MENU

Monday, 17 de May de 2010 - 21:44Arquitetura & urbanismo

A GENTE NÃO ESQUECE…

SÃO PAULO (de jeito nenhum) – Séculos atrás, aqui neste blog, lançamos uma campanha pela restauração do Belvedere de Petrópolis. Como sempre, o tempo foi passando, outros assuntos foram surgindo, e o Belvedere ficou de lado. Mas pensam que esqueci? Nada… Recebi um lote de fotos do Ricardo Amaral, fotos do Rio, maravilhosas, e entre elas estava essa aí embaixo. E pergunto aos petropolitanos e fluminenses em geral: como está o Belvedere depois desse tempo todo?

72 comentários

  1. Luiz amaral says:

    Município embarga obras da Concer no Belvedere
    Criado em Quinta, 28 Novembro 2013 15:41
    Foto: Reprodução
    A Secretaria de Obras de Petrópolis embargou no último mês as obras que aconteciam no Belvedere do Grinfo, realizadas pelas concessionária que administra a BR-040, a Concer. A medida foi publicada em Diário Oficial e, segundo fiscais, as intervenções apresentavam irregularidades, já que o local é um prédio tombado pelo município.
    As intervenções de duplicação das pistas de subida e descida da serra tiveram início em junho deste ano e funcionários da concessionária fecharam o acesso ao patrimônio. O local está sendo utilizado desde então como canteiro de obras.
    De acordo com a Secretaria de Planejamento, através de nota, foram constatadas irregularidades no local, que chegou a ser fechado com alvenaria e recebeu instalações elétricas e hidráulicas da concessionária da rodovia. A concessionária responsável pela administração da rodovia usa o terreno do Belvedere como ponto de apoio para a construção da nova subida da serra de Petrópolis. O prédio seria usado como vestiário pelos funcionários da obra.
    Ainda de acordo com a prefeitura, a Concer foi multada pelo município no dia 25 de outubro e desmontou as construções irregulares no Belvedere. O valor da multa não foi divulgado.
    Segundo a Concer, o Mirante do Belvedere, local onde pode ser vista uma das mais belas paisagens da serra de Petrópolis, fica fechado para visitação durante os três anos da obra – prazo estipulado para o fim das intervenções. Ainda de acordo com a concessionária, durante as obras também vai ser feita uma revitalização do espaço.
    O Belvedere do Grinfo fica na descida da serra de Petrópolis, próximo ao quilômetro 88. Foi inaugurado na década de 60, para sediar um restaurante, e já foi cenário para novelas e filmes nacionais e internacionais. Depois de sua construção e do restaurante, o local passou a ser utilizado para eventos ao ar livre, mas a concessionária que administra a via acabou conseguindo liminar na Justiça para proibição. A partir disso, o monumento não abrigou mais qualquer atividade e acabou em estado de completo abandono.
    Ariane Nascimento – Redação Tribuna

    Foto: Reprodução

  2. b says:

    Oi! Alguém sabe dizer se existe que projetou o tal restaurante porque o MAC de niterói parece uma copia desse projeto

  3. próximo domingo dia 21 de outubro a partir das 10h estaremos lá em manifestação pacífica colhendo assinaturas pela revitalização do Belvedere . Também podem assinar por aqui : http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N30086 .

  4. Luiz Vila Flor says:

    Bom dia…

    Postei no meu blog (NOVO BLOG PARANGOLÉ), ontem, 12/03/11, um aritigo sobre o Belvedere do Grinfo. Vou tentar a publicação desse texto no O Globo On Line – Opinião, na segunda ou na terça feira..
    O endereço do Blog é: http://novoblogparangole.blogspot.com

    Saudações.

    Luiz Vila Flor

  5. Mohamed Reza says:

    Quando foi inaugurado o Belvedere do Grinfo? Quando foi abandonado o Belvedere do Grinfo?

  6. Mohamed Reza says:

    Mandei um e-mail para CONCER, segundo a CONCER… Revitalizará o Belvedere do Grinfo e a obra começará no início de 2011, EU ESTOU DE OLHO!!!!!
    Se nada for feito… Cobrarei de novo!!!!!

  7. Sarpa says:

    Depois falam que Niemeyer foi revolucionário!

  8. Antonio says:

    na época mandei um e-mail pra concer
    e me responderam se esquivando,
    me explicaram que era uma estrutura importada
    dificil de recuperar, etc e tal

    continua abandonado, só cortam o mato

    o problema que alí já é Duque de Caxias. Se fosse Petrópolis, seria mais fácil para mobilizar a prefeitura e buscar uma revitalização

  9. christian alves piloto corinthiano carioca says:

    gomes! o local esta completamente abondonado, aparentemente sem futuro nenhum.
    eu costumo ir pra petropolis de vez em quando. minha familia mora la. passo e olho o local com nostalgia.
    quando eu for de carro eu pararei no local so pra tirar fotos do local e da paisagem q é linda!

    abs

  10. CUCA SAMPAIO says:

    BELA FOTO GOSTARIA DE MANDAR P/ VOCE UMA FOTO
    COM UMA C10 FOTO DA EPOCA PARA DESCOBRIR O ANO DA PICK UP C 10 CABINE DUPLA. COMO POSSO MANDAR QUE EMAIL???

  11. Araújo says:

    Coordenadas do Google Earth:

    22 33 25.09 S 43 14 24.18 W

    Lá tem mais fotos e o bichinho em 3D.

  12. Bruno says:

    Infelizmente está abandonado!!!!!

  13. Marcio says:

    Me recordo do post e semana passada fui a lagoa e passei pelo Belvedere e continua largado, não vai demorar muito virar ruina.
    não sei de quem é a obrigação de mate-lo, mas a prefeitura de Petropolis não faz nem pela cidade, a concer (concessionaria responsavel) sabe como niguem cobrar pedagios, então… sugiro um multirão para recuperar um cartão postal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *