NAS ASAS

SÃO PAULO (recomendo) – Faz tempo que as asas não aparecem aqui. Como estou lendo o excelente “Pouso Forçado”, de Daniel Sasaki (Record, 2005), vale para a retomada da série o trailer do documentário sobre a Panair do Brasil, a empresa aérea mais sacaneada de todos os tempos, fechada pelo regime militar. Vou ver se acho em DVD. E tem mais um vídeo bem bacana aqui.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Santos Dumont
Santos Dumont
14 anos atrás

A responsável pela falência também foi a Varig, que por castigo também já foi para o saco, para onde deveriam ir também os nossos ridículos milicos.

madison brizzi
14 anos atrás

Não´só a Panair foi sacaneada…a Real também.

Augusto Freire
Augusto Freire
14 anos atrás

Vou tentar assistir esse documentário. E mostrar para meu velho pai. Eu tinha 5 anos quando fiz minha primeira viagem de avião, em março/1961. Naquele dia estávamos deixando para trás o Rio de Janeiro e vindo morar em Brasília, por força da transferência do meu pai para cá. Viemos num Constelation da Panair. 3 horas de vôô. Coisas que ficam gravadas para sempre na memória de um menino, hoje com 54 anos de idade.
Abraços.

Anarquista
Anarquista
14 anos atrás

Aqui tem um bom apanhado do assunto:
http://www.jetsite.com.br/2008_v35/Nostalgia.aspx
É só clicar no tópico “Nas asas da saudade: Panair do Brasil “

Guy Ligier
Guy Ligier
14 anos atrás

É por isso que este blog vicia… Só conhecia a Panair daquela fantástica música do Milton Nascimento (ou do disco Minas, de 1975, ou do disco Gerais, de 1976, eu sempre confundo). Imaginava que tinha alguma história importante pra ser homenageada em música, mas nunca imaginei que tivesse sido algo deliberado.

Paulo Franco
Paulo Franco
14 anos atrás

Tambem não conhecia maiores detalhes dessa história,
Tristes participações de Eduardo Gomes e de Rubem Berta…
Gostaria de saber mais detalhes e especialmente os porquês ou os “motivos oficiais”, se é que existem, do lado militar.

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Ah…os Lockheed L-149 Constellation, Douglas DC-7, Douglas Fumaça DC-8, Convair 990 Coronado (que a Varig afanou)…ô Flavio, vc sabia que quando o primeiro Constellation pousou no Brasil (nas cores da PanAir), tiveram que improvisar um jipe (ou umas caixas…não tenho certeza) para servir de suporte pra escada? A Connie era muito pernuda e as escadas não alcaçavam o deck de desembarque…kkkkkkkkkk

Luiz ag
Luiz ag
14 anos atrás

Foi pura perseguição do Regime Militar a Mário Wallace, que era contra o golpe militar, resultando na falência a Panair e o fechamento da TV Excelsior, antigo canal 9 de SP, de sua propriedade, entregando a concessão de TV a editora Bloch.

Triste história do Brasil, que nunca mais se repita, nem com tucanos, petistas ou corintianos.

Gustavo M
Gustavo M
14 anos atrás

O mais interessante é que na época armaram uma arapuca, esqueceram de desarmá-la, e anos depois a VARIG quase caiu nela. Explico: A toque de caixa aprovaram uma lei que empresa aérea (e só empresa aérea) em concordata não poderia operar, e portanto não ter receita. Isso para impedir a Panair de se recuperar.
O fato é que depois de enterrada a Panair a lei continuou em vigor e pegou a VARIG. Pois é Dr. Rubem Berta, é o feitiço virando contra o feiticeiro…

Rodrigo Fernando Dell'Antonio Goulart
Rodrigo Fernando Dell'Antonio Goulart
14 anos atrás

Repiso o que disse em um outro post sobre a Panair. O Saulo Ramos conta muito bem essa parte do fim da Panair no livro “O Segredo da Vida”.

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Maracutaia da brava…aqueles pés -de-alface pegaram a PanAir e deram pro Rubem Berta. Inventaram uns decretos presidenciais e umas normas reguladoras pra deixar tudo legalizado. Hangares, aeronaves, bases operacionais…até compras e opções de compras em andamento da PanAir deram pra Varig. Destruíram a Real Aerovias do mesmo modo e passaram pra Varig as concessões das linhas internacionais, que depende de relações diplomáticas para se obter, ou seja, demora e depende do governo. Gostaria que o sr. Rubem Berta estivesse vivo hoje, para ver que o que ele conseguiu, nas entranhas do regime militar, acabou de maneira tão melancólica. Justiça foi feita.

tibúrcio barros
tibúrcio barros
14 anos atrás

Eu li este livro do Daniel Sasaki em 2007, quando a Varig estava querendo voltar a voar, ainda antes da compra da Gol. Lendo o livro, perdi um pouco da pena que tinha por ela, que cresceu sustentada nas asas do governo, cujo o caso da Pannair é o mais claro.
Na minha opinião, muitas das qualidades que eram utilizadas para a Varig (serviço de bordo primoroso, manutenção impecável das aeronaves, pioneirismo de rotas e a “embaixada informal” do Brasil no exterior) foram herdados (ou roubados) da Pannair.
Abraços,
Tibúrcio Barros

Fernando Dalla Palma
Fernando Dalla Palma
14 anos atrás

Perdão – aeronáutica

Fernando Dalla Palma
Fernando Dalla Palma
14 anos atrás

1. A Panair “faliu” do dia para a noite, empresa privada e independente.
2. Ato continuo, a partir daí a Varing se torna a maior companhia áerea do Brasil.
3. Vários, vários mesmos, militares (aeronaltica) ocuparam cargos na Varig.
4. No mínimo etranho, hã, hã, hã, hã.
5. Qualquer semelhança ente a aberradora venda do Bamerindus para o HCBC, provavelmente não é mera conspiração, digo, coincidência.

Lúcifer
Lúcifer
14 anos atrás

VARIG, sucedeu a PANAIR. Tornou-se uma GLOBO aérea.
Preferida pela ditadura ,ambas fruto de usurpação de direitos.

Claudia M. R. Novaes
Claudia M. R. Novaes
14 anos atrás

O livro foi finalista do prêmui Jubuti em 2006. É um primor escrito por um jovem de só 22 anos. Conheci o autor no evento que a Pan-Air faz em outubro. Minha mãe trabalhou no aeroporto do Galeão e pegou todo o drama do fechamento. Ela disse que nunca pensou que a empresa ia fechar e que a Varig ficou com tudo que era da Pan-Air na Europa. Tem mais coisa sobre a historia nesses links

Um caso que ninguém pode esquecer
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=21&id=226

A MORTE DA PANAIR NO GOVERNO MILITAR
http://www.riototal.com.br/coojornal/entrevista001.htm

Livro reconstitui o confisco da Panair
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=319AZL001

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Long time, no see!

Schummy "Jason", kkkkkk
Schummy "Jason", kkkkkk
14 anos atrás

Essa vai pros perdidos da Ilha de Lost (tucanada do PSDB). rs..rs..

Vinicius Perdigão
Reply to  Schummy "Jason", kkkkkk
14 anos atrás

Put merd, o que o PSDB, PT, PSOL e qualquer outro partido político atual tem a ver com o assunto?

Se mata!

YPVS
YPVS
14 anos atrás

Fg, assisti esse documentário ano passado aqui no RJ. É sensacional! Queria q tivéssemos mais desses sobre histórias das nossas empresas.
Uma estupidez sem dúvida. Ali já começava a “gestão” praticamente estatal da Varig, que na minha opinião, matou ela recentemente.
Legal prestar atenção no papel do Brigadeiro Eduardo Gomes, que aparece mto na história da Embraer mais tarde tb.
Ainda não li o livro, mas o farei seguramente…

Bruno Q
14 anos atrás
Caique Pereira
Caique Pereira
14 anos atrás

Minha Mãe era Secretária da PanAir quando eu nasci. Ela tem o Pin que usava na gola do uniforme até hoje.

Bruno Q
14 anos atrás

Eu vi esse documentário no Cinema. Passou meio que escondido na rede Estação, aqui no Rio. Pra quem gosta de aviação brasileira é muito bom. Explica pros nascido pós ditadura (eu sou um deles) como foi o processo de “falência forçada” da Panair. Acho difícil ter saído em dvd. Ele mal conseguiu salas de cinema para exibição, por ser documentário de festival de cinema. (Festival do Rio 2007, eu acho)

RODRIGO VERDELLE
RODRIGO VERDELLE
14 anos atrás

Flavio, tempos atrás você postou a chegada do super anotonov no Brasil. VOce teve noticias e fotos de que este fato realmente ocorreu?Abraços.
TAmbem sou fã de automobilismo e aviação

Minicooperfan
Minicooperfan
Reply to  RODRIGO VERDELLE
14 anos atrás

Jah foi postado um video de um blogueiro

Marcelo
Marcelo
Reply to  RODRIGO VERDELLE
14 anos atrás

O Super Antonov a que se refere deve ser o An-225 Mriya. Esteve no Brasil (SBGR – Guarulhos) no carnaval passado…a tripulação certamente gostou de pousar por aqui nessa época. Ele vem para o Brasil com razoável frequencia. A Embraer utiliza bastante os serviços do 225 e a Petrobrás também.

André Scud
André Scud
Reply to  RODRIGO VERDELLE
14 anos atrás

Procure aqui no blog que teve até vídeo.

Bruno Abila
Bruno Abila
14 anos atrás

Parece ser um ótimo documentário. Vou correr atrás, muito interessante a história.

celso
celso
14 anos atrás

“Panair do Brasil, a empresa aérea mais sacaneada de todos os tempos…..”

Explique-se FG!

João Vitor
João Vitor
Reply to  celso
14 anos atrás

Looonga história, muito para um post no blog…
mas muito interessante também!

João Vitor
João Vitor
14 anos atrás

Venerável Mestre, acho que me identifico com o seu Blog por coisas como esta, eu também sou muito fã de automobilismo e de aviação, a Panair é um caso a ser estudado, ela abriu as linhas e bancou toda a infraestrutura, que deu origem a que existe hoje, desse país, quando isso aqui era um matagal só e o governo simplesmente meteu a mão em tudo e passou para a Varig. No último dia da Panair, os tripulantes foram pegos de surpresa quando, no momento do embarque, um avião da Varig encostou ao lado e levou os passageiros da Panair. Tremenda sacanagem da nossa história que beira o absurdo.

Gustavo Sarmento
Gustavo Sarmento
14 anos atrás

Se achar em DVD, não deixe de avisar o pessoal aqui onde conseguiu!