DICA DO DIA

SÃO PAULO (grande história) – Muita gente mandou nos últimos dias a dica. É que a “Quatro Rodas” completa 50 anos neste mês. E o pessoal da revista, chefiada pelo amigão Sérgio Berezovsky (que me vendeu meu primeiro DKW), colocou na rede todas as edições deste meio século de vida.

Parabéns a todos que trabalham na “4R”. É um presentaço para os leitores. Essa capa aí do lado é a primeira de todas e foi enviada pelo André Margulies, blogueiro do pedaço.

Passear pelas páginas dos anos 60 e 70 é uma delícia. Tenho boa parte dessas revistas, uma delas autografada pelo Jackie Stewart. Ele aparecia na capa fazendo testes de carros nacionais. Entre eles, o Zé do Caixão. Eu estava em Indianápolis e tinha levado umas revistas velhas para ler no avião. Foi o único autógrafo que pedi na vida.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio VK
Antonio VK
13 anos atrás

Sem palavras! Ou melhor, duas palavras a quem fez: Muito obrigado.

Alvaro
Alvaro
13 anos atrás

Achei sensacional, comecei a colecionar em 1973 quando tinha 9 anos e acho que parei por volta do fim dos anos 80, começo dos 90. Acho que ela não é mais hoje nem sombra do que foi no passado, era uma revista mais didática e simples, aprendi muito nela, e a parte de turismo me deliciava, tudo isso acabou. As minhas acabaram no lixo depois de muito tempo.
Mas a iniciativa de digitalizar é sensacional, já estou imaginando o tempo que vou gastar aqui revendo as edições de minha infancia e as mais antigas que não forma do meu tempo

Jr.
Jr.
13 anos atrás

Não creio!!! Eu sempre fui doido pelas revistas 4R dos anos 80!!!!

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

Muito legal.

jotaefe
jotaefe
13 anos atrás

FG, vc disse tudo.
“Passear pelas páginas nos anos 60/70″era um prazer orgástico.Ficava contando os dias para comprar a edicão seguinte.
Porem, desde os anos 90, a revista se tornou um lixo.Só tem propaganda, fotos que tomam as páginas, pouca matéria para se ler.
Acho que essa decadência é resultante da crise moral que aflige o Esgoto da Marginal Pinheiros.

Dionisio Pastore
13 anos atrás

DE MAIS !!!
Que presente, obrigado.

GILSON
GILSON
13 anos atrás

FANTASTICO !!!!
Quando tava na faculdade ficava loco por estas revistas

!!!!!

valeu

Varlei
Varlei
13 anos atrás

Muito legal, apesar de ter parado de comprar quatro rodas a partir de 1990, acho que o pessoal que entrou depois disto na revista não gostava de carros, erravam muito em informações e faziam reportagens que não tinham nada a ver, parecia uma revista Claudia, tenho muitas antigas ainda , pois quando eu era criança em vez de comprar gibi eu comprava revista de carro, rs, mas eu gostava mesmo da MOTOR 3 acho que foi a melhor revista que o Brasil já teve em materia de carros e motos.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
13 anos atrás

Continuação: Não posso me esquecer da Iniciativa de criação da excelente revista GRAND PRIX nacional, que infelizmente teve vida curta 74/75 ! E aos fins de semana, em um verdadeiro exercício de masoquismo, já que não era rico , ainda ia ao aeroporto, onde sempre me deparava com uma edição da excepcional AUTO SPRINT italiana, ou AUTOSPORT e MOTORSPORT inglesas , SPORT AUTO francesa, ou se quisesse ler sobre o El LoLe, podia encontrar a PARABRISAS CORSA ou a AUTOMUNDO argentinas ! Sem contar os fantasticos anuários MOTORES do Francisco Santos e o AUTOCOURSE e AUTOMOBILE YEAR ! Bons tempos , grandes jornalistas, pespectivas diferentes sobre cada prova , não esta coisa pasteurizada resumida e controlada de hoje, apesar da internet !

Varlei
Varlei
Reply to  Paulo Emilio
13 anos atrás

Bem lembrado Paulo Emilio revista GRAND PRIX, eu tinha era criança e guardo até hoje alguns posters originais dela que vinham na pagina central, pena que joguei maioria delas fora, realmente só durou dois anos eu tinha coleção completa, estorou um cano de agua na minha casa perdi quase todas as revistas inclusive as grand prix, motor 3,AUTO SPRINT, perdi mais de 1000 revistas, uma pena

Paulo Emilio
Paulo Emilio
13 anos atrás

Um dos maiores prazeres da minha juventude era ler o que o reporter Emerson Fitttipaldi contava na revista 4R na primeira metade dos anos 70, sobre as provas de Formula 1 , 2 , sem contar o Mundial de Marcas ! Tinhamos ainda a excelente AUTO ESPORTE , talvez melhor no quesito automobilismo ! As ótimas reportagens e fotos do Lemyr Martins na PLACAR ! E quem se lembra do jornal sobre automobilismo de 70/71 chamado AUTO POSTAL ? E do jornal AUTOMOTOR mais tarde ? Bons tempos de descobrimento , euforia , provas , circuitos e pilotos de verdade !

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Epoca em que a Quatro Rodas tambem falava de corrida……….

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
13 anos atrás

Diversão para os próximos 10 anos.

Muito bom mesmo ter tudo isso ao alcance de um click.

Manoel Jacques
Manoel Jacques
13 anos atrás

Fantastico, fiquei maravilhado, comecei comprando a edição de novembro de 1968 até hoje, meu pai comprou a nº 01, eu me apaixonei, não sei quantas vezes reli essa revista, parabens a editora abril.
Leio sempre seu comentarios Flavio, parabens!

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

FG, que bacana você homenagear a revista, tão importante pra muitos de nós. Gosto muito das reportagens antigas, são muito legais. A abordagem da revista, a temática, tudo lá é bem bacana.

Adoro a quatro rodas e, com certeza, ela é a principal fonte de pesquisa de muitos que passam por aqui. Vida longa a 4 Rodas.

Levi Davet
Levi Davet
13 anos atrás

Quatro Rodas é uma antiga paixão minha. Até há pouco tempo eu era assinante, mas a grana encurtou e tive que cancelar. Também acho que a revista perdeu um pouco do charme e da qualidade que tinha em meados dos anos 90 (fase da revista que mais me marcou), embora continue entre as mais competentes publicações brasileiras sobre automobilismo.

Parabéns à revista e à Abril pela iniciativa.

E.Martinez
13 anos atrás

Tenho alguns exemplares antigos, o mais velho é a edição número 6. No começo a 4R era mais uma revista de turismo que uma revista técnica. A era de ouro da 4R na minha opinião foi a década de 70, principalmente a primeira metade.

Hoje no entanto penso que há revistas melhores como a Car and Driver, seus testes são mais completos e os textos são maiores, mais bem escritos e irreverentes, dá gosto de ler.

As avaliações da 4R hoje são muito resumidas e muito focadas no mercado e pouco a paixão por automóveis. Faz anos que não compro uma 4R…

A revista perdeu status, a concorrência aumentou muito, mas a importância histórica desta publicação, reconheço, é inegável…

Glauco Martins
Glauco Martins
13 anos atrás

Parabéns, parabéns mesmo à 4 Rodas e a todos que fizeram parte de sua história. Ela fez parte da minha infância, adolescência e vida adulta. Tenho orgulho de dizer: tenho em minha estante todos os números da revista, do 1 ao 607, que é a edição deste mês!

Edmar Freitas da Silva
Edmar Freitas da Silva
13 anos atrás

Por pouo não chorei ao admirar as edições dos anos 70, época em que a grana era escassa. Não era fácil descolar um com os velhos para comprar um pedacinho de sonho. E hoje, tudo aquilo ao alcance de um clique. Incrível!
Obrigado Quatro Rodas!
Obrigado Flávio Gomes!

Dú
13 anos atrás

Colunas dos “Chicos” Rosa, Landi, Lameirão.
Do Luizinho, e de toda trupe. Fotos, matérias que “muitos blogs” usaram como exclusivas.
Muito legal popularizar a história de quem a cobriu desde o começo, a globo deveria fazer o mesmo com a Auto Esporte.
Uma enciclopédia, e vejo que muitos que dizem possuir a coleção, nunca se prestaram a detalhes.
A foto do Marazzi num fusca é alucinógena.
Enfim, parabéns a Abril que perpetuou para o mundo a história da indústria, turismo e velocidade. E as propagandas então…

Marcel
Marcel
13 anos atrás

Que maravilha!!
Tenho leitura garantida por alguns meses então..
Flávio, dê uma olhada nas páginas 133 e 134 (ou próximas) da edição de março de 1982, fala das promessas do kart brasileiro, incluindo aí as crianças Cristian Fittipaldi e Rubens Barrichello, muito bom!

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
13 anos atrás

Eu aprendi a ler (e rabiscar) nas 4R do meu tio Fernando. Eram aquelas dos anos 70, com a capa formada por dezenas de fotos, numa poluição visual completa… E não esqueço do primeiro exemplar que comprei com a minha grana (do lanche…), na banca do finado seu Mario, defronte ao Sumol. Era abril de 1981, e a revista trazia o teste do Ford 1934. A partir daquele dia, aos onze anos, passei a me achar homem feito – havia passado d’O Pato Donald para a Quatro Rodas.

ze otavio
13 anos atrás

Flavio, se me permite, vou abusar do blog. Tenho “uma penca” de numeros que quero vender, mas quero vender por ano, tenho anos completos (alguns incluindo numeros especiais) e outros so parte, de 1964 a 1990. Mais detelhes, os interessados podem perguntar. Tkx.

FM
FM
Reply to  ze otavio
13 anos atrás

Eu iria indicar o link, mas vejo que a blogaiada nao perde tempo. Excelente iniciativa da revista, espero que volte a ter conteudo, como foi no passado.
Concordo quanto a Motor3, conteudo técnico sem igual.

penataba
penataba
13 anos atrás

Sensacional!!!! Fui correndo procurar a edição de outubro de 1972 – a primeira de muitas – que comprei com minha primeira mesada, só prá montar o Lotus do Emerson. Era uma “puta” revista!!!. Vamos fazer pressão prá Editora 3 (será que existe aínda?) fazer o mesmo com as estupendas MOTOR 3.

Glauco Porciuncula
Glauco Porciuncula
13 anos atrás

Nada que um Palm, iPhone ou netbook não resolva, ehehehe.

Para os mais abastados, um iPad é o suprasumo!

Glauco Porciuncula
Glauco Porciuncula
13 anos atrás

Vejam a edição de janeiro de 1980 sobre os Fitti na F1

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
13 anos atrás

Quando eu deixei as revistas da Disney, com 11 anos, era as do meu pai que eu lia.

Lembro de algumas deste tempo.

Obrigado, 4R. E Parabéns!

Walter - Poa RS
Walter - Poa RS
13 anos atrás

Excelente a iniciativa da Abril.

Abri, por enquanto algumas 1964 e fiquei pasmo que ainda lembro de algumas reportagens, fotos e aquela capa com o MG
tenho nitida lembrança, parece que ainda tenho a revista.

Sensacional.

Aja tempo para trabalhar agora, vou ter que controlar para não ficar lendo, pena que não dá para levar no banheiro.
Abraços

Milton
Milton
13 anos atrás

Eu particularmente sempre gostei de todas que mostravam coisas de campeonato de marcas, Divisão 3, e Mil Milhas. Dessas revistas antigas que vem muito da minha paixão por carros antigos.

Caco Brandenburg
Caco Brandenburg
13 anos atrás

O mais legal, é que as revistas foram digitalizadas 100%, incluindo as propagandas.
Se reclamamos do excesso de propaganda hoje em dia, reviver as propagandas do passado é muito bom!