MENU

quinta-feira, 13 de maio de 2010 - 20:09Autódromos

E NA BUNADA, NÃO VAI DINHA?

SÃO PAULO (tá bom, tá bom) – E olha a CBA e o Ministério do Esporte arregaçando as manguinhas para prometer um novo autódromo internacional no Rio, na região de Deodoro, que não sei onde fica, agora que é oficial a morte de Jacarepaguá, já que faremos com garbo e formosura os Jogos Olímpicos de 2016!

Oh, obrigado, Rio! Obrigado, CBA! Obrigado, ministro dos Esportes!

Me chamem para a inauguração, tá?

108 comentários

  1. Thiago disse:

    Deodoro, porque não?

    Là tem espaço sim, aqueles quartéis e campo de treinamento não serve para muita coisa.
    Segurança? Favela? com certeza não tem nenhuma maior que a Cidade de Deus.
    Longe? Deodoro fica na região (geográfica) central da cidade, esse tipo de construção podem atrair recursos para a reestruturação de transporte dessa (importante) região.
    Campo Grande próximo de Deodoro? é muito longe, é a mesma distância até o Caju, hi esqueci, esses mauricinhos não cohecem a cidade.
    O autódromo da China fica 40 km de distância da cidade, os pilotos não querem beleza, eles querem pista, se for só pela paisagem é melhor fazer uma corrida de rua no aterro do flamengo, o que não é má idéia.

    Além disso, haverá o projeto para ligar Deodoro com a Barra
    http://oglobo.globo.com/rio/transito/mat/2010/05/17/brt-da-transolimpica-devera-transportar-100-mil-passageiros-por-dia-916606938.asp

  2. Porque não fazem uma bela de uma reforma, bem porreta, lá em Jacarepaguá . Seria o caminho mais ideal, mais sensato,ora bolas. Que se danem as Olímpiadas..
    Fórmula 1 , e Fórmula Indy acontecem cada ano, e não de 4 em 4 anos.
    Dará muito mais visibilidade para o Rio de Janeiro possuir um superautódromo perto do mar e das montanhas, do que uma Vila Olímpica que vai ser utilizada somente uma vez, e depois ficará entregue às traças, como O Engenhão,e tudo o mais..
    É como diz o Trajano : Cadê o “legado do Pan ” ?
    Daí, faz-se uma Vila Olímpica meia-sola ,que tá bom assim mesmo, pois não vai gerar nenhum tal de “legado das Olímpiadas Rio 2016 ” , não é mesmo ?
    Chega dessa turma de sacanas ficarem usurpando de nossas verbas pagas com nossos impostos,etc e tal…
    Esta é a minha opinião,de quem gosta de carros e de corridas.

  3. Rodrigo Moreira disse:

    Olá!!! é triste o “Nelsão” acabar. A violência está em todos os lugares ( só pra registrar aos mais sensacionalista). Se o Projeto for serio mesmo trará uma atrativo para essa parte da região, que sabe a descoberta d novos talentos.
    Pq é mais facil um sujeito da Barra ir pra Deodoro q um sujeito sei lá de campo grande (bairro proximo) ir pra Barra ou Jacarepaguá que seja.

    Bom se o projeto for sério mesmo.

    um abraço e temos q revolucionar o esporte dito de elite.

    O último pobre a ser piloto de F1 acho q foi tal do alemão heptacampeão( acho q era filho d pedreiro) porém morava perto de um audotromo.

    um abraço.

  4. Alexandre Bento disse:

    Pergunta se eles preferem as praias do RJ ou aquele mundo de cimento paulistano….

  5. Lucas disse:

    Desde que o autódromo saia, porque não? Deodoro é meio distante da Zona Sul mas é um lugar tranqüilo, seguro, cheio de prédios do Exercito.

    E para aqueles que falam que Deodoro é o fim do mundo, Jacarepagua rtb era quando construíram o atual autódromo.

    • Moncho disse:

      É que as pessoas pensam em um mundinho muito restrito, particular. Querem tudo de mão beijada, como simples direito por terem nascido…

    • Vai ver Deodoro em si seja seguro por conta do exército, agora dá uma olhadinha no entorno e no caminho pela Brasil ou por bairros do subúrbio rodeados de favelas, segurança zero e asfalto horroroso, não vale o deslocamento.

    • Lucas disse:

      Felipe, você não deve morar no Rio ou não sair de um condominiozinho fechado na Barra. A cidade toda é cercada de favelas….
      Apesar de morar na Zona Sul, já fui varias vezes para Marechal Hermes e Deodoro e não vejo nenhum problema no autódromo ser lá. Tem que ser onde tem terreno……

  6. Alexandre Bento disse:

    Caros amigos…Deodoro??? Então vamos lá…pode procurar com o Google Earth. Passo ali todo dia!!!Levando em consideração o sentido Central do Brasil, tomando como referência a estação de Deodoro…do lado direito da Av. Brasil não da pra fazer pois temos a linha férrea e um quartel do Exército e no sentido contrário uma comunidade (favela). Do lado esquerdo da Av Brasil, além dos quartéis, temos um elefante branco construído para o Pan de 2007 que desde então desconheço qualquer atividade lá. Vão demolir?? ou vai ser o centro de imprensa?? Ainda nesta parte temos o local de manobras do exécito conhecido como Gerecinó….Bom…além disso…hotéis na região nenhum..apenas Motéis…condução??? Trem fica longe…metrô nem passa perto e os onibus….bom ai só com muita paciência. Já que ao que parece se for feito, será em área da União, sugiro que seja feito na região de Guaratiba, que também tem quartéis e uma área muito ampla, ficando próximo do Recreio e Barra, o que ajudaria os pilotos a terem a praia por perto,

  7. ALEX B. disse:

    CBAahahahahahahahahahahhahahahahahah… Parei (by Trajano)

  8. Luiz Salomao disse:

    Um colega comentou q marca de carro antigo e autodromos brasileiros ninguem conhece, isso é coisa p nos q somos apaixonados por automobilismo. é verdade, nem dirigir direito o povo sabe e nem se preocupa em saber, é so reparar na quantidade de carros lentos que trafegam tranquilamente pela faixa da esquerda. Noticia requentada: o Nuzman quer que seja aprovada uma lei proibindo a qualquer pessoa a utilizacao da palavra “olimpiadas” e “jogos olimpicos”, quem falar ou escrever vai ter q pagar royalties p ele. V c pode! q cara mais escroto! E se nao estou enganado o escrotao queria proibir tb as palavras “Rio”, “Rio de Janeiro”, “2016″, “medalha(s)” e “patrocinador”. por sorte a Comissão de Educação e Esporte recomendou a rejeição do projeto, mas so recomendou e ainda vai ser votado! Ta parecendo aquela historia do cara q patenteou o cupuaçu, um absurdo, ai se a gente fosse tomar um suco teriamos q fazer o pedido assim: Por obsequio, eu gostaria de solicitar a v. sa. um suco de Theobroma Grandiflorum. Esse demente do Nuzman ja conseguiu se apropriar do autodromo agora quer ser o dono da lingua portuguesa! so pq ele tem a lingua presa agora se apossar da lingua dos outros! Da ate vontade de afogar o cara na piscina do parque Maria Lenk, mas nao vai dar certo pq a piscina vai ter q ser demolida p construcao de uma novinha e dentro dos padroes!

  9. A maior piada de mau gosto.
    Deodoro é longe pra kcete, totalmente fora de mão, feio e ainda por cima pra chegar é um caminho perigoso e esburacado.
    Não é questão de frescura como alguém escreveu aí em cima, é questão de lógica mesmo. Ninguém vai pra um lugar longe, feio e perigoso, não vale a pena.
    O Rio sem dúvida é bem mais que a Zona Sul, mas Deodoro não está incluso, deveria ser outro município de tão longe que é.

    Sem mais.

    • Moncho disse:

      Sugira, pois, um local mais central, que seja propriedade estatal, em que o custo não seja elevado para desapropriar, para construir, que não afete o ambiente circundante com barulho e transito caótico, que seja amplo, tenha local para estacionamento e tudo mais que a realidade costuma exigir…

    • Mário Mesquita disse:

      Longe pra cacete pra voce, que não conhece o RIo pós-tunel. Pra vcs a Tijuca é loonge. Fala sério…

    • Prezado Moncho, sábias palavras, imagino que pela própria região da barra jacarépaguá exista uma região assim, ali onde o correu o Rock in Rio e hoje está largados as moscas poderia ser melhor aproveitado.

      Agora caro Mario Mesquita, conheço bem a Tijuca, nasci e morei lá até os vinte e poucos anos, e hoje tenho o privilégio de morar na Barra. Conheço pouco além da tijuca da zona norte, mesmo porque não tem mais nada de interessante pra se conhecer pra esses lados que não seja esburacado, escuro e perigoso. Deodoro é longe mesmo, sinto muito que vc não ache isso, mas garanto que pra imensa maioria será um transtorno ter q ir para esse local, se é q esse autódromo vai sair, coisa que eu duvido.

      Sem mais.

  10. Dinho Amaral disse:

    Eu não acredito em papai noel ,nem em coelho da pascoa…vou acreditar em politico e cartola ??

    não sou maluco…

  11. Paulo disse:

    É impressão minha ou parece que o Flávio Gomes não leva nenhuma fé nesse projeto?

    A principio, parece que o autódromo vai ficar próximo a av. Brasil, ou seja, fácil acesso.

    Mas é esperar pra ver, sinceramente não sei se acredito que vai sair do papel, mas o presidente da CBDA pelo menos está tentando fazer a parte dele que é garantir um autódromo para o Rio.

    • Moncho disse:

      Depois de pronto, daí vai ser a hora de meter o pau na inclinação das curvas, da qualidade do piso, dos banhiros, do micro-clima local, da dificuldade para estacionar, traçado que não presta, da exclusão dos excluídos, da inclusão dos incluídos, etc e tal. Depois de tudo, a coisa fica às moscas por falta de investimento, falta de público, interesse comercial e retorno, claro, para quem acreditou e jogou fichas na aposta.

      Se o poder público é pouco atuante, o povinho desta terra não fica atrás. Mesmo porque é do mesmo povo que saem os políticos e dirigentes. Ambos se merecem.

  12. Irapuã disse:

    Podem construir, e onde quiserem. Desde que não metam mais a mão em dinheiro público para depois transformar em estruturas fantasmas (como vai ocorrer com o que sobrar depois destas olimpíadas, e já aconteceu após os Jogos Panamericanos). Porque a CBA não incentiva a melhoria de autódromos como o de Curitiba, que é operacional, conta com estrutura relativamente boa e já está construido? O Velopark no RS teve algum incentivo ministerial desse tipo, para sua construção?
    Custos menores, sim, mas sem a possibilidade de desvios.
    Quero estar na 1ª fila na inauguração, ao lado do FG.

  13. Iceman disse:

    O tal Deodoro pode ter suas virtudes logísticas (espero), mas o ponto que quero ressaltar é que em mais um episódio, nossa História vai para o ralo. Desta forma, a rolo compressor da descontrução cultural vai para Jacarepaguá, como irá muito breve para Tarumã. Sem História a cultura se sedimenta em guetos, em tribos. Para demonstrar o que estou dizendo, leiam o post anterior. A anta digitadora não sabe História. Onde de já ouviu falar de “Willys”, é “Williams”, a outrora poderosa DKW foi traduzida em linguagem fonética (internet). Essas marcas de carros, assim como as empresas e organizações que as produziam, são coisas do nosso meio (tribo do automobilismo), assim como serão os autódromos (nossos espaços) que conhecemos e têm valor (significados) para nós. O progresso tem um lado triste e outro trágico. O primeiro, inevitável é a supremacia do novo. O segundo, que deve ser evitado é o esquecimento, a negação do velho, porque assim estaremos sempre nesse eterno recomeço. O “agora vai dar certo!”.

  14. Fabio Amparo disse:

    Assim como tudo o que a CBA tem feito nos ultimos anos, essa é mais uma que não vai sair do papel.

  15. Alex Leal disse:

    Pois é gomes, o rio não é só feito da zina sul e aquela pequena area bonita, aquilo ali é bem pequeno por sinal em relação ao resto, Deodoro é suburbio com regiões grandes de verde onde tem muita area militar, utiliza-se a Avenida brasil para chegar, gartinhos da zona sul não vão se sentir bem ali…mas eu como dei duro passando por ali 1.000.000 de vezes pra me formar e trabalhar estou acostumado e não tenho esse tipo de frescura, claro que ja me mudei pois devemos procurar sempre o melhor, maso Rio é muito mais que a zina sul pequenina….

  16. Zé Alonso disse:

    No Brasil está ficando muito “carne de vaca” essas falcatruas quanto às construções e MP não se mexe, vejam os estádios para a Copa: perde-se o prazo para licitação, contrata-se em regime de urgência e tome super orçamento. Por que não recuperar Jacarepaguá? Ah é esqueci dos 15% ou mais do molha mão. A corda Brasil.

  17. samuel disse:

    No momento estou morando bem perto de Deodoro, é um lugar muito ruim pra se fazer um autodromo, tendo em vista a pessima localização, bem perto da AV. Brasil, bem onde o transito fica um caos nos horarios de pico, violento pra caramba, Hoje o local está com um complexo de tiro ( não sei como se chama esse tipo de local ), enfim, vão colocar abaixo este local porque tiro aqui no rio só se pratica mesmo nos morros cariocas.

  18. Jorge Luiz de Carvalho disse:

    Espero que realmente esse autódromo seja transferido para a Vila Militar

    É um lugar muito organizado, muito bonito e com diversas vias de acesso.
    ´
    Além disso já existem diversas atvidades esportivas feita na região que abrigava os antigos quartéis do exército, inclusive o antigo Parque Central de Motomecanização que era a oficina do exército responsável pela manutenção de todas as viaturas, leves e pesadas do Exécito Brasileiro;
    passei minha primeira infância nesse quartel onde meu pai era eletricista e minha mãe cozinheira, ambos funcionários públicos federais. Vi tanques e motocicletas serem revisados, vi soldados fazendo ordem unida, conheci o Marechal Castelo Branco e o Coronel Matozo Mayer que morreu assassinado por um tenente nas dependencias do quartel.

    Agora, só não pode dizer que o autódromo vai para lá apenas para sair de Jacarepagua. O que vai ser feito no seu local não nos interessa agora. O nosso interesse e o nosso movimento há de ser no sentido de Autódromo da Vila Militar já….

  19. Tom Semfreio disse:

    Governo Federal e CBA….tuuuuddooo aaa veeerrr….e em 2016 o Ministro-que-estiver-nos-Esportes vai dizer: “Não fizemos o autódromo porque alguém lembrou que automobilismo não é esporte olímpico. Mas vamos asfaltar o Hipódromo para sediarmos as 500 milhas de Indianápolis!”

  20. Luciano disse:

    So espero que eles não contratem o Hermann Tilke para desenha o traçado!!

  21. Opaleiro MG disse:

    Acompanhei a última prova da Indy no oval de jacarepaguá. Agora temos que fazer a prova da Indy na rua. Vai entender!

  22. Galvão disse:

    Putz cara. Em Deodoro???? Vai ficar muito longe de tudo. Não é perto do Centro…só não sei se fica perto da Barra.

    FG, Deodoro fica na Zona Oeste da cidade.

  23. Andre Luis disse:

    A construção de um autódromo novo no RJ só se explica com a vinda da F1 e Indy, mesmo que revezando com SP.
    Não acredito que Stock, Truck e outras categorias consigam fazer o empreendimento se pagar.

    • Marcus Lins disse:

      A questão não é se pagar, as obras das Olimpíadas no que restou do outrora bacanudo Autódromo de Jacarepaguá só podem começar se o novo autódromo for entregue. O terremo pertence à CBA e essa foi a contrapartida.

      Na minha humilde opinião, seria mais fácil reformar o Nelson Piquet e montar as tralhas olímpicas em Deodoro, mas no Brasil sempre se opta pelo caminho com mais comissões…

  24. PAULISDANGO disse:

    posso até estar falando asneira, mas não seria possível reproduzir (copiarem) o mesmo traçado de jacarépagua lá em deodoro?

  25. jotaefe disse:

    hahahahaha.
    Só vou acreditar qdo o Nuzman soltar a carne seca.
    Grande picareta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *