Olha, pelo referencial visual do cock-pit, não mexe. Se você usar o referencial dos braços de suspensão, parece que mexe. Acho muito difícil dimensionar a espessura da fibra de carbono, para que a asa flexione sem quebrar. Enfim…
Olha, pelo referencial visual do cock-pit, não mexe. Se você usar o referencial dos braços de suspensão, parece que mexe. Axo muito difícil dimensionar a espessura da fibra de carbono, para que a asa flexione sem quebrar. Enfim…
Rodrigo
13 anos atrás
Pra mim isso é só o trabalho da suspensão… e fica um monte de “engenheiro de youtube” chutando!
Esse é o problema da F-1 atual. A Red Bull e Ferrari ganharam 2 e 1 corrida, respectivamene, utilizando essas asas, e agora não duvido que vão considerar irregulares.
Róber D. Botelho
13 anos atrás
realmente há uma MOVIMENTAÇÃO na asa com relação à suspensão e roda. Entretanto, temos que ter atenção, pois, a suspensão do carro também deforma com o ganho de velocidade, uma vez que a aerodinâmica passa a ter cada vez mais ação. Assim, muito do “desaparecimento” da asa atrás da dianteira tem mais relação com a variação da altura do carro.
Marcelo
13 anos atrás
Pelo que entendi nos comments, tão falando que a sacada foi deixarem bico mover abaixando a asa toda nas retas. E que nos testes da FIA o bico nao pode mover com 50kg de carga. Mmas aí o conjunto, bico + asa, provoca o movimento pois geram mais que 50kg….Por conta disso, estao aumentando de 50kg para 100kg esta carga de teste a partir de SPA.
A saber, a asa, isoladamente, deve resistir mover no max. 1mm com 60kg. informações extra-oficiais hein…
abs!
Badabam
13 anos atrás
Ué? Porque a estranheza? Afinal, Red Bull it gives you wings!!!
Heberson Haase Pinheiro
13 anos atrás
Não ví nada…
Cleison
13 anos atrás
O interessante é que em todo carro superior apontam algum tipo de “irregularidade”. Difusor duplo na Brawn, amortecedor de massa na Renault…. e assim vai… o choro é livre.
Pedro-80
13 anos atrás
Ah Red Bull safadinha… kkkkkkkkkkkkk
João
13 anos atrás
Ainda está valendo aquela regra do piloto porder alterar o ângulo da asa dianteira duas vezes por volta? Se não me engano, Alonso disse ano passado que aquilo não servia para nada, que ele nunca usou esse recurso.
luidhi
13 anos atrás
Mexe nada. A ilusão de ótica acontece por causa do movimento da suspensão. Assista de novo olhando como ponto de referência a parte superior da carenagem ou então o final do braço da suspensão e verificarão que ele fica quietinho onde deveria ficar.
Se vc reparar e fazer uma linha na suspensão, vai ver q ela mexeu devido alguma irregularidade do asfalto. Essa deformação deste tamanho é ilusão
Júlio Cesar
13 anos atrás
Não vi nada de errado. A parte que ali se mexe é permitida pelo regulamento, que permite a regulagem do ângulo de ataque de uma das asinhas frontais. O resto até balança um pouco devido a pressão aerodinâmica e irregularidades da pista.
Não tem haver com as asas, mas o que mais gostei no vídeo foi a música, pena que não tem o nome, haha!
Marco Aurélio
13 anos atrás
É coisa de milímetros, fica difícil de ver deste jeito, além do mais o que deve mexer são aquelas aletinhas que com a pressão aerodinâmica faz ela fletir e não a base que a suporta, talves seja por isto que os teste com carga feito na base, não detectou nada.
jorge
13 anos atrás
elas não se movem ,ate mesmo as asas do A380 fazem isso.
Anderson Maciel
13 anos atrás
aposto q isso ai é a propria pressao aerodinamica baixando a asa, na freiada a velocidade diminui e a pressão tambem por isso ela levanta.
Carlos
13 anos atrás
O curso de suspensão de um carro da F1 não é tão grande a ponto de causar uma variação significativa, como pode-se ver nesse e em outros vídeos, da altura da asa dianteira do carro da Red Bull. Lembram-se do carro da Maclaren em 2008 que utilizou uma asa dianteira flexível?
Paulo
13 anos atrás
Vão proibir a tal asa e a RedBull vai ficar 2 décimos mais lenta. Que bom, agora a Ferrari só vai tomar 8 décimos por volta do Weber e o Vettel!!
estão procurando pêlo em ovo. Não tem, absolutamente nada..se botar um pedaço de fecho chato de meia polegada ele vai oscilar como as asas….gente chata, gosto de ver coisa onde nao existe…credo,
como diria minha vó
Arnold
13 anos atrás
uhauhauha ta aí o segredo….
Ricardo Oliveira
13 anos atrás
A Red Bull deverá ser suspensa por umas duas corridas, para que Alonso possa ser campeão.
Cláudio Sobral
13 anos atrás
Bom, pode ser apenas um trabalhado da suspensão dianteira ocasionada devido a freiada no final da reta, pode ser realmente uma asa flexível para deternimadas velocidades e pressões aerodinâmicas acima de um valor minimo, ou pode ser algo mais no qual não sabemos. Mas acho dificil ser apenas um trabalho de suspensão. Denúncias não seriam feitas aleatóriamente, não seriam mesmo. Podem alegar que é a famosa “intriga da oposição”, mas não é. Uma série de equipes não manifestariam tal opinião em igualdade para o mesmo assunto em questão, não mesmo. O difusor duplo foi um exemplo. Posso até estar errado, mas tenho 99% de certeza, de que estou certo.
Jonatas
13 anos atrás
Mexe sim… rsrs… putz
ALEX B;
13 anos atrás
Não mexe não! Elas deslocam-se quase 10mm na vertical! Palhaçada!
10mm? mediu com escalímetro?
Sinceramente n sei se 10mm em uma asa dianteira fariam diferença gritante no desempenho de um carro.
Pra mim é mais uma deformação devido a pressão aerodinâmica do que algo milimetricamente pensado para tal fim.
Se fosse como o aerofólio de uma bugatti ou o deslocamento das rodas de um 3000gt, seria algo, agora isso pra mim é papo pra boi dormir no desempenho de um carro.
Se move, sei lá, mas a música ao estilo programa policial do tipo Ratinho, Datena, é ridícula.
Fabio Bill T. Aggio
13 anos atrás
Mexer a asa ou é a suspensão que ergue?
Nadson
13 anos atrás
Que belezinha heim? Pisa e abaixa automaticamente, freia e sobe facilmente.
Claudio José
13 anos atrás
É claro que a 300 Km por hora, a força exercida sobre a asa é muito grande… Mas, que ela abaixa, abaixa… Neste vídeo fica claro que ela flexiona. Mas, se a FIA disse que está conforme as regras…
Ton
13 anos atrás
Se as asas não mexem, é o bico que desce. A suspensão trabalha bastante, mas se fixarmos o olhar no bico a asa mexe mesmo.
E continuando o papo do Scraps, é o pouco de emoção que nos resta.
Alq
13 anos atrás
Olha, não seria muita burrice da Red Bull; Fazer uma asa flexível… …tendo um camera posicionada diretamente pra ela??? Sei lá acho bobagem.
Choro de perdedor.
Guerwin
13 anos atrás
É só recolher o carro de surpresa e investigar. Simples. Com certeza o regulamento não permite e se permitir a FIA tem de avisar um mês antes. Aí colocam a asa que não mexe. Corridas de F1 se tornaram motivos de fofocas. Corridas mesmo são essas com chevettes tunados e rodando na pista!!
TOM SEM FREIO
13 anos atrás
A impressao que dá, é que realmente se move, mas nao seria mais interessante, se fosse obrigatorio que a asa dianteira, fosse igual de um aviao, sem esses apendices como eles dizem ?
William
13 anos atrás
Meio óbvio ela mexer correto.
Afinal a asa dá pressão aerodinâmica, sendo assim, empurra o carro pra baixo e consequentemente a suspensão enverga pra cima, dando a impressão que a asa mexe.
Física pura. Já pensaram nisso?
deSouza
13 anos atrás
Não me parece que são flexíveis, mas móveis, como se houvesse um mecanismo que altera o grau de abertura delas. Ou a gente “vê” pq quer ver ou a Red Bull tem um sistema invejável! ahahah
São flexíveis….não há nenhuma peça móvel ou articulada. A travessa horizontal que vai de uma ponta a outra da asa é flexível, com a pressão do vento aumentando nas extremidades aonde estão maior parte das asas e defletores, o eixo dela se torçe e ela vai inclinando para baixo. A parte central fica imovel pois é fixa ao prolongamento do bico. Os componentes das extremidades ficam mais rentes ao chão e se obtém a melhoria do fluxo e do efeito aerodinamico desejado.
Maycon Luis Rosa
13 anos atrás
Também me pareceu mexer. Mas pode ser ilusão causada pelos braços da suspensão. Quando acelera parece baixar, seria porque o carro tende a erguer o bico e quando freia levanta a asa que seria quando o bico abaixa. Mas pelo que sei, as asas dianteiras tem seu efeito em baixa velocidade, ou seja pra aderir a dianteira do carro durante as curvas. Pra ter mais eficiência deveria levantar durante a aceleração nas retas e abaixar nas frenagens e durante as curvas. Se elas realmente forem móveis, estão fazendo extamente o contrário do que se espera das asas. Então não há do que reclamar. Estaria prejudicando o desempenho do carro.
Resumindo o movimento está ao contrário.
é justamente o oposto…o efeito aerodinâmico é melhor quanto mais rente ao chão estiver.
Josué Solino
13 anos atrás
Nitidamente elas se baixa com a pressão aerodinâmica nas retas. Uma coisa que ainda não vi coment[arios, mas salvo me engano na f1 2010, não existe a opção da regulagem de altura da asa dianteira por parte do piloto. Será que a Redbull aproveitou esta possibilidade e amplificou, melhorou e maquiou? Está muito claro, porque a FIA não fala nada, sei não.
É sempre assim.
E interessante. A Red põe todo mundo no chinelo e começam a procurar sacanear a equipe.
A Ferrari também tem asa que, teoricamente, abaixa com a pressão aerodinâmica.
Ah, a Ferrari pode………
Pé de Moleque
13 anos atrás
Sem duvida, não é ilusão, elas modulam mesmo para baixo e para cima. Nunca tinha visto.
Danilo Candido
13 anos atrás
Pode até ser que oscilem um pouco, quando a pressão aerodinâmica aumente muito nas retas. Mas creio que boa parte dessa movimentação deva-se em maior parte aos pneus (nem tanto às suspenções), responsáveis por boa parte do movimento vertical dos carros. É pura ilusão de ótica…num primeiro momento, parece que somente as aletas se mexem.
Durante a transmissão do GP da Hungria mostrou close por fora das asas. Ficou claro que oscila juntamente com a suspensão. Tanto o é, que passou nos testes da FIA.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Olha só isso. Os comentários do final de semana era que a Redbull havia mudado a asa. Mas que nada. A asa continua flexível e muito !
http://www.youtube.com/watch?v=xp8tTb-_Y-E&feature=player_embedded
a asa nao se mexe, ela se torce com a pressão areodinâmica.
Desculpe aí, moçada. Estava pensando em “flexione” e escrevi acho com X. Afe Maria.
Olha, pelo referencial visual do cock-pit, não mexe. Se você usar o referencial dos braços de suspensão, parece que mexe. Acho muito difícil dimensionar a espessura da fibra de carbono, para que a asa flexione sem quebrar. Enfim…
Olha, pelo referencial visual do cock-pit, não mexe. Se você usar o referencial dos braços de suspensão, parece que mexe. Axo muito difícil dimensionar a espessura da fibra de carbono, para que a asa flexione sem quebrar. Enfim…
Pra mim isso é só o trabalho da suspensão… e fica um monte de “engenheiro de youtube” chutando!
http://www.youtube.com/watch?v=r-vk18Z6RTU
Esse é o problema da F-1 atual. A Red Bull e Ferrari ganharam 2 e 1 corrida, respectivamene, utilizando essas asas, e agora não duvido que vão considerar irregulares.
realmente há uma MOVIMENTAÇÃO na asa com relação à suspensão e roda. Entretanto, temos que ter atenção, pois, a suspensão do carro também deforma com o ganho de velocidade, uma vez que a aerodinâmica passa a ter cada vez mais ação. Assim, muito do “desaparecimento” da asa atrás da dianteira tem mais relação com a variação da altura do carro.
Pelo que entendi nos comments, tão falando que a sacada foi deixarem bico mover abaixando a asa toda nas retas. E que nos testes da FIA o bico nao pode mover com 50kg de carga. Mmas aí o conjunto, bico + asa, provoca o movimento pois geram mais que 50kg….Por conta disso, estao aumentando de 50kg para 100kg esta carga de teste a partir de SPA.
A saber, a asa, isoladamente, deve resistir mover no max. 1mm com 60kg. informações extra-oficiais hein…
abs!
Ué? Porque a estranheza? Afinal, Red Bull it gives you wings!!!
Não ví nada…
O interessante é que em todo carro superior apontam algum tipo de “irregularidade”. Difusor duplo na Brawn, amortecedor de massa na Renault…. e assim vai… o choro é livre.
Ah Red Bull safadinha… kkkkkkkkkkkkk
Ainda está valendo aquela regra do piloto porder alterar o ângulo da asa dianteira duas vezes por volta? Se não me engano, Alonso disse ano passado que aquilo não servia para nada, que ele nunca usou esse recurso.
Mexe nada. A ilusão de ótica acontece por causa do movimento da suspensão. Assista de novo olhando como ponto de referência a parte superior da carenagem ou então o final do braço da suspensão e verificarão que ele fica quietinho onde deveria ficar.
imagens do forum f1technical.net
http://i2.photobucket.com/albums/y29/m444uk/ddgif.gif
http://www.makeagif.com/media/8-06-2010/PlO8zp.gif
Se vc reparar e fazer uma linha na suspensão, vai ver q ela mexeu devido alguma irregularidade do asfalto. Essa deformação deste tamanho é ilusão
Não vi nada de errado. A parte que ali se mexe é permitida pelo regulamento, que permite a regulagem do ângulo de ataque de uma das asinhas frontais. O resto até balança um pouco devido a pressão aerodinâmica e irregularidades da pista.
Pqp!!!!! que deflexão nada, é mutreta mesmo : http://www.youtube.com/watch?v=Il1KexFnjwA&feature=player_embedded
Não tem haver com as asas, mas o que mais gostei no vídeo foi a música, pena que não tem o nome, haha!
É coisa de milímetros, fica difícil de ver deste jeito, além do mais o que deve mexer são aquelas aletinhas que com a pressão aerodinâmica faz ela fletir e não a base que a suporta, talves seja por isto que os teste com carga feito na base, não detectou nada.
elas não se movem ,ate mesmo as asas do A380 fazem isso.
aposto q isso ai é a propria pressao aerodinamica baixando a asa, na freiada a velocidade diminui e a pressão tambem por isso ela levanta.
O curso de suspensão de um carro da F1 não é tão grande a ponto de causar uma variação significativa, como pode-se ver nesse e em outros vídeos, da altura da asa dianteira do carro da Red Bull. Lembram-se do carro da Maclaren em 2008 que utilizou uma asa dianteira flexível?
Vão proibir a tal asa e a RedBull vai ficar 2 décimos mais lenta. Que bom, agora a Ferrari só vai tomar 8 décimos por volta do Weber e o Vettel!!
Será que nao tem maisn nenhum “gato” por ali?
Se fosse na Mclarem do Hamilton e do Buton JÁ ERA TAVA DESCLASSIFICADA COM PERDA DE PONTOS ETC….
estão procurando pêlo em ovo. Não tem, absolutamente nada..se botar um pedaço de fecho chato de meia polegada ele vai oscilar como as asas….gente chata, gosto de ver coisa onde nao existe…credo,
como diria minha vó
uhauhauha ta aí o segredo….
A Red Bull deverá ser suspensa por umas duas corridas, para que Alonso possa ser campeão.
Bom, pode ser apenas um trabalhado da suspensão dianteira ocasionada devido a freiada no final da reta, pode ser realmente uma asa flexível para deternimadas velocidades e pressões aerodinâmicas acima de um valor minimo, ou pode ser algo mais no qual não sabemos. Mas acho dificil ser apenas um trabalho de suspensão. Denúncias não seriam feitas aleatóriamente, não seriam mesmo. Podem alegar que é a famosa “intriga da oposição”, mas não é. Uma série de equipes não manifestariam tal opinião em igualdade para o mesmo assunto em questão, não mesmo. O difusor duplo foi um exemplo. Posso até estar errado, mas tenho 99% de certeza, de que estou certo.
Mexe sim… rsrs… putz
Não mexe não! Elas deslocam-se quase 10mm na vertical! Palhaçada!
10mm? mediu com escalímetro?
Sinceramente n sei se 10mm em uma asa dianteira fariam diferença gritante no desempenho de um carro.
Pra mim é mais uma deformação devido a pressão aerodinâmica do que algo milimetricamente pensado para tal fim.
Se fosse como o aerofólio de uma bugatti ou o deslocamento das rodas de um 3000gt, seria algo, agora isso pra mim é papo pra boi dormir no desempenho de um carro.
No Olhometro, Cleiton, no olho!
Se move, sei lá, mas a música ao estilo programa policial do tipo Ratinho, Datena, é ridícula.
Mexer a asa ou é a suspensão que ergue?
Que belezinha heim? Pisa e abaixa automaticamente, freia e sobe facilmente.
É claro que a 300 Km por hora, a força exercida sobre a asa é muito grande… Mas, que ela abaixa, abaixa… Neste vídeo fica claro que ela flexiona. Mas, se a FIA disse que está conforme as regras…
Se as asas não mexem, é o bico que desce. A suspensão trabalha bastante, mas se fixarmos o olhar no bico a asa mexe mesmo.
E continuando o papo do Scraps, é o pouco de emoção que nos resta.
Olha, não seria muita burrice da Red Bull; Fazer uma asa flexível… …tendo um camera posicionada diretamente pra ela??? Sei lá acho bobagem.
Choro de perdedor.
É só recolher o carro de surpresa e investigar. Simples. Com certeza o regulamento não permite e se permitir a FIA tem de avisar um mês antes. Aí colocam a asa que não mexe. Corridas de F1 se tornaram motivos de fofocas. Corridas mesmo são essas com chevettes tunados e rodando na pista!!
A impressao que dá, é que realmente se move, mas nao seria mais interessante, se fosse obrigatorio que a asa dianteira, fosse igual de um aviao, sem esses apendices como eles dizem ?
Meio óbvio ela mexer correto.
Afinal a asa dá pressão aerodinâmica, sendo assim, empurra o carro pra baixo e consequentemente a suspensão enverga pra cima, dando a impressão que a asa mexe.
Física pura. Já pensaram nisso?
Não me parece que são flexíveis, mas móveis, como se houvesse um mecanismo que altera o grau de abertura delas. Ou a gente “vê” pq quer ver ou a Red Bull tem um sistema invejável! ahahah
São flexíveis….não há nenhuma peça móvel ou articulada. A travessa horizontal que vai de uma ponta a outra da asa é flexível, com a pressão do vento aumentando nas extremidades aonde estão maior parte das asas e defletores, o eixo dela se torçe e ela vai inclinando para baixo. A parte central fica imovel pois é fixa ao prolongamento do bico. Os componentes das extremidades ficam mais rentes ao chão e se obtém a melhoria do fluxo e do efeito aerodinamico desejado.
Também me pareceu mexer. Mas pode ser ilusão causada pelos braços da suspensão. Quando acelera parece baixar, seria porque o carro tende a erguer o bico e quando freia levanta a asa que seria quando o bico abaixa. Mas pelo que sei, as asas dianteiras tem seu efeito em baixa velocidade, ou seja pra aderir a dianteira do carro durante as curvas. Pra ter mais eficiência deveria levantar durante a aceleração nas retas e abaixar nas frenagens e durante as curvas. Se elas realmente forem móveis, estão fazendo extamente o contrário do que se espera das asas. Então não há do que reclamar. Estaria prejudicando o desempenho do carro.
Resumindo o movimento está ao contrário.
é justamente o oposto…o efeito aerodinâmico é melhor quanto mais rente ao chão estiver.
Nitidamente elas se baixa com a pressão aerodinâmica nas retas. Uma coisa que ainda não vi coment[arios, mas salvo me engano na f1 2010, não existe a opção da regulagem de altura da asa dianteira por parte do piloto. Será que a Redbull aproveitou esta possibilidade e amplificou, melhorou e maquiou? Está muito claro, porque a FIA não fala nada, sei não.
Só para sacanear… sóa Mclarem do Senna não tinha sacanagens… era puro braço e rigor no seguimento das regras.
Tirando a sacanagem… é dificil acreditar que todas as Equipes da F-1 em qualquer época seguiram ou seguem a risca o regulamento.
Segue o jogo…
Imperador
Obs.: Seria a asa ou a suspensão que se ajusta conforme a pressão aerodinamica?
Hum… estranho. Mas os testes foram feitos e a asa foi aprovada, não?
Sei lá, não entendo mais nada. Mas acho que o “segredo” da Red Bull não é esse.
É sempre assim.
E interessante. A Red põe todo mundo no chinelo e começam a procurar sacanear a equipe.
A Ferrari também tem asa que, teoricamente, abaixa com a pressão aerodinâmica.
Ah, a Ferrari pode………
Sem duvida, não é ilusão, elas modulam mesmo para baixo e para cima. Nunca tinha visto.
Pode até ser que oscilem um pouco, quando a pressão aerodinâmica aumente muito nas retas. Mas creio que boa parte dessa movimentação deva-se em maior parte aos pneus (nem tanto às suspenções), responsáveis por boa parte do movimento vertical dos carros. É pura ilusão de ótica…num primeiro momento, parece que somente as aletas se mexem.
(ops !) Melhor dizendo: “…suspenSões” ! Hehehe…
Esse video na china também mostra como a asa da direita move-se p/ baixo conforme o carro anda na reta.
http://www.youtube.com/watch?v=r-vk18Z6RTU&feature=player_embedded
a asa da ferrari tb mexe, mas bem menos, to achando que isso é “normal” hehehe, será?
http://www.youtube.com/watch?v=PMTwGkq1bx0&feature=related
Durante a transmissão do GP da Hungria mostrou close por fora das asas. Ficou claro que oscila juntamente com a suspensão. Tanto o é, que passou nos testes da FIA.