MENU

domingo, 13 de junho de 2010 - 22:38Nas asas

NAS ASAS

SÃO PAULO (nevando) – Que legal. O museu Asas de um Sonho, da TAM, reabriu todo reformado em São Carlos. Os detalhes estão aqui, na reportagem do brother Luís Perez. Vai ser minha primeira viagem pós-Copa. São 66 aviões no acervo, 32 expostos por enquanto. É visita que vale muito a pena. Tem preço, ver um Constellation da Panair?

56 comentários

  1. Lusitano XXX disse:

    Flavião, por isto te admiro, cara… Tem motor, você avalia e opina. Já estive na antiga versão do museu, e estava esperando a reinauguração. Aquele constelation, tenho fotos dele durante a restauração, se quiser, te mando. Tirava as fotos da estrada, com o Zoom no máximo.
    Lindo ! Elegante ! O último dos aviões de grande porte a pistão. Grande dica. Parabéns ! Agora sim, o Comandante Rolim, onde estiver, deve estar feliz …Asas de um sonho …

  2. Adriano Faria disse:

    Flavio, sou funcionário da TAM em São Carlos e posso garantir que o museu ficou sensacional, com um acervo fantástico de aeronaves, que a maioria chegou voando, até a interatividade disponível para matar a curiosidade da galera. Vale muito a pena conferir. Grande abraço.

  3. Frank disse:

    Flavio, desculpe, o site correto é http://www.fantasyofflight.com
    Errei só uma letrinha, me desculpe, meu ingleis nao é tao bom assim! Mas va la e fique deslumbrado!
    Abraços!

  4. Frank disse:

    INTERESSANTE!

    Mas se voce quer ver um museu de aviação de verdade!, vá até Polk City, entre Kissimmee e Tampa, pela I-4 road, no Estado da Florida, USA e visite o “FANTASY OF FLIGTH”, esse é show!, voce vera de tudo sobre avioes e se quiser pode ate dar uma voltinha num aviao !!!!! 1000 vezes melhor que esse da tam!!!! aliás, esse da tam me parece uma copia barata daquele Americano. Tenho certeza que voce vai gostar e vai dizer que legal é o lugar aqui no Blog, estive lá em julho/09,veja o site http://www.fantasyoffligth.com .

  5. Frank disse:

    INTERESSANTE!

    Mas se voce quer ver um museu de aviação de verdade!, vá até Polk City, entre Kissimmee e Tampa, pela I-4 road, no Estado da Florida, USA e visite o “FANTASY OF FLIGTH”, esse é show!, voce vera de tudo sobre avioes e se quiser pode ate dar uma voltinha num aviao !!!!! 1000 vezes melhor que esse da tam!!!! aliás, esse da tam me parece uma copia barata daquele Americano. Tenho certeza que voce vai gostar e vai dizer que legal é o lugar aqui no Blog, estive lá em julho/09,veja o site http://www.fantasyoffligth.com

  6. Allan Jurk disse:

    Falando em aviões da segunda guerra, comenta-se tentar resgatar um P-47 do “senta à pua” que caiu num lago na Itália e trazê-lo ao Brasil. Mais um importante passo no resgate da nossa história. Falando em Scandia, existe um no museu de Bebedouro e parece que é o único do mundo.

  7. Neto disse:

    E tem para alegria do Gomes, um Mig 15 , um Mig 17 e um Mig 21. Quando visitei o museu, foi informado que o Mig 15 tinha condições de voo. Sobre o 14 Bis e Demoiselle, segue um videozinho que fiz no Broa Fly In com as replica voando em formação.
    http://www.youtube.com/watch?v=iAARzqCgBtw

  8. petrafan disse:

    já que estamos falando em primeiro vôo, o meu foi num Electra da Varig, no tempo em que a aeromoça (esse era o nome) vinha convidar garotos em idade pré-adolescente para visitar a a cabine do piloto.

    como de fato aconteceu comigo e com meu irmão.

    e o piloto ainda fez uma graça ao me pedir para pegar o manche com as duas mãos pois ele iria desativar o piloto automático, e quando fiz isso, ele acionou algum comando na parte de baixo do painel e o avião deu uma oscilada para a esquerda e depois para a direita, e ele brincou comigo dizendo “ei, rapaz, o que você está fazendo?”, e todos deram risada.

    nunca vou esquecer disso.

  9. borges disse:

    Voei neles! A foto me trouxe muitas lembranças do meu pai que trabalhou na Varig por mais de 35 anos. Moramos em Recife na época destes aviões (meu pai era chefe da base da Varig lá) e me lembro de sempre ficar impressionado com a altura deles, para mim que era uma criança, pareciam gigantescos. Lembrei tb das viagens de lá para o sul, com os motores soltando uma língua de fogo azul e as asas balançando. Saudades, muitas saudades, acho que vou visitar este museu assim que puder.

  10. Tiago Mio disse:

    Tempos bons aqueles. Viajar de avião sempre foi muito bom. Sensacional essa feira.

  11. Roberto Costa disse:

    O PP-SMA da Vasp foi o primeiro 737/200 a voar comercialmente na America do Sul e hoje jaz sob sol e chuva abandonado e depenado em Confins e bem que poderia estar entre estas maravilhas cuidadas pela TAM.

  12. Andre Decourt disse:

    Lindíssimo, talvez um dos aviões de passageiros mais sensuais de todos os tempos.

    Mudando de pão prá bunda, cada vez que vou a Salvador ou Brasília fico morrendo de pena dos Breguinhas da VASP abandonados na pista, são aviões históricos que deveriam, pelo menos um, estar em algum museu, mesmo que ainda sem restauração, até que as pendengas judiciais se resolvam. O que não dá é o avião largado ao tempo….

  13. JCMATTIOLI disse:

    Gosto deste blog. É bacana. Me identifico com essa blogaiada. Com o blogueiro idem. As pessoas aqui são parecidas comigo, notadamente a turma dos cinquentinha-prá-mais. Gosto de aviação (sou brevetado em planadores, voava Blanik em Tatuí). Conseguir realizar alguns sonhos com aviões visitando museus pelo mundo afora: Air Force One B707 (do Pres. Kennedy) em Seattle, Concorde em Paris (ainda tem cheiro de couro, parece que saiu da fábrica), SR71 (este é fodão) em Seattle, Stuka em Munique… e por aí vai. Mas aeronave igual ao Connie, nunca mais vai existir e vou morrer sem voar numa delas… que pena!

    Bravo! para a família Rolim Amaro. Esse Museu é bacana e cuidado com muito amor. Outro bom-da-boca, o Constantino da GOL, gosta de carros, corre GT3, Stock. Quem sabe ele não se anima e faz algum museu também?

  14. Fabiano disse:

    O Connie é um dos aviões mais lindos que ja vi na vida !!! nunca voei em um… devia ser bem legal !!!

    Imaginem essa situação então, sentado depois da asa ainda !!!

    http://www.youtube.com/watch?v=5pMHZaMFw9c

  15. ALEX B. disse:

    Baaahhhhh, guri! Sensacional! Queria poder ver; Quem sabe Indy Gomov??? Cabível?

  16. claudio aun disse:

    Pra quem tem mais 50 sonhou em viajar para a america nestas aeronaves! ou ainda no SUPER CONSTELLATION DA REAL

  17. Opaleiro MG disse:

    “Tem preço, ver um Constellation da Panair?” Com certeza, não!

  18. Simplesmente impagável. Curiosa esta antiga discussão sobre quem fêz o primeiro vôo. Alguém se lembra de um programa que foi ao ar no Discovery Channell uma única vez, onde foram construídas uma réplica fiel em todos os detalhes do Flyer dos irmãos Wright e uma do 14 Bis? O Flyer simplesmente não voou. Para que alçasse vôo, foi necessária a instalação de um motor de 80 cv, drástica redução de peso com materiais como fibra de carbono e substituição de diversas peças estruturais por outras, com perfil aerodinâmico. Ou seja: quem de fato conseguiu decolar pela primeira vez com um artefato mais pesado que o ar, FOI ALBERTO SANTOS DUMONT, e não os irmãos Wright que, quando muito, construiram um planador. Curioso que, diferentemente de TODOS os outros programas do Discovery Channell, este nunca foi reprisado. Abraço a todos os irmãos aviadores.

  19. Anarquista disse:

    Já agendei a visita desde que a reabertura foi anunciada.
    Para quem é chegado numa nostalgia e não estiver “bolado” com a Copa, pensei numa rodada dupla “mini-macro”: no próximo sábado (19.06) tem o encontro nacional de Romi-Isettas em Sta. Bárbara D´Oeste. Depois de admirar estas pequenas belezas e, quem sabe, apreciar um pintado na brasa em Piracicaba (logo ali ao lado), é só esticar um pouco mais adiante até São Carlos e curtir as peças do museu “Asas de um sonho”.

  20. Marcelo Larsen disse:

    Sim, reabriu! Quem voa pela Tam em vôos longos já assisitiu a matéria da reabertura.

  21. Bugre disse:

    Fica a dica para quem for pra São Carlos. Quase chegando no museu (depois de sair da Rod. Washington Luiz) tem os Residenciais Damha, antiga Fazenda do Urso onde tem um campo de golf que dá para ver da estrada. Lá tem um restaurante muito bom, Tulha, com mesas na varanda com uma bela vista para o campo de golf.

  22. Cersaõ disse:

    Já era fantástico antes da reforma. Imagino como vai estar depois de reformado. A maioria dos aviões são de chorar – como disse o Ricardo – de tão bonitos e representativos para a aviação mundial. Vale a pena ir…

  23. João Vitor disse:

    Caramba, se tem uma iniciativa tão importante para o mundo da aviação como essa em qualquer lugar do Brasil eu a desconheço. Estive presente no museu antes da ampliação e o lugar é de um critério impressionante, os aviões são reluzentes de tão bem cuidados, acervo fantástico. Visita obrigatória pra quem, assim como eu, ama os aviões.

    Gostaria de ver mais museus como este no Brasil, palmas para a Tam pela iniciativa.

    O Constellation arrebenta mesmo, lindo e elegante, vem de uma época em que viajar de avião era chique, um acontecimento especial, quando você olha pra ele acaba percebendo isso.

    Ótimo passeio, uma sugestão seria um restaurante lá dentro, com um visual de restaurante de aeroporto, com uma cara antiga seria ainda melhor.

  24. Flavio disse:

    A maioria dos aviões foram reformados pela própria TAM, e voam.
    Muitos foram até lá voando. Inclusive os da Segunda guerra.
    Trabalho primoroso.

  25. WYS disse:

    Programa simplesmente imperdível.

  26. Allan Jurk disse:

    Alguém tem notícias do museu Matarazzo em Bebedouro ? Tem um belo acervo de aviões. O museu da TAM, assim como o do Musal são de altíssimo nível. Parabéns aos seus incansáveis abnegados.

  27. Rafael Chinini disse:

    a pergunta é, nos aviões grandes, pode se entrar na aeronave? ou só por fora?

  28. Felipe disse:

    Amigos,

    aqui no rio de janeiro no Campo dos Afonsos, temos o museu aero espacial da aeronautica, tem varios aviões de guerra, replica do 14bis, aviões da esquadrilha da fumaça, tem ate um electra da varig, a entrada de graça.

    http://www.musal.aer.mil.br/

  29. Ubirajara martins disse:

    Estive lá um pouco antes de iniciarem a reforma e já era fantástico.
    Lá o visitante tem uma verdadeira aula da historia da aviação mundial. Recomendo e já estou programando meu retorno.

  30. Tohmé disse:

    O Constellation é mais belo espécime civil que exsite. A Breitling tem um em vôo, que se apresenta no mundão afora. E minha vó morreu num destes.

  31. Carlos Bragatto disse:

    Tem um baita outdoor na Rod dos Bandeirantes sentido interior falando que reabriu. Vi sábado.

  32. Thiago Sabino disse:

    Fui hoje, na reinauguração.
    Confesso que fiquei inebriado.
    Espetacular, pelo padrão, e pelo nível de acabamento de TUDO. Desde a entrada, e pela parte do acervo, perfeito, magnífico, soberbo.
    Passei O DIA inteiro lá hoje em Sanca, aproveitando da folga de vôo de hoje….
    Todos os aviões, repito, TODOS em estado impecável de conservação e restauração. Herança do grande Stocco.
    O Constellation é só a cereja do bolo.
    O DC-3 está do lado de fora, pois não há lugar na parte interna para ele. DC-3 este, presente da Boeing, pela compra dos B777. E DC-3 , o tal, que ainda está em condições de vôo.

    Na chegada, após a compra do ingresso, ganhou-se 2 tickets de Cerveja, Refri, Agua, Hot Dog, Pipoca e Algodão Doce. Desnecessário dizer que a criançada ficou maluca. Aliás tinha muita criança. Sempre bom ver crianças com aviões…..pelo menos penso assim. Faz lembrar minha época de petiz que apenas sonhava em ser aviador.

    O aspecto geral, é que a TAM resgata o seu passado, mostra as raízes da empresa, lá em Marília, e também reconstitui toda a sua frota desde aquela época. Apenas faltou o Cessna 402. Não entendi o porquê de não ter nenhuma citação.

    Enfim, quer levar a família para um programa muito muito bom? Rod. Washington Luiz até a UFSCar, vire à direita, e ande mais 12km. Chegou!

    Tirei hoje 208 fotos.

    Motivo não faltou.

    Abraços Flavio.

  33. doutormarin disse:

    Camarada Gomes

    A matéria é de 2006!!!

    O museu continua FECHADO!!!

    Avise aí pra ninguém perder a viagem até lá!!

  34. alcides disse:

    Visitem!…..Visitem!…Visitem!….
    Tive o prazer de conhecer a Fase 1 do Museu!……
    A região é maravilhosa….
    Eventos de ferreomodelismo na Estação de SCarlos
    Com direito a assistir manobras com trens na escala 1:1
    Cidão40HP

  35. wart disse:

    O avião de passageiros mais lindo já fabricado! Ainda mais com esse verde da Panair.

    • José Brabham disse:

      Sim, muito bonito este Constellation. Mas o Concorde rivaliza como o avião de passageiros mais belo.

    • Carlos disse:

      Os dois aviões, Concorde e Constellation marcaram época.

      Se não me falha a memória, o Constellation foi o primeiro avião de passageiros a ser fabricado com cabine pressurizada, ou seja, não eram necessárias aquelas máscaras que se viam nos Boeing B17 da 2ª Grande Gerra.

      O Concorde, foi o primeiro avião de passageiros a superar a barreira do som, ou seja, 1.250 Km/h aproximadamente, e se não me falha a memória, ele chegava a duas vezes essa velocidade.

  36. Rodrigo Ivantes disse:

    Faz tempo que estou querendo ir lá… Quero ver os caças da segunda guerra, sei que tem Corsair, Messerschmitt, Thunderbolts lá…, Algum mais?

    Força Flavio !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>