INDY IN SAMPA (1)

SÃO PAULO (sucesso a todos) – Tem muita gente perguntando por que tenho falado pouco sobre a prova da Indy em São Paulo aqui. Nada especial. É semana de abertura da F-1, também, muito mais importante, e isso me toma muito tempo. Embora, para a cidade, o evento tenha relevância. E não é pouca. Por isso o Grande Prêmio está cheio de repórteres lá no Anhembi. Noticiário quente, portanto, vocês encontram no site.

Aqui, o máximo que posso fazer é pingar algumas curiosidades, e o faço com prazer. Apesar de ser frontalmente contra a maneira como essa corrida veio parar em São Paulo (toque de caixa e planejamento pífio, financiamento público de evento privado, prioridades da cidade negligenciadas e outras muitas razões), acho bárbaro que o Brasil volte a ter uma etapa da Indy. E espero, de verdade, que nenhum temporal atrapalhe (não deve atrapalhar, felizmente os temporais de janeiro e fevereiro cessaram), que o asfalto tenha ficado bom, que a corrida seja bem disputada, que as arquibancadas fiquem cheias, e que tudo seja um sucesso. Não torço pelo fracasso de ninguém.

Então, vamos à primeira curiosidade que pode ter passado batida diante do vasto noticiário da semana. Sabem quem vai cantar o hino americano, obrigatório em todas etapas? Ed Motta. Legal. Eu sou fanzoca de seu tio, Tim Maia, e não curto muito a linha musical que Motta adotou. Mas o cara tem voz, sem dúvida, e é excelente intérprete.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato
Renato
14 anos atrás

Hino americano no Brasil? Era só o que faltava. Que país pobre esse Brasil.

Bloptical Ed Motta Fan Club
14 anos atrás

Olá FG e amigos fãs do automobilismo.

O Ed Motta foi convidado para cantar o Hino. Queria cantar os dois.

Entretanto, e opinião nossa, o lobby do locutor oficial da corrida exigiu a Daniela Mercúrio.

Acham que o sorriso da baiana representa a alegria do nosso Brasil Varonil sempre. E claro, com os tambores do Olodum.

Entretanto, como um “evento internacional” e há exigência do Hino Americano, Ed, prontamente aceitou. Como sempre fará uma apresentação impecável.

Agora, esse negócio de vaiar o Hino de outra nação, mostra que o respeito ainda passa longe da terra brasilis.

Um abraço.

Bloptical
http://www.ed-motta.blogspot.com
http://www.twitter.com/Bloptical

Sergio
Sergio
14 anos atrás

Ed Motta: A questão nem é tanto o estilo, mas sim a simpátia e carisma que são poucas. Tá muito arriscado tomar um vaião…

Wagner
Wagner
14 anos atrás

Caro Flávio,

Duas considerações:

1)A pista está tâo ondulada que creio que alguns pilotos perderão suas obturações durante a corrida.

2)A chamada da Band para a corrida é repleta de cenas de acidentes. Sera que este fato será o chamariz para a corrida?

Entendo que o fã do automobilismo não gosta de assistir acidentes, pois sabe que em função disto, muita gente se machuca e eventualmente perde a vida.

Abraços

Natanael Souza
Natanael Souza
Reply to  Wagner
14 anos atrás

Não tenho muitos critérios, mas quando passei com meu glorioso Corsa Classic 1.0 pela “maior reta da FIndy”, senti ondulações na pista na vertiginosa velocidade de 70km/h. Imagine a 300!!!!

marcao
marcao
14 anos atrás

Quanto ao meu comentário anterior me refiro á alguns jornalistas de um dos maiores grupos de SP. “””desses jornais”””.

Que pensando na parte publicitária e na fatia que seus empregadores receberão nas campanhas para o governo de nosso estado e da campanha a presidencia da republica desse ano…Preferem se calar as verdades e não falam dos reais problemas enfrentados pela população mais carente. Problemas que todos nós vimos e alguns vivenciamos recentemente…. Nunca fui contra a F indy, no Brasil, mas agora sou e totalmente. Por ser um evento simplesmente palanqueiro.
E quanto a vc. FG, aparentemente suas palavras em seu blog tem nos levado a crer em imparciabilidade, sempre.Não seria eu a critica-lo aqui, e dessa forma. Afinal através de seu blog é que podemos nos expressar…

Quando falo do autodromo, “nosso templo” é por ve-lo cada vez mais abandonado e cheio de perfumarias pra lá e pra cá.
Hoje estão relegando até a segurança fisica dos pilotos em segundo plano… Volto a falar da pista de serviço que é usada em casos estremos e urgentes. Pista essa que está totalmente interditada por causa de um desmoronamento recente, e que, por informações de la de dentro mesmo, as obras para a recuperação da mesma só se fará na época da F-1.
As barreiras de pneus e suas mantas, que dão a primeira proteção a vcs mesmos pilotos, está em pior situação..””” A do fim da reta dos boxes, e a da curva chico landi, começo da subida do laranjinha””””, estão amarradas apenas com arames, e alguns dos jogos de pneus, que deveriam estar bem fixados com cabos de aço e tudo mais , estão apenas colocados lá.Largados mesmo….Gostaria de acreditar que esses problemas não foram soluconados ainda por falta de espaço no calendário do autodromo. Mas isso não parece ser a verdade… Parece ser mesmo um modus operandi dessa administração municipal que está hoje instalada.. Tudo em que ela tocou está pior do que estava. E nosso templo não é diferente. Infelismente…

Zé Alonso
Zé Alonso
14 anos atrás

Hino yanke aqui no Brasil!!! Que que é isso companheiro????

Victor Leôncio
Victor Leôncio
14 anos atrás

Tocar o hino estadunidense no Brasil?! Pô, sacanagem…

marcão
marcão
14 anos atrás

Já se juntaram 2, o Kassab e o “pintor” falta mais um. Aquele que parou de falar as verdades desse evento por troca de alguns dinheiros..

Coisa feia, falta de vergonha na cara. Nem em jorlalistas ditos verdadeiros podemos confiar…
E interlagos tá bom? Arrumaram a pista de serviços no final da reta oposta? Claro que não! Fica pra reforma da F-1. E rezem pra que nenhum piloto precise de ajuda rápida lá! se precisar pode ser que ela não venha a tempo.
Vc bateu seu lada, no final da reta dos box, e aquela manta saiu de lá que nem manteiga. Sabe por que? está amarrada com arames.Lá tá tudo assim, uma grande gambiarra..
E vem um ou outro e fala que tá tudo bem por lá!!!
Sei, mas deixa pra lá, daqui a dois minutos tiram esse comentário do ar mesmo!!!
Parabens….

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  marcão
14 anos atrás

Quem parou de falar do evento por causa de alguns dinheiros?

Racer-X
Racer-X
14 anos atrás

Ed Motta vai ser VAIADO. ; )

gustavobala
gustavobala
14 anos atrás

chama a vanusaaaaaaaaaaaaaaaaaa….heheheh

(ahh vai, errar o hino norte americano ia ser um desrespeito, mas eu ia rir muito)

LBM
LBM
14 anos atrás

Dois comentários:
1- Deve ser uma piada pois o tio (Tim Maia) foi expulso dos EUA;
2- Preferia a Vanusa cantando o Hino Nacional : detesto a tal Mercury (eta mulhersinha metida a besta sô !).

Schummy "Sexta Feira 13"
Schummy "Sexta Feira 13"
14 anos atrás

Flávio,

Nao sei se é mentira do Kassab, mas a prefeitura informou que a corrida vai dar lucro para a cidade de São Paulo. Então se for assim, houve retorno.

Villa
Villa
14 anos atrás

Sou mais a Vanuza …

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
14 anos atrás

Eu apenas torço para que a Daniela Mercury pelo menos não erre a letra do Hino… A Fafá de Belém, numa das corridas da Indy no Rio, trocou versos de uma parte com a da outra, simplesmente ridículo. Se for pra errar, que erre com gosto, ao estilo Vanusa!!! Risonhamente e limpidamente! :) :) :)

O problema do Ed Motta é que ele também canta ao estilo da Fat Family… Aquele estilo “que-já-deu-no-saco” forçado, oriundo dos corais de negros das igrejas norte-americanas, e que todo mundo (brancos inclusive) de uns tempos pra cá só canta assim, como se valesse para qualquer tipo de música (assistam aqueles concursos de cantores que tem na TV e vcs entenderão o que quero dizer). Apesar de ele sempre ter cantado assim desde o início, ou seja, não foi modismo, já faz muito tempo. Mas a escolha dele foi condizente: ninguém melhor do que alguém que é brasileiro e fez a maior parte da carreira nos EUA, adotando o estilo norte-americano de interpretação.

Resumindo… Acho que essa mania norte-americana de cantar hino com um único intérprete é uma papagaiada de mau-gosto e, infelizmente, tem sido usada aqui no Brasil de uns 15 anos pra cá. É muito brega. Aliás, não tem uma lei que estipula que o Hino Nacional Brasileiro deve ser cantado em “uníssono”? Presumo que, se não for instrumental, em apresentações públicas, deveria ser somente em coro…
(O arranjo instrumental que acompanhará a Daniela Mercury, que ouvi no Jornal da Band, pareceu medonho, com batida de axé misturada…)

Venax
Venax
14 anos atrás

Ed Motta apesar do parentesco com Tim Maia não tem nada a ver com o Tio, este sim um grande cantor e que sou escolher sabiamente seu repertório. Ele mesmo já disse em entrevistas que ele e o tio não tinham nenhum relacionamento pessoal quanto mais musical. Mas o Motta tem seu talento afinal no Brasil o caro sobreviver a tnto tempo com musica não deve ser dos piores.

Natanael Souza
Natanael Souza
14 anos atrás

Quem passou de carro pela pista da SPIndy300? Nunca tinha andado numa pista de verdade. Achei que o piso da Marginal está com algumas irregularidades. Na Olavo Fontoura tá mais legal. É uma delícia! Dá vontade de acelerar muito, sentindo aqueles gradis ao lado.

Rodrigo Ruiz
Rodrigo Ruiz
14 anos atrás

Bom, tb não fui muito a favor de como a prova veio a SP, mas a possibilidade de ver tudo ao vivo me deixou animado… só que um balde de água fria veio quando não me credenciaram para a prova… ai o tesão foi pro vinagre e ficou a tristeza de mais um evento importante aqui e eu fiquei de fora…

Bom, mas outra curiosidade sobre a Indy descobri agora…
Peguei isso no Terra e achei legal a iniciativa deles

Terra exibe ao vivo a Fórmula Indy

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade na internet todas as etapas da Fórmula Indy 300 da temporada 2010. Os internautas podem acompanhar as 17 provas ao vivo, near live e os melhores momentos da competição. Pela primeira vez um portal brasileiro detém os direitos de transmissão ao vivo de todas as provas da Fórmula Indy. Durante as corridas, os internautas poderão ainda interagir em tempo real com narrador e comentarista no chat, além de ter acesso a números exclusivos de cada prova.

felipe de melo
felipe de melo
14 anos atrás

a prefeitura nao poe dinheiro em interlagos especialmente com o intuito de prepara-lo pra f1? uma quantia substancialmente maior do que a investida da manutencao do mesmo mensalmente?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  felipe de melo
14 anos atrás

Também acho errado. Mas esse dinheiro tem diminuído ano a ano, porque a manutenção tem sido boa. A questão é que Interlagos é um equipamento público. Quando alguém o aluga, como a F-1, tem de recebê-lo em condições. Mas acho erradíssimo, sim, a prefeitura pagar a montagem das arquibancadas, por exemplo. De novo é dinheiro público financiando eventos privados. Sempre disse e escrevi isso.

João Vitor
João Vitor
Reply to  felipe de melo
14 anos atrás

Mas e o retorno que a F1 traz para o Brasil?
E quanto a oportunidade de assistir a F1 de perto, coisa que o governo municipal nos proporciona, ainda que caro, muitos países importantes não tem a oportunidade de estar lá.

Paulinho Perca
Paulinho Perca
14 anos atrás

Ed Motta = Chato de galochas

Cléber Porto
Cléber Porto
Reply to  Paulinho Perca
14 anos atrás

Se é chato eu não sei. Acho que não, pois uma vez fiquei na porta do camarim depois do show e o cara foi super gente fina. Agora, certeza mesmo é que está entre os melhores músicos/cantores/compositores/conhecedores/colecionadoresdo Brasil. Senão, me fala um nome melhor que surgiu no cenário de 1990 pra cá?

Lucas Rafael Chianello
14 anos atrás

Ed Motta é um grande intérprete, com certeza. Mas um brasileiro cantar o hino estadunidense? Disso eu não gostei, não.

hugo
hugo
Reply to  Lucas Rafael Chianello
14 anos atrás

É o músico brasileiro que tem melhor fluência em inglês…

EDUARDO HARRIZ
EDUARDO HARRIZ
14 anos atrás

Hoje a tarde passei pela Marginal Tietê e rodei pela pista onde vai acontecer a corrida. Para nosso dia a dia o asfalto está bom mas dá para para sentir a irregularidade do asfalto, isso a apenas 70Km/h. Passou pela minha cabeça na hora a dificuldade que os pilotos devem ter quando andarem bem mais rápido, disputando posições e fazendo curvas bemmmmm mais rápido que o Celta.

hugo
hugo
Reply to  EDUARDO HARRIZ
14 anos atrás

Essa é a “Reta dos Bandeirantes”? rs

Mário Mesquita
Mário Mesquita
14 anos atrás

Pensando bem, uma categoria que se diz internacional tocar o hino de uma país que não o anfitrião ou o do vencedor da prova, é muito escroto. Eu a uma prova da Indy aqui no Rio e não lembro disso não…

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Mário Mesquita
14 anos atrás

Com sinceridade, acho escrotíssimo numa categoria com chassis de 2001 e 2002, 20 carros, sendo 7 com brasileiros de 2ª categoria, se cantar o hino americano…o pior é que será muito melhor ouvir o hino americano com o E. Motta, que o nacional com a D. Mercury, que se acha…Esta prova deveria acontecer no Oval de Interlagos, já que não se pode utilizar o Misto…se gastaria muito menos lá do que se gasou na marginal. Vou torcer para a Bia, a melhor piloto de todos os brasileiros.

Diogo
Diogo
Reply to  Mário Mesquita
14 anos atrás

A Indy toca o hino americano e o hino do país-sede da prova. É coisa do Tony George. Na época da CART não tinha isso.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
14 anos atrás

Pelas razões exatas que o FG colocou, tenho reticências ao evento. Porém estarei lá, com uma equipe de repórteres cobrindo para um portal de notícias da Zona Norte. Torcendo pela alegria dos milhares que irão até lá. Estaremos do lado de fora, checando infraestrutura e serviços. O lado de dentro, deixa pra mídia especializada, que não é pouca. Flávio, você não vai ao evento??

Benicio
Benicio
14 anos atrás

No final do hino americano vai ter aqueles F5 remendados da FAB sobrevoando o autódromo? ha, ha, ha…

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
Reply to  Benicio
14 anos atrás

Sim, ao som daquela música do filme Top Gun – Ases Indomáveis!

Mário Salustiano
Mário Salustiano
14 anos atrás

Flávio

eu também sou dos que achavam que essa corrida não ia sair, agora torço para tudo dar certo, não seria justo que São Paulo passe vexame, abs

Alejjandro
14 anos atrás

Esse FG tá de brincadeira… Mestre Ed é o melhor músico que o Brasil já teve…

Hehehe… opiniões à parte, um colega aqui ao meu lado tinha me perguntado se eu iria à Indy em SP, e eu respondi que não… mas agora, com esta notícia, estou à procura de ingressos…

Abraço!

Regi Nat Rock
Regi Nat Rock
14 anos atrás

tomara dê tudo certo, tanto aqui quanto no Barhain e que tenhamos muitos posts e coments “up”