“MELHOR QUE MÔNACO”

SÃO PAULO (bom…) – Ribeirão Preto pode ser uma boa cidade, pode ter o Pinguim, o Comercial e o Botafogo, mas não acho que é melhor do que Mônaco, não. Nem a cidade, nem a pista. Em todo caso, foi o que pincei dos vários press-releases que recebi hoje das assessorias dos diversos pilotos e equipes da Estoque, que treinaram pela primeira vez no circuito de rua que recebe a categoria neste fim de semana.

Quase todos os textos vêm com elogios. É praxe, o mundo da Estoque é cor-de-rosa. Alguns chamaram o traçado de “kartódromo”, é verdade. Mas ninguém malhou muito. Não que eu saiba.

Ainda bem. Porque soube pelo twitter do colega Bruno Vicária que teve alguém que disse, ontem, que não seria justo mesmo reclamar. Afinal, nenhum piloto foi lá antes para ver o trabalho que estava sendo feito. E tempo é o que não falta para essa turminha da Estoque… Aliás, não tem uma comissão de pilotos para ver esses circuitos novos quando eles estão sendo construídos?

Bem, a corrida vai ser uma porcaria, podem ter certeza. A pista ficou muito travada e estreita. Não dá para ultrapassar. Vai ser que nem a de Salvador, uma procissão. Com muitas bandeiras amarelas. Não existe milagre.

Mas é melhor que Mônaco, segundo o Tarso Marques, que empresta o título a esta notinha. E aí está o que ele disse, segundo sua assessoria de imprensa.

No meio desta semana, Tarso Marques afirmou que Ribeirão Preto e Mônaco têm tudo a ver. Após disputar os treinos livres desta sexta-feira, a conclusão do piloto da Gramacho Costa mudou um pouquinho: “Ribeirão é muito melhor!”

Ao contrário da enxurrada de críticas de outros pilotos sobre a qualidade e a segurança, Tarso fez elogios ao traçado. “Eu gostei da pista”, disse, do alto de sua experiência como ex-piloto de F-1, F-Indy, e diversas categorias do automobilismo internacional, que competiu nas pistas mais difíceis do mundo, como Surfer’s Paradise, na Austrália, e Pau, na França, entre outras.

“A pista é lenta porque o carro é pesado, mas o asfalto é muito bom. Temos apenas dois pontos que acho que poderiam ser mais seguros. Mas, no geral a pista de Ribeirão é dez vezes melhor que Mônaco. Mas, pelo fato de ser lá, todo mundo acha tudo lindo e glamoroso”, disparou o paranaense.

A opinião é partilhada por seu companheiro, o também experiente Christian Fittipaldi, que também já correu pelas duas principais categorias de monopostos do planeta. “Pista de rua é pista de rua. Não tem o que inventar. É tudo a mesma coisa”, afirma.

Christian faz uma pequena análisa da pista de 2,2km montada na região que compreende as Avenidas Lygia Latuf Salomão e Avenida Brás Olaia Acosta, no Subsetor Sul 5. “É um pista de baixa para média velocidade. A curva 3 é boa. Já a segunda parte é estreita demais e lenta. Se der para conciliar e deixar mais rápida ficará melhor.”

Bem, agora é com a blogaiada da região. Sempre tenho interesse em saber como são esses eventos novos do ponto de vista do público. Vocês que forem, por favor contem tudo. Sobre a estrutura, as arquibancadas, o rango, os ingressos, a organização e, claro, a prova. Que pode ser boa também, por que não? Estão dizendo até que pode chover amanhã, na classificação… Hoje fez um calor danado.

Eu adoro corrida de rua. Pena que as tentativas recentes aqui no Brasil carecem de um mínimo de preocupação com o esporte propriamente dito. Acabam virando eventos para patrocinadores e organizadores se autoelogiarem e demonstrar júbilo para as câmeras de TV e das máquinas fotográficas de revistas de celebridades, que são pagas para produzir “reportagens” mirabolantes sobre “o sucesso” disso e daquilo.

E os pilotos que se danem. Mas vamos torcer para dar tudo certo.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberta
Roberta
13 anos atrás

Flavio
eu moro exatamente atrás de onde estava o Padock. Sou de SP e moro em Ribeirão há um ano, então posso falar com o distanciamento de quem não quer defender a cidade cegamente.
Sobre a corrida não posso falar pois fui pra SP, mas posso dizer da tortura que foram os dias que antecederam a construção da pista…barulhos intermináveis desde as 6 da manhã até tarde da noite (inclusive sábado e domingo), muita sujeira e poeira e ruas interditadas. Até entendo, e aguentei firme. O duro é esperar eles desmontarem a estrutura! Para construir muito rápido, agora para desmontar…o acesso à minha rua ainda está bloqueado e as calçadas tomadas por muretas de contenção de concreto; conclusão: não consigo pegar o ônibus que me leva ao trabalho mais pois não dá para ficar esperando no meio da rua!
em tempo: a organização de um ingresso por casa, talvez para compensar o transtorno. afe!
em tempo 2: domingo cheguei de SP as 22 da noite e foi difícil entrar em casa: caminhões manobrando, tendas no meio da rua…afe!

A. ROQUE
A. ROQUE
13 anos atrás

Flavinho,

Acho que a melhor forma de se falar sobre o que aconteceu lá em Ribeirão Preto, está descrita aqui: http://bit.ly/9lFgWN

Infelizmente esse é o nosso automobilismo…

luiz alberto
luiz alberto
13 anos atrás

Que graça tem em uma pista que não possibilita ultrapassagem a não ser por erro ou defeito mecanico,é simplismente ridiculo por mais de 20 carros em uma pista que tem uma extenção minima .Enquato não houver um acidente sérissimo neste tipo de pista,não se entenderá que automobilismo tem que ser feito de forma séria e profissionalmente,não de forma improvisada pondo em risco vidas e patrimonio, não em competição mas num desfile de carros em alta velocidade onde o espetaculo são os acidentes e não as ultrapassagens.Isto é propio do automobilismo americano,onde os naturais são pifios como pilotos ,com rarissimas exessões.Ultimamente tenho comessando a acreditar que as gerações de pilotos exepicionais do Brasil acabou jutamente com a destruição do velho INTERLAGOS.Autodromos ou pista mediucres,pilotos no maximo medianos,Quer os entendios queiram ou não.

Nilton "Boca"
Nilton "Boca"
13 anos atrás

bonito kartódromo !!!!

arnaldo
arnaldo
13 anos atrás

Corrida devem ser feitas em autodromos e não em ruas.Alem de serem perigosas,roubam todo o dinheiro do povo,que deveriam serem gastos em coisas uteis.

Mário Salustiano
Mário Salustiano
13 anos atrás

fiquem a postos amanhã certamente a RG vai deixar o publico a pé, sem ver ou final ou o meio ou o inicio da prova, tem o desafio do volei que é mais importante em jogo….

Alexandre perlini campos
Alexandre perlini campos
13 anos atrás

Passa, desculpa o erro

Alexandre perlini campos
Alexandre perlini campos
13 anos atrás

Engraçado os pilotos não reclamarem da Globo, alguém quer apostar que amanha não pasa corrida toda? aposto uma coca cola, se perder pago semana que vem em Interlagos.

Márcio Toti
Márcio Toti
13 anos atrás

A pista ficou muito estreita e curta apesar de terem alterado largura das curvas em alguns pontos, eu andei la semana passada com carro de passeio e quase que nao coube outro do meu lado. Ressaltando que a estrutura sim ficou mui boa boa.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

COISORROROSA 121! A Vicar ou a CBAhahhahahahahah. qual a pior???

Bianchini
Bianchini
13 anos atrás

Melhor que Mônaco? Isso me lembra um causo contado pelo grande Marcus Zamponi nos primórdios da revista Racing envolvendo Paulão Gomes, 24h de Le Mans e Catherine Deneuve…

Ernesto Longhi
13 anos atrás

Concordo com o C. Fittipaldi.

Para compara maçãs com maçãs, ao invés de maçãs com pêras, o sr. Marques tinha que meter um F1 em Ribeirão, pra começar.

Ramon
Ramon
13 anos atrás

De novo os pilotos reclamam. Esses caras não fazem nada da vida e só abrem a boca quando não dá mais tempo de consertar nada. Acordem! Agora já era! A pista já está montada! Por que não falaram antes?
Parabéns para os organizadores, que estão tentando fazer alguma coisa certa (menos o preço do ingresso, que é mesmo um assalto). Vaia para os pilotos, e pra todo mundo que reclama de última hora e não faz nada pra mudar ou ajudar.

Ricardo Gadelha
13 anos atrás

Melhor que Pau, Macau e Surfer’s Paradise?
Dez vezes ,melhor que mônaco?? Saca só:
http://www.youtube.com/watch?v=ASux-274xXU
Se a corrida de amanhã proporcionar 10% da emoção da corrida de Macau, eu dou o braço a torcer. Do contrário, serei mais um deletar a Stock da minha programação e seus “pilotos-promoters”.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Resumiu bem o espírito da coisa, Flavio. O negócio é todo mundo parecer feliz, o esporte parecer fantástico, o mundo cor-de-rosa e alguns encherem o rabo de dinheiro. No final é tudo uma grande merda, e os pilotos e fãs do esporte que se danem. Já o Tarso e o Christian devem saber o que falam. Abraço.

Cowboy
Cowboy
13 anos atrás

Flávio, estou morando em Ribeirão Preto faz 5 anos.
Nunca conheci Mônaco, e por isso considero Ribeirão um tantinho melhor.
Com relação à pista, como a sede da agência em que trabalho utiliza um pedaço da rua onde se dará a corrida, dei uma voltinha nela enquanto estavam “construindo”.
Do “alto do meu conhecimento” percebi que a pista é apertada e que as zebras e o asfalto são bons.
Meu carro em nada se compara com um da categoria, é menor e menos potente, mas imagino que serão raras as cenas de ultrapassagens.
As arquibancadas estarão lotadas, pois é raro um evento desse porte na cidade. Aqui temos as melhores feiras agropecuárias do Mercosul e por isso as acomodações em hotéis e os restaurantes têm boa qualidade.
Ribeirão não salvará a Stock assim como a Stock não trará grandes mudanças para Ribeirão, mas nem por isso deixará de ser um grande evento.
É esperar pra ver e torcer para que Ribeirão passe a sediar mais eventos dessa natureza, até em outros lugares, até com traçados melhores, mas sem perder a vontade de estar colocando a cidade cada vez mais em evidência no cenário nacional, seja ele esportivo, cultural ou do nosso forte agronegócio.
Abraços

hugo
hugo
13 anos atrás

“É um pista de baixa para média velocidade. ”

Não é preciso dizer mais nada…

sergio
sergio
13 anos atrás

Puxando a brasa aqui prá Vitoria, acho que aqui é onde conseguiram a melhor pista de rua: duas retas bem interessantes, ruas náo muito estreitas, lindo lugar e publico sempre ótimo….Ah! e colado ao mar!

Luis
Luis
13 anos atrás

Em compensação, fizeram uma pista bacana em São Paulo, mesmo destruindo o sambódromo, mas que rendeu disputas e sobrou espaço.

Luis
Luis
Reply to  Luis
13 anos atrás

Pista para a IRL.

Caio Batista
Caio Batista
13 anos atrás

Não sei porque as assessorias de imprensa ainda perdem tempo em mandar press-realeases pra quem detona tanto a Stock. Aliás se a Stock é tão ruim, porque merece cobertura no Grande Prêmio?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Caio Batista
13 anos atrás

Seria porque o Grande Prêmio é o maior site de automobilismo do Brasil, com 200 mil visitas/dia e 2 milhões de visitantes únicos por mês?

Luiz Roberto
Luiz Roberto
Reply to  Caio Batista
13 anos atrás

Aprendeu agora?

Denis
Denis
13 anos atrás

O Pinguim andou batizando o Chopp??
Pra falar uma dessa no minimo o Chopp que o Tarso Marques tomou no Pinguim tava estragado!!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
13 anos atrás

não gostei do traçado não! alias, tem uns traçados sendo usados ai, meio sem graça, sem sal.

Mônaco além de histórico, é rua de verdade!! não é igual indy em SP, ou Abu Dhabi que fizeram bonitinho pra correr….devia ser assim sempre que possível..pegar umas ruas ali do bairro tals, falar “o carro passa aqui” e mandar ver…isso é circuito de rua.

Luiz Roberto
Luiz Roberto
13 anos atrás

Pelo que ví, será igual a Salvador. Sem ultrapassagens, uma m…. só a cidade é melhor.

Sérgio
13 anos atrás

OK, você pediu….

A estrutura está boa, dentro do que deveria ser. É claro que é tudo apertado, pista, pit lane, espaço para as equipes, etc etc. Mas é uma pista de rua, é impossível esperar algo diferente disso. O que me surpreendeu foi o asfalto: é ótimo, melhor que MUITOS autódromos.

As arquibancadas são decentes, tanto quanto foram para a Indy 300 em SP. Da mesma forma, no entanto, ficam em locais que não oferecem grande espetáculo, pois a maioria de cada uma delas visualiza apenas um setor da pista, e isso deve deixar o público alheio ao que acontecerá na corrida.

O rango é ótimo, para mim, pois como na faixa na casa dos meus pais.

Os ingressos? Pessoalmente, não pagaria o que pedem. Mas o público que acompanha automobilismo é em geral de alto poder aquisitivo. Em Ribeirão então nem se fala. Resultado: ingressos vendidos e arquibancadas lotadas. Pode esperar, é isso que veremos.

Não dei nenhum flagrante em erro de organização até agora. Apenas o briefing dessa sexta atrasou, mas só. Olhando as obras da pista, a estrutura para público, equipes, etc, acho que é possível dizer que está acima da média do que vemos por ai, mesmo em autódromos (ok, sabemos que não é grande coisa pois geralmente o nível é baixo).

Acho que se fosse um autódromo, caberia reclamar demais sobre bumps, o aperto da pista, sobre a segurança e falta de área de escape. Mas não é. E dentro do que é possível fazer em uma pista de rua, creio que o circuito de Ribeirão Preto é bastante satisfatório.

O que merece crítica é a posição de alguns postes de iluminação. Várias obras alteraram as ruas daqui para deixar o circuito com cara de pista. Creio que foram obras pensadas por engenheiros da prefeitura e técnicos da Vicar. Mas sobraram alguns postes em lugares sinistros pois, penso, faltou alguém que pensasse como piloto ao avaliar o que era preciso ser feito (mas não ouvi falar de nenhum piloto que tenha se dado ao trabalho de ajudar com isso).

É isso, merdinha. :P

Petrus Portilho
Petrus Portilho
Reply to  Sérgio
13 anos atrás

Sergio, você que aparentemente está por dentro do evento me tire um duvida, porque não escolheram um traçado mais longo e menos travado? Riberão Preto é uma cidade relativamente planejada com longas avenidas aos milhares, avenidas que dariam belos circuitos, porque um circuito travado eu realmente não entendi?

Sérgio
Reply to  Sérgio
13 anos atrás

Eu acompanhei desde o inçio. Eu sugeriria outro lugar, mas o fato é que meus critérios levam em conta o espetáculo que quero ver. E admito que isso não basta: é um negócio, é um investimento, é uma jogada para tentar fazer uma área da cidade crescer … enfim, é tudo muito complexo. A prefeitura teve suas razões para fazer aqui, portanto.
E o fato é: quer espetáculo de automobilismo? Então faça um autódromo.

João Vasconcelos
13 anos atrás

Nem todo mundo gostou.
Veja oque disse o Hybernon Cysne.
“A pista é muito ruim, com um bump gigante na descida da reta de largada, zebras muito altas e que jogam o carro contra o muro; não tem áreas de escape após as curvas de 45º e o asfalto já começou a se esfarelar na curva que leva a entrada dos boxes”, declarou ainda o piloto.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
13 anos atrás

Já morei em Ribeirão Preto. Por 4 anos.

Gosto muito da cidade e torço para a corrida ser um sucesso, que aconteça outras vezes e que outras categorias também tenham etapas lá.

A cidade merece. É a primeira vez e vamos ter paciencia.
Em contrapartida esperamos que não seja fogo de palha da administração a atual, que a cultura do automobilismo riberopretano esteja nascedo, tenha força e venha pra ficar.

Que a pista seja melhorada a cada ano e, quem sabe, no futuro, um autódromo em nível internacional. Dinheiro rodando praqueles lados existe! E muito!! É só querer…

Irapuã
Irapuã
13 anos atrás

Tarso Marques… Se ele for tão bom pra avaliar a pista quanto é para fazer o que faz com seus transformers… Precisa muito talento para conseguir aquilo a partir de carros saudáveis. O verdadeiro “overrauli” brasileiro. Acho mesmo que deveria ser convidado a chefiar o grupo do “lata velha” da vênus platinada e seu Luciano. Quanto à cidade é ótima. Da corrida, vamos ficar sabendo depois da liga de vôlei, do campeonato mundial de inverno, da reportagem na África e… Ah!, sim a corrida.

André Scudeller
André Scudeller
Reply to  Irapuã
13 anos atrás

Mais um pouco e a transmissão será um slide de fotos, enquanto o comentarista resume em um minuto toda a corrida.

André Grigorevski
13 anos atrás

Tarso Marques não é aquele que tem “ótimo” gosto pra carros e faz umas coisas ao estilo Lata Velha com verdadeiras raridades?

Zé Zanine
Zé Zanine
Reply to  André Grigorevski
13 anos atrás

Verdade, ele tem a manhã de estragar carros…veja esta foto…o pessoal que trabalha pra ele nestes transforme não tem noção de equilibrio, dimensões, estetica …bom seu for escrever tudo que vejo neste treco…..melhor olhar o link da foto
CREDO!!!
http://www.tmconcept.com/principal/includes/gera_thumb.inc.php?imagem=../pub/Image/20071031082049Thumb028.jpg&x=640&y=450

Mario Della Nina
Mario Della Nina
Reply to  André Grigorevski
13 anos atrás

Ah, ele faz de manhã, por isso fica uma caca! Ele deveria fazer à tarde. Aí ele pega a manha..

carlos renato
carlos renato
13 anos atrás

Uai, claro que é melhor (a cidade) pelo menos dá para ir lá e encher os burros de “chops” sem ficar pobre. E detalhe como tem mulher bonita por lá. QUANTO a estoque já desisti de tentar acompanhar

saudações

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

a ESCROQUE CAR esta vivendo um momento magico, seus pilotos tiraram os pés da realidade,será influencia de ano eleitoral ?
Podem baixar o caixão,mas antes todos irão ao pinguim tomar um chopp com farois acesos

Renan
Renan
13 anos atrás

FG, sou daqui de Ribeirão e particularmente gostei da iniciativa da cidade em promover tal evento, visto que desde os tempos de Paulo Gomes falava-se em corridas aqui na cidade, com direito à projeto e tudo já na era Hélio Castroneves, um filho da terra. O local da prova é numa área nobre da cidade, o Brasil e qm tiver uma televisão nesse universo com uma antena e um Bom bril na ponta vão se deslumbrar com as belas construções, paisagem e etc. Mas, não é bem assim. A estrutura até que está boa, a pista é estreita e quem quiser se dissipar da eminente “procissão” tem que ter braço; tem tudo pra entreter os convidados (que em sua maioria não sabe nem do que se trata) e agradar o público leigo no assunto em uma possível manhã ensolarada de domingo. Achei um absurdo os $80 cobrados pelo ingresso, por isso não vou, mas mandei alguns emissários que vão trazer com certeza a real do que acontece. Sem mais.

Aliandro Miranda
13 anos atrás

Com relação a pista, acho que pode ser melhor do que Mônaco, sim, por que não?

Mônaco é um corredorzinho para carros de F-1 que chegam a quase 300kph neste circuito. Talvez, se colocassem todos os pilotos da F-1 no detector de mentiras, daria negativo para quando respondessem que gostam de correr nas ruas do principado. Duvido que alguém goste daquele aperto. Está no calendário por tradição e pelo que gera de retorno financeiro. Mas tecnicamente é uma piada, e perigoso.

Circuito de rua por circuito de rua, prefiro Long Beach e Melbourne, para citar os ainda em grande atividade, do que Mônaco.