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Olha… Que mexe, mexe.

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Brown
Brown
13 anos atrás

Olha só isso. Os comentários do final de semana era que a Redbull havia mudado a asa. Mas que nada. A asa continua flexível e muito !

http://www.youtube.com/watch?v=xp8tTb-_Y-E&feature=player_embedded

italo
italo
13 anos atrás

a asa nao se mexe, ela se torce com a pressão areodinâmica.

Orlando Salomone
13 anos atrás

Desculpe aí, moçada. Estava pensando em “flexione” e escrevi acho com X. Afe Maria.

Orlando Salomone
13 anos atrás

Olha, pelo referencial visual do cock-pit, não mexe. Se você usar o referencial dos braços de suspensão, parece que mexe. Acho muito difícil dimensionar a espessura da fibra de carbono, para que a asa flexione sem quebrar. Enfim…

Orlando Salomone
13 anos atrás

Olha, pelo referencial visual do cock-pit, não mexe. Se você usar o referencial dos braços de suspensão, parece que mexe. Axo muito difícil dimensionar a espessura da fibra de carbono, para que a asa flexione sem quebrar. Enfim…

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Pra mim isso é só o trabalho da suspensão… e fica um monte de “engenheiro de youtube” chutando!

http://www.youtube.com/watch?v=r-vk18Z6RTU

rodrigo
rodrigo
13 anos atrás

Esse é o problema da F-1 atual. A Red Bull e Ferrari ganharam 2 e 1 corrida, respectivamene, utilizando essas asas, e agora não duvido que vão considerar irregulares.

Róber D. Botelho
Róber D. Botelho
13 anos atrás

realmente há uma MOVIMENTAÇÃO na asa com relação à suspensão e roda. Entretanto, temos que ter atenção, pois, a suspensão do carro também deforma com o ganho de velocidade, uma vez que a aerodinâmica passa a ter cada vez mais ação. Assim, muito do “desaparecimento” da asa atrás da dianteira tem mais relação com a variação da altura do carro.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Pelo que entendi nos comments, tão falando que a sacada foi deixarem bico mover abaixando a asa toda nas retas. E que nos testes da FIA o bico nao pode mover com 50kg de carga. Mmas aí o conjunto, bico + asa, provoca o movimento pois geram mais que 50kg….Por conta disso, estao aumentando de 50kg para 100kg esta carga de teste a partir de SPA.
A saber, a asa, isoladamente, deve resistir mover no max. 1mm com 60kg. informações extra-oficiais hein…
abs!

Badabam
Badabam
13 anos atrás

Ué? Porque a estranheza? Afinal, Red Bull it gives you wings!!!

Heberson Haase Pinheiro
Heberson Haase Pinheiro
13 anos atrás

Não ví nada…

Cleison
Cleison
13 anos atrás

O interessante é que em todo carro superior apontam algum tipo de “irregularidade”. Difusor duplo na Brawn, amortecedor de massa na Renault…. e assim vai… o choro é livre.

Pedro-80
Pedro-80
13 anos atrás

Ah Red Bull safadinha… kkkkkkkkkkkkk

João
João
13 anos atrás

Ainda está valendo aquela regra do piloto porder alterar o ângulo da asa dianteira duas vezes por volta? Se não me engano, Alonso disse ano passado que aquilo não servia para nada, que ele nunca usou esse recurso.

luidhi
luidhi
13 anos atrás

Mexe nada. A ilusão de ótica acontece por causa do movimento da suspensão. Assista de novo olhando como ponto de referência a parte superior da carenagem ou então o final do braço da suspensão e verificarão que ele fica quietinho onde deveria ficar.

Fabiano Lima
Fabiano Lima
13 anos atrás
cleiton
cleiton
Reply to  Fabiano Lima
13 anos atrás

Se vc reparar e fazer uma linha na suspensão, vai ver q ela mexeu devido alguma irregularidade do asfalto. Essa deformação deste tamanho é ilusão

Júlio Cesar
Júlio Cesar
13 anos atrás

Não vi nada de errado. A parte que ali se mexe é permitida pelo regulamento, que permite a regulagem do ângulo de ataque de uma das asinhas frontais. O resto até balança um pouco devido a pressão aerodinâmica e irregularidades da pista.

Digo Garcia
13 anos atrás

Pqp!!!!! que deflexão nada, é mutreta mesmo : http://www.youtube.com/watch?v=Il1KexFnjwA&feature=player_embedded

Otávio Augusto
13 anos atrás

Não tem haver com as asas, mas o que mais gostei no vídeo foi a música, pena que não tem o nome, haha!

Marco Aurélio
Marco Aurélio
13 anos atrás

É coisa de milímetros, fica difícil de ver deste jeito, além do mais o que deve mexer são aquelas aletinhas que com a pressão aerodinâmica faz ela fletir e não a base que a suporta, talves seja por isto que os teste com carga feito na base, não detectou nada.

jorge
jorge
13 anos atrás

elas não se movem ,ate mesmo as asas do A380 fazem isso.

Anderson Maciel
Anderson Maciel
13 anos atrás

aposto q isso ai é a propria pressao aerodinamica baixando a asa, na freiada a velocidade diminui e a pressão tambem por isso ela levanta.

Carlos
Carlos
13 anos atrás

O curso de suspensão de um carro da F1 não é tão grande a ponto de causar uma variação significativa, como pode-se ver nesse e em outros vídeos, da altura da asa dianteira do carro da Red Bull. Lembram-se do carro da Maclaren em 2008 que utilizou uma asa dianteira flexível?

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Vão proibir a tal asa e a RedBull vai ficar 2 décimos mais lenta. Que bom, agora a Ferrari só vai tomar 8 décimos por volta do Weber e o Vettel!!

ALEX B;
ALEX B;
Reply to  Paulo
13 anos atrás

Será que nao tem maisn nenhum “gato” por ali?

Avelino Rodrigues
Avelino Rodrigues
13 anos atrás

Se fosse na Mclarem do Hamilton e do Buton JÁ ERA TAVA DESCLASSIFICADA COM PERDA DE PONTOS ETC….

chico.bravo@terra.com.br
13 anos atrás

estão procurando pêlo em ovo. Não tem, absolutamente nada..se botar um pedaço de fecho chato de meia polegada ele vai oscilar como as asas….gente chata, gosto de ver coisa onde nao existe…credo,
como diria minha vó

Arnold
Arnold
13 anos atrás

uhauhauha ta aí o segredo….

Ricardo Oliveira
Ricardo Oliveira
13 anos atrás

A Red Bull deverá ser suspensa por umas duas corridas, para que Alonso possa ser campeão.

Cláudio Sobral
Cláudio Sobral
13 anos atrás

Bom, pode ser apenas um trabalhado da suspensão dianteira ocasionada devido a freiada no final da reta, pode ser realmente uma asa flexível para deternimadas velocidades e pressões aerodinâmicas acima de um valor minimo, ou pode ser algo mais no qual não sabemos. Mas acho dificil ser apenas um trabalho de suspensão. Denúncias não seriam feitas aleatóriamente, não seriam mesmo. Podem alegar que é a famosa “intriga da oposição”, mas não é. Uma série de equipes não manifestariam tal opinião em igualdade para o mesmo assunto em questão, não mesmo. O difusor duplo foi um exemplo. Posso até estar errado, mas tenho 99% de certeza, de que estou certo.

Jonatas
Jonatas
13 anos atrás

Mexe sim… rsrs… putz

ALEX B;
ALEX B;
13 anos atrás

Não mexe não! Elas deslocam-se quase 10mm na vertical! Palhaçada!

cleiton
cleiton
Reply to  ALEX B;
13 anos atrás

10mm? mediu com escalímetro?
Sinceramente n sei se 10mm em uma asa dianteira fariam diferença gritante no desempenho de um carro.
Pra mim é mais uma deformação devido a pressão aerodinâmica do que algo milimetricamente pensado para tal fim.
Se fosse como o aerofólio de uma bugatti ou o deslocamento das rodas de um 3000gt, seria algo, agora isso pra mim é papo pra boi dormir no desempenho de um carro.

ALEX B;
ALEX B;
Reply to  ALEX B;
13 anos atrás

No Olhometro, Cleiton, no olho!

Marcio Vieira
13 anos atrás

Se move, sei lá, mas a música ao estilo programa policial do tipo Ratinho, Datena, é ridícula.

Fabio Bill T. Aggio
Fabio Bill T. Aggio
13 anos atrás

Mexer a asa ou é a suspensão que ergue?

Nadson
Nadson
13 anos atrás

Que belezinha heim? Pisa e abaixa automaticamente, freia e sobe facilmente.

Claudio José
Claudio José
13 anos atrás

É claro que a 300 Km por hora, a força exercida sobre a asa é muito grande… Mas, que ela abaixa, abaixa… Neste vídeo fica claro que ela flexiona. Mas, se a FIA disse que está conforme as regras…

Ton
Ton
13 anos atrás

Se as asas não mexem, é o bico que desce. A suspensão trabalha bastante, mas se fixarmos o olhar no bico a asa mexe mesmo.
E continuando o papo do Scraps, é o pouco de emoção que nos resta.

Alq
Alq
13 anos atrás

Olha, não seria muita burrice da Red Bull; Fazer uma asa flexível… …tendo um camera posicionada diretamente pra ela??? Sei lá acho bobagem.
Choro de perdedor.

Guerwin
Guerwin
13 anos atrás

É só recolher o carro de surpresa e investigar. Simples. Com certeza o regulamento não permite e se permitir a FIA tem de avisar um mês antes. Aí colocam a asa que não mexe. Corridas de F1 se tornaram motivos de fofocas. Corridas mesmo são essas com chevettes tunados e rodando na pista!!

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

A impressao que dá, é que realmente se move, mas nao seria mais interessante, se fosse obrigatorio que a asa dianteira, fosse igual de um aviao, sem esses apendices como eles dizem ?

William
William
13 anos atrás

Meio óbvio ela mexer correto.
Afinal a asa dá pressão aerodinâmica, sendo assim, empurra o carro pra baixo e consequentemente a suspensão enverga pra cima, dando a impressão que a asa mexe.

Física pura. Já pensaram nisso?

deSouza
deSouza
13 anos atrás

Não me parece que são flexíveis, mas móveis, como se houvesse um mecanismo que altera o grau de abertura delas. Ou a gente “vê” pq quer ver ou a Red Bull tem um sistema invejável! ahahah

Fabio Souza
Fabio Souza
Reply to  deSouza
13 anos atrás

São flexíveis….não há nenhuma peça móvel ou articulada. A travessa horizontal que vai de uma ponta a outra da asa é flexível, com a pressão do vento aumentando nas extremidades aonde estão maior parte das asas e defletores, o eixo dela se torçe e ela vai inclinando para baixo. A parte central fica imovel pois é fixa ao prolongamento do bico. Os componentes das extremidades ficam mais rentes ao chão e se obtém a melhoria do fluxo e do efeito aerodinamico desejado.

Maycon Luis Rosa
Maycon Luis Rosa
13 anos atrás

Também me pareceu mexer. Mas pode ser ilusão causada pelos braços da suspensão. Quando acelera parece baixar, seria porque o carro tende a erguer o bico e quando freia levanta a asa que seria quando o bico abaixa. Mas pelo que sei, as asas dianteiras tem seu efeito em baixa velocidade, ou seja pra aderir a dianteira do carro durante as curvas. Pra ter mais eficiência deveria levantar durante a aceleração nas retas e abaixar nas frenagens e durante as curvas. Se elas realmente forem móveis, estão fazendo extamente o contrário do que se espera das asas. Então não há do que reclamar. Estaria prejudicando o desempenho do carro.
Resumindo o movimento está ao contrário.

Fabio Souza
Fabio Souza
Reply to  Maycon Luis Rosa
13 anos atrás

é justamente o oposto…o efeito aerodinâmico é melhor quanto mais rente ao chão estiver.

Josué Solino
Josué Solino
13 anos atrás

Nitidamente elas se baixa com a pressão aerodinâmica nas retas. Uma coisa que ainda não vi coment[arios, mas salvo me engano na f1 2010, não existe a opção da regulagem de altura da asa dianteira por parte do piloto. Será que a Redbull aproveitou esta possibilidade e amplificou, melhorou e maquiou? Está muito claro, porque a FIA não fala nada, sei não.

Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Só para sacanear… sóa Mclarem do Senna não tinha sacanagens… era puro braço e rigor no seguimento das regras.

Tirando a sacanagem… é dificil acreditar que todas as Equipes da F-1 em qualquer época seguiram ou seguem a risca o regulamento.

Segue o jogo…

Imperador

Obs.: Seria a asa ou a suspensão que se ajusta conforme a pressão aerodinamica?

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
13 anos atrás

Hum… estranho. Mas os testes foram feitos e a asa foi aprovada, não?

Sei lá, não entendo mais nada. Mas acho que o “segredo” da Red Bull não é esse.

luizao
13 anos atrás

É sempre assim.
E interessante. A Red põe todo mundo no chinelo e começam a procurar sacanear a equipe.
A Ferrari também tem asa que, teoricamente, abaixa com a pressão aerodinâmica.
Ah, a Ferrari pode………

Pé de Moleque
Pé de Moleque
13 anos atrás

Sem duvida, não é ilusão, elas modulam mesmo para baixo e para cima. Nunca tinha visto.

Danilo Candido
Danilo Candido
13 anos atrás

Pode até ser que oscilem um pouco, quando a pressão aerodinâmica aumente muito nas retas. Mas creio que boa parte dessa movimentação deva-se em maior parte aos pneus (nem tanto às suspenções), responsáveis por boa parte do movimento vertical dos carros. É pura ilusão de ótica…num primeiro momento, parece que somente as aletas se mexem.

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Danilo Candido
13 anos atrás

(ops !) Melhor dizendo: “…suspenSões” ! Hehehe…

felipe
felipe
13 anos atrás

Esse video na china também mostra como a asa da direita move-se p/ baixo conforme o carro anda na reta.

http://www.youtube.com/watch?v=r-vk18Z6RTU&feature=player_embedded

felipe
felipe
Reply to  felipe
13 anos atrás

a asa da ferrari tb mexe, mas bem menos, to achando que isso é “normal” hehehe, será?

http://www.youtube.com/watch?v=PMTwGkq1bx0&feature=related

Marcus Lins
13 anos atrás

Durante a transmissão do GP da Hungria mostrou close por fora das asas. Ficou claro que oscila juntamente com a suspensão. Tanto o é, que passou nos testes da FIA.