MENU

domingo, 29 de agosto de 2010 - 11:18F-1

SPAZINHAS (3)

SÃO PAULO (vai bem, o menino) – Chuva nas duas pontas: na primeira volta e, depois, nas últimas. São os caprichos de Spa. Que, claro, mexeram na história do GP da Bélgica. E do Mundial. Foi a água marota, por exemplo, que começou a acabar com as chances de título de Alonso, acertado por Barrichello no fim da primeira volta — quando a água caiu só para lembrar a todos que ela estaria por lá, à espreita. Fernandinho teve um domingo daqueles. Sobreviveu à pancada (Rubens, não), arriscou pneus intermediários, a chuva parou, trocou de novo, fazia uma prova bonita, entrou nos pontos, mas no fim, quando a chuva apertou de novo, errou sozinho, rodou, bateu e tchau.

Tchau campeonato? Bem, pode ser que na próxima corrida todos tenham azar e ele, não. Mas não é muito provável.

A chuva, porém, não teve nada a ver com a tragédia de mais dois postulantes ao título, Button e Vettel. Jenson estava bem na corrida, faria pontinhos importantes, mas estava mais lento que Tião Alemão. Que foi para a ultrapassagem, claro. Não acho que Vettel tenha sido tão desastrado assim. Tirou para passar, o carro balançou, apontou para dentro, bateu. Furou a lateral de Button, tirando o inglês da corrida.

E tirando-o do campeonato, também? Acho que Jenson está na mesma situação de Alonso. Precisa urgente de uma vitória e de uma desgraça coletiva dos rivais.

Vettel errou, embora tenha sido um erro menor do que o que tentam desenhar, e foi injustamente punido. Aquilo é acidente de corrida. Não se pode reprimir tanto as tentativas de ultrapassagem. Mesmo assim, faria pontos, não fosse o pneu furado quando passou Liuzzi, e aí, tchau.

Tchau campeonato? Para Sebastian, ainda não. Está um pouco à frente de Button e Alonso e tem um carro bom o bastante para ganhar corridas. Só que precisa, igualmente, que Webber e Hamilton tenham domingos tão ruins como o que ele teve em Spa.

Webber e Hamilton, Hamilton e Webber. São três pontos pró-Lewis na classificação, 182 a 179. O Mundial começa a ficar com a cara de um dos dois. Vettel, em terceiro, está 31 pontos atrás do mclariano e a 28 do canguru. Mas são seis provas pela frente. Ainda tem água para rolar. De qualquer forma, os dois ponteiros são aqueles que, até agora, mais merecem o título. Webber erra pouco (errou na largada, mas se recuperou bem) e não se envolve em trapalhadas como Vettel. Hamilton brilha na pilotagem. Se teve problemas com Button no início do campeonato, agora não tem mais. Entre outras coisas, porque o companheiro tem andado mal em classificações.

Além da briga na frente, o GP belgicano teve atuações muito boas de vários pilotos. Massa foi sólido e consistente, em condições que não são as ideais para ele, e se segurou em quarto. Kubica só perdeu o segundo lugar porque parou errado nos boxes no pit stop, e Webber passou. Mas foi ao pódio de novo. A Lada vai bem em seu ano de estreia na F-1. Sutil confirmou a boa performance da Force India em pistas como Spa, de alta, e fechou a corrida em quinto. Rosberguinho e Schumacher, sexto e sétimo, largaram lá atrás, trocaram de pneu na hora certa, brigaram entre si, fizeram ótimas provas. Kobayashi foi o show de sempre, vendendo caríssimo cada ultrapassagem. Petrov, que também largou lá no fundão, pontuou. Sibéria adiada. E Alguersuari fechou a zona de pontos andando com segurança numa pista difícil para garotos inexperientes.

Pena para Barrichello que sua corrida 300 durou menos de uma volta. Ele não costuma errar nesse tipo de piso, em início de prova. Mas errou, acontece, a vida segue.

183 comentários

  1. Alexandre disse:

    Flavio,
    fiquei com uma duvida que talvez você ou alguem que acompanhe o blog saberá dizer: porque depois de tanto tempo, voltou a ter na transmissão a mensagem de que “o ministério da saúde adverte… blábláblá?” Apareceu alguma propaganda de cigarro? Tudo bem que teve aquela discussão sobre propaganda subliminar na Ferrari, mas nem por conta disso esta “mensagem” aparecia nos treinos e nas corridas. Inclusive o Galvão falou algo no treino de Sábado de que estas gravações são obrigatórias e falou sobre o momento em que elas devem aparecer, mas não ouvi direito. Alguém sabe dizer?

  2. wanderson disse:

    na ultima corrida na hungria se nao me engano ja achei uma palhaçada o tião alemão (como vc diz) gesticular daquele jeito nos boxes quando estava tomando puniçao
    merecia uma bela bandeira preta pelo teatrinho

  3. Indy gnado disse:

    O que o Vettel fez nem polito cadete(piloto de kart entre 8 e 10 anos) faz. E voce vem falar em coisa de corrida.
    Aquilo foi burrice mesmo.

    Lembre-se tinha chuvido fazia alguns minutos.

  4. Paulo disse:

    Primeira corrida de 2009. Button liderando e nas últimas voltas, Vettel, em terceiro abanando atrás da BMW de Kubica que estava em segundo. Chovia e o garoto Vettel, inexperiente, achou Kubica ao tentar ultrapasssá-lo. Quem se deu bem? Rubinho que vinha longe em quarto e a Brawn GP pela dobradinha na corrida de estréia.

    Esse ano já fez o mesmo com o companheiro de equipe Webber, só que esse com uma sorte dos diabos, ainda conseguiu chegar em terceiro após o choque.

    Vettel ainda não aprendeu que chegar é uma coisa e passar é outra.
    Rubinho, no comments! 300 Gps e zero de experiência.
    Hamilon: O FODÃO!!
    Galvão: É o pet, é o pet, é o pet e cadê o Alonso?!

  5. luisfernando-rj disse:

    o tião alemão é um perigo devia correr sozinho,depois diziam que era o kimmi que gostava de um birinight.quanto ao ruinzinho barrichello vai confirmando a sua fama de acertador de carros,deu uma tremenda estampada no dom alonso das lamúrias.hamilton está com sorte de campeão,mais seis corridas ainda é muito asfalto pela frente.

  6. Gustavo disse:

    Ah se fosse o Alonso que batesse no Rubinho…

  7. Luiz Salomao disse:

    Pro Alonso ser campeao + 1 vz ele precisa ser mais constante. P mim ta fora da disputa, so por 1 milagre o titulo fica com ele. Se achando um Deus c 50 % de chances de ser campeao, no Q3 nao deu conta de fazer uma volta rapida e ficou la p tras. Na corrida perdeu o carro na curva e foi chapuletado pelo Barrica, mas ate ai tava tudo bem, a merda maior veio com a ideia de colocar pneu de chuva quando todo mundo tava vendo q a pista ia cecar pq a nuvem ja tinha passado. Ate eu aqui no BR ja tinha reparado nisso, so o gostosao da bala chita, com 50% de chances de ser campeao nao viu. E se a ideia foi do retardado do Domenicali, tb nao deveria ter acatado!! Bem feito, ta fora da disputa!

    O Hamilton foi um arraso. Fez quase o mesmo tempo da poderosa Red Bull no Q3 e na corrida nao bobeou e faturou a bagaca de ponta a ponta!!!! So bobeou quando escorregou na curva molhada e deu um passeio na brita. Mas o q importa é o passeio q ele deu na concorrencia. Merece estar liderando o campeonato. Eu to torcendo por ele. Aqui no BR, tenho certeza q ele tera a torcida a seu favor, se for p nao ter um brasileiro no ponto mais alto do podio, a torcida vai querer o Hamilton.

  8. Alex disse:

    Não acho que Vettel errou não. Aquilo foi de corrida. O cara perdeu seu carro provavelmente pela mistura fatal de pista molhada e pressão do vácuo do carro a frente. Infelizmente sobrou para o Button. Quanto a Barrichelo, foi simples azar. Ele desceu para a curva embolado com um monte de gente. Não tinha o mesmo espaço dos outros, que perderam a tangência também (vide a imagem), mas não acharam nada na frente pra bater. Podia ter acontecido com qualquer um que tivesse no lugar dele naquele momento. Pura loteria.

  9. Marcello disse:

    Ahhh… FG, tanta parcialidade com o Tião “Nigel Mansell” Vettel. Quantidade de erros desse garoto dava para fazer um longa metragem…

  10. Wagner disse:

    Amigo Flávio,

    El Fodon se fodeu novamente.

    E Vettel não cometeu um erro.

    Cometeu dois.

    Pois a primeira pancada, foi decorente do ato de frear tarde demais em piso molhado.

    E o pneu furado foi ocasionado por uma ultrapassagem desastrada (mais uma) sobre o Sutil.

    Abraços

  11. André disse:

    Já tá tudo comentado. O Petkovic correu ontem. Em Monza corre quem? O Ronaldo não dá, não cabe no cockpit!

  12. Murilo disse:

    Não sei se está mais difícil para o Alonso conquistar o Tri !!!! ou para nós que amamos a F1 assistirmos as transmissões feitas pela globo . O Galvão Bueno e o Reginaldo Leme subestimam a inteligência dos telespectadores com suas patriotadas ridículas e descabidas !!!!!!!
    E a história da faixa que a globo exibiu no final da corrida ??!!! e ainda teve o Reginaldo Leme dizendo que o Massa fez uma grande corrida !!!!!!!!!!!
    O pior é que ainda tem gente que “compra” ai ideias desses dois lamentáveis jornalistas . Sem falar na tentativa de transformar Alonso no inimigo número 1 do Brasil.
    Alonso não “roubou” a vitória do Massa , já que foi o próprio Massa que cedeu sua posição para o Alonso.
    Lamentável !!!!!!!!!!!!

  13. Tricky track. Pena, Rubens. O erro de Vettel teve mais a ver com avaliação ruim da aderência do que com afobação. Já o segundo foi cagada mesmo. Torço cada vez mais para Webber. Já Alonso, lei do retorno…

  14. BarbeiroemSpa disse:

    Vettel, bela demonstração de habilidade! huahuahuahua

    Ó FG, comparar o Vettel/Mansell com o Senna foi justissimo!
    Ele pulou a parte das atuações geniais e passou direto pra batida em outros pilotos! kkkkkkk

    Grande atuação do Lewis “Senna” Hamilton, maior talento natural a desembarcar na F1 desde o Airton! Material para Top 10 (melhores de todos os tempos), tomara que confirme!

  15. MSM disse:

    Esqueci de mencionar, vcs prestaram atenção que o Gavião chamou o Petrov de Petkovic?
    Será que ele estava narrando a F-Superleague?

  16. MSM disse:

    Outra boa corrida em Spa, o que aliás é sempre. Péssiam largada do Webber, mas depois se recuperou na prova, teve sorte com os ponteiros se dando mal e ficando para trás.
    Hamilton fez uma boa largada e não deu chance para os outros, mesmo errando ao sair da pista molhada e conseguir encostar de leve no guard-rail, voltou na frente e depois abriu de novo uma vantagem legal.
    Kubica voltou a fazer uma boa prova e só não terminou em 2º porque errou a parada no box, mas estava com certa tranquilidade, poi o Webber não conseguiria passá-lo na pista.
    Boa disputa entre Button e Vettel e mais uma atrapalhada do alemão. Vinha tão colado no inglês, que qd tirou o carro para não bater acabou perdendo a traseira e rodando para cima do radiador da Mclaren (achei o drive-trough correto).
    Alonso fez uma corrida ruim e o Massa manteve o desempenho que a Ferrari oferece, em nenhum momento apareceu na prova.
    O Sutil voltou a andar bem e até deu uma certa pressão no MAssa.
    O bom duelo caseiro na Mercedes foi interessante, e até que o Schumi, que largou lá de trás e fez uma corrida lembrando os bons tempos e merecia, desta vez, terminar na frente do Nico.
    Petrov também fez uma corrida boa, largando lá de trás na companhia do Schumi e chegando nos pontos.
    Alguersuari foi o azarão do dia, chegar nos pontos em Spa com tudo que aconteceu na pista e com o fraco carro da Toro Rosso, já é para comemorar muito.
    E para finalizar a corrida de nº 300 de BArrichello exemplificou bem a carreira dele na F1.

  17. FG, convido para ler meu blog – estou comparando Vettel a Nigel Mansell. Velozes e estúpidos os dois.

    Será uma honra tê-lo por lá, e aos amigos daqui também.

  18. Fernando disse:

    Prezados Bom dia, desculpe nobre Flavio Gomes, o Vettel errou feio, coisa de piloto de quinta categoria. Digo isso, por que somente o Vettel entende que vai ultrapassar de qualquer forma, esqueceram de avisar para ele que a disputa do campeonato acontece em todas as corridas, em todas curvas, não dá para relaxar, e ele já não é tão inexperiente assim, tá relaxando demais esta numa equipe de ponta e já aprontou demais, tem feito várias c…, parece que tá jogando video game se errar sai e volta novamente, esquece que ali é só uma chance e nada mais.
    Não tem a noção de por exemplo cozinhar algumas voltas atrás do piloto que vai a sua frente para entender onde é mais rápido? Não tem aquela calma de ficar colocando o carro aqui e ali para dizer olha tó aqui se vacilar eu passo, não induz o outro ao erro, erra sozinho e feio.
    Em 1993, Senna em Monza perdeu a Mclaren sozinho na traseira do carro do Brundle, se não falha a memória em um acidente parecido, a diferença é que tinha pouquissimas chances de chegar ao título ou praticamente nenhuma e Brundle, bem nem precisa dizer não estava na lista dos favoritos ao título.
    Vettel jogou fora a sua corrida e colocou para fora o Button que tem e tinha melhores chances de disputa no campeonato.
    Mereceu ser punido sim, merecia mais, uma bela bandeira preta, ao menos assim não teria se envolvido em mais confusões na corrida.
    Não se trata de mitigar as ultrapassagens, mas sim de evitar que afoitos estraguem a corrida dos outros seja de quem for.

  19. Leandro Gervasio disse:

    ATEMÇÃO: LEWIS HAMILTON TEM A 18º MELHOR CARREIRA DA HISTÓRIA DA FÓRMULA 1 EM APENAS 65 GPS: 1 TÍTULO, 14 VITÓRIAS, 18 POLES, 34 PÓDIOS

    E A NARRAÇÃO DA GLOBO TRATA O CARA COMO SE FOSSE O CHANDOCK, É BRINCADEIRA?

  20. luiz trindade disse:

    O galvão é mesmo demais, além de chamar petrov de petkovic e falar um monte de aspeneira, não deixou de falar pela miléssima vez no acidente do burti e pra pra variar como acontece toda vez que narra uma corrida com chuva, a estória que o gugelmim lhe contou de silverstone em 88.

  21. TOM SEM FREIO disse:

    Nao acho que o Barrichello, tenha cometido um erro. A pista ja estava molhada ali naquela freada, os caras vem babando, e com a pista molhada e pneu pra pista seca, tinha que dar nisso. Na hora pensei: esse Espanhol tem muita sorte, porque tomou tremenda porrada, e nao aconteceu nada com o carro. Menos mal que depois errou sozinho, porque queria ser mais rapido do que podia.

  22. Felipe disse:

    bom..nao sei se ja falaram aqui…nao li tds comentarios…mas o galvao é ridiculo…alem de tds as perolas q ele falou ja citadas aqui…teve a da faixa da torcida…nao lembro exatamente o q tava escrito..mas era algo do tipo q o alonso roubou o massa naquela ocasiao…
    mas se o massa deixou passar, nao tem como ser roubo ao meu ver..
    e o galvao ficou repetindo umas 3 vezes o q tava na faixa e so sossegou qnd no final da corrida mostrou a faixa na transmissao…eu torço pro brasil…mas é impressionantemente ridiculo o q o galvao tem pelo massa

  23. vitão disse:

    o termo belgicano foi muito bom !

  24. Tainara disse:

    lewis esta cada vez melhor!

  25. Enio disse:

    Vão me disculpar sou um Zé ningeuem mas minha opião é que depois que o Airton Senna morreu não assiti mais a Fpormula 1 não tem e não terá mais Brasileiro com sangue e raça como ele.

  26. Leandro Gervasio disse:

    Algumas constatações:

    A Começar pelo treino, Hamilton com a pista molhada no final ficou a poucos décimos de Webber, teria feito a pole. Assim como ganharia a corrida com os pés nas costas se não tivesse chovido, porém ainda assim ganhou, é de longe o melhor piloto do grid (apesar do trio da gloriosa Rede Globo nunca ter mensionado isso em nenhuma corrida. Estranho não? Será que ele não é tão bom assim e só eu não vejo?). Tem tudo para ser Bi-Campeão.

    Só Webber pode tirar o título dele, e se o fizer será merecido, tem guiado muito bem em todos os tipos de traçado e circunstâncias adversas. Grande temporada.

    Disseram ai em cima que o Vettel é o Hamilton de 2007 e 2008. Não concordo. Hamilton em 2007 emplacou 9 pódios seguidos e foi o vencedor mais cedo na Fórmula 1 (na 6º corrida se não me engano), venceu 4 corridas e perdeu o títulos em dois erros nas últimas duas corridas (normal para um novato). Só que vettel não é mais um novato, sim ele é novo, mas não está em seu ano de estréia, já tem bagagem, já venceu corridas e fez poles, não vai poder culpar a juventude pelo resto da carreira por suas barberadas.

    Button é o come-queto, mas queto demais pro meu gosto, é um piloto técnico e calmo, mas isto em um campeonato de grandes pilotos com bons carros não basta para ser campeão, tem que ter aquele DNA de gênio ou um carro infinitamente superior aos demais, como ele tinha o ano passado (sorte mesmo ele teve foi de ter o Barrichello como companheiro, imaginem se fosse um Kubica…).

    O Alonso é um grande piloto, um dos melhores da história da Fórmula1, e esse é justamente o problema dele, ele tem um ego maior que o carro que pilota, e não admite em hipótese nenhuma que erra, que é humano, que erros acontecem e etc. Se a humildade não chegar no seu Cockpit não vai chegar a lugar nenhum.

    Campeonato aberto entre HAMILTON e WEBBER. Com chances para Vettel porque a RBR vai insistir em dar prioridade a ele. Button e Alonso estão fora. O Primeiro não faz nem sombra para o companheiro e o segundo precisa vencer a soberba antes de vencer as corridas.

    De resto: KUBICA URGENTE EM UM CARRO DE PONTA, O CARA É UM CAMPEÃO DO MUNDO QUE PODE SER DESPERDIÇADO POR NUNCA TER PILOTADO UM CARRO VENCEDOR.

    Quanto brasileiros… Prefiro não comentar. (Não cheiram nem fedem.

  27. CARONA disse:

    Spa sempre foi meu circuito predileto!!!

    Só os melhores fazem bonito lá ele nunca deveria ter saido do calendário….. outro que eu adorava era o GP de Hockenheim mas agora virou uma pistinha hibrida e sem graça, isto é de doer quando me lembro do antigo circuito.

  28. Lucas disse:

    Outra coisa a ser ressaltada nesse GP: O que o Domenicalli tem de ruim, o Brawn tem de bom. Impressionante a série de lambanças que o primeiro fez com o Alonso, deve tar dando graças a deus dele ter abandonado, depois de tanta burrada por parte da equipe. Justamente o oposto do Brawn, que numa corrida cheia de mudanças de condição, fez uma estratégia simplesmente perfeita e catapultou pra frente os dois carros, que começaram lá de trás. Fico me perguntando quantas televisões o Montezemolo já não quebrou quando se lembra que o Brawn já foi da equipe dele…

  29. Bruno disse:

    O vetel fez trapalhada sim, mas ele tem garra de campeão vai pra cima mesmo não importa se e parceiro de equipe ou não deu azar mas não merecia punição coisas de corrida, quanto a questionar o talento do Vetel não tem nem oque discutir o cara e fera.o Rubens errou e deu azar como sempre, para ser uma grande campeão tem de ser ousado ter talento e muita sorte como o maior Michael Schumi.

  30. hildo disse:

    Novidade ,,, surpresa seria se ele tivesse ganho a corrida , vc acha normal o cara correr 300 corridas e nunca te sido campeão mundial , paciência mada ele ir gastar o dinheiro do pai dele ….pra piloto ele ñ serve…

  31. Antonio disse:

    Nunca fui muito fã do Rubens Barrichelo, mas o que ele fez com o Imbecíl do Alonso, realmente valeu….Gostei de ver isso sim é que espírito de equipe….e se eu fosse o Massa pagaria uma boa churrascada para o Barrichelo. Ah, propósito dane-se a Ferrari, pois pra quem gosta de carros de verdade tem lamborghini, Bugatti e Mercedes CLS…

  32. P.Lôbo disse:

    Essa foi realmente a corrida dos 300 do Rubens… 300 segundos na pista…

  33. Estou aguardando o chassi novo + precisamos um motor para empurrar.
    Com relação a Spa, ano que vem tem + quem sabe com uma vitória né!
    Abraços continuo na torcida velho
    Jair Campanella

  34. Brown disse:

    Mais uma ótima corrida de Lewis, na temporada.
    Depois da quebra na Hungria, ele provou que está concentrado no seu objetivo: o título.

    Destaque, também, foi o Sebastian MANSELL. Uma cagada atrás da outra. Sou a favor da punição. Ainda mais partindo da lógica que o piloto tem todo o direito de fazer ultrapassagens, mas que faça com prudência. Pois tirar um piloto da corrida, que está concorrendo ao título, merece punição sim. Achei até branda demais a punição recebida por ele.

  35. Valmir Passos disse:

    Concordo que punir o cara é ridículo. Só que convenhamos, ele está se superando em bobagens. Questiono o talento dele. É muito, muito rápido, não há dúvidas. Mas ter talento não é só isso.O Mansell também era um idiota rápido como dizia Piquet, mas fez muita bobagem, e só ganhou um campeonato porque tinha um carro anos-luz na frente da concorrência. Vettel está entrando para a galeria dos “idiotas rápidos”. Por isso Flávio, compará-lo ao Senna, como você fez em passado recente, me desculpe, me parece fora de propósito.

    Abs

    • Scooby disse:

      Valmir, quantas vezes o Senna errou sozinho? Seria ele um idiota rápido como vc falou?

      Dizer que o Vettel não tem talento pq erra, é no mínimo burrice! Não seja um galvão bueno.

      Quando o Michael iniciou a carreira, o galvão falava as mesmas besteiras que fala hj sobre o Vettel.

  36. molina disse:

    quem falou que o rubens errou? nada disso, completamente normal. considerem corridas inteiras e vejam quantas ele fez.

  37. augusto disse:

    como uma porcaria dessa vai ser campeao; nunca este tal rubinho esta na hora de pará se ele foi para algum lugar so para este tal de galvao bueno o rubinho e genio das batidas e erros ai ele e bom mesmo.

  38. Leonardo disse:

    Flavio Gomes me poupe… Vettel não foi erro, e Rubinho, depois de meia dúzia passar direto no mesmo ponto, errou?

    • Homer disse:

      Exatamente! Neste caso, pau que bate em Chico não bate em Francisco…

    • Scooby disse:

      Sim Leonardo, pois como todos os outros pilotos, eles sabiam que viria chuva e que a pista estava escorregadia.

      Não se trata de desmerecer um piloto, mas foi um erro que o Rubens não costuma cometer e que é comum em corridas de carros.

      O Vettel que estava mais rápido do que o Button, ao tirar de lado perdeu a pressão aerodinâmica e se tornou passageiro.

  39. Antonio Luiz Siqueira disse:

    Dúvidas de Spa, que devem também ser as mesmas de Tilcke (é assim que escreve o nome do cabra?).
    Por que raios em Spa os carros conseguem fazer as curvas, mesmo as de alta, colados um nos outros e não conseguem nos outros circuitos?
    Seriam curvas de alta com pouca circunferência?
    Subidas e descidas?
    Humidade?
    Qual será o mistério, que nem Tilcke (será assim o nome?) descobre?
    Quanto a corrida……bem, Massa continua sem brilho, meio tênue, opaco. Button na dele, mas tem que avisar os outros.
    Vettel errou, só erra quem tenta. Webber queimando minha lingua e Alonso também um pouco afobado para um homem de 50 milhões de dólares.
    Vejo dois grandes talentos na F1 hoje, um que fica cada vez mais evidente (Lewis) e um que é uma enorme promessa que deve se consolidar quando sentar num carro melhor (Koba san)….quanto a Sebastian V., só o tempo dirá, pois está sentado em um torpedo e está levando um calor/passeio de Webber……..
    Abraços !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *