LOTUS, 500

SÃO PAULO (pingando notas) – A Lotus comemora 500 GPs domingo em Valência. OK, não é a mesma etc e tal. Mas acho que teremos de tratá-la como tal. A família Chapman não reclama, não serei eu a dizer que essa Lotus não merece ter seus números incluídos na história daquela. Os caras têm direito ao nome, estão tentando manter a tradição, têm boa vontade. Então, que seja.

Aí embaixo, a mais bonita de todas, na visão deste humilde blogueiro.

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Danilo Portela
Danilo Portela
13 anos atrás

A mais bonita é a Preta, na qual correram Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna, este em 85 e 86. Mas não é só a Lotus em si. na minha opinião é o carro mais bonito de todas as equipes e todos os tempos, mas o atual carro da Mercedes ta muito bonito também

pedro afonso scucuglia
pedro afonso scucuglia
13 anos atrás

Né, não. Essa é a segunda mais bonita. A campeã é a preta e dourada do Emerson.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
13 anos atrás

Quando veio esta nova “Lotus”, eu não aceitei muito bem. Mas agora, vendo a atitude dos proprietários e, como disse o Flavio, a “boa vontade”, estou cada vez mais simpático ao time.

Flavio Costa
Flavio Costa
13 anos atrás

Gostava da Lotus Essex 88 – azul escuro, vermelha e prateada, do Andretti e Elio de Angelis.

chico camargo
chico camargo
13 anos atrás

Realmente esta Lotus é linda. Como sou um dinossauro indico a Lotus com as cores originais verde escuro e amarelo pilotada pelo Jim Clark.

Sérgio Villarim
Sérgio Villarim
13 anos atrás

Interessante notar como naquela época cada carro tinha personalidade própria, não se viam dois iguais, ou ao menos parecidos… Hoje em dia, parecem ter saído todos da mesma prancheta.

Fabio Bill T. Aggio
Fabio Bill T. Aggio
13 anos atrás

Agora pega essa mesma Lotus aí e pinta de preto e dourado!

Lampadinha
Lampadinha
13 anos atrás

Abriu o caminho mesmo. Nenhum f1 tinha os radiadores na lateral.

Quando essa daí apareceu foi um impacto tipo bomba atômica. Quem a viu da primeira vez, nunca esqueceu. Como diria Sebastian Vettel: melhor que isso só aquilo.

Celso Renato de BH
Celso Renato de BH
13 anos atrás

Impressionante como este carro deu o caminho para o design de todos os F1 até hoje. Chapman era o cara.

Roberto Costa
Roberto Costa
13 anos atrás

Concordo!
A mais bonita de todas!

Marcos Henrique Reis
Marcos Henrique Reis
13 anos atrás

OPs…
Jochen Rindt?

zamborlini
zamborlini
Reply to  Marcos Henrique Reis
13 anos atrás

sim. é a lotus em q rindt foi campeão.

Neanderthal
Neanderthal
Reply to  Marcos Henrique Reis
13 anos atrás

Jochen Rindt sim.
Com o número 2 no carro ele venceu o GP da Alemanha de 1970, em Hockenheim (o primeiro GP nessa pista).
Longa disputa contra Ferrari (Ickx), 12 cilindros boxer.

Depois da corrida, Rindt disse que até um mico poderia ganhar corridas com a 72.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Marcos Henrique Reis
13 anos atrás

Boa, Neanderthal!! Essa frase ficou famosa, diria até que inesquecível!
“Com esse carro, até um macaco venceria!!”
Grande Rindt, esse foi o cara!!
Puxa no Youtube a corrida que é demais!!

Marcos Henrique Reis
Marcos Henrique Reis
13 anos atrás

Essa aí é do Jim Clark?

Rafinha Dias
13 anos atrás

Lotus feia é como japonês mendigo, não existe.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
13 anos atrás

Essa Lotus foi o primeiro carro de formula 1 em formato de cunha, sendo as entradas de ar para radiador e filtro de óleio posicionadas na lateral dos carros.

O projeto foi considerado revolucionário, tanto que pouco a pouco, todos os carros passaram a ter a mesma configuração aerodinâmica.

O projeto foi tão eficaz que acabou dando os títulos de 1.970 para Rindt e o de 1.972 para Fittipaldi.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Carlos Augusto
13 anos atrás

Sem dizer que correu de 1970 a 1975, seis temporadas consecutivas defendendo a equipe de fábrica, inclusive vencendo em Mônaco e França/74, com Peterson.
Sei também que a McLaren M 23 foi outra a cumprir 6 temporadas consecutivas, porém em 77/78 já não era do works team, apenas de particulares

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
13 anos atrás

Uma das mais belas, sem dúvida – mas a turbina, e aquela que correu em Indianápolis também eram matadoras… Que dizer, então, da 79?

alex
alex
13 anos atrás

imaginem o impacto que esse carro teve em 1970 diante dos demais, que eram basicamente “charutinhos” com spoilers e aerofólio.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Alémde ser uma belezura é um marco, é o divisor de águas na categoria, foi o início da construção de bólidos aonde a tecnologia vinha em primeiro lugar.

Existe o ante e o depois desse modelo, que é uma LOTUS 72…… sempre soube que esse modelo aí em cima era uma 72 legítima. posso estar errado mas sei que não estou.

Realmente o fazendeiro Colin Chapman sempre esteve alguns anos à frente da concorrência e merece o título de mago dos magos da categoria. Os carros eram de papel e cartolina, mas eram revolucionários e sempre marcaram fornteiras na F-1, saudades de uma época em que a genialidade individual superava a eficiência coletiva, sem rosto e sem personalidade e sem talento também…….

Mauro José Santana Júnior
Mauro José Santana Júnior
13 anos atrás

Tenho esta “maquina” em escala 1/43, vou mandar as fotos!

ACG
ACG
13 anos atrás

Com certeza esta é a mais bonita.
Carro preto, seja lotus ou não, não aguento ver mais.
Bem que a FOM podia probrir a carenagem do motor , os carros antigos são bem mais bonitos.

fernandofn
fernandofn
13 anos atrás

Se tem uma coisa que não faltou para a Lotus ao longo de sua história foram carros bonitos.

Stork
Stork
13 anos atrás

Lindo, como eu queria um autorama com um carrinho desses. Eu tive um que era o Coopersucar e uma Ferrari….

Zé Alonso
Zé Alonso
13 anos atrás

A minha favorita é a 72 e marca Lotus é Lotus, a diferença era Chapman, um gênio.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
13 anos atrás

Numa dessas, sem asas em Monza e que era de Emerson, Rindt se foi para o céu dos pilotos.
Mesmo assim, assassina, é um dos carros de corrida mais lindos do mundo, talvez o mais emblemático.
Essa primeira versão, ainda “crua” e em início de desenvolvimento é uma obra de arte de design.
E como já foi dito, expressão perfeita de forma e função.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Claudio Ceregatti
13 anos atrás

Cerega, com todo o respeito que sua figura merece, vamos lá:
Se fosse assim, a Williams de Ímola/94 também seria assassina, certo?
Rindt, segundo a perícia dos italianos e também do próprio pessoal da Lotus, cheque no Youtube uma matéria sobre o Colin Chapman e o John DeLorean, nâo usava o cinto de segurança de 5 pontos, que o incomodava na virilha.
No acidente, seu corpo acabou escorregando e ele foi praticamente degolado pela fivela do mesmo. Infelizmente foi isso, ao que parece o austríaco sobreviveria, mesmo que ferido, se estivesse usando um cinto de 5 pontos.

Tuca
Tuca
13 anos atrás

Lotus, é Lotus.
Todas tem algo de especial, até mesmo a nova Lotus é a mais bonita das novatas.
Até mesmo o Indy fantasiado de Lotus, ficou legal.

Filipe
Filipe
13 anos atrás

AÊ! Até que enfim alguém começa a aceitar a Lotus como Lotus, sem esse preconceito bobo!

Paulo Emilio
Paulo Emilio
13 anos atrás

Na minha modesta opinião o modelo mais belo do Lotus 72 foi o utilizado na primeira metada do campeonato de 1973, com a tomada de ar do motor menor ( depois aumentaram para melhorar a eficiência mas ficou mais feio ! ) e com o aerofólio traseiro bem recuado ! Isto somado aos pneus dianteiros bem menores que os traseiros davam ao modelo um aspecto de agressividade e beleza insuperaveis ! Mais belo só o Porsche 917K !

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Paulo Emilio
13 anos atrás

Paulo, boa!!
Lembro de haver visto esse carro em Interlagos, finzinho de 1972 ou começo de 1973 já em teste de pneus para a Goodyear, junto com a Tyrrell 006 do Stewart.
Se bem que a da 2ª metade da temporada de 72, já com o aerofólio traseiro também recuado, do Lotus 69, carro de fórmula 2, era maravilhosa também!

Orlando Salomone
13 anos atrás

Bom dia, Flávio. De fato, o carro é lindo, mas prefiro a negra, do Emerson. Abraço.

Celso Guzella
Celso Guzella
13 anos atrás

No meu gosto a Lotus 49 de 1967 e depois a JPS 78 do Mário Andretti.

silvio macedo
silvio macedo
13 anos atrás

A propósito de Nomes e Tradições, meu pai teve uma escola em São Paulo nos anos 50 até 71. Chegou a ter quase 3.000 alunos. Era uma ótima escola
Em 71, cansado de brigar com SUNAB, MEC, etc ele passou a escola para um cara que ficou devendo 5 anos de aluguel, acabou com a escola (em qualidade), mas teimou, até a escola acabar (em 2009) o logotipo tradicional que foi criado nos anos 70.
Quem não sabe imagina que era a mesma escola…
Mas eu chamava a genérica!
Podemos chamar “essa” Lotus de genérica?
Outro abraço a todos!

silvio macedo
silvio macedo
13 anos atrás

Unico problema da Lotus “naquela” época foi a travada na carreira do Emerson com aquele Lotus Turbina!!!!
Não sei se era muito à frente, ou a “viajada” foi grande”
Achei em casa um livro de 1973 de uma escritora Inglesa que passou um ano acompanhando o Emerson (1972).
O Emerson conta todo inicio de carreira, a viagem à Europa, como entrou na Lotus, etc. Falou sobre os problemas com o turbina, tb disse que o 72 era o melhor.
O livro estava com as folhas soltas e mandei encardenar, muito bom, já li umas quatro vezes.
Um abraço a todos

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  silvio macedo
13 anos atrás

Sílvio, seguinte: o Rato só usou a “turbina” em UMA corrida do campeonato de 1971, justamente em Monza um ano depois da morte do Rindt, chegando em 8º lugar e tomando uma volta do vencedor, Peter Ghetin, de BRM. Aliás, a chegada dessa prova foi apoteótica, com ele, Peterson e Hailwood separados por milésimos de segundo, recorde esse só batido em Jerez 86 quando Senna e Mansell também chegaram grudados.

Rogério de Carvalho
Rogério de Carvalho
13 anos atrás

Esse carro era imbatível no meu Super-Trunfo!!!!! FG, podia abrir um tópico sobre os carros, até aviões, motos, caminhões, etc, do Super-Trunfo.

karkara
karkara
13 anos atrás

Obviamente a Lotus não voltou pra F1 como time de ponta, mas tá fazendo uma reestréia muito boa dentro de suas limitações. É disparada a melhor entre as nanicas, e estão a 2 décimos da Sauber em classificação. Realmente a única das estreiantes que deu certo esse ano, as demais são uns fiascos. Tá pelo menos honrando o nome que tem, mas ainda falta bastante pra honrar a sua história… mas tou torcendo por isso.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
13 anos atrás

Eu também acho a Lotus 72 Gold Leaf mais bonita, mas toda vez que digo isso também sou criticado.
E teimam na Lotus GPS do Senna. Mas quando pergunto qual dos modelos, 97T ou 98T, ninguém sabe responder, ou, no máximo, “os dois”.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
Reply to  Cristiano, o ruivo
13 anos atrás

Corrigindo, Lotus JPS. Desculpem.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Cristiano, o ruivo
13 anos atrás

A 97T e a 98T eu prefiro mesmo as duas, pois são quase iguais.
A Lotus Camel 87 também era bonita, gosto de carros na cor amarela também.

Mas eu acho as pretas mais bonitas.

Lotus 97T 1985
http://img167.imageshack.us/i/lotus97t19853br.jpg/

Lotus 98T 1986
http://numseiquela.zip.net/images/Lotus98T3edit.jpg

Lotus 99T 1987
http://www.portalf1.com/especiais/senna/lotus6.jpg

Telo
Telo
13 anos atrás

Flávio,

Eu fico com a Lotus negra… Carros de corrida pretos são fantásticos !!!
Penso que esse papo de nova Lotus já era… Os caras são a Lotus e pronto… Acredito que ano que vem com mais grana, experiência e usina da Renault , eles vão dar um calor na Force India e na Toro Rosso !!!
Hoje as esquipes tradicionais fazem parte de mega corporações e ninguém fala nova Ferrari, nova Mclaren, etc…

Batista Lara
Batista Lara
13 anos atrás

Maldita aerodinâmica, que fazem os carros de hoje horríveis, com os spoillers parecendo carrinho da lego e as rodas com aquelas calotas horrorosas, tudo em prol da aerodinâmica. Apesar de não achar o mais bonito carro da Lotus (prefiro a JPS mesmo), vejam que lindas são as rodas, o perfil afunilado do carro e a asa traseira. Dá a impressão que o vento corre mais facilmente nesse carro do que nas feiúras de hoje. Lembro que tinha desses carros de brinquedo, com os quais brinquei muito na minha infância.

Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

A “72” do Titulo do Emerson é fabulosa… bem como a “79” do Andretti que foi outro “divisor de aguas” da categoria.

Segue o jogo… a Lotus foi muito grande… chego a dizer que nos bons tempos foi tão famosa e importante quanto a Ferrari.

Imperador

Daniel
Daniel
13 anos atrás

porra cara… é inegável q a lotus tem os carros mais bonitos de todos os tempos!

esse ai é lindo de mais, mas a pintura da john player special é muito bonita também.

agora eu fiquei com um pouco de dúvida sobre qual é mais bonito!

LBM
LBM
13 anos atrás

Para mim foi a “verde-britânico” de Clark/Hill , depois a JPS de Emerson.

ernesto
ernesto
13 anos atrás

Também acho essa linda, mas ao lado da negra JPS do Senna e a Lotus 25 de Jim Clark.

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Bem, é Lotus, no nome e por direito. Uma história que teve final muito cedo e que volta, pelas mãos de outros, mas volta apaixonada e como a melhor entre as estreantes. Force India e Red Bull já andaram atrás e isso é só pra citar a história recente.
Fico com o Lotus 72 preto, afinal um brasileiro foi campeão a bordo dela.

Tohmé
13 anos atrás

Sempre preferi a vermelha. Inclusive levei anos para ter a de autorama da estrela.

jbchaves
jbchaves
13 anos atrás

Quando despedirem o Gascoigne, ela vai começar a engrenar e assim poderá seguir a tradição.

PAULONI
PAULONI
13 anos atrás

Além de ser um inovador, Chapman tinha uma mão para o desenho que era de tirar o chapéu. Difiícil dizer qual o mais lindo: a 72 que iniciou uma nova era no desenho de carros de corrida; a 49 que foi o ápice (ops) da era anterior; as geniais 78 que introduziram o conceito do carro asa; ou a 88, o carro proibido, última criação do genial mestre.
O fato é que em nenhum lugar como em um carro de corridas a relação forma-função é tão evidente. Fico com a 72.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  PAULONI
13 anos atrás

Beleza de comentário, PAULONI! Faltou apenas dizer da 25, que introduziu o conceito do chassis monocoque na categoria.
CABC de fato foi um gênio, controverso mas foi!

www.fbmmotos.blogspot.com
13 anos atrás

Também prefiro a negra 72.

Léo
Léo
13 anos atrás

Como sempre o FG sendo do contra. A Lotus negra que é maioria na preferência dos torcedores e ele posta a vermelha.

Guerwin
Guerwin
Reply to  Léo
13 anos atrás

Do contra? Então, o FG deve seguir a preferência da maioria? A o gosto dele não vale?

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Léo
13 anos atrás

Do contra não! Eu mesmo prefiro a amarela Camel que o Piquet usou! A preta é bonita, mas não gosto de carros de corrida pretos, o mesmo acontece com a sauber mercedes de 1994 que tinha apenas o logo da mercedes em branco e os espelhos amarelos. Prefiro carros de corrida de cores tipo verde, azul, vermelho, amarelo e até branco, mas nunca preto, prata ou cinza.

Abraços.

Claudio Drummond
Claudio Drummond
13 anos atrás

Para mim a mais bonita de todas foi a Lotus 33.
Linda, com curvas estonteantes, mas sem exageros de apliques, botox, silicones…êpa estou falando de carro…rsrsrs
Abraços

Pablo Habibe
13 anos atrás

Por que não é a mesma? A McLaren também não pertence à familia de seu fundador e não tem o mesmo tratamento, não?

Pela lógica da F1 esta é sim a Lotus e está a completar 500 GPs!

Espero não estar exagerando, mas questionar a legitimidade da Lotus “malaia” pode estar tangenciando o racismo…

E se Ron Dennis fosse malaio?

karkara
karkara
Reply to  Pablo Habibe
13 anos atrás

Concordo demais. Se é pra tratar igual como Lotus então não questione a sua legitimidade. Nenhuma equipe lá pertence aos seus verdadeiros donos… nem a Ferrari, que é da Fiat. A única diferença é que a Lotus saiu por um tempo da categoria e voltou. O resto… é igualzinha as outras: nenhuma delas é mais a “original”.

Luis Albertyn
Luis Albertyn
Reply to  Pablo Habibe
13 anos atrás

Racismo? Vocês são hilários…

João Carlos
João Carlos
13 anos atrás

FG

No breve (brevíssimo) período que fumei, os cigarros eram John Player Special.

Adivinhe por quê?

Gosto é gosto. Entendo & Respeito. Só gostaria de saber qual(is) motivos o levam a preferir essa?

Abraços ao som de http://www.racksandtags.com/purplemanfrombrasil/2187693/Robert-Plant-Fate-Of-Nations

PAZ!
AMOR!
ALEGRIA!

JC

Alexandre Medeiros
Alexandre Medeiros
13 anos atrás

Linda
Sabe acredito que a Lotus tenha sido uma das mais carismáticas e queridas equipes da F1
Atualmente respeito o trabalho do povo Malaio
se é honesto pq não???

Jonny'O
Jonny'O
13 anos atrás

O modelo eu concordo ,mas a Lotus 72 negra é imbativel!

Luis Albertyn
Luis Albertyn
Reply to  Jonny'O
13 anos atrás

x2…

Breno Peixoto
Breno Peixoto
Reply to  Jonny'O
13 anos atrás

Concordo com o Jonny O. Entretanto, meu chefe diz que para o carro de 72 do Rato ser igual a um caixão, só faltam as alças…

alberto
alberto
Reply to  Jonny'O
13 anos atrás

concordo com você. a Negra da JPS era mais bonita. epois dela, só a que o senna pilotou e o F5A do Emerson

RCRG72
RCRG72
Reply to  Jonny'O
13 anos atrás

É linda essa, aliás os carros mais antigos são mais bonitos mesmo! Tinham mais personalidade.

Mas a Lotus JPS é mais bonita!