TIETAGEM

SÃO PAULO (acho que é mesmo) – Hamilton e Button passeiam pelo acervo da McLaren. E se encantam com o MP4/4. Que para muita gente é o melhor carro de F-1 já feito, vencedor de 15 das 16 corridas de 1988, campeão com Senna.

Subscribe
Notify of
guest

174 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
nelson maciel filho
nelson maciel filho
13 anos atrás

Flávio, realmente o carro do Sena quando ele ganhou o tricampeonato mundial era muito bom. Mas sem dúvida alguma o maior carro da fórmula 1 foi a Ferrari de Schumacher. O carro era fabuloso, a equipe extraordinário desde o diretor até os mecânicos e a Ferrari naquele período tinha um orçamento de centenas de milhões de dólares. Por isso o Schumacher ganhou tantos títulos, sabendo ainda que o Rubinho não era páreo para o alemão. O Sena foi um extraordinário piloto não apenas na MacLaren, foi também na Lottus, na Toleman. Mais uma vez ele foi eleito o maior piloto de todos os tempos, agora pelos pilotos atuais de fórmula 1. Sena é sem dúvida o maior ícone da história do automobilismo, quiçá, de todos os esportes.

Angeli
13 anos atrás

FG só me ficou uma dúvida, pq os 2 pilotos tiraram o volante para entrar no carro??? eu não me lembro de ver os pilotos tirarem o volante do carro pra entrar ou sair do carro naquela época de Senna e Prost!!!!!!!!!
será q eles são tão novinhos q não se lembram q não se tirava o volante??????

JOSE RENATO
JOSE RENATO
13 anos atrás

Tudo que tem Senna vai pro lado das viuvadas….. É só um videio gente!!!!!!! Parem de chorar seus merdas!!!!!!

Lew is
Lew is
13 anos atrás

O MP4/4 não chega nem perto do FW14B, o mais perfeito carro de F-1 de todos os tempos.

James Bond.
James Bond.
13 anos atrás

O mais engraçado é ver alguns recalcados se passando por fans do Senna…rsrsrsrsrs…

Malucos escrevem o nome do cara de maneira errada, e proposital, para estereotipar os fans do Ayrton.

Puta recalque.

Abraços fraternos.

James Bond.

James Bond.
James Bond.
13 anos atrás

O mais engraçado é ver alguns recalcados se passando por fans do Senna…rsrsrsrsrs…

Malucos escrevem o nome do cara de maneira proposital para estereotipar os fans do Ayrton.

Puta recalque.

Abraços fraternos.

James Bond.

carllos
carllos
13 anos atrás

Parabéns Gomes, por nos proporcionar esse excelente audiovisual e pelo ótimo texto da Warm Up de hoje, 02/07, “Quase Gênio”. Jornalismo também é arte, e você sabe disso, eis a excelência do seu trabalho. Bravo!

carllos
carllos
13 anos atrás

Parabéns Gomes, por nos proporcionar esse excelente audiovisual e pelo ótimo texto da Warm Up de hoje, 02/07, “Quase um Gênio”. Jornalismo também é arte, e você sabe disso, eis a excelência do seu trabalho. Bravo!

Ivo Aoki
Ivo Aoki
13 anos atrás

Me admira o FG se emocionar vendo esses teatrinhos.

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Mclaren esta dando um show de carisma esse ano. Mclaren >>>>>>>>>>>>>>>> Ferrari

Adilson
Adilson
13 anos atrás

A ausência do maior de todos assombra ainda hoje…Airton Senna é inesquecível, e insuperável está acima das estatísticas. A existência de Airton é uma prova contumaz de que a PAIXÃO nunca poderá ser derrotada por números…

JOSE RENATO
JOSE RENATO
Reply to  Adilson
13 anos atrás

TtEM COISA MAIS CHATA QUE ESSA VIUVAS CARPIDEIRAS?????????

Celso Silva
Celso Silva
13 anos atrás

É por isso que eu digo: McLaren >>>>>>> Ferrari.
Semana que vem a Ferrari faz um video do Massa e do Alonso visitando a Ferrari que o Prost usou quando rodou na volta de apresentação do GP da Italia kkkk (não lembro o ano, foi mal). hehe

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
Reply to  Celso Silva
13 anos atrás

Apesar do sarcasmo, não tive como não rir… hehehe… Mas tá difícil ver algo parecido na Rossa – melhor tivesse sido feito ANTES da temporada começar, e olhando o carro que Gilles venceu em Jarama 81 (126 CK), ou a 312T3 de 78 que venceu em Montreal… Ou mesmo a 640 vencedora no Rio em 89.

Mário Salustiano
Mário Salustiano
Reply to  Celso Silva
13 anos atrás

o mueu da rossa é tão bom quanto, pena que desconheças história

flavio ailon
flavio ailon
13 anos atrás

sensacional………………………

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
13 anos atrás

Qual de nós, sendo piloto da equipe, não pediria pra dar umas voltas nestes carros? Além dos milhões, dos carrões novíssimos e de tudo mais que eles ganham de prêmio ao serem campeões, certamente estaria na minha lista testar uns carros antigos… Deve ser um espetacular guiar um carro verdadeiramente único e que é um marco na história, seja ele de Senna, Prost, Lauda ou qqer outro destes grandes. Será que funcionam?

RCRG72
RCRG72
Reply to  Fábio Aguilera
13 anos atrás

Funcionam sim, Bruno Senna vai pilotar o MP4/8 no festival de Goodwood esse ano.
Matéria no GP:
http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/06/30/bruno+se+prepara+para+pilotar+carro+da+ultima+vitoria+de+senna+na+f1+9527202.html

Sergio Milani
Sergio Milani
13 anos atrás

De babar! E cabe ressaltar que o RD, desde que assumiu a McLaren, se preocupou em guardar os seus carros..não a toa, uma vez, no início dos 90, ele mandou uma cartinha para o Frank Williams que, na época, não tinha onde guardar seus carros antigos…se ele quissesse, em Woking teria espaço…

James Bond.
James Bond.
13 anos atrás

Isso não é novidade.

Senna é a referência para a maioria desses pilotos aí.

Senna, Clark e Fangio sempre foram as referências.

Esse garoto aí, Lewis Hamilton, cresceu pautando sua carreira na do Senna. Via vídeos, documentários, tinha fotos e o escambau…

É por essas e outras que o Senna é o predileto da maioria dos pilotos.

Abraços fraternos.

James Bond.

Henrique
Henrique
13 anos atrás

Muito, muito bacana mesmo, FG. Valeu por esse grande achado, por fazer muito bem o seu trabalho.

Nada como ver dois caras que sabem de Fórmula 1 como poucos babando feito qualquer outro louco por corridas.

Parabéns à McLaren pela iniciativa. Assim ela vai nos permite mais um contato diferente com essa coisa doida que é corrida de automóvel, que talvez nos ajude a entender um pouco mais por que gostamos tanto desse treco, ou talvez não, gostar sem saber a razão também tem lá sua graça. Esse vídeo pode até ter posto um pouco mais de mistério no ar..

Chega de viajar!

Abraços. Valeu!

JOSE ELIAS NERY
JOSE ELIAS NERY
13 anos atrás

SENSACIONAL, BRILHANTE REPORTAGEM AO ESTILO DOCUMENTARIO, MUITA LIBERDADE AOS ATORES, PARECE UM FILME COM SEQUENCIA E TOMADAS COMO NO CINEMA, UM TRIBUTO A UM GENIO FEITO POR 2 ATUAIS GENIOS DA PILOTAGEM, FANTASTICO, PARABENS , VCS SE SUPERARAM, INGLESES…

Yuri Campos
Yuri Campos
13 anos atrás

O melhor carro para o melhor piloto, simples assim.

Israel
Reply to  Yuri Campos
13 anos atrás

Isso é verdade. Feitos um para o outro!

Paulo F.
Paulo F.
13 anos atrás

Questão de opinião. O Lotus 72 ficou na ativa de 1970 a 1975!
Da Wikipedia:
O 72, 72B, 72C, 72D e 72E foram os modelo da Lotus das temporadas de 1970, a partir do GP da Espanha, até o campeonato de 1975 da F1. Foi guiado por Jochen Rindt, John Miles, Reine Wisell, Emerson Fittipaldi, Dave Walker, Dave Charlton, Ronnie Peterson, Jacky Ickx, Jim Crawford, Brian Henton e John Watson.

Repassando:
Desenho de Colin Chapman, Tony Rudd, Ralph Bellamy.
Três títulos mundiais de construtores (1970 com o modelo 72C, 1972 com o 72D e 1973 com o 72E) e dois de pilotos (Rindt em 1970 e Fittipaldi em 1972).
Olha só as feras que pilotaram a máquina: Jochen Rindt, Emerson Fittipaldi, Ronnie Peterson. Não tem comparação!

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Paulo F.
13 anos atrás

Valeu, Paulo F.!

Sem tirar o valor da McLaren MP4/4, a Lotus 72 também foi um mito nas pistas, conforme bem lembrado por você, e pilotada por gênios como Rindt, Fittipaldi e Peterson.

Aliás, ver Peterson contornando o Sol e o Laranja no GP Brasil de 73 com a 72 é das cenas mais belas de todos os tempos, a barata vinha toda atravessada no power slide!!

O sueco também fez igual de Tyrrell P 34 de seis rodas em 1977, o cara era simplesmente show!!
Puxem no Youtube que deve estar por lá!!

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Paulo F.
13 anos atrás

Ze Maria. Não iam preservar o circuito antigo. Até hoje ficou só na promessa… Dá dó, quem viu corrida em Interlagos (ANTIGO), não esquece, seletivo.Lembro da primeira vez que a F1 moderna andou lá. Prova extra campeonato. o Luis Pereira Bueno deu um show com um carro manco e torto. E o Peterson , andava muito.

Peixe
Peixe
13 anos atrás

Nossa, que garagem hein? Deve ter muita coisa ali. Imagine se for calcular o valor de cada carro?

Agora, incrível o respeito deles pelo carro. Ainda mais por ter sido pilotado por quem foi.

E não é que debaixo do capacete, dos milhões de dólares, nas dezenas de patrocinadores, chiliques, reclamações, choradeiras, ainda tem um ser humano?

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi
13 anos atrás

Como se fossem crianças.
Muito boa essa série com os dois.
Melhor ainda a grandeza da Mercedes, em não mandar
esconder os logotipos da Honda.

Murillo
Murillo
Reply to  Rodrigo Lombardi
13 anos atrás

A Mercedes hoje, não manda em absolutamente NADA na Mclaren, portanto nem palpite eles podem dar.

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
13 anos atrás

E nem apareceu o M23, do 1º campeonato da McLaren e o segundo do Rato. Humpf!

Sérgio Balbino
Reply to  Alexandre Gomes
13 anos atrás

Claro que não apareceu… Os caras mal viram o Emerson… Os dois tem menos de 30 anos e viram quando molequinhos alguma coisa do Senna. Eu que tenho 35 nunca vi corridas do Emerson na F1…

alvaro machado-BH
13 anos atrás

Maravilhosa reportagem,prova o grande respeito dos pilotos e da propria mclaren com o Senna.Vamos falar a verdade,ele era demais o maior de todos os tempos.Beatles na musica e Senna no automobilismo,o resto pede bença.

hugo
hugo
13 anos atrás

Bonito mesmo…

Ricardo Andrighetto
13 anos atrás

Os comentários estão bem do jeito que o Flávio adora: “Senna nosso maior ídolo”, “Que saudades de escutar o tema da vitória aos domingos”, “O automobilismo nunca foi o mesmo”….hauhauhau !! Flávio, larga mão de blog da Copa e volta a postar por aqui !!!

marcão
marcão
13 anos atrás

Se procurarem vão encontrar material de primeira para o museu da velocidade. Esse vídeo mostra até por onde começar…

Será que sai?

O “templo” merece, A história dos pilotos brasileiros merece.

Nós todos merecemos!!!

Vamos ver se sai mesmo do papel.
Pra mim promessa é divida. Vou cobrar. Sempre!!!!

Bara
Bara
13 anos atrás

O maior carro de F1 de todos os tempos não é a Ferrari F2004?

jr palmital
jr palmital
Reply to  Bara
13 anos atrás

e a willians do mansell de 1992 ?

Gustavo Silveira
Gustavo Silveira
Reply to  Bara
13 anos atrás

Não, esse era o maior piloto. O carro não era grande coisa. É que o Schumy pilotava!

gill
gill
13 anos atrás

E eu ando desencantado com o massa,achava que ele poderia de certa forma ter um pouco de brilho do senna…mas ledo engano,tá se saindo pior do que o rubinho que ao menos é raçudo,o massa depois do acidente da hungria,já era,é outro piloto,fraco,pouco combativo resta saber até quando a ferrari vai manter um cara gannhando um a nota preta para terminar corridas em décimo quinto,décimo quarto,etc…sem arriscar uma manobra sequer,só ganhado posições se os da frente quebrarem ou serem punidos,nunca fui muito fã do senna mas não se discute sua garra,raça,precisão e as vezes arrojo e precisão coisa que button e hamilton as vezes tem de sobra.

Jefferson Moreira
Jefferson Moreira
13 anos atrás

Bonitinho o relógio que o Hamilton está usando. Um Tag Heuer Carrera Calibra 16 Day Date pulseira de couro de crocodilo. É o lançamento de 2010 da marca.
Custa só 3.300 dólares no duty free do aeroporto de guarulhos em SP, ou R$ 19.000 em qualquer loja H. Stern, único representante oficial da marca no Brasil.

Bernardo João Pereira
Bernardo João Pereira
13 anos atrás

SENNA sem palavras agora massa só para reboque

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Muito bacana…e naquela época tinha que tirar uma mão do volante pra trocar a marcha, hj nem isso se faz…nada como a tecnologia e os mais novos reverenciando um dos mestres da f1.

Abs

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
13 anos atrás

Se não me engano, eles já entram no depósito procurando pelo carro. Um deles fala “Do you know what it looks like?” e depois ficam na dúvida entre o MP4/4 e o MP4/5.

Eles também falam da diferença de tocada entre Senna e Prost, com Jenson inclusive falando do “Teacher” e Lewis diz que a tocada dele era mais suave….

O foco do video mesmo foi o carro, o “bad boy” e consequentemente os 2 pilotos, com maior foco para Senna e por Lewis ser fãzaço dele.

Renan Brait
Renan Brait
13 anos atrás

as estatisticas impressionantes desse carro
Estatísticas

* Vitórias: 15 (Senna 8 e Prost 7) em 16 GP’s (93,75%)
* Pole-positions: 15 (Senna 13 e Prost 2) em 16 GP’s (93,75%)
* Senna e Prost ocuparam juntos a primeira fila do Grid de largada em 12 ocasiões (75%)
* Melhores voltas: 10 (Prost 8 e Senna 2) em 16 GP’s (62,5%)
* Das 32 provas que o MP4-4 fez, terminou 28 (87,5%)
* A McLaren conseguiu 199 pontos dos 240 possíveis (82,92%); todos os pontos das equipes restantes (201) superavam os da McLaren por apenas 2 pontos.
* Conseguiu 10 dobradinhas no pódio em 16 possíveis (62,5%)
* O McLaren MP4-4 liderou 97,28% (1003 voltas) das voltas do somatório de todos os GP’s (1031 voltas)

DOUGLAS
DOUGLAS
13 anos atrás

Olá,
poxa Flavio vce poderia ter colocado a legenda pra gente né?
hahahahaahhah

abraço

Rita de Cassia Jarosi Gerólamo
Rita de Cassia Jarosi Gerólamo
13 anos atrás

Não perdia uma corrida aos domingos…… Senna era e sempre será o piloto completo.
Lindo este vídeo na garagem da MacLaren…. até dava para recordar o Senna lá dentro!!!!!!

Parabéns pelo vídeo e valeu Senna!!!!!! Pra sempre em nossos corações.

Rita Jarosi – SP

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Muito legal!! O Hamilton me fez lembrar da época em que ainda se trocava marcha, derrapava… Resumindo, eram pilotos e não motoristas.

sergio
sergio
Reply to  Fabio
13 anos atrás

Realmente,hoje não se troca mais marcha,para de viajar!Hoje em dia o piloto tem que fazer muito mais coisa que antigamente,a ultima novidade é tapar com a mão ou a perna um duto de ar

Williams
Williams
Reply to  Fabio
13 anos atrás

Realmente Sérgio> hoje em dia os caras fazem muito mais coisas que antigamente… menos pilotar mesmo. Botão pra ultrapassar, asa, duto, mistura, e etc. Ve o volante desse MP4/4 e o do MP4/25 chega dar náuseas. São uns 20 botões, contra 3! Pra mim rancava todas essas frescuras fora. Só teria botão de rádio e turbo, e podia até deixar a borboleta de marcha. Pronto, o resto ranca tudo fora! Piloto tem que ultrapassar é no braço, não apertando botões! Graças a Deus rancaram fora essa merda de controle de tração… isso era demais pra minha cabeça. Corrida de carro com controle de tração é ir na churrascaria pra comer salada… não dá!

André - BH
André - BH
Reply to  Fabio
13 anos atrás

Engraçado você dizer isso, Williams, porque na prova de Donnington em 93 o Senna usava controle de tração.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Fabio
13 anos atrás

André, esse fato não invalida a opinião do Williams. Afinal Senna só igualou possibilidades com um dispositivo que os melhores carros tinham na época. Milagre seria correr daquele jeito e vencer sem o controle de tração. Com equipamento mais nivelado, Senna sempre sobressaia.
E o ideal mesmo é pilotar sem auxílios exagerados, para todos os pilotos.

Tóla
Tóla
13 anos atrás

SENNA……….O Cara pilotava muito!!!
A emoção de ouvir a voz de Galvão Bueno gritando……
AIRTON…..AIRTON……AIRTON SENNA DO BRASIL………e logo após a músiquinha TANTAN…TANTAN….
Saudades e emoções.
Que venha Massa para substituir.
Saudades Senna…………que DEUS o tenha

RCRG72
RCRG72
Reply to  Tóla
13 anos atrás

Massa? Substituir Senna?

Em Cingapura 2008, muito provavelmente, Senna teria pontuado naquela corrida!!!

Otimista demais!!!!

jr palmital
jr palmital
Reply to  Tóla
13 anos atrás

Galvão ? Massa substituir ??
De que planeta vc é ?
Ridiculo…………..

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
Reply to  Tóla
13 anos atrás

Precisa ser brasileiro? Quem mais se assemelha pilota pra McLaren, é negro, encardido na pista, rápido e faz até algumas bobagens de vez em quando como o “Mestre” fazia…

Du
Du
13 anos atrás

Gomes, li a declaração que Webber deu sobre o acidente do último domingo. Ele mencionou algo mto importante: ele teve sorte pelo acidente ter ocorrido naquele lugar, onde havia uma gde área de escape. Já imaginou se acidente semelhante acontecesse em Mônaco, por exemplo? Manter esses carros do fundo do pelotão na pista tem sido um crime. Por quê esperar que algo mais grave aconteça?

RCRG72
RCRG72
Reply to  Du
13 anos atrás

Pior é que existem rumores de que o sistema de duto frontal de Red Bull talvez tenha sido acionado por Webber momentos antes da batida. Pode ter colaborado para o acidente.
Matéria do GP:
http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/07/01/ativacao+de+duto+frontal+pode+ter+causado+acidente+de+webber++9528017.html

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
Reply to  Du
13 anos atrás

Aliás, o acidente foi muito parecido com o que matou Jeff Krosnoff…

Mário Salustiano
Mário Salustiano
Reply to  Du
13 anos atrás

esse acidente foi semelhante ao que matou Gilles

Sergio Andrade
Sergio Andrade
13 anos atrás

Realmente espetacular este vídeo, pois mostra de maneira clara o respeito a um dos melhores pilotos de todos os tempos.

No ano de 1988 a McLaren com o MP4/4 deixou de ganhar todas as 16 provas porque em Monza, o Senna achou que o Jean Louis Schlesser da Wlliams-Judd , que tomava uma volta, ia abrir antes da primeira chicane e bateram os dois.

Sou Sennista de carteirinha, mas achei soberba do à época “garoto” que queria dar uma volta em todos, passar por cima dos retardatários mesmo estando com mais de 20 segundos do 2º colocado. Como resultado, passou por cima da roda do Schlesser quebrando a suspensão e abandonou, dando a vitória de bandeja ao Berger com Ferrari.
Tirando o “nove fora”, o cara pilotava muito qualquer tipo de carro, e quando tinha carro nas mãos era difícil para seus adversários, afinal de que vale um bom carro na mão de um piloto mediano?

Em qual equipe o Senna levou couro de outro piloto com o mesmo equipamento? NEVER!!!!

SENNA 4 EVER!!!!

Marcos Henrique Reis
Marcos Henrique Reis
13 anos atrás

Acervo fraquinho esse, hein…

Nem se fosse um “racha” entre esses caros e minhas miniaturas eu chegaria nem perto…

mafa
mafa
13 anos atrás

muito obrigado Flávio!!!

Olavo Taube
Olavo Taube
13 anos atrás

Sera que fui eu apenas que senti um ar meio de cemiterio? Morbido? Aquele tanto de carro com plastico. Estranho. Deveriam colocar num museu, isso sim.

Grogero
Grogero
13 anos atrás

Eu entendi tudo que Button e Hamilton disse após sentar no carro do Senna:

Disse Button dentro do cockpit: Hamilton eu não tenho um rabo digno para sentar nesse carro!
Disse Hamilton quando entrou no cockpit: Button realmente o meu rabo também não é digno para sentar nesse carro

Marcio Rodrigues
Marcio Rodrigues
13 anos atrás

Muito legais esses vídeos que a McLaren faz usando os 2 pilotos!

fabiano rodrigues
fabiano rodrigues
13 anos atrás

que emocionante, fiquei emocionado

Jonny Moreira
Jonny Moreira
13 anos atrás

neste caso tietagem por ser um excelente piloto, sem os ufanismos de patriotagem que ele soube usar. O carro excelente, dois campeões mundiais referenciando um tri-campeão. thanks little Flavio.

André
André
13 anos atrás

São Imagens da espetacularidade da vida amigos, de como ela é movimento que passa para outro, e felizmente é possível lembrá-lo para todo o sempre. Morreu um piloto e nasceu um mito, valeu SENNA, por tudo, por todos, por nós.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Alguns blogueiros aqui já disseram tudo. Bela homenagem a Senna, foi o carro escolhido, e Hamilton passa carinhosamente a mão em seu nome gravado no carro.
Eles comentam sobre a pilotagem da época, e fazem reverência a isso. Muito legais os vídeos da McLAren.

Senna foi, na minha opinião, o mais habilidoso, o mais rápido, piloto da história da F1.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

RCRG72, seu comentário foi otimo. Sem por, e nem tirar nada. Concordo com tudo. Hoje, esta claro a diferença entre Senna e o Shumi.
Abraços!!

Edson
Edson
13 anos atrás

Pena que não é legendado. Assim, poderiamos saber o que comentaram. Afinal, o brasileiro sabe bem pouco do seu idioma imagine outro idioma.