RAIVA DO QUÊ?

SÃO PAULO (sempre se chega) – Rubens Barrichello e Michael Schumacher foram companheiros de equipe por seis anos na Ferrari. Disputaram 104 GPs lado a lado. Destes, Schumacher venceu 49 (47,1%); Barrichello ganhou 9 (8,6%). Schumacher subiu ao pódio 71 vezes (68,2%); Barrichello, 55 vezes (52,8%). Schumacher fez 41 poles (39,4%); Barrichello, 11 (10,5%). No grid, Schumacher largou à frente de Barrichello 79 vezes (76%); Barrichello foi melhor que Schumacher em classificações 25 vezes (24%). Schumacher, de 2000 a 2005, ganhou cinco títulos mundiais. Barrichello foi vice duas vezes.

Os números são bem claros. Nunca houve duelo algum entre os dois pilotos. Foram raros os momentos em que se enfrentaram de verdade. O que sempre houve foi a superioridade massacrante de um em relação ao outro. Essa dupla nunca disputou as mesmas coisas, quando esteve junta.

Por isso que o carnaval que se faz por conta da ultrapassagem de Barrichello sobre Schumacher na Hungria é descabido. O episódio está sendo tratado, principalmente pelo piloto brasileiro, como uma espécie de vendetta pelos anos em que dividiram os mesmos boxes, uma prova cabal de que ele, Rubens, é melhor do que Michael. Prova de que Schumacher é um mau-caráter, desonesto e criminoso. Uma questão de honra.

Foi apenas uma ultrapassagem. Valendo o décimo lugar, numa disputa entre dois pilotos em fim de carreira.

Schumacher tem uma imagem distorcida no Brasil. Me parece meio patológico o ódio que se nutre ao alemão por aqui. Quais são as razões? Por que o apelido, mui criativo, de Dick Vigarista? Porque ele sempre ganhou mais do que os outros? Porque colocou Barrichello no bolso inapelavelmente por seis anos seguidos? Qual é o crime que um piloto comete por ser melhor que o outro? Qual o crime que Senna cometeu por ser bem melhor que a maioria de seus companheiros de equipe, Prost à parte?

Barrichello nutre um ódio que já não sabe mais disfarçar por Schumacher. Será que um dia ele terá coragem de explicar os motivos? Ou o motivo, único e indizível, é o fato de que o alemão sempre foi bem melhor do que ele?

Há motivos para ter tanta raiva? Essa é a pergunta.

Vi todos esses 104 GPs disputados pela dupla dinâmica. Entrevistei Barrichello em todos eles. Ele nunca fez queixa pessoal alguma contra o alemão. Tirando os dois GPs da Áustria, de 2001 e 2002, não me lembro de ver Schumacher ter sido favorecido na Ferrari em detrimento de Barrichello. Rubens deixou de ganhar uma única corrida por ordem de equipe. Presente patético que, diga-se, foi devolvido por Schumacher naquele mesmo ano, 2002, nos EUA. E ambos eram só sorrisos.

Ah, teve Mônaco em 2005. Schumacher passou Barrichello na última volta, ou algo assim. Ele ficou bravo. O combinado era não passar. Combinado? Quer dizer que quando se combina para ele ficar na frente, pode. Quando o combinado é o outro passar, não pode.

Barrichello tem enorme ressentimento de seus anos de Ferrari. É o que demonstra hoje. Mas será que era tão ruim assim? Rubens e Schumacher viviam aos sorrisos. Será que se odiavam mesmo? Rubens o levou para jantar em casa, uma vez, aqui em São Paulo. Michael foi o primeiro a cumprimentá-lo pela vitória em Hockenheim em 2000, sinceramente feliz.

O que, afinal, aconteceu entre esses dois pilotos?

Nada. A raiva de Barrichello, e se não for verdade ele que desminta, tem origem unicamente na superioridade de seu ex-companheiro. Schumacher não tem nada de desleal. Citam-se, sempre, duas passagens para “provar” que é um cafajeste na pista: as decisões de título em 1994, contra Hill, e de 1997, contra Villeneuve. E, aqui e ali, alguém lembra de uma ultrapassagem mais arrojada, de alguma defesa mais brusca, de algum ataque mais incisivo. E, aí, virou o “Dick Vigarista”, apelido medíocre, suburbano, que muita gente usa aqui achando que é engraçadinho.

As pessoas se lembram de mais atitudes “cafajestes” de Schumacher na pista porque, por anos a fio, ele foi o maior protagonista da F-1 e era quem mais aparecia na TV. Cada metro percorrido por ele foi transmitido ao vivo e todos viram. Enquanto as mesmas coisas aconteciam lá atrás e ninguém via. As mesmas manobras, os mesmos ataques, as mesmas defesas. Só que valendo posições intermediárias, irrelevantes.

O brasileiro tem raiva de Schumacher por duas razões básicas: 1) ele superou, de longe, todos os recordes que o inatacável Senna tinha conseguido; 2) porque por seis anos enquadrou um brasileiro, Barrichello, como enquadraria qualquer piloto de qualquer nacionalidade, e aí não seria visto no país como vilão de nada.

É um baita complexo de viralata. Que Rubens ajuda a cultivar com as declarações que deu domingo na Hungria, absolutamente desproporcionais à importância do que aconteceu na pista. Foi apenas uma ultrapassagem, bonita, ousada, e uma defesa desastrada, perigosa, desnecessária. Coisa que acontece aos montes em corridas. Transformá-la num embate épico é uma sandice que beira o ridículo.

Subscribe
Notify of
guest

1.7K Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo
Gustavo
13 anos atrás

Meus parabéns Flávio. Por tudo pela sua sinceridade, por não se deixar influenciar pelas viúvas do Senna e muito menos pela opinião da Globo que influencia a cabeça das pessoas..
Se o Schumacher fosse brasileiro e tivesse o marketing que o Galvão faz ele seria mais “deus” que o Senna.
Ele é o melhor de todos os tempos, pena que as pessoas não lembram que no ano que o Senna morreu o Schumacher ganhava do nosso querido brasileiro de 30 pontos a zero.
Parabéns novamente pela coluna desmostrando que na sua trajetória como jornalista, suas opinioes, não são levadas pela nave mãe, que voce tem personalidade e coragem de enfrentar todos os influenciados…
abs

Wanderson Di Oliveira
Wanderson Di Oliveira
13 anos atrás

O Rubinho, massa e piquezinho deveriam levar um sura de galho de amora pra virarem homens.
Esse 3 são uns malas. .

G T
G T
13 anos atrás

cara, li o seu texto e posso dizer que concordo com tudo, ou praticamente tudo que foi dito!
comparar as carreiras de schumacher e barrichello é piada, o alemao leva vantagem em tudo o que fez ate hoje. nao que eu nao goste do rubinho, pelo contrario, eu gosto dele, e ainda o acho o melhor brasileiro da f1 atualmente, sendo que felipe massa que é tao paparicado pela globo nao chega a ser o que foi o rubens e assim como o rubens, falhou no momento em que poderia dar uma reviravolta na sua carreira, ambos pipocaram e ficaram quietos a ordem da ferrari, mais dai ja é outro caso, o que digo é que o rubinho depois do acidente tem se preocupado mais em atacar o alemao do que a se preocupar com a sua propria vida, rubens ataca ataca e ataca e nao detem resposta de schumacher, ja que o alemao nao é so mais piloto, mas mais profissional e menos invejoso que o brasileiro que nunca ganhou nada na carreira e procura no alemao e na ferrari uma desculpa para seus fracassos desde entao

andré frej
andré frej
13 anos atrás

Discordo, quase que totalmente da análise de FG.
Considero, por sinal, desnecessário um post sobre este assunto.
Mais importante seria, indubitavelmente, um comentário sobre a transmissão parcial, falaciosa e repugnante da corrida e do treino.
O

Jefferson Lucena
Jefferson Lucena
13 anos atrás

E o Senna, não fazia o mesmo? Não era uma outra versão do Dick Vigarista. Por favor, sem patriotismo. Senna era a mesma coisa que Schumacher só que o alemão conseguiu ganhar mais, por que era melhor. Ponto final. Me desculpem as viúvas!!!

adair
adair
13 anos atrás

nao ha muito pra dizer , quase tudo que eu penso foi dito !!!
acho vc um puta jornalista , mas é obvio que o schumacher foi mais piloto , é obvio que ja trapasseou em cima do damon hill , jacque villeneve , …………. , é obivio q vc nao gosta do rubinho , mas não exagera na dose ……………o resto ja foi dito !!

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

POIS É FG, parece que vc conseguiu aumentar a audiência do blog.

Mas acho q tão desnecessária quanto a celeuma em torno do episódio da última corrida, é dar repercussão, como você está fazendo agora.

Achei que você fosse diferente nesse sentido.

abraços

Clemilton
Clemilton
13 anos atrás

O que eu acho é que aqui no Brasil as pessoas veem e sempre vao ver ele com Dick Vigarista, e nao como 1 cara que dominou a sua Modalidade por muito tempo, chegou ate a ficar chato, mas isso era mérito dele.

Luis
Luis
13 anos atrás

Flavio, até que enfim, um jornalista tem a dignidade de escrever a verdade,a manobra do Schumacher realmente foi desnecessária e perigosa,mas, por isso ele foi punido com toda justiça.Agora o que não dá e ver essa “novela” que criou-se por conta da bela passagem do Rubinho, criar esse sentimento de que o Alemão não presta e, o Rubinho vingou-se e pura demagogia, o Schumaker é infinitamente melhor que o Rubinho que , deveria ter a dignidade de reconhecer esse fato, e não ficar posando de “bonzinho que vingou-se do vilão”.Rubinho portou-se durante 5 anos como 2º piloto e, agora as vésperas de sua despedida que se livra de uma imagem, que ele mesmo criou.

Eduardo Raffi
Eduardo Raffi
13 anos atrás

Flavio, boa noite.

Sempre leio sua coluna pelo Grande Prêmio, mas após esta última, sinceramente, me desmotivo a ler qualquer um de seus textos. Sou apenas “mais um leitor”, mas que infelizmente (felizmente?) você perdeu.

1. – Você critica brasileiros pelo seu patriotismo enquanto este mesmo patriotismo nos falta em diversos outros assuntos. Patriotismo é ruim no esporte a motor? Então solicitemos que todos os periódicos ingleses e espanhois sejam fechados, pois, defendem seus compatriotas com unhas e dentes no belissimo duelo Hamilton x Alonso (tão magnifico e tão mau carater quanto o shumi).

2 – Não há dúvidas da superioridade (numérica) do Shumi sobre Rubinho, mas você sabe quantas vezes o “incrível’ shumi copiou os dados dos carros preparados pelo Rubinho.. Todos sabemos que Shumi sempre foi favorecido na Ferrari, não é o patriotismo que fala, são fatos, feeling e declarações que nos revelam.
Por que você não comenta do que o Rubinho, brasileiro (característica que você parece odiar em um piloto) vem fazendo com a esquecida Williams? Alias, você entende mais de F1 do que a equipe técnica da Williams? Engraçado, pq parece que eles não compartilham da mesma opinião que você quando se referem ao talendo do brasileiro.

3 – Senna – Por que você o odeia tanto? Seria sim ridículo se o incrível Shumi (pq ele realmente é um genio das pistas – e isso não é irnonia) não quebrasse os recordes do NOSSO Gênio Senna mais de 10 anos de evolução tecnologica, experiencia pessoal e preparação fisica – além de uma equipe de ponta inteiramente disponível para satisfazer suas vontades (Senna nunca teve isso)… Acho melhor você começar a atentar a fatores que não são apenas números…

Podia passar a noite toda escrevendo aqui pra vc, mas acho que consegui passar um pouco do que sinti quando li seu post… Acredito que você deveria rasgar seu passaporte brasileiro e solicitar um passaporte do “Mundo”, afinal, vc com certeza não seria aceito como cidadão de nenhum outro estado caso fosse solicitado o requisito PATRIOTISMO!

Um forte abraço,

E nos vemos na Terra do Nunca!

Ops, lá os meninos perdidos também são patriotas…

Carlos heitor
Carlos heitor
13 anos atrás

Caro FG , ninguém aqui ta querendo que essa ultrapassagem do Rubinho sobre o Schumacher seja a redenção dele pelos anos que tomou tempo do alemão. Mas a atitude do Schumacher beirou a loucura. Não posso acreditar que um piloto com sete títulos ,possa colocar a sua vida e a de um companheiro em risco na tentativa de defender o que parecia impossivel. Atitude triste e lamentavel do grande campeão que foi ,e que é Schumacher. Acho ate que a punição ficou barata.

Wagner Leao
Wagner Leao
13 anos atrás

Concordo com você em muita coisa FG, posso dizer que a maior parte das coisas que vc escreve, mas devo dizer que vc forçou a barra nessa. Tirando a choradeira do Barrichello, o Schumacher exagerou demais nessa, queria defender uma posição a todo custo , que pelas consequencias da corrida mostrava-se impossiveis. Nessa eu penso que o Schumacher errou feio e olha que admiro o alemão, contudo ele colocou o Rubens e ele em uma situação extremamente perigosa. Todas as critica ao Schumacher são poucas por essa atitude. Forte abraço.

Rodrigues
Rodrigues
13 anos atrás

Que Shumacher e muito melhor que Barrichelo nao resta duvida, mesmo batendo os recordes do Senna nao o faz melhor piloto. Foram 5 anos praticamente sem adversarios(carros e pilotos). A Ferrari era um carro infinitamente melhor que os outros e que dificilmente quebrava. Os adversarios eram fracos, Irvine, Rubinho, Couthard, o melhor deles era o Hakkinen, mas esse ja comia poeira do Senna.
A Lotus do Senna o deixou na mao dezenas de vezes, ele ja era melhor piloto desde 1985, mas o carro de cada 4 corridas, terminava uma.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

O apelido pode ser óbvio, mas é adequado. E a atitude dele, Schumacher, foi desleal, desnecessária e perigosa, portanto, não sei se o ressentimento é só do Rubens, afinal, nunca o vi jogando o alemão no muro quando este o ultrapassava. Também não tem nada a ver com o fato, ao menos p’ra mim, do Rubens ser brasileiro. A fama de desleal de Schumacher foi se formando ao longo dos anos, por conta de seus atos, e não das reclamações de Barrichello.

William
William
13 anos atrás

Oh FG,

Perai o Alemão jogou os outros várias vezes para fora da pista, numca jogou muito limpo, e olha q eu ja acompanho a formula 1 desde 1981. Na épóca do Senna o alemão adulterou a entrada de combustível de abastecimento e alguns detalhes das asas do carro até então proibidos e vc vem dizer que o alemão não eh Dick Vigarista. A faz favor, vc devia estar vendo outra corrida, não a da Hungria, todos na reta do autodromo e na torre de comando viram!! AH Já sei vc eh do Fã Clube do Schumacher e esqueceu de ser jornalista!!

Brackxis
Brackxis
13 anos atrás

Flávio, me responda uma coisa: vc não acha que está ridículo esse seu papel de excesivo defensor e tiete do alemão?
Abra seu olho. A penalidade foi de Schumacher e não de Barrichello. Garanto que se Houvesse um acidente grave, seu discurso seria outro. Sabe o que eu quero dizer….coisa imprensa. Vc é um dos que protagonizaram o detrimento da imagem do piloto brasileiro no país fazendo resenhas como esta injusta para o acontecimento ocorrido esta semana. Ou será possivel que vc não enxergou. Pois todo o mundo está indiguinado com essa manobra dolosa feita por Schumacher.
Seja mais patriota ou vista logo aquela sua camisa com as suas letras preferidas (Germany). Sua implicância já está extra – perceptível.
Forte abraço. Sem ressentimentos.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Brackxis
13 anos atrás

Causei “o detrimento da imagem”? Não entendi picas.

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Bem, até o Schumacher discorda do Flávio tanto que confessou publicamente que a manobra foi violenta e perigosa e pediu desculpas ao Rubens. Agora, que Schumi sempre foi superior a Barrichello nas pistas isso é fato. Mas isso não tira o mérito do belo passadão que Rubens deu no alemão (Dick Vigarista, sim).

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Senhores, o talento prevalece quando tem uma boa máquina equipe e sem pilotos talentosos para equivaler a competição… um piloto disse me de o melhor carro e serei o melhor piloto e foi bi campeão… o alemão não tinha adiversários como talento de senna piquet prost mansel villaneve e esses foram campeões nem sempre com o melhor carro e agora em… simples comparação inté!!!

LeVi
LeVi
13 anos atrás

FG, você realmente me surpreende……..
Quer dizer que a polêmica é Rubens X Michael ?
Ou é a forma que o MS usou para tentar impedir aquela ultrapassagem ? Desleal e perigosa !!!!! Tanto é que foi punido por isso. E o Barrichello tem todo o direito e dever de reclamar.
E, veja bem, ele é chamado de “Dick Vigarista” não por ter ganho do RB enquanto correram na mesma equipe. Acho que você se esqueceu de alguns lances, como p. ex. a batida do Montoya que ele provocou em Mônaco, numa volta de apresentação. E, o que dizer de quem “deixa o carro apagar” numa curva de Mônaco para largar na frente ? É normal ? Ou é coisa de Dick, o vigarista ?
Larga do pé do RB !!

FabioSilva
FabioSilva
13 anos atrás

putz, mais do mesmo. pior e’ ver os caras se degladiando pelo post do Flavio. Nao concordo com muita coisa que ele escrever nesse post, e so’.

João Cícero
João Cícero
13 anos atrás

Vou fazer minhas, as palavras do Professor Mário; sempre acreditei na capacidade do Rubinho, mesmo “chorando” um pouco demais. Ficar à sombra de quem leva o volume maior de dinheiro, nunca foi boa coisa; haja vista o que está ocorrendo com o Massa. O dinheiro pesado é do Alonso, portanto, o nosso piloto vai passar por maus bocados na Ferrari.

Professor Mário
Professor Mário
13 anos atrás

Salve Flavio!
Saudades de vc no rádio.
Acho que você pegou meio pesado nessa. Tá certo que o Rubinho é muito chorão, acho até que melhorou, na minha opinião perdeu ano passado com dignidade, o que é uma evolução.
Mas acho que o Schumacher forçou demais a barra, não é uma questão da posição, não importa se tá disputando a 21, tem que disputar pra valer. ok!!!
Mas achei muito perigosa a atitude dele.
Sobre o Rubinho, na minha opinião ele deveria ter arriscado ir pra Toyota um tempo atrás, teria sido melhor do que ter continuado aqueles dois anos a sombra do alemão, mas isso é só uma opinião de quem nem entende muito de corrida de carrinhos.
Abraços!!!

Sandro Marques
Sandro Marques
13 anos atrás

Flávio, vamos fazer uma suposição. Se como muito se comentou, de fato acontecesse um acidente e os dois morressem após a batida, qual seria a tua avaliação sobre o acontecido?

Fernando Niterói
Fernando Niterói
13 anos atrás

Eu faço a seguinte pergunta aos meus amigos aqui: Vcs acham que Barrichello não sabia da situação que ele passaria na Ferrari? Pq ele só veio falar mal do alemão com tanta intensidade depois que saiu da equipe italiana? Será que não estava expresso no contrato de que ele seria o segundo piloto e assumiu o risco, pois seria o segundo piloto mais bem pago da F1? Ele não estaria cuspindo no prato que comeu, tendo em vista os milhões de euros que ganhou ? Pq ele renovou com a Ferrari sabendo das circunstâncias que estava vivendo dentro da equipe?

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Michele: Quer dizer que o Senna tinha sofrido “só um traumatismo craniano” e ai tudo bem comemorar ??? Bom lembremos o tão falado GP da Austria de 2002 que o Schumacher comemorou bastante dentro do carro e no pódio depois da desaprovação dos outros pilotos e da torcida fez questão de deixar o Rubinho em primeiro lugar no pódio ????

jfk
jfk
13 anos atrás

Flavio, me desculpe mas o schumacher não é flor que se cheire, independente do barrichello ter razão ou não nas reclamações…Schumi X Alonso(esta sim dupla dinamica) os pilotos mais sujos que vi na f1.

Michele
Michele
13 anos atrás

Parabéns pelo texto, Flavio! Você foi imparcial e coerente como sempre. É bom ler um texto escrito por alguém que usa a razão e não a emoção como a maioria das pessoas que emitem opiniões na internet.
O que o texto expõe é que as atitudes “sujas” do Schumacher não foram muito diferentes de outros pilotos, alguns deles endeusados pelos brasileiros e que não há motivo para tanta raiva.
E alguém escreveu que o Schumacher comemorou a vitória em Imola, no dia em que o Senna morreu. Lembro-me claramente daquele gp. Na hora do pódio a única notícia que havia era que o Senna tinha sofrido um traumatismo craniano. Só uma hora, mais ou menos, após o acidente, informaram sobre a morte cerebral e pouco depois sobre a morte. Estavam todos demonstrando muita seriedade naquele pódio. Se o Schumacher comemorou, foi de forma muito contida e respeitosa. Talvez um sorrisinho ao receber o troféu e a obrigatória champanha. As cenas do pódio estão no YouTube e se alguém acha que aquilo é comemoração está exagerando.

Rodrigo Otávio
Rodrigo Otávio
13 anos atrás

Minhas considerações, somente baseado em fatos:
1) Schumacher é e foi melhor que Rubens;
2) FG lembrou apenas duas “lambanças” de Schumi, mas outras tantas foram lembradas aqui pelos blogueiros. ninguém é o piloto mais punido da F1 à toa;
3) Sim, ele pode ser ao mesmo tempo um grande pitloto e um mau-caráter, estas características não são excludentes;
4) Seu comentário lembrando o famoso complexo de “vira-lata” não procede, Flávio, senão não teríamos tantas opiniões convergentes de vários renomados membros do circo da F1 europeu reprovando muitas atitudes do Shumi;
5) Sim, coisas como aconteceram na Hungria (disputa RB x MS) acontecem aos montes na F1, mas se espera de um “gênio” como Shumy algo um pouco melhor, até devido ao seu passado de heptacampeão.
6) Concordo que Rubens não deva considerar a sua manobra, que foi sensacional, como “vendetta”. O que ele deveria ter feito, seria superá-lo quando correram juntos na Ferrari.

É só isso. Respeito as opiniões contrárias dos demais.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
13 anos atrás

Pela primeira vez não concordo com você FG, Shumacker é campeão 7 vezes e é o piloto mais punido da Fórmula1 por atitudes como as do último GP, temos sim que exaltar a coragem e a habilidade de Rubens em tentar uma ultrapassagem, em não se abater com a falta de valorização do povo brasileiro e continuar na F1 por tantos anos sendo muito bem pago por ser um piloto muito bom.

Setúbal
Setúbal
13 anos atrás

Perfeito Flávio!

O legal é que nego critica o Schummy, mas o próprio Senna aprontava das suas e as mesmas pessoas diziam que era “raça”.

Expliquem Estoril em 88. E não me venham com “comparação descabida”, as circunstâncias foram idênticas, embora o caso do alemão tenha sido mais ácida.

Thiago
Thiago
13 anos atrás

Acho que este blogueiro se equivoca quanto ao epta campeão Michael Schumacher.

É claro que os números dele são incontestáveis, tem quase todos os recordes da F1, mas isso não faz dele o melhor piloto, e principalmente, não faz de Rubens Barrichello um piloto tão inferior.

Durante os 6 anos em que foram companheiros, Schumacher foi mais rápido que Rubens, mas devemos nos lembrar quanto à evolução dos carros, em que sempre Michael tinha as inovações e evoluções antes de Rubens, por ser 1º piloto, condição alcançada pelos títulos anteriores.

E quando rubens estava mais veloz era freado para que Michael passasse, palavras de Ross Brawn “tinham finais de semana que rubens estava mais rapido, mas mudávamos a estratégia para favorecer Schumacher”, quando da contratação de rubens pela Brawn-GP.

Acho ainda que este blogueiro, menospreza o piloto que mais vezes correu pela F1, de uma maneira bem pessoal, tenta diminuir as conquistas de Barrichello.

Até a chegada de barrichello na ferrari, Schumacher não havia ganhado nenhum título e havia sido excluído campeonato pale manobra em cima de Villeneuve, o que é a maior mancha na carreira de um piloto, e ainda mais, Schumacher é o piloto mais punido de toda a história da F1.

Não são os brasileiros que afirmam isso, e sim Michael Schumacher com suas atitudes na pista. Em 1994 Senna sabia que Schumacher e Briatore estavam roubando com equipamentos de largada e reabastecimento ilegais, o que se confirmou ao longo da temporada, e o Sr. Flavio Gomes tem a cara de pau de dizer que é invenção de brasileiro que Schumacher é um “dick vigarista”.

Apesar dos títulos e dos recordes, Michael Schumacher é o piloto que tem uma das piores imagens na F1, pois atualmente nem os alemães dão apoio às loucuras e ao desempenho pífio que vem apresentando.

Portanto Sr. Flavio Gomes, mais respeito ao falar de Barrichello e preste mais atenção quando for falar de Schumacher, pois este é sim um dos pilotos mais sujos da história da F1.

PS: se Schumacher é tão bom, porque o carro da Brawn, acertado por barrichello e Button foi campeão, e o carro da Mercedes(com muito mais $$$$$) acertado por Schumacher é um droga e não chega a lugar nenhum??????

Simon
Reply to  Thiago
13 anos atrás

Esse é o melhor comentário deste blog, resumiu tudo certinho certinho…

Roney
Roney
13 anos atrás

Gosto muito do blog, não sou expert em F1 mas discordo do Flavio. Acho que o MSC sempre foi um piloto mediano com um carro tão superior quanto um Gol GT é de um Gol1000. Se ele é bom carater ou não, acho que só quem convive com ele pode ter certeza, mas acho que a raiva entre ele e Rubens é recíproca. Acho o Rubens um piloto mediano como MSC, entretanto me parece ser excelente em desenvolver um carro, talvez a história que ele tanto deseja cravar está em ser um chefe de alguma equipe. Opinião é opnião, respeito a sua como respeito a do Babão Bueno que ainda tem corajem de dizer que o MSC está se divertindo …rsrsr

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Flávio…
quem tem raiva de quem aqui?!
pq sinto um belo ressentimento nas tuas palavras falando disso!! Tomou algum coro do Rubinho no Kart ou algo assim?! E daí resolver atirar para todos os lados?! Ou de fato vc está ficando sem assunto para escrever!!
Fala sério… faça valer o espaço que vc tem!!!

by the way… a ultrapassagem de Rubinho em Schumi na Hungria foi e será sempre uma grande ultrapassagem. E se vc é mesmo piloto saberia sim, que se a sorte não tivesse dos dois lados, diga de passagem, ambos (se nao mais pessoas) poderiam ter sofrido um acidente mto serio a 300 por hora!

Márlon Jatahy
13 anos atrás

Esse texto do blog sim me pareceu de uma parcialidade pró-schumacher que não tem cabimento.
.
A Era Schumacher foi horrível para a ética no esporte. Sempre quando observo alguém buscando defender o alemão é sempre a mesma ladainha dos números tentando ofuscar o mau caráter do piloto multi-campeão.
.
Schumacher nunca vai mudar. Sempre vai ser criminoso nas pistas. O mal. Rubens, o bom. Infelizmente na F1 atual o que vemos prevalecer na maioria das vezes é o império das falcatruas, das trapaças e das condutas anti-desportivas.
.
Ver o mundo se voltar mais uma vez contra Michael Schumacher por sua conduta contra Rubens faz bem. Assim como as vaias na Austria em 2002, assim como contra Hill em 1994, contra Villeneuve em 1997 e contra Alonso quando estacionou o carro no meio da pista, na classificação.
.
De nada adiantam vários títulos mundiais se é um trapaceiro, um vigarista ou aquele que bem mereceu a alcunha de Dick Vigarista.

diogenes
diogenes
13 anos atrás

Inclua no rol dos idiotas que nao entendem de automobilismo o Stwart e o Watson. Os comentarios dos dois realmente sao frageis, coisa de inconsequente, de amigos do Rubinho. Ora vao planta batatas!

caveira
caveira
13 anos atrás

Nada disso importa…… O que realmente importa são as coisas que farão com que você seja aceito ou não por Deus, no CÉU……. Quem julga é Deus, e eu, como ser humano desejo que todos os meus semelhantes sigam o caminho da paz. Não irei julgar Schumacher ou qualquer outro, mas SE Eu fosse Deus, Schumacher não iria para o Céu. Mas como o momento de sua morte ainda não chegou, sempre há tempo para o verdadeiro arrependimento e a adoção de um novo modo de agir…..

Boa Morte a todos
Caveira

adriano
adriano
13 anos atrás

Flavio,
Uma correção: Michael ficou feliz e foi o primeiro a cumprimentar o Barrichelo na sua primeira vitória ( Alemanha ), foi porque ele “roubou” os pontos de seus adversários no campeonato, na época Mika e David da Mclaren, pois ele estava fora da corrida e certamente os pontos do vencedor iriam para a equipe adversária, diante das circustâncias. Lembre-se que o unico carro reserva foi para o alemão e devido a isso Barrichello largou em 18a. posição.

Christian Mello
Christian Mello
13 anos atrás

Não entendo porque o Flavio Gomes pega tanto no pé do Rubinho. O Schumacker é mau caráter, jogou o carro em cima do Hill, fez tantas outras e por milímetros poderia ter saído um acidente talvez até fatal nesse último episódio. Acho o Flávio extremamente tendencioso e preconceituoso. Se tivesse acontecido com qualquer outro piloto, seu discurso seria diferente. Até o semblante do Flávio muda quando ele fala do Rubens. Me parece que quem tem raiva é o Flávio do Rubens.

Edeval
13 anos atrás

Mais uma vez o Sr. Flávio comete seus devaneios inconsequentes, talves seja o “complexo global” de não ser aquilo que gostaria de ser.
Triste sina! Nasceu para ser bloguista e não comentarista da Rede Globo.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Edeval
13 anos atrás

É blogueiro que se diz.

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Uma pena que o FG, que gosta tanto das coisas alemãs e tantas vezes já foi para a Alemanha, entende tão pouco da índole, da alma da raça alemã, tão bem exemplificada por Michael Schumacher e tantos outros exemplos ao redor do mundo…

Nizo Queiroz
13 anos atrás

A assessoria do Schumi esta agindo bem mundo a fora, pagando bem para que “blogalistas” o defendam. Me explique voce essa sua raiva?

rodovalho
rodovalho
Reply to  Nizo Queiroz
13 anos atrás

Acho o Rubens um pé-de-chinelo, e o Schumi um dos maiores pilotos de todos os tempos. E não recebo um tostão pra dizer isso.
Aliás, o pé-de-chinelo chorão não está sozinho nas idiotices que fala. A Ferrari acaba de divulgar o áudio das conversas entre o Massa e o engenheiro da Ferrari. Mais de uma vez, o engenheiro pede pro Massa acelerar, pra tomar cuidado c om a aproximação do Alonso. Mentira tem perna curta, meus amigos.

Ska
Ska
Reply to  Nizo Queiroz
13 anos atrás

Tem mesmo: Em outra, Alonso pediu via rádio para que o time italiano favorecesse a ultrapassagem sobre Felipe.

Mauro Andres
Mauro Andres
13 anos atrás

Oi Flavio,

Acho que você explicou bem o que rola com o Rubens.

No fundo, acho que a raiva dele é com ele mesmo. Se houve uma injustiça na carreira do Rubens foi a responsabilidade que a torcida jogou nele após a morte do Senna.Não dá pra comparar, assim como não dava pra comparar com o Michael. Aí vem a parcela dele: Ele comprou a idéia de que poderia e isso acabou se tornando seu maior problema, pois a cada nova expectativa gerada (e que ele mesmo alimentava), acabava vindo uma decepção muito maior onde ele sempre tinha um culpado para seus fracassos onde a responsabilidade nunca era dele.

Uma pena, pois ele é um ótimo piloto e se tivesse trabalhado as suas qualidades (e limitações) sem criar maiores expectativas a ninguém, certamente ele não estaria com essa ferida aberta que ele mesmo fez.

abs!

Mauro

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Acabei de ver a saida dos boxes do Schumacher no GP do Canada de 2010 quando jogou o carro em cima do Kubica deliberadamente. Querer falar que a ultrapassagem do Rubinho em cima do Schumacher tem ressentimento é RIDICULO tb .. por acaso tem recentimentos do Kubica com o Schumacher ??? o Massa tentando ultrapassar o Schumacher a mesma coisa …. ressentimentos do Massa ??? Acho mais uma tentativa do blogueiro criticar o Rubinho e puxar o saco do Alemão … não precisa nem entender muito de F1 mas qualquer um que acompanha a temporada de 2010 com um pouco mais de atenção que o Bolgueiro sabe que as atitudes do Alemão são recorrentes sobretudo em 2010 e tentar desviar o foco p/ a epoca de Ferrari do RB e MS é puxar o saco do Alemão e dar uma esculachada com o Rubinho.

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Normalmente não fico entrando em blogs p/ discutir, mas acho a ridiculo qualquer critica ao Rubinho e qualquer tentativa de amenizar oque o Alemão fez . Isso não tem nada com o passado, o que fez é condenavel por isso inclusive ja foi punido… as opiniões dos pilotos e ex-pilotos de F1 , como Nick Lauda e Jackie Stewart entre outros, são unanimes quanto ao ocorrido, acho que ninguem neste Blog tem conhecimento do esporte o suficiente p/ emitir opiniões diferentes às dos pilotos que foram unanimes.

Alfredo
Alfredo
13 anos atrás

Flavio,
Parabéns pela coluna! Até que enfim alguém tem coragem de dizer a verdade e acabar com essa choradeira sem sentido. Assino embaixo do que vc disse, e, permito-me acrescentar um comentário:
Por que essa celêuma toda em torno dos jogos de equipe na fórmula 1? É um absurdo dizer que seria uma atitude ati-desportiva, pois a fórmula 1 é um esporte de equipes, onde o trabalho da equipe conta em mais de 80% para o resultado. Porque ninguém reclama de “jogo de equipe” no ciclismo, onde vários participantes de uma mesma equipe correm com o propósito declarado de proteger e favorecer um só de seus membros?Aí é permitido jogo de equipe e ninguém acha isso anti-esportivo? E observe o papel da equipe preparando uma bicicleta é infinitamente menor do que o da preparação de um carro de fórmula 1… Por que seria anti-esportivo haver um primeiro e um segundo piloto, e ordens de equipe?! Parece-me ridícula toda essa polêmica.
Abs
Alfredo

Rodrigo Alves
Rodrigo Alves
13 anos atrás

Po, meu comentário de ontem a noite não foi publicado…

Alfredo
Alfredo
13 anos atrás

É um absurdo você olhar as coisa de uma forma tão míope.
Schumi começou na Benetton com um carro fora de norma sob o comando de um capo chamado Briattore.
Na época tinham que “revelar” algum novo nome para substituir pilotos que beiravam ou já estavavam na aposentadoria tais como Senna, Prost, Mansell, Piquet, Lauda e outros.
Para ganhar títulos e corridas jogou carro em cima de Damon Hill, Jacques Villeneve, fez barbaridades, paraou em uma curva de Mônaco durante a classificação etc… não me venham comparar com os atropelos de Senna e Prost, estes sim travavam uma vendeta própria entre os dois.
Mistificar Schumi como o melhor, que colocou pilotos como Irvine, Barrichello e outros no chinelo, mostra um raciocínio quase infantil.
A Fórmula 1 é um jogo de interêsses, é um comércio que atrai milhões em patrocínio, sem nenhuma auditoria externa, uma firma pode dizer que gastou milhares de dólares no desenvolvimento de uma asa ou outra coisa e não há qualquer controle sobre esta “caixa preta”.
Schumacher é representante desta era. Sim, é um Dick Vigarista, que fez história e pela sua trilha seguem hoje Fernando Alonso e Louis Hamilton.

MARCELO
MARCELO
13 anos atrás

Flávio, dizer que os brasileiros tem raiva do Shumi porque ele superou os números de Senna é coisa de amador, de quem não acompanha e não entende de automobilismo. São épocas diferentes, carros diferentes e pilotos diferentes……Fico surpreso e até um pouco decepcionado com seu infeliz comentário.
Rubens saiu da Ferrari um ano antes do término do seu contrato. Será que o alemão não teve nenhuma participação ativa nesse desentendimento interno? Na verdade os motivos somente o Rubens pode dizer.
Ninguem, nem pilotos, jornalistas podem realmente afirmar os reais motivos dessa raiva.

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Concordo plenamente com o texto. Flávio não defende a manobra. O PRÓPRIO SCHUMACHER reconhecdeu e pediu desculpas, lembrem-se. Flávio não entende é essa ira infundada ontra o alemão. Justificam-na por certas atitudes dele, mas não se lembram, por exemplo, das presepadas equivalentes que São Senna fez. É dor de cotovelo, mesmo. Tenham dó!

Luciano
Luciano
13 anos atrás

E lá vem mais choradeira na F1 com o possível retorno de J.Villeneuve como piloto/sócio da novata Durango para a temporada 2011.Vai ser duro aguentar Alonso,Rubinho e demais chorões.Haja lenço !!!