LOTUS, 500
SÃO PAULO (pingando notas) – A Lotus comemora 500 GPs domingo em Valência. OK, não é a mesma etc e tal. Mas acho que teremos de tratá-la como tal. A família Chapman não reclama, não serei eu a dizer que essa Lotus não merece ter seus números incluídos na história daquela. Os caras têm direito ao nome, estão tentando manter a tradição, têm boa vontade. Então, que seja.
Aí embaixo, a mais bonita de todas, na visão deste humilde blogueiro.
A mais bonita é a Preta, na qual correram Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna, este em 85 e 86. Mas não é só a Lotus em si. na minha opinião é o carro mais bonito de todas as equipes e todos os tempos, mas o atual carro da Mercedes ta muito bonito também
Né, não. Essa é a segunda mais bonita. A campeã é a preta e dourada do Emerson.
Quando veio esta nova “Lotus”, eu não aceitei muito bem. Mas agora, vendo a atitude dos proprietários e, como disse o Flavio, a “boa vontade”, estou cada vez mais simpático ao time.
Gostava da Lotus Essex 88 – azul escuro, vermelha e prateada, do Andretti e Elio de Angelis.
Realmente esta Lotus é linda. Como sou um dinossauro indico a Lotus com as cores originais verde escuro e amarelo pilotada pelo Jim Clark.
Interessante notar como naquela época cada carro tinha personalidade própria, não se viam dois iguais, ou ao menos parecidos… Hoje em dia, parecem ter saído todos da mesma prancheta.
Agora pega essa mesma Lotus aí e pinta de preto e dourado!
Abriu o caminho mesmo. Nenhum f1 tinha os radiadores na lateral.
Quando essa daí apareceu foi um impacto tipo bomba atômica. Quem a viu da primeira vez, nunca esqueceu. Como diria Sebastian Vettel: melhor que isso só aquilo.
Impressionante como este carro deu o caminho para o design de todos os F1 até hoje. Chapman era o cara.
Concordo!
A mais bonita de todas!
OPs…
Jochen Rindt?
sim. é a lotus em q rindt foi campeão.
Jochen Rindt sim.
Com o número 2 no carro ele venceu o GP da Alemanha de 1970, em Hockenheim (o primeiro GP nessa pista).
Longa disputa contra Ferrari (Ickx), 12 cilindros boxer.
Depois da corrida, Rindt disse que até um mico poderia ganhar corridas com a 72.
Boa, Neanderthal!! Essa frase ficou famosa, diria até que inesquecível!
“Com esse carro, até um macaco venceria!!”
Grande Rindt, esse foi o cara!!
Puxa no Youtube a corrida que é demais!!
Essa aí é do Jim Clark?
Lotus feia é como japonês mendigo, não existe.
Essa Lotus foi o primeiro carro de formula 1 em formato de cunha, sendo as entradas de ar para radiador e filtro de óleio posicionadas na lateral dos carros.
O projeto foi considerado revolucionário, tanto que pouco a pouco, todos os carros passaram a ter a mesma configuração aerodinâmica.
O projeto foi tão eficaz que acabou dando os títulos de 1.970 para Rindt e o de 1.972 para Fittipaldi.
Sem dizer que correu de 1970 a 1975, seis temporadas consecutivas defendendo a equipe de fábrica, inclusive vencendo em Mônaco e França/74, com Peterson.
Sei também que a McLaren M 23 foi outra a cumprir 6 temporadas consecutivas, porém em 77/78 já não era do works team, apenas de particulares
Uma das mais belas, sem dúvida – mas a turbina, e aquela que correu em Indianápolis também eram matadoras… Que dizer, então, da 79?
imaginem o impacto que esse carro teve em 1970 diante dos demais, que eram basicamente “charutinhos” com spoilers e aerofólio.
Alémde ser uma belezura é um marco, é o divisor de águas na categoria, foi o início da construção de bólidos aonde a tecnologia vinha em primeiro lugar.
Existe o ante e o depois desse modelo, que é uma LOTUS 72…… sempre soube que esse modelo aí em cima era uma 72 legítima. posso estar errado mas sei que não estou.
Realmente o fazendeiro Colin Chapman sempre esteve alguns anos à frente da concorrência e merece o título de mago dos magos da categoria. Os carros eram de papel e cartolina, mas eram revolucionários e sempre marcaram fornteiras na F-1, saudades de uma época em que a genialidade individual superava a eficiência coletiva, sem rosto e sem personalidade e sem talento também…….
Tenho esta “maquina” em escala 1/43, vou mandar as fotos!
Com certeza esta é a mais bonita.
Carro preto, seja lotus ou não, não aguento ver mais.
Bem que a FOM podia probrir a carenagem do motor , os carros antigos são bem mais bonitos.
Se tem uma coisa que não faltou para a Lotus ao longo de sua história foram carros bonitos.
Lindo, como eu queria um autorama com um carrinho desses. Eu tive um que era o Coopersucar e uma Ferrari….
A minha favorita é a 72 e marca Lotus é Lotus, a diferença era Chapman, um gênio.
Numa dessas, sem asas em Monza e que era de Emerson, Rindt se foi para o céu dos pilotos.
Mesmo assim, assassina, é um dos carros de corrida mais lindos do mundo, talvez o mais emblemático.
Essa primeira versão, ainda “crua” e em início de desenvolvimento é uma obra de arte de design.
E como já foi dito, expressão perfeita de forma e função.
Cerega, com todo o respeito que sua figura merece, vamos lá:
Se fosse assim, a Williams de Ímola/94 também seria assassina, certo?
Rindt, segundo a perícia dos italianos e também do próprio pessoal da Lotus, cheque no Youtube uma matéria sobre o Colin Chapman e o John DeLorean, nâo usava o cinto de segurança de 5 pontos, que o incomodava na virilha.
No acidente, seu corpo acabou escorregando e ele foi praticamente degolado pela fivela do mesmo. Infelizmente foi isso, ao que parece o austríaco sobreviveria, mesmo que ferido, se estivesse usando um cinto de 5 pontos.
Lotus, é Lotus.
Todas tem algo de especial, até mesmo a nova Lotus é a mais bonita das novatas.
Até mesmo o Indy fantasiado de Lotus, ficou legal.
AÊ! Até que enfim alguém começa a aceitar a Lotus como Lotus, sem esse preconceito bobo!
Na minha modesta opinião o modelo mais belo do Lotus 72 foi o utilizado na primeira metada do campeonato de 1973, com a tomada de ar do motor menor ( depois aumentaram para melhorar a eficiência mas ficou mais feio ! ) e com o aerofólio traseiro bem recuado ! Isto somado aos pneus dianteiros bem menores que os traseiros davam ao modelo um aspecto de agressividade e beleza insuperaveis ! Mais belo só o Porsche 917K !
Paulo, boa!!
Lembro de haver visto esse carro em Interlagos, finzinho de 1972 ou começo de 1973 já em teste de pneus para a Goodyear, junto com a Tyrrell 006 do Stewart.
Se bem que a da 2ª metade da temporada de 72, já com o aerofólio traseiro também recuado, do Lotus 69, carro de fórmula 2, era maravilhosa também!
Bom dia, Flávio. De fato, o carro é lindo, mas prefiro a negra, do Emerson. Abraço.
No meu gosto a Lotus 49 de 1967 e depois a JPS 78 do Mário Andretti.
A propósito de Nomes e Tradições, meu pai teve uma escola em São Paulo nos anos 50 até 71. Chegou a ter quase 3.000 alunos. Era uma ótima escola
Em 71, cansado de brigar com SUNAB, MEC, etc ele passou a escola para um cara que ficou devendo 5 anos de aluguel, acabou com a escola (em qualidade), mas teimou, até a escola acabar (em 2009) o logotipo tradicional que foi criado nos anos 70.
Quem não sabe imagina que era a mesma escola…
Mas eu chamava a genérica!
Podemos chamar “essa” Lotus de genérica?
Outro abraço a todos!
Unico problema da Lotus “naquela” época foi a travada na carreira do Emerson com aquele Lotus Turbina!!!!
Não sei se era muito à frente, ou a “viajada” foi grande”
Achei em casa um livro de 1973 de uma escritora Inglesa que passou um ano acompanhando o Emerson (1972).
O Emerson conta todo inicio de carreira, a viagem à Europa, como entrou na Lotus, etc. Falou sobre os problemas com o turbina, tb disse que o 72 era o melhor.
O livro estava com as folhas soltas e mandei encardenar, muito bom, já li umas quatro vezes.
Um abraço a todos
Sílvio, seguinte: o Rato só usou a “turbina” em UMA corrida do campeonato de 1971, justamente em Monza um ano depois da morte do Rindt, chegando em 8º lugar e tomando uma volta do vencedor, Peter Ghetin, de BRM. Aliás, a chegada dessa prova foi apoteótica, com ele, Peterson e Hailwood separados por milésimos de segundo, recorde esse só batido em Jerez 86 quando Senna e Mansell também chegaram grudados.
Esse carro era imbatível no meu Super-Trunfo!!!!! FG, podia abrir um tópico sobre os carros, até aviões, motos, caminhões, etc, do Super-Trunfo.
Obviamente a Lotus não voltou pra F1 como time de ponta, mas tá fazendo uma reestréia muito boa dentro de suas limitações. É disparada a melhor entre as nanicas, e estão a 2 décimos da Sauber em classificação. Realmente a única das estreiantes que deu certo esse ano, as demais são uns fiascos. Tá pelo menos honrando o nome que tem, mas ainda falta bastante pra honrar a sua história… mas tou torcendo por isso.
Eu também acho a Lotus 72 Gold Leaf mais bonita, mas toda vez que digo isso também sou criticado.
E teimam na Lotus GPS do Senna. Mas quando pergunto qual dos modelos, 97T ou 98T, ninguém sabe responder, ou, no máximo, “os dois”.
Corrigindo, Lotus JPS. Desculpem.
A 97T e a 98T eu prefiro mesmo as duas, pois são quase iguais.
A Lotus Camel 87 também era bonita, gosto de carros na cor amarela também.
Mas eu acho as pretas mais bonitas.
Lotus 97T 1985
http://img167.imageshack.us/i/lotus97t19853br.jpg/
Lotus 98T 1986
http://numseiquela.zip.net/images/Lotus98T3edit.jpg
Lotus 99T 1987
http://www.portalf1.com/especiais/senna/lotus6.jpg
Flávio,
Eu fico com a Lotus negra… Carros de corrida pretos são fantásticos !!!
Penso que esse papo de nova Lotus já era… Os caras são a Lotus e pronto… Acredito que ano que vem com mais grana, experiência e usina da Renault , eles vão dar um calor na Force India e na Toro Rosso !!!
Hoje as esquipes tradicionais fazem parte de mega corporações e ninguém fala nova Ferrari, nova Mclaren, etc…
Maldita aerodinâmica, que fazem os carros de hoje horríveis, com os spoillers parecendo carrinho da lego e as rodas com aquelas calotas horrorosas, tudo em prol da aerodinâmica. Apesar de não achar o mais bonito carro da Lotus (prefiro a JPS mesmo), vejam que lindas são as rodas, o perfil afunilado do carro e a asa traseira. Dá a impressão que o vento corre mais facilmente nesse carro do que nas feiúras de hoje. Lembro que tinha desses carros de brinquedo, com os quais brinquei muito na minha infância.
A “72” do Titulo do Emerson é fabulosa… bem como a “79” do Andretti que foi outro “divisor de aguas” da categoria.
Segue o jogo… a Lotus foi muito grande… chego a dizer que nos bons tempos foi tão famosa e importante quanto a Ferrari.
Imperador
porra cara… é inegável q a lotus tem os carros mais bonitos de todos os tempos!
esse ai é lindo de mais, mas a pintura da john player special é muito bonita também.
agora eu fiquei com um pouco de dúvida sobre qual é mais bonito!
Para mim foi a “verde-britânico” de Clark/Hill , depois a JPS de Emerson.
Também acho essa linda, mas ao lado da negra JPS do Senna e a Lotus 25 de Jim Clark.
Bem, é Lotus, no nome e por direito. Uma história que teve final muito cedo e que volta, pelas mãos de outros, mas volta apaixonada e como a melhor entre as estreantes. Force India e Red Bull já andaram atrás e isso é só pra citar a história recente.
Fico com o Lotus 72 preto, afinal um brasileiro foi campeão a bordo dela.
Sempre preferi a vermelha. Inclusive levei anos para ter a de autorama da estrela.
Quando despedirem o Gascoigne, ela vai começar a engrenar e assim poderá seguir a tradição.
Além de ser um inovador, Chapman tinha uma mão para o desenho que era de tirar o chapéu. Difiícil dizer qual o mais lindo: a 72 que iniciou uma nova era no desenho de carros de corrida; a 49 que foi o ápice (ops) da era anterior; as geniais 78 que introduziram o conceito do carro asa; ou a 88, o carro proibido, última criação do genial mestre.
O fato é que em nenhum lugar como em um carro de corridas a relação forma-função é tão evidente. Fico com a 72.
Beleza de comentário, PAULONI! Faltou apenas dizer da 25, que introduziu o conceito do chassis monocoque na categoria.
CABC de fato foi um gênio, controverso mas foi!
Também prefiro a negra 72.
Como sempre o FG sendo do contra. A Lotus negra que é maioria na preferência dos torcedores e ele posta a vermelha.
Do contra? Então, o FG deve seguir a preferência da maioria? A o gosto dele não vale?
Do contra não! Eu mesmo prefiro a amarela Camel que o Piquet usou! A preta é bonita, mas não gosto de carros de corrida pretos, o mesmo acontece com a sauber mercedes de 1994 que tinha apenas o logo da mercedes em branco e os espelhos amarelos. Prefiro carros de corrida de cores tipo verde, azul, vermelho, amarelo e até branco, mas nunca preto, prata ou cinza.
Abraços.
Para mim a mais bonita de todas foi a Lotus 33.
Linda, com curvas estonteantes, mas sem exageros de apliques, botox, silicones…êpa estou falando de carro…rsrsrs
Abraços
Por que não é a mesma? A McLaren também não pertence à familia de seu fundador e não tem o mesmo tratamento, não?
Pela lógica da F1 esta é sim a Lotus e está a completar 500 GPs!
Espero não estar exagerando, mas questionar a legitimidade da Lotus “malaia” pode estar tangenciando o racismo…
E se Ron Dennis fosse malaio?
Concordo demais. Se é pra tratar igual como Lotus então não questione a sua legitimidade. Nenhuma equipe lá pertence aos seus verdadeiros donos… nem a Ferrari, que é da Fiat. A única diferença é que a Lotus saiu por um tempo da categoria e voltou. O resto… é igualzinha as outras: nenhuma delas é mais a “original”.
Racismo? Vocês são hilários…
FG
No breve (brevíssimo) período que fumei, os cigarros eram John Player Special.
Adivinhe por quê?
Gosto é gosto. Entendo & Respeito. Só gostaria de saber qual(is) motivos o levam a preferir essa?
Abraços ao som de http://www.racksandtags.com/purplemanfrombrasil/2187693/Robert-Plant-Fate-Of-Nations
PAZ!
AMOR!
ALEGRIA!
JC
Linda
Sabe acredito que a Lotus tenha sido uma das mais carismáticas e queridas equipes da F1
Atualmente respeito o trabalho do povo Malaio
se é honesto pq não???
O modelo eu concordo ,mas a Lotus 72 negra é imbativel!
x2…
Concordo com o Jonny O. Entretanto, meu chefe diz que para o carro de 72 do Rato ser igual a um caixão, só faltam as alças…
concordo com você. a Negra da JPS era mais bonita. epois dela, só a que o senna pilotou e o F5A do Emerson
É linda essa, aliás os carros mais antigos são mais bonitos mesmo! Tinham mais personalidade.
Mas a Lotus JPS é mais bonita!