MENU

Monday, 16 de August de 2010 - 1:58Miniaturas

MINIESQUISITICE*

SÃO PAULO (* tem hífen essa merda?) – O blogueiro Danilo Candido manda a mensagem, e tenho certeza que os amantes de miniaturas de Fusca vão adorar. Em tempo: o trabalho ficou bom pacas.

Estou enviando fotos de uma miniatura de Porsche 550 A Spyder (escala 1/18 da Maisto) que modifiquei, acrescentando adesivos, aerofólio (tudo feito a mão), e melhorando diversos itens de acabamento da peça, para reproduzir um curioso modelo que disputou os 1000 Km de Nurburgring de 1956, e que nunca foi feito nesta escala. Naquele ano, o engenheiro suíço Michael May resolver disputar a prova com seu 550 RS Spyder, e para isso resolveu projetar e fazer um “pequeno” aparato que desse uma mãozinha nas 174 curvas do circuito. Chegou a disputar os treinos classificatórios com bons resultados mas, devido aos protestos dos outros pilotos, temerosos da segurança daquele aparato, impediram-no de correr com a geringonça. Acabou disputando a prova (revezando a pilotagem com seu irmão Pierre) sem a tal asa. Terminou a corrida na quarta posição. Tive como referência apenas duas fotos achadas no Google para desenvolver o trabalho.

12 comentários

  1. Cristiano, o ruivo says:

    Vendo algumas fotos, parece que a asa era amarela, ou laranja. https://modell-paradies.de/de/item/vmk-po08 e http://home.centurytel.net/foundations/nature/cars/aero/aerodynamics.htm
    Michael May correu ainda de fórmula 1 na temporada de 1961, mas se acidentou e voltou para a engenharia. E o aniversário dele é amanhã!

  2. plow king says:

    Vai Hifen? pqp……..nao entendi nada. Da uma olhada no link….

    http://www.portuguesfacil.net/guia-regras-uso-hifen

    Vc que he jornalista vai apanhar tambem. Estamos fu.

  3. Paulo F. says:

    May foi um dos maiores estudiosos de macanica dos fluidos! Desenvolveu entre outras coisas um cabeçote para a o motor Jaguar V-12 na década de 1980 que poluia menos ( enquadrava o motorzão no padrão EPA de poluentes ), o deixava mais econômico e ainda dava uns cavalinhos a mais.
    E projetou motores de F1 também!

  4. Celso Guzella says:

    Parabéns ao Danilo por esse verdadeiro resgate histórico.Muito legal.

  5. Edu de PoA says:

    Pelo menos o piloto não pegava chuva…
    E parabéns ao Danilo, pela qualidade do trabalho.

  6. Zé Rodrigo says:

    Ficou ótimo o trabalho do Danilo. Gostaria de ter este modelo modificado na minha coleção.
    A Brumm faz ele na escala 1/43.

  7. Belíssima a miniatura.. quanto à sua pergunta, segundo o guia da melhoramentos: ” Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento.”… acho que se aplica..

    P.s.: estamos precisando de um Post sobre a corrida de ontem para colar o resultado… [ ]

  8. Então o tal Chaparral não foi o pioneiro das asas…

  9. Léo Engelçmann says:

    Baita perigo disso cair na cabeça do piloto.

  10. Jefferson says:

    ops, onde se lê prefixo terminado por s ou r lêia-se sufixo iniciado por s ou r quando dobra. Ufa!

  11. Jefferson says:

    Não Flávio, não tem. Prefixo e sufixo terminado e iniciado com vogais diferentes (“i” e “e”) escreve-se junto e sem o hífen, salvo se o prefixo terminar com s ou r quando junta e dobra o s e r. Ok?
    Não fica nervoso!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *