SENNA, 50 (23)

SÃO PAULO (bem-vindo, outono) – Bom dia, macacada. O Grande Prêmio preparou um material especial para hoje e amanhã, marcando a passagem do 50º aniversário de Ayrton Senna. Para ler, clique aqui. Nossa pauta é, provavelmente, diferente da maioria das coisas que serão lidas por aí.

Aproveito e reproduzo abaixo minha coluna exclusiva para o “Diário de S.Paulo”, que foi publicada hoje no valoroso jornal paulistano, o antigo “Diário Popular”. Não será praxe do blog reproduzir essas colunas, mas como o tema é bem específico, talvez vocês queiram ler.

Senna, 50

            Ayrton Senna faria 50 anos amanhã. Vai ser aquilo de sempre. Imagens de gente depositando flores em seu túmulo, pessoas chorando, camisetas Marlboro, bonés do Nacional. E Tema da Vitória bombando em suas várias versões, inclusive a fúnebre. Saudades eternas, nosso herói, aquelas inesquecíveis manhãs de domingo — que nem sempre eram manhãs, diga-se; 14 de suas 41 vitórias foram conquistadas de tarde ou de madrugada, pelo sagrado horário oficial de Brasília.

            Se Ayrton pudesse protocolar um protesto no Departamento de Reclamações do Além contra essas presepadas, creio que o faria. O negócio dele era correr de carro, acelerar qualquer coisa que tivesse quatro rodas, ganhar dos rivais, e as pessoas aqui só querem saber de lembrar “daquelas manhãs de domingo”. Não do que ele fazia na pista, dos duelos, das ultrapassagens, das vitórias e das derrotas. Mas daquilo que elas, as pessoas, sentiam se apropriando da capacidade alheia.

            É um sentimento egoísta, esse do torcedor brasileiro. Na TV, a gente tem um bordão que se chama “o povo fala”. É quando se sai às ruas para entrevistar transeuntes sobre qualquer assunto. Um “povo fala” sobre Senna dá nisso: “Eu me sentia um vencedor”, “ele lavava nossa alma”, “ele nos enchia de orgulho”.

            Ele corria para vencer. Por ele, por uma equipe inglesa, por uma marca japonesa ou francesa de motores e outra americana de pneus. Em que pese o teatrinho nacionalista que gostava de fazer, com bandeiras e citações ao pobre e sofrido povo brasileiro, Senna fazia o que todo piloto faz: queria derrotar os outros.

            Por isso, que se lembre dele por aquilo que fazia dentro de um carro. Todo o resto, seu endeusamento, sua transformação em mártir, em ídolo infalível, quase um santo que só não foi canonizado porque o papa ainda não sacou nada, não passa de babaquice.

Subscribe
Notify of
guest

2.5K Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
CLÁUDIO
CLÁUDIO
12 anos atrás

Esse cara deve ser muito frustrado! O que tem a ver uma coisa com outra! Airton Senna foi um grande vitorioso e exemplo de pessoa fora das pistas!

Fernando
Fernando
12 anos atrás

concordo com tudo dito pelo flávio. Até que enfim alguém coerente nesse meio.

Alessandro
Alessandro
13 anos atrás

“Carisma não se explica, poucos conseguem ou conseguiram despertar paixões”
Se voce não nasce com isso,nunca terá….

Marcio
Marcio
13 anos atrás

Otimo post, Flavio.

Nã vi nenhuma agressão contra senna, e sim contra esses fãs miopes. Sou um grande fã de senna e piquet, quem era melhor? Sinceramente, não importa. Os dois eram incríveis e mercem nosso respeito.
Essas conversas infundadas de quem era melhor que quem não levam a nada.

Lili
Lili
13 anos atrás

Carisma não se explica, poucos conseguem ou conseguiram despertar paixões

Claudio
13 anos atrás

Flavio, de boa… como você é azedo… cru… o ministério do ALÉM informa: INVEJA mata viu…

Faz uma coisa Flavio, vai fazer umas caridades que vc ganha mais…

abraços do seu leitor

Claudio

Andre
Andre
13 anos atrás

Caro Flavio Gomes,

Procure ajuda.

MARCELO R. GRAVINA
MARCELO R. GRAVINA
13 anos atrás

CONCORDO, COM TUDO O QUE VC DISSE. SOU DA GERAÇÃO QUE COMEÇOU ACOMPANHAR FORMULA UM EM 1981, ENTÃO VI: LAUDA, PROST, PIQUET, ROSBERG, SENNA, MANSEL, E OUTROS QUE NEM MERECEM SER MENCIONADOS. O QUE QUERO DIZER É QUE NA MINHA OPINIÃO ELE ASSIM COMO ESTES ERA ÓTIMO, MELHOR QUE MANSEL E ROSBERG, MAS QUE OS OUTROS SUPRA CITADOS, NÃO ERA MESMO.

Fernando Alves
Fernando Alves
13 anos atrás

Parabéns, Flavio! Teu texto é excelente e traduz na medida a minha opinião em relação a ele. Sem sombra de dúvida, o maior piloto que o Brasil já teve ainda está vivo (Piquet), juntamente com o segundo melhor (Emerson), que também está vivo ainda. Abraços!

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

hehehehe

Eu participo das provas de arrancada aqui e é quase unânime a opinião entre os que estão no meio que o maior piloto brasileiro ainda está vivo e atende pelo nome de Nelson Piquet (pai).

O Senna era um bom piloto, competente, acima da média. Mas não era tudo aquilo que se falava dele. Criou-se um mito e muitas viúvas em torno do cara.

Eu não entendo o ódio que algumas pessoas guardam e não aceitam nenhuma opinião contrária.

Fabio Japones
Fabio Japones
13 anos atrás

O texto ficou ótimo, as respostas dos comentários melhores ainda!!! Virei seu fã!!!

trackback
13 anos atrás

[…] com @oclebermachado, vitima da histeria sennista. Bem-vindo ao clube!”, escreveu um ótimo texto sobre os 50 anos de […]

Eurico Jr.
Eurico Jr.
13 anos atrás

Flavio, o texto está soberbo. Tapa na cara das viúvas ensandecidas que promovem esse enfadonho e ridículo cirquinho demagógico. E as suas “réplicas”, então… hilariantes! Noto uma quantidade assombrosa de analfabetos funcionais. Reflexo da inclusão digital?

Um abraço!

Luciano maciel
Luciano maciel
14 anos atrás

Os “torcedores” do Pilotinho, não aceitam qualquer opinião em contrário das fantasias criadas em suas mente.

Um dia em um ônibus, um pivete de 13 anos veio me “interrogar” , o por que de eu não gostar do “ídalo” dele.
Nem respondi. 13 anos? Nem viu o maluco correr e quer me fazer acreditar no idolo da mídia?
São doentes e precisam de tratamento.

Lielle de Champs
Lielle de Champs
14 anos atrás

Por favor, peço perdão pelo erros cometidos por mim, erros que vão contra a norma culta da Língua Portuguesa.

Lielle de Champs
Lielle de Champs
14 anos atrás

Vou apenas repetir o que já gigitei anteriormente:

Falar sobre Airton Senna continua sendo muito gratificante,
falar, falem, sim, Senna merece, e a todos que glorificam o nome do Brasil, principalmente no exterior, nossos sinceros e imortais agradecimentos, nossos elogios e nossos parabéns. Porque eu já estou farta de ouvir falar dos corruptos E DE Seus MENSALÕES, assunto esses que nos matam de vergonha, principalmente fora do Brasil. Nunca vimos movimento popular repudiando tais atos, aqui no Brasil. Agora me aparece este senhor invejoso, perdendo tempo criticando a Imortalidade de Sena. Para os inúteis e invejosos isto chama-se ENDEUSAMENTO. Mas para nós brasileiros de verdade, isto chama-se GRATIDÃO, RESPEITO E CARINHO.
Viva Airton Senna,
quero ver outros brasileiro brilharem dentro e fora do Brasil, como o Senna e outros mais,

Vê se escreve algo mais interessante, OK, porque nem todo mundo, é “Maria vai com as outras…”

Lielle de Champs
Lielle de Champs
14 anos atrás

EU AINDA ACRESCENTO MAIS:

Procure ser digno no que faz, use a mídia para esclarecer e não para tentar derrubar pessoas maravilhosas que fizeram pelo Brasil, o que pessoas como você jamais farão, porque não crescem dignamente, por isso é que fazem o que você mai sabe e gosta de fazer: NÃO FAZ NADA DE BOM E DE ÚTIL, MAS VIVE DE CRITICAR QUEM SÓ FEZ O BEM PELO NOSSO POVO. Porque não é sábio no que faz. Por isso, vive querendo subir às custas do sucesso de outros, ou seja, tentando derrubar e denegrie a imagem e o sucesso de HOMENS MARAVILHOSOS COMO airton senna.

VÊ SE VOCÊ FAZ ALGO DE ÚTIL PELO BRASIL, SIM, SEM ATRAPALHAR NEM DESTRUIR NINGUÉM. ISSO SE CHAMA DIGNIDADE.

Por favor, procure ajuda para que o Sr. tenha uma vida mais digna para se viver, com mais dignidade e mérito prórpio e digno.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Lielle de Champs
14 anos atrás

Você me ajuda? E eu juro que te ajudo com o português.

Lielle de Champs
Lielle de Champs
Reply to  Lielle de Champs
14 anos atrás

Pois não, então porque não começar, pode me ajudar, qual o problema???

Edmundo
Edmundo
14 anos atrás

Sabemos que Ayrton Senna não foi, nunca seria (JESUS CRISTO) e nem o povo brasileiro queria que fosse, pois, o nosso Deus todo poderoso só deu esse único privilégio a seu único filho, que salvou a todos do pecado desse mundo cruel e terrível. Mas, Senna fora das pistas, fez uma Fundação, que, abriga e ampara pelo Brasil milhares de crianças que a sua sorte fora jogada ao tempo com sabedoria e clareza de seus atos. Senna com 28 anos teve clareza no que fazer, imagine hoje com 50 anos ele não só ganharia grandes prêmios como saberia ultrapassar seus adversários modernos tanto pela esquerda como pela direita como gostava ele de todos os domingos fazer. Agora eu consigo compreender que você não deve ter nenhum conhecimento das vitórias de Ayrton Senna dentro e fora das pistas. É por isso que aos seus 50 anos se fosse vivo estaria brilhando como nunca. Tenho que admitir que você deveria escrever sobre as maldades cometidas a crianças e adolescentes deste país, políticos ladrões e atos insanos contra o povo brasileiro. Aí sua matéria seria bem rica de detalhes. Pesquise mais para que vc consiga ganhar o prêmio de imprensa.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Edmundo
14 anos atrás

Procure ajuda.

Gabriel Gonçalves
14 anos atrás

prefiro macaquiña

Gabriel Gonçalves
14 anos atrás

prefiro macaquiña, uma coisa mais personalizada um pouco, e já que é para cada um colocar sua opinião aqui acho que o que está escrito na pauta é verdade, tava falando mal só da abertura do blog, aceite um abraço, só que não vou cruzar com você não

DOUTORMARIN
DOUTORMARIN
14 anos atrás

Camarada Gomes

Passou dos 2500 posts

E agora descobri que vc é filho do Gil Gomes!!!

Mande um salve pro Giiiillllll Gooooommmessss!!!! Aqui e Agora!!!! :) :) :)

Raul
Raul
14 anos atrás

Caramba FG, 2500 comentários.
Praticamente jogou água em um enxame de abelha.

Mario K.
Mario K.
14 anos atrás

Vou arrumar suas palavras so que mirando em vc FG vamos ver como fica.

Por isso, que se lembre dele (FG) por aquilo que fazia escrevendo numa redação. Todo o resto, seu endeusamento, sua transformação em mártir, em ídolo infalível, quase um santo, só que Senna já sabia que ele era um ninguem e muito invejoso e que sempre viveu na sombra de seu pai Gil Gomes e na realidade um profissional recalcado demitido de varios meios de comunicação não passa de um babaca. Esse sim é o verdadeiro Flavio Gomes que acha que entende de F1. Pobre coitado e coitado de nós por um picareta desse ainda ter espaço na midia.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Mario K.
14 anos atrás

Meu pai Gil Gomes?????? Putz. De onde esse doido tirou que sou filho do Gil Gomes?

Mário Mesquita
Mário Mesquita
Reply to  Mario K.
14 anos atrás

Flavio, traz de volta o “Aqui, agora”! Gil Gomes, quem diria…

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Mario K.
14 anos atrás

Giiiiiiiiiiiiiiiiiiiilllllllllllllllllllllllll Gomes lhes diz:

BOA NOITE!

André Grigorevski
Reply to  Mario K.
14 anos atrás

E sobrinho do Ciro Gomes…

diego vasconcelos
diego vasconcelos
14 anos atrás

velho vc é mesmo um idiota cara
vc não sabe nada do q é torcer por alguem
acho q nem coração vc tem
eu acordava de madrugada, de manha cedo pra ver ayrton correr
até hoje quando eu ouço o hino da vitoria me dar vontade de chorar e me lembro de tudo q ele representou e representa para o povo brasileiro
vc devia era lavar bem essa boca antes de falar mal dele

Saudações ayrton vc mereçe muito!!!!!

ha sou Bahia tricolor de aço!!!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  diego vasconcelos
14 anos atrás

Já disse, sou filho de Lúcifer, a encarnação do Mal Absoluto. E esse negócio de chorar com musiquinha, sei não…

Henrique
Henrique
14 anos atrás

Bom, só queria destacar algumas coisas interessantes. Na página 86 um cara confundiu o FG com o Flavio Prado da TV gazeta, em outro post, um cara falou que o figurino dele na ESPN não está de acordo com os outros comentaristas e muita gente justificou que o Senna era melhor que o FG(?) pq o lada do FG não passa de 150km/h rsrsrsrs. Muito bom.

Quem tiver tempo leia os comentários. Muito engraçados.

Só é triste ver que a galera realmente não sabe escrever. Foda isso.

Abs

Henrique

Meninu Legau
Meninu Legau
14 anos atrás

nao acho bonito todo mundo ficar se xingando a toa flavio gomes e mto legal gosto mto dele

e tambem gosto de todos os pilotos do brasil

voces q estao vindo aqui encher o saco vao fazer alguma coisa + util de suas vidias

chico rigo
chico rigo
14 anos atrás

FG! que tal fazer uma pesquisa? dou um dedo se 98% dessas pessoas que estão brabas por causa do Senna não são de direita e votam PSDB/DEM!!
sério mesmo. o que me parece, é que são pessoas brincando que estão brabas… não creio que sejam tão burros assim e ainda pensam isso do Senna. é a mesma coisa que eu penso quando alguém me diz que quer votar no Serra.. difícil crêr que estão falando sério..

Cão Fila Km 26
Cão Fila Km 26
14 anos atrás

Não sei se o pessoal aqui reparou, mas as beatas de procissão da IURS não estão revoltadas com o que o texto fala sobre o Senna, pois afinal de contas o texto nada diz de mal contra ele.

Elas estão inconformadas com a crítica sobre o comportamento delas mesmo, as viúvas beatas.

Povinho que pensa que automobilismo é como discutir futebol. Vão correr a pé para aprender como se começa, turminha do ócio. Sugiro umas 10 voltas entre os mausóleos do Cemitério do Morumbi, já que vocês gostam tanto de lá.

Vandercione
Vandercione
14 anos atrás

Como vc faz isso? Como sidadão brasileiro vc nunca poderia ter falado do Airton Senna, ele foi um cara que deixou uma historia de lição de vida muito iomportante para as crianças os joivens e os adultos em geral. Isso foi um desrespeito com todos os brasileiros, chamalos de babaca. O que é isso? Pare!!! Voce é um pé de chinelo que corre de carro caindo aos pedaçõs. Qual a velocidade maxima que vc atinge na reta de uma pista? não deve passar de 140 por hora. O sena entrava em uma curva a mais de 250 por hora. Vc é um pulhas meu caro. Quantos troféu vc levantou na vida, digo que o SENA levantou muitos. Todos nós sim eramos vitoriósos nas manhãs de domingo, quando o sena ganhava ou era o melhor no tempo de classificaçao, o povo brasileiro se orgulhava disso. E vc? Com serteza a inveja ti matava, pq seá? Nao conseguia uma entrevista exclusiva com o Sena? Ele não asinava o seu boné? Ele não comprimentava vc na sala de entrevistas? Se sim, ele estava certo mesmo de não dar créditos a um mala como vc.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Vandercione
14 anos atrás

Começo a duvidar dos números sobre alfabetizados no Brasil. Um caso desses é considerado o quê?

chico rigo
chico rigo
Reply to  Vandercione
13 anos atrás

Não pode ser verdade..

Renato Pessotti
Renato Pessotti
14 anos atrás

O que falar de um babaca que se orgulha por tomar uma multa passando a 170km/h pelo radar???
O engraçado é que na ESPN ele não é todo “malandrão” assim né… porque será??? Gostaria de vê-lo chamando os outros de merdinhas na ESPN…

Ahhhh.. só pra concluir, achei engraçado o que está escrito no site como aviso antes de postarmos nosso comentário…

“Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade! ”

Creio que o próprio blogueiro não poderia escrever um post sequer…

Sem mais…

Gerson de Souza Moraes Junior
Gerson de Souza Moraes Junior
14 anos atrás

Respeito a opinião de todos mas, esse post é típico de um garoto que passou a infância sendo sempre o último a ser escolhido para o time de futebol, até a mãe comprar um bola só pra ele…

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo
14 anos atrás

FG

Lembro-me de uma coluna sua, escrita há uns dez anos, acho que o título era “Nunca houve heróis”, que dizia algo parecido com este texto. Se fosse publicada hoje, acho que geraria uns 10000 comentários. Esse Senna ainda é um fenômeno mesmo, move sentimentos. Muitos fãs do Ayrton que leram um texto seu pela primeira vez, e justo esse, devem ter ficado muito frustrados, pois nunca perceberam o quanto foram manipulados. Aí descarregam tudo em você, que expõe ‘o outro lado’, pois, a emissora oficial, como você costuma dizer, pouco oferece de informação honesta e criou muito (ou tudo) dessa cumplicidade do público para com o Ayrton. Foi-se o piloto, criou-se o mito, e a morte trágica aprofundou isto.

Para a Globo, e principalmente seu amigo Galvão, Senna sempre vai ser o melhor em tudo, o homem bom, o exemplo, o virtuoso, o parâmetro de brasileiro. Ou seja, além de tudo isso, era também um grande piloto. Quase um ‘Jeremias, o bom’ de quatro rodas. Senna era ótimo piloto, podia até ser boa pessoa, ter boa cabeça, não sei, mas a Globo atuou forte para torná-lo um ‘algo mais’ para os brasileiros. Assim, para muitos, Senna corre cada vez melhor.

Abraços.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Pedro Leonardo
14 anos atrás

Encontra que eu publico.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo
Reply to  Pedro Leonardo
14 anos atrás

Essa coluna que citei, eu li, originalmente, no Lance!, se não me engano em 99 ou 00. No Grande Prêmio, antes de mudar o layout, tinham todas as colunas Warm Up publicadas desde 97 (acho), de vez em quando garimapava uns textos seus antigos por lá. Mas depois que mudaram, só estão disponíveis as colunas a partir de 2003. Deve estar ainda nos arquivos da firma por aí. Isso se você não deletou tudo, hehe. Seria uma pena. Abraços.

Unknown
Unknown
14 anos atrás

Puxa, eu não acreditava que ainda existiam tantas viúvas do Ayrton Senna.

Fernando Silvério
Fernando Silvério
14 anos atrás

Depois de tantos comentários indignados deu para concluir:
Existem mais BABACAS do que eu imaginava.

thomaz
thomaz
Reply to  Fernando Silvério
14 anos atrás

amigao, esse dramalhao todo é a ponta do iceberg! senta num boteco e repete o que o FG acobou de dizer…sem tirar nem por nenhuma palavra!!! o risco de vc perder alguns dentes é grande!

DOUTORMARIN
DOUTORMARIN
14 anos atrás

Camarada Gomes

Pq sera que todo mundo quer ser o Senna (chapeu branco) e ninguem quer ser o Piquet (chapeu preto)?

Puxa o cara esta ai vivinho e tem 3 titulos tal qual o outro e parece que quem morreu foi ele!!! :)

Mario K.
Mario K.
Reply to  DOUTORMARIN
14 anos atrás

um pilantra igual ao piquet ja esta morto p torcida brasileira faz tempo.

Airton
Airton
14 anos atrás

Entre tantas constelações,

uma estrela lá no céu:

Ao lado de São Jorge padroeiro,

Ayrton Senna da Fiel!

Zoneiro de SC
Zoneiro de SC
14 anos atrás

Flavio, tem como fazer um resumo dos melhores comentários?
Muito divertido, mas não dá para ler tudo. Manda o estágiario que vcs contraram no concurso fazer algo de útil, e selecionar um TOP 100. Valeu.

jose paulo
jose paulo
14 anos atrás

Sempre achei que você coloca um peso muito negativo sobre o Senna em suas análises (alguma rusga?). Você acha que a idolatria a ele é baboseira, é forçada e forjada, que foi por causa do acidente, que ele era demagogo porque só fazia cena com a bandeira… Você acha que a Globo o fez e ele se aproveitou também. Nossa… ele não é nada, é só marketing né? Será que você sabe o que é TORCER POR ALGUÉM? Eu vi o Piquet correr. Mas nunca senti nada diferente vendo-o correr, mesmo sendo brasileiro e vencedor. Só que eu não conseguia parar de olhar para a tv enquanto o Senna corria. Eu esperava com ansiedade a corrida. Fazia preparativos para passar noite vendo corrida, me empolgava, corria junto. Sentia alegria ao ver ele fazer o que ele fazia. Nunca senti isso pelo Piquet ou outros brasileiros. Nós torcedores torcemos por alguém etéreo, com quem não convivemos, não conhecemos pessoalmente. É uma espécie de paixão, por isso, sem uma “razão”. E você fica tentando racionalizar, que não era para tudo isso que falam dele, etc. Será que você não consegue entender isso? Será que você não viu o que ele fez na pista? Viu a declaração do alemão dizendo que agora complicou porque não tem mais aquele monte de recursos que ele tinha antes? Eu nunca vi o Senna. A vida pessoal dele era dele (e você minimiza muito o que ele era, mas sem falar nada ele ajudou muita gente). Ele tinha torcida e admiradores no mundo todo. Então não foi a Globo que o fez ser idolatrado. Se você não gosta dele, problema seu, mas isso não lhe dá o direito de achar que quem gosta é porque é tapado, alienado, influenciável. Não gosto dele porque a Globo o transformou num mito ou porque ele era brasileiro. Gosto dele porque o que ele era sensacional. E não é por torcer por ele que eu não via ele errar. Ele cometeu muitos erros. Ele era humano. Mas não vi ninguém correr como ele, ninguém fazia o que ele fazia. Era sensacional. E ele só teve o melhor carro em 2 anos (88/89). Nos outros anos, o que ele fez , fez porque era o sensacional. Morreu quando ia atingir o melhor momento. O que teria sido o campeonato de 93 sem ele? Dessa forma, não menospreze a inteligência de quem vê no Ayrton o melhor de todos os tempos. Foi ele que se fez, não a Globo.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  jose paulo
14 anos atrás

Eu torço para a Portuguesa.

rafael pipoca
rafael pipoca
Reply to  jose paulo
14 anos atrás

Amigo José Paulo, tb acho que fg minimiza o AS. Estranho mesmo.

Douglas Hudson
Reply to  jose paulo
13 anos atrás

E que o ufanismo do “Cala a Boca”,vulgo GB da RG de TV,fez que o Senna fosse esse idolo todo aqui no Brasil

Wolf
Wolf
14 anos atrás

Pois é FG….dessa vez, assino embaixo!

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Vamos colocar os pingos nos ii:

Senna foi um grande piloto? Sim

O acidente do Senna foi algo trágico? Sim

O “tema da vitória” com a narração do Galvão Bueno era algo emocionante? Sim

Todos choraram com a morte do Senna? Sim

Senna deixou saudades? Sim

mas o que eu não concordo é com esse endeusamento do Ayrton. Ou quando se fala de Ayrton Senna, lançam essas frases “clichês” como “saudades eternas” , ou “Eu me sentia um vencedor”, “ele lavava nossa alma”. Isso eu terei que concordar com o Flávio.

Mas lembrando: vamos parar de achar que é exclusivo do Brasil esse negócio de “canonização” das pessoas. Ou vocês acham que os Britânicos (Primeiro undo!) não “canonizaram” a Princesa Diana?

Porém eu acho que era válido sim torcer pelo Senna, mas sem exageros, sem ufanismos excessivos. Ayrton era um piloto como todos os outros. Não era perfeito.

Memos que lembrar do Senna apenas sobre o que ele fez nas pistas. E basta.

Mudando um pouco o foco da conversa, eu penso que as pessoas ditas “com senso crítico” acham que é um crime ser patriota. Ora, torcer pelo Brasil é legal, desde que que seja feita de maneira saudável.

Muitos torcem e tratam os adversários quase que como inimigos e esquem que o esporte em geral é apenas lazer e diversão.

Não vejo o menor problema em torcer pelos pilotos brasileiros. Ora, desejo que pilotos como o Felipe Massa ou Rubens Barrichello conquistem bons resultados, mas isso não significa que devo tratar Fernando Alonso ou Michael Schumacher como “inimigos da pátria”.

Resumo da ópera: patriotismo sim, exagero não.

———

PS: Sabe o que eu não gosto muito dos fãs de automobilismo? Essa história dos fanáticos por um determinado piloto.

Ou seja: quem gosta do Schumacher, não gsta do Senna. Quem gosta do senna, não gosta do Piquet. Quem gosta do Piquet, não gosta de ninguém. Ora, eu curto automobolismo sem fanatismos!

VanderSJ
VanderSJ
14 anos atrás

Boa tarde Flávio!

Ainda inconformado com suas palavras, escrevo outras abaixo…

Nenhum ser humano deve ser “endeuzado” e/ou sequer santificado! Se qualquer um de nós fosse tão perfeito a merecer tal título, certamente estaria em um lugar melhor hora destas!
O Ayrton cometeu erros como ser humano… “Vingou-se” do Prost em Suzuka 90, com manobra igualmente desleal à do francês no ano anterior, quando tinha carro e talento para vencer na pista; nunca fez questão de ser agradável com outrem, incluindo vocês da imprensa! Errou também como piloto… Mônaco 88, 50 segundos à frente do francês, enfiou o carro no guard-rail e abandonou; Monza, no mesmo ano, muito à frente das Ferraris, disputou uma chicane e bateu com o retardatário Jean-Louis Schlesser, 11º colocado, que substituía Nigel Mansell, na Williams (única corrida não vencida pela McLaren em 1988)! Entre outros…
Porém, quanto é bom sonhar (na época, um menino que delirava com a possibilidade de, um dia, dirigir aqueles carros)? Quanto é bom torcer (mesmo que para a Portuguesa)? Quanto é bom gostar (mesmo que de um Lada)?
Você não procura ser bom no que faz? Ayrton era obstinado pela vitória, por ser o melhor! Você escreveu, em outro comentário, que não se sente menosprezado por ser brasileiro! Pois bem, Ayrton vencia para ele e, só para ele; mas, mostrava para o Mundo, que um brasileiro acabava de fazer aquilo!
Ayrton não foi Deus, sequer santo; mas, foi síntese de tudo acima! Foi um “elo”, um interesse comum, que me aproximou ainda mais do meu pai! Acordávamos cedo para assisti-lo! Torcíamos por performances como Mônaco 84, Estoril 85, Adelaide 86, Montreal 88, Suzuka 88, San Marino 89, Phoenix 90, Mônaco 91, Donington 93… Vibrávamos por ver um talentoso brasileiro ser o melhor no esporte que, ainda amamos!
Alguém que acompanha seu blog disse que ninguém é velho o bastante para ter visto todos os pilotos nesses 60 anos de Fórmula 1 e, por isso, inaptos à julga-lo o melhor de todos os tempos! E isso é preciso? Schumacher, heptacampeão, disse que Senna foi o melhor! Fangio, pentacampeão, disse que Senna foi o melhor! Prost, tetracampeão, disse que Senna foi o melhor! Stewart, tricampeão, disse que Senna foi o melhor! Émerson, bicampeão, disse que Senna foi o melhor! Apenas ele conseguiu mais vitórias em Mônaco do que Graham Hill!
Nessa galeria, entre os grandes campeões, apenas o idiota do Piquet, “talvez”, não concorde! O mesmo Piquet, cujo talento era inegável; mas, que ouviu de Bernie Eclestone em Spa-Francorchamps 88: “Foi a mais burra decisão que eu vi um piloto de Fórmula 1 tomar”, referindo-se à Piquet ter escolhido largar de pneus slick na chuva, rodar e abandonar a corrida na 1ª volta”!
Ayrton nunca seria o jornalista que você é, Flávio! Era, por vezes, intragável com as pessoas, principalmente, com aqueles que invadiam sua vida privada! Mas, como piloto… Você de McLaren Honda turbo e ele de “Lada 69”, aposto nele …rs!
Senna é exemplo de perseverança e obstinação a qualquer brasileiro… Àqueles que gostam de automobilismo? O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS atrás de um volante!

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

Flávio, boa tarde;

Li todas as suas homenagens ao grande piloto Ayrton Senna. Foi algo digno dele e não tenho nada a retocar.
Como muitos brasileiros, parei de acompanhar a F1 após a morte dele, só retornando o ano passado. Não tem o mesmo tesão de antes, ainda. Poucos pilotos empolgantes, muita politicagem, etc.

O fascinio que Senna tinha era justamente o oposto do que se vê hoje em dia. Pilotos narcisistas, mercenários. Politicagem correndo solta. Falta de ética e outras coisas menos nobres.

Senna era o tipico “lone rider”, o cavaleiro solitario dos filmes do velho oeste. Fazia o que mais ogstava de fazer com carinho, competencia e como uma coisa para seu próprio mérito, para ser reconhecido pelo que de melhor tinha.

Também sou assim em minha profissão e muitos brasileiros também. Você é assim, percebe-se em seu blog.

Talvez por isso muitos idolatrem Senna até hoje.

Eu não.

Ele era apenas um homem comum que fazia bem aquilo que mais gostava. Comum demais até.

Fico imaginando o que teria sido a F1 se ele não tivesse morrido. Será que Schumi teria sido tantas vezes campeão?

Essa, só Deus sabe.

Parabéns mais uma vez pela boa reportagem. Pelo tom certo e exato.

Bruno
Bruno
14 anos atrás

O estranho é que vc não criticou o Senna em nenhum momento, pelo contrário. Acho que as viúvas estão putas pq, na verade, vc desceu a lenha nos fãs do piloto. Agora, eles defendem o ídolo para não enfrentar as críticas que vc fez.

diego
diego
14 anos atrás

o gomes so fala merda e por isso q agora pra ser jornalista não precisa de diploma qualquer maluco pode escrever um monte de besteira e publicar nos blogs etc.
Senna era o meu idolo de infancia eu comecei a assistir F1 e gosto até hj por causa dele!! se ele tivesse pego essa turma do schummy ele seria decacampeão mole mole, quando o “grande” schumacher pegou caras bom ele se f…… não ganhou de nenhum deles!!! Senna não e Deus pq Deus e unico!!! mais com certeza foi o maior piloto de F1 da historia!!! fg spoke ass

Marcel
Marcel
14 anos atrás

Parabens pelo seu texto.

Como fã do brasileiro, foi perfeito

Ri muito dos comentarios desesperados, neste post.

Fill
Fill
14 anos atrás

Vc eh mesmo um babaca… Pq fez essa sessao toda sobre o Senna entao seu hipocrita? Nem vc acredita no que escreveu.. Senna foi muito mais do que um piloto e vc sabe disso. triste usar essa coluna para escrever um disparate desses so para ter mais visitas… Isso sim eh atitude egoista…

Cão Fila Km 26
Cão Fila Km 26
Reply to  Fill
14 anos atrás

O dono do blog não deveria permitir estes comentários das viúvas histéricas. Eles só bostejaram 2.800 e tantas vezes justamente porque seus latidos foram publicados.

Diga lá então, ó grande sapiência, o que mais o Senna foi além de piloto? Manobrista? Engenheiro Elétrico? Astrólogo?

É cada um.

Fabiana Langaro Loos
14 anos atrás

Não sou nenhuma árdua fã de Fórmula 1, assisto as corridas pela TV e tenho meus pilotos favoritos. Achei interessante ler os comentários dos leitores e perceber que a maioria das pessoas não compreende o que está lendo ou não se esforça para esse raio x. Em nenhum momento Flavio Gomes falou mal do atleta, do esportista, do piloto, mas sim, do seu endeusamento pós-morte. Endeusamento feito por milhares de viúvas de Ayrton Senna. Não podemos esquecer que temos excelentes ex-pilotos vivos, campeões brasileiros e mundiais (é preciso citar nomes?), mas é sempre mais fácil enaltecer quem já morreu. Após a morte, todos viram santos. Não podemos esquecer dos talentos atuais, que continuam a alegrar os domingos brasileiros. Parabenizo seu texto, Flavio, e peço a permissão para publicá-lo (com os devidos créditos, claro) em minha coluna semanal Fabulando, no Jornal Página 3 da cidade de Balneário Camboriú/ SC. Desde já, agradeço. Abraços!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Fabiana Langaro Loos
14 anos atrás

À vontade, com créditos.

Fabiana Langaro Loos
Reply to  Fabiana Langaro Loos
14 anos atrás

Obrigada. Abraços, Fabi

MM
MM
14 anos atrás

Senna nunca me deu nada. Piloto nota 7.
Parabéns FG.

Cão Fila Km 26
Cão Fila Km 26
14 anos atrás

Só para completar.

Quantos dos patriotários abaixo, da IURS (Igreja Universal do Reino de Senna), saberiam escrever duas linhas sobre os personagens abaixo sem ter que recorrer ao Google e sem assassinar o idioma oficial do seu país:

– Deodoro da Fonseca
– José Bonifácio de Andrada
– Antônio Cândido
– Cândido Rondon.

Cão Fila Km 26
Cão Fila Km 26
14 anos atrás

Lendo uma parte desta torrente de comentários (na verdade, uma pasmaceira só), é possível concluir que:

1 – Os fanáticos das “manhâs de domingo” mentem, pois se comunicam por escrito como crianças de 16 anos de idade e que, portanto, não tem idade para ter vivido aquela época.

OU

2 – Na hipótese de realmente terem visto o que afirmam, os saudodos patriotários que pretendem a canonização de um piloto de corrida são, em sua esmagadora maioria, pessoas com sérias dificuldades cognitivas. É inadmissível que alguém que possua idade suficiente para ter visto o Senna correr (portanto, no mínimo, uns 30 anos de idade), escrevam como crianças e em português hediondo.

Pena que a maioria dos patriotários apenas “deixou de seguir a Formula 1”, como eles adoram afirmar. Deveriam parar de seguir o automobilismo em geral e montarem uma Igreja. Haja saco.

VanderSJ
VanderSJ
Reply to  Cão Fila Km 26
14 anos atrás

… “Manhâs” ??? E discorre sobre o português alheio??? Pare de acompanhar a Fórmula 1 também e vá estudar!

Cão Fila Km 26
Cão Fila Km 26
Reply to  Cão Fila Km 26
14 anos atrás

Caro humanóide que assina como “VanderSJ”, que parece ser outro que sofre de “saudades eternas”. Eu sei que está muito além da sua perspicácia, mas repare que o “~” e o “^” estão na mesma tecla.

Você é incapaz de diferenciar um erro de digitação de um erro de português. Se é para falar sobre ortografia, seria bom não começar uma frase com reticências nem usar “???”

Senti o esforço que você fez para escrever duas frases sem erros. Deve ter borrado as calças, vá verificar.