ENIGMA DO DIA

Enviado pelo Fernando Peugeot, 1000 Km de Buenos Aires de 1972. Quem é o cabra? Notem o patrocínio da Tergal.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edu León
7 anos atrás

Es Jorge de Bagration con Porsche 908 MK3 de la escuderia Montjuich Tergal en los 1000 km de Buenos Aires de 1972. y su compañero Juan Fernandez

Paulo Coimbra'
Paulo Coimbra'
13 anos atrás

Pilotos espanhois(?) J. Bragation e J. Fernandes!!!
abraço

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
13 anos atrás

Bom, o pessoal já acertou. Só que no comentário do Zé Maria, sobre os 500 km de Interlagos de 1972, tem um equívoco: quem correu com o Porsche 908-3 (e ganhou a corrida) foi o Reinhold Joest, e o Luizinho realmente foi segundo com seu 908-2. Já o citado Herbert Muller correu de Ferrari 512 M.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Alvaro Ferreira
13 anos atrás

Boa, Alvaro, acabei trocando o nome dos gringos, sabe como é, o tempo vai passando e a gente vai confundindo. . .
Valeu!

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
13 anos atrás

Já respondido, mas bem fácil no google… e o tal Jorge de Bragation era Príncipe da Georgia, que não entendi bem porque o país permaneceu com familia real mesmo nos tempos soviéticos… da mesma forma que temos “familia real” aqui no Brasil.

Humberto Corradi
Humberto Corradi
13 anos atrás

Falar o que?
Linda foto!

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Humberto Corradi
13 anos atrás

É isso aí, Humberto!
E o que a barata vem “apoiada” na trazeira direita é o que há de mais bonito

Maia
Maia
13 anos atrás

Se o patrocínio era da Tergal, certamente o carro, mesmo batendo, não amassa.

jean louis
13 anos atrás

Só para esclarecer,a Rhodia nunca fabricou tecidos,ela fabricava filamentos e fibras sinteticas e artificiais que posteriormente eram transformados em tecidos pelos seus clientes.

jotaefe
jotaefe
13 anos atrás

Todos os tecidos que a Rhodia fabricava naqueles tempos eram uma merda. Não transpiravam. Exalavam um fedor de cecê terrivel. Outra merda eram as camisas Volta ao Mundo que a Valisere fabricava.Fediam demais quando encontravam o mínimo de suor.E o sapato Topa Tudo da Vulcabras.Grande merda..Era um chulé só.Até o Maluf fez propaganda deles.
Eram os anos 60 e 70.
Enfim, apesar dos pesares, bons tempos.

Fabio Farias
Fabio Farias
Reply to  jotaefe
13 anos atrás

KKKKK….camisa Volta ao Mundo…..era uma fedentina do capeta……..KKKKK

Fabio Farias
Fabio Farias
13 anos atrás

Jorge de Bargation.

Fabio Farias
Fabio Farias
Reply to  Fabio Farias
13 anos atrás

Bragation……….errei, mas corrigi.

fred
fred
13 anos atrás

Anisio Campos tinha macacão de piloto feito de Tergal.

Ricardo
Ricardo
Reply to  fred
13 anos atrás

Bonito se pega fogo heim…

LBM
LBM
Reply to  fred
13 anos atrás

Teve um piloto da Stock nos anos 80 que pegou fogo em Interlagos (vi pela Band). O material do macação era um destes plasticos altamente inflamáveis…

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  fred
13 anos atrás

Bem lembrado, LBM!
Saiu do carro e ficou rolando na grama tentando apagar o fogo, o macacão simplesmente grudou na pele dele, morreu dias depois no hospital. . .
Zeko Gregurincic (ou coisa parecida) era o nome dele, eram 3 irmãos e outro, apelidado Rasputin, já havia morrido de acidente de avião em 1978 aque em SP, Av. dos Bandeirantes, água na gasolina. . .
Sobrou o Tomi, que era ou ainda é piloto na aviação executiva.

Roberto Costa
Roberto Costa
13 anos atrás

Tergal se não me engano era uma marca da Rodhia.
A confusão é que patrocinou através da Renner que é confecção nacional o Luiz Pereira Bueno na Fórmaula Ford Inglesa e depois aqui em algumas provas tendo ainda a companhia da Shell.

JCMATTIOLI
JCMATTIOLI
13 anos atrás

Me lembro do comercial da Tergal na TV “Senta-levanta-senta-levanta…”, quando eu era criança.

Tem um monte de coisas sobre a Escuderia Tergal Montjuich (Espanha) na net. Pelo co-patrocinio YP só pode ser o Porsche 908/03, pilotado por Juan Fernandez e Jorge de Bagration nos “1000Km de Buenos Aires” em 09Jan1972″. Na foto, Bragation está pilotando e chegou em 6o. lugar.

Fábio Mandrake
Fábio Mandrake
13 anos atrás

O cara tentou classificar um Surtees no gp da Espanha de 1974 patrocinado pelo el corte inglês, ficou na tentativa no mais era um piloto mediano

V. Maghetti
V. Maghetti
13 anos atrás

Não seria a Tergal fabricante de parachoques cromados? Faz mais sentido, por estar ligada ao setor automobilístico!

Asd
Asd
Reply to  V. Maghetti
13 anos atrás

Tergal era um tecido maldito que a Rhodia fabricava.

A “vantagem” é que amassava menos.

Os meus uniformes de escola eram dessa merda. Com o tempo ficava àspero como uma lixa.

O tergal parou de ser fabricado em 2006.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  V. Maghetti
13 anos atrás

Põe maldito nisso!
Não respirava e dava um bodum duca!
Agora mesmo malhado o Super Fusca é lindo!

Asd
Asd
13 anos atrás

É o Bragation, tion, é o Bragaaation!

Ike
Ike
13 anos atrás

Com certeza um 908, mas bem judiado, vejam a lateral e a frente todas amarrotadas e a pintura feita a pincel.

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
13 anos atrás

ou Jorge de Bagration, espanhol também…….

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
13 anos atrás

Juan Fernández, espanhol.

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
13 anos atrás

Porsche 908/03 . Até onde acessei , era uma dupla ( não é a wikipédia ) : Juan Fenandez / Jorge De Bragation !

Dionisio Pastore
13 anos atrás

Esse cabra é o espanhol Jorge de Bragation. Note o capacete Bell, que nessa época só sai em duas cores, ou branco ou laranja.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
13 anos atrás

Desculpem, 910 nã0, um 908 mais novo que o do Luisinho.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Roberto Martinez
13 anos atrás

É isso mesmo, Roberto.
O do Luizinho era uma geração anterior, o 908/2, embora muito melhorado pelo mestre Anísio Campos.
Aliás, nos 500km de Interlagos em 1972 o pega homérico entre o Peroba de 908/2 e o suiço Herbert Muller de 908/3 pelo anel externo foi coisa de louco, quem viu sabe do que estou falando. . .

Raul P
Raul P
Reply to  Roberto Martinez
13 anos atrás

é isso mesmo. ao que me lembro foi construido para a Targa Florio. eu també assisti essa corrida.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Roberto Martinez
13 anos atrás

Raul P, seguinte :
Estreou na TF de 1970, acho até que venceu, eram 2 carros da Gulf-Wyer e depois passou a andar regularmente no Mundial de Marcas.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
13 anos atrás

Sem pesquisar, parece um Porsche 910 , o mesmo modelo que venceu os 500Km de Interlagos em 1972.

Mauro José Santana Júnior
Mauro José Santana Júnior
13 anos atrás

Corrigindo, Porsche Gulf 917!

Mauro José Santana Júnior
Mauro José Santana Júnior
13 anos atrás

Linda foto, com a pintura lembrando o Porsche Gulf 197 de Jo Siffert , com o amarelo e o verde lembrando muito o azul e laranja.