“DIFICIT”

SÃO PAULO (quero uma!) – Vejam que bacana a mensagem enviada pelo Luciano Cassol:

Olá Flavio, fui nesse fim de semana correr um rali de regularidade (só tem no RS) em Passo Fundo, atual local do #96. Vi esse equipamento e não tive dúvida em tirar uma foto para te mandar. Todo navegador de rali de regularidade tem algum equipamento de calcular, notebook, hp 50g palm, calculadora comum, mas esse equipamento eu não tinha visto ainda.

Uma Facit! Que, para mim, é um dos maiores mistérios da humanidade. Acho mais difícil entender como ela funciona do que compreender a lógica dos combustíveis sólidos dos ônibus espaciais. Mas é o maior barato. E claro que tem um monte de blogueiro aqui que já usou isso. Aliás, a Facit ainda existe?

Subscribe
Notify of
guest

105 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
andre luis
andre luis
9 anos atrás

fui vededor da Facit em Brasilia e me orgulho muito daquele meu trabalho,
Andre Luis Matos

Marcelo Vignaga
Marcelo Vignaga
13 anos atrás

Fico muito feliz por saber que o pessoal do carro 296 (Ibrain e Marlon) pensam assim, com espirito de cordialidade e confraternização a respeito do campeonato de rally. Como o Saullo falou eu tb não quis desmecerer ninguem, respeito muito vcs e espero que possamos fazer boas provas esse ano na Estreantes e ano que vem se arrebentamo na Turismo… hehehe. O pessoal que passou a informação que iamos desistir deve ter se enganado.
Eu achei uma tabela de classificação atualizada no site do Rally Caxias, acho que esssa está ok. http://www.rallycaxias.com.br/site/imagens_upload/classificacao_3.pdf
Um abraço a todos e até Nova Prata.

Saullo Frizzo
Saullo Frizzo
13 anos atrás

Isso ai,… o Marlon e o Ibrahim estão com o espírito do rally, que é acima do desafio, DIVERSÃO. A competição é apenas uma parte do esporte. Sobre a colocação de vocês, se esta incorreta peço desculpas, ja que fiz o calculo meio de cabeça, sabendo apenas que o Vignaga era o primeiro. Repito, não quis desmerecer ninguém, e muito menos criar a polêmica. Abração a todos!!

ibrahim mansur
ibrahim mansur
13 anos atrás

Senhores vamos por fim a esta discussão!

Ninguem nunca falou que o campeonato estava ruin, o único detalhe é que ele tem algumas falhas no regulamento, como todo campeonato tem.
O Márlon apenas disse que eramos os lideres do campeonato porque nos informaram que o Vignaga não andaria mais na categoria estreantes. Eu não sei de onde vocês pegam a classificação do campeonato já que o site da FGA não é atualizado. Eu achei uma tabela que tinha a pontuação das duas primeiras etapas, adicionei o meu nome e coloquei os pontos que havia ganhado até o momento. Se a informação que recebemos estivesse correta seriamos lideres do campeonato com 20 pontos empatado com o nº 240, segundo esta tabela. Se existe alguma outra tabela que conste que estamos com outra pontuação por favor me enviem para o e-mail [email protected] ficarei muito grato.
Independente se vocês vão continuar na estreantes ou não, EU e o Marlon vamos continuar competindo sempre dando muita risada que é o que acontece a cada rally que a gente faz. Se você continuar na categoria para min será muito bom pois gosto de desafios e gosto ainda mais de superá-los apesar de ser difícil não é impossivel!
Então galera chega de discussão vamos deixar a disputa para as pistas, afinal de contas agente não quer fazer como os dinossauros do regularidade que brigam a cada segundo.

Márlon Zill
Márlon Zill
13 anos atrás

ao Marcelo Vignaga, da uma donferida na pontuação que tu coloco ae não é bem éssa pra começo de história…e ao Saullo Frizzo a dupla referida na matéria é 2ª colocada, e não a 4º…. beleza? ;D e o dirceu só ganha prova na sorte.. compete só com esses pelado ae… assim fica fácill
aHUIAHUIahAUIHUaihauihAUIHUIHAuihauiahuI
E É ISSO AE vamo anda com o regulamento, que ta valendooo, 2011 agente se mata na turismo denovo…, por inquanto, se matamo por aqui mesmo \o

Marcelo Vignaga
Marcelo Vignaga
13 anos atrás

Mendes, vc não concorda comigo que o custo para andar na Turismo do Gaucho é bem maior que na estreantes em virtude das carteiras da FGA e das incrições? Na Copinha desde 2009 estou andando na turismo. Pq na copinha o custo para andar em qualquer categoria é o mesmo.

Eu respeito sim a sua opinião, só acho que as pessoas poderiam ser um pouco mais educadas ao usar as palavras e/ou expressar opiniões.

Saullo Frizzo
Saullo Frizzo
13 anos atrás

Senhores, pra que tanto bairrismo!! Vamos aos fatos: Quando fiz correção ao que o Marlon escreveu, NÃO QUIS DESMERECE-LO, apenas fazer justiça a pontuação do Vignaga. Independente de campeão moral ou não, o regulamento é este (eu também não gosto) e devemos cumpri-lo (se acha q ta ruim, não corre, fácil!). Sobre o Vignaga não correr as etapas todas dos anos anteriores por falta de $$, ok, é a vida, visto que na Turismo os custos sobem substancialmente, comparados a Estreante; motivo este ($$) que o Cabral deixou de fazer dupla com o Mendes. Como a vida nem sempre é como queremos, vamos lutar com as armas que temos (ou nas categorias que podemos) e fazer o rallye crescer, e não decair por causa de discussões bestas. Todo mundo amigo denovo?! Hehe… Abração a todos!

Marcelo Mendes
Marcelo Mendes
13 anos atrás

O Dirceu… bem certo vc colocar que ganhou a prova sem equipamento ne???? Só faltou vc colocar que ganhou de mim!!!!! hahahahahahahahahahahaha

Dirceu Cabral
Dirceu Cabral
Reply to  Marcelo Mendes
13 anos atrás

Bahhhhh Mendes, nao era para dizer que foi de ti… hehehehe… Alias, na de Severiano, Foi 1º na Geral e na Categoria… heheheh… E Vignaga, nao sou melhor que ninguem, so quis dizer que sei aonde devo estar… E o Rally é um esporte de confraternizaçao, e quanto mais adeptos pudermos trazer melhor e nao desistimular eles a andar…

Marcelo Mendes
Marcelo Mendes
13 anos atrás

Arrogante Vignaga???? Apenas expressei a MINHA opinião dentro do que penso…. mas, vc pode entender da maneira que bem entender, afinal foi VC que colocou uma afirmação um tanto dúbia em seu post. Como disse antes: vc está amparado em um regulamento cujo qual EU não concordo, e se fosse apenas para ganhar, eu com toda a certeza não estaria praticando esporte nenhum (muito menos rally), não estaria tentando fomentar e incentivar os mesmos. E quanto a sua afirmação: “…Mas ao Mendes gostaria de dizer que concordo com tudo que ele diz, ainda desculpo ele pelo comentário feito e vou orar a Deus pedindo que ele seja um pouco menos arrogante com as outras pessoas.”.. posso afirmar que vc não me conhecesse e nem tens o direito de fazer uma AFIRMAÇÃO sobre este assunto. Se fores ver, existem mais pessoas que compartilham de minha opinião, mas isso… bom, isso é OPINIÃO!!! Nunca e ngn desrespeitou vc e nem mesmo levantou alguma consideração sobre a sua maneira de ser (que no meu caso estou sendo taxado de arrogante por uma pessoa que não tem conhecimento sobre mim). Grato e até a próxima.

Marcelo Vignaga
Marcelo Vignaga
13 anos atrás

Só complementando, para que todos entendam:
Em 2008 andei 3 provas do Gaucho e em 2009 andei somente 2. Não fiz isso por má fé, mas sim pq não tive dinheiro para andar todo o campeonato.
Agora em 2010 vou andar todo o campeonato graças a 5 Empresas que estão me patrocinando. Se ano que vem eu não conseguir patrocinio não terei condições de andar todo o gaucho e terei novamente que andar 2 ou 3 provas apenas.

Mas acho que o regulamento deveria ser alterado sim. Promoção de Estreantes para Turismo: Quem ganhar 3 provas na estreante no ultimos 5 ano, vai pra turismo, quem nunca ganha pode ficar na estreantes, até conseguir ganhar. (nem todo mundo é como nosso amigo Dirceu, que andou na Estreantes e no ano seguinte já estava disputando o titulo da Turismo. Eu por exemplo, que sou mais burro, só esse ano consegui ganhar minha primeira prova no Gaucho. Na Copinha andei uma na Turismo em 2009 e fiquei em ultimo).

Qualquer coisa pode falar comigo em PVT “[email protected]”.
Não quero inimizades com ninguem, pois pra mim o Rally é apenas diversão.

Acho tb que nós rallyzeiros deviamos pleitear junto a FGA um desconto para as carteiras de Rally Turismo, pois acho um custo bastante alto 300 reais cada uma, até para fomentar as categorias mais altas.

Marcelo Vignaga
Marcelo Vignaga
13 anos atrás

Só pra esclarece de 2007 a 2009, andei 5 provas e não 12.
Mas esse ano vou andar todo o campeonato e ano que vem vou na Turismo. Mas ao Mendes gostaria de dizer que concordo com tudo que ele diz, ainda desculpo ele pelo comentário feito e vou orar a Deus pedindo que ele seja um pouco menos arrogante com as outras pessoas. Pq ganhar ou perder faz parte do esporte e não tenho nenhum ressentimento contra qualquer competidor. Ano passado perdi todas as provas que andei, para o Eduardo de Panami e mesmo assim somos grandes amigos. Ao Marlon, considero ele um amigo, um cara legal e desejo boa sorte nas provas que disputarmos juntos, que possamos nos divertir muito nos proximos rallys.

Dirceu Cabral
Dirceu Cabral
13 anos atrás

Vignaga,
Vamos esclarecer os fatos do modo que devem ser esclarecidos:

1º – Meu primeiro e unico ano que disputei o Campeonato Gaucho na Cat. ESTREANTES, foi o ano de 2008, que no mesmo nos Sagramos Campeoes Gauchos da Modalidade, sem ter disputado as 2 primeiras etapas.

2º – Disputamos o certame de 2008 em nada mais e nada menos do que com uma media de 15 Carros por Prova, aonde me orgulho ter superado os desafios em UNICO ANO e tornado campeoes, juntos a outras grandes duplas.

3º – A CATEGORIA ESTREANTES, é para fomentar a participaçao novas duplas oriundas de campeonatos citadinos, universitarios e pequenas copinhas. minha prova de minha estreia o Certame GAUCHO, em Passo Fundo em Abril de 2008, nunca antes havia disputado uma unica etapa do Certame.

4º – Dentro da COPINHA REGIONAL, somente disputei por um unico ano na Categoria de entrada.

5º – O Povo tem que ter muita paciencia contigo mesmo, pois desde 2008, vejo voce andando as provas na Categoria ESTREANTES, nada mais e nada menos que 3 anos na mesma categoria, na qual deveria ter subido ja no segundo ano, mas infelizmente existe uma brecha no regulamento que te permitiu isso ate HOJE. Tu mesmo ja foi informado que essa mamata terminou para ti.

6º – Nao ando mais regularmente as etapas do Gaucho, mas pelo menos teria um minimo de respeito as duplas que estao iniciando e te coçar, ja houve provas do Citadino, que deixei de andar na NOVATOS (estava sem equipamento) e subi de categoria voluntariamente para dar chance aos outros, e curiosamente andando sem equipamento ainda ganhei a prova na Categoria e segundo no Geral.

E outra, se sou ou deixo de ser experiente, é merito meu, consegui muito bem saber aonde devia estar, e no meu segundo ano ja na TURISMO, ja estavamos brigando pelos primeiros lugares nas 3 provas que andei em 2009. Entao se liga, Ninguem joga na Seleçao SUB-15 a vida toda…..

Marcelo Vignaga
Marcelo Vignaga
Reply to  Dirceu Cabral
13 anos atrás

Que bom pra vc, que é tão bom assim. Boa sorte pelo teu mérito. Um abraço. Dá minha parte, sem ressentimentos.

Márlon Zill
Márlon Zill
13 anos atrás

ano que vem todos nós vamos andar na turismo, por que pra mim 1 ano na estreantes ta mais que bom, nossa capacidade, e nossa disputa não teria graça nenhuma se fosse pra fica competindo com nós mesmos 2,3 anos seguidos.
vou me contentar com o segundo lugar no campeonato, mas com aquele sabor de campeão, por saber que não temos reias COMPETIDORES na categoria, mas sempre é bom andar com o regulamento embaixo do braço, por que minhas 2 provas como estreantes realmente nem se comparam as 12 provas do meu adversário.
mas boa sorte pra todo mundo ae na proxima prova que está ae já ;D
mas pelo menos VC CONCORDA com tudo que o mendes postou no comentário anterior, e isso ja é um começo!!! literalmente

Marcelo Mendes
Marcelo Mendes
13 anos atrás

Buenas Marcelo!!!!
Com esta tua afirmação, vc concorda em tudo que postei anteriomente… mas, pra vc tb saber, o único ano que andei com o Dirceu, andamos em 2008 e acabamos com o título Gaúcho com um pouco de sorte. A prova que andei em 2007, foi com a minha namorada que navegou pra caramba diga-se de passagem e era realmente meu PRIMEIRO ANO!!!! A propósito: não tenho nda contra vc e nem a sua maneira de pensar em andar na Estreantes eternamente. Também, não quero tirar cisco de olho nenhum, até mesmo pq esse tipo de comentário feito por vc não adiciona em nda a ngn e nem msm a sua eterna estreia em ralis. Só penso que com vc andando na estreantes todos os anos desestimula o pessoal a vir andar na estreantes.
Mas, como te falei: VC CONCORDA com tudo que postei no comentário anterior, e isso ja é um começo!!!
E só para esclarecer… não tenho nda contra vc pra vc colocar a seguinte afirmação: “…Então primeiro tire a “trave” do teu olho antes de tentar tirar o cisco do meu.” Mas, parece que vc tem…..

Marcelo Vignaga
Marcelo Vignaga
13 anos atrás

Mendes, pode ficar tranquilo que ano que vem vamos andar na Turismo, ai vc vai poder disputar com nós, se é essa sua dor… hehehe
Só pra lembrar que em 2007 quando vc o Diceu andavam na estreantes do gaucho, já tinham muito mais esperiência que nós temos hoje. Então primeiro tire a “trave” do teu olho antes de tentar tirar o cisco do meu.

Marcelo Mendes
Marcelo Mendes
13 anos atrás

Buenas!!!
Não queria me meter no assunto, mas acho que dentro do que o piloto do carro 200 comentou ser o líder do campeonato, acho até uma injustiça com os demais participantes da categoria ESTREANTES que o mesmo AINDA esteja andando na mesma. Lembro que tal numerário começou a andar no ano de 2007(se não me falha a memória) e AINDA anda contra os iniciantes. Claro que tudo dentro do regulamento (que ao meu ver é falho neste critério) que permite que ele ande até 04 provas numa temporada e na outra contiue… resumo? todo ano ele faz 04 prova e para (questão de regulamento), só que na brincadeira ele ja ta fazendo a décima segunda prova e que, no caso, da MUITA mais experiência em relação aos concorretes…. ja que ele vai para mesmo, acredito que os líderes são mesmo do carro 296 que farão o campeonato todo… huahusuahushsuahsauhsuhusahua (nem vamos comentar o fato de ter tanta experiencia e perder provas pra quem fez a primeira). Desculpe Marcelo se vc não gostar do comentário, mas acho isso um absurdo em relação aos que estão começando.

Marcelo Vignaga
Marcelo Vignaga
13 anos atrás

Só corrigindo o comentário de Marlon Zill, o lider do campeonato gaucho de rally regularidade de 2010, a partir da segunda etapa sempre foi o Carro 200 pilotado por Marcelo Vignaga e navegado por Thais Betto.

Após 4 etapas segue a classificação:

Carro 200 – Marcelo e Thais = 32 pontos
Carro 240 – Claiton e Cleiton = 23 pontos
Carro 296 – Ibrain e Marlon = 20 pontos
Carro 213 – Giovani e Pedro = 18 pontos

Saullo Frizzo
Saullo Frizzo
13 anos atrás

Ola, gostaria de fazer duas correções. Ao Cesar Milla, quando o co-autor escreve que o rally de regularidade só existe no RS, ele se refere ao Rallye de Regularidade de verdade (o original), onde o ainda se usa o FNTE (final de trecho não exato). Sendo que no PR, em SC e tantos outros, é usa do Rally “Mitsubishi”, com final de trecho exato e eventos com medidas quase exatas.
Ao Marlon, se ele se refere ao Campeonato Gaúcho, os líderes são de outra cidade; e a dupla referida na matéria é 4ª colocada.

Ibrahim Mansur Ibrahim
Ibrahim Mansur Ibrahim
13 anos atrás

Boa noite!

Estava trabalhando hoje a tarde, quando meu navegador vem falar comigo pelo msn me mandando olhar o site q ele tinha encontrado, quando abro me deparo com a facit e um comentario sobre o nosso carro o #96! Isso é muito legal! Obrigado pelo post.
Att
Ibrahim M. Ibrahim

diego
diego
13 anos atrás

muito bom

márlon zill
márlon zill
13 anos atrás

boa tarde flavio,tenho o orgulho de dizer que essa maquina é minha, e felizmente eu sou o navegador que usa ela, estamos correndo todo o campeonato gaucho com ela, e por sinal, ganhamos a etapa de Passo-Fundo, e somos lideres do campeonato na categoria estreantes. posso dize que não é nada fácil de usa ela, e ainda mais carregar 6 horas em um rally ainda, mas é muito boa depois que se aprende a mexer bem nela.
abraço

Gisele
Gisele
13 anos atrás

Gente, temho uma Facit que era do meu pai que pretendo vender no Mercado Livre. Só tem uma coisa – se perguntarem se funciona, não tenho a menor idéia. A coisa parece estar emperrada; lembro do meu pai girando a tal manivela (isso lá nos idos de 1970…) Será que uma boa alma poderia me contar como a DIFICIT funciona?

Jucabala
Jucabala
13 anos atrás

Meu!!!!
A última que vi uma dessas funcionando, foi no extinto “Auto Peças Belém” na Av.Celso Garcia esquina com a rua Julio de Castilhos em São Paulo. Fui comprar os três platinados da DKW do meu pai e tinha umas quatro em cima do balcão. Saudades do Dalmo o proprietário que durante muitos anos manteve peças novas de carros como Gordini, Willys, DKW, etc.

Cesar R. Milla
Cesar R. Milla
13 anos atrás

Só corrigindo, falei com meu pai e a calculadora que ele usou quando começou no rally era dessa mesmo, a cada 100 m dava uma volta na manivela, e eu achando que era dificil navegar no meu Totem Colosso!!

Cesar R. Milla
Cesar R. Milla
13 anos atrás

Só corrigindo o rapaz que mandou a foto, não existe Rally de regularidade só no RS, aqui no paraná, Cascavel existe e o pessoal é bom hein!!! Sábado que vem tem a abertura da 6° Copa Paraná de Rally de Regularidade, além dos Raids, tb de regularidade. Eu me lembro que o meu pai quando começou a navegar em Rallys, em 1987, usava uma calculadora parecida com essa, so que menor.

gilberto h
gilberto h
13 anos atrás

Aprendi a usar uma no posto de gasolina do meu avô, que aliás apareceu aqui tempos atrás. Era assim que fechava a contabilidade do dia… Coisa de doido, mas fácil e rápido de usar, mais rápido que calculadora HP para algumas contas…

Wolf
Wolf
13 anos atrás

pois na Agromotor, na Mooca, ainda usam!!!!!!

Basta ir lá comprar uma peça de Jipe, que o cálculo é feito nelas!

Carlos Molykote
Carlos Molykote
Reply to  Wolf
13 anos atrás

Primeiro eles vão examinar o KARDEX (não sei se está escrito certo), para ver se tem algum Jeep no estoque.

Nelson Dantas
13 anos atrás

Comentários elucidativos lembrar que depois que Pascal inventou a máquina de cálculo, os vinkings invadiram a França e trouxeram o segredo para o mundo novo, provavelmente temendo uma invasão atrás do segredo da Facit, e implantaram, durante a primeira invasão dos Vinkings em Juiz de Fora, a sua unidade produtora. Depois, com a invasão dos Bárbaros a Facit foi destruida para dar lugar a Mercedes. Isso que dá a restringir a história luso-portuguesa na escola e as invasões italianas…

Luiz Wagner
Luiz Wagner
13 anos atrás

Tentaram salvar a Facit com a ida da Mercedes para Juiz de Fora. Mas foi só ilusão!! Tomara que o destino da Mercedes e de outras empresas dessa cidade não seja o mesmo da Facit. Abraço

Batista Lara
Batista Lara
13 anos atrás

Perto de casa tem uma loja de decendentes de libaneses que usam essa maquina ainda. Eles pararam no tempo. Pra se ter uma idéia, eles ainda tem no estoque aqueles tenis da Topper cano alto , que imitavam os All Star! Se procurar, ainda acha Kichute por lá!!

Machinist
Machinist
13 anos atrás

O que me impressiona é que essas trapizongas mecânicas funcionam bem ainda hoje. Se bem cuidadas provavelmente funcionarão eternamente. E são a prova de falta de energia e de guerra nuclear..

Walter Terra Campos - Poa/Rs
Walter Terra Campos - Poa/Rs
13 anos atrás

Um colega de faculdade sabia tocar uma música em ritmo de samba nesta Facit. Colocava um número e ia girando para frente e para trás e o som se transformava numa música era muito legal.

Eu usei pouco as facit, quando comecei a trabalhar primeiro foram as máquinas mecânicas com fita e dois as eletricas (tipo Divisuma da Olliveti)

Victor
Victor
13 anos atrás

Facit? Li todos os posts e não encontrei nenhum que citasse o inventor.
A Facit é apenas a Máquina de Pascal bem fabricada, o coitado do Pascal em 1600 não tinha como fazer engrenagens que não fossem de madeira.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Bahhh, fui balconista e muito penei com uma delas! Até hoje não entendo muito bem como funciona(va) a dita cuja! Pra mim ele foi inspirada na maquina de codigos “Enigma” dos alemaes na Segunda Guerra! Credo! ;)

iverson
iverson
13 anos atrás

Tenho umas dúzias dessas Facit aqui no Museu da Engenharia da UFJF. A faculdade emprestava para os alunos. A fábrica era aqui mesmo… Tambem temos Curta em dois modelos (pequeno e grande). Tambem temos um notebook Facit, além de máquinas de escrever. Tudo Made in Juiz de Fora. Ah, e ainda temos uma máquina de escrever marca Wanderer (auto-union…).
Um abraço.
iverson

Francisco Luz
13 anos atrás

Pior que o meu pai sabe usar isso aí e até me ensinou. Temos uma em casa. É maneiro, o bichinho.

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Quando comecei a fazer rallye, no início da década de 80, essa era a única calculadora existente para navegação. Alguns anos depois, consegui emprestada uma calculadora chamada Kurta (acho que era assim), uma espécie de Facit compacta. O apelido dela era pimenteira, pois o formato era de um moedor de pimenta (corpo redondo, manivela em cima e os números na lateral). Essa é bem mais rara que as Facit. Assim como blogueiro que gerou o post, nunca entendi (nem procurei entender) o funcionamento deste engenho humano. Só sabia navegar com ela. Botava a média, e girava uma volta para cada 100 m de navegação. Ótimos tempos, quando os rallyes eram só um pretexto para encontro de amigos, sem essa competitividade exacerbada de hoje.

Ubirajara Martins
Ubirajara Martins
13 anos atrás

Tenho uma muito mais antiga que esta e funcionando perfeitamente. Faz os mesmos cálculos.
É uma Original Odhner da década de 30!!!

Mauricio
13 anos atrás

Nos idos de 83~84 participei de algumas provas do Rally Universitário. Vi uns dois ou tres navegadores usarem essa coisinha na prova e um terceiro uma outra máquina do mesmo tipo mas so que pareica mais um cilindro com uma grande manivela encima, parecia um moedor de café (não me lembro do nome agora).
Lembro-me também de tê-la usado apra fazer algumas contas enquanto estudava no grêmio estudantil da qual era um dos diretores em minha faculdade. De fato é um tanto dificit (he he) usar essa coisinha, mas ajuda muito. Basta um pouco de lógica e agilidade. Dá até para tirar logaritimo e raiz quadrada com esse aparelhinho.
Os desenvolvimentos tecnológicos do final da década de 70 e começo da de 80, feitos pela TI e pela HP aposentaram de vez essa máquina (a outra, a tal que parece um moedor de café) e a régua de cálculo. Pena que com isso levaram junto o raciocinio lógico que faz da matemática algo tão interessante. Aliás vc só aprende matemática quando percebe a lógica por detras da forma como as contas são feitas. Com as calculadoras some o raciocinio e com isso a graça, dai as aulas dessa matéria terem se tornado tão sacais.

JCMATTIOLI
JCMATTIOLI
13 anos atrás

Quando estudante de Engenharia, em 1970, usava uma FACIT nas aulas práticas. Um modelo um pouquinho mais evoluído do que esse, com um motor que eliminava a irritante (mas que era legal, isso era…) operação com manivelas. Foi minha transição da régua de cálculo para as máquinas calculadoras, computadores, enfim.

Semana passada jantei na Pizzaria Maria Quitéria, em Santos, que mantém interessante exposição de coisas antigas, inclusive uma dessas máquinas.

Putz ! Com certeza a maioria da blogaiada aqui nunca viu uma régua de cálculo na vida toda!

P.S. …
FLÁVIO: nesse instante estou recebendo “O boto do Reno” (autografado, uau!!). Obrigado pela boa leitura que me proporcionará.

quinguy
quinguy
13 anos atrás

Como é bom ver isso. Aprendi a usa-la nos anos 70 num ecritório, e a mando de um dos chefes passei a tarde dando umas 8.000 voltas na manivela que segundo eles (chefes) era para dar corda ao aparelho. Já encontrei vários caboclos no rol de amizade que deram corda nessas belezuras. O sarro era de amargar por dias e dias…

Fabrício
Fabrício
13 anos atrás

Eu tenho uma dessas guardadas em casa!!! Até hoje me lembro do dono do mercadinho no interior de SP q usava uma para fazer as contas das mercadorias. E era de uma agilidade incrível. Ela é chamada também de Facit Manivela, por causa de uma manivela no lado direito que vc tem que rodar pra frente e pra trás para fazer as operações.

Clébio Júnior
13 anos atrás

Rumores dizem que, apesar da matriz ter falido junto com o século XX, a Facit do Brasil ainda existe e ficaria em Juiz de Fora. Também descobri registros dela na Zona Franca. Enfim, nada de concreto.

Rodolpho
Rodolpho
13 anos atrás

Usei muito em rallyes, voce tecla um número e ele aparece na janela superior esquerda, cada girada da manivela ,nu. de vezes aparece na janela do lado direito, e o valor teclado é somado aparecento na janela maior, tecla-se 20, gira-se a manivela 10 vezes , o total aparece 200, basicamente é isso, mas pode-se usar virgula e decimais, aqui no sul os madereiros usavam uma máquina de marca “curta” ,alemã , é um cilindro com os números na lateral e as janela na parte de cima, junta à manivela, era muito procurada pelos ralizeiros pois podia ser fixada na prancheta, a facit era mais complicado e a trepidação fazia o fator correr, tinha-se que teclar de novo, no meu caso subistitui a Facit por uma HP programável em 1978, cuja bateria durava 2 horas e da-lhe trocar baterias no meio da prova.

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Tenho uma aqui em casa, idêntica a essa! Meu velho e falecido avô operava a Facit que saía fumaça, conta meu pai. Fico imaginando a facilidade de navegar usando este monstro para calcular, chacoalhando em estrada de terra a 100km/h.

Bill
Bill
13 anos atrás

Aqui em Juiz de Fora tinha uma filial da Facit, não sei muitos detalhes, até onde eu sei faliu, mas o prédio ainda está lá, já falaram que ia virar um shopping e até uma faculdade, mas ainda acho que está abandonado ou sem uso, mas aqui pela cidade ainda exitem muitas máquinas de escrever e calculadoras em uso, minha contadora tem.

jotaefe
jotaefe
13 anos atrás

Banco do Brasil, década de 60, Campo Mourão-PR.
Trabalhava com uma desse modelo.
Fazia as quatro operações.Cheia de teclas e de pequenas alavancas.
Fácil de operar apesar de hoje ser exótica.
Tenho um tio descendente de árabes que tem um àbaco em casa. Tambem aprendi a operar essa jóia.

Luck2000
Luck2000
13 anos atrás

Eu tenho uma desta guardada em perfeito estado, era do meu pai.

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Quando cursei o ensino médio eu ganhei uma calculadora FACIT do meu Pai mas isso ai é o q ?? Seria um aparelho de código morse ??

Tatiana
Tatiana
13 anos atrás

Lembro dessa máquina FACIT num supermercado próximo à minha casa e meu pai possui uma só que de outro modelo. Legal!

P.S. Flávio, quero comprar o seu livro O Boto do Reno. Já enviei um e-mail pra Alessandra (editora), mas não tive resposta. O que faço?