INDY IN SAMPA (9)

SÃO PAULO (agora, ajeitem tudo) – E terminou, sem mortos, nem feridos, a primeira prova de rua da Indy em São Paulo. O que havia para criticar, já critiquei. E pode ser resumido em: falta de transparência nos gastos públicos, montagem pouco profissional da pista — asfalto abaixo da crítica, drenagem inexistente, absurdo da reta do Sambódromo —, estrutura amadora, alagamentos em curvas, falta de energia elétrica, poeira que causou acidente na largada, uso político-eleitoreiro do evento, a lista é grande. Mas a esta altura, deixemo-la de lado.

Porque o saldo, para quem gosta de corrida, e falo puramente de corrida, de esporte, é bom. O público foi ótimo, o que mostra que as pessoas em SP e no Brasil gostam de velocidade. Ver as arquibancadas cheias me deu enorme alegria. A corrida em si foi bárbara. A chuva (que não é culpa de ninguém) adicionou ingredientes decisivos para o resultado final, embaralhou as estratégias, fez com que alguns se dessem bem, outros mal, com o resultado sendo definido só nas últimas voltas.

Parar a corrida na hora da tromba d’água foi a decisão mais correta da direção de prova. Vergonha, mesmo, foi ver como as poças se espalharam pelos 4 km da pista, como acontece nas nossas ruas, que são malfeitas, horrorosas, primitivas. Não aguentam dez minutos de água. Por esse aspecto, essa chuva foi bem-vinda. Mostrou a cara da cidade em rede nacional e internacional. Se alguém se orgulha disso, precisa urgente de auxílio psiquiátrico.

O traçado se revelou interessante na retona da Marginal, porque ali tem vácuo e dá para passar. No resto do circuito, nada demais, como são, em geral, as pistas americanas de rua, estreitas, cheias de esquinas e cercadas de muros traiçoeiros. Já falamos sobre isso. Por conta das muitas amarelas, também comuns nas provas da Indy, a corrida foi divertida, de atrito, com muitas trocas de posição, carros andando próximos, as barbeiragens de sempre e algumas atuações destacadas, como de Will Power, o vencedor.

Para os brasileiros, destaque para Vitor Meira, terceiro, e Rafa Matos, quarto. Belas performances, especialmente de Matos, que está apenas começando na categoria. Mas Meira merece aplausos, também, depois do drama que viveu em Indianápolis no ano passado.

Para 2011, que se trate este evento com a seriedade que ele merece. Menos oba-oba, mais comprometimento com a segurança, o bem-fazer. Os carros da Indy são rápidos e andar nesse asfalto medonho é perigoso. Ainda bem que nada de grave aconteceu. A história da reta do Sambódromo não se repetirá. Arrumar as ondulações e cuidar da drenagem é essencial. Evitar constrangimentos como essa pataquada do leitinho longa-vida no pódio, também. Típica coisa dos marqueteiros da Vila Olímpia, que arrancam dinheiro de desavisados. Conheço essa turma.

E aí, aos poucos, a São Paulo Indy 300 pode se transformar numa prova marcante do calendário. É só fazer direito.

Subscribe
Notify of
guest

513 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marco
Marco
14 anos atrás

“O resto do circuito, nada demais, como são, em geral, as pistas americanas de rua, estreitas, cheias de esquinas e cercadas de muros traiçoeiros.”
Pois é, os circuitos da F1 que são um exemplo a ser seguidos! Basta ver as emocionantes provas que estamos tendo ano após ano…..

Julio cesar leite
Julio cesar leite
14 anos atrás

Master TV!!!!

MSM
MSM
14 anos atrás

Apesar de não gostar da Indy (principalmente nos chatos ovais) achei esse gp bom. Muitas ultrapassagens e alternâncias na 1ª posição. Sobre a pista, gostei do traçado, mas espero que mudem o já famoso “S” do samba (Luciano Del Valle já o colocou tão importante qt o “S” do Senna) ficou muito travado e com a pista estreita, é um convite para batidas. E claro não poderia esquecer da vergonha que foi a reta do sambódromo. Subiu uma nuvem de cimento que ninguém via nada, uma vergonha transmitida para o mundo todo.
A esquadra de brasileirinhos foi mais ou menos, de destaque o terceiro lugar do Vitinho (que até é um bom piloto) e a estréia do Rafinha na equipe do Gil de Ferran com um 4º lugar merecido. Quem poderia chegar bem era o Toninho, mas levou uma batida na traseira (sem culpa) e acabou perdendo muito tempo. Já o Helinho andou mal, errou na estratégia e acabou atrás, o mesmo acontecendo com a Aninha que em nenhum momento apareceu na frente, pelo menos chegou na frente da Danica e da outra piloto. E os Marinhos nada acrescentaram, ficaram pelo caminho.
Essas bandeiras amarelas são horríveis, demoram muito para voltar a correr, e com chuva fica pior ainda.
Belo público, fiquei surpreso de ter tanta gente e a tendência é melhorar para os próximos anos.
Que vergonha aquela do leite, e o que é pior, de marca vagabunda. Esses caras fazem questão de pagar mico.
E só um detalhe, no ano que vem, serão novos carros.

Hugo
Hugo
14 anos atrás

Corrigindo, ao invés de direiro leia-se dinheiro…

Hugo
Hugo
14 anos atrás

Por falar nisso, seria bem melhor se unissem esforços e direiro para fazerem os circuitos. Estive pensando em como melhorar as provas/circuitos:
1°- Parar com essa palhaçada de que Indy não pode correr onde corre F1, ou vice-versa, e preparar os circuitos para que possam receber várias categorias como Indy, F1, Motovelocidade, Turismo, etc.
2°- Fazer ou reformar os circuitos, esses circuitos da F1 que mais paracem cartódromos não permitem ultrapassagens, os circuitos tem que ter a pista larga principalmente nas curvas
3°- Fazer ou reformar os circuitos de forma que eles possibilitem algumas mudanças na configuração do traçado, por exemplo: correr no sentido inverso; ter a opção de curvas bem abertas como se fosse um (quase) oval; opção de curvas fechadas para ficar mais travado; e ainda uma opção mesclando oval e travado. Essas configurações mudariam de ano para ano, e poderiam ser mais rápidos ou travados dependendo do ano.
Isso diminuiria custos porque todos poderiam correr no mesmo circuito e ainda teria a possibilidade de várias mudanças no traçado.

Neto Guido
Neto Guido
14 anos atrás

Pessoal, a ideia da corrida é muito boa e apesar dos pesares, foi legal assisitir.
Este evento tem que ser levado mais a sério para que nós como brasileiros, não passemos vergonha.
A BAND teve zero de corrida e 10 de cobertura, deu 5 passou, mas deve melhorar mais. Luciano do Valle não dá mais! É triste ver a decadencia de uma profissional com passado impar.
A indy tem o mesmo carro há 5 anos, com pequenas e inotáveis diferenças aerodinamicas.
Vamos torcer para que o ano que vem seja melhor, pois foi provado que dá certo e tem tudo para ser a melhor pista do calendário!

Fabio
Fabio
14 anos atrás

Uma duvida que quem sabe a Blogaiada possa me esclarecer . Houve alguma mudança ou alguma novidade tecnica/aerodinamica nos carros( chassis) dos F-Indy de 2007 para cá ? Pois me parece que todos os anos eles são absolutamente iguais .

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Fabio
14 anos atrás

Fabio,

As Bigas (Dallara) que correram no Anhembi domingo passado foram fabricadas em 1996, quando existiam dois fabricantes, a Dallara e a G-Force (Panoz) e 3 motores (Honda, GM Aurora e acho, Toyota)A partir de 1999/2000 somente a Dallara ficou. Sua Aerodinâmica nunca foi modificada, assim como a Stock Car Brasil, que durante 5 anos teve os mesmos chassis e as mesmas bolhas. Os carros andam parecido porque só existe um tipo de chassi, Motor Honda para todos e sua preparação é feita em apenas um preparador. Adicione a isso pelo menos de 10 a 20 % de voltas em bandeiras amarelas e se tiver muita sorte, como domingo passado, um chuva na meiúca da prova…pronto, a corrida de Bigas fica boa…

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Quanto ao vencedor, acho que foi mercedo. Vale lembrar que ele fez o melhor tempo no dia anterior. Avaliação do desempenho dos brasileiros: Tony Kanaan e Helio Castroneves foi pifio. Vitor Meira chegou na estratégia, bom. O Rafael Matos esteve na media de todos os treinos sempre entre os 5, bom. Bia Figueiredo, matou a pau chegando em 13o, na sua primeira corrida. Mario Morais não correu e Mario Romancini, médio.
Quanto a Band, a cobertura foi excelente, porém muito ufanista, tava tudo excelente, mesmo quando houve o problema da reta do sambodromo. Devia ser mais imparcial. O Luciano do Valle é um baita narrador, mas e nitido como não acompanha do dia a dia do campeonato. Já passou da época de narrar corridas. A Globo só meteu o pau.
Para 2011 o asfalto deve ser corrigido.

Fabio
Fabio
Reply to  Carlos
14 anos atrás

Baita Narrador ??????Pelamordedeus!

N I P O - L U S O
N I P O - L U S O
14 anos atrás

MASTER TV, MASTER TV, MASTER TV !!!!!!!!!!!!!!!!!

delValle
delValle
14 anos atrás

Concordo com o blogueiro que, com melhorias estruturais e mais feijão com arroz na organização do evento, essa prova possa ganhar notoriedade e importância… mas o bolachão…

o Rai Ranter até que leva um desconto, mas “Marcelo Meira”, “o japonês” e o Hélio batendo no Chp Ganassi… isso sem falar no delay. Se ninguém soprasse, ele só ia descobrir que o Power tomou a liderança na hora do “Pódium”. Será que foi jabá? E o segundo que “parece” que chegou em segundo.

Ainda bem que na Indy tem bandeira branca para sinalizar última volta. Pobre Galvão…. e que desrespeito da organização da prova no Bahrein… deram uma volta a mais, contrariando a determinação divina.

veber
veber
14 anos atrás

eu achei o evento muito legal,, alguns detalhes e melhorias certamente serão feitos para 2011,, mas o Brasileiro mostrou que gosta de corridas e tenho certeza que vamos lotar a Indy Sao Paulo 2011,, agora precisamos sim melhorar o asfalto e a drenagem,, em poucos anos essa prova será uma das mais glamurosas da Indy pois correr em Sao Paulo é especial …………… avante Indy

Caique Pereira
Caique Pereira
14 anos atrás

Uma pergunta simples, mas que acho importante:

Qual era a visão da pista? Além de onde o carro passava, dava pra ver mais alguma coisa? Na Band não mostraram nenhum telão para o público. Teve Telão?

Se não teve nenhum telão e só se via os carros quando eles passavam, então, pra mim, pode botar qualquer coisa que será uma porcaria.

Teve Telão para o público? As ultrapassagens aconteceram quase todas no final do Retão onde não inha arquiba…

Ricardo
Ricardo
14 anos atrás

A corrida teve mais ultrapassagens que a F1 terá na temporada inteira mas as bestas da Band quase não mostraram nenhuma pela televisão, fruto do amadorismo de quem estava na transmissão. Concordo com as críticas sobre o asfalto e drenagem, espero que ano que vem isso seja corrigido. A transmissão estava horrorosa principalmente o Luciano do Valle, tomara que o Teo ou o Celso Miranda narrem as próximas. O Leite Bom Gosto foi uma idéia de Idiota e foi engraçado a cara de WTF do Will Power e finalizando pelo menos os pilotos gostaram do Layout da pista espero que sejam sanados todos os problemas.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
14 anos atrás

É isso aí mesmo viva o capitalismo, é o que move o mundo, seja com leite ou champagne. até o dono da Russia colocou grana para ter um piloto do país, a PDVSA da Venezuela bolivariana patrocina pilotos da Indy.
Tava meio zoneado? tava fo…sse, todo mundo gostou, porque futebol é o esporte mais popular do mundo? porque se joga com uma bolinha de meia, utiliza 2 chinelos havainas como trave de gol e vamo nessa!

Feio Tomaz
Feio Tomaz
14 anos atrás

FG,
Sempre concordei com todas suas preocupações e críticas. Todas mesmo, desde o início.

Mesmo sendo mais fã de F1 do que da Indy tive o prazer de estar lá com meu filho para ver ao vivo. E posso confirmar que, pra quem gosta de corrida, foi realmente muito legal.

Fizeram algumas merdas sim, mas conseguiram, felizmente, corrigir.

Só espero também que em 2011 o evento seja tratado com a seriedade que merece……

Luiz Salomao
14 anos atrás

Esse negocio de transparencia tem q ser pensado antes do VOTO! seria injusto generalizar, mas o povo vota numas tranqueiras e depois todos sofremos com a falta de transparencia! faco uma analogia c aquelas mulheres q se casam com uns caras bem cafajestes, depois se separam e reclamam q ele nao pagam a pensao direito, nao visitam os filhos etc! por uma escolha errada da mae a familia toda sofre!!e faco uma aposta, no proximo mandato esses mau elementos estarao novamente no poder! sobre a corrida, tirando o pavimento, ate q a corrida foi boa ne! no ano q vem devemos fazer um pavimento lisinho, p mudar o conceito d q corrida de rua tem q ter muita ondulacao!

Ubaldo Oliveira
Ubaldo Oliveira
14 anos atrás

A Prova e a ´pista foram um sucesso…que o diga o Franchitti, que só é o Bi – Campeão da categoria…

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Esporte_a_Motor/0,,MUL1528365-15010,00-DARIO+FRANCHITTI+CRITICA+E+UMA+VERGONHA+O+BRASIL+TER+UMA+PISTA+COMO+ESSA.html

Cão Fila Km 26
Cão Fila Km 26
14 anos atrás

Só para lembrar: na F1, na época que era em Jacarepaguá, os fiscais destreinados tentaram tirar o P. Streiff do carro à força após um acidente forte. Foram responsáveis por ter deixado o cara paralítico. Total despreparo e amadorismo.

Sem contar invasões de pista, roubos nos boxes, gente que comprou o ingresso e não entrou (meu tio até hoje tem o ingresso guardado: só entrou faltando 10 voltas, de tantos “amigões do peito” que entraram na faixa no autódromo e inviabilizaram a entrada de quem pagou).

Naquela época, o saldo de um piloto paralítico, torcedores lesados, equipes roubadas e riscos de morte para torcedores atravessando a pista antes da corrida acabar não foram citados como enventos “escandalosos”.

Aí, uma corridinha com o piso ruim já horroriza tanta gente indignada e moralista. Em uma pista onde os próprios pilotos elogiaram após a reforma e, principalmente, ressaltaram a segurança elevada para uma pista de rua.

Eleitor do Kassab? Nunca. Queria que ele fosse Kassado de fato, e não de direito. Mas pelo menos nada de críticas políticas de modinha. O próprio colunista que não é, digamos, um entusiasta do PSDB/DEM, enalteceu a prova do ponto de vista esportivo. Então, os invejosos poderiam parar de resmungar porque seus candidatos destruíram ou abandonaram seus autódromos e tentem fazer algo melhor.

Como dizia Nelson Rodrigues: “O passado condena.”

Arlindo
Arlindo
14 anos atrás

Ano que vem deve ser melhor. Os problemas referentes ao esporte em si são todos “solucionáveis”.
A corrida do ano que vem tem tudo pra ser mais emocionante.

Cão Fila Km 26
Cão Fila Km 26
14 anos atrás

Quantos milhões de desinformados a mais vão requentar a pergunta sobre Interlagos ao invés do Anhembi? Não seria bom dar uma olhada no Blog antes de fazer a mesma pergunta pela trilhocentésima criptonagésima putlhonésima fodésima sexta vez?

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
14 anos atrás

Para quem viu pela TV, deve ter sido chato aguentar o Luciano do Valle.
Mas, para quem esteve lá, foi ótimo. Parabéns aos organizadores pelo respeito ao público presente com banheiros em alvenaria limpos e em quantidade suficiente, opções de lanchonetes, transporte eficiente e ausência de confusão na entrada e na saída. Foi um ótimo e divertido final de semana este no Anhembi.
http://trapizongasdodia.blogspot.com/2010/03/sao-paulo-indy-300-final-de-semana.html

demon's eye
demon's eye
14 anos atrás

Sugestão:
Flávio, pq não faz uma enquete para saber qual dos locutores está mais gagá: Luciano do Vale ou Gagalvão Bueno?
Galvão narrou a bandeirada do Alonso uma volta antes. Luciano do Vale fez eu descobrir que Santo André, onde moro, fica perto do bairro do Sumaré. Na transmissão, segundo aquela anta velha que entende tudo de tudo, a chuva estava no Morumbi e se dirigindo para a região do Sumaré. Deu uns 3 minutos e começou a chover por aqui…
É foda aguentar esses caras. No rádio tb não está grande coisa. Aquele Odnei Edson que vivia te enchendo o que fala de merda tb é uma grandeza…

delValle
delValle
Reply to  demon's eye
14 anos atrás

E eu que descobri que Guarulhos em tupi significa nuvem baixa…

Só faltava ele corrigir : “…é, na verdade eu queria me referir a Congonhas. é Congonhas que significa nuvem baixa. Mas a cidade eu acertei! É companheiro cê pensa que tv ao vivo é fácil…”

Pedro
Pedro
14 anos atrás

Gostei muito da prova! Parabéns aos pilotos, à Band e principalmente à minha querida cidade de São Paulo! Show!!

delValle
delValle
Reply to  Pedro
14 anos atrás

É, parabéns ao bolachão pelo show na narração…

Ubaldo Oliveira
Ubaldo Oliveira
14 anos atrás

Pelo que li, A IRL é uma MARAVILHA como diz o vesturto Luciano do Valle e a F1 é uma porcaria…hushuahuahuahua…então entre ver Brasil x Argentna na Copa e terminar 0 x0, por este raciocínio super especial, seria sempre melhor ver China 10 x Arábia Saudita 5…tem gols e o futebol deve ser ótimo…huahuahuahua…

Ubaldo Oliveira
Ubaldo Oliveira
Reply to  Ubaldo Oliveira
14 anos atrás

VESTUTO

Leo Ceregatti
Leo Ceregatti
14 anos atrás

Como disse o FG, ainda bem que não morreu ninguém… Só aí já foi uma vitória !!

Como muitos já disseram, só amando mesmo o automobilismo para aturar “coisas” como Luciano na narração, propaganda política rasgada e é claro, a presença do ilustríssimo Sr. DJ Boesel (essa foi demais…).

Ponto pro Rafa Matos – é uma boa promessa para este ano.

ana soriano
ana soriano
14 anos atrás

Eu gostei demais de ver a alegria das pessoas.
Me emocionei ao ver os caças sobrevoando Sampa em direção à prova.
Ouvir o Edi e a Daniela nos hinos.
Voltei esta semana de Londres/Paris/Barcelona e vi tanta coisa pior que nossa cidade.
Vamos construir não destruir.
Parabéns Kassab!

hugo
hugo
Reply to  ana soriano
14 anos atrás

O que por exemplo? Asfalto? Favelas? Segurança?

delValle
delValle
Reply to  ana soriano
14 anos atrás

Bem lembrado! os caças… o sobrevôo (isso ainda tem acento?) é inspirado nos eventos esportivos americanos… só faltou um pouco de sincronismo com o final do hino… Mas tudo bem, isso não é fácil, mesmo com nossos F15. Isso mesmo, temos F15 Eagle!!!!! segundo foi dito na Band nesta segunda. E a asneira não veio do bolachão.

joca
joca
14 anos atrás

Flavio

Muitos leitores estão falando dobre realizar a corrida em Interlagos, só que eu li na Folha que existe acordo com a F1, que pistas onde existem provas da categoria, não podem ter provas da Indy.

Isto é verdadeiro??

Antonio VK
Antonio VK
14 anos atrás

Enquanto eu aguardava agoniado o resgate chegar para tirar o carro de cima da cabeça do Andretti ( O munck da CET devia estar estacionado embaixo da ponte das Bandeiras, por isso a demora ), Luciano do Valle se preocupava em informar quais os brasileiros já tinham trocado os pneus ou os bicos dos carros. Realmente o homem é incrível.

ags
ags
14 anos atrás

kkkk o Bolacha….tava de supusitorio vencido……facil..facil…é uma categoria que pode se tornar referencia..pois………..tem duelos.. voltas travadas…e classificação muda de 10 em 10 min..fantastica…melhor que a F1..pois…teve briga por posições….e que o porrinha do Tonny Kannan…seje mais fera..ja foi de fazer masi coisas…mas esse domingo ele tava meio sismado……mas valeu…valeu……………..

Pedro Marchesini
Pedro Marchesini
14 anos atrás

Não entendo como uma cidade como São Paulo, que tem um autódromo de nível internacional como Interlagos, faz uma corrida em um circuito de rua da pior espécie possível.
Sé já é um saco escutar as besteiras do locutor da tv platinada, pior é escutar que tem emoção em uma corrida realizada em um circuito arranjado.
Será que a organização não fez a corrida no autódromo de Interlagos com medo que o publico que gosta de corrida, comparasse os tempos dos lentos F-Indy em circuitos mistos, com os velozes F-1.

SUPER SONIC
SUPER SONIC
Reply to  Pedro Marchesini
14 anos atrás

Quem dera se os velozes e chatos F1 estivessem tão divertidos como os nem tão rapido assim F-Indy.Você assistiu as duas corridas?Eu assisti e devo confessar, a F-1 começou modorrenta…

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
Reply to  Pedro Marchesini
14 anos atrás

Na verdade, quem tem medo dessa comparação é a Fórmula 1 do Tio Bernie, que enfia goela abaixo no contrato fechado com Interlagos para o Grande Prêmio do Brasil que tem EXCLUSIVIDADE para uso do autódromo de Interlagos, vetando que outras categorias “concorrentes” a ela – como o caso da IRL – por lá ronquem seus motores…

Feio Tomaz
Feio Tomaz
Reply to  Pedro Marchesini
14 anos atrás

Pedro,
Não se cogitou fazer em Interlagos porque existe um contrato de exclusividade com a F1. Nenhum evento internacional pode ser feito lá.

Very
Very
14 anos atrás

Foi bom p/ uma primeira edição.

O asfalto: ruim, pareceia corridade WRC, nunca vi tanta tremedeira. Mas valeu a estréia, ainda acho que o calendário podia ser mexido p/ jogar a corrida p/ longe da estação das chuvas.

São Paulo está de parabéns por ter demonstrado iniciativa, empenho e trabalho p/ fazer essa corrida acontecer. Vai melhorar ano a ano com certeza.

fabio
fabio
14 anos atrás

Caixinha de Leite sim, Pacotinho de Farinha também, Rapadura, garrafa de cachaça ou seja lá o que for, desde que estejam bancando a brincadeira. Colocou Dindin meu irmão, está tudo bem. O nosso esporte está precisando de mais do que nunca de apoio, patrocinadores e dos bons, então, porque não a caixinha de leite?

Christiano Ramos
Christiano Ramos
Reply to  fabio
14 anos atrás

Que caixinha de leite!
Tem que ser patrocinado por uma marca de cerveja!!!!

Eduardo Buzzi
Eduardo Buzzi
14 anos atrás

Parabéns pelo post “Indy in Sampa”.
Não tenho uma vírgola para acrescentar !
Comentário lúcido!
Foi triste ver jornalistas (e não foram poucos) caindo no descrédito, com medo de patrões, patrocinadores, políticos e etc.
Vc tinha ganhado uma nota 10, até que me deparei com os “marqueteiros da Vila Olímpia” aí então ficou “10 com Louvor”.

Abraços !

Eduardo Buzzi – 51 anos.

Gustavo
Gustavo
14 anos atrás

Se a prefeita de São Paulo ainda fosse a Marta Suplício o Gomes ia achar a corrida a melhor da coisa do mundo.

Outra coisa, acho estranho petista falar em transparência dos gastos públicos.

Depois da eleição de Lula ficou claro que no Brasil o termo “governo de direita” ou “governo de esquerda”, refere apenas a qual mão está roubando o dinheiro público no momento. Os governos de centro são ambidestros.

sergio lima
sergio lima
14 anos atrás

Uma coisa eu achei bem legal. Ao contrario de nos brasileiros que adoramos arrebentar com os gringos quando eles fazem merda, apesar de ter tido as mesmas impressoes que voce teve ao vivo, mesmo estando aqui nos Estados Unidos vendo pela tv, achei muito legal por parte dos caras que trabalharam na cobertura e tambem por parte dos pilotos estrangeiros, que sempre, sem excessao, tiveram a delicadeza de dar muitos descontos pelo fato de esta ser a nossa primeira vez. Nao ouvi nenhuma critica ao circuito ou a nada. Ao final da transmissao, os caras da tv chamaram a corrida de espetacular e uma das melhores aberturas dos ultimos anos. Acho que foram gentis, mas se nao fizermos tudo melhor no ano que vem, certamente nao teremos este tratamento. Eu mesmo nao me lembro de ver carros de corrida pulando desta maneira em lugar algum do mundo, e olha que eu assisto isso ha anos, hein. Temos que melhorar.

delValle
delValle
Reply to  sergio lima
14 anos atrás

Só lamento vc não ter tido o privilégio de assistir a corrida acompanhado da brilhante e excepcional narração do bolachão.

Macs Alves
Macs Alves
14 anos atrás

O Galvão Bueno além de entender mesmo de F1, quando dá mancada geralmente conserta. Totalmente diferente, oposto do Luciano do Vale. (em tempo: “locução”).

joca
joca
Reply to  Macs Alves
14 anos atrás

Macs

Concordo sobre o Luciano, agora o Galvão também é mediocre! Ele só corrige porque alguem sopra via ponto. Ontem ele encerrou a prova uma volta antes, criticou o computador e ai, discretamente, falou que ele é que havia errado

abs

Joca

abs

Joca

Macs Alves
Macs Alves
14 anos atrás

Foi bem legal a São Paulo Indy 300. mais emocionante que a fórmula 1, no mesmo dia. Sinto orgulho como paulistano de terem trazido e realizado a corrida, apesar do excesso de “oba-oba”., politicagem.
Agora, o Luciano do Vale é ruim demais. Takumu Sato? Marcelo Meira? Ele errou o nome de quase todo mundo, isso é locutor? Fora que parecia não entender nada de corrida, não acompanhava o ritmo e ficava dependente de informações de reporteres que não vinham.
O episódio do leite foi vergonhoso, para nós, brasileiros. Outra coisa indescupável foi o Mario Andretti preso com o carro do Mario Afobadinho Morais na testa dele. Foi um absurdo o que demorou e a maneira tosca que foi feita o resgate. E para o Luciano do Vale estava tudo certo…
A lofução do Teo José é de futebol. O cara só sabe falar assim. Irritante. Ingressos caros porquê afinal a maioria entrou “na-faixa”. Desrespeito total dos marqueteiros. Para concluir é ridículo a Globo não falar sobre a Indy em São Paulo. Isso é imprensa? Um evento desses merece mais do que uma menção.

carlos
carlos
14 anos atrás

A locução de luciano é repulsiva. Decadente.
Sua estratégia de corrida é patética.
Consiste em torcer abertamente para que os carros que vão à frente dos brasileiros, quebrem.
E quando um brasileiro assume a ponta, torce abertamente para que a prova acabe em bandeira amarela.
O sujeito é uma fraude. Um covarde. Está por fora.
Viva téo josé e celso miranda! Fora lucia(s)no do vale!

carlos v8
carlos v8
Reply to  carlos
14 anos atrás

Tem mais, é que socar o pé nesses v8, e deixar que o resto se exploda!!! Viva usa!

Paulo Mina
Paulo Mina
14 anos atrás

De manhã coloquei na Band para ver algo sobre a corrida, que acabei nem vendo, a Band estava falando sobre os pilotos, quando falava de brasileiros o título era assim “Os heróis da Indy” quando falava de estrangeiros “Os vilões da Indy”, eles conseguiram ser piores que a Globo.

Adilson Antunes
14 anos atrás

Nunca pensei que diria isso, mas concordo!

luisfernando
luisfernando
14 anos atrás

transmissão só pelo rádio.

Joao Paulo Lopez
Joao Paulo Lopez
14 anos atrás

Concordo com as criticas, gostaria que o tom se mantenha para criticar o presidente Lula pela Copa e Olimpiada da mesma forma que se faz para falar de Kassab e Serra.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
Reply to  Joao Paulo Lopez
14 anos atrás

O que o Lula, a Copa e a Olimpíada, eventos que nem aconteceram, tem a ver com a péssima organização da Indy 300 em São Paulo, vai chorar na cama que é lugar quente o viúva do FHC!!! Aliás, vai se afogar nas enchentes que a dupla Serra/Kassab carinhosamente preparou para você.

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Acho que o Flavio Gomes resumiu muito bem tudo e com poucas palavras.
Eu só queria saber por que não fizeram a corrida em Interlagos?
Não é da Prefeitura Também?
Já imaginaram que corrida teria sido?

joca
joca
Reply to  Carlos
14 anos atrás

Carlos

Um acordo com a F1 proíbe a utilização de Interlagos

abs

Joca

Marcelão Estevam-SP
Marcelão Estevam-SP
14 anos atrás

uma coisa muito positiva para mim foi ver o governador do Estado Sr. Serra pagar um mico, pois estendeu a mão para o Campeão e o cara não estava nem ai,, passou batido..
ele não sabia onde enfiar a cara…

esta foi a melhor, estes bostas de politicos merecem ….só que infelizmente são caras de pau mesmo…..

Ricardo
Ricardo
Reply to  Marcelão Estevam-SP
14 anos atrás

O Will Power tava com bolhas nas mãos.

Ainnem
Ainnem
14 anos atrás

Chamaram o Fábio Seixas de Fábio NEVES

Andre Carvalho
Andre Carvalho
14 anos atrás

Bom para mim INDY SAMPA deu de 10×2 na tal F1 e seria otimo eles melhorarem tudo.

sérgio castro
sérgio castro
14 anos atrás

Pela TV achei muito boa a narração da corrida.
Motivo: Liguei na Rádio Bandeirantes, fiquei escutando o Odinei Edson e deletei a voz do xarope e chato do Luciano do Vale.

Jailson Machado
Jailson Machado
Reply to  sérgio castro
14 anos atrás

kkkkkkkkkkk
essa foi legal :)

Alan Charles
Alan Charles
14 anos atrás

Fatos positivos: Apesar do pouco tempo para desenvolver o projeto, apenas 03 meses, tantos problemas e contra tempos de ultima hora, principalmente a reta do Sambodromo. Foram resolvidos de forma criativa e urgente como tem que ser, levando em conta a segurança dos pilotos e dos espectadores. A desejar a transmissão da corrida parece que o experiente narrador Luciano do Valle, esqueceu que não se pode narrar uma corrida sem olhar para o monitor (é primário), alias já passou da hora do Sr. Luciano do Valle e do Sr. Galvão Bueno, se aposentarem, já prestaram grande serviço ao esporte e a nação, mas já perderam o reflexo estão desatualizados e quanto abrem a boca é um festival de besteira, populismo e patriotada. Função de narrador é de apenas informar, transmitir e não torcer e até mesmo destorcer os fatos acontecidos. As vezes me dá ate câimbra nos meus tímpanos, com tanta asneira falada. Chegou a hora dos mais novos tomarem o microfone desses dinossauros.

lucianocop
lucianocop
14 anos atrás

Que nas próximas essas falhas sejam corrigidas e que o Luciano do Vale não seja o narrador…

wilson dian
wilson dian
14 anos atrás

adorei a corrida!! o 1o comentario está perfeito.
Eu já vi a corrida na florida, e digamos que o nosso GP ficou 40% do ideal. Vale lembrar que é a nossa 1o experiencia.
amigos, o leite simboliza diversas coisas, mas em geral o produto da regiao há decadas. Eu acredito que a bebida que é a cara do paulistano comum seja o caldo de cana(somos o maior do mundo) ou a caipirinha, o que voçes acham?
faltou shows dentro e fora da pista (o guns and roses estao no brasil) faltou aquele carro da indy com 2 lugares para sorteados. Por que é que nós só conseguimos criticar nós mesmos?
Lá roubarao nossa camera, o vendedor de frango frito (delicia) deu troco errado 2x de proposito, o policial disse que estava muito atarefado com seu setor.
Gostaria de ver a eternizaçao do vencedor na corrida. Algo como um busto do will power, suas maos em cimento…nao sei. A indy sempre promoveu o feito do piloto para a ”eternidade” na pista, deixando bem claro que nossa corrida tem sim seu valor e o louco que dá 332 km/h na marginal passou por aqui.