Além da pintura no padrão nacional, eu reparo nos círculos coloridos próximo do cockpit que lembram as insígnias dos aviões militares. Já vi isso em outros carros e acho que era algum outro código adicional à pintura nas cores dos países. Alguém confirma isso ?
Insatisfeito com Tudo e com Todos
14 anos atrás
Para quem não sabe: “foi administrador do autódromo de Interlagos. Foi um dos responsáveis pela volta da Fórmula 1 a essa pista, mas no entanto, não conseguiu ver a prova de 1990. Chico faleceu no dia 07 de junho de 1989, vítima de insuficiência cardíaca. Seu corpo foi cremado e suas cinzas, espalhadas pelo autódromo de Interlagos.”
Dá vontade de chorar de emoção!!!!!!!!!!!!!!!!
Carlão
14 anos atrás
Tinha que ser “macho” pra pilotar carros como esse.
Chico foi um dos grandes pilotos “brasileiros”.
Infelizmente é pouco lembrado em nosso país.
Victor Serrão
14 anos atrás
Não seria essa a Ferrari da “mentira”? Até onde me lembro, o Chico Landi foi na Itália, testou o carro e fechou o negócio com grana do governo de Getúlio Vargas. Mas quando o carro chegou no Brasil, não era exatamente o mesmo – o que veio foi um modelo inferior, bastante usado. Não teve isso, não?
Que bela foto! São fotos assim que me convencem que o passado não era em preto e branco.
Ernesto
14 anos atrás
Pois é, Chico Landi é uma figura praticamente esquecida. Se não me engano, Interlagos teve, por um tempo, o nome de Autódromo Chico Landi (ou algo parecido), mas depois mudaram para José Carlos Pace (que tb merece homenagens, mas não às custas do esquecimento de outrem). Para o grande Chico, nada restou – em compensação, Nelson Piquet tem aos montes…
Só como curiosidade: Chico Landi só não foi piloto oficial Ferrari porque discutiu com o Comendador: este não abria mão do vermelho nos carros, e Chico queria seu carro pintado de verde/amarelo.
Francisco Sacco Landi foi homenageado por algum deputado estadual, não sei quando, batizando uma rodovia estadual que liga São Manuel a Avaré, em SP. Parece que só restou esta homenagem…
Mário Mesquita
14 anos atrás
De terno e chapelão, o Chico ia ficar parecido com o Santos Dumont… eheheh.
Bom, eu tenho essa foto faz algum tempo. Foi o chassi 375-2,
Tinha no Ebay um cara vendendo um poster dessa foto. O pessoal copiou e divulgou. A corrida foi o Daily Express Trophy Silverstone, em 10/05/1952, Chico Landi chegou em 3º.
Na época me interessei e li bastante sobre esse carro. Vindo ao Brasil, foi comprada pelo piloto Celso Lara Barberis, e teve a carroceria convertida para GT, sendo que venceu várias provas. Depois, trocaram a mecânica para Corvette, e ainda depois voltaram a carroceria para monoposto.Fritz D’orey também competiu com esse carro e venceu provas. Depois dele, esse carro competiu esporadicamente com outros pilotos menos conhecidos, salvo engano, até 1966, depois não se tem notícia de que fim levou.
Roberto Martinez
14 anos atrás
Silverstone anos 50.
Helder Ramos
14 anos atrás
Grande Caique Pereira!!!! que aula maravilhosa!!!! manda sempre estas perolas de informação p/ nos, sou fã de Chico Landi e acho ele pouquissimo lembrado pelos brasileiros,que eu saiba não tem nem autodromo com o nome dele no Brasil,(apesar q/ na condição que nossos autodromos estão nem é homenagem digna….) na minha modesta opnião,foi ele o primeiro brasileiro a desbravar a Europa!!!!
Chico Cougo
14 anos atrás
Inglaterra, 1952.
Caique Pereira
14 anos atrás
Outra coisa muito importante: Como a Escuderia Bandeirantes era uma equipe brasileira, seus carros precisavam ser pintados com as cores oficiais que a FIA destinou a cada país e qualquer carro de equipe brasileira precisava ser amarelo com numeros verdes e se possível as rodas também. Os Ingleses deveriam ser Verdes (o British Racing Green – Lotus, Cooper, BRM, Vauxwall, Brabham), os Italianos vermelhos ( Maserati, Alfa e Ferrari), os Franceses azuis ( MATRA, Ligier, Gordini, Bugatti, Talbot,Alpine sempre foram azuis), os Alemães prata ( Mercedes, Auto Union), Japão branco com o sol vermelho… assim todos os países tinham cores obrigatórias…
Apenas uma explicação: Os Alemães deveriam ser BRANCOS mas nos anos 30 a Mercedes na ansia de tornar seus carros mais competitivos, raspou a pintura branca se seus W alguma coisa e os deixou Prata, daí inclusive o n ome Flexas de Prata… a Auto Union foi atrás e o Branco foi mudado para Prata.
…tornar mais competitivos, raspou a pintura branca para os carros ficarem MAIS LEVES…
Caique Pereira
14 anos atrás
Essa foi a Ferrari 375 (F1) que o Landi comprou do Comendattore Enzo e foi paga pelo Getulio Vargas. Foi pintada de amarelo e verde e com ela o Landi disputou o GP da Itália de 1951, pela “Escuderia Bandeirantes”. Depois desse GP em que ele quebrou na priomeira volta, disputou mais 5 GPs usando Maserati A6 GCM , tambem pela Escuderia Bandeirantes ( tendo o Gino Bianco como companheiro de equipe) e finalmente correu sua ultima prova no GP da Argentina de 1956, ode chegou em quarto lugar, dividindo a MAserati 250F com um piloto Italiano, cujo nome não me lembro. Na corrida seguinte, o GP de Monaco, o segundo Brasileiro marcou pontos: Hernano da Silva Ramos, com um 5º lugar de Gordini 16.
Fui…
Deve ser a Ferrari F1 1950, ano que iniciou o campeonato de F1. Portanto, pode ser a Ferrari do ano de estreia da F1.
Neanderthal
14 anos atrás
Será Silverstone?
Finalmente vejo uma foto da Ferrari dele em cores brasilianas.
Janus
14 anos atrás
É do GP da Inglaterra de 1952, Silverstone. Mas não do GP propriamente … é que Chico participou de uma corrida de suporte com essa 375 aí. Só não tenho idéia em que posição ficou …
ronaldin
14 anos atrás
sei lá…
vai uma bicuda…
Gp de bari quando ele ganhou 53???
caro scarps, mesmo nao sendo o mesmo carro disponibilize a raridade, para alegria dos aficcionados
scarps
14 anos atrás
No começo dos anos 70, eu tirei uma foto em Ribeirão Pires, numa fabrica meio desativada(de kart ou de alguem que era ligado a kartismo), que onde tinha uma mecanica Ferrari desmontada e uma carcaça parecida com essa.A entrada de ar e a grade estavam diferentes. Vou tentar achar, mas talvez alguem possa ter alguma informação.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Além da pintura no padrão nacional, eu reparo nos círculos coloridos próximo do cockpit que lembram as insígnias dos aviões militares. Já vi isso em outros carros e acho que era algum outro código adicional à pintura nas cores dos países. Alguém confirma isso ?
Para quem não sabe: “foi administrador do autódromo de Interlagos. Foi um dos responsáveis pela volta da Fórmula 1 a essa pista, mas no entanto, não conseguiu ver a prova de 1990. Chico faleceu no dia 07 de junho de 1989, vítima de insuficiência cardíaca. Seu corpo foi cremado e suas cinzas, espalhadas pelo autódromo de Interlagos.”
Dá vontade de chorar de emoção!!!!!!!!!!!!!!!!
Tinha que ser “macho” pra pilotar carros como esse.
Chico foi um dos grandes pilotos “brasileiros”.
Infelizmente é pouco lembrado em nosso país.
Não seria essa a Ferrari da “mentira”? Até onde me lembro, o Chico Landi foi na Itália, testou o carro e fechou o negócio com grana do governo de Getúlio Vargas. Mas quando o carro chegou no Brasil, não era exatamente o mesmo – o que veio foi um modelo inferior, bastante usado. Não teve isso, não?
Victor,
É essa Ferrari mesmo. O carro era usado.
Que bela foto! São fotos assim que me convencem que o passado não era em preto e branco.
Pois é, Chico Landi é uma figura praticamente esquecida. Se não me engano, Interlagos teve, por um tempo, o nome de Autódromo Chico Landi (ou algo parecido), mas depois mudaram para José Carlos Pace (que tb merece homenagens, mas não às custas do esquecimento de outrem). Para o grande Chico, nada restou – em compensação, Nelson Piquet tem aos montes…
Só como curiosidade: Chico Landi só não foi piloto oficial Ferrari porque discutiu com o Comendador: este não abria mão do vermelho nos carros, e Chico queria seu carro pintado de verde/amarelo.
Francisco Sacco Landi foi homenageado por algum deputado estadual, não sei quando, batizando uma rodovia estadual que liga São Manuel a Avaré, em SP. Parece que só restou esta homenagem…
De terno e chapelão, o Chico ia ficar parecido com o Santos Dumont… eheheh.
Bom, eu tenho essa foto faz algum tempo. Foi o chassi 375-2,
Tinha no Ebay um cara vendendo um poster dessa foto. O pessoal copiou e divulgou. A corrida foi o Daily Express Trophy Silverstone, em 10/05/1952, Chico Landi chegou em 3º.
Na época me interessei e li bastante sobre esse carro. Vindo ao Brasil, foi comprada pelo piloto Celso Lara Barberis, e teve a carroceria convertida para GT, sendo que venceu várias provas. Depois, trocaram a mecânica para Corvette, e ainda depois voltaram a carroceria para monoposto.Fritz D’orey também competiu com esse carro e venceu provas. Depois dele, esse carro competiu esporadicamente com outros pilotos menos conhecidos, salvo engano, até 1966, depois não se tem notícia de que fim levou.
Silverstone anos 50.
Grande Caique Pereira!!!! que aula maravilhosa!!!! manda sempre estas perolas de informação p/ nos, sou fã de Chico Landi e acho ele pouquissimo lembrado pelos brasileiros,que eu saiba não tem nem autodromo com o nome dele no Brasil,(apesar q/ na condição que nossos autodromos estão nem é homenagem digna….) na minha modesta opnião,foi ele o primeiro brasileiro a desbravar a Europa!!!!
Inglaterra, 1952.
Outra coisa muito importante: Como a Escuderia Bandeirantes era uma equipe brasileira, seus carros precisavam ser pintados com as cores oficiais que a FIA destinou a cada país e qualquer carro de equipe brasileira precisava ser amarelo com numeros verdes e se possível as rodas também. Os Ingleses deveriam ser Verdes (o British Racing Green – Lotus, Cooper, BRM, Vauxwall, Brabham), os Italianos vermelhos ( Maserati, Alfa e Ferrari), os Franceses azuis ( MATRA, Ligier, Gordini, Bugatti, Talbot,Alpine sempre foram azuis), os Alemães prata ( Mercedes, Auto Union), Japão branco com o sol vermelho… assim todos os países tinham cores obrigatórias…
Apenas uma explicação: Os Alemães deveriam ser BRANCOS mas nos anos 30 a Mercedes na ansia de tornar seus carros mais competitivos, raspou a pintura branca se seus W alguma coisa e os deixou Prata, daí inclusive o n ome Flexas de Prata… a Auto Union foi atrás e o Branco foi mudado para Prata.
…tornar mais competitivos, raspou a pintura branca para os carros ficarem MAIS LEVES…
Essa foi a Ferrari 375 (F1) que o Landi comprou do Comendattore Enzo e foi paga pelo Getulio Vargas. Foi pintada de amarelo e verde e com ela o Landi disputou o GP da Itália de 1951, pela “Escuderia Bandeirantes”. Depois desse GP em que ele quebrou na priomeira volta, disputou mais 5 GPs usando Maserati A6 GCM , tambem pela Escuderia Bandeirantes ( tendo o Gino Bianco como companheiro de equipe) e finalmente correu sua ultima prova no GP da Argentina de 1956, ode chegou em quarto lugar, dividindo a MAserati 250F com um piloto Italiano, cujo nome não me lembro. Na corrida seguinte, o GP de Monaco, o segundo Brasileiro marcou pontos: Hernano da Silva Ramos, com um 5º lugar de Gordini 16.
Fui…
Foto maluca. Linda!
Deve ser a Ferrari F1 1950, ano que iniciou o campeonato de F1. Portanto, pode ser a Ferrari do ano de estreia da F1.
Será Silverstone?
Finalmente vejo uma foto da Ferrari dele em cores brasilianas.
É do GP da Inglaterra de 1952, Silverstone. Mas não do GP propriamente … é que Chico participou de uma corrida de suporte com essa 375 aí. Só não tenho idéia em que posição ficou …
sei lá…
vai uma bicuda…
Gp de bari quando ele ganhou 53???
Achei a foto. Não é o mesmo carro…..
então para o delirio dos aficcionados , disponibilise essa raridade
caro scarps, mesmo nao sendo o mesmo carro disponibilize a raridade, para alegria dos aficcionados
No começo dos anos 70, eu tirei uma foto em Ribeirão Pires, numa fabrica meio desativada(de kart ou de alguem que era ligado a kartismo), que onde tinha uma mecanica Ferrari desmontada e uma carcaça parecida com essa.A entrada de ar e a grade estavam diferentes. Vou tentar achar, mas talvez alguem possa ter alguma informação.