MUITO PRÁTICO

SÃO PAULO (gênios) – É um verdadeiro espetáculo o sistema de duto frontal da Ferrari, operado pelo piloto de dentro do cockpit. A bossa foi inventada pela McLaren, que também facilita demais a vida de seus pilotos, obrigando-os a tapar um buraco com o joelho. Tudo para melhorar o fluxo de ar para a asa traseira e ganhar velocidade nas retas. OK, funcionou lá, vai funcionar aqui, pensou algum engenheiro de Maranello.

E bolou algo parecido, que é acionado com o dorso da mão esquerda, muito prático, o piloto precisa apenas tirar a mão do volante, ora, ora, para quê mão no volante?, tem duas, uma pode perfeitamente ficar tapando um buraco na parede do cockpit, piloto não é maneta, que se vire.

Parece que havia um sistema alternativo, com rolhas, mas Alonso e Massa acharam um pouco complicado. Segundo o mesmo técnico, era o melhor de todos, o mais engenhoso, e foi uma pena que os pilotos demonstraram tanta má-vontade.

Funcionaria conforme descrito abaixo,já que tive acesso aos planos.

Primeiro, seria feito um cálculo de quantas vezes o sistema deveria ser acionado por corrida. Em Barcelona, por exemplo, com 66 voltas e três trechos retos por volta, 198 vezes.

Um pequeno cesto com 198 rolhas seria pendurado na parede interna do cockpit, do lado direito, como aqueles que a gente usa na área de serviço para pregadores. O piloto teria apenas de pegar uma rolha na entrada da reta com a mão esquerda, mantendo a direita no volante. Aí, colocar a rolha no orifício durante o tempo necessário. Na freada, era só arrancar a rolha e atirar para a torcida, autografada.

Além da má-vontade dos pilotos, o sistema foi descartado porque aumentaria o peso do carro em 120 gramas.

Abaixo, o sistema escolhido, que me foi enviado por vários blogueiros. Muito engenhoso, também. E prático.

Subscribe
Notify of
guest

93 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael
Rafael
13 anos atrás

Deveriam adotar chiclete como solucao… assim o piloto teria mais uma coisa pra fazer… enquanto nao tapa o buraco com o chiclete, ele tira tira o capacete e fica mascando… :) Sinceramente, nao vejo nada demais o piloto nao ter as duas maos no volante, ate o inicio do ano 90 os caras trocavam as marchas tirando a mao direita do volante.

Zé Alonso
Zé Alonso
13 anos atrás

Ouvir do loucutor oficial da RGT dizer que o Alonso colocava a palma da mão no dispositvo. Não tem preço. Anatomia nele.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
13 anos atrás

Cadê o pessoal que adorava a F1 de antigamente que se pisava na embreagem, trocava de marcha na alavanca, não tinha botões de ajustes no volante, que tudo era manual e com um tom de amadorismo? Agora ficam falando que é perigoso. Não era perigoso ficar com apenas uma mão no volante enquanto passava a marcha?

Antonio VK
Antonio VK
13 anos atrás

Me lembra o acionamento da reduzida do FNM, que voce mostrou outro dia. A diferença é que para acionar no FNM tinha que soltar as duas mãos!

Fabio Amparo
Fabio Amparo
13 anos atrás

É, quem tiver o video em site, favor postar o link.

O Montezemolo já confiscou este.

Abs

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Ainda bem que tudo evolui. Chegará o dia em que a quantidade de ações atribuidas ao piloto encontrará seu limite. Isso já acontece na aviação de caça, onde a ajuda de computadores é indispensável ao contrôle do avião. Até lá, os pilotos que se virem. Muito mais perigoso do que isso, é a quantidade de carros muito lentos, andando na mesma categoria.

ANDREWS NAZZITO
13 anos atrás

BD srs. ! Será que não seria melhor uma alavanca de acionamento tipo “abre e fecha” semelhante a que dosa a carga de frenagem dos carros. Ou será que esta Ferrari é modelo Fred e Barney Flinstone !!! Vamos pra Mônaco. Rubens, bela corrida ! Vc. ainda é o cara ,deveria ter ido para Mc’laren. Pena ! mas valeu. Abs

Adrian Newey
Adrian Newey
13 anos atrás

Ao amigo que sugeriu a adoção de um botão para fazer mover o sistema, gostaria de lembrar que alguns dispositivos não são permitidos por regulamento. A inventividade do sistema é que ele não é acionado mecânica/pneumática/eletrônica ou hidráulicamente. Apenas mudando o fluxo de ar que passa por tubulação dentro do carro… muito inventivo e dentro do regulamento… tivesse qq outro acionamento assistido, provavelmente não seria lícito.

ANDREWS NAZZITO
Reply to  Adrian Newey
13 anos atrás

Adrian, gostei, sabe muito !!! Por isso tu és o projetista e desenhista da RBR. Congratulations ! E esclare os leigos, tb.

Acarloz
Acarloz
13 anos atrás

Video confiscado . . .

Adrian Newey
Adrian Newey
13 anos atrás

A equipe Lusitânia, equipe Portuguesas que entrará no campeonato no ano que vem (a exemplo da HIspânia), já está adaptando o sistema ao sensor que capta movimentos dos olhos dos pilotos… muito mais prático. Nas retas seus pilotos não precisaram tirar as mãos do voltante ou mover os hoelhos… bastará fechar os olhos…

Adrian Newey
Adrian Newey
13 anos atrás

É só colocar o buraco num dos cantos do volante, interligado com um tubo (uma mangueira de jardim improvisada)… assim o Alonso pode enfiar um daqueles polegares milhonários para desviar o fluxo de ar, sobrando o outro para para controlar o “seu escape”, assim o Príncípe das Lamúrias pode correr o GP inteiro ostentando um enorme sorriso de felicidade!

Varlei
Varlei
13 anos atrás

Tive problemas semelhantes em um lada laika que tive, saia ar quente dos dutos mesmo no calor, isso influnciava negativamente no desempenho do meu bólido, já que eu perdia 0,01 segundo nas saidas de semaforo, resolvi desligar todo sistema de ar quente do motor e acabou meus problemas, se quiser um pouco de rolha tenho um vidro cheio , posso doa-la a alguma equipe desde que no final das corridas aparece os creditos no meu nome, como no final de filmes, ROLHAS : VARLEI

Rodrigo Meira - Niterói RJ
13 anos atrás

Alguem contou quantas vezes Galvão falou a palavra “PERIGOSO” durante a transmissão da RGT?

Falácia.

Nos anos 80 os pilotos tiravam a mão do volante para passar marcha, por muitos anos em H e depois sequencial.

Acho que poderiam proibir essa bigorna, que enfeiam os carros da F1.

O que vcs acham? E Vc, proprietário do Meianov.

Alexei Michailowsky
Alexei Michailowsky
13 anos atrás

Sei não, acho que bom negócio quem fez foi o Kimi. Gola Profonda precisa voltar à Itália. A Ferrari voltou a ser aquela bagunça habitual.

Fernando Zimmermann
Fernando Zimmermann
13 anos atrás

mais uma coisa pro galvão contar pros netos…ou tataranetos
e qualquer fusca tem essas entradas de ar

João Pereira
João Pereira
13 anos atrás

Assistir a formula 1 já tá uma tortura, tô assistindo sem som, quando é o locutor mor da tvg,fala sério, o cara inventa besteiras, erra a toda hora!
A corrida da Espanha deu sono, corrida sem ultrapassagens é desfile de carros.

Marcel Cintra
13 anos atrás

Quem assistiu a câmera onboard do Rosberg tentando passar o HULKenberg viu que é normal. Em uma volta o Rosberg tirou a mão do volante nada mais e nada menos que 8 vezes para ajustar o equilíbrio do freio. Para mim isso não passa de desculpa. Eles já tiravam a mão do volante muito antes do sistema existir. Fora o acerto da asa dianteira permitido duas vezes por volta. Então, para mim foi injusto retirar isso da McLaren para 2011.

Henrique Sousa
Henrique Sousa
13 anos atrás

Ah, o carro e hidráulico mesmo, da para manobrar com uma mão só, macio de tudo….

Ou pode ser outra coisa, o Alonso de tão esnobe que é, fica por ai cantando que com uma mão só no volante ainda ganha do Massa.

Junior
Junior
13 anos atrás

É tão prático quanto cambio manual ou balanço de freios ajustado manualmente, pois em ambos os casos o piloto tambem tira a mão do volante.
Quanto a alegação de que o perigo seria o piloto esquecer de desestolar (inventei essa palavra agora!) a asa, seria o mesmo que esquecer de freiar. Nao acredito que alguem cometeria este erro.

Daniel Philippsen
Daniel Philippsen
13 anos atrás

Sensacional Flavio.
Rolhas autografadas foi a melhor!

Marcio
Marcio
13 anos atrás

Nos tempos de Ferrari o Schumacher não tirava a mão do volante para regular o balanço de freio a cada curva? A solução da Ferrari é bem mais ‘lusitana’ que a da Maclaren, afinal de contas, o joelho da perna esquerda é bem menos exigido que uma das mãos… Se é pra fazer, que seja igual ou melhor…

Andre Decourt
Andre Decourt
13 anos atrás

A Hispânia vai apresentar o seu duto em Mônaco, para acioná-lo o piloto precisa colocar o pé direito num buraco no canto do assoalho…

carlos
carlos
13 anos atrás

Não seria perigoso se o piloto não tivesse que tirar a mão direita para mudar o ajuste balanço de freio, de deve ser ajustado ao final de cada reta. Portanto com duas mãos os pilotos devem ajustar o freio, mudar a marcha, tapar o buraco e eventualmente virar o volante se sobrar tempo. Daí o Rubens reclama do engenheiro falando e atrapalhando nesta hora e vocês acham que ele está exagerando (risos).

LUKA
LUKA
13 anos atrás

Pois é!!! Antigamente os pilotos nao tinham nem direçao hidraulica. Senna ganhou em interlagos com o cambio quebrado, e por varias vezes cansado pelo demonstrado esforço sobre humano de pilotar naquela epoca.

Joca
Joca
13 anos atrás

Esta dando o que falar essa contribuição da engenharia aerodinâmica lusitana à F1.

MSM
MSM
13 anos atrás

É a coisa mais estranha que eu já vi em anos de F1. O cara que teve essa idéia deve ter sido expulso do MIT.
E a Red Bull que não tem essa frescura anda mais do que a Ferrari e a Mclaren.

borges
borges
13 anos atrás

A grande vantagem do banimento do sistema é não termos que ficar ouvindo as bobagens ditas pelo GB do tipo….entorta a asa para baixo….abaixa a asa….e coisinhas assim. Creio que o narrador oficial da TVG devia pelo menos perder 5 minutos no Google pesquisando o princípio de funcionamento do sistema antes de ir para a TV e falar besteiras deste calibre. Quanto a tirar a mão do volante todos que comentaram da troca de marchas tem razão, hoje o caixa de câmbio seria banida por questões de segurança????? E mais, os 400 botões do volante que tem que ser mexidos a corrida toda, a mudança de equilíbrio dos freios e a variação de ângulo do spoiler frontal acontecem por mentalização?

Paulo Henrique
Paulo Henrique
13 anos atrás

Vale acrescentar que por várias vezes durante a uma corrida tira-se a mão do volante para realizar várias mudanças, seja naqueles botoes no volante ou naquela alavanca pra se mudar o equilibrio na hora de frear o carro. Acho que nesse caso tão fazendo uma tempestade num copo d´água. Mas acredito também que poderiam ter inventado uma forma melhor de ativar esse sistema, seja com os joelhos ou com uma das mãos. Poderiam ter acrescentado mais um botãozinho no volante(que já são poucos) para ativá-lo hidraulicamente!!!

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
13 anos atrás

A troca de marcha de “mão trocada” foi o melhor do vídeo! hehe Mas o sistema é meio esquisito mesmo.

Ricardo Zeólito
Ricardo Zeólito
13 anos atrás

Antigamente o câmbio era “manual”… os cabras não tinham que tirar a mão do volante toda hora para trocar de marcha??? E o Alonso mal tira a mão pra tapar o buraco, ainda fica com as pontas dos dedos no volante… pelo dinheiro que ele ganha tinha que pilotar sem as mãos… rsss. Abs!

Sergio Silva
Sergio Silva
Reply to  Ricardo Zeólito
13 anos atrás

E o vídeo já era…

As imagens mostravam que: por uma fração de tempo, só as pontas dos dedos das duas mãos estão no volante. Isso porque a redução de marchas, que deveria ser feita pela mão que está fechando o duto de ar, nesse momento é realizada de mão trocada, enquanto o piloto esterça o volante a uns 200 km.

Literalmente, os pilotos de Maranello guiaram o F10 com as pontas dos dedos.

É perigoso? Quem está ligando para a segurança? A FIA? Que permitiu a equipe HRT entrar no GP do Bahrein sem ter realizado 01 km sequer de testes em seus carros? Nãaaaoooou!

Jeambro
Jeambro
13 anos atrás

No fusca do meu avô tinha um sistema semelhante. Um buraco no assoalho onde nas retas, se colocava um pano molhado para bloquear o fluxo de ar das canelas do motorista, e nas curvas o pano saia do lugar (automaticamente) dando passagem ao fluxo. Acho que esses engenheiros ainda tem muito o que aprender. Hahaha

José Brabham
José Brabham
13 anos atrás

Até os anos 90 o piloto podia tirar a mão trocentas vezes por volta pra trocar a marcha… agora não pode tirar pra tapar um duto? Mas que é uma soluçãozinha tosca, isso é!

Guerwin
Guerwin
Reply to  José Brabham
13 anos atrás

Falou tudo.

Fabio Monteiro
13 anos atrás

Também tive acesso aos planos. O sistema das rolhas não foi aceito porque, na verdade, seriam necessárias 30 rolhas reservas, caso o piloto se atrapalhasse e deixasse alguma cair na hora da instalação. E as tais 30 rolhas dariam um ganho de 20 gramas nos carros, que comprometeria completamente a aerodinâmica dos vermelhinhos.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Esse “buraco” deveria ficar no assoalho, sendo tapado pelo acelerador… acelerou 100% corta o fluxo… tirou um pouco o pé, volta… (o duro é se o acelerador enroscar no duto… aí além do carro ficar acelerado, fica sem asa… ouch!)

Espinosa
Espinosa
13 anos atrás

Já que o Meianov não andou nada na ultima corrida, talvez seja o momento de adaptar um sistema de duto, quem sabe melhora.

José inacio
13 anos atrás

Veja a FOTO do tal buraco que os pilotos da Ferrari tapam com a mão esquerda no http://www.joseinaciofalou.blogspot.com

Thiers
Thiers
13 anos atrás

Discordo, o da Ferrari é perigoso, faz o piloto tirar a mão do volante, bom mesmo é o da Mclaren, que o piloto só precisa mecher a perna esquerda, que não é usada na reta, só na hora de frear, o da Ferrari foi muito mal feito obrigando o piloto a tirar mão do volante… ESSE AI a FIA devia proibir, se querem imitar, que imitem o da Mclaren…

Thiago
Thiago
13 anos atrás

Alguem notou com que 2 minutos e pouquinho de filme ele chega a tirar as duas maos no volante, pois com a mao esquerda esta fechando o duto e com a direita mexe em algo ao lado da sua perna esquerda?!?!?!

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to  Thiago
13 anos atrás

Creio que ele mexeu na angulação da asa dianteira. O cara é um gênio (o Fodón, não tu).

http://futebolcomnoticias.blogspot.com/
13 anos atrás

eu que ja esta na hora de Michael Schumacher parar.Eale ja teve EPOCA

gian
gian
13 anos atrás

é por estas e por outras…..que vejo que por mais que a formula 1 tente buscar caminhos diferentes….,acabam estragando o espetaculo,sera que é tao dificil….se fazer um regulamento onde os carros sejam mais simples,que a mao de obra do piloto se torne mais importante do que dutos,eletronicas e aerodinamicas,cada dia que passa vejo que pilotos de verdade eram o pessoal da decada de 60,70 e 80 estes sim dirigiam na raça e faziam a diferença atraves de seus talentos.

André B. Moraes
André B. Moraes
13 anos atrás

Hahahaha, acho que seria mais prático colocar uma rolha ali mesmo… hehehe

Que idéia de “gênio”! Fazer o piloto tirar a mão do volante para tapar o buraco. Agora além de ter que virar o volante, apertar mil botões, ainda tem que ficar tapando aquele buraco. Aff…

Adal Avin
Adal Avin
13 anos atrás

A idéia do cesto de rolhas é ótima, só poderia partir de uma mente doentia como a sua! rsrsrsrs (brincadeirinha!)

Muito bom o vídeo, mostra bem a dificuldade dos pilotos para usarem o dispositivo (se é que podemos chamar assim esta gambiarra). Acho que não tem futuro, pois, como observou o Renato Santiago, como ficam as ultrapassagens? Pricipalmente se forem no final da reta, antes da próxima curva?

Ótimos os narradores/comentaristas espanhóis, quem dera tivéssemos aqui algo ao menos parecido, com um pouco de autenticidade e humor, ao invés do empolado GB, que parece estar narrando uma partida de futebol! Será que o “padrão Globo” exige que o narrador seja absolutamente sem sal?

Alcysio Canette
Alcysio Canette
13 anos atrás

O alonso fica sem nenhuma mão no volante de um F-1 a 200 e muitos por hora em pelomenos duas vezes numa volta. Super seguro o sistema ferrarista

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Ahhhh, já vejo o MEDIANUEV na vanguarda aerodinamica!

Dartha
Dartha
13 anos atrás

Flávio, tem um post seu em que vc fala e posta a foto do patrocínio da Burger King nos carros da Sauber

Vc chegou a reparar nos treinos oficiais de ontem, em uma tomada do box da Ferrari (acho que era o carro do Massa), que havia uma latinha (um pouco semelhante as já tradicionais da Red Bull) de GUARANÁ ANTÁRTICA. Tentei achar algum link no Youtube, mas não encontrei.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Dartha
13 anos atrás

Senão me engano no grid da china a transmissão deixou escapar o bernie brincando com o Massa, apontando para a garrafa e dizendo algo como “patrocinio novo hein?” (ou seria “é vodka? dá um gole?”?. Nunca saberemos… ;-P

José Brabham
José Brabham
Reply to  Dartha
13 anos atrás

Eu vi também a latinha de Guaraná. Desde os treinos livres.

Núcio
Núcio
13 anos atrás

Deveriam banir as 3 novatas, elas são praticamente 6 rolhas rolando pelo asfalto.

Jorge Ferrari
Jorge Ferrari
13 anos atrás

Mas uma qualidade para Alonso: malabarismo.
Pelo visto ele vai ser campeão, com essa qualidade de malabarista vai ser difícil até para a Red Bull!

ricardo - BH
ricardo - BH
13 anos atrás

Cesto de rolhas! Vá tomar banho, Flavinho (Genial!).

Pagodeiro Bello
Pagodeiro Bello
13 anos atrás

Posso estar enganado mas acredito que o regulamento proibe ” recursos aerodinâmicos móveis “. Única excessão é feita a asa dianteira, que pode ser modificada em ângulo uma ou duas vezes por volta, sei lá. Ou seja ” rolhas autografadas ” ( he,he,he ), escotilhas mecânicas ou hidraulicas são proibidas. Daí o lance do piloto tapar buraco com, mão, coxa, bunda; o escambau.

Junior
Junior
Reply to  Pagodeiro Bello
13 anos atrás

Acredito que o regulamento proibe “componentes aerodinâmicos móveis”. Como o que se move é o piloto, e não um componente, o sistema está dentro da regra. Na verdade acaba sendo questão de interpretação, igual aos difusores duplos, triplos, etc.

Renato B. Santiago
Renato B. Santiago
13 anos atrás

O dispositivo é perigoso pq muda a pressão aerodinâmica do carro e é perigoso o piloto entrar na curva com ele acionado e perder totalmente o controle. A solução da Ferrari é até engenhosa, pois na curva o piloto precisa das duas mãos no volante e simplesmente não consegue tapar o buraco, tornando impossível um acionamento acidental. Eles só se esqueceram de uma coisa… ultrapassagens!! Como o cara vai ter a velocidade pra controlar o carro durante uma ultrapassagem na reta com uma mão só?

Rafael Apache
Rafael Apache
Reply to  Renato B. Santiago
13 anos atrás

Não no caso do Alonso, na última curva antes de entrar na reta principal ele usava o sistema. Vai ver foi aí a diferença de rendimento para o Massa durante todo o fim de semana.
Não há sistema que substitua coragem, arrojo ou loucura….