MENU

domingo, 27 de junho de 2010 - 18:18F-1

VALENCIANAS (5)

SÃO PAULO (de volta) – Há algumas horas saíram as punições do GP da Europa. Só Buemi, de oitavo para nono, e De la Rosa, de décimo para 12º, perderam pontos na brincadeira. Os comissários acrescentaram 5s aos tempos totais de nove pilotos por andarem mais rápido do que podiam durante o safety-car.

Alonso ficou putinho. Disse que a corrida foi manipulada, que a punição a Hamilton não serviu para nada, que o mundo é injusto, que é tudo muito triste, oh, céus, oh, vida.

Ficar puto faz parte. Mas não dá para acusar Hamilton de ter sido desonesto. Naquela hora, o cara não mede milésimos de segundo. E ele passou o safety-car, que estava ainda dentro da linha de saída de box, por milésimos. O problema é que a FIA demorou para dar o drive-through. O safety-car entrou na nona volta e ele só foi pagar o pênalti na 28ª. Até ali, Kobayashi se encarregou de segurar todo mundo. Por isso, era segundo quando pagou a multa e continuou em segundo quando saiu dos boxes. Aí, sorte dele.

Alonso e Massa deram muito azar, porque eram os únicos que já tinham passado da entrada dos boxes, e por isso precisaram dar uma volta inteira atrás do safety-car enquanto que os demais, alegremente, trocavam seus pneus. Acontece. Chato, mesmo, para os dois, é que aconteceu numa pista de merda, onde ninguém passa ninguém. Exceção feita ao nosso ídolo Kobayashi.

Os 5s para os apressadinhos tiveram pouco efeito prático. Mas é duro julgar essas coisas. A punição deveria ser mais rigorosa? Talvez, se os infratores fossem em número menor. Mas como foi de baciada, é que ninguém sabia exatamente o que fazer.

Faltou falar, no post anterior, que Barrichello fez um corridão. Quarto lugar com essa chaleira ambulante é um resultado digno de aplausos. Bem no dia em que ele se torna o quarto maior pontuador da história, superando Senna. Estatística que não vale muita coisa, atualmente, pela mudança drástica do sistema de pontuação do Mundial. Mas que é mais um marco em sua longa carreira, sem dúvida.

E para o que foi essa corrida, já falei demais.

208 comentários

  1. Clayton Coutinho disse:

    Galera
    não aguento mais essas noticias de que na proxima prova vamos estar melhor ..que o carro vai render mais ..que vai receber atualização…
    Os brasileiros estão dando sono e suas equipes mais ainda…
    A f1 para os BRasileiros está xarope…. vou tirar férias hahahahahahahahaha

  2. Ron disse:

    Falando sério, as regras são mesmo uma droga, mas negar que o cara cometeu uma falta grave (que poderia comprometer a segurança dele e de outros) para poder se dar bem na corrida e dizer que isso é um comportamento elogiável é um absurdo. Basicamente é a implantação da Lei de Gérson na F1.

  3. Toso disse:

    acho que todos os carros deveriam ter um limitador de velocidade, no momento que fosse acionada a bandeira amarela e na entrada do box, todos manteriam a mesma velocidade, seriam mantidas as distancias e ninguem seria prejudicado ou favorecido.

  4. roger disse:

    Hamilton foi devidamente punido pelo que fez e só voltou em segundo lugar porque o Koba segurou todo mundo, tanto que com a punição, Hamilton perdeu a chance de tentar alguma coisa contra o Vettel. Na verdade Don Alonso, o príncipe das lamurias, apesar de ser talvez o mais talentoso, não admite concorrencia.

    • RCRG72 disse:

      É lógico que ele perdeu a chance de tentar algo contra Vettel, ele estava logo atrás. E com a punição ficou mais ainda!
      Nem Kobayashi salvaria o Barrica, que pelo que me lembro nunca foi rápido o suficiente quando precisava.

  5. RCRG72 disse:

    Piloto bom mesmo é o Lewis Hamilton. Já disse algumas vezes que gostaria que fosse brasileiro!!!

    Não acho certo ganhar campeonatos provocando acidentes, vide Senna/Prost 89/90, SchumacherDamon Hill.

    Mas não acho que Hamilton tenha feito algo de muito grave no último GP. Ele levou a maior punição de todos, os outros fizeram a mesma coisa e só levaram 5s.
    Se fosse o Barrichello em uma McLaren, perderia o segundo lugar, não seria rápido o suficiente para manter posição. O chato para alguns é que o Hamilton é o mais rápido de todos, resolve as suas dificuldades pisando no acelerador. Faz falta pilotos assim. Hoje em dia a F1 prioriza tirar o pé para economizar tudo, e gosto mesmo é de pilotos que enfiam o pé.

  6. fernando disse:

    a reclamação do alonso tem nome: desespero, pois sabe que não tem carro pra competir com red bull e maclaren, entretanto não acho que ele seja dos mais autorizados pra falar em regras, não acho que ele as cumpra assim tão á risca, e ademais f1, não é pra santo, ou seria á toa que o shumi tem o apelido de dick vigarista no circo?
    minha opinião particular é que lewis é o melhor piloto desta temporada, foi que mais me deu prazer em assistir corridas este ano e ainda vale lembrar que: não fosse o webber te-lo tirado daquela corrida em que era ou ia ser 2º, e o furo do pneu a uma volta do fim daquela outra corrida, seriam mais 36 pontos, aí o alonso já estaria tirando as calças pela cabeça!

  7. Ron disse:

    A minha nova teoria é de o Hamilton fez isso porque na hora em que estava passando pela reta do box disseram a ele pelo rádio que o Button tinha entrado nos boxes junto com a turma de trás, ele deve ter se desesperado em saber disso e como não queria ficar atrás do companheiro de equipe na pontuação aprontou mais essa (sozinho ou seguindo instrução do box).
    Estou achando que o pior inimigo que o Hamilton tem na mente dele em relação ao campeonato é o Button, um “come-quieto” que vai somando os pontos dele na surdina, com o mesmo carro etc.

  8. Fernando disse:

    Eu acho que saiu barato sim a punição do Hamilton, pelo menos um Stop and Go ele deveria levar. Bandeira preta, como o briatore falou, acho demais.
    O Rubinho fez um corridaço e merece aplausos mesmo.
    Já o Japa Koba, fez boas ultrapassagens, mas temos que lembrar que ele fez com um pneu macio que pos no final e andou em ritmo de qualify quando os dois tavam se arrastando, mesmo assim foi legal de ver.
    E mais uma vez o Schumacher se arrastou com os pneus. Ele não sabe cuidar dos pneus e fazer estratégias de long runs nunca foi a praia dele. Agora que a F1 tem mais a cara dos gênios do passado, acho muito dificl ele fazer bonito em muitas corridas. Vai fazer no máximo o que o carro permite e quando a pista for seletiva, vai perder até do Rosberg.

  9. jefferson vitorio carvalho disse:

    Alonso não pode falar nada. Um cara que diz que o episódio de cingapura 2008 ele não sabia nada?? e reclama ainda de uma manipulação em favor de Lewis que foi muito prejudicado pelo mesmo orgão de comissários que não viu o jogo sujo dele com Massa, não viu ele tirar o Petrov no Canadá nas ultimas voltas…. E vai um recado pro Massa: Não entra nessa, que o mesmo Alonso que abraça te garfa também…. Choroes vermelhos!!!!

  10. Lucas disse:

    Mais ou menos, Gomes… Discordo que a questão do Hamilton tenha sido “decisão de milésimos” – já dava pra ver, de longe, o safety car se aproximando, e ele meteu o pé pra passar. Não teve nada de inocente não. Isso é uma coisa chata do Hamilton, ele tem o péssimo costume de tomar atitudes não muito honestas na base do “se colar, colou”. Como aquele incidente com o Trulli ano passado. Tudo bem que ele já foi muito injustiçado no passado (a temporada de 2008 foi vergonhosa em relação a ele), mas isso não dá a ele o direito de resolver “descontar” o que sofreu na base da “esperteza”.

    • Mateus V8 disse:

      Fernandão, você é o cara! Esse pessoal aqui tem que aprender muito ainda… deve ser tudo menino novo…

      Aliás, você é o segundo cara. Desculpa…
      O cara é LEWIS HAMILTON!!!

      GO, LEWIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      THE BEST, EVER!!!

    • Ron disse:

      Fernandão, então seguindo a sua tese quem ganhasse o campeonato sem burlar as regras seria um piloto muito melhor do que aquele que ficasse em segundo trapaceando ou achando brechas, concorda?

  11. Lencos Kleennex disse:

    Acho a reclamação do Alonso bastante válida, independente do que já aconteceu com ele no passado.
    O Hamilton deveria ter sido punido logo após a relargada.

    Acho o Hamilton o melhor piloto entre todos que estão no grid, mas isso não me impede de enxergar o Dick Vigarista que existe nele.

    E que sempre existiu no Alonso, no Schumacher, no Piquet, no Senna, no Prost. Piloto politicamente correto tem muita dificuldade para ser campeão.

  12. Felipe Santos disse:

    O Alonso não tem nenhuma moral pra falar que foi injusto a corrida porque o passado o condena, basta lembrar o que aconteceu no gp de cingapura em 2008.

    é melhor falar menos e pilotar mais, que resolve toda essa confusão.

  13. Daniel disse:

    Eu entendo a indignação do Alonso, pois tivesse ele também ultrapassado o Safety Car, teria ficado em 3 na corrida.

    Infelizmente a Formula 1 é injusta sim… mas Alonso já foi o privilegiado…

  14. Leonardo disse:

    Alonso é um chorão, nao me lembro de te-lo viso reclamando da manipulação que foi Cingapura-2008 e nem ter posto a credibilidade da FIA em cheque pelo episódio. Ao que me parece ele está se tornando um New Barrichello que só sabe reclamar está caindo cada vez mais no meu conceito e olha que eu admirava muito esse cara, cada vez mais ele se mostra como se fosse o centro do universo, talvez pelo fato de perceber que seu auge ja passou e que Hamilton e Vettel são muito mais pilotos do que ele jamais foi.

  15. Jorge Silva disse:

    Acho que o Massa, assim como a Ferrari, não deveriam cair nesse clima que o Alonso tenta criar, está mais do que na cara que o problema de Alonso com o Hamilton é pessoal.
    A verdade é que a Fórmula 1 há algum tempo vive de ciclos, Schumacher reinou depois de Senna, Alonso pensou que iria reinar depois de Schumacher, não esperava que um piloto tão novo rivalizasse com ele tão rapidamente, não houve tempo para o seu domínio, na minha opinião é isso que irrita ele, o fato de Hamilton esta lhe tomando o posto de melhor piloto.

  16. Decio disse:

    Achei leve a puniçāo que deram pro Hamilton, pq ele acabou sendo beneficiado por passar o SC e continuou com esse beneficio mesmo depois da punicao

  17. Leo disse:

    A preocupacao do Alonso com o Hamilton é surreal. Passar 2 radios perguntando sobre o Lewis, isso tem precedente na F1?

  18. ander.son silva disse:

    A corrida foi péssima … mas escutar o narrador oficial dizer trezentos vezes que ‘o Schummy está se divertindo’ foi triste. Meteu o pau no alemão corrida inteira e quando o cara fez a volta mais rápida, passou a se divertir na pista.

    Fora que o narrador atropelou a várias vezes os comentaristas.

    Como é triste só um canal da tv aberta transmitir a F1.

  19. veber disse:

    a Ferrari faz e apronta e ninguem fala nada,, quando tomam férro ai ficam reclamando,, no meu entendimento o SC ainda estava por dentro da linha branca, o carro que vem por fora não tem como parar e ficar esperando, então a punição foi justa… mas o correto é o que disse o amigo em cima,, quando tiver SC o box fica fechado até todos ficarem alinhados,, então abre o box e pronto. Que burrice dessa FIA como sempre.

  20. Alice disse:

    Massa deu declarações tão polemicas quanto as do Alonso, mas ninguem fala disso. Se Alonso reclama é chorão..se massa reclama nguem se interessa em publicar, Ou então dizem que é pq tem personalidade.

  21. luiz alberto disse:

    O Webber fez uma grande besteira outra vez,más o Kovalainen é um grandissímo idiota pois com aquela joça ele no maximo disputa com Virgen e Hispania e olhe lá. Como queria se defender contra uma Red Bull só mesmo causando um acidende que a pouco mais de 20 anos poderia ser fatal,ainda bem que em matéria de segurança todos os projetistas são muito bons.Será que a tão seria comissão,dos impolutos delegados da FIA nada fará a respeito do caso.Eu acredito que não pois o Dik tedesco ,apesar de estar se arrastando no Canada espremeu o bobinho do massinha no muro e nada ocorreu.Só quando houver um acidente com sérias consequência é que alguma coisa será feita.más como o nivel de segurança esta muito alto,só Deus sabe .

  22. José Benedito Vizioli Libório disse:

    Putz… Será que o esporte , seja qual modalidade for, já não está cansado de prima-donas? É bom avisar o Alonso que não precisamos esse tipo de gente.
    Há uma punição prevista em regulamento? Ela foi aplicada? Então tá….
    Pedir prá Ferrari deixar a arrogância prá lá é o mesmo de pedir para um político corrupto ser santo, ou seja, não dá. Também não precisa abusarem de nossa paciência que , ao menos a minha parte, anda pela tampa dos Adolf Dunga´s da vida!
    Abração, Flávio!

  23. O Justo disse:

    Estou contabilizando. Dos que responderam à pergunta de quem deveria substiyuir Galvão temos;
    Cleber Machado – 3 votos
    Com 1 voto – Flavio Gomes, Edgard de Mello, Teo José e Tiago Leifert

    • Mirax disse:

      A FIA e a FOM, poderia ter um locutor oficial, com legendas no idioma do país que estivesse recebendo a transmissão. POr exemplo: aqui seria português, na alemanha em alemão, na argentina, em espanhol ou castelhano, e por aí vai.

      Pelo menos ficariamos livres de uns e outros por aí.

  24. Marcio Ferreira disse:

    A Ferrari deveria se lembrar que o atual primeiro piloto foi o grande responsável, no episódio de cingapura pela perda do título do Massa. Não fosse aquela palhaçada o Massa teria vencido a corrida e seria campeão com a Ferrari.

  25. Carlos Tavares Araújo disse:

    Alguém reparou que o Button tava de capacete novo??

    Uma evolução do layout anterior, sem perder a personalidade.

    Ficou bom, na minha opinião.

  26. Felipe Trench disse:

    Essa corrida foi mala.
    Todos os pilotos voltaram ao normal em Malência: Vettel ganhou, Weber cagou, Hamilton trapaceou, Button nem foi notado, as Ferrari se deram mal (desde a saída de Schumacher e brawn eles sempre se dão mal em corridas com variações táticas), Rosberg prometeu e não cumpriu, Schumacher passeou, etc, etc. Que lixo.

  27. André Miranda disse:

    No mundo da F1 há um ditado que diz:

    “O CRIME COMPENSA!”

  28. Mauricio disse:

    E o Kovalainen, que admitiu ter freado mais cedo, não vai ser punido? Deveria pegar um gancho, não?
    Esse expediente de frear antes quando se defende uma posição é muito perigoso, como comprova o acidente de Webber.

  29. raul disse:

    Um comentário muito bom sobre essas punições e a FIA madrinha do Hamilton:
    http://willthef1journo.wordpress.com/2010/06/28/is-formula-1-bringing-itself-into-disrepute/

    Em inglês, de um jornalista inglês, fão do Hamilton, que acha que ele deveria ter levado uma bandeira preta

  30. petrafan disse:

    Montezemolo, Alonso e a Ferrari ficaram putinhos porque não conseguiram impor sua força política, como de costume.

  31. Alexandre Dellai disse:

    Essa corrida foi um ABSURDO!!! Nunca vi tamanho favorecimento da FIA para com um piloto, como a que estamos vendo neste ano!!! Chega a ser ridículo!!! Corrida para ser esquecida!

  32. fabio disse:

    Refrescando a memória de Dom Alonso, acho que ele deveria se lembrar de Cingapura 2008…
    A FIA adora uma regra complicada na F1. Pq não fecham o box qdo o SC entra na pista? Seria mais justo e depois de 2 ou 3 voltas do SC na pista aí sim abram o box. E o SC deveria entrar sempre na frente do primeiro colocado. Aliás vi uma declaração do Massa afirmando que somente havia sinalização da entrada do SC na pista na reta após a entrada do box, qdo o correto (penso eu) seria sinalizar em toda pista assim que se decidisse pela entrada do SC… Sei não… Acho que a direção e os comissários de prova demoraram muito, mas muito mesmo, para decidir sobra a punição do Hamilton e dos demais. Com todos os controles que tem a sua disposição deveriam ser rápidos na aplicação das punições… Evitariam essa desconfiança toda e dariam credibilidade ao resultado final da corrida.

  33. JOSÉ MARIA disse:

    Não sei não tenho a impressão ( e não é difícil de ser) que o hamilton fez tudo de maneira premeditada, o Hamilton (bem como o Alonso e o Shimi) são muito competitivos, e não se preocupam fom os meios e sim o fim, eu senti que , quando ele viu que poderia ser prejudicado com a entrada o S.C. ele fez aquilo de caso pensado , não foi hesitação que vimos quando ele foi para ultrapassar o S.C e sim calculou até o ultimo milésimo de segundo e o fez no urgir do tempo para que ninguém fizesse o mesmo.

    Calculou ele se eu passar e for puido ok, vai ser menos pior di que com os outros este car é terrível !!!

    • Mirax disse:

      Esse foi a pior desculpa que eu li sobre o episódio. Hhuahauauauhauahu.

      O que aconteceu, foi q ele ficou na dúvida se podia ou não ultrapassar o SC. Provavelmente, consultou a equipe que o orientou a fazer isso, antes da linha do SC.

      Por isso q ele diminui e passou na frente do SC, por um “fio de cabelo”. Talvez tenha sido esse o motivo dele ter levado do “drive-trough”, ao invés de bandeira-preta como queria o Briatore, Alonso e cia ltda..

  34. fboarati disse:

    E o Alonso, justo ele, reclamando de manipulação do resultado da corrida em Valência! Será que ele esqueceu de Cingapura-2008?

  35. Bom dia, Flávio. Achei tudo dentro dos conformes. Deram as punições que tinham que dar, e ponto final. Sorte e azar também fazem parte dos resultados, em corrida de automóvel. Parabéns ao Rubens e ao Kobaiashi. Em relação às ultrapassagens deste último, é até explicável. Imagine-se olhando o espelho do seu carro, e ver chegando um cara que você sabe que é arrojado e não tem nada a perder. Deixa o cara passar pelo lado, que é melhor do que por cima. Abraço.

    • Enio disse:

      “deram a puniçao que tinham que dar”, vc acha mesmo ?
      Agora eu te pergunto, Quem vai ser otário de NÃO ultrapassar o SC de agora em diante? Quem NÃO vai querer dar volta rapida enquanto ele estiver na pista? Cria-se assim um novo fato na F1, o SC vai ser uma coisa inerte lá na pista sendo ultrapassado por todos, talves mais de uma vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *