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quarta-feira, 24 de março de 2010 - 17:59F-1

RAIO-X (5)

SÃO PAULO (flecha de verdade) – Um pouco de anos 50 na nossa minissérie de entranhas de carros de F-1. Como sempre, deixo aos blogueiros a tarefa de falar do carro.

32 comentários

  1. Ibsen disse:

    Como sempre faltam os créditos da ilustração ao artista.
    Este é mais um do grande Tony Matthews.

  2. Thiago Gomes disse:

    Tem a foto da renault que alonso foi campao que possuia os famosos amortecedores de massa na parte dianteira do carro? que a ferrari chorou para que fossem invalidados?

    Abraços

  3. Jean claude disse:

    W196 – existiam 2 versões: esta sem paralamas para pistas travadas e a W196streamlined toda carenada para pistas “velozes”. Vel em torno de 300 km/h, veiculos sensacionais! Verdadeiras Flechas de prata

  4. Renato Corga disse:

    Curiosidade : Qual a velocidade final da criança ?

  5. jorge amaral disse:

    Se não me engano, este motor era 8 cilindros como dois quatro cilindros em tandem, a embreagem era entre um e outro. Essa disposição evitava a flexão do virabrequim dos 8 em linha.
    Como sempre uma grande sacada.

  6. aldo disse:

    É a mesma mecânica do 300 SLR que venceu a Mille Miglia em 55. E na dianteira tem paralamas aerodinâmicos.

  7. Cara, os tambores de freio parecem um conversor de torque de câmbio automático. Virge! Lindo Brinquedo.

  8. Flávio Bragatto disse:

    Ele tem a famosa entrada de ar da McLaren.

    Oito cilindros em linha, freios a tambor… eram outros tempos mesmo… hoje sôa como absurdo para quem não manja.

  9. plow king disse:

    “A fragilidade não está nos pneus, mas sim regras. Precisamos de mais aderência mecânica. Essa é a única solução. Está tão difícil ultrapassar porque não temos pneus dianteiros”, bradou o piloto, referindo-se à espessura muito fina dos pneus.

    Barrichello……entao ta entao. E quando olho esses carros das decadas de 50 e 60 com todas aquelas ultrapassagens com pneus de bicicleta??? Esta faltando macho mesmo para andar de lado com esses carros de hoje….

  10. Eric disse:

    Falar mais o que de uma maravilha dessa?

    Motorzaço de mais de 400 hp’s jogando força nesses pneuzinhos.

  11. cesinha marin disse:

    Prestem atenção que o tal Snorkel da Mclaren, já havia sido inventado nessa belesura aí!!! e na mesma posição.

  12. charly disse:

    É um Mercedez, 8 cilindros em linha, prateado, rsrsrrs. Fala sério!

  13. Sergio Milani disse:

    Este eu vi de perto, sendo pilotado pelo próprio Fangio, no GP do Brasil de 87….

  14. Thyrso disse:

    Ahhh, agora sim descobrimos de onde a Mclaren copiou aquela entradinha de ar em frente ao cockpit… e todos comentando que era uma inovação… nunca ninguém havia feito !!! Como na maioria das vezes na F1, nada se cria, tudo se copia !

  15. Jonny'O disse:

    O W196 massacrou a frágil F1 dos anos 50 , para a sorte da categoria a Mercedes foi a ultima grande fabrica a correr na F1 , a própria Alfa que venceu os dois primeiros campeonatos com um carro do final dos anos 30 que sobreviveu a guerra , isso mostra o despreparo que se encontrava o inicio da F1.

    E o W196 utilizou o que havia de melhor e mais testado daqueles tempos ,embora muitos acreditam que se trata de um carro revolucionário na verdade as coisas não são bem assim.

    É certo que a Mercedes foi a primeira a vencer na F1 com injeção direta de combustível,mas não foi a primeira a utilizar o sistema , esse titulo cabe a pequena Conaught em 1953 ,nem o fato de ter o centro de gravidade muito baixo em relação aos demais F1 de 54 e 55 por ter um motor inclinado e em conseqüência o eixo carda passa do lado do acento do piloto e este fica em posição mais baixa .Esta técnica já foi utilizada pelo Delage de 1926 de GP do engenheiro Albert Lory .Mesmo a carenagem tipo streamliner foi abandonada para a temporada de 55.

    Mas o que importa é que o W196 cumpriu totalmente sua missão vencendo os campeonatos de 54 e 55 e a fabrica soube aproveitar a gloria ratificando a lenda das flechas prateadas.

  16. Fabrício Ribeiro Pinho disse:

    Ia me esquecendo… garanto que o Piquet pilotava esse melhor… hehehehehehe

  17. Fabrício Ribeiro Pinho disse:

    Dá gosto ver um oito cilindros em linha. Nem que seja em ilustração.

  18. Vaaalney disse:

    Esse não tem nem o que comentar, era simplesmente perfeito. E o seu piloto um Maestro.

  19. edkaefer disse:

    o detalhe mais legal deste carro é que o piloto fica posisionado exatamente encima da caixa de câmbio, como se estivesse montado em uma motocicleta; de permas abertas: os pedais do acelerador e freio ficam em uma metade e o de embreagem do outro…

  20. Maurício MV. disse:

    O motor tinha comando de valvulas desmodromico. Hoje em dia,(que eu saiba)só as Ducati usam(e arrepiam)esse sistema no SBK e MotoGP.

  21. Mercedez… acho que é a do Fangio…

    Época de valentes… os caras aceleravam de verdade

    Abraços

    Imperador

  22. Sergio SP disse:

    8 em linha, esse merece ser chamado de linguiça.

  23. LBM disse:

    Alguém pode me confirmar: os freios A TAMBOR eram INDOOR ?

  24. Carlini do Linux disse:

    um otimo 8 canecos em linha

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