QUEM FOI (2)?
SÃO PAULO (tudo agendado) – Em Londrina, F-Truck. Pelo jeito, com casa cheia. Roberval Andrade, com o caminhão soltando uma fumaça da peste durante as últimas voltas, ganhou. Ele leva as cores do Corinthians. Argh. Mesma pergunta feita abaixo: algum blogueiro daqui esteve no autódromo? Contem tudo também!
O Teo José falava de caminhão leve, caminhão pesado, será que o com as cores do Corinthians era o Ronaldo que pilotava ????
Eu estive, simplesmente fantástico.
O ruim do autodrómo de Londrina é para o público ver a corrida. Seja onde for…no curvão (quando deixavam ir lá no início da década, nas arquibancadas, no morro, nos camarotes…você vê apenas algumas centenas de metros da pista.
Contei tudo aqui: http://www.blogdaindy.com/
Cabine Ejetável seria se existisse algo como nas cadeiras dos pilotos de caça ou seja, dispositivo para que sejam expelidos do cockpit em alta velocidade e assim ofereça tempo para o que o/os pilotos abram seus pára-quedas.
No caso do caminhão o termo “ejetavel” está totalmente errado. O que efetivamente existe é uma célula de sobrevivência que reforçada pela gaiola faz com que a cabine se desprenda do chassis diminuindo a energia acumulada absorvendo a primeira e maior parte do impacto diminuindo de forma drástica as forças da física que atuam sobre o piloto.
Sem querer fazer uma comparação frontal já que é impossível gostaria de lembrar que os carros da Fórmula 1 são construídos de forma a se “desintegrarem” soltando inclusive o conjunto motor/câmbio afim de ao diminuir o peso (e conseqüentemente as forças atuantes) mantenham o cockpit intacto (célula de sobrevivência) salvando o piloto.
Na Truck não é a primeira vez que a cabine solta do chassis e se isto não tivesse acontecido na corrida passada poderíamos estar lamentando uma vítima fatal a estas horas pois facilmente teria sido compactada.
Flavio,
As corridas da F-Truck são um exemplo a ser seguido. Você pode ir cedo para o autódromo que não fica entediado. Quisera as outras categorias terem o mesmo nível de organização. Os autódromos, sem excessão ficam lotados, Negócios são fechados. Empresários do ramo de toda a região onde está sendo realizado o evento são convidados, concorrentes se reunem, idéias são trocadas,…enfim, tudo gira em torno do evento principal, que é a corrida, interessantíssima, por sinal, com todas os fabricantes de caminhões dando a cara para bater na pista, só gostaria de ver mais marcas de pneus e combustíveis também.
oi Flavio Perillo, não é bem a cabine ser ejetada, mas os caminhões da scania e volvo tem as ancoragens no chassis feitas de aluminio e chapas estampadas, assim se houver um forte impacto elas se quebram e liberam a cabine do chassi, como aconteceu em interlagos, em impactos frontais , se for com outro veiculo pesado a cabine pode ficar prensada entre a carreta e o outro veiculo
Obrigado pela resposta. Esclareceu bastante a minha dúvida.
Na verdade não é uma nova tecnologia, e sim caracteristicas desses caminhões em questão.
Abraços
Não entendo nada de caminhões, mas pelo que entendi essa tecnologia de cabine “ejetáveis” lembra alguns acidentes da F1 dos anos 90( a idéia pode ter saído da F1), dependendo do impacto partes do carro se soltavam para minimizar danos ao piloto. Era comum ver F1 “partido” ao meio com o motor de um lado e do outro o cockpit do piloto! Em alguns acidentes nas estradas com essa nova tecnologia puderam constatar que a cabine saia voando e isso ajudava a salvar vidas. Nas corridas da Truck acontece o mesmo, a cabine se solta e pode salvar a vida do piloto(segunda vez que isso acontece na Truck). No acidente de Interlagos, se a cabine fosse fixa o piloto poderia ter sido esmagado pelo caminhão que bateu atrás. Por isso que é complicado “barrar” a tecnologia nas pistas, se por um lado atrapalha o lado esportivo(na F1 diminuindo as ultrapassagens) por outro pode salvar vidas, tudo que testam na pistas um dia pode ser usado nos veículos de rua. Com o passar do tempo os cockpits da F1 ficaram tão seguros que a técnica de deixar o carro “partir” ao meio foi superada, hoje o grande drama nos acidentes da F1 é a desaceleração súbita que pode afetar órgãos internos! Por isso no acidente de Senna na Tamburello a curva não tinha proteção de pneus, estudos naquela curva na época indicavam que se um F1 batesse nos pneus desacelerando +- dos 250km/h(já freiando) para 0 poderia matar o piloto instantaneamente, com o carro batendo e “espirrando” no muro(como nos circuitos ovais da Indy) as chances seriam melhores, aconteceu isso na batida de Berger em 89. Lembrando que corpo de Senna não apresentavam fraturas, somente lesão na cabeça, ou seja a batida foi favorável, o carro bateu e “espirrou” no muro reduzindo a velocidade, o que ninguém imaginava é que uma barra da suspensão poderia atingir a cabeça do piloto! Uma fatalidade que voltou aconteceu com Felipe Massa em 09, mas se Felipe estivesse usando um capacete dos anos 90 com certeza estaria morto, seu capacete fez um “rombo” na parte mais dura, mesmo assim o material cumpriu sua função, salvou sua vida. O fabricante do capacete de Felipe deve estar muito satisfeito com seu produto e Felipe muito mais.
O Cristiano da Matta tá correndo ?
Vou a todas as corridas aqui em Londrina (até a Super Classic eu vejo….rs rs rs rs rs) mas de caminhão não dá
Estive durante os 3 dias no autódromo acompanhando de perto a Truck. A corrida foi ótima, mesmo com a pista estreita houve várias ultrapassagens. As arquibancadas lotadas. Achei estranho o Roberval não ser punido por excesso de fumaça, já que o caminhão ficou umas 3 voltas no mínimo nessa condição, por isso Dirani ficou na espera da quebra ou punição que acabou não vindo.
(Gomes, pedi pra o pessoal “por a lona por cima” da estrutura da Truck e deixar tudo pronto pra a Classic :))
Corridaça!. Vi pela Band. Penso ser esta a categoria mais legal do automobilismo brasileiro. Seja pelas disputas seja pelo fato do caminhão ser muito maior que um carro, e, por isto, é muito melhor de ver ao vivo na pista. Ele fica ‘grande’, mesmo longe dá para ver as ‘atravessadas’, os ‘jogos-contrário’ no meio das curvas ( ‘jogos-contrários’ ??). Muito legal!
A TV disse que haviam mais de 40 mil pessoas no autódromo em Londrina. Para quem conhece o autódromo sabe que lá não cabem mais que 25 mil.
Eu estive lá e não sei calcular quanta gente tinha,mas nunca tinha visto tanta como ontem.Encostaram umas carretas ao longo da reta oposta e aquilo virou área vip. E tem um cara com um skate que se apresenta antes que é o bicho.E nem gosto muito de skate.
abraço
Na corrida passada em Interlagos, perguntei se algum blogueiro sabia como funcionava essa tecnologia de a cabine do caminhão ser “ejetada” no momento do acidente.
Será que alguém sabe se isso pelo menos é verdade?
Olá amigo, vou tentar ajudar, mas vou logo dizendo que sou meio taboca.
Caminhões frontais (cara chata), como o volvo do diumar bueno, possuem a cabine basculante, com dobradiças na parte da frente e travas na traseira (modo simplista, pois ainda possuem sistemas de amortecimento, etc …). A característica importante na construção deles é que o santantônio não está agregado ao chassis, logo, em acidentes graves o caminhão parte-se em 2 partes, que diminui absurdamente a quantidade de movimento do local onde está o piloto. Concluindo que a cabine não ejeta, mas os engastes rompem-se em grandes solicitações, caso dos acidentes. Espero ter ajudado. Fui …….
O automobilismo esta doente e a única categoria que ainda traz disputas puras e verdadeiras é a F-Truck!
Corrida fantástica!!!!!!!!
Não fui a a corrida pois estou a pelo menos 800 km do autotromo, mas a corrida foi 10. Ultrapassagens, dispusta por posições.
É possível fazer um evento bem montado aqui, quem sabe se as categorias de carros aqui estudasse a F-Truck, poderiam crescer muito.
Abraços
Muito boa corrida FG.. Roberval ganhou no estilo corinthiano as ultimas 5 voltas foram dramáticas, foi “piloto” ou melhor “caminhoneiro” pra não perder a corrida hehehehe.
faço minhas palavras do gasparini, é realmente automobilismo puro a F truck e menção honrosa para cobertura da BAND / Teo Jose
Acho que o Dirani so não passou o Roberval no final pois o caminhão do Roberval tava fumaçando pacas so jogando óleo, não dava para aproximar.
achei q ele ia ser punido
Não me falem de Corinthians hoje!! por favor. Já vou ter que aguentar o porteiro amanhã que falou que o jogo ia ser 3 x 0…
Não estou nem aí pra corrida de caminhão, mas o do Corinthians só pode ser o melhor.
Opa, corridona do totti, voou rapidinho pra segundo, e herdou a primeira na penalização do jardim, mas levou 2 passadas no mesmo ponto e abandonou com problemas de embreagem. Para pista de caminhão pequeno, os de maior litragem andaram muito bem, na verdade andou todo mudo embolado. Fazem mágica naquele regulamento para ter esse equilíbrio.
A vw vem quieta morder outro campeonato.
O azarado do im de semana foi o cirino, e zemaria é muito ruim, vai desculpando, ele é pior que o pedrão.
Boa semana pra todos.
Rafa, obrigado pela resposta à pergunta que fiz das cabines “ejetáveis”. Ajudou bastante!
Na verdade, era o que eu também achava. A cabine simplesmente se desprendeu de sua dobradiça e caiu ela pista.
Nada de “cabine ejetável” que o Eduardo Homem de Melo falou durante a transmissão, senão a do Bruno Junqueira por osmose também teria se ejetado.
Como também me considero meio “troncho” queria a opinião de mais alguém.
Valeu!!!!!!!!
Não fui. Más acompanhei pela TV na BAND. Ótima transmissão, e uma camêra on-board impecável. Só vendo para descrever. E hoje tive a certeza que a Truck, é a principal categoria do país, ganhando da Stock.
opa!!! firme e forte aqui no autodromo, casa cheia e uma corridaça!!!