SENNA, 50 (28)

SÃO PAULO (chega) – Eu ia acabar a série que marcou os 50 anos de Ayrton Senna sem terminar, sabe como é?, depois da saraivada de comentários meio deprimentes que um dos posts abaixo despejou por aqui. Mas depois de receber o e-mail do José Luiz Guanabara, resolvi colocar um ponto final com esta foto aí em cima e o depoimento do blogueiro. Vejam que legal:

Olá Flavio,

Esta foto não destaca a arquitetura dos postos antigos como as que você tem publicado, mas para mim é muito especial. O cidadão da foto é meu pai (hoje com quase 80 anos). A foto é do início dos anos 70 e o posto fica no Tremembé, zona norte de São Paulo. Foi trabalhando neste posto que, muitas vezes, ele abasteceu o carro que levava a carreta com o kart do Senna para treinar (a família do Senna morava ali na Serra da Cantareira). Ele conta que o motorista sempre dizia que o menino iria longe, que ainda seria campeão. Na foto aparece ao fundo o restaurante Recreio Holandês, que já não existe, e ao lado a lanchonete Gamadinho’s, esta ainda funcionando.

Meu pai era o gerente do posto e antes desse trabalhou na rede Veloz.

Anos atrás, soube que havia uma espécie de Senna’s Tour, uma excursão por lugares onde Senna viveu, passou e competiu em São Paulo e redondezas, incluindo o cemitério onde está enterrado, no Morumbi. Diziam que muitos turistas japoneses formavam grupos para conhecer esses locais. Está aí um que, certamente, não fazia parte do roteiro. O posto ainda existe? Não deixa de ser um lugar histórico, na minha estreita visão da vida.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Walmir Peschke
Walmir Peschke
12 anos atrás

Na verdade vivo uma situação que me obriga a ofertar a quem possa interessar um Livro chamado “Recordando Ayrton Senna” da editora Edipromo patrocinado pela Shell Brasil numa edição limitadadíssima apenas no Brasil e preciso saber e contatar pessoas que eventualmente teriam interesse.
São 96 páginas de pura História e fotos belíssimas.

Ceolin
Ceolin
14 anos atrás

Em vez de falarmos do Senna, podíamos falar do belo Galaxie LTD 1969 que aparece ao fundo. Esse sim tem muito mais história do que o Senna.

Alvaro
Alvaro
14 anos atrás

é impressão minha ou o cidadão está fumando junto a bomba de combustivel, lembro do meu pai que ficava doido da vida quandi via um negócio desses

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Não acho que nenhum piloto tenha visão estreita. Focada, talvez.

Marcos Ramos
Marcos Ramos
14 anos atrás

Luis Ramos…é vc mano???Vc tb le o blog do Flavio…rssss

Flavio, o Senna nao morava propriamente na Serra da Cantareira, mas na Av. Nova Cantareira antes do início da subida, e o posto mostrado na foto posto existe até hoje..e tem mais diz a lenda que o Ayrton quando moleque descia de bicicleta um barranco que ficava ao lado da empresa do pai, e o pessoal dizia..esse ai é louco…como te disse não sei se é verdade, mas pessoas da Zona Norte contam esta estória.

Pavlov Vargas
Pavlov Vargas
14 anos atrás

Difícil de acreditar que um país que produz KA e GOL um dia produziu um carro como aquele ao fundo…

JFO
JFO
Reply to  Pavlov Vargas
14 anos atrás

Concordo com você

nelson maciel filho
nelson maciel filho
14 anos atrás

Assistindo um dos programas da SPN, quando foi falado sobre o Sena, você Flavinho, disse que ele não foi o maior de todos os tempos e nem o considerava completo. Quero dizer que a sua opinião para mim não tem nenhum valor. Prefiro a opinião do Fernando Alonso, dos especialistas, mecânicos e engenheiros e ex-pilotos que o elegeram como o maior piloto de todos os tempos; o mais rápido, o mais completo, o que fez a pole mais espetacular. Sena, deveria ser reverenciado por vocês. Graças a Deus que o mundo o tem como grande ícone.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  nelson maciel filho
14 anos atrás

SPN?

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

O posto, assim como o Gamadinhos é bem familiar, pra quem mora no Tremembé ou na Serra da Cantareira. Nasci no bairro, e hoje moro na Serra. Nunca tinha parado pra pensar que aquele posto seria chamado um dia de histórico. O prédio do fundo é hoje uma agência do banco Nossa Caixa.

Janus
Janus
14 anos atrás

José Luiz, bem legal a história! Mas, me conta uma coisa, o Sr. Guanabara tá fumando ali na foto? No posto? Tempos legais …

José Luiz
José Luiz
Reply to  Janus
14 anos atrás

Sim, hoje parece estranho, mas naquela época se fumava em qualquer lugar, até mesmo no posto de gasolina.
Felizmente o velho parou de fumar, mas foi só depois de se aposentar.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
14 anos atrás

Correndo o risco de ser o mais chato.
Ele não morou na Serra, no pé dela, talvez.
Era – ainda é – na Avenida Nova Cantareira logo após a bifurcação com a Senador José Ermírio de Morais após a Maria Amália que vai ao Horto.
Maria Amália onde fica o posto do Zelaya e do falecido Recreio hoje uma bela padoca!

Subindo a Nova Cantareira sentido Serra, segundo quarteirão do lado esquerdo, um casão murado….

Após o GP do Brasil, aquele do pódio com dores e sem marcha (é graça heim, não desprezo, o viuvada!) a turma do pedaço da Vila Albertina, passagem obrigatória para quem vai a Serra via Parque Petrópolis / Estrada da Roseira, se juntou por ali e ele saiu para acenar para a turma.

Parecia o Haiti vendo o Ronaldinho Gaúcho!

No começo da Candy Car / Lótus, quando nossos postos de gasolina não abriam de domingo, eu já abastecia com a turma do Zelaya e eles sempre falavam do Seu Ayrton, ele abastecia seu carro e quando turma via o óleo tinham que lhe mostrar a vareta!
Óleo e vareta… Sem conotações, ã!!!

marcelo chamma
marcelo chamma
Reply to  Caio, o de Santos
14 anos atrás

Lembro bem, Senna morava na rua Pedro, bem em frente ao meu tio Jamil
Viviane estudava no colegio Santana, assim como Airton por alguns anos

Eu estudava com Fabio, seu primo
Este tinha um kart e eu ajudava Fabio a colocar o kart para funcionar
No jardim da sua casa
Nos com 16/17 anos e um garoto com 8/9 anos
Este garoto ficava lá, no nosso lado dando palpite e já tinha seu kart com um MCullock

era o Airton

Luis Ramos
Luis Ramos
14 anos atrás

Flavio ,
O Temembé é especial para mim. Hoje tenho 38 anos e quando moleque passava férias com meu primo na casa dos meus avós paternos que é uma travessa da Maria Amalia onde fica este posto. O meu pai, juntamente com meus avós, quando vieram para o Brasil se instalaram no Tremembé eu meu pai trabalhou praticamente sua vida inteira na Serra da Cantareira e era frequentador de outro posto que fica próximo deste que é o antigo posto de serviços Holandes que era de bandeira Esso na Nova Cantareira, e um outro posto que fica na Maria Amalia, o da Gruta também me traz recordações porque meu avô particiou da construção da Gruta. Se conseguir uma fotos destes postos enviarei, ou se alguem tiver seria legal posta-lá.

VANIA
VANIA
Reply to  Luis Ramos
9 anos atrás

MOREI NA MARIA ANTONIETA, HOJE MATEUS GARCIA, DEPOIS NA LUIS ARNONI. ESTUDEI NA ESCOLA AGRUPADAS DO TREMEMBÉ, E A DIRETORA ERA A VERA ARNONI. MOREI DESDE OS MEUS 5 ANOS , MAIS OU MENOS NESSE BAIRRO, QUE EU AMO MUITO. MEU PAI , JÁ FALECIDO, TEVE COMÉRCIO NESSE BAIRRO, EM FRENTE AO ANTIGO CINEMA , AONDE TIREI MEU DIPLOMA DO PRIMÁRIO E DO VOCACIONAL, QUE HOJE É UM SUPERMERCADO. SOU DA FAMÍLIA TUMANI. LEMBRO BEM DA LANCHONETE GAMADINHOS, AONDE É ESSE POSTO, SE NÃO ME ENGANO. TENHO MUITAS RECORDAÇÕES BOAS DO TREMEMBÉ, BRINQUEI MUITO, NA SERRA DA CANTAREIRA, E ANDEI MUITO DE TREM.SAUDADES, DAQUELE TEMPO

nelson maciel filho
nelson maciel filho
14 anos atrás

Não poderia deixar de comentar sobre o Sena, que no dia 21 de março completaria 50 anos. Sena foi sem dúvida o maior ícone do Brasil e o maior piloto de fórmula 1 da história, quem diz isso não sou, ou você, mas a mídia especializada, os ex-pilotos, especialistas, mecânicos, engenheiros, pessoas como Fernando Alonso. A fórmula 1 está dividida antes e depois do Sena, o resto é resto.

Luis Antonio
Luis Antonio
14 anos atrás

“… Moro bem próximo a este a este local, como disseram não existe mais o restaurante Recreio Holandês , que depois foi montado no mesmo prédio a padaria Mr. Bread e hoje nem o prédio existe mais, foi destruido e contruiram no mesmo lugar uma agência bancária e o posto conhecido como ” Antonelli ” também ficou fechado alguns anos e agora reabriu outra vez…..”

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
14 anos atrás

Por acaso o senhor da foto está ascendendo um cigarro ao lado da bomba de combustível?

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
Reply to  Mauricio Camargo
14 anos atrás

Se ele estivesse acendendo (sem s), em seguida possivelmente ele ascenderia (com s) aos céus…

Gustavo Alves
Gustavo Alves
14 anos atrás

FG,
Registro histórico e jornalismo. Parabéns! Quando vi o comentário da Alê sobre o restaurante vim ler o texto.
O Senna foi um ídolo, e os relatos ouvidos sobre ele na época do primário, principalmente da professora, fizeram dele mais ídolo ainda. Para alguns isso pode parecer piegas. Para mim foi o sentimento de um menino de 9 anos.

Marinho
Marinho
14 anos atrás
Eduardo Britto
Eduardo Britto
14 anos atrás

Quando vi na foto a ponta do restaurante Recreio Holandês, vibrei. Escrevi dois livros sobre o Tremembé, e neles rendo tributo a Senna, que foi seu “mais ilustre” morador. Tenho para mim que ele ganhou o “braço” que tinha nas curvas da avenida Nova Cantareira, serra acima. Quem quiser ver os 4 endereços em que Senna morou na ZN, do nascimento até a F1, clique em http://www.znnalinha.com.br/senna/senna.html abraços.

petrafan
petrafan
14 anos atrás

não sou da ZN e fui e vou muito pouco praqueles lados.
mas segue aí uma foto antiga do Recreio Holandês: http://www.vivasp.com/texto.asp?tid=1999&sid=6

José Luiz
José Luiz
14 anos atrás

Sobre o posto, reparem na minúscula cobertura, em razão da qual meu pai teve um cancer de pele na cabeça (apesar do chapeu que nem sempre ele usava). Antigamente as bombas não tinham cobertura ou tinham uma bem pequena.

José Luiz
José Luiz
14 anos atrás

Olá Flávio, muito obrigado por publicar a foto do velho. Ele trabalhou neste posto por uns 15 anos ou mais. Cometi um pequeno erro de digitação; o bairro é Tremenbé, mais precisamente na rua Maria Amália Lopes de Azevedo, e o posto e a lanchonete ainda existem sim. Só o “recreio holandês, o galaxie e o karman-ghia não existem mais.

sérgio castro
sérgio castro
Reply to  José Luiz
14 anos atrás

Mais um erro, é Tremembé e não Tremenbé.

Taffamello
Taffamello
14 anos atrás

Sou da ZN como algumas pessoas que comentaram aqui tb, por isso gostaria da ajuda de vcs e descobrir se é verdade que o Senna bateu uma vez um Escort em plena Av. Engenheiro Caetano Alvares… Quem mora na área sabe o quão movimentada é aquela avenida….

Abraços

Viviane
Reply to  Taffamello
7 anos atrás

Verdade sim Taffamello. E ainda hoje tenho a lembrança de estar atravessando na faixa de pedestres na mesma avenida, junto com minha mãe e outras pessoas, e um carro preto em altíssima velocidade brecou bem em cima da gente. Todo mundo quase morreu do coração com o susto, e nos impressionamos mais ainda ao ver que era o Ayrton pilotando aquele carro. Nunca esqueço disso.

Fernando C
Fernando C
14 anos atrás

Eu aprendi a gostar de carros com o meu pai e de F1 por causa do Senna. Era religioso em casa, todo fim de semana de corrida sentavamos ele e eu na sala e viamos as corridas. Pena que não tinhamos VHS naquela época…..
Hoje não torço por um piloto ou equipe, gosto de ver as corridas e os carros. Acho que ele marcou muito as pessoas que gostam de corridas de carros e ninguem vai conseguir substituir isso!
abraços

André Scud.
André Scud.
Reply to  Fernando C
14 anos atrás

Esse papo de novo não…

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
14 anos atrás

Nessa época meu pai nos levava até o Recreio Holandês e lá que eu conheci o joelho de porco, não o conjunto e sim o prato, com chucrutes (tá certo a grafia?).
Devo ter cruzado com a carreta com o kart algum dia, quem sabe….bacana a foto, obrigado José Luiz.
Fica deprimido não Flávio, já te falei que somos do exército dos Brancaleone.
Abraços !!!

Antonio VK
Antonio VK
14 anos atrás

Cara, quando bati o olho na foto antes de ler, achei que o FG tinha postado o Zelaya de Honduras trabalhando de frentista.

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
Reply to  Antonio VK
14 anos atrás

É daquele programa do Multishow, o Tirando Onda… Puseram o Zelaya de frentista; o programa deve ir ao ar mês que vem… :)

Paulo Mina
Paulo Mina
14 anos atrás

Sim o posto existe e o Gamadinhos também,
Moro próximo a este posto, um primo dele e seus filhos moravam na rua onde moram meus pais (onde passei minha infancia), eu era amigo deles, de vez em quando ele aparecia por lá, deixava o carro na rua, ficava conversando na porta da casa deles, como se não fosse o “Senna”, hoje esse pessoal mora na casa onde ele morava na Serra, gente muito boa e simples, quando eu frequentava a casa deles não havia frescuras, mas o Senna eu nunca tive o prazer de conversar, apenas olhava de longe.

Mauro Passos
Mauro Passos
14 anos atrás

Sr. Flávio Gomes
Já que você quer encerrar a polêmica que você criou para se promover (…é, porque quem não tem talento se promove com polêmicas e “babaquices”); Após desrespeitar os sentimentos do povo do mundo inteiro pelo nosso “Grande ídolo do esporte – Ayrton Senna”, você, seu multimídia de araque, nos deve desculpas, além de tudo, por criticar a Fundação Ayrton Senna, que certamente você não conhece, e, sobre a qual teceu insinuações no mínimo maldosas.
Que tal meter a mão no bolso e sacar alguns trocados para ajudar de verdade a quem precisa, mesmo que seja com o dinheiro ganho com as bobagens que você fala e escreve.
Minha audiência, certamente você não terá para enaltecer suas “babaquices” decadentes.
Liberdade de imprensa pressuponhe responsabilidade e respeito aos feitos e memória daqueles que merecem ser inaltecidos. O que você pratica chama-se “Impunidade da imprensa”.
Olho nele ABI !!!!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Mauro Passos
14 anos atrás

Na boa… vá à merda.

Evandro
Evandro
Reply to  Mauro Passos
14 anos atrás

Boa Flávio

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
Reply to  Mauro Passos
14 anos atrás

“Pressuponhe-se” que vc faltou às aulas de Português, pois não sabe nada de ortografia e muito menos de interpretação de texto. Desde quando o FG falou mal do IAS? Pode não ter “inaltecido” (ai, ai), mas falar mal, isso não…

Nilton Lopes
Nilton Lopes
Reply to  Mauro Passos
14 anos atrás

Eu me divirto! As vezes dou “localizar: Flavio Gomes” nos comentários só para encontrar as perolas. Simples, curta, direta, como toda boa resposta a comentário babaca deve ser.

petrafan
petrafan
Reply to  Mauro Passos
14 anos atrás

só pode ser brincadeira.
não acredito que alguém consiga juntar falta de interpretação de texto, suposições e erros gramaticais e de ortografia dessa forma, se não for uma brincadeira, uma ironia muito fina e sutil.

Rafael Aun
Rafael Aun
Reply to  Mauro Passos
14 anos atrás

Flávio,

A melhor coisa que você fez foi acabar com esta série. Uma série que foi feita para homenagear um piloto que faria 50 anos, já falecido a muito, não merecia esta enxurrada de babaquices, idiotices e ignorâncias. Garanto que é só parar de falar nesta figura que pelo menos a maioria destes palhaços imbecis vão desaparecer. Mas não posso deixar de admitir que me divirto com comentários tão obtusos quanto este que escolhi para colocar meu comentário. Mas, na verdade, o que não faltou durante a série foram comentários obtusos. A única coisa que me divertiu mais foram as suas respostas.

E cuidado. Arrependa-se. Senão Senna voltará das “saudades eternas” e o fará queimar no mármore do inferno, por mexer com tal divindade que merece ser “Inaltecida”.

Grande abraço.

Ivan
Ivan
14 anos atrás

Flavio o posto existe sim, aliás a igreja onde me casei é quase ao lado…
O gamadinho foi onde minha sogra conheceu o pai da minha cunhada..rsrs e também existe!!!
O posto é da bandeira Shell atualmente….
Vou tentar tirar uma foto e mando para você!!!
Ahh diz a lenda que o Senna era cliente assiduo da Drogaria Bruno que era na Dr. Zuquim e hoje está na Avenida Leôncio de Magalha~es, quase ao lado da minha casa.
Vou conversar com o Sr. Bruno para confirmar a veracidade da hsitória e qualquer coisa mando uma foto da Drogaria dele…
Abraços!

Rossa
Rossa
Reply to  Ivan
14 anos atrás

A ZN é como uma vila. Recreio Holandês, Gamadinho’s, Drogaria do Bruno. Ah, bons tempos! Saudade! (não necessariamente eterna)

Cláudio
Cláudio
14 anos atrás

Se a série é Senna 50 seria muito mais elegante fechar com 50 fotos! É só bloquear os comentários deprimentes!

Luca Bastos
Luca Bastos
14 anos atrás

Logo que vim para São Paulo em 1973, uma das minhas funções exigia ir na estação de testes da empresa que ficava dentro de uma instalação da SABESP.

O restaurante Recreio Holandês ficava no caminho e muitas vezes lá almocei. Provavelmente algumas vezes abasteci neste posto (se bem que não me lembro da existência dele no caminho).

Como são as coisas: um posto para lembrar do Senna e para me lembrar dos primeiros tempo de São Paulo.

É por estas e por outras que frequento este blog.

Anarquista
Anarquista
14 anos atrás

O Galaxie e o “Sapo” (Karmann-Ghia) lá no fundo da foto me matam do coração.
Que belezuras…

claudio aun
claudio aun
14 anos atrás

FG, COMETANDO ESTE SENNA TOUR,TENHO UM APARTE SE NÃO ESQUISITO ,É CURIOSO.
OUTRO DIA NUM CHURRASCO AQUI EM CASA VEIO UMA AMIGA DE MINHAS FILHAS , COMENTOU QUE O SENNA NÃO ESTARIA ENTERRADO NO LOCAL ONDE TODOS CONHECEM,QUE SEU PAI OU PADASTRO É ADVOGADO E TINHA TRATADO DA DOCUMENTAÇÃO PARA QUE ELE TIVESSE SIDO ENTERRADO EM UMA PROPRIEDADE DA FAMILIA SENNA .
ABRAÇO

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  claudio aun
14 anos atrás

OK, mas não precisa escrever em maiúsculas, eu não gosto.

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
14 anos atrás

Se não me falha a memória, Ayrton também morou próximo do mirante de Santana, no Jardim São Paulo (Zona Norte de São Paulo). Próximo do local havia um colégio onde ele estudou por alguns meses no pré-primário, além da R. Olavo Egídio, que sediou seu escritório por muitos anos.

Há um NSX Vermelho que frequenta as redondezas esporadicamente que, reza a lenda, era de propriedade do Senna.

Ivan
Ivan
Reply to  Rodrigo Ribeiro
14 anos atrás

Rodrigo existe sim um prédio na Olavo Egydio que pertence a familia Senna (era dele), aliás era conhecido como o “prédio do Senna”. Quando inaugurou foi uma festa lá, pq foi o primeiro da região a contar com elevador panoramico na região..rs!!
Qto ao NSX desconheço, moro ali e desconnheço, mas tem uma ferrari que ronda por lá (que não deveria ser dele..rs)
Abraços!

Henrique
Henrique
Reply to  Rodrigo Ribeiro
14 anos atrás

É verdade, antes de morar no alto da serra a família dele morava próximo à praça Tenório de Aguiar, a 1 quadra do mirante de Santana. A casa ainda existe.
Ele estudou no Colégio Santana, até a 4.a sére do primário, que fica na Rua Voluntários da Pátria. No colégio há algumas lembranças sobre ele.
Sobre o posto, alguém já deve ter respondido, ainda está lá e, como diz o próprio cara que falou sobre a foto, ainda existe a lanchonete gamadinhos.

Abs

Henrique

Henrique
Henrique
Reply to  Rodrigo Ribeiro
14 anos atrás

By the way, o que se costuma ver na redondeza é um toyota Supra vermelho, será que vc não está se confundindo??
Este não é (era) do Senna. É do proprietário da oficina Fukuda, que fica na rua olavo egídio.

Abs

Henrique

Rossa
Rossa
Reply to  Rodrigo Ribeiro
14 anos atrás

O Ayrton estudou no Colégio Jardim São Paulo, no bairro de mesmo nome. Depois, estudou no Colégio Rio Branco, se não me engano.

Rossa
Rossa
Reply to  Rodrigo Ribeiro
14 anos atrás

Ele rodava mais com a perua Mercedes azul.