quinta-feira, 11 de março de 2010 12:52 66 comentários
SÃO PAULO (tá gordo) – Vejam a raridade enviada pelo Humberto Corradi. É a Ferrari de Ickx passando pela pesagem oficial antes do GP do Brasil de 1973, o primeiro válido pelo Mundial disputado no país. Balanças Toledo!
Gostei do “Jorjão” amarelo, carro de verdade. . . .
Max Ronald
14 anos atrás
Será que ninguém notou o Dart SE (digo SE pela pintura das faixas, duas finas e outra grossa) Deve ser um 73 ou 74, amarelo com bancos xadrez amarelo e preto, com cambio de 3 marcas no assoalho. Uma raridade hoje em dia!!! Abs. Max
Otávio Richter
14 anos atrás
De fato esta pode ser considerada uma foto histórica, dos bons e românticos tempos da F1. Afortunadamente, eu estava lá.
Meu pai trabalhava na Assistência Técnica da TOLEDO, inclusive aparece na foto, de avental branco ao fundo, e fomos, em vários e seguidos GP Brasil, realizar o mesmo tipo de pesagem. Mais tarde, também vim a ser funcionário da TOLEDO.
Engana-se quem pensa que a pesagem realizada desta forma é antiquada ou mesmo ineficiente.
Como fabricante de balanças é óbvio que a TOLEDO observava o nivelamento das plataformas, fundamental para se obter uma pesagem com acuracidade.
Na época, lembro-me bem dos comentários dos mecânicos das equipes, que utilizavam as balanças para regulagem da suspensão e distribuição do peso dos carros.
Esta forma de pesagem era muito elogiada e apreciada pelas equipes.
As balanças também eram usadas como referência para nivelamento das suspensões.
Tenho fotos (“slides” !!!) dos GP´s subsequentes que enviarei para compartilhar com outros admiradores do automobilismo.
Otávio Richter
heraclito
14 anos atrás
Passei 4 anos de minha vida trabalhando na toledo, paguei minha faculdade feita em são bernardo consertando balanças, hoje sou advogado no ceará, e mundo pra dar volta, a fábrica da toledo no ipiranga ja foi a fábrica da vw, se não me engano da onde saiu o primeiro carro produzido no brasil.
Geraldo
14 anos atrás
A Toeldo não fechou … ela mudou para São Bernardo do Campo …
hugo
14 anos atrás
o amarelinho no canto da foto é um dodge dart?
Marcelo (1 Carioca em SP)
14 anos atrás
Nos bons tempos, com tudo analógico. Inclusive os cronômetros oficiais.
Marcelo
14 anos atrás
O melhor da foto é a aparição do Dodge Dart SE provavelmente 1973 ao lado na foto!!!!
Flavio Costa
14 anos atrás
De pensar que eu estava lá atrás dos boxes, ao lado dessas Ferrari, BRM, Lotus, Tyrrell, March, etc. Bons tempos românticos, em que a F1 era mais simples, acessível, sem tantas normas, regulamentos e frescuras…Que saudades!
Pedro Costa
14 anos atrás
Duas balanças? Uma de cada lado. Será que somavam o peso das duas para chagar no do carro?
Era isto mesmo ou é que estou “viajando”?
Abraços!
renato
14 anos atrás
O mais gordo nessa foto pesa 55 Kg.
DIVINO CESAR MARINARI
14 anos atrás
O abandonado autódromo de Goiânia tem um conjunto destas balanças que funcionam até hoje.Porém não podem ser usadas porque não tem a rampa para subir os carros na balança.Coisas do abandono de um local que já foi palco de eventos internacionais e divulgou o estado de Goiás para todo o mundo.
Não sei se o objetivo é medir o peso total porquese for a distribuição de peso nas rodas a medida é completamente afetada pelo nivelamento dos pratos das balanças…
Mauro José Santana Júnior
14 anos atrás
Eta tempo bom!!!!!!!!!!!
Isso sim era F1!!!!!!!!!!!!
MARCIO MOMESSO
14 anos atrás
Um Charger R/T , a Ferrari e o da direita seria um Opala 4100 ?
Barba
14 anos atrás
Peixe,
Opala
Abraço
Barba
ags
14 anos atrás
ou um maverick……….motor canadense…preto..selo preto…………quadrijet.
Aquele adesivo na tampa de válvulas?
Era só do quadrijet?
ags
14 anos atrás
opala 4.100 maron..
Fernando
14 anos atrás
Um Maverick
Júlio Previero
14 anos atrás
Tá mesmo….e não tá jogando nada.
Fábio Amparo
14 anos atrás
Seria interessante um Ferrari Day em interlagos similar ao que ocorreu no domingo, mas com a participação somente dos carros que fizeram parte da F1.
Abraços
pierre
14 anos atrás
a foto estreita no momeno em que entra na tela a publicidade abaixo do seu perfil
Edu
14 anos atrás
A propósito da foto, foi publicada essa semana no Best Cars um excelente artigo que conta brevemente a carreira vitoriosa desse belga pé de chumbo. O cara correu em várias categorias de monoposto, turismo e até rally, sendo que, se não ganhou o campeonato, pelo menos as corridas mais tradicionais ele levou o caneco.
Acho que o Flávio Gomes sabe dessa, mas vale a pena relatar: O Ickx correu no Paris-Dakar de Lada Niva e Samara
Nick B.
14 anos atrás
Ai, Fla.
Balança não, little sweet.
Não estamos nos dando bem, sabe (eu e a balança).
Faz tempo que não posso puxar ferro e, droga, ganhei umas gordurinhas indesejadas.
Carnaval foi terrível!
Fantasias escolhidas sob medida para esconder indesejados pneuzinhos.
Que treva!
Bj.
Nick B.
(ouvindo Pink Floyd nesta quinta suada e calorenta).
muito bacana. parece de um opala o outro pedaço de carro de passeio, alem do dodge na foto.
os uniformes dos caras tbem são ótimos.
e o ickx hein ? f1 e prototipos, le mans, targa florio, (tudo de ferrari !), o dakar e sei lá mais o que.
que vidinha divertida.
Alexandre Melo
14 anos atrás
Ooops… Parece que tem um Dodge Dart à esquerda e um Opalão à direita, não?
Não imaginava que dois dos nossos melhores nacionais tivessem chegado tão perto de um F1!!!
Como não tinha um Maverick, colocaram o F1
pra tentar melhorar a foto.
Não deu certo…
pierre
14 anos atrás
flavio, as fotos estão sendo achatadas. no meu computador elas aparecem normais por um segundo antes de aparecerem achatadas. essa do ickx está assim e o senna listrado também.
Roberto Martinez
14 anos atrás
O cara da direita seria o “Perú” ( que já não esta mais conosco) ?
pierre
14 anos atrás
um opala
Orlando Salomone
14 anos atrás
Um Opala 4100, com roda “gaucha”. O R/T é 73. Balanças Toledo. Há cem anos pesando a vida. (slogan deles). Linda foto. Aliás, blogueiros, por falar em Jack Ickx, não foi ele o outro piloto envolvido no acidente que matou Stephan Bellof?
vitão
14 anos atrás
a Toledo é uma empresa americana, muito antiga, e me parece que os fundadores eram portugueses que emigraram pra os EUA (?). O nome da empresa vem da cidade, Toledo, Ohio .
Para quem se lembra dos boxes antigos, esta pesagem ocorreu mais ou menos onde hoje fica o famoso box 21 da LF . E será que o inmetro aprovou essas pranchas ? e a tara deve ter sido um trabalho de chinês para calibrar.
Leon Neto
14 anos atrás
viiiiiixe! parece balança de açougue!
Arlei Suzukeiro
14 anos atrás
Otima a foto !!!!! O mais legal destas fotos é perceber o abismo que existe entre a tecnologia e o comportamento na F-1 atual e na F-1 daqueles tempos……..
Qual será a resolução / precisão das balanças utilizadas naquela época ???
Será que eles “faziam as contas” considerando gramas de combustivel, etc etc……rsrsrsrsr ?????????
S E N S A C I O N A L esta foto! Uma das mais lindas que eu já vi.
Talvez seja uma das melhores representações de uma época fabulosa para o Automobilismo mundial.
Abraço
E a fábrica da Toledo na esquina da Av. do Estado com a Rua dos Patriotas, na entrada do Ipiranga, foi para o saco em meio às infindáveis obras do fura-fila… hoje o espaço virou atacadista…
Outros tempos esses da F-1 em terras brasucas, sem frescuras… hoje em dia é tudo digital, direto para o computador, nem aparece o resultado tão claro para os simples mortais…
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Gostei do “Jorjão” amarelo, carro de verdade. . . .
Será que ninguém notou o Dart SE (digo SE pela pintura das faixas, duas finas e outra grossa) Deve ser um 73 ou 74, amarelo com bancos xadrez amarelo e preto, com cambio de 3 marcas no assoalho. Uma raridade hoje em dia!!! Abs. Max
De fato esta pode ser considerada uma foto histórica, dos bons e românticos tempos da F1. Afortunadamente, eu estava lá.
Meu pai trabalhava na Assistência Técnica da TOLEDO, inclusive aparece na foto, de avental branco ao fundo, e fomos, em vários e seguidos GP Brasil, realizar o mesmo tipo de pesagem. Mais tarde, também vim a ser funcionário da TOLEDO.
Engana-se quem pensa que a pesagem realizada desta forma é antiquada ou mesmo ineficiente.
Como fabricante de balanças é óbvio que a TOLEDO observava o nivelamento das plataformas, fundamental para se obter uma pesagem com acuracidade.
Na época, lembro-me bem dos comentários dos mecânicos das equipes, que utilizavam as balanças para regulagem da suspensão e distribuição do peso dos carros.
Esta forma de pesagem era muito elogiada e apreciada pelas equipes.
As balanças também eram usadas como referência para nivelamento das suspensões.
Tenho fotos (“slides” !!!) dos GP´s subsequentes que enviarei para compartilhar com outros admiradores do automobilismo.
Otávio Richter
Passei 4 anos de minha vida trabalhando na toledo, paguei minha faculdade feita em são bernardo consertando balanças, hoje sou advogado no ceará, e mundo pra dar volta, a fábrica da toledo no ipiranga ja foi a fábrica da vw, se não me engano da onde saiu o primeiro carro produzido no brasil.
A Toeldo não fechou … ela mudou para São Bernardo do Campo …
o amarelinho no canto da foto é um dodge dart?
Nos bons tempos, com tudo analógico. Inclusive os cronômetros oficiais.
O melhor da foto é a aparição do Dodge Dart SE provavelmente 1973 ao lado na foto!!!!
De pensar que eu estava lá atrás dos boxes, ao lado dessas Ferrari, BRM, Lotus, Tyrrell, March, etc. Bons tempos românticos, em que a F1 era mais simples, acessível, sem tantas normas, regulamentos e frescuras…Que saudades!
Duas balanças? Uma de cada lado. Será que somavam o peso das duas para chagar no do carro?
Era isto mesmo ou é que estou “viajando”?
Abraços!
O mais gordo nessa foto pesa 55 Kg.
O abandonado autódromo de Goiânia tem um conjunto destas balanças que funcionam até hoje.Porém não podem ser usadas porque não tem a rampa para subir os carros na balança.Coisas do abandono de um local que já foi palco de eventos internacionais e divulgou o estado de Goiás para todo o mundo.
Ali do lado direito?? Creio ser um Opala!
Ali do lado direito? Creio ser um Opala!
Opalão com “Gaúcha”…
Não sei se o objetivo é medir o peso total porquese for a distribuição de peso nas rodas a medida é completamente afetada pelo nivelamento dos pratos das balanças…
Eta tempo bom!!!!!!!!!!!
Isso sim era F1!!!!!!!!!!!!
Um Charger R/T , a Ferrari e o da direita seria um Opala 4100 ?
Peixe,
Opala
Abraço
Barba
ou um maverick……….motor canadense…preto..selo preto…………quadrijet.
O que seria “selo preto”?
Aquele adesivo na tampa de válvulas?
Era só do quadrijet?
opala 4.100 maron..
Um Maverick
Tá mesmo….e não tá jogando nada.
Seria interessante um Ferrari Day em interlagos similar ao que ocorreu no domingo, mas com a participação somente dos carros que fizeram parte da F1.
Abraços
a foto estreita no momeno em que entra na tela a publicidade abaixo do seu perfil
A propósito da foto, foi publicada essa semana no Best Cars um excelente artigo que conta brevemente a carreira vitoriosa desse belga pé de chumbo. O cara correu em várias categorias de monoposto, turismo e até rally, sendo que, se não ganhou o campeonato, pelo menos as corridas mais tradicionais ele levou o caneco.
Acho que o Flávio Gomes sabe dessa, mas vale a pena relatar: O Ickx correu no Paris-Dakar de Lada Niva e Samara
Ai, Fla.
Balança não, little sweet.
Não estamos nos dando bem, sabe (eu e a balança).
Faz tempo que não posso puxar ferro e, droga, ganhei umas gordurinhas indesejadas.
Carnaval foi terrível!
Fantasias escolhidas sob medida para esconder indesejados pneuzinhos.
Que treva!
Bj.
Nick B.
(ouvindo Pink Floyd nesta quinta suada e calorenta).
E o 1º treino do Ickx na Ferrari
http://www.youtube.com/watch?v=cvaUgo25Wac
Precisão é tudo… Balança é Toledo!
muito bacana. parece de um opala o outro pedaço de carro de passeio, alem do dodge na foto.
os uniformes dos caras tbem são ótimos.
e o ickx hein ? f1 e prototipos, le mans, targa florio, (tudo de ferrari !), o dakar e sei lá mais o que.
que vidinha divertida.
Ooops… Parece que tem um Dodge Dart à esquerda e um Opalão à direita, não?
Não imaginava que dois dos nossos melhores nacionais tivessem chegado tão perto de um F1!!!
[]´s.
Como não tinha um Maverick, colocaram o F1
pra tentar melhorar a foto.
Não deu certo…
flavio, as fotos estão sendo achatadas. no meu computador elas aparecem normais por um segundo antes de aparecerem achatadas. essa do ickx está assim e o senna listrado também.
O cara da direita seria o “Perú” ( que já não esta mais conosco) ?
um opala
Um Opala 4100, com roda “gaucha”. O R/T é 73. Balanças Toledo. Há cem anos pesando a vida. (slogan deles). Linda foto. Aliás, blogueiros, por falar em Jack Ickx, não foi ele o outro piloto envolvido no acidente que matou Stephan Bellof?
a Toledo é uma empresa americana, muito antiga, e me parece que os fundadores eram portugueses que emigraram pra os EUA (?). O nome da empresa vem da cidade, Toledo, Ohio .
Para quem se lembra dos boxes antigos, esta pesagem ocorreu mais ou menos onde hoje fica o famoso box 21 da LF . E será que o inmetro aprovou essas pranchas ? e a tara deve ter sido um trabalho de chinês para calibrar.
viiiiiixe! parece balança de açougue!
Otima a foto !!!!! O mais legal destas fotos é perceber o abismo que existe entre a tecnologia e o comportamento na F-1 atual e na F-1 daqueles tempos……..
Qual será a resolução / precisão das balanças utilizadas naquela época ???
Será que eles “faziam as contas” considerando gramas de combustivel, etc etc……rsrsrsrsr ?????????
S E N S A C I O N A L esta foto! Uma das mais lindas que eu já vi.
Talvez seja uma das melhores representações de uma época fabulosa para o Automobilismo mundial.
Abraço
“What a difference a day makes!”
Ops…2!
O mais charmoso da foto são os carros ao lado do F1. A esquerda um Dodge e a direita um Opala. Uma bela dupla de clássicos automotivos.
UM MAVERICK
A cronometragem oficial usavam relógios Champion, ou o que?
Parece um Opala !
Legal… e eu trampo na Toledo :)
Um Dodge SE amarelo e um Opala Especial 4100 com rodas Italmagnésio!!!!!
Fantástico! Pareciam aquelas balanças de farmácia.
No canto direito, parece um Opala, não?
Essas balanças eram as mesmas das farmacias.. Que precisão !!!
Provavelmente um Opala ou uma Caravan
E a fábrica da Toledo na esquina da Av. do Estado com a Rua dos Patriotas, na entrada do Ipiranga, foi para o saco em meio às infindáveis obras do fura-fila… hoje o espaço virou atacadista…
Outros tempos esses da F-1 em terras brasucas, sem frescuras… hoje em dia é tudo digital, direto para o computador, nem aparece o resultado tão claro para os simples mortais…