante uma passada do indiana Gomes pelo evento de carros antigos em Águas de Lindóia, que vai de 17 a 21 de abril.

    Abraços

  40. Alexandre Bento says:

    Pelo menos essa coleção está na mão de brasileiro! Esse cara tinha que ensinar para aqueles incompetentes da ULBRA!!

  41. Roberto says:

    Flavio, parabéns pela lembrança do FNM.
    Uma das lembranças mais vivas de minha infancia foi quando vi, pude tocar e entrar no meu primeiro FNM. Acho que foi em 1975, tinha 5 anos. Fiquei estupefato com o tamanho e a imponencia daquela máquina. Era magnifico! Meu tio tinha uns três FNMs. Ele tinha uma empresa de transporte de cargas. E o mais curioso de tudo era que dois deles eram exatamente iguais aos que estão na foto que você apresenta no seu Blog.
    Tempos que não voltam. Tempos em que as pistas de asfalto eram tapetes. Existia magia quando víamos um carro. O FNM era o caminhão. Nada seria como antes.
    Que saudade!
    Um grande abraço.
    Roberto.

  42. Felipe Passos says:

    Parabéns pela matéria! Excelente! Linda a coleção!

  43. Wolf says:

    Os caminhões são SHOW!!!

    A matéria está EXCELENTE !!!!!!

    Mas esse bigodinho do Flávio tá, no mínimo, esquisitinho….

    -HAHAHAHAHAHA!!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *