RAIO-X (5)

SÃO PAULO (flecha de verdade) – Um pouco de anos 50 na nossa minissérie de entranhas de carros de F-1. Como sempre, deixo aos blogueiros a tarefa de falar do carro.

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Ibsen
14 anos atrás

Como sempre faltam os créditos da ilustração ao artista.
Este é mais um do grande Tony Matthews.

Sydnei
Sydnei
14 anos atrás

para quem gostoa desse, vai gostar disso: http://www.newmastersgallery.com/ArtistsA/automotive_show.htm

Thiago Gomes
Thiago Gomes
14 anos atrás

Tem a foto da renault que alonso foi campao que possuia os famosos amortecedores de massa na parte dianteira do carro? que a ferrari chorou para que fossem invalidados?

Abraços

Jean claude
14 anos atrás

W196 – existiam 2 versões: esta sem paralamas para pistas travadas e a W196streamlined toda carenada para pistas “velozes”. Vel em torno de 300 km/h, veiculos sensacionais! Verdadeiras Flechas de prata

Renato Corga
Renato Corga
14 anos atrás

Curiosidade : Qual a velocidade final da criança ?

jorge amaral
jorge amaral
14 anos atrás

Se não me engano, este motor era 8 cilindros como dois quatro cilindros em tandem, a embreagem era entre um e outro. Essa disposição evitava a flexão do virabrequim dos 8 em linha.
Como sempre uma grande sacada.

aldo
aldo
14 anos atrás

É a mesma mecânica do 300 SLR que venceu a Mille Miglia em 55. E na dianteira tem paralamas aerodinâmicos.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Ainda explendida!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Cara, os tambores de freio parecem um conversor de torque de câmbio automático. Virge! Lindo Brinquedo.

Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
14 anos atrás

Ele tem a famosa entrada de ar da McLaren.

Oito cilindros em linha, freios a tambor… eram outros tempos mesmo… hoje sôa como absurdo para quem não manja.

plow king
plow king
14 anos atrás

“A fragilidade não está nos pneus, mas sim regras. Precisamos de mais aderência mecânica. Essa é a única solução. Está tão difícil ultrapassar porque não temos pneus dianteiros”, bradou o piloto, referindo-se à espessura muito fina dos pneus.

Barrichello……entao ta entao. E quando olho esses carros das decadas de 50 e 60 com todas aquelas ultrapassagens com pneus de bicicleta??? Esta faltando macho mesmo para andar de lado com esses carros de hoje….

Eric
Eric
14 anos atrás

Falar mais o que de uma maravilha dessa?

Motorzaço de mais de 400 hp’s jogando força nesses pneuzinhos.

cesinha marin
14 anos atrás

Prestem atenção que o tal Snorkel da Mclaren, já havia sido inventado nessa belesura aí!!! e na mesma posição.

charly
charly
14 anos atrás

É um Mercedez, 8 cilindros em linha, prateado, rsrsrrs. Fala sério!

Sergio Milani
Sergio Milani
14 anos atrás

Este eu vi de perto, sendo pilotado pelo próprio Fangio, no GP do Brasil de 87….

Roberto Martinez
Roberto Martinez
Reply to  Sergio Milani
14 anos atrás

Correto, eu também estava lá e a vi com o Fangio ao volante.

Thyrso
Thyrso
14 anos atrás

Ahhh, agora sim descobrimos de onde a Mclaren copiou aquela entradinha de ar em frente ao cockpit… e todos comentando que era uma inovação… nunca ninguém havia feito !!! Como na maioria das vezes na F1, nada se cria, tudo se copia !

Jonny'O
14 anos atrás

O W196 massacrou a frágil F1 dos anos 50 , para a sorte da categoria a Mercedes foi a ultima grande fabrica a correr na F1 , a própria Alfa que venceu os dois primeiros campeonatos com um carro do final dos anos 30 que sobreviveu a guerra , isso mostra o despreparo que se encontrava o inicio da F1.

E o W196 utilizou o que havia de melhor e mais testado daqueles tempos ,embora muitos acreditam que se trata de um carro revolucionário na verdade as coisas não são bem assim.

É certo que a Mercedes foi a primeira a vencer na F1 com injeção direta de combustível,mas não foi a primeira a utilizar o sistema , esse titulo cabe a pequena Conaught em 1953 ,nem o fato de ter o centro de gravidade muito baixo em relação aos demais F1 de 54 e 55 por ter um motor inclinado e em conseqüência o eixo carda passa do lado do acento do piloto e este fica em posição mais baixa .Esta técnica já foi utilizada pelo Delage de 1926 de GP do engenheiro Albert Lory .Mesmo a carenagem tipo streamliner foi abandonada para a temporada de 55.

Mas o que importa é que o W196 cumpriu totalmente sua missão vencendo os campeonatos de 54 e 55 e a fabrica soube aproveitar a gloria ratificando a lenda das flechas prateadas.

Fabrício Ribeiro Pinho
Fabrício Ribeiro Pinho
14 anos atrás

Ia me esquecendo… garanto que o Piquet pilotava esse melhor… hehehehehehe

Fabrício Ribeiro Pinho
Fabrício Ribeiro Pinho
14 anos atrás

Dá gosto ver um oito cilindros em linha. Nem que seja em ilustração.

Vaaalney
14 anos atrás

Esse não tem nem o que comentar, era simplesmente perfeito. E o seu piloto um Maestro.

edkaefer
14 anos atrás

o detalhe mais legal deste carro é que o piloto fica posisionado exatamente encima da caixa de câmbio, como se estivesse montado em uma motocicleta; de permas abertas: os pedais do acelerador e freio ficam em uma metade e o de embreagem do outro…

edkaefer
Reply to  edkaefer
14 anos atrás

escrevi posicionado errado…. sorry…

LBM
LBM
Reply to  edkaefer
14 anos atrás

Vi uma reportagem em que um piloto “moderno” (acho que era o Emerson) disse que as pernas abertas acabavam sendo uma vantagem porquê ajudavam a das estabilidade ao corpo do piloto, que estava completamente solto dentro do carro, seguro apenas pelas mãos no volante…

Maurício MV.
Maurício MV.
14 anos atrás

O motor tinha comando de valvulas desmodromico. Hoje em dia,(que eu saiba)só as Ducati usam(e arrepiam)esse sistema no SBK e MotoGP.

Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Mercedez… acho que é a do Fangio…

Época de valentes… os caras aceleravam de verdade

Abraços

Imperador

Sergio SP
Sergio SP
14 anos atrás

8 em linha, esse merece ser chamado de linguiça.

LBM
LBM
14 anos atrás

Alguém pode me confirmar: os freios A TAMBOR eram INDOOR ?

Alexandre Zamariolli
Alexandre Zamariolli
Reply to  LBM
14 anos atrás

Eram. Mas não “indoor”, e sim “inboard”.

Rodrigo Lombardi
Reply to  LBM
14 anos atrás

Parecem inboard, sim.

Victor
Victor
Reply to  LBM
14 anos atrás

Eram indoor, a tambor, inclusive na frente. Por isso, os pilotos ficavam com cara de urso Panda quando terminava a corrida. O Moss declarou várias vezes que hoje em dia o carro não poderia correr, pois a poeira dos freios tinha amianto e era respirada diretamente pelos pilotos. Deve ser exagêro dele que está vivinho com mais de 80 anos, sempre foi fumante e nunca teve enfisema.

Carlini do Linux
Carlini do Linux
14 anos atrás

um otimo 8 canecos em linha