NO DESERTO (1)

SÃO PAULO (vai ter cada uma…) – Bom dia, macacada. Viram o treino na alta madrugada? Pois a Force India surpreendeu e Sutil ficou em primeiro. Alonso virou na frente de Massa e Hulkenberg, na frente de Barrichello. Só para constar, porque é claro que isso não é parâmetro para nada. O mesmo vale para Button à frente de Hamilton e Rosberguinho diante de Schumacher.

As estreantes serão lamentáveis. Sete segundos foi a diferença média de Sutil para os carros da Lotus (os dois fecharam voltas) e da Virgin (só Glock). A Hispania saiu da garagem, mas não fechou volta. Nas parciais, 15s atrás. Afe.

Outra que se arrastou foi a BMW Sauber. A Renault andou direitinho, reflexo da chegada da Lada, óbvio. O circuito ficou meio esquisito, com aquele monte de curvinhas de segunda marcha. E as voltas, longas, esbarraram nos dois minutos.

No treino da tarde vai dar para dizer mais. Esse foi só o primeiro oficial do ano. O pessoal ainda está acordando e esfregando os olhos.

Ah, não custa destacar: na SporTV, que é da Globo, a Virgin ganhou dois nomes: Manor e VR. A emissora, realmente, é ridícula nessas coisas.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
David
David
14 anos atrás

Parabéns Rede Globo graças a sua postura na F1 muitos poderão agora participar do “Novo Concurso de Abreviar” do Caldeirão do Huck

Devera se chamar “Abreviações “

Zé Alonso
Zé Alonso
14 anos atrás

A globo é ridícula nessas e outras “cositas” mais; .decadência da venus empoeirada…Agora essa foi de doer: VR Racing = Virgin Racing Racing rararararara…só esse malas mesmo!!!

Vai Rubinho...
Vai Rubinho...
14 anos atrás

O legal é que quando eles falaram VR eu logo relacionei à Vale Refeição.
É propagando do mesmo jeito!
Eu não sei como eles ainda não diminuiram Renault pra RNT. Ridículo, mesmo!

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Eu ouvi a asneira da vez! Eu tinha dito que eles iriam apelar para VR racing! Êta gente mala esta!

Alfredo
Alfredo
14 anos atrás

Que me desculpem os que gostam dele, mas o Lito Cavalcante é horrivel !… ele só não é pior q o Luciano do Valle, mas por pouca diferença… ele supera o cara de bolacha só pq tem um pouco de simpatia…

Jorge Ferrari
Jorge Ferrari
14 anos atrás

E como muitos previam: A Hispania literalmente ficou soltando peças na pista!

Edson Souza
Edson Souza
14 anos atrás

A Globo chamar a Virgen de VR é fazer propaganda da mesma forma. Ou ela esqueceu que VR ( vale refeição) é uma marca de tickts de alimentação bem famosa aqui no Brasil ???
Para mim a “vênus platinada” esta em continua decadência. O concreto ja esta rachando!

Flavio Almeida
Flavio Almeida
14 anos atrás

Qto ao treino, é bom ver F1 de novo, ainda acho que todas as equipes estão brincando de gato e rato, esse treino de sexta pelo que parece é só referencia para pneus e corrida, quero ver amanha na classiifcação ai o bicho pega…

Flavio Almeida
Flavio Almeida
14 anos atrás

FG, que palhaçada essa do pessoal da Eport TV falar Menor, simplesmente vergonhoso. Se vc tem um nome que fica aparecendo no roda pé da TV, porque eles grandes pessoas, querem mudar é simplesmente uma palhaçada, quero o idiota do Gavião Bueno o que vai falar na hora de dar nome a equipe….Chega, já aguentamos RBR, STR, PQP pra eles.

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Quando o sobrinho entrou na pista a dupla do SporTV enche o espectador de “estou emocionado”, “isso arrepia”, “é um momento lindo”…

Imagina amanhã na classificação com o insuportável Bueno! Se ficar na viadagem tiro o volume!

O importante é que lembraremos do Bruno Senna pelo “S”!!!! “S” de SO-BRI-NHO…rs

Nadson
Nadson
14 anos atrás

Ontem vi na Record, uma boa matéria sobre a Fórmula Indy. Na Globo, é como se nada estivesse ocorrendo. Deve ter gente lá dentro esperando algo dar errado para mostrar no Plantão. Será que vão fingir que não existe nada nas Olimpíadas de 2012? É mesmo ridícula.

Carlos Maurício
14 anos atrás

Concordo plenamente com você, se a Renault melhorou alguma coincidentemente com a chegada da Lada. Coincidência ou competência? Eu opto pelo no. 2.
(“doce é o sabor…”).

Luciano Bueno
14 anos atrás

Flávio,

O pior de tudo é o de a não fazer a dita “propaganda” para a Virgin acaba por fazer a dita “propaganda” para a VR (refeições). Sinceramente, uma tremenda idiotice. Aliás, o comentarista da Sportv estava chamanda de Toro Rosso, o que a emissora chama de STR.

Felipe
Felipe
14 anos atrás

meu, não da pra ainda tirar conclusão porque as ferraris e os outros que estão na briga podem estar com os tanques cheios ou escondedo o jogo.

Conrado Andrade
Conrado Andrade
14 anos atrás

Gostei do traçado novo (achei que não fosse).
Vi pouquinho pra ser sincero… duty called! Parece que a nova sequencia de curvas de baixas podem fazer com que um piloto se sobressaia nesse pedaço e, certamente, teremos umas brigas interessantes em baixa velocidade. O que é muito legal dada a potência, frenagem, resposta e aderência desses carros.
Por mim, todas as pistas ultrapassariam 1m e 50s de volta, (ainda não entendo bem o pq disso, mas decerto fica mais interessante).
Dos circuitos projetados pelo Tilke, Bahrein e Turquia são bem interessantes nessa “F1 moderna”. Permitem brigas boas e remetem de forma interessante, às características geográficas das estradas desses locais.
Ansiosamente no aguardo, abs.

Ricardo Maia
Ricardo Maia
14 anos atrás

Será que a Hispania tem um segundo carro? Flavio, em alguma foto dos boxes aparecem os 2 carros da equipe?
Tá estranho isso… Eles querem fazer o shakedown do outro carro na classificação? Weird…

Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo
14 anos atrás

Nao consigo entender isso, a empresa investe pesado para ter seu nome na equipe(mtas das vezes faz a equipe sair do buraco) e uma rede de televisao nao flar o nome da equipe, é ridiculo, deveria ter alguma clausula no contrato entre a FIA e o “biscoito Globo” para ser OBRIGATORIO o nome da equipe ser chamado corretamente, até pq a Record tem interesses em transmitir o evento. Lembrando que para o “biscoito Globo” ter os direitos da UEFA Champions League, a emissora foi OBRIGADA a passar na propria grade a semi final e final do torneio(coisa q a Santander Libertadores nao faz e qm nao tinha TV a cabo e nao era de MG nao viu no ano passado).
uma dica Flavio(se quiser), vc poderia fazer uma entrevista com o chefe de equipe da Red Bull e saber o que ele acha(e se sabe) desse absurdo.

carlos maciel
carlos maciel
14 anos atrás

Até que pensando pelo lado otimista, a Hipania não começou tão mau. Vejamos, tomaram 4 segundo da VIRGIN que fez a pré temporada, mas esta por sua vez tomou 3 segundos da TORO ROSSO.

Dú
14 anos atrás

Fora que o Livio está a trocentos por hora…

Thiago
Thiago
14 anos atrás

Nós os fãs deviamos enviar email para a RG para perguntar se a equipe do Di Grassi é da Vale-Refeição… ai se dariam conta da merda e ficariam ainda mais babacas… rsrsrsrsrs

Igor
Igor
14 anos atrás

É um desrespeito as empresas que patrocinam. Mas fazer o que né? A corrida não passa em outro lugar. Outra coisa “interessante” da Rede Glóbulo é quando a Mariana chama o Galvão ela só consegue falar meia hora depois, quando conseque…

Fernando Zimmermann
Fernando Zimmermann
14 anos atrás

coitado do bruno se bobiar o Ulsen Bolt chega na frente ainda….anda pior que um gp2…ja soltou pedaço na pista..o Buton ja reclamou do senna….mas tudo isso faz parte de show….e a Renault tava soltando uma fumacinha branca…achei meio estranho

Roberto Stefani
Roberto Stefani
14 anos atrás

VR = Vale Refeição!

Silvio Roesler
Silvio Roesler
14 anos atrás

Acabou a sessao da tarde, aquela que vale. Ao fim do dia 1 na Ferrari. Deu a logica:

Massa MEIO SEGUNDO mais rapido que Alonso.

Welcome to your new home, Roubonso!!!

jairo
jairo
14 anos atrás

na grobi hj de manha, no bom dia brasil, o cidadão lá colocou VR como nome da escuderia do Primeiro-Sobrinho.

esses caras juram que a Virgin vai roubar o mercado fonográfico deles.

Estevão, de Curitiba
Estevão, de Curitiba
14 anos atrás

Onde se lê pulho, leia-se, pulha.
Abs.

Estevão, de Curitiba
Estevão, de Curitiba
14 anos atrás

Na transmissão ao vivo do Grande Prêmio, o Felipe Paranhos disse:
“12/03/2010 09:18:30
FP: Agora é a vez de Vettel passar por Bruno Senna. Teve gesto também. Com a mão direita. Mas não tão acintoso quanto o de Button, mais cedo”.

Estou imaginando o pulho do Galvão: “O Senna ainda tem que pegar o trquejo da coisa, vai conseguir se ambientar, está na fase de adaptação e blá-blá-blá…”. Isso porque é o Senna, né?

Lembram o que esse ignóbio fez com o Alguersuari, ou o próprio Grosjean? Desceu a ripa. “O que esses caras estão fazendo na F-1? Não é muito cedo? Não teriam que adquirir mais experiência em outras categorias???”

Caramba, vai ser soda aguentar esse cara defendendo o primeiro-sobrinho…

Abraços.

Fernando
14 anos atrás

Antes eu não torcia, mas agora torço com todas as forças para o BISPO tirar a F1 da GROBO. Como dinheiro ali não falta, um dia ele consegue. Pequiniçe da Grobo.

Leo
Leo
14 anos atrás

Mas lógico que mudar o nome do time, da equipe, ou do que que for só pra “não fazer propaganda de graça” foge dos princípios do jornalismo.

Outro dia no GNT o cozinheiro da Kombi falou McDonalds 3 vezes, a legenda dizia “uma famosa rede de lanchonetes”.

Lucius
Lucius
Reply to  Leo
14 anos atrás

A questão é que ela não adota o mesmo critério para todas as equipes. Falar BMW, Mercedes, Honda, Toyota, Renault pode, mas Red Bull é proibido?

Leo
Leo
Reply to  Leo
14 anos atrás

Lucius
É porque esses são os nomes das fabricantes. Eles já cortam BMW do BMW-Sauber, não?
A Red Bull, a Virgin, a Hispania não constroem carros nem motores. O negócio deles não é automotivo.

O Mercedes é um Mercedes mesmo, mas o Hispania não é um Hispania, é um Dallara-Cosworth.

Acho que é justamente por isso que a Indy nunca interessou a Globo.

Leo
Leo
14 anos atrás

Acredito que a Globo se baseie no código de auto-regulamentação publicitária.

Lá diz o seguinte:
Parágrafo único – Este Código encoraja os Veículos de Comunicação a adotarem medidas ao seu alcance destinadas a facilitar a apreensão da natureza publicitária da ação de “merchandising”

Artigo 31
Este Código condena os proveitos publicitários indevidos e ilegítimos, obtidos por meio de “carona” e/ou “emboscada”, mediante invasão do espaço editorial ou comercial de veículo de comunicação.

Parágrafo único
Consideram-se indevidos e ilegítimos os proveitos publicitários obtidos:

a. mediante o emprego de qualquer artifício ou ardil;

b. sem amparo em contrato regular celebrado entre partes legítimas, dispondo sobre objeto lícito;

c. sem a prévia concordância do Veículo de comunicação e dos demais titulares dos direitos envolvidos.

Não estou dizendo que a Globo está certa, só acredito que ela se baseie nisso para evitar as marcas.

Franco
Franco
14 anos atrás

A Sauber não retirou o “BMW” de seu nome?

alexandre
14 anos atrás

A Globo já começou . No seu site diz que Alonso ficou em segundo , QUASE meio segundo à frente de Kubica . Diz ainda que na disputa interna na Ferrari Massa foi superado APENAS por tres décimos por Alonso !!!! Realmente não precisamos disso .

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Pô Flavio,

Você deu um #block em mim no twitter só por causa de uma brincadeira? Logo você que brinca com todo mundo? Comprei o seu livro com a Alessandra, sou leitor assíduo do blog, e fui um dos primeiros followers seu e você me baniu? Deixa eu ler suas mensagens lá parceiro. Meu nick é: daniel_ptz. Obrigado.

Bruno A.
Bruno A.
14 anos atrás

po, ninguém falou nada dos CG novos da FOM? eu achei lindos!

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
14 anos atrás

VR eu uso na hora do almoço.

Estevão, de Curitiba
Estevão, de Curitiba
14 anos atrás

Mandei esse mail prá um blog que tem no site da “Grobo”:

“Eu não sei de quem é esse blog nem porque o do site da Globo não tem canal de contato. Então, como vi na página da emissora a chamada desse blog, é aqui mesmo que tenho que escrever.
Por favor, gente, chega de hipocrisia na narração das corridas de F-1. Já é demais!!!!!! RBR e STR nunca existiram. Red Bull e Toro Rosso, sim. Massa não é melhor que Alonso. Nunca! Essa chamada do treino dessa madrugada que vocês editaram é, no mínimo, rídicula. “Massa é 4º no primeiro treino da F-1; Sutil o mais veloz e Alonso 2º”. Enaltecer um quarto lugar e colocar o primeiro e segundo de Sutil e Alonso, na ordem, no final do título o texto é coisa de nacionalista baba-ovo.
E esse “tema da vitória” para o Bruno Senna? Vai ficar anos sem ver a radiola…
E por fim, aconteceu na SporTV e vai acontecer com o Galvão: Virgin não é a VR nem a antiga Manor. É Virgin. E fim!
Abraços,
Estevão”.

João Vitor
João Vitor
14 anos atrás

Treininho mequetrefe, pode-se ver como um segundo shakedown (primeiro pra Hispânia), mas a tarde vai ser bom, os carros estarão mais afinadinhos…
quanto a Renault, a chegada da Lada traz um ar de novidade, mas, daqui a uns dois anos, esse carro não vai valer mais nada, não terá mais peças de reposição…

sacanagem mestre dos magos…

Alaor Jr
Alaor Jr
14 anos atrás

A Renault andou direitinho, reflexo da chegada da Lada, óbvio…
to rindo até agora

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
14 anos atrás

E na propaganda da F1 no canal aberto da Globo?

Mostra o carro de Barrichello e Massa sem patrocínio algum. Parece que foram pintados e estão esperando adesivagem.

É ridículo.

Luís Felipe
Luís Felipe
14 anos atrás

Foi patética a confusão do duo narrador/comentarista do canal pago da RG…

Nem eles sabiam do que deveriam chamar… Teve até uma hora que o Lito falou os 3 nomes, um atrás do outro, algo como “a Manor… Virgin… er, VR…”.

Ridículo.

Guerwin
Guerwin
14 anos atrás

“A Hispania saiu da garagem, mas não fechou volta. Nas parciais, 15s atrás. Afe.” Não dá para analisar e comparar o tempo de volta da Hispania. São as primeiras voltas da história da equipe e o piloto não estava interessado na cronometragem.

Rodrigo Saraceno
Rodrigo Saraceno
Reply to  Guerwin
14 anos atrás

O Bruno Senna provavelmente estava rezando pro carro não larga-lo no meio da pista.

Fabio Souza
Fabio Souza
Reply to  Guerwin
14 anos atrás

Hoje eles estavam fazendo o shakedown e volta de instalação. Ninguém tá esperando que eles façam qualquer tempo que preste. A prioridade é botar tudo pra funcionar, rodar, rodar e rodar….fazer nesse fim de semana o que as outras fizeram em 12 dias na espanha. Depois que tiverem certeza que tá tudo ok, sem vazamentos, falhas e coisas do tipo é que vão se preocupar com velocidade e acerto. Vamos dar tempo ao tempo.

Fabio Souza
Fabio Souza
Reply to  Guerwin
14 anos atrás

A proposito, acabei de ler declarações do Bruno falando basicamente isso…eles querem que o carro no momento funcione, depois é que vão se preocupar com acerto. Aqui: http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/16924/

Leonardo Santos
14 anos atrás

VR de Valre Refeição ? só falta agora i ser patrocinada pelo Ticket VR.

Erico
Erico
14 anos atrás

As equipes estreiantes estao sofrendo, mas nao pode se dizer que sao lamentaveis. Lotus e Virgin, tanto hoje quanto nos testes, estiveram sempre dentro dos 107%, se nao me engano.

A proximidade dos grids na f1 e um fenomeno extremamente recente. Um pouco mais de perspectiva faria bem.

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Erico
14 anos atrás

Perfeito Érico!!!

Se pegarmos uma tabela de tempos de 1958, 1966, 1973, 1982,1988… veremos que os tempos eram bem mais espaçados. Ninguém começa acertando em 6 meses atualmente.

ricardo - BH
ricardo - BH
Reply to  Erico
14 anos atrás

Na F1 atual, com as preocupações com a segurança das corridas, é muito complicado um piloto na pista fazendo mais de 13 segundo de diferença do melhor tempo, como chegou a acontecer com o Senna e seu carro, que entrou pela primeira vez numa pista.
Se tomarmos por base o melhor tempo da segunda seção de treinos livres, por volta de 1:55:500, os 107% representam um pouco mais de 8 segundos. Senna fechou os seu tempo com mais de 11 segundos de diferença daquele tempo. Isso significa que ele estaria fora. Como não acredito numa melhora espantosa de hoje para amanhã nesses tempos, é grande a chance do primeiro sobrinho não largar na primeira prova do ano.
Vamos convir numa coisa: não é possível ter um ou mais carros na pista fazendo mais de 9 segundos dos carros mais rápidos. É muito arriscado. Porém, com o passar do tempo e com mais treinos realizados antes de cada GP, acredito que lá pela metade do campeonato esses carros já vão estar dentro do limite de 107%. Enquanto isso, é mais seguro eles participarem dos treinos para acertar seus carros, mas ficarem de fora das corridas.

Francis
Francis
14 anos atrás

Não pude assistir o primeiro treino livre.
Por que o Di Grassi não saiu pra dar volta?
Será que já começou frustada a sua passagem pela F1 ?

Dalton Costa
Dalton Costa
14 anos atrás

Bom se a globo mudou o nome se deu mauuuu, pois Manor é a equipe do coringão e VR é a equipe dos tickets de refeição donos de comercio, eita nois em

viscondi
viscondi
14 anos atrás

Caro Gomes,

Concordo que as “novatas” não andam mesmo. Mas vamos dar um tempinho para elas. No começo tudo é dificil, eu, pelo menos, vou dar um voto de confiança. Vai que dá certo e no futuro elas venham a se tornar competitivas? Não é mesmo?
Quanto à Globo, ela sempre foi ridícula.

Eduardo Estevam
Eduardo Estevam
14 anos atrás

E quando se derem conta a publicidade que vão dar para a VR (Vale Refeição), pode ter certeza que vão inventar outro nome…

Daqui a pouco a emissora G tb vai chamar a Mercedes de M
Ferrari de F e por aí vai

Zelt
Zelt
14 anos atrás

Pelos menos teremos as 13 equipes no grid Flávio. Agora falando sério, a Globo me envergonha com essas atitudes. É Virgin e acabou, estou ansioso para ver a classificação amanhã e como o nosso “guru” Galvão batizará as equipes.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Zelt
14 anos atrás

São 12.

Raphael
Raphael
14 anos atrás

“Reflexo da chegada da Lada” … rsrs