MUITO PRÁTICO
SÃO PAULO (gênios) – É um verdadeiro espetáculo o sistema de duto frontal da Ferrari, operado pelo piloto de dentro do cockpit. A bossa foi inventada pela McLaren, que também facilita demais a vida de seus pilotos, obrigando-os a tapar um buraco com o joelho. Tudo para melhorar o fluxo de ar para a asa traseira e ganhar velocidade nas retas. OK, funcionou lá, vai funcionar aqui, pensou algum engenheiro de Maranello.
E bolou algo parecido, que é acionado com o dorso da mão esquerda, muito prático, o piloto precisa apenas tirar a mão do volante, ora, ora, para quê mão no volante?, tem duas, uma pode perfeitamente ficar tapando um buraco na parede do cockpit, piloto não é maneta, que se vire.
Parece que havia um sistema alternativo, com rolhas, mas Alonso e Massa acharam um pouco complicado. Segundo o mesmo técnico, era o melhor de todos, o mais engenhoso, e foi uma pena que os pilotos demonstraram tanta má-vontade.
Funcionaria conforme descrito abaixo,já que tive acesso aos planos.
Primeiro, seria feito um cálculo de quantas vezes o sistema deveria ser acionado por corrida. Em Barcelona, por exemplo, com 66 voltas e três trechos retos por volta, 198 vezes.
Um pequeno cesto com 198 rolhas seria pendurado na parede interna do cockpit, do lado direito, como aqueles que a gente usa na área de serviço para pregadores. O piloto teria apenas de pegar uma rolha na entrada da reta com a mão esquerda, mantendo a direita no volante. Aí, colocar a rolha no orifício durante o tempo necessário. Na freada, era só arrancar a rolha e atirar para a torcida, autografada.
Além da má-vontade dos pilotos, o sistema foi descartado porque aumentaria o peso do carro em 120 gramas.
Abaixo, o sistema escolhido, que me foi enviado por vários blogueiros. Muito engenhoso, também. E prático.
Deveriam adotar chiclete como solucao… assim o piloto teria mais uma coisa pra fazer… enquanto nao tapa o buraco com o chiclete, ele tira tira o capacete e fica mascando… :) Sinceramente, nao vejo nada demais o piloto nao ter as duas maos no volante, ate o inicio do ano 90 os caras trocavam as marchas tirando a mao direita do volante.
Ouvir do loucutor oficial da RGT dizer que o Alonso colocava a palma da mão no dispositvo. Não tem preço. Anatomia nele.
Cadê o pessoal que adorava a F1 de antigamente que se pisava na embreagem, trocava de marcha na alavanca, não tinha botões de ajustes no volante, que tudo era manual e com um tom de amadorismo? Agora ficam falando que é perigoso. Não era perigoso ficar com apenas uma mão no volante enquanto passava a marcha?
Me lembra o acionamento da reduzida do FNM, que voce mostrou outro dia. A diferença é que para acionar no FNM tinha que soltar as duas mãos!
É, quem tiver o video em site, favor postar o link.
O Montezemolo já confiscou este.
Abs
Ainda bem que tudo evolui. Chegará o dia em que a quantidade de ações atribuidas ao piloto encontrará seu limite. Isso já acontece na aviação de caça, onde a ajuda de computadores é indispensável ao contrôle do avião. Até lá, os pilotos que se virem. Muito mais perigoso do que isso, é a quantidade de carros muito lentos, andando na mesma categoria.
BD srs. ! Será que não seria melhor uma alavanca de acionamento tipo “abre e fecha” semelhante a que dosa a carga de frenagem dos carros. Ou será que esta Ferrari é modelo Fred e Barney Flinstone !!! Vamos pra Mônaco. Rubens, bela corrida ! Vc. ainda é o cara ,deveria ter ido para Mc’laren. Pena ! mas valeu. Abs
Ao amigo que sugeriu a adoção de um botão para fazer mover o sistema, gostaria de lembrar que alguns dispositivos não são permitidos por regulamento. A inventividade do sistema é que ele não é acionado mecânica/pneumática/eletrônica ou hidráulicamente. Apenas mudando o fluxo de ar que passa por tubulação dentro do carro… muito inventivo e dentro do regulamento… tivesse qq outro acionamento assistido, provavelmente não seria lícito.
Adrian, gostei, sabe muito !!! Por isso tu és o projetista e desenhista da RBR. Congratulations ! E esclare os leigos, tb.
Video confiscado . . .
A equipe Lusitânia, equipe Portuguesas que entrará no campeonato no ano que vem (a exemplo da HIspânia), já está adaptando o sistema ao sensor que capta movimentos dos olhos dos pilotos… muito mais prático. Nas retas seus pilotos não precisaram tirar as mãos do voltante ou mover os hoelhos… bastará fechar os olhos…
É só colocar o buraco num dos cantos do volante, interligado com um tubo (uma mangueira de jardim improvisada)… assim o Alonso pode enfiar um daqueles polegares milhonários para desviar o fluxo de ar, sobrando o outro para para controlar o “seu escape”, assim o Príncípe das Lamúrias pode correr o GP inteiro ostentando um enorme sorriso de felicidade!
Tive problemas semelhantes em um lada laika que tive, saia ar quente dos dutos mesmo no calor, isso influnciava negativamente no desempenho do meu bólido, já que eu perdia 0,01 segundo nas saidas de semaforo, resolvi desligar todo sistema de ar quente do motor e acabou meus problemas, se quiser um pouco de rolha tenho um vidro cheio , posso doa-la a alguma equipe desde que no final das corridas aparece os creditos no meu nome, como no final de filmes, ROLHAS : VARLEI
Alguem contou quantas vezes Galvão falou a palavra “PERIGOSO” durante a transmissão da RGT?
Falácia.
Nos anos 80 os pilotos tiravam a mão do volante para passar marcha, por muitos anos em H e depois sequencial.
Acho que poderiam proibir essa bigorna, que enfeiam os carros da F1.
O que vcs acham? E Vc, proprietário do Meianov.
Sei não, acho que bom negócio quem fez foi o Kimi. Gola Profonda precisa voltar à Itália. A Ferrari voltou a ser aquela bagunça habitual.
mais uma coisa pro galvão contar pros netos…ou tataranetos
e qualquer fusca tem essas entradas de ar
Assistir a formula 1 já tá uma tortura, tô assistindo sem som, quando é o locutor mor da tvg,fala sério, o cara inventa besteiras, erra a toda hora!
A corrida da Espanha deu sono, corrida sem ultrapassagens é desfile de carros.
Quem assistiu a câmera onboard do Rosberg tentando passar o HULKenberg viu que é normal. Em uma volta o Rosberg tirou a mão do volante nada mais e nada menos que 8 vezes para ajustar o equilíbrio do freio. Para mim isso não passa de desculpa. Eles já tiravam a mão do volante muito antes do sistema existir. Fora o acerto da asa dianteira permitido duas vezes por volta. Então, para mim foi injusto retirar isso da McLaren para 2011.
Ah, o carro e hidráulico mesmo, da para manobrar com uma mão só, macio de tudo….
Ou pode ser outra coisa, o Alonso de tão esnobe que é, fica por ai cantando que com uma mão só no volante ainda ganha do Massa.
É tão prático quanto cambio manual ou balanço de freios ajustado manualmente, pois em ambos os casos o piloto tambem tira a mão do volante.
Quanto a alegação de que o perigo seria o piloto esquecer de desestolar (inventei essa palavra agora!) a asa, seria o mesmo que esquecer de freiar. Nao acredito que alguem cometeria este erro.
Sensacional Flavio.
Rolhas autografadas foi a melhor!
Nos tempos de Ferrari o Schumacher não tirava a mão do volante para regular o balanço de freio a cada curva? A solução da Ferrari é bem mais ‘lusitana’ que a da Maclaren, afinal de contas, o joelho da perna esquerda é bem menos exigido que uma das mãos… Se é pra fazer, que seja igual ou melhor…
A Hispânia vai apresentar o seu duto em Mônaco, para acioná-lo o piloto precisa colocar o pé direito num buraco no canto do assoalho…
Não seria perigoso se o piloto não tivesse que tirar a mão direita para mudar o ajuste balanço de freio, de deve ser ajustado ao final de cada reta. Portanto com duas mãos os pilotos devem ajustar o freio, mudar a marcha, tapar o buraco e eventualmente virar o volante se sobrar tempo. Daí o Rubens reclama do engenheiro falando e atrapalhando nesta hora e vocês acham que ele está exagerando (risos).
Pois é!!! Antigamente os pilotos nao tinham nem direçao hidraulica. Senna ganhou em interlagos com o cambio quebrado, e por varias vezes cansado pelo demonstrado esforço sobre humano de pilotar naquela epoca.
Esta dando o que falar essa contribuição da engenharia aerodinâmica lusitana à F1.
É a coisa mais estranha que eu já vi em anos de F1. O cara que teve essa idéia deve ter sido expulso do MIT.
E a Red Bull que não tem essa frescura anda mais do que a Ferrari e a Mclaren.
A grande vantagem do banimento do sistema é não termos que ficar ouvindo as bobagens ditas pelo GB do tipo….entorta a asa para baixo….abaixa a asa….e coisinhas assim. Creio que o narrador oficial da TVG devia pelo menos perder 5 minutos no Google pesquisando o princípio de funcionamento do sistema antes de ir para a TV e falar besteiras deste calibre. Quanto a tirar a mão do volante todos que comentaram da troca de marchas tem razão, hoje o caixa de câmbio seria banida por questões de segurança????? E mais, os 400 botões do volante que tem que ser mexidos a corrida toda, a mudança de equilíbrio dos freios e a variação de ângulo do spoiler frontal acontecem por mentalização?
Vale acrescentar que por várias vezes durante a uma corrida tira-se a mão do volante para realizar várias mudanças, seja naqueles botoes no volante ou naquela alavanca pra se mudar o equilibrio na hora de frear o carro. Acho que nesse caso tão fazendo uma tempestade num copo d´água. Mas acredito também que poderiam ter inventado uma forma melhor de ativar esse sistema, seja com os joelhos ou com uma das mãos. Poderiam ter acrescentado mais um botãozinho no volante(que já são poucos) para ativá-lo hidraulicamente!!!
A troca de marcha de “mão trocada” foi o melhor do vídeo! hehe Mas o sistema é meio esquisito mesmo.
Antigamente o câmbio era “manual”… os cabras não tinham que tirar a mão do volante toda hora para trocar de marcha??? E o Alonso mal tira a mão pra tapar o buraco, ainda fica com as pontas dos dedos no volante… pelo dinheiro que ele ganha tinha que pilotar sem as mãos… rsss. Abs!
E o vídeo já era…
As imagens mostravam que: por uma fração de tempo, só as pontas dos dedos das duas mãos estão no volante. Isso porque a redução de marchas, que deveria ser feita pela mão que está fechando o duto de ar, nesse momento é realizada de mão trocada, enquanto o piloto esterça o volante a uns 200 km.
Literalmente, os pilotos de Maranello guiaram o F10 com as pontas dos dedos.
É perigoso? Quem está ligando para a segurança? A FIA? Que permitiu a equipe HRT entrar no GP do Bahrein sem ter realizado 01 km sequer de testes em seus carros? Nãaaaoooou!
No fusca do meu avô tinha um sistema semelhante. Um buraco no assoalho onde nas retas, se colocava um pano molhado para bloquear o fluxo de ar das canelas do motorista, e nas curvas o pano saia do lugar (automaticamente) dando passagem ao fluxo. Acho que esses engenheiros ainda tem muito o que aprender. Hahaha
Até os anos 90 o piloto podia tirar a mão trocentas vezes por volta pra trocar a marcha… agora não pode tirar pra tapar um duto? Mas que é uma soluçãozinha tosca, isso é!
Falou tudo.
Também tive acesso aos planos. O sistema das rolhas não foi aceito porque, na verdade, seriam necessárias 30 rolhas reservas, caso o piloto se atrapalhasse e deixasse alguma cair na hora da instalação. E as tais 30 rolhas dariam um ganho de 20 gramas nos carros, que comprometeria completamente a aerodinâmica dos vermelhinhos.
Esse “buraco” deveria ficar no assoalho, sendo tapado pelo acelerador… acelerou 100% corta o fluxo… tirou um pouco o pé, volta… (o duro é se o acelerador enroscar no duto… aí além do carro ficar acelerado, fica sem asa… ouch!)
Já que o Meianov não andou nada na ultima corrida, talvez seja o momento de adaptar um sistema de duto, quem sabe melhora.
Veja a FOTO do tal buraco que os pilotos da Ferrari tapam com a mão esquerda no http://www.joseinaciofalou.blogspot.com
Discordo, o da Ferrari é perigoso, faz o piloto tirar a mão do volante, bom mesmo é o da Mclaren, que o piloto só precisa mecher a perna esquerda, que não é usada na reta, só na hora de frear, o da Ferrari foi muito mal feito obrigando o piloto a tirar mão do volante… ESSE AI a FIA devia proibir, se querem imitar, que imitem o da Mclaren…
Alguem notou com que 2 minutos e pouquinho de filme ele chega a tirar as duas maos no volante, pois com a mao esquerda esta fechando o duto e com a direita mexe em algo ao lado da sua perna esquerda?!?!?!
Creio que ele mexeu na angulação da asa dianteira. O cara é um gênio (o Fodón, não tu).
eu que ja esta na hora de Michael Schumacher parar.Eale ja teve EPOCA
é por estas e por outras…..que vejo que por mais que a formula 1 tente buscar caminhos diferentes….,acabam estragando o espetaculo,sera que é tao dificil….se fazer um regulamento onde os carros sejam mais simples,que a mao de obra do piloto se torne mais importante do que dutos,eletronicas e aerodinamicas,cada dia que passa vejo que pilotos de verdade eram o pessoal da decada de 60,70 e 80 estes sim dirigiam na raça e faziam a diferença atraves de seus talentos.
Hahahaha, acho que seria mais prático colocar uma rolha ali mesmo… hehehe
Que idéia de “gênio”! Fazer o piloto tirar a mão do volante para tapar o buraco. Agora além de ter que virar o volante, apertar mil botões, ainda tem que ficar tapando aquele buraco. Aff…
A idéia do cesto de rolhas é ótima, só poderia partir de uma mente doentia como a sua! rsrsrsrs (brincadeirinha!)
Muito bom o vídeo, mostra bem a dificuldade dos pilotos para usarem o dispositivo (se é que podemos chamar assim esta gambiarra). Acho que não tem futuro, pois, como observou o Renato Santiago, como ficam as ultrapassagens? Pricipalmente se forem no final da reta, antes da próxima curva?
Ótimos os narradores/comentaristas espanhóis, quem dera tivéssemos aqui algo ao menos parecido, com um pouco de autenticidade e humor, ao invés do empolado GB, que parece estar narrando uma partida de futebol! Será que o “padrão Globo” exige que o narrador seja absolutamente sem sal?
O alonso fica sem nenhuma mão no volante de um F-1 a 200 e muitos por hora em pelomenos duas vezes numa volta. Super seguro o sistema ferrarista
Ahhhh, já vejo o MEDIANUEV na vanguarda aerodinamica!
Flávio, tem um post seu em que vc fala e posta a foto do patrocínio da Burger King nos carros da Sauber
Vc chegou a reparar nos treinos oficiais de ontem, em uma tomada do box da Ferrari (acho que era o carro do Massa), que havia uma latinha (um pouco semelhante as já tradicionais da Red Bull) de GUARANÁ ANTÁRTICA. Tentei achar algum link no Youtube, mas não encontrei.
Senão me engano no grid da china a transmissão deixou escapar o bernie brincando com o Massa, apontando para a garrafa e dizendo algo como “patrocinio novo hein?” (ou seria “é vodka? dá um gole?”?. Nunca saberemos… ;-P
Eu vi também a latinha de Guaraná. Desde os treinos livres.
Deveriam banir as 3 novatas, elas são praticamente 6 rolhas rolando pelo asfalto.
Mas uma qualidade para Alonso: malabarismo.
Pelo visto ele vai ser campeão, com essa qualidade de malabarista vai ser difícil até para a Red Bull!
Cesto de rolhas! Vá tomar banho, Flavinho (Genial!).
Posso estar enganado mas acredito que o regulamento proibe ” recursos aerodinâmicos móveis “. Única excessão é feita a asa dianteira, que pode ser modificada em ângulo uma ou duas vezes por volta, sei lá. Ou seja ” rolhas autografadas ” ( he,he,he ), escotilhas mecânicas ou hidraulicas são proibidas. Daí o lance do piloto tapar buraco com, mão, coxa, bunda; o escambau.
Acredito que o regulamento proibe “componentes aerodinâmicos móveis”. Como o que se move é o piloto, e não um componente, o sistema está dentro da regra. Na verdade acaba sendo questão de interpretação, igual aos difusores duplos, triplos, etc.
O dispositivo é perigoso pq muda a pressão aerodinâmica do carro e é perigoso o piloto entrar na curva com ele acionado e perder totalmente o controle. A solução da Ferrari é até engenhosa, pois na curva o piloto precisa das duas mãos no volante e simplesmente não consegue tapar o buraco, tornando impossível um acionamento acidental. Eles só se esqueceram de uma coisa… ultrapassagens!! Como o cara vai ter a velocidade pra controlar o carro durante uma ultrapassagem na reta com uma mão só?
Não no caso do Alonso, na última curva antes de entrar na reta principal ele usava o sistema. Vai ver foi aí a diferença de rendimento para o Massa durante todo o fim de semana.
Não há sistema que substitua coragem, arrojo ou loucura….