JÁ?

SÃO PAULO (tenho fome) – Não vai nem dar para continuar fazendo piadinhas com rolhas e dutos. As equipes decidiram, antes mesmo de começar o GP da Espanha, proibir esse negócio para 2011. Tudo porque parece meio arriscado colocar algo num carro de F-1 que, para funcionar, exige que o piloto largue o volante, ou dê uma joelhada no cockpit.

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joao ferreira
joao ferreira
13 anos atrás

Mas peraí….se for só por esta bobagem, cria-se um botão no volante com esta aplicação, ué!!! Será que ninguém pensou nisso? Dããã!

Marcel Cintra
13 anos atrás

Gomes, vão proibir o ajuste de pressão do freio tb? Pq se o motivo é o piloto não tirar a mão do volante, quem acompanhou a volta do Rosberg atrás do Hulkenberg viu ele tirar a mão do volante umas 8 vezes para ajustar a pressão do freio. Sem falar no ajuste de asa, que o piloto tira a mão do volante mais 2 vezes por volta. Para mim é choro das outras equipes.

Henrique Bierrenbach
Henrique Bierrenbach
13 anos atrás

é simples assim , basta colocar uma portinhola eletrica acionada por botão no volante que a cada começo de reta se fecha e a cada fim de reta se abre, simples assim, sem tirar as mãos do volante
Mas será que o sisteminha vai pesar muito e tirar rendimento?

João
João
Reply to  Henrique Bierrenbach
13 anos atrás

Vários comentários anteriores já explicaram que qualquer artefato aerodinâmico móvel está proibido na F1, até mesmo a lâmina flexível do aerofólio (que a própria força do vento aciona) está proibido. Por enquanto não está proibido o piloto mover braço, perna ou cabeça para mudar o fluxo de ar, daí esses sistemas de dutos onde a parte móvel são os membros dos pilotos. Se inventarem um sistema que usa o nariz, um certo piloto polonês levaria vantagem.

Mário Tatsuo Okamura
Mário Tatsuo Okamura
13 anos atrás

Engraçado, até os anos 80 podia tirar a mão do volante para trocar de marcha e ninguem falava que era perigoso. Eu não acho tão perigoso assim, só acho tosco esse sistema da Ferrari.

antonio
antonio
13 anos atrás

Eu concordo em proibirr estes artifícios. mas não pela segurança, afinal os caras já tiram a mão do volante 146 vezes por volta para regular mistura, regular o balanço dos freios, movimentar o lastro, acionar o radio, e sei lá mais pra que outras tarefas. esta seria apenas mais uma.
Sou a favor da proibição por ‘princípio’: desempenho deve ser de motor, de piloto, de chassi, de pneus, etc. Este artifício se enquadra mais ou menos nos 239 penduricalhos que haviam na carroceria ano passado.

Machinist
Machinist
13 anos atrás

Acho que logo vão proibir de tirar a viseira suja do capacete. Vão ter que inventar um sistema eletro-mecânico pra tirar automaticamente. …
Ou quem sabe um processo químico onde a sujeira e óleo reagem com o polímero da viseira e essa se desmancha sem encostar nela, com ajuda do vento….
Afinal, tirar a mão do volante (que parece mais um guidão) tá ficando “mui peligrosso”!

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Imagina no MEDIANUEV!

B. Soler
B. Soler
13 anos atrás

Teoricamente usar a dorso da mão não seria um problema, porque a operação era par ser feita apenas nas retas.
O afobadinho do Alonso é que inventou de fechar o duto já no meio daquela última curva. (O mania que esse pilotos de F1 tem, né?)
Se fosse perigoso ele não soltava a mão. O cara é louco, não suicida.
Pode combinar de usar o duto só na reta. E usar o cotovelo (em vez da “palma ” da mão como diria o Galvão).

Penataba
Penataba
13 anos atrás

Pelo amor de Deus; os caras são Pilotos de F1, e não de carrinho de supermercado. Se prá ganhar 1 décimo de segundo por volta tiverem que controlar o volante com o capacete; a mão esquerda do duto, e a direita “coçando”, eles vão fazer questão.

Mirax
Mirax
13 anos atrás

Do jeito que a coisa tá indo, daqui há alguns anos, os carros de F-1 vão ter tacógrafo, onde o piloto só vai poder andar a 80 km/h. Em alguns pontos da pista, vai ter faixa de pedestre e semáforo, onde o piloto q passar na faixa com o semáforo vermelho, vai ser obrigado a um Drive Trough.

As pistas tbm terão radares, para multar o piloto que passar dos 80 km/h.

karkara
karkara
Reply to  Mirax
13 anos atrás

Na F-Truck já é assim! Tem limitador de velocidade em plena reta!… Acho a corrida de caminhões muito interessande, mas essas regras são intragáveis.

Assis
Assis
13 anos atrás

” close your button felipe ! ”

apertar 458 botões no volante pode ?

fechar o duto através de um botão no volante, ninguém pensou né ?

até qdo teremos carros ultra-aerodinâmicos e carrossel ?

eu vou é assitir a indy ….

PS. A conta do galvão dizendo q o Massa e o Rubinho mereciam mais pq não herdaram posições como o Alonso foi coisa de outro mundo !! só PHD em matemática pra entender ….

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

O sistema de fechamento do duto não pode ser automático, pois isso implicaria, técnicamente, em superfície aerodinâmica móvel, o que é proibido. Quando era necessário tirar a mão do volante para trocar as marchas, o tempo com uma mão só no volante era muito pequeno, portanto menor risco. O problema é que, se houver alguma emergência no momento em que o piloto estiver com apenas uma mão no volante, o risco de perder o contrôle é muito grande. Com o joelho, sem dúvida é mais seguro, mas imitação tem limite. Mas, como dizia meu chefe de equipe, piloto tem que se foder. Stall ou Estol, não importa, é tudo a mesma coisa. Qualquer piloto sabe que muitos manuais de aviação são em inglês, bem como a instrumentação de bordo, e uma das matérias do curso é inglês técnico. Agora, stol, já não dá. Abraços, colegas pilotos.

Ripax
Ripax
13 anos atrás

Estas invenções são interessantes ate o momento que todas as equipes desenvolverem o seu sitema. A partir dai não há mais vantagen em utiliza-lo.

Marinho
Marinho
13 anos atrás

Como o tal botão ficaria ilegal já que seria om dispositivo mecanico e não um aerodinamico

Marinho
Marinho
13 anos atrás

Na verdade essa discussão toda é por que foi uma invenção saida dos cerebros dos mclarianos, se fosse de outro team diriam que não tem nada de perigoso, alias, os caras vivem tirando as mãos do volante, e mexendo em botoes e nesse caso é bem pior por que o cara tem que olhar qual botão ele ta mexendo, se não vê direito acontece o que aconteceu com o Hamilton, que desligou o sistema em Interlagos 2008 lembram? O quesito segurança é só por disfarçe, por exemplo quem se preocupa que o s pilotos pouco enxergam no retrovisores, só um velho piloto exaposentado como o Schumacher deu uma chiada na Mercedes, e outra para finalizar, o sistema da mclaren o cara usa a perna, que autrora era usada para acionar embreagem então nada de inseguro nisso.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Vejam este vídeo, e percebam o F-Duto da Ferrari é muito meia boca!

http://www.youtube.com/watch?v=4is76FHN6Zc

Galvão
Galvão
13 anos atrás

Provavelmente eles vão fazer com que o sistema fique automático. Aperta um botão e o buraco fica tapado…

ALEXANDER DE FREITAS
ALEXANDER DE FREITAS
13 anos atrás

Brincadeira numa categoria que se diz cheia de tecnologia com varios botões no volante sera que não cabe mais um para ativar este sistema e brincadeira ao invez de apoiar eles cortam com isso fica mais chato cada grande premio, e pista que não deixam fazer ultrapassagens, eleminan o KERS, Dultos, até quando isso vai.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Sistema de dutos da McLaren é muito foda!

Sistema de Dutos da Ferrari é meia boca!

Se a Red Bull fizer o dela, aí o campeonato já estará decidido, provavelmente.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Alguns acham infantilidade não reclamarmos contra o trenzinho que a F1 realiza quase toda semana em pistas travadas em excesso.
Infantil é não enxergar o mal que as montadoras fazem, transformando o belo esporte que gostamos em vitrine.
Buscar o melhor é assim que eu penso. Se formos seguir este raciocínio, não estaríamos sequer discutindo automobilismo. Estaríamos falando sobre qual carro é mais bonito este ano!
Um esporte perder beleza por causa de interesses comerciais, isso é uma tragédia!
Queria que a era dos garageiros retornasse! A era da criatividade e inteligência. Quase todos os carros no grid este ano se utilizam, ou utilizaram de soluções idealizadas por um único projetista. Antigamente a construção dos carros tinha mais personalidade. Sempre existiram os copiões, mais tinha mais inventividade no passado.
Na minha opinião existem pistas travadas em excesso. Se os dirigentes da F1 dessem um jeito nisso, já seria ótimo.
Para que construir uma imitação de Mônaco, se já tem Mõnaco no calendário? Em Barcelona, Button só tinha um ponto de ultrapassagem contra Schumacher. Seria uma disputa mais emocionante ainda se existissem outros pontos de ultrapassagem. Haveriam mais disputas.
Deveriam retirar quase toda a tecnologia que os pilotos utilizam através do volante. Valorizando a pilotagem, o talento.
Se não puder discutir automobilismo e entrar em conformismo, para que comentar em um blog especializado? Para que ter um blog especializado? Para que ter automobilismo? Só para assistir, na base do hábito?
Acreditando na narração do Galvão? Tendenciosa, só para transformar pilotos normais em gênios e, assim, amealhar mais audiência?

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Colega, é muita grana para pouca coisa, a categoria era o máximo quando havia um ingrediente fantástico nas competições: PINDAÍBA!!!!!!!!!!!!!!

É notório que o ser humano só alcança algum tipo de desenvolvimento quando esta com o cú na parede. 90% de todo o nosso desenvolvimento veio no perído de guerras e conflitos, o ser humano é preguiçoso e acomodado por natureza, é da essência do ser humano, não têm jeito.

A solução da mclaren é a mais genial que já surgiu depois que Colin Chapman “morreu”* , lembro muito bem que a F-1 desde a segunda metade da década de 60 conseguiu se superar e lançar centenas de inovações que foram copiadas pela industria automobilistica mundo afora. O interessante é que tudo isso foi criado na tentativa e erro e na engenharia pura, nada de departamentos com trilhões de izpessializtas que hoje trabalham em verdadeiros conglomerados, pois uma equipe de F-1 é maior relação que existe no planeta entre tecnicos X tripulantes, deve haver na retaguarda no mínimo uns 300 para cada piloto….

Com tudo isso o que surgiu de genial na categoria nas duas ultimas décadas? respondo na mesma linha: NADA!!!!! Hoje a categoria corre na contramão, pega tecnologia alheia e implanta na categoria a custos astronomicos. Q

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Colega RCRG72, é muita grana para pouca coisa, a categoria era o máximo quando havia um ingrediente fantástico nas competições: PINDAÍBA!!!!!!!!!!!!!!

É notório que o ser humano só alcança algum tipo de desenvolvimento quando esta com o cú na parede. 90% de todo o nosso desenvolvimento veio no perído de guerras e conflitos, o ser humano é preguiçoso e acomodado por natureza, é da essência do ser humano, não têm jeito.

A solução da mclaren é a mais genial que já surgiu depois que Colin Chapman “morreu”* ,pois envolve apenas genialidade, só precisa de uma serra copo, quatro joelhos, dois tubos de pvc e um tubo de colatudo. lembro muito bem que a F-1 desde a segunda metade da década de 60 conseguiu se superar e lançar centenas de inovações que foram copiadas pela industria automobilistica mundo afora. O interessante é que tudo isso foi criado na tentativa e erro e na engenharia pura, nada de departamentos com trilhões de izpessializtas que hoje trabalham em verdadeiros conglomerados, pois uma equipe de F-1 é maior relação que existe no planeta entre tecnicos X tripulantes, deve haver na retaguarda no mínimo uns 300 para cada piloto….

Com tudo isso o que surgiu de genial na categoria nas duas ultimas décadas? respondo na mesma linha: NADA!!!!! Hoje a categoria corre na contramão, pega tecnologia alheia e implanta na categoria a custos astronomicos. Qualquer um que conheça um pouco mais de como funciona uma malha de instrumentação, sistemas automatizados e PLC’s sabem do que eu estou falando.

Por incrivel que possa parecer e por mais sofisticada e tecnológica que a categoria possa parecer, ela ficou burra e acomodada, a vanguarda já era. Hoje o caminho é inverso; ao invés de soluções mágicas e revolucionárias a categoria vive como filho de novo rico que só sabe pedir e espernear pelo que há de melhor em termos de tecnologia e equipamentos já disponíveis em outras áreas.

E haja dinheiro para sustentar esse filho caprichoso, lembro de uma entrevista em que o grande Jack Brabham afirmou que foi tri campeão da categoria gastando 50.000 dolares na temporada inteira!!!!! Tá certo que isso foi em uma época em que a categoria era um campeonato mundial feito só na europa, tá certo que devemos corrigir a inflação destes 34 anos, mas fazendo isso tudo e adaptando para as 19 provas mundiais não chega 5 milhões de dólares. por essa grana é capaz do Alonso nem querer tirar uma fotografia com um boné de patrocinador…… é muita grana para sentar a bunda em um carro e se divertir, pagam demais para talento de menos, não é o caso do Alonso, absolutamente!!! É o grid inteiro!!!! não vale 10% do que recebe, é muita mordomia, muita frescura, muito corporativismo. e tudo gira em torno disso.

Até chegarmos ao cúmulo de um jornalista meia boca de terceira como o GB estar milionário falando merda, e também não é só ele, são os “grandes” narradores mundiais que viraram estrelas e enricaram a reboque de uma função que nada mais é do que um “pião melhorado”, uns merdas tratados como celebridades e estrelas quando na realidade fazem um trabalho sem especialização nenhuma, sem diferença alguma para o locutor de ofertas de margarina e o.b. do supermercado da esquina…. O MUNDO PIROU!!!!!

Só para iliustrar esse “monstro” que foi criado ano a ano, lembro de outra delícia de entrevista quando o velho “barão” declarou singelamente o dialógo com a esposa quando o Emerson disse que ia correr na europa:
– Oque vamos dar para o Emerson?
– Não sei….

Na falta de idéia melhor o barão comprou uma singela mala de viagem e deu de presente par ao filho, e só.

essa é a verdadeira história de quem construiu o esporte aqui no país, hoje tal e qual o futebol foi criada uma complexa lavanderia de dinheiro sujo em cima do esporte e por mecanismos financeiros que ninguém e sabe como funciona, que pensando bem, é melhor deixar prá lá………..

* Dizem que morreu lá para as bandas da europa, mas também dizem que ressucitou lá pelo pantanal, deve ser o tal do velho do rio que “assombrava na novela “Pantanal” da extinta tv Manchete….

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Nesta épocas passadas uma mala e talento bastavam.
As montadoras estragaram o esporte, seus interesses comerciais, os interesses comerciais do fundo de pensão que o Bernie representa. A F1 ficou sem emoção, transformada em procissão de santo antônio, trenzinho ou carrossel de parquinho. Claro que não existiam milhões de ultrapassagens antigamente, nenhuma quantidade de ultrapassagens que banalisasse as disputas por posições. Mas que a competitividade nas pistas diminuiu, com certeza diminuiu. Pistas muito travadas, seria legal ter uma variedade maior de características entre as pistas do campeonato. O número de pistas travadas em excesso acaba trazendo essa coisa de monotonia quase semanal. O tal do Tilke, é uma besta.
Toda a ajuda que os pilotos recebem para pilotar faz com que, hoje em dia eu me iluda um pouco quanto a capacidade desse ou daquele piloto. Basta um problema de aquecimento de pneus para que as coisas fiquem mais claras. Deviam tirar toda essa mamata que os pilotos têm.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

O que falta para a F-1 voltar a parecer com uma competição de verdade aonde não tem espaço pra fru fru e viadinhos em geral, lembrem-se que era assim na época d eouro da categoria, não estou inventando nada!!! é só usar algo fora de moda na humanidade: O BOM SENSO.

1- A volta do trambulador, nada de borboletinha, é na mão mesmo. tem uns 10 anos que um piloto não erra uma marcha na categoria. hoje é impossivel.

2- A volta do bom e velho pedal de embreagem, isso complementa como uma luva o ítem 1….

3- Caixa de direção sem assistência alguma, só lembrando que a caixa de direção do Copersucar Fittipaldi era “herdada” do Chevette…. ( de preferência macia igual a de um fênêmê)

4- Eliminação do sistema “babá eletrônica” aonde o engenheiro fica monitorando com mais duzentos tecnicos até o fluxo estomacal do piloto. comunicação só do piloto para a equipe, ao contrário só por medida de segurança.

5- Fim da troca de pneus, pneu só se troca por furo, era assim na F-1 de verdade, a eliminação do pit stop já economizaria um rio de dinheiro na categoria.

6- Fim da telemetria intervensionista, telemetria deveria ser igual a caixa preta. ao final da corrida a engenharia pega e descarrega os dados da corrida, nada de lêr o dado e intervir on line. o motor está acima do limite e vai explodir? foda-se!!!! o piloto que aprenda a dosar o seu equipamento, conheçe-lo e tirar o máximo dele.

7- Só devem entrar no calendário autódromos, é claro que com essa clausula estão excluidos automaticamente todas essas merdas asfaltadas projetadas por um programa chinfrim que o tal do Hermann Tilke comprou de algum camelô, provavelmente era um programa para fazer novos desenhos de pretzels e foi adaptado pelo picareta para fazer “circuitos”.

8- a volta dos treinos em oito ou dez voltas para cada piloto, ele faz o que quer com as suas, nada de Q1, Q2, Q3 essas boiolices ridículas. deve ser complicado demais para a FIA um sistema aonde o mais rápido sai na pole…….

9- Eliminação de toda a eletronica embarcada que não seja a de monitoramento ou de controle do motor, eletronica pode a vontade, mas em treinos livres e de desenvolvimento. treino oficial e corrida é no pelo, corrida de F-1 só virou coisa de viadinho de uns tempos pra cá, acreditem que isso já foi coisa pra macho!!!

Daqui há alguns anos os pilotos de F-1 acharão inconcebível entrar dentro de um cockipt, aonde já se viu isso santa???? um carro totalmente automatizado irá para a pista e o piloto se sentará em uma poltrona nos boxes em ambiente climatizado usando um joystick ou uma merda igual aquela que equipa os F-1 atuais que ainda teimamos em chamar de volante, aquilo é um painel de playstation……..mais para o futuro ainda os carros serão virtuais, tudo vai virar um video game ridículo e para colocar a nossa adrenalina para fora seremos obrigados a ir torcer pelo Flávio Gomes e sua jabiraca na classic cup, existe futuro mais tenebroso que esse? eheheheheheh…….

RCRG72
RCRG72
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Obrigado Rubens, você tem mais conhecimento do que eu. Os saudosistas tem razão com certeza.
Os pilotos tem ajuda demais para pilotarem. Se passarem a ter mais do que já tem, eu mesmo vou procurar emprego de piloto na F1!

RCRG72
RCRG72
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Digo Rubem.

Moncho
Moncho
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Uma outra sugestão de “intervensão”, Ruben, repito, talvez fosse colocar à frente do carro uma dúzia de cavalos. O espaço do motor serviria para carregar uma boa partida de feno…

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Caro mocho, ou corno manso para os íntimos, você como sempre nada tem a acrescentar a discussão haja vista que não entende picas de F-1 então tenta levar o papo para a gastronomia de sua preferência.
Sugiro que vá trocar figurinhas com a ana maria braga sobre receitas do seu quitute preferido, aproveite e leve seus doze familiares ( que pelo visto arrumam emprego fácil nessa categoria sugerida, você como estudou mais pode ficar com a vaga de jumento-piloto ) para comer um feno al sugo ok?

P.S . Caso essas modificações não sejam adotadas não se acanhe, me passa um e mail que arrumo ocupação para você e sua família para puxar esterco na fazenda da minha irmã, vai aprimorando a forma da família que com um pouco de sorte vocês acabam arrumando emprego em parque de exposições………

FES
FES
13 anos atrás

A idéia desse troço não é ruim, pois é barato e ecologicamente correto… acho até uma boa, desde que não tomem gosto e acabem fazendo do carro uma peneira só para passar o ar por ele.

Porra… será que só eu pensei em colocar um botão no volante para acionar um solenoide para abrir e fechar a tampa???

RCRG72
RCRG72
Reply to  FES
13 anos atrás

Pelo regulamento não pode, por isso a solução de tapar buraco.

Mika Raikkonem
Mika Raikkonem
13 anos atrás

Concordo com alguns comentarios poderia ser um botao no volante que aciona algum mecanismo

Sandro
Sandro
13 anos atrás

KKKKKKKKK Flavio você teve a oprotunidade de ouvir o TROLOLO MEM no Fantástico, está ficando famoso seu pupilo. kkkkkkkk dei trela de rir na hora que ouvi, lembrei de ti.

decio
decio
Reply to  Sandro
13 anos atrás

foi mesmo

joão sardinha
13 anos atrás

O problema que o Massa enfrenta é o seguinte: Enquanto ele tem como patrocinador o TioTonho, o Alonso tem o Tio Patinhas (vulgo Santo Ander.) Massa cai fora essa é fria.

Érico
Érico
13 anos atrás

Bando de putas velha e hipócrita.
Antigamente os pilotos tiravam a mão do volante para trocar marchas. Hoje em dia eles tiram uma mão para alterar o balanço dos freios n vezes por volta e centenas por corrida. E tempos atrás havia o punta-taco. Quer dizer, nada há excepcionalmente complicado em utilizar o F-Duct. Acontece apenas que a Fórmula 1 se tornou tão aficcionada em se nivelar por baixo que é preferível banir as inovações que fazer engenheiros e equipes correrem atrás do prejuízo.

Sério, dá logo um carro GP2 com um motorzão bem forte para todas as equipes. Vai render mais ultrapassagens, controlar os gastos e criar um espetáculo. Essa F1 castrada e anti-desenvolvimentista atual é uma piada sem graça.

PS: não tem problema em usar palavrões se não for para ofender blogueiro ou comentariastas, né?

Milton
13 anos atrás

Flavio,

Mais uma corrida monótona na F-1! Eles podem mudar as regras de pneus, abastecimento, eletrônica, etc, etc, achando que ficará mais emocionante, mas nada de ultrapassagem. Vai ver F-1 é assim mesmo. Ou os traçados, justamente criticados. Ou é conversa pra boi dormir, igual promessa de político brasileiro pré-eleição. Quase nada mudou nos últimos 25 anos.

Pelo menos parece que a nova pontuação está deixando o campeonato disputado.

Abração,
Milton
http://www.radiologiadoesporte.com.br

PS: encontrei um “irmão” seu em Hollywood, o ator Rob Schneider, veja (não é vírus): http://images.rottentomatoes.com/images/object/event/wireimage/51/740/825_g.jpg

Nufino Blue
Nufino Blue
13 anos atrás

Flávio,

Depois desse mala aí seu humor deve estar meio fora do normal, mas vou dar uma opinião assim mesmo:

FIM DA BANDEIRA AZUL. Isso sim é um saco. O cara ser obrigado a dar passagem para um concorrente só por ele estar melhor e mais rápido. E daí? Que cada um lute e passe como puder. Com buraco de vento, com difusor duplo, Kers, e você ter de deixar o cara passar e ainda se espremer na grama senão leva passagem pelos box.

Sei não. A F1 já tá um saco a muito tempo e só piora.

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
13 anos atrás

Com o joelho não vejo nada demais, tanto que não vi as McLarens errarem um ponto de freada de forma grave. A não ser o Hamilton com o Massa no Bahrein.

Pior é a novas sem treino e a asa dianteira do Koba, na austrália, ou a suspensão de Buemi.

Mário Faria
Mário Faria
13 anos atrás

Não seria mais fácil colocar um botão no volante pra alterar o fluxo de ar do cockpit pra asa traseira? Nego tb inventa cada gambiarra q as vezes fica difícil defender hahaha

Iceman
Iceman
13 anos atrás

Blog em guera! Legal. Depois das notícias do front, a respeito da proibição do Duto-F, me parece que o aspecto segurança foi realmente desconsiderado. É diferente do que a situação da alavanca de câmbio ou do balanço de freios. O casso agora é de que algumas operações que deveriam ser feitas com a mão esquerda, são feitas com a mão direita (vídeo da Ferrari). Mudar os botõeszinhos do volante (US$ $$$.$$$,$$) é mais caro do que meter uma serra tico-tico na fibra (desculpem, pesei…). Talvez a pressa ou o cronograma do campeonato, sei lá. Mas que foi uma solução (e é uma solução) meia boca, não tenho dúvida!! Acho ainda que o que começou esta história (segirança), foi justamente este vídeo. Será?

Cristiano Seixas
Cristiano Seixas
13 anos atrás

Porra FG, será que não dava para colocar mais um botão no volante, e os F1 já tem tantos, para abrir e fechar o tal duto e controlar o fluxo de ar. A ídéia é genial, melhor que o KERS, e custo a acreditar que os caras não consigam melhorar isso. Agora tirar a mão do volante e/ou controlar a engenhoca com o joelho é coisa de português.

claudio aun
claudio aun
Reply to  Cristiano Seixas
13 anos atrás

perfeitamente possivel, apenas correria o risco ser pego no contra-pé pelo regulamento que não permite partes moveis na carenagem

Zé Clemente
Zé Clemente
13 anos atrás

Esse Elton já chegou aqui estolado, “em bundas” como dizem os pilôtos.

Essa F1 é esquisita mesmo. Antigamente os carros freavam menos e eram mais pesados. E os pilôtos tinham que mudar marcha em câmbio em H, regular balanço de freio, barra dianteira. Se não me engano na Minardi do Christian colocaram uma vez uma alavanca para êle usar na reta para baixar a traseira do carro e diminuir a ângulo da asa traseira no início da reta. Coisa que êle tinha que inverter no fim. E não era perigoso. Ninguém morreu por causa dessas coisas.

Paulo Bruhm
Paulo Bruhm
Reply to  Zé Clemente
13 anos atrás

“Christian Fittipaldi, Minardi, alavanca”. Só podia dar nisso:

http://www.youtube.com/watch?v=39SnE1CLFw4

RCRG72
RCRG72
Reply to  Zé Clemente
13 anos atrás

Mortal esticado!

André Luis
André Luis
13 anos atrás

Esses pilotos são muito fresquinhos.
Volta com cambio manual que eu quero ver.

Douglas Amorim
Douglas Amorim
13 anos atrás

É uma pena, pois o recurso certamente vai se desenvolver ao longo do ano. Esses engenheiros da F-1 são realmente fantásticos

Heberson Haase Pinheiro
Heberson Haase Pinheiro
13 anos atrás

Já vai tarde!

Rubens Ribeiro Júnior
Rubens Ribeiro Júnior
13 anos atrás

Caro Flavio,

A mecânica da coisa é algo meio exdrúxulo mesmo, mas ninguém pode negar que a idéia é no mínimo sensacional.
O problema é como fazer a coisa funcionar , sem complicar um tocada mais competitiva do piloto durante a prova.
Principalmente hoje em dia, que temos dentro da pista carros que andam bem acima dos tempos das grandes equipes. O tempo de aproximação a esses carros são extremamente baixos e com a preocupação de se tapar e abrir orifícios a coisa qualquer hora poderá causar algum acidente de grandes proporções.
Agora, eu acho que proibir, talvez não fosse o caso, mas sim viabilizar talvez mais um botão no já “atulhado” volante do carro. Seria como o botão limitador de giros utilizados no acesso aos boxes.

Abraços

Rubens

Fernando M.A.
Fernando M.A.
13 anos atrás

Se os dutos de ar é acionado em locais de alta velocidade e tradicionalmente estes locais são atravessados com marcha alta, assim poderia ser solucionado com um mecanismo eletrônico (ou até mesmo mecânico) que quando o carro engata as duas ultimas marchas o sistema seja acionado.
Acredito que esse mecanismo seja possível em carros novos (para essa temporada não), é só dar tempo para os engenheiros pensarem em soluções assim ou em outras para isso, só não podem burocratizar toda a tecnologia como andam fazendo, proibindo tudo que é novo.

Denise
Denise
13 anos atrás

Flavinho, acho que a questão nem é só o fator segurança. Pra mim, essa meleca não melhorou coisa alguma no desempenho do carro, ou se melhorou, foi uma melhora insignificante.
Ah, e a sua descrição do sistema no post anterior foi perfeita!!! Não poderia ter sido melhor… rsrsrsrs
Beijos!

Penataba
Penataba
Reply to  Denise
13 anos atrás

Denise, o insignificante, na F1, pode ser a diferença entre a vitória e o resto.

Denise
Denise
Reply to  Denise
13 anos atrás

Amigo, se fosse esse o caso, os caras não estariam abolindo o sistema. Pode apostar!

Milton
Milton
13 anos atrás

1º: Tava demorando para acabarem coma festa do duto…

2º Mala tem em todo lugar, mesmo…

Marcos
Marcos
13 anos atrás

Segundo um informante (Gaspar White) está em desenvolvimento um sistema que consiste no piloto comer uma mistura de ovo de pato, repolho e Coca Cola uma hora antes da prova.
Este é o Sistema de Aproveitamento de Gases (SAG), que consiste em captar o gás metano captado através de um buraco colocado debaixo do assento do piloto e usá-lo como combustível extra.
É também conhecido como Bio-Kers e os carros que usarem terão a descrição “Power by Coca-Cola”.

O pior vai ser ouvir os comentários do Galvão a respeito.

Um Abraço a todos!!!

Elton
Elton
Reply to  Marcos
13 anos atrás

O pior vai ser o piloto que está atrás aguentar o futum!

Guerra química é só para o Bush, cara!

KKKKKKKKKK

João Vitor
João Vitor
Reply to  Marcos
13 anos atrás

como é mesmo aquele ditado?

ah, sim:
– Falou pouco mas falou tudo!

Cara chato!

iRineu
13 anos atrás

Não faz muito tempo tinha que tirar a mão do volante para trocar de marcha. Não me parecia arriscado.

B. Soler
B. Soler
13 anos atrás

E AS ULTRAPASSAGENS?
Alguns dos poucos momentos de emoção da corrida foram propiciados porque a Mc de Button conseguia pegar o vácuo da Mercedes graças ao F-duct duplo.

Todas as outras coisas inventadas pela FIA, como asa maior na frente com flap móvel, e asa atrás menor, difusor maior, não favoreçam as ultrapassagens.

Quando permitem que a criatividade aplicada seja exercida com um mínimo de liberdade , as ultrapassagens acontecem. Proibir uma coisa implica em proibir a outra. Fora que o F-Duct é ecologicamente corretíssimo, como tudo que permite ganho de performance (ou economia de combustível, já que as duas coisas são no fundo a mesma coisa).

No futuro tende a existir o equilíbrio entre os carros quando todos dominarem a técnica , e se nenhum engenheiro criativo inventar mais nada, o que pode muito bem acontecer se continuarem a proibir tudo que é inventado com tem acontecido na F1 a uns 20 anos…

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Demorou,

essas viagens da F1 as vezes passam do limite, deveriam proibir não só os dutos mas também todos aqueles mapeamentos eletrônicos, balanço dos freios e ajuste da asa dianteira. Além de tudo ainda ia economizar muito dinheiro.

A, só pra lembrar, a F1 tinha motores de 900 cv até 2005 (chegou a ter 1000 nos Honda turbo), mudaram pra V8 e diminuiram pra 700 cv e agora querem o turbo de novo, mas com 600 cv! Bixo, isso é GP2!

RCRG72
RCRG72
Reply to  João Vitor
13 anos atrás

É verdade, antigamente era V12 ou V10 com muito mais potência, menos auxílio tecnológico para os pilotos.

E, na minha opinião, a F1 era mais bonita de se ver!

Moncho
Moncho
Reply to  João Vitor
13 anos atrás

Será tão difícil perceber que essa discussão sobre regras é eterna? Sempre foi assim. Nunca ninguém estará de acordo. Ontem queriam o fim disso, hoje querem daquilo, amanhã retorna tudo. Nada há de novo sob esse sol…

Assim é que “inventam a roda” a cada 10 anos (quando muito…).

Sempre houve e haverá domínio de alguém sobre alguém, ou não haveria campeões. Queriam vários carros com mesmo rendimento, sem hegemonia de uma marca sobre outra. Hoje o têm e agora não se conformam que seja difícil um passar o outro… É muita infantilidade.

RCRG72
RCRG72
Reply to  João Vitor
13 anos atrás

Buscar o melhor é assim que eu penso. Se formos seguir o seu raciocínio, que tem razão, não estaríamos sequer discutindo automobilismo. Estaríamos falando sobre qual carro é mais bonito este ano!
Um esporte perder beleza por causa de interesses comerciais, isso é uma tragédia!
Queria que a era dos garageiros retornasse!

Elton
Elton
13 anos atrás

Excelentíssimo Senhor Flávio Gomes,

Percebi que, se me referir a V. Exa. usando o diminutivo de vosso ilustre prenome serei sumariamente censurado como no post anterior.

Desta forma, não mais cometerei tal heresia e buscarei apresentar minhas idéias da forma mais cordial possível (fofa, se me permite).

Que horror! O piloto tirar uma mão do volante numa reta para acionar algum troço diferente, nesse vídeo game ambulante em que se tornou o F1? Risco total! Vai morrer!

Mas, esperem! Um passarinho acaba de me dizer que há alguns anos o câmbio era manual. O quê?!?! Manual???

O piloto tirava as mãos do volante para passar as marchas? Isso é inacreditável! Que tempos hediondos, hein?

Em Mônaco, mais de mil vezes as delicadas mãozinhas escapavam do volante para acionar aquela alavanca terrível que ficava do lado direito? Eram uns bárbaros aqueles pilotos.

Hein? Escutei direito? Ainda hoje, para balacear os freios, alguns pilotos teimam em tirar suas sacrossantas mãos do volante para acionar alavancas na busca de uma melhor perfance? Chamem a Interpol!

A coisa na F1 caminha para um ridículo sem precedentes, onde fantasmas de 1994 continuam assombrandso os mais suscetíveis.

Se o piloto está às voltas com inúmeros comandos eletrônicos no volante para tentar arrancar centérsimos de segundo por volta, e mais uma função irá fazê-lo pirar o cabeção, azar o dele. Se hover confusão, o prejuízo será de desempenho. jamais no quesito segurança.

medidas anti-cíclicas se fazem necessárias, não acha meu caro FG?

Cordial abraço.

PS: Perdoe-me, mas a censura, mesmo num blog de entretenimento como esse, faz muito mal a qualquer um de nós.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Elton
13 anos atrás

Qual censura, rapaz? Se não publiquei algum comentário seu, é porque disse alguma besteira impublicável. Os critérios são meus. Não é censura nenhuma, é controle estético.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Elton
13 anos atrás

O perigo é a asa traseira ficar em stall. Se a asa ficar em stall em momento inadequado, por erro do piloto por exemplo, aí sim seria perigoso. O que me chamou a atenção foi o posicionamento do buraco para o piloto tapar. Na McLaren é melhor.

Elton
Elton
Reply to  Elton
13 anos atrás

Colega,

Vamos chamar de estol, que é o mais correto. Quem já fez aulas de pilotagem com aeronaves conhece bem o fenômeno.

Eis o que diz a Wikipédia:

Estol
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Diagrama de uma aeronave em vôo normal e em estol (no caso, um estol profundo, no qual os profundores – ou lemes de profundidade – perdem sua utilidade).Estol (do inglês stall) (português brasileiro) ou perda de sustentação (português europeu) é um termo utilizado em aviação e aerodinâmica que indica a separação do fluxo de ar do extradorso da asa, resultando em perda total de sustentação. Uma aeronave em situação de estol (stall, estolando) não está voando mas sim caindo. Isto acontece porque o ar descola da asa (deixa de passar por cima do extradorso de forma a gerar uma depressão que forme um vector de sustentação). No estol o ponto de transição (zona da asa onde o ar descola da asa e forma turbulência) estará sempre na parte anterior do vector de sustentação (lift) que está situado na corda e no centro de pressão. Este vector é 90 graus, perpendicular ao vento relativo e menos 90 graus ao vector de resistência (drag). Indica também a perda de velocidade e, conseqüentemente, de altitude, de um corpo aerodinâmico (ave ou avião), devido à diminuição da força de sustentação.

Obtido em “http://pt.wikipedia.org/wiki/Estol”

Um abração.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Elton
13 anos atrás

Levando em consideração o que o Elton disse, lembrando que os F1 são aviões com asas viradas de cabeça para baixo, por isso o termo downforce, a asa traseira em stol só pode ser utilizada em retas. Caso fique em stol em um momento inadequado, vai dar merda!

Elton
Elton
Reply to  Elton
13 anos atrás

Censurou até a minha réplica, hein, Flávio? Assim fica fácil posar de bom moço aqui no blog.

Olha que posso levar esse seu comportamento a outros espaços na Web.

Que decepção!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Elton
13 anos atrás

Minha paciência não é das maiores. Nem sei do que você está falando (tem gente que acha que é usuário único do blog, “íntimo” do blogueiro), mas como me parece ser um pé no saco, seus comentários, a partir de agora, passarão a ser enviados automaticamente para o lixo cibernético da minha caixa de spams, que abriga a escória a internet. Adeus, seja feliz e não me encha mais o saco, que tenho mais o que fazer.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Elton
13 anos atrás

Parceirão Elton,

procure um psicólogo, ou pelo menos uma alta roda, sabe com pessoas bem classificadas na sociedade, como pilotos de avião, por exemplo. E, se puder, deixe-nos falar mal ou bem, tanto faz, mas à vontade, como gostamos, entende? Essa não é a sua praia, a sua linguagem…

Ou simplesmente, vá a merda!

Galvão
Galvão
Reply to  Elton
13 anos atrás

Você deve ter falado mal da Lada-Renault lol

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Pois é, andar sem uma mão no volante dá zica:
http://www.youtube.com/watch?v=_vgMC8CSi8M

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  Mauricio
13 anos atrás

devia voltar era o cambio manual,muito mais legal,bela reduzida do senna antes da curva de alta em suzuka.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Mauricio
13 anos atrás

A zica foi o Prost bater de propósito para vencer o campeonato.
A outra zica foi o Senna ser precipitado e não ter escolhido um lugar menos complicado para ultrapassar.

felipe_hulken
felipe_hulken
Reply to  Mauricio
13 anos atrás

O Senna ( lá vem as viúvas com cinco pedras na mão ) era um tanto precipitado nas corridas. Mas não admitia isso. Pelo contrário. Ficava fulo da vida com quem insinuava este tipo de coisa. Não só foi em Suzuka que ele armou mal o bote contra o Prost. Em Monza por exemplo, em 1988, liderava com duas semanas e meia de vantagem quando negociou uma ultrapassagem desastrada na chicane no final da reta dos boxes, com o Schlesser da Williams, os dois se enroscaram e o cara ficou parado na zebra. Custava ultrapassar na reta, com aquele motorzão Honda que tinha a McLaren na época?

Brown
Brown
13 anos atrás

Isso é incompetência da oposição. A McLaren foi genial quando teve a idéia e criou o dispositivo que supriria a falta do KERS. Só que, novamente, eles com medo dos carros McLareanos, sem competência extrema para fazer um sistema de duto seguro como os da McLaren, resolveram puxar o tapete do time para o próximo. Mas eles se FUFU, porque o KERS voltará e, como todos sabem, a equipe que mais evouluiu o sistema, foi a de Woking. Proximo ano, veremos Lewis novamente fazendo ultrapssagens como em 2009 do KERS, e de 2010 como o F-Duto.

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  Brown
13 anos atrás

aquele neguinho é o demonio,com kers,sem kers,ele é infernal nas ultrapassagens.

Mirax
Mirax
Reply to  Brown
13 anos atrás

Mas tá dando um azar danado. Acordaram o azar do Kimi quando estava na McLaren e jogaram no carro do Hamilton.

Jonny'O
13 anos atrás

Tem que proibir o tubo mesmo ,ele tá tirando o foco das equipes .

Eles tem é que descobrir o porque estão sendo entubados pela Red Bul ,e que tubo!

iRineu
Reply to  Jonny'O
13 anos atrás

Boa.

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
13 anos atrás

só de sacanagem eu taparia o tal duto com uma figura do bob esponja…falando nisso, o desenhinho de biba!

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

A F1 é muito confusa na questão das regras. A FIA aprova, as equipes desaprovam.
Deviam rever as regras para construção dos carros. Deve ter algumas coisas que podem ser reavaliadas para que a categoria volte a ter mais disputas por posições, pelo menos.
Mas a politicagem atrapalha bastante.
As saias aerodinâmicas foram proibidas a pedido das montadoras a uns trinta anos. Gordon Murray e Nelson Piquet fizeram miséria com isso. E as montadoras não conseguiam fazer melhor, acho que Renault e Ferrari na época, se não me engano.
Acho que a tecnologia deveria dar muito menos auxílio para os pilotos. Só as tecnologias que tem ligação com segurança deveriam permanecer. As que tem como objetivo o auxílio à pilotagem deveriam sumir.