O DAP DO BECO

SÃO PAULO (assim a história se salva) – Recebo e-mail do Marcelo Afornali, do Museu do Kart, o principal restaurador de karts antigos do país. Ele encontrou um motor que foi usado por Ayrton Senna. Vejam que bacana.

Estou te escrevendo para contar uma descoberta para o resgate histórico da memória do Ayrton Senna, pois consegui um motor que foi do tricampeão mundial em sua época do kart. Em minhas andanças e contatos, cheguei a um senhor do Rio de Janeiro via e-mail, para a busca de peças de motores italianos de 100 cc. Após um bom papo pelo telefone, este me confidenciou que tinha cinco motores da época em que era revendedor Mini no Rio: um Komet K-88 – 1973/77; dois Parilla TT-22, conhecidos pelo seu formato de “coquinho” – 1974/77; um DAP T-80 Corsair – 1973; um DAP TT-72 que pertenceu ao Ayrton – 1979.

Como Senna, no fim dos anos 70, começou a se preparar para correr o Mundial, seus equipamentos ficaram com o Tchê e foram vendidos a pessoas interessadas como é o caso do Alcindo, que ficou com o motor. Ele comprou do Tchê este motor, pois tinha uma equipe de competição que participava do campeonato carioca. Alcindo contou-me que este motor foi ainda bicampeão carioca na sua categoria e participou de um Campeonato Brasileiro posteriormente. Depois, foi aposentado e ficou guardado num cantinho de sua garagem.

Com a morte de Senna, Alcindo tomou a iniciativa de ligar para a Viviane e oferecer o motor para ser exposto em um museu ou algo relacionado ao piloto, mas como ele mesmo me disse, acabou não concretizando a passagem do motor para suas mãos. Por fim, o motor ficou mais 15 anos guardado naquele cantinho.

Após a conversa, liguei para o Tchê e contei-lhe tudo que me foi passado, e ele me disse que quase todos os motores DAP que vieram para o Brasil, por sinal foram poucos, pertenceram ao piloto. Apenas me pediu para conferir um número no bloco e confirmou-me que era dele, sim.

Fechei negócio com os cinco motores e os recebi uma semana depois. Mas dei preferência por mexer primeiro no DAP TT-72, dado seu pedigree. Desmontei, limpei, conferi as peças e remontei novamente. Agora estou providenciando um fundo em madeira clássica e uma redoma de vidro, pois vou cravar na madeira uma chapa de inox gravada com todo o histórico do motor, até chegar em minhas mãos.

Grande abraço!

O que podemos dizer? Mandamos outro abraço ao Marcelo, guardião da história do kartismo brasileiro. Ainda bem que tem gente como ele por aí.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
adilson
adilson
13 anos atrás

o tal de ney prates, colocou q alcindo não é do RIO.. e PETROPOLIS é onde?
na italia? esse não conheçe o rio, muito animal kkkkkk

Thiago Marques
13 anos atrás

Me empresta rsrsrsrs correr o estadual com ele kkkkk..
locura mesmo…. vc é um cara de sorte

Sérgio Castro
Sérgio Castro
13 anos atrás

Acho esse motor muito parecido com o Parilla Evolution, o conhecido “Cabeçudo”….

Marcelo Afornali
Reply to  Sérgio Castro
13 anos atrás

Sérgio, ele é um pouco mais redondinho no cilindro e mais simétrico nas linhas do cabeçote. O evolution é mais trapezoidal, frente fina e traseira larga.
Sem querer puxar a sardinha para os antigos 100cc, mas dos motores que já vi, o mais lindo deles chama-se KOMET K-88. O cabeçote é totalmente diferente de tudo que existe, parece um moicano. No meu site tem, basta acessar e procurar a galeria de motores.
Grande abraço, Marcelo.

Marcelo Afornali
13 anos atrás

Grato.

Marcelo Afornali
13 anos atrás

Obrigado.

Leo
Leo
13 anos atrás

Já corri com o Jeison, filho do Alcindo, que é um excelente kartista também.

Muito legal saber que o Alcindo guardava uma preciosidade dessas em casa…

Beto Maia
Beto Maia
13 anos atrás

Parabéns Marcelo, sabe que já sou fã do seu serviço, continue na luta!!!

Marcelo Afornali
Reply to  Beto Maia
13 anos atrás

Grato novamente.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Sem palavras. Parabéns, Marcelo.

Marcelo Afornali
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

Muito obrigado, fico feliz que gostem.

Mauro José Santana Júnior
Mauro José Santana Júnior
13 anos atrás

Parabéns Marcelo!!!!!!!!!!!

Ney Prates
Ney Prates
13 anos atrás

O Alcindo não é do Rio, ele é de Petrópolis, e um excelente preparador. Tem um filho que andava muito, na época.

Dú
13 anos atrás

Pergunto ao Dionisio Pastore. Válvula rotativa o Senna levou?

Dionisio Pastore
Reply to 
13 anos atrás

A válvula rotativa que equipava os Parilla, os DAP e os melhores motores foram pro caixão logo depois do Ayrton. Hoje os motores dois tempos funcionam com pirâmide de palhetas fletoras. E foi o gênio brasileiro Mario de Carvalho quem convenceu os italianos que assim era melhor.
Abraço Dú !

Marcelo Afornali
13 anos atrás

Pôxa Nilton

Se tiver alguma coisa e quiser vender, me ajuda pacas, estou com uns 6 motores aqui para restaurar, desde o início dos anos 70. Mas se quiser restaurar o seu, entendo perfeitamente e tudo que vc precisar, estou a sua inteira disposição, inclusive, para a fabricação daqueles maravilhosos escapes garrafinha usados entre 1968 até 1974.
Grato e um abraço, Marcelo.

Marcelo Afornali
13 anos atrás

Boa noite a todos

Sou grato ao Flávio pelo espaço e grato aos que estão lendo e tecendo comentários. Resgatar peças de época sempre foi minha vida, desde meus 16 anos de idade. Todas elas tem seu valor histórico, independente de seus donos anteriores. Algumas tem maior valor, como é o caso deste motor que pertenceu ao Ayrton.
Bem, a questão da toalha de mesa, foi uma gafe, mas era o melhor lugar para fotografar naquele momento, pois devido a toalha, apareceram todos os detalhes do motor.
Caso alguém queira mais fotos deste motor, basta me escrever que mando via email.
Sim colega, o carburador é da época, é um Tillotson irlandês.

Novamente agradeço o espaço e a todos.

Marcelo Afornali – http://www.museudokart.com.br

Nilton "Boca"
Nilton "Boca"
Reply to  Marcelo Afornali
13 anos atrás

100 cc e’ kartismo e pilotagem puro, valvula rotativa que saudade, parabens !!! e tenho alguma coisa da epoca, nos falamos depois.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Marcelo Afornali
13 anos atrás

O site de bicicletas dele é fantastico, uma verdadeira viagem no tempo, alem de MILHARES de detalhes e informaçoes de bicicletas e suas peças.

Parabens !!!!

http://bicicletasantigas.com.br

Marcelo Faé Ferreira
13 anos atrás

Uma peça importante para o automobilismo brasileiro e mundial ! Parabéns !

O carburador que ta nele também é da época ?

Fábio Aguilera
13 anos atrás

Só não deixa a dona da pensão ver que você colocou o motor em cima da toalhinha branca, senão você tá morto!

Milton
Milton
13 anos atrás

Preciso consultar minhas fontes, mas acho que conheço outro mecânico que, junto do Tchê, trabalhava nesses motores…

alcindo
alcindo
13 anos atrás

Como o participe do fato, q guardou por pelo menos 20 este acervo fico muito feliz em ve-lo restaurado, uma vez q estavam os mesmos acondicionados em local seguro, mas improprio e sem qualquer visibilidade, foi bom o contato e a preservação da memoria de um periodo nobre do kartismoo brasieiro, correr com os motores 100 cc sempre foi especial , guardo com prazer o fato de haver participado pelo menos de umas 80 provas dos mesmos , havendo inclusive corrido atras de Ayrton, pq nos corriamos sempre atras dele, mas era sempre uma aula, Valeu MARCELO

Igor D.
13 anos atrás

Sensacional, mais nada a dizer!!!!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Verdade! Muito bacana a história e a iniciativa. Parabéns Marcelo!

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
13 anos atrás

Animal!!! Obrigado por manter a memória do kartismo e do Ayrton acesa!