EM MANAUS

SÃO PAULO (incrível) – Um dos sete Lafer LL foi encontrado em Manaus, conta o Jean Tosetto. O relato, com fotos, está aqui. É um carro raríssimo. Falamos dele em 2007 aqui no blog. Agora, resta torcer para que alguém se empolgue e vá atrás dele, para uma merecida restauração. Que deve incluir, também, a trajetória do LL até Manaus. Saber como um carro desses vai parar tão longe é tão interessante quanto a história do modelo em si.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
josé beleza filho
josé beleza filho
6 anos atrás

tenho um mp lafer.sou de belém do pará preciso de peças ,não consigo entrar no teu site.

EDUARDO BATELLI
EDUARDO BATELLI
10 anos atrás

Flavio Gomes, excelente este blog, muito claro e objetivo. Infelizmente, houve esta matéria onde a Pimenta, como sempre, falou muito bobagem sobre a Lafer, fantasiando muito.
Eduardo Batelli
[email protected]
14/03/2014

PIMENTA ( EX Funcionario da LAFER Por 10 Anos )
PIMENTA ( EX Funcionario da LAFER Por 10 Anos )
12 anos atrás

Ola Pessoal :

So Para INFORMAÇAO de Voces Sobre o LAFER L L e do MP Lafer Entre Outros Carros de Fibras e Buggy`s e Gurgel e PEÇAS Ok

Um Pouco da HISTORIA do * PIMENTA * No Ramo de Carros de Fibras e Replicas e Buggy`s

Eu Sou o * PIMENTA * ( Sergio Pimenta ) Ex Funcionario da Fabrica MP Lafer Onde Trabalhei Por Longos 10 Anos em Diversas Areas, da PRODUÇAO, da CHEFIA, de INSPETOR de QUALIDADE Desde da Pintura Ate a Montagem Final dos MP e do L L, e de PROGRAMADOR de PRODUÇAO e de PILOTO de TESTE e de PROVA nos MP Lafer TUDO Registrado na FAMOSA Carteira de Trabalho Ok Pessoal,
E a Esposa Trabalhou Por 07 Anos na Tapeçaria do MP Lafer e do L L,
E a Cunhada Trabalhou Por 05 Anos na Expediçao Onde Emitia a Nota Fiscal do MP Lafer e do L L,
E a Outra Cunhada Trabalhou Por 08 Anos na AREA dos MOVEIS de Costureira dos Estofado LAFER Ok,

Foram Fabricados e VENDIDO No Salao do Automovel do Parque Anhembi Aqui em Sao Paulo, So ( 06 SEIS ) LAFER L L ou Seja .. L L … Significa .. ( Lafer Luxo ) e o N* Numero do Chassis La do Carro E … L L 7805 0006 … Significa .. L L .. LAFER LUXO .. o Ano de Fabricado 1978 .. do Mes 05 de Fabricaçao .. e o N* Numero do Chassis de Fabricaçao de Serie 0006 Ok Pessoal.

MP … Significa … ( Moveis Patentiados ) .. MP

E LAFER e o Sobre Nome de 3 TREZ Dono da Lafer
Sao Eles :
Samuel Lafer
Oscar Lafer
Percival Lafer .. O Criador do Lafer L L Foi o Percival Lafer JUNTO Com o SOLER ( Rigoberto Soler Um Professor da FEI ) … ( Faculdade Engenharia Industrial ) FEI

E o MP Lafer Foi o PERCIVAL Lafer JUNTO Com o Funcionario JOAO ARNAUT Que Emprestou o MG Ingles PRETO da Mulher do Joao a ( IVONE ) Para Fazer a REPLICA do MP Lafer

A LAFER Continua Ainda HOJE a FABRICAR Os Moveis e a ( INTERDOMUS LAFER ) Aqui em Sao Paulo

O Lafer L L Usava TODA a PLATAFORMA do Opala 2 Portas e Era Feito Uma Gaiola de TUBO de AÇO Dentro do Carro, O Motor Era do Opala 06 Cilindro + Era Colocado + 06 Carburador WEBBER em Sequencia ou Seja Um do Lado do Outro,
( OBS : Naquele Tempo a Gasolina Era Barato )
o Painel do Lafer L L Ele e Todo Dentro do Volante Todo Digital o Contagiro o Velocimetro, Temperatura do Oleo da Agua, Relogio de Horas, Bateria, Seta Etc Etc, VOCE Girava o Volante e o Painel Digital Ficava Parado FIXO Ok, PARECIA Uma Arvore de Natal, Os Para Choque Dianteiro Era RETRATIL Segurava Pequenas Batidas. Os 4 Farois Dianteiros e as Lanterna Trazeira Era de RESINA Transparente. Bem Com Onde Vai a Placa Vai EMBUTIDA na Trazeira, Fazendo Um So Conjunto Junto Com as Lanterna Trazeiras Vermelhas, As Rodas Sao EXCLUSIVAS do Modelo do Carro Feito Pela SCORRO, Bem Como As do MP Lafer, Os Tapetes do Assoalho Era de Pele de Carneiro e Os Bancos e de Couro Nobre, Vinha Tambem Gravado Uma Plaqueta Banhada a Ouro Com o Nome do Proprietario no Painel e o N* do Carro, Os Vidros Era Colados Com Silicone Ok

O Projetista do L L Foi o Professor RIGOBERTO SOLER Junto Com os Engenheiro e Professores e Alunos da FEI ( Faculdade de Engenharia Industrial ) Daqui de S B Campo SP
Este Professor RIGOBERTO SOLER Foi o Criados TAMBEM do Carro * UIRAPURU * da Brasinca Que Usava o Motor do Antigo Chevrolet Brasil LEMBRA Quando Foi Fabricado So 73 Carros Sendo 2 Peruas Que Usava na Policia Rodoviaria Ok.

Eu * PIMENTA * TENHO Muitas FOTO da Fabricaçao do Lafer L L do PAINEL da Carcaça de Fibra do Chassis da GAIOLA e Etc Etc , …
E Tambem da Linha de Montagem e da Produçao e da Secagem das Carroceria do MP Lafer e da Exportaçao de Embarque do MP Lafer Nos Conteneos La Em Santos Para Varios Paises, Bem Como Com AR Condicionado Para Arabia e da Capota de Fibra do MP Lafer Ok

Eu * PIMENTA * Tenho Tambem o MP Lafer 1972 Amarelo ( PROTOTIPO ) Chassis MP 0006 Um 1 dos ( 06 SEIS ) Fabricado em 1972 Ok,
Com :
Portas ( SUICIDAS ) Igual o MG Ingles
Sem Vidros nas Portas So Com Lona e Plastico Tambem Igual o MG Ingles
Coloca Gasolina Pela Tampa do Radiador
O Para Brisa e Basculante
As Lanterna Dianteira e Trazeira e do Fusca 1965
Ele Tem Acabamento Dentro do Porta Mala e Dentro do Capos e Liso na Cor do Carro
AS ALHETAS da Lateral do Capo Dianteiro Neste MP Prototipo e Para Dentro ( CAVOCADO Na FIBRA ) e NAO Para Fora Igual o MP Moderno Ok
E Tem 2 Painel de Madeira Sendo 1 Com 3 Relogio e o Outro e a Tampa do Porta Luvas e no Meio do Painel e de Fibra na Cor do Carro Amarelo e + Etc Etc

Este Meu MP Lafer Amarelo Pertenceu Ao PILOTO EMERSON FITTIPALDI Quando Ele Inalgurou a Fabrica da Lafer OFICIALMENTE em 05 de Abril de 1974 Entre as 16:00 e 19:00 Horas Ele Cortou a FITA e Ganhou Este MEU MP Lafer Amarelo Como CACHE Ok.

Eu TENHO Varios CONVITE da Epoca da Inalguraçao Ok

Eu * PIMENTA * Estou NESTES E-Mail e Seu SIGNIFICADO

SAO :

[email protected]
CIA … Significa … ( Centro de Invençoes Avançadas )
Ou
[email protected]
Eu Tenho TODAS Eu DISE TODAS as PEÇAS do Seu MP LAFER Originais e NOVAS, Ate Capotas e Rodas e Manual, Grade, Farois, Para Choque, Borrachas, Vidros e + Etc Etc
Mandamos PEÇAS Para TODOS Os REVENDEDORES Que DIZEM Que Tem Peças do MP Lafer de TODO o NOSSO Brasil
E Tambem Mandamos PEÇAS Originais Para ITALIA e USA e JAPAO Para Onde Foi Exportados 1.300 MP`s dos 4.300 Fabricados de 1972 ATE 1990 Ok.
Ou
[email protected]
Onde Eu * PIMENTA * Sou o PRESIDENTE do Nosso CLUBE NICK PAG DACON do BRASIL e MINI DACON 828 Ok

Com 142 NICK`s PAG DACON Fabricados dos 06 Modelos Feitos de 1984 Quando Fez 06 PAG Dacon Que a REPLICA da PORSCHE 928 e + 135 NICK`s PAG de 1987 ATE 1990 Ok

Eu * PIMENTA * Tenho 04 NICK PAG DACON dos ( 06 SEIS ) Modelos Fabricados
Sendo :
1 PAG da Replica da Porsche 928 Que e DERIVADO do GOL GT 1.8 + a DACON Aumentava o Motor Para 2.100 Cc Cilindrada Ok.
2 NICK PAG de Alcinha ( Aberto Atraz ) Que e DERIVADO da SAVEIRO
1 NICK PAG de Vidrinho Basculante Atraz Que e DERIVADO do GOL GTS 2.0

Foram Fabricados ( 06 SEIS ) Modelos de NICK`s PAG e DERIVADO Desse Carros ABAIXO

36 NICK PAG DACON de Alcinha Atraz Que e DERIVADO da SAVEIRO Para 2 Lugares
40 NICK PAG DACON de Vidrinho Basculante Atraz Que e DERIVADO do GOL GT Para 3 Lugares ou 1 Adulto ou 2 Criança Atraz
54 NICK PAG DACON de 4 Lugares Que e DERIVADO do VOYAGE
05 CHUBBYS PAG Que e DERIVADO do SANTANA GLS 2.0 Para 5 Lugares
06 PAG Dacon Que e DERIVADO do GOL GT Que a REPLICA da Porsche 928 Para 5 Lugares
01 PAG Dacon Que e DERIVADO da SANTANA QUANTUN Preta Para 6 LUGARES Ok Pessoal

PAG … Significa … ( PROJECTO D`AVANT GARD`s LTDA ) Era o Que Vinha Escrito no Cabeçario da Nota Fiscal
Ou
PAG … Significa … ( PAULO de AGUIAR GOULART ) Era o Dono da DACON Falecido em 11 de Julho de 2.000 As 15:00 Horas de Ataque Cardiaco Fuminante Ok Pessoal
E Aniversario da Morte Dele do ( PAULO de AGUIAR GOULART ) Agora Dia 11 de Julho de 2011 Segunda Feira

Vou LANÇAR Agora Tambem o MEU BUGGY MINI KADRON Com 2.53 de Comprimento Para 2 Pessoas Adultas
Com :
Chassis Proprio TUBULAR Com Mola do Chevette e Amortecedor Atraz
Assoalho de Fibra
Para Brisa Basculante
Stepe Interno Roda Gaucha Aro 14X4 Polida
Porta Treco e Ferramenta na Frente do Buggy
Capota de Verao na Cor dos Buggy`s
Tanque de Gasolina Anti Chama
Acompanha Rodas Gaucha Polidas Aro 13X6 na Frente e 13X8 ou 14X8 Atraz

VENDAS Sera de KIT`s Completo e Moontado + o Chassis Proprio TUBULAR ( + Vai Sem a Mecanica Que Ficara Por Conta do Comprador Ok Pessoal )

Este MEU Buggy Mini Kadron Foi APROVADO Pelo MESTRE ANISIO CAMPOS Projetista do Buggy Kadron de 4 Lugares em 1969 Ate 1974 Quando Foi Fabricado + – 760 KIT`s do BUGGY

Este MEU Buggynho Mini Kadronzinho Foi Fabricado Para VOCE e Sua ESPOSA ou Namorada CURTIR ou DESFILAR Por Ai Com o Para Brisa Abaixado Igual JEEP Antigos Ok

TRABALHEI Tambem Com o GURGEL Aqui em Sao Paulo na Av do CURSINO N* 2477 no Bairro Jardim da Saude a 2 Km de Casa, Quando Ele Começou Aqui e Tambem La em Rio Claro no Interior de Sao Paulo Ok Pessoal.

Eu * PIMENTA * Estou Aqui em Sao Paulo Zona Sul SUB Distrito do Bairro Jardim da Saude

QUALQUER Pergunta Sera BEM VINDAS Sobre Esses Carros e PEÇAS Ai Citados ou Outros Carros de Fibras e Replicas e Buggy`s GURGEL e GAIOLA Ok

Eu Estou COMPRANDO Carros de Fibras, REPLICA, MINI DACON 828 Buggy`s Antigos e ETC

ABRAÇOS * PIMENTA BUG NICK MP GAIOLA * & * PIMENTA SO FIBRA 10 *

CARLOS
CARLOS

Olá.

Gostaria da seguinte informação se puder.

Lendo os comentários acredito que saiba;
Os vidros das portas são de algum modelo ou foram fabricados para o carrow
Sabe aonde posso encontrar o lado direito ou quem faça ?

Obrigado.

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Estou indo a Manaus no dia 22 de julho de 2011, Gostaria de ver esse MP Lafer LL, aonde posso ver o carro? Pode me passar o endereço? Araços.

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Quantos carros foram montados afinal? cinco, seis, sete, alguem sabe me dizer??? Abraços.

EDUARDO BATELLI
EDUARDO BATELLI
Reply to  Carlos
10 anos atrás

Foram montados sete unidades, onde duas estão no Rio Grande do Sul, mais duas no Paraná, uma em Manaus e as demais em São Paulo
[email protected]
14/03/2014

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Olá, Gostaria de saber se alguem tem o manual do proprietário desse mplafer LL,
Ou fotos do interior do carro, do volante, etc..

Fabricio
Fabricio
12 anos atrás

Acho que tenho o volante igual aqui. Quem comprar esse carro aí dá um toque que eu arranjo o volante!

ROGERIO AZAMBUJA
ROGERIO AZAMBUJA
Reply to  Fabricio
12 anos atrás

OLA FABRICIO!!!

TENHO DOIS LAFER LL, ACHO QUE UM DELES NÃO TEM O VOLANTE ORIGINAL, PODERIA MANDAR A FOTO DO SEU VOLANTE PARA MIM?

AGRADEÇO.

PAULO AFONSO TREVISAN
PAULO AFONSO TREVISAN
12 anos atrás

Corrijam a estatística dos Lafer LL sobreviventes. Aqui em Passo Fundo os irmãos Rogério e Roberson Azambuja tem DOIS completos e restaurados.

Varlei
Varlei
12 anos atrás

cheguei a ver o Lafer LL pessoalmente em uma oficina de puma na mooca na decada de 80, painel todo digital, branco perola,a frente era totalmente fechada com os farois por trás de um acrilico fume, ele foi baseado na mercedes 450, meu irmão nesta época trabalhava na lafer, pensei que existia só dois deles montados, mas eu achava o gtb s/2 bem mais bonito, este lafer tinha cara de bonzinho o gtb s/2 tinha cara de mau,rs

Tiago Mio
Tiago Mio
12 anos atrás

Ele me lembrou aquele caso do IBAP Democrata.
Cupê 2+2 de alto luxo e preço, apresentado no Salão do Automóvel de 1976. Desenhado por Rigoberto Soler, a Lafer o desenvolveu para atuar no mercado de carros importados, cuja entrada no Brasil havia sido proibida em 1976. De linhas bastante avançadas para a época, a carroceria em fibra de vidro do Lafer LL formava uma unidade monobloco com a plataforma mecânica do Chevrolet Opala com motor 6 cilindros 250S de 171 hp. Além das linhas ousadas, o Lafer LL lançava mão de recursos até hoje inéditos no país, tais como pára-choques retráteis e instrumentos com mostradores digitais montados no centro do volante. A Lafer produziu 8 carrocerias do LL, mas teria finalizado apenas 5 exemplares. Ao que se sabe, apenas 2 ainda sobrevivem.

http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_carros_conceito_nac_4.htm

João Cesar Colatrello
João Cesar Colatrello
12 anos atrás

Marcio CBN a relação peso potencia era horrível devido a fibra usada na época ser muito grossa e o carro pesar quase 400 kilos a mais que um Opala Luxo com seus 1260 Kilos

Opaleiro MG
Opaleiro MG
12 anos atrás

Motor de Opala. Não pode ser ruim!

Marcio_CBN
Marcio_CBN
12 anos atrás

O que mais curti nesse carro foi a mecanica 6cc…deveria ter uma relação peso X potencia considerável…

marcello baviera
marcello baviera
12 anos atrás

O sétimo LAFER LL está em Niteroi há muitos anos,pertenceu quando novo ao colecionador IZAK,depois foi vendido e éstá há muitos anos em uma oficina no bairro Fonseca.

Joao Paulo
Joao Paulo
12 anos atrás

Alguém podia falar para o Pizzonia pegar uma parte daqueles 600k que a Prefeitura de Manaus da pra ele ficar brincando na F-Superleague e restaurar este carro. Depois mandar para um museu. Se não falar da parte do museu é capaz dele achar que pode ficar com o carro. Se bem que se ele ficar também seria fácil de ve-lo rodando. É só ir na pista de arrancada de Iranduba (município próximo de Manaus), onde o irmão dele costuma acelerar os brinquedinhos da família.

Lotus Renato
Lotus Renato
12 anos atrás

Ops…me enganei, no link que postei, não é o filme completo, apenas uma das cenas mais assustadoras…rss

Agora sim, o link do Trailer:

http://youtu.be/TFWea3Eu97E

Lotus Renato
Lotus Renato
12 anos atrás

Gostei muito. Parece aquele carro do filme “The Car”, de 1977 que foi traduzido aqui pro Brasil com o nome de: “O Carro, a Máquina do Diabo”. Nesse link tem o filme completo:

http://www.youtube.com/watch?v=9WIP7eYdP4c

Rogerio Goncalves
Rogerio Goncalves
12 anos atrás

pede ao Pizzonia que ele desvenda o mistério…..

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Flávio,
Sei que não é o assunto, mas acho relevante o que vi e tantos outros tb viram no GP de domingo da F1, só a FIA que não viu ou não quer ver.
Salvo esteja enganado, a asa traseira só pode ser aberta quando o carro a ser ultrapassado esteja pelo menos há 1 segundo do carro de trás. Tenho sky e consegui congelar a imagem do sr. Massa andando com a asa traseira aberta, sem ninguém à frente para ultrapassar. Agora sei pq ele estava 1 segundo mais rápido que Hamilton!!!
Se precisar das fotos, envio-lhe.
Mas alguém precisa fazer algo sobre isso, pq qdo trata-se de ferrari, parece que a FIA faz vistas grossas!!!!
Aguardo resposta.

Major
Major
12 anos atrás

Nossa, o carro está repleto de durepoxi.