MENU

Friday, 13 de August de 2010 - 19:25Colunas Warm Up

NÃO ENCHE, BERNIE

SÃO PAULO (fica na sua) – Bernie Ecclestone andou falando mal de Interlagos de novo numa entrevista recente a Livio Oricchio, do “Estadão”. Cada vez mais chato com essas coisas de malhar o autódromo. É o tema da coluna Warm Up de hoje.

90 comentários

  1. augusto says:

    interlagos? automobilismo no Brasil? O que é isso?
    Não dá para criticar os magnatas da F1 quando nós aqui abaixo da linha do equador não conseguimos sequer gerir decentemente nosso automobilismo. ainda vivemos do passado, de carros e papos antigos (ou velhos?). Temos sim é repensar nosso automobilismo, suas catregorias, seus dirigentes, pilotos, carros, tudo. Fechar para balanço geral, inclusive se queremos e se percisamos da F1 aquí, no seu formato atual, num leilão infame e nojento de quem dá mais para ter seu Gp, seu piloto, seu carro, seu lugar no carro. Tudo muito medíocre e desnecessário. F1 pra que? pra torcer para o eterno bebê chorão, pro Massa falida, pro ilustre e politicamente correto sobrinho, e outras promessas (de que?) mais. Pode parar.

    Olhemos pros argentinos, sem F1, sem Cart, sem nada destas tranqueiras pseudo esportivas, más com um automobilismo local forte e que, principalmente enche os autódromos. cadê o nosso público e os fãs em nossos autódromos. Melhor ainda, cadê nossos autódromos.
    Salvemos interlagos da F1 enquanto ainda podemos.

  2. Ricardo Silva says:

    É por causa de textos como este que leio o que o Flavio Gomes escreve. Não tem rabo preso e conversa fiada, escreve o que precisa ser dito.

    É um nojo esta Fórmula 1 que precisa de banheiro climatizado para os queridinhos não suarem quando fazem força. É muita frescura.

    São como aqueles popstars que exigem não sei quantas centenas de toalhas no camarim e sei lá quantos litros de água perrier, etc… para fazer um show em terras tupiniquins.

    Fórmula 1 tem que ter ralação para ganhar, tem que ser corrida de pilotos e não eventos corporativos para executivos e engravatados.

  3. TOM SEM FREIO says:

    Sempre falou e vai falar mal. Isso é feito de proposito. Ele na verdade, deveria ver algumas pistas na Europa, que tem ondulaçoes e as vezes as arquibancadas, estao vazias. Mas como lá, sempre tem dinheiro a disposiçao nao acontece nada.

  4. Gabriel, o Pensador says:

    FG,

    essa foi sensacional!

    E Interlagos é um lugar maravilhoso, mesmo com seus defeitos! Quem já teve a oportunidade de pisar naquele lugar sabe que aquilo ali está “recheado” de história!

    Sempre que vou lá sinto algo diferente, fico empolgado, feliz.
    E as melhores vezes foram quando teve corrida da Classic, melhor até do que quando consegui ingresso para a F1!

    Afinal, quando na F1 que um “pobre mortal” como eu poderá andar nos boxes, ver os carros e pilotos de perto e tudo mais?

    Mandemos o Bernie às favas. Gosto da F1, mas não precisamos dele e do “circo”. Se sempre tivermos a Classic Cup tá bom demais!

    Abraço!

  5. João Vitor says:

    O autódromo de Interlagos é o templo brasileiro da F1, tem a responsabilidade de representar não só um país importante para a F1 como o Brasil , mas também toda a américa do sul que ama as corridas. Seu traçado é empolgante, muito melhor do que os novos circuitos chatos como Abu Dhabi. O problema é que a estrutura de Interlagos não está de acordo com aquilo que a F1 quer para os próximos anos e, sinceramente, de acordo com o que o GP Brasil traz de retorno para a cidade, com certeza dá pra investir e fazer de Interlagos uma referência mundial em autódromos, principalmente no paddock.

  6. RCRG72 says:

    É a maior categoria do automobilismo, e já não agrada e não tem o encanto que geralmente os esportes possuem.

    Fazer obras que para nós seriam faraônicas para realizar uma prova que, muito provavelmente, nos deixaria com cara de palhaços no final. Sim por que são manipuladas de acordo com os interesses de alguns em detrimento do esporte como um todo.

    Ficaria mais contente se o automobilismo nacional fosse mais forte e tivéssemos outros autódromos do nível de Interlagos e que várias categorias existissem.

    E que fossem transmitidas com o devido respeito e que não fossem uma bagunça em suas regras e em suas organizações.

    Acho que eu não sentira falta da F1.

  7. FES says:

    Olha… se eu fosse um reporter brasileiro e tivesse ouvindo esta declaração “ao vivo e à cores” eu o mandaria tomar naquele lugar, só que em bom inglês para não ficar subtentido.

    A grana que ele ganha com Interlagos não é nenhuma mixaria e, como sempre foi este o objetivo dele (senão a F1 não seria o que é) está falando por falar, só para ver se alguem o melhora.

    Tirar interlagos do calendário é como tirar Monza, ou Silverstone…. não dá.

  8. Marinho says:

    Não Enche Bernie Esclerosado!

  9. Mauro José Santana Júnior says:

    É isso aí Flavio Gomes!

    Cada país tem a sua cultura, o seu jeito de fazer as coisas, e é isso que dá um charme, ou um toque especial.

    Mas pessoas como Ecclestone, Blatter, e Jaqques Rogge só pensam em dinheiro, e que se lasquem os paises menos ricos, mesmo que estes paises tenham tradição, pois o que manda para pessoas como Ecclestone e CIA é $, e $, e $…

  10. Paulo Barros says:

    Esse Bernie é um babaca! As corridas em Interlagos em geral são ótimas. Cheias de ultapassagens.
    E ele é doido prá tirar Spa do calendário! Sem falar do que fez com Hockenheim.

    Deviam condená-lo a medir Nurburgring (o Nordschleife, claro) com palitinho de dente….

  11. marcão says:

    Opa, um cara daquele tamanho falar mal do nosso Templo?
    Nós sim, podemos falar alguma coisa, e quando falamos é pra tentar melhorar. Não um Zé mané qualquer!
    Tá errado isso. Quem ele pensa que é! Ele que limpe a boca, pense duas vezes antes de falar qualquer coisa do “Templo”.
    Seria bom se esse “senhor” cuidasse primeiro do próprio umbico, depois da F-1 que hoje é apenas sombra do que foi, e vive de louros do passado. E, por ultimo, que cuide de sua senhora S/A. Dizem as linguas estrangeiras que vem pra cá todo ano que, ela é s/a mesmo onde ele é acionista minoritário.
    Ele que peça licença pra nós pra pisar no templo, ele é nosso , gostamos dele do jeito que é, e onde ele está. Se não tá bom pra ele que vá pra outro lugar qualquer.
    Hoje o templo vive muito bem sem essa f-1 caduca como ele, tem outras categorias internacionais que dariam tudo pra correr um fim de semana em SP.,e no nosso querido “Templo”

  12. Dennis says:

    Sem querer defender o Bernie mas faltou dizer que ele usou o fato do Brasil estar fazendo olimpiadas e copa, ou seja, dispensando muito dinheiro para eventos que vão acontecer em dois meses, somados, e para a fórmula 1 que vem todo o ano, não existe um investimento de melhorias nem de 1% com o que vai ser gasto. Todo mundo sabe que a area do paddock é acanhada em Interlagos e existe real possibilidade de melhora-la. Dizer que não existe problema grave, que os outros circuitos é que são ruins, só baseando na máxima “circuito com alma”, não me parece o melhor meio para defender Interlagos.

  13. Ricardo Bigliazzi says:

    Acho que o Bernie nunca pilotou um carro… fica lá do box falando um monte de besteiras…

    Interlagos é um templo do Automobilismo… certamente precisa de acertos e reformas estruturais mais pesadas… mas a pista em sí é espetacular.

    Segue o jogo… não ficamos para semente… o que nos dá sempre uma esperança… rs rs rs!!

    Imperador

  14. Ronaldo says:

    Não concordo com nada do que o Bernie está falando. Só que ele tem todo o direito de falar. Quem assinou contrato com ele é quem tem que peitar o cara. Tá todo mundo caladinho porque? O mesmo vale para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Os caras daqui assinam o contrato e depois ficam caladinhos. No contrato com a FIFA diz que a cervejeira oficial da Copa terá exclusividade nos estádios. A lei brasileira será mudada para permitir isso. Ninguém leu o contrato? Aqui não é país de inocentes não. Se não quer F1, Olimpiadas e Copa do Mundo é só não assinar o contrato. Ou discutir o contrato antes. Depois que assinou tem que cumprir. Esta história de jogar para a torcida, de se fazer de inocente, de se mostrar estupefato já deu no saco. Querem enganar quem?

  15. raul says:

    Dercy Gonçalves + Mick Jagger = Bernie Eclestone

  16. Ron says:

    É claro que em todos os autódromos sempre tem e vai haver alguns problemas, mas esse sanguessuga só quer mesmo é dinheiro. Ele deveria era se tocar que, depois do vexame de Hockenheim, a categoria poderia (e talvez até devesse) levar um tremendo coice dos fãs de verdade onde quer que fosse.
    Se for para gastar os tubos de dinheiro com essa armação de corrida, é melhor que Interlagos se livre dessas mutretas de equipe, mude devagarinho (se puder usar um pouco só do antigo traçado, ótimo) e fique com os que realmente gostam dele.
    PS. Alguém já criou um “Cala a boca, Bernie!”?

  17. fred says:

    Concordo com o Simonassi e acrescento que o principal candidato ao governo do Rio recebeu mais doações de campanha DO QUE O SERRA E A MARINA JUNTOS! Obras para a Copa de 14, obras para jogos olimpicos de 16…não precisa dizer mais nada.

  18. Joaquim Neto says:

    Excelente texto, de novo! Parabens!

  19. Thiago Barbosa says:

    Manda esse cara ir passear com a categoria dele, se quer correr aqui otimo, senão vá correr onde pagam mais, o lucro da F1 vai fazer falta pra cidade, mas não vai gerar uma crise economica.

  20. Wilson Franko, de Maripa-Pr says:

    Interlagos é uma M.! (uma droga/porcaria)

    100% dos pilotos/equipes detestam correr em sp, só correm por obrigacao, heis os motivos: Transito caotico, acesso dificil, instalacoes precarias, deficitarias, sujas, fedorentas, muita bagunca e nenhum conforto ou organizacao, perigo dentro e fora da pista, ddrenagem ineficaz, etc….. Logico que ninguem confirma isso diante das cameras, pois pega mal! Voce ja foi num banheiro em interlagos?????? O brasil, pelos pilotjos que ja teve deveria ter algo melhor! bye-bye

  21. Felipe Trench says:

    Flavio, eu li uma reportagem da Autosport, acho, há cerca de dois anos. Ela falava sobre a estratégia de Bernie para renovar os contratos para as corridas. A bola da vez na época era a Malásia.
    A tática de Bernie: criticar a pista, que na Malásia é nova e suntuosa, falar mal da manutenção do autódromo, das melhorias, etc. Em suma, pressionar as autoridades e organizadores locais para renovar, por mais dinheiro, claro. Pistas (ruins) para substituir o Brasil não faltam.
    Mas há pontos a favor do Brasil, dentre os quais você mencionou alguns. Os principais são transmissão ao vivo da Globo em todas as etapas, uma audiência boa para um horário morto na TV, público cativo, etc. Será que está em época de renovação o contrato de Interlagos? Ah, e não duvido que o próprio Bernie tenha insuflado as autoridades do Rio de Janeiro a pleitear a prova. É mais um instrumento de pressão, ridículo por sinal, já que o RJ nem autódromo digno de nome tem.Mas funciona assim. O Kassab vai abrir as pernas, a Rede Globo vai ajudar e o Brasil continua por mais 5 anos, para felicidade geral.

  22. Luis says:

    Flávio, sei que a discussão aqui é outra, mas o que está acontecendo com a ferramente “InfoRace que não vem sendo atualizada? É o desgosto pela f1 que tomou conta (sou mais um nesta lista)? Apesar das presepadas, é uma ferramenta muito interessante, muito bem elaborada, mas já tem um tempo que não é atualizada!! Abs

  23. JC Simonassi says:

    Caro Flávio

    é uma vergonha o que tem acontecido nos ultimos anos. Esses caras do COI, FIFA, FOM querem que tudo seja grande e explendoroso porque custa mais, e custando mais, eles com seus esquemas faturam alto. Foi uma vergonha o que aconteceu na África com a construção daqueles estádios monumentais que custaram caro ao povo sul africano mas que renderam muito à alguns políticos locais, a grandes construtoras e é claro aos Todos Poderosos da FIFA … aqui no Brasil não será diferente … alguns escândalos já estão aí !!!
    Quanto ao Berne (parasita mesmo) eu nunca vi um cara tão avarento como ele. É um dos caras mais ricos da Europa e mesmo assim não se contenta com o que tem. O lance de interlagos é que ele já entendeu que os governos Federal e Estadual irão despejar caminhões de dinheiro na Copa e Olimpiadas, então ele rapidinho se apressou a criticar Interlagos pra ver se fatura algum também.
    É verdade que a F1 se tornou um grande espetáculo nas mãos de Bernie, mas também foi através dele que vários grandes autódromos sairam do calendário para dar espaço aos árabes, chinenses, malaios e outros bocós de quem ele arrancou muito dinheiro !!! É impressionante !!!

    Gde abraço
    JCS

  24. Marcelo Martinez says:

    Concordo com tudo que vc disse.
    Vou mais longe: sinceramente, eu acho que nós, paulistas, não precisamos da F1 que é uma verdadeira merda. Um bando de otários (Bernie, equipes e pilotos) que não visam o esporte e SOMENTE $$$$$$ e o público que faz papel de palhaço.

    Gostei do que o novo adm de interlagos falou pra você: que pretende ampliar o traçado de interlagos, deixando-o perto do original.

    Por fim, voltando a F1, eles que se danem: o RJ já não disse que tem vontade de fazer um circuito tipo Abu Dhabi? então que os cariocas, com todo o respeito, que gastem os milhões e milhões de euros que o Bernie quer (veja bem: dinheiro do RJ e não federal). Pelo menos a Indy poderá correr em interlagos e terá mais público do que teve com aquee péssimo circuito de rua que foi construído no anhembi.

  25. Lusitano XXX says:

    A entrevista dele foi para o The Times, e pegou mal prá caramba.
    Ainda chamam este cara para dar entrevista ?
    Tem mais informações aqui : http://www.motorpasion.com.br/tag/bernie-ecclestone/page/2/
    Se liga Bernie ! Criticar regimes democráticos e elogiar Hitler ?
    Se este cara é um dos que mandam na F-1, “Tô fora” !!!!!!
    Criticar Interlagos ? É fácil, reconheço, mas vindo dele as críticas, soam como elogio…

  26. Lusitano XXX says:

    Não foi este velho GÁGÁ que fez estas declarações elogiando Adof Hitler, no site abaixo :
    http://www.vooz.com.br/noticias/chefao-da-formula-1-bernie-ecclestone-elogia-adolf-hitler-8972.html
    Estou enganado ?
    Se for, o fato já fala sobre sua personalidade e suas escolhas …
    Vão destruir mais um pouco de Interlagos ?
    Já não chega oque fizeram com a pista antiga ?
    Pô, Manda esta marmelada chamada de “Fórmula 1”, correr em outro canto.
    Saudades de Interlagos antigo, de Nurburgring, da pista antiga de Le Mans…

  27. Carlos E. says:

    O velho viu que o Brasil virou país de primeiro mundo, onde o presidente viaja de Airbus, onde o país empresta dinheiro para o FMI e países pobres, onde terá Olimpíadas e Copa do Mundo, nada demais querer filar um autódromo novo.

  28. Thales Sobral says:

    Tudo bem, o bernie é um canalha que só pensa em dinheiro.
    Mas melhorar os entornos do autódromo e a arquibancada não seria de todo mal. Afinal, o público brasileiro GOSTA DE CORRIDA mesmo, merece ser tratado bem…

  29. ALEX B; says:

    O caduco, como todo o esclerosado, só pensa em money! Perto de outros autodromos que a F1 corre por dinheiro, é ótimo. Ainda mais, que é o templo!

  30. ROGERIO CARVALHO says:

    FG a F1 ta tão chata que se nao vir mais ao Brasil que se foda, já deu no saco esta conversinha de que a o GP Brasil esta em risco e coisas do tipo. Que vá correr no deserto com rio artificial e o caralho, lá eles tem dinheiro pra agradar este pulha que só pensa em grana e transformou a F1 numa prossiçao mediocre.

  31. Ele está certo. Interlagos tem as deficiências que ele diz na área de box e todos nós conhecemos. Ou você nunca usou o banheiro lá? Só que, se isso for dito com parcimônia, como ele disse, que não quer que Interlagos vire Abu Dhabi, que a ideia é só melhorar um pouco, é viável. Afinal, o nível de estrutura que temos em Interlagos, deveríamos ter em Londrina, que é um autódromo regional e tem falhas graves.

  32. Gustavo Oliveira says:

    Flavio, estamos errados e Tio Bernie está certo! Olha só essa imagem da chegada das 12 Horas de Sepang, com absoluta certeza, a Asia é o futuro do automobilismo! Note as milhares de pessoas que vibram enlouquecidamante enquanto Peter Kox cruza a bandeirada! Tantos anos de F1 deixaram os malaios fanaticos por qualquer coisa que corra!http://www.endurance-info.com/2010_Divers/10_MMER_Sepang_finish.JPG

  33. Fowler T. Braga Filho says:

    O principal deixou de ser dito: o evento é o que mais arrecada dinheiro para a cidade de São Paulo. E São Paulo já aprendeu no passado a falta que o dinheiro da F1 faz para a cidade. Bernie é um pentelho, um chato, etc,. mas ao final das contas sempre acabam fazendo o que ele quer, por conta do dinheiro que trará para a cidade.

  34. André says:

    Ah, mas vai, viu…

  35. luiz alberto says:

    Pro inferno com esta F1 sem graça que ai esta.sem disputa,com resultados manipulados com autodromos que não tem historia e que não propiciam disputas.
    Chô! Bernie,aqui nunca foi colonia inglesa(azar nosso).Já destruiu o antigo Interlagos.
    Fora F1,de volta o antigo traçado e as provas de longa duração,fique-mos com o nosso automobilismo interno.com nossos pilotos e carros,não precisamos desta F 1 podre que um piloto só ganha se a equipe deixar ou ele tiver uma perssonalidade vencedora acima de tudo

  36. MSM says:

    Que esse Bernie vá para PQP, que se [email protected]#$ todo. Infelizmente ele só vai largar o osso quando morrer, pois até lá ainda vai fazer muito mais coisas para estragar a F1.
    Não devemos levar nada em consideração do que esse vírus fala, tirou a F1 de circuitos importantes da Europa para levar a países que não tem nenhuma tradição em corridas, só para proveito próprio. O que me desaponta, é que os pilotos, que são os astros do evento, não reclamam de nada, está tudo bom para eles, eles não tem noção do tamanho da força deles é muito maior que a do Bernie.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *