INDY IN SAMPA (3)

SÃO PAULO (cruzem os dedos) – E não é que olhando essa foto aí, do Carsten Horst, dá uma vontadinha de dar um pulo no Anhembi? Está com toda cara de pista, e tomara que dê tudo certo. Embora eu tenha ouvido no rádio que há previsão de chuva para domingo. Que seja. Não vindo um toró, dá para correr sem problemas. Mas não vai dar, infelizmente. Não me credenciei, porque a F-1 ocupará meu tempo neste fim de semana. Fica para a próxima.

Bem, minha coluna de hoje no Grande Prêmio é sobre a Indy em Sampa. Lá eu reforço que não sou contra corrida nenhuma, muito pelo contrário. Sou é contra o jeito como as coisas são feitas aqui em São Paulo. Não retiro uma palavra do que disse desde o dia em que se anunciou a realização da prova. Atrapalhou o trânsito, sim, o governo gastou mais do que disse que iria gastar (e, para mim, não deveria gastar nada), a cidade continua uma merda, nunca se viram tantos buracos pelas ruas e avenidas, totalmente estragadas e largadas à própria sorte (e ao azar dos motoristas), algumas falhas vão aparecer (e são normais, em pistas urbanas, ainda mais com tudo sendo feito às pressas), tem um monte de coisa errada.

Mas torço para que seja um grande espetáculo, e que no ano que vem a Indy volte, com mais planejamento e transparência.

Subscribe
Notify of
guest

102 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andre
Andre
14 anos atrás

Sou contra a fórmula Indy, primeiro porque acho de uma babaquice gigantesca ser obrigado a tocar, além do hino brasileiro, o hino norte americano. Essa é mais uma forma dos americanos babacas imporem sua cultura estúpida. Segundo porque o sambódromo, não é hoje e não foi projetado no passado para ser uma pista de corrida. Além do mais, o local apropriado para automobilismo em SP é Interlagos…não adianta os engenheiros tentarem modificar que tudo o que eles fizerem, por melhor intenção que tenham, sempre farão uma espécie de gambiarra, visto aquilo que foi dito acima. E terceiro, acho que o governo de SP deveria se preocupar em arrumar outras pistas mais importantes e que são de utilidade para o progresso de SP ao invés de tentar transformar o sambódromo em uma pista de corrido para os gringos virem aqui e ficarem reclamando…

Ed
Ed
14 anos atrás

E o Lula insite que estamos entrando para o primeiro mundo KAKAKAKAKAKAKAKÁ . . . . só se for só para ele que está saindo do governo e pegando uma aposentadoria de PRESIDENTE de 1º mundo, por volta de R$ 90 mil ! ! ! Infelizmente, ele deixa seu cargo de 8 anos, com saude, educação, esporte enfim ítens básicos para um real desenvolvimento do país na mesmice . . .Enquanto não tivermos um governo realmente sério, essas decisões de uso de dinheiro público de projetos mal elaborados vão sempre existir. Assisti o treino da Indy e me desculpem, achei a pista uma merda, pista estreita, muitas curvas de 90º, e o povão só encherga a reta do sambódromo ! ? ! ? Eita nóis, é nosso dinheirinho indo pelo ralo de novo! Aposto que essa corrida vai ser uma mer . . . tb e se terminar mais que 5 carros na pista é porque estavam passeando e não correndo ! ! !

Antonio VK
Antonio VK
14 anos atrás

Em tempo, assistir ao primeiro treino pela TV foi de doer. Em todos os sentidos, pista, qualidade de imagem, narração, etc.
Enfim, o esperado.

Antonio VK
Antonio VK
14 anos atrás

As coisas são mal feitas não só aqui em S.Paulo, são mal feita em todo Brasil.

Renato Schoen
Renato Schoen
14 anos atrás

Bom dia FG…

Suas palavras:

….reforço que não sou contra corrida nenhuma, muito pelo contrário. Sou é contra o jeito como as coisas são feitas aqui em São Paulo.

Só uma correçãozinha se me permite: Troque São Paulo por Brasil…. é o jeito que as coisas são feittas no Brasil FG…..

Em São Paulo as coisas são um pouquinho mais organizadas que no resto do país (mas só um pouquinho).

De resto concordo contigo…. e torço por um grande espetáculo.

MARCIO
MARCIO
14 anos atrás

Que paciencia vc tem que ter para ler os coments. Mas para Ladista tudo é possivel. Ou quase tudo…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
14 anos atrás

É cego, ou surdo.

Vécio
14 anos atrás

Legal a corrida no Brasil, mas a transmissão está horrível, parece coisa de amador.
Quase não há imagens de câmeras externas, por várias vezes ficou mostrando um congestionamento próximo ao rio ao lado de uma das retas, sem falar que tem uma câmera por trás de um arame farpado.
Espero que no próximo ano seja mais profissional.

Lim Mesquita Campos
Lim Mesquita Campos
14 anos atrás

Sobre São Paulo, que conheço, talvez, 0,25%, “já qui eu moru nu interiorr”: Se a região do Anhembi é feia, haveria algum lugar “bonito” em uma cidade que cresceu desordenada como um tumor?

Antonio VK
Antonio VK
Reply to  Lim Mesquita Campos
14 anos atrás

O Jardim Pantanal!

Pedro de Agostinho
Pedro de Agostinho
14 anos atrás

Teclado maldito. Pegue o SEU Corolla e corra para lá :(

Pedro de Agostinho
Pedro de Agostinho
14 anos atrás

Pegue o se Corola e corra para lá :(

Peixe
Peixe
14 anos atrás

Dá pena de ver as imagens. As ondulações beiram ao absurdo, e a falta de tração no sambódromo também não está legal.

To achando que vai dar acidente feio. Espero que não, mas to achando…

Paulo Sergio Pinheiro da Silveira
Paulo Sergio Pinheiro da Silveira
14 anos atrás

Sabe o que me deixa triste?
Vc, como os outros comentaristas de corridas, parecem torcer sempre para que as coisas não deem certo, a não ser com a formula 1.
Quando vejo, pela tv o no que se transformou o Anhembi, após o autodromo que foi lá construido, fico orgulhoso do trabalho realizado, e, vejo que finalmente se deu uma destinação a mais para um espaço ocioso da cidade, e com infra estrutura pronta.
Este olhar preconceituoso de vcs, é evidente em seus comentarios.
Outra coisa, corrida de rua é assim em todo o mundo.
Parece até que vc nunca foi em uma.
Recicle-se, ou desarme-se, por favor!

Henrique
Henrique
14 anos atrás

Putz, como prevíamos, o treino foi um desastre, até o narrador oficial concordou. Onde não tinha ondulação, a pista estava muito lisa. Como deixaram a reta do sambódromo com concreto? Pelo visto vai ter que ter trabalho hoje à noite pra ter corrida amanhã pela manhã. Isso ai com chuva vai ser show de horrores.

Leo
Leo
14 anos atrás

Também estava assistindo ao treino pela bandspots. Gostaria de elogiar o evento, más é impossível. Pista imprativável, com ondulações maiores que qualquer estacionamento que a indy já correu nos EUA, sem falar da reta do sambódromo que é impossivel de acelerar tudo! Lógico que a Milca consiguiu bater lá, no meio da reta!

E a transmissão então… edição de vídeo sofrível, imagens desfocadas, câmeras pessimamente posicionadas, que não enquadram a pista direito. Vê-se mais alambrado do que pista, tanto que praticamente so mostram imagens “onbord”.
O Luciano é “pracabá”. Como sempre ele consegue dar um jeito de elogiar o Lula, que não tem nada a ver com o evento e nunca consegue pronunciar o nome dos pilos corretamente. Triste.

Muller
Muller
14 anos atrás

E tudo começou pq vetaram Interlagos…

Queria ver gente reclamando do investimento do governo;
queria ver gente reclamando que a Globo não comenta nada;
queria ver gente falando do trânsito, exceto o da W. Luis.

Seria outra coisa, né?

Henrique
Henrique
Reply to  Muller
14 anos atrás

By the way, eu realmente não entendo o que faz um jornalista renomado como você perder tanto tempo rebatendo essa galera que não fala com coisa com coisa. Impressionante!

Raphael Barreto
Raphael Barreto
14 anos atrás

o Luciano pediu Rebolation no Ar, ele promove pra ganhar dinheiro, ou seja………. qm der mais, ele fala! por um grande acaso, amanha é a Daniela Mercury que vai cantar o hino, Carnaval de SSA, lucro pra ele…………. e vcs viram, a Dolly num carro da Indy? uau………….. Pelo amor Band, poe o Celso pra Narrar!

Oliveira
14 anos atrás

A pior coisa na SP Indy 300: a transmissão da Band….

Josaurelio Medina
Josaurelio Medina
14 anos atrás

Vc tem toda a razão. Deveria haver transparência como houve no Pan. E deveria não haver gasto nenhum a exemplo da Copa 2014 e da olimpiada 2016.
Gastar dinheiro só se for com a F1 que paga jabá e pra arrumar a pista pra ente brincar de correr. Né?
Agradeço se corrigir meu português.

Ivan
Ivan
14 anos atrás

Flavio um detalhe…
Esgtou vendo o treino livre da Indy, duas coisas:
1º Luciano “sensacional” do Valle enaltecendo tudo e mais um pouco, nem vendo as ondulações, pois tudo está maravilhoso!
2º Não tem camera no circuito e nem computador? Pois o Petrin fica passando os tempos para o Luciano “histórico” do Valle e só tem imagens de cameras “on board”!
Detalhe: Passei à pouco na região, uma delicia, a marginal está “excelente”, velocidade média 5 km/h!

Eriberto S.
Eriberto S.
14 anos atrás

Ainda bem que antes do Pan e das Olimpíadas o Rio de Janeiro já tinha resolvido TODOS os seus problemas de trânsito, de enchentes, de desigualdade social, de drogas, e principalmente de violência…

Falar de Sampa é fácil.

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Eriberto S.
14 anos atrás

Por comentários bairristas como este seu, é que este país não anda pra frente.
Mané, sou carioca e vou a SP todos os meses a mais de 30 anos. Esta pista é uma MERDA e foi exemplarmente mal planejada…a pista e a corrida. Nada tem a ver com o Rio. O que se está falando é a verdade que está sendo mostrada pela TV para o MUNDO. Estive nas enchentes durante varios dias em Janeiro e Fevereiro e por 38 milhões que é o que o KASSAB vai pagar à IRL, mais os tais 12 milhões de reais que ele gastou nessa pistinha, daria para melhorar a barra de mais de 20 mil pessoas, PAULISTANAS, que sifu nos dois primeiros meses por causa das chuvas ou melhorar os tais piscinões. São Paulo tem um Autódromo e a IRL é a nata da MERDA em termos de categoria. Nenhum destes pilortos atualmente teria condições de serem pilotos reservas da Hispania.

SIDNEY SOARES
SIDNEY SOARES
14 anos atrás

Cara, apoiei sempre suas opiniões sobre a SP Indy 300, acho que os organizadores arriscaram muito em escolher o anhenbi para realização da prova. Mas apostaram daquele fator que sempre salva os eventos por aqui: Deus é brasileiro, rs,rs.

Agora, sua presença na pista no domingo se faz necessária.
Do mesmo modo, fazer um bate papo com o pessoal do Blog da Indy, que são fanáticos, mas muito bons.

Acho que vcs tem que se acertar!

E curtir a corrida mesmo com suas “lombadas” da marginal…
Abraço!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  SIDNEY SOARES
14 anos atrás

“Se acertar”? Do que você está falando?

fabio
fabio
14 anos atrás

Lamentável que não esteja no circuíto da Indy fazendo a cobertura dessa etapa tão importante do esporte a motor em nosso país. Tenho observado que nestas ocasiões você está sempre ao lado e se desculpando por este ou aquele motivo. Não entendi até agora o porque mas, vamos em frente. Como jornalista e direcionado sua carreira para o ambito esportivo, acredito que deveria estar em todos os eventos importantes ou quase todos e não se ausentando como vem fazendo. Corra, ainda dá tempo e conte essa história em loco para gente. Um abraço

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  fabio
14 anos atrás

Ai, que paciência que preciso ter…

Marilia Compagnoni
Marilia Compagnoni
14 anos atrás

O governo precisa investir mais em educação, pra qualquer idade, assim certas pessoas que aqui comentam passariam a entender o que é uma crítica construtiva. #ProntoFalei

e tem mais comparar Indy com F1 é dose: um evento americano, onde é obrigatório que se cante o hino dos EUA, antes da prova, não importando em que país ela seja realizada…a F1 ao menos respeita o país sede

Fred Berli
Fred Berli
14 anos atrás

Caros amigos.
Acho que realmente quem acompanha este blog não poderia esperar outra posição do FG.
Sinceramente acho que ele não esta certo em tudo, porque ninguém neste mundo esta certo 100% do tempo.
Agora que este blog, diferente de outros meios de comunicação, mantém uma coerência com sua linha editorial isso é fato.
E que respeita os princípios éticos do jornalismo também o é.
Mete o pau neste blog, aquele que, disfarçado de “democrata” ou de “paladino da democracia”, vê no ato da liberdade de expressão, uma afronta a seus “valores”, determinados por um zeitgeist que a mais de um século comanda nossas vidas e nossos valores.
“Nas coxa” é um termo que vem da época da escravidão, que se referia às telhas feitas pelos escravos moldadas em suas coxas. Virou sinônimo de tudo o que é feito sem planejamento.
Não tem como defender que essa corrida foi planejada devidamente. A não ser que você seja da Band ou da Pref. de Sampa.
Enquanto isso, continuamos colônia….

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Fred Berli
14 anos atrás

Espetacular Fred!
Parabéns pela clareza e objetividade de seu post. Tem uns bôbos por aqui, que acham que ao se falar a verdade, se está torcendo contra. O correto seria fazer um planejamento sério ou se correr no Oval de Interlagos que sairia mais barato e melhor do que a PORCARIA de Pista que fizeram no Anhembi. A FIA e o Tio Bernie não se incomodariam e a corrida seria ótima, além de São Paulo ter de volta uma parte do foi o melhor traçado do MUNDO. Agora falando a verdade, a pista está de acordo com a IRL, uma merda.

Edu Rodrigues
Edu Rodrigues
14 anos atrás

Concordo com você, Gomes.
A máquina pública não deveria usar seus recursos pra financiar eventos particulares, até porque não dá o retorno alardeado aos cofres públicos.
Mas, do fundo do coração, como todo fã de automobilismo, torço pra que tudo dê certo e o evento seja grandioso o suficiente para que não se utilize recursos públicos no ano que vem, ou seja, que os patrocinadorres invistam e tudo seja auto-sustentado (tem hífen?).
A propósito: todas as matérias sobre a Indy deveriam vir estampadas com fotos da Bia Figueiredo, que é bonita, é bota e não é mala, ao contrário da Danica Patrick.

Carlos Martins
Carlos Martins
14 anos atrás

Pô Flavião, acho que o pessoal tem razão. É nítido que tu estás meio constrangido em ter de admitir que a corrida vai acontecer. Eu mesmo estava achando que as obras iriam atrasar, o que não foi o caso. Porém, concordo que os organizadores estão colocando muita coisa em risco, já que muita coisa ainda pode dar errado. A começar pela mais elementar que é a chuva. Se chover e alagar, é fiasco total e geral. Segundo, o asfalto da Marginal nunca foi testado por qualquer carro de corrida, nem mesmo um Lada passou por ali a 160km/h para ver se o bixo troteia ou galopeia. E terceiro, a segurança dos muros e guard rails, feitos de última hora. Fiquei muito surpreso com a rápida aprovação da FIA. Cheguei até a pensar em propina, mas não… não poderia ser. Eu estaria sendo leviano demais, afinal a FIA é uma instituição respeitável e acima de qualquer vicio típico dos países latinoamericanos. Jamais colocaria dim-dim nas cuecas. Por essas e por outras, temo pela vida dos pilotos. Creio que os organizadores/promotores do evento estão contando demais com a sorte. E por isso, até a torcida sincera do FG para que tudo dê certo, é importante nessa hora.

Mateus
Mateus
14 anos atrás

Flavio,

A cidade de SP tem problemas? SIM! Muitos!!! Buracos? SIM! Muitos!!! Injusticas? SIM! Muitas!!! Mas o que diabos tem a ver isso com a F. Indy ser realizada aqui? A droga do Bahrein e dos Emirados Arabes são monarquias absolutistas cujas mulheres são desprezadas, os direitos politicos e individuais estuprados e a f1 promove corridas lá com um gosto danado. Em SP temos inumeros problemas, mas a nao realizacao da corrida nao vai resolve-los… Transparencia é mais que necessaria, mas daí a querer achar pelo em ovo para dizer que a corrida não vai prestar… Discordo…

Fernando Gennaro
14 anos atrás

Aniversário de 2 anos – De Gennaro Motors

Olá amigo,

No próximo dia 15 de março a De Gennaro Motors completará dois anos de vida. Nosso amigo leitor, Thyago Szoke, produziu uma atualização em nosso layout do blog. Agora nosso logo possui uma bandeira quadriculada no fundo da imagem junto com o novo grafismo das bandeiras do Brasil e da Itália. O logo da Série Caminhão nos EUA também recebeu uma atualização na imagem de fundo.

Gostaria de agradecer a todos os amigos, leitores e colaboradores pela audiência que o blog vem conquistando.

Entre no http://www.degennaromotors.blogspot.com e conheço os novos logos do blog.

Outros posts:

Confira o vídeo de Las Vegas, produzido por Marcos “Tenere”, direto dos EUA.

Um abraço,

Fernando A. De Gennaro
Editor Chefe

Cel: 55 (19) 9777-3664

De Gennaro Motors
http://www.degennaromotors.blogspot.com

Varlei
Varlei
14 anos atrás

Independente das criticas, acho que é positivo qualquer corrida de fama internacional que seja promovida no Brasil, caramba será que nós brasileiros somos obrigados a gostar só de futebol,vamos torcer pelos nossos pilotos para o mundo saber que aqui não e só samba,bunda e futebol.
Boa sorte a todos pilotos que tem a coragem e acima de tudo ser BRASILEIRO de sentar em um carro a 350km.

João Paulo
14 anos atrás

Flávio, com certeza você já notou mas não posso deixar de repetir !! A Globo escondeu a Indy !! Incrível mesmo! Mais uma prova que esse emissora não é nada saudável! Ela controla o que se fala e o que “acontece” no país! Não vejo muito a TV Band, mas será que ela também escondeu a estréia da F1??

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  João Paulo
14 anos atrás

João Paulo,

A globo faz igualzinho a Band com a F1, pelo amor de Deus, ou Vc se sintoniza a Band?

Ricardo
Ricardo
14 anos atrás

Eu fico impressionado com intolerância dos comentários. Qualquer um que tenham uma opinião que seja diferente é imediatamente ofendido. Ninguém é obrigado a concordar com o que está escrito no blog, mas quando se discorda há maneiras mais educadas de se criticar. Enquanto houver essa mentalidadezinha de picuinha por discordância de opiniões muitas oportunidades de crescimento serão perdidas. Em todos os aspectos.

Enfim… são pessoas que não sabem como é sorte ter um contraponto a nossas próprias opinões.

Esse blog é excelente, apesar dos Ladas, da Portuguesa… e do Gerd.

mauricio
mauricio
14 anos atrás

Você quase assumiu que estava errado,o que no seu caso já é um grande passo.
abraços

Biel
Biel
14 anos atrás

Larga de ser cuzão FG, critica tudo, vc acha que em outros países onde há provas de rua o povo tbm não se fode????

Aliás desde os tempos modernos os povos só se fodem….

Hyder
Hyder
14 anos atrás

Simplesmente perfeito !!! Vc escreveu uma verdade que mtas vezes os apaixonados cegam as vistas neste instante. Em nenhum pais do mundo o governo mete tanto $$ assim. Ate chega com algum mas nao com tudo e nada e nas coxas. Parabens pela coragem

Elton Oliveira
Elton Oliveira
14 anos atrás

Flavio, sou paulista mas moro no Rio há mais de três anos e vi de perto a farra do pan 2007 e a maquiagem da candidatura para 2016. Falo isso para dizer que não discordo de todos os seus argumentos contra a corrida da indy em SP, mas aprendi com os cariocas que os problemas não serão resolvidos se não fizermos a festa, então, por que não ter a festa? Hoje compreendo porque o carioca tem o Maracanâ e hoje o paulista não tem um grande estádio. Concordo que R$ 12 milhões são muito dinheiro e é sempre preciso apurar possíveis desvios, mas estes desvios ocorreriam de outra forma tbm. ou os corruptos dependem dessa corrida para faturar? Você é um excelente jornalista, acho que um dos melhores em todas as áreas do jornalismo, mas ficou maior do que o esporte a motor a ponto de ter autoridade para criticar outros setores. Acho que devia mudar o ramo para política ou economia, pois assim teus (muitos) brilhantes textos tratariam de assuntos mais releantes ao país.

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
14 anos atrás

Quanto ao fato de que “nunca na história desta cidade” se viu tantos buracos: Quando a Marta era prefeita ela tampou todos. Com lindos coqueiros.

Deixadas de lado algumas discordâncias ideológicas, é bom saber que todos nós torcemos para dar certo!

MARCELO MARCOS DE OLIVEIRA
14 anos atrás

Flavinho, sempre te admirei pra caramba sempre que posso assisto seu programa ‘LIMITE’ seu conhecimento sobre automobilismo o torna um dos melhores da área juntamente com o Lito, seu quadro Indiana Gomes, não tem pra ninguém! Sinto sua falta nas transmissões de F1, da Rádio Bandeirantes, mas quanto ao seu comentário sobre a Indy em São Paulo: PARA DE SER ESPIRITO DE PORCO!!!!!!!!!! Abraços.

Paulo César
Paulo César
14 anos atrás

Simples, MUDE-SE !

Vai morar na ” bela ” Salvador, exemplo de limpeza, no Rio talvez, exemplo de organização pública, segurança na ruas, infraestrutura urbana exemplar, políticos honestos e fiéis aos interesses coletivos ( Sergio Cabral Fo., Eduardo ” choque de ordem ??? ” Paes ) , ou na Recife que também tem o seu esgoto a céu aberto, já retratado em vária reportagens.

Melhor então, vai para Cuba, exemplo impar de respeito humano, 1º lugar mundial de IDH, onde seus governantes garantem a liberdade de expressão a todo e qualquer cidadão ( desde que ele só elogie o regime é claro ) além do excelente e visivel avanço tecnológico e de qualidade de vida de seus habitantes…….

Aqui não vai nehum desrespeito aos locais citados, apenas como exemplo de que não há lugar perfeito, todas as cidades têm problemas, maiores ou menores dependendo da sua dimensão.

Ah, faltou uma, HUM, na Croácia, moram 23 habitantes, com certeza lá você não vai encontrar os problemas de São Paulo !

Falei !

Paulo César, morando a 47 anos em São Paulo, apesar dos problemas…….

Colorado
Colorado
14 anos atrás

Os brasileiros adoram ‘pagar pau’ para americanos. Sempre foi assim, sempre será!
A fórmula Indy é uma chatisse!

Acarloz
Acarloz
14 anos atrás

Adoro corridas e adoro São Paulo, dane-se o resto, politico jogando dinheiro fora é a coisa mais comum, vide as magnificas obras realizadas no Rio para o Pan com dinheiro público, estão às moscas, servindo de refúgio pra traficante.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Filosofia LISARBiana: Tudo vai bem, quando termina bem! And God help us all!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

A cobertura do site poderia ser melhor… que o evento seja um sucesso… pelo menos a Band respeita os patrocinadores.

Abraços

Imperador

Rodrigo Saraceno
Rodrigo Saraceno
14 anos atrás

Flávio, você está no Formspring? Se está, responde umas perguntas lá!

Fábio Peres da Silva
Fábio Peres da Silva
14 anos atrás

Bom, foi uma porcaria que se fizesse essa corrida só para salvar a pele dos organizadores com o meu, o seu, o nosso dinheirinho – mas ao menos a Prefeitura está fazendo com a Indy o que faz todo ano com a F1, o que não deixa de ser legal.

Em todo caso, é torcer para que esse circuito do Anhembi seja mantido como a prova – e, quem sabe, ser usado para outras categorias, como a Classic Cup, por exemplo … rs…

Ruy Riello
Ruy Riello
14 anos atrás

Porque não sou petista

Texto de Marcelo Tas em seu blog. Marcelo é jornalista, autor e diretor de TV. Entre suas obras destacam-se; participação na criação das séries “Rá-Tim-Bum”, da TV Cultura e o “Programa Legal”, na TV Globo. Atualmente é âncora do CQC, editado pela TV Band.

Por não ser petista, sempre fui considerado “de direita” ou “tucano” pelos meus amigos do falecido Partido dos Trabalhadores.

Vejam, nunca fui “contra” o PT. Antes dessa fase arrogante mercadântica-genoínica, tinha respeito pelo partido e até cheguei a votar nos “cumpanheiro”. A produtora de televisão que ajudei a fundar no início da década de 80, a Olhar Eletrônico, fez o primeiro programa de TV do PT. Do qual aliás, eu não participei.

Desde o início, sempre tive diferenças intransponíveis com o Partido dos Trabalhadores. Vou citar duas.

Primeira: nunca engoli o comportamento homossexual dos petistas. Explico: assim como os viados, os petistas olham para quem não é petista com desdém e falam: deixa pra lá, um dia você assume e vira um dos nossos.

Segunda: o nome do partido. Por que “dos Trabalhadores”? Nunca entendi. Qual a intenção? Quem é ou não é “trabalhador”? Se o PT defende os interesses “dos Trabalhadores”, os demais partidos defendem o interesse de quem? Dos vagabundos?

E o pior, em sua maioria, os dirigentes e fundadores do PT nunca trabalharam. Pelo menos, quando eu os conheci, na década de 80, ninguém trabalhava. Como não eram eleitos para nada, o trabalho dos caras era ser “dirigentes do partido”. Isso mesmo, basta conferir o currículum vitae deles.

Repare no choro do Zé Genoníno quando foi ejetado da presidência do partido. Depois de confessar seus pecadinhos, fez beicinho para a câmera e disse que no dia seguinte ia ter que descobrir quem era ele. Ia ter “que sobreviver” sem o partido. Isso é: procurar emprego. São palavras dele, não minhas.

Lula é outro que se perdeu por não pegar no batente por mais de 20, talvez 30 anos… Digam-me, qual foi a última vez, antes de virar presidente, que Luis Ignácio teve rotina de trabalhador? Só quando metalúrgico em São Bernardo. Num breve mandato de deputado, ele fugiu da raia. E voltou pro salarinho de dirigente de partido. Pra rotina mole de atirar pedra em vidraça.

Meus amigos petistas espumavam quando eu apontava esse pequeno detalhe no curriculum vitae do Lula. O herói-mor do Partido dos Trabalhadores não trabalhava!!!
Peço muita calma nessa hora. Sem nenhum revanchismo, analisem a enrascada em que nosso presidente se meteu e me respondam. Isso não é sintoma de quem estava há muito tempo sem malhar, acordar cedo e ir para o trabalho. Ou mesmo sem formar equipes e administrar os rumos de um pequeno negócio, como uma padaria ou de um mísero botequim?

Para mim, os vastos anos de férias na oposição, movidos a cachaça e conversa mole são a causa da presente crise. E não o cuecão cheio de dólares ou o Marcos Valério. A preguiça histórica é o que justifica o surto psicótico em que vive nosso presidente e seu partido. É o que justifica essa ilusão em Paris…misturando champanhe com churrasco ao lado do presidente da França…outro que tá mais enrolado que espaguete.

Eu não torço pelo pior. Apesar de tudo, respeito e até apoio o esforço do Lula para passar isso tudo a limpo. Mesmo, de verdade.

Mas pelamordedeus, não me venham com essa história de que todo mundo é bandido, todo mundo rouba, todo mundo sonega, todo mundo tem caixa 2…

Vocês, do PT, foram escolhidos justamente porque um dia conseguiram convencer a maioria da população (eu sempre estive fora desse transe) de que vocês eram diferentes. Não me venham agora querer recomeçar o filme do início jogando todos na lama. Eu trabalho desde os 15 anos. Nunca carreguei dinheiro em mala. Nunca fui amigo dessa gente.

Pra terminar uma sugestão para tirar o PT da crise. Juntem todos os “dirigentes”, “conselheiros”, “tesoureiros”, “intelectuais” e demais cargos de palpiteiros da realidade numa grande plenária. Juntos, todos, tomem um banho gelado, olhem-se no espelho, comprem o jornal, peguem os classificados e vão procurar um emprego para sentir a realidade brasileira.

Vai lhes fazer muito bem. E quem sabe depois de alguns anos pegando no batente, vocês possam finalmente, fundar de verdade um partido de trabalhadores.

Zeuxis
Zeuxis
Reply to  Ruy Riello
14 anos atrás

vc acha mesmo que alguém vai ler este discurso, blog é lugar de frases rápidas, no máximo um texto de 5 linhas.

Alhupert
Alhupert
14 anos atrás

A manifestação dos professores hoje travou a região da Paulista. Saí às 15:00 do trabalho na Treze de Maio e às 17:00 estava chegando à Dr Arnaldo. Isso pode né companheiro.

Flavio
Flavio
14 anos atrás

Acho interessante agora o Ka$$ab dizer que São Paulo terá um retorno de R$ 120 milhões. Agora pergunte para ele de qual atividade economica especifica (hoteis, turismo, etc) virá este dinheiro e vocês verão uma enorme cara de interrogação dele.

Politica no Brasil é avacalhada, feita nas pressas e por ordem de prioridade inversa. Isso todo mundo sabe. Agora contar balela de retornos espetaculares de um evento de 2 dias, é abusar daqueles que ainda pensam neste país.

Schummy, logico bom que é bom ter notícias boas em um país avacalhado quanto este, mas a notícia tem que ter no mínimo fundamento. Palavras soltas não são resultados. Sem prestação de contas não existe notícia boa, capisci?

Antonio VK
Antonio VK
Reply to  Flavio
14 anos atrás

Pois é, isso vale pra Copa e Olimpíada também.

Carlão!
Carlão!
14 anos atrás

criticou tanto e agora ficou com vontade de ir …..rsssss

normal, achei um absurdo também ,agora estou sem ingresso para ir ….

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
14 anos atrás

Não adianta explicar seu ponto de vista e suas intenções centenas de vezes. Sempre existirá um asno como Jody Jorbelo e outros palhaços que celebram essa mídia arco-íris aproveitadora. E é claro,não tem a capacidade de interpretar um texto básico. E o que “ser” INDY? Com semana de abertura de campeonato na F1,quero mais é que a “fórmula da emoção” se exploda.