HENRIQUE IWERS

SÃO PAULO – O ex-piloto Henrique Iwers, de uma das famílias mais ligadas à marca DKW no Brasil desde os anos 50, morreu hoje em Porto Alegre. Tinha 71 anos.

Henrique, entre outras muitas façanhas, correu as Mil Milhas de 1959 com seu pai Karl numa deka “risadinha” e foi nada menos que quarto colocado na geral. No Blog do Sanco tem um bonito texto sobre a homenagem feita a ele em dezembro de 2008 em Tarumã. Essa foto aí do lado tirei de lá.

Os Iwers tinham um conhecimento e uma paixão pelos DKW que faziam deles competidores tão fortes quanto qualquer um da equipe de fábrica da Vemag. Fora que eram pilotos excepcionais. Verdadeiros gênios. O Mestre Joca conta algumas histórias aqui.

Karl, seu pai, costumava correr com o número 76. Henrique, com o 9. Depois que a Vemag foi vendida, eles continuaram envolvidos com automóveis e foram donos de uma revenda VW no Sul. Não sei se ainda existe.

Os dois tempos vão ficar em silêncio hoje.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JV
JV
12 anos atrás

Karl não era apenas dono da concessionário dos DKW que meu pai teve, era responsavel direito pela felicidade de cada carrinho. Em uma ocasião, ele pessoalmente removeu o forro do teto da caminhonete para descobrir um fio em curto que descarregava a bateria, e ninguem resolvia. Nunca vi coisa igual novamente.

JAN BALDER
JAN BALDER
12 anos atrás

aos amigos que lembraram o Henrique-agradeço em nome da Familia.
MUITO GRATO A TODOS.

carlos Meira
carlos Meira
12 anos atrás

Não conheci o piloto, mas a pessoa, inteligente, conhecedor de motores como poucos, interessado por tecnologia ao extremo, grande homem do bem. Que Deus te abençoe.

Allan Jurk
Allan Jurk
12 anos atrás

Para quem teve ou tem DKW, Henrique Iwers foi um dos ídolos de gerações. Posso dizer que é um privilégio ter vivido esta época. Muito obrigado Henrique Iwers !

PAULO AFONSO TREVISAN
PAULO AFONSO TREVISAN
12 anos atrás

Muito triste a perda do Henrique Iwers,gênio da mecânica DKW e piloto de ponta e que sabia o limite do carro que corria;assim como foi de moto e lancha.Compôs um núcleo de excelência de DKW com seu pai Karl e o preparador Horst Dierks.Dignos de incontáveis façanhas como vencer nas 24H de Interlagos em 1961 não só na categoria até 1500cc como no Índice de Performance na geral. Fazer um DKW preparado aguentar uma hora já era um desafio que dirá 24h.Venceu em El Pinar muito antes que a Vemag.Nos tempos de Super Vê fez motores canhões para o cunhado Jan Balder.Enfim, Grande sujeito que enriquecia e deslumbrava numa conversa técnica.Para todos nós que convivemos com ele e sabemos da sua trajetória, será inesquecível. PAULO A.TREVISAN

Paulo Mattevi
Paulo Mattevi
12 anos atrás

Começei a correr com um DKW em 1964, na cidade de Erechim, depois Passo Fundo etc… até que um dia participei das 6 horas de Lages Sc, foi lá que conheci o Henrique, corremos juntos,cada um com seu carro,ele sempre foi meu idolo e grande mestre de todos nós.Infelizmente se foi mais uma lenda dos DEKA, mas descanse em paz HENRIQUEVE

Leandro Sanco
12 anos atrás

Está certo o Glauco. Acho que a tal rua Karl Iwers fica no Jardim Planalto, aqui em POA.

Interessante o que o Petry lembrou. Fazem poucas semanas que nos reunimos no Templo dos DKW’s do amigo Teodoro, lugar esse que tu teves a oportunidade de conhecer quando andou no Velopark, Flávio. O Henrique foi o homenageado da noite. Foi feito um belo troféu, com uma imagem de um DKW no qual estava escrito o seguinte: Henrique Iwers, pela brilhante trajetória como piloto, receba a homenagem dos Pilotos Jurássicos. 12 de Maio de 2011.

Grande nome da história. Grande perda.

Carlos Alberto Petry
Carlos Alberto Petry
12 anos atrás

Foi no mes passado, na ocorrência da festiva mesal dos “Pilotos Jurássicos” em Porto Alegre, confraria da qual tenho muito orgulho de participar, que homenageou-se o Henrique, dando-lhe um trofeu, pelos “serviços” prestados ao automobilismo gaúcho e porque não brasileiro. O Henrique foi um cavaleiro andante das pistas. e não tenho porque não dizer, foi meu ídolo….
Carlos Alberto Petry

Glauco Porciuncula
Glauco Porciuncula
12 anos atrás

A IWERS fechou nos anos 90 se não me engano. E há uma avenida aqui em Porto Alegre chamada Karl Iwers.

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
12 anos atrás

Meus sentimentos a familia de Henrique Iwers,,o automoblismo perde um grande piloto e uma pessoa apaixonada pelas carreras dos 2 T …

luiz
luiz
12 anos atrás

Grande Flavio parabens pela homenagem ao Henrique, grande piloto e melhor pessoa ainda. vc foi um dos poucos a lembrar dele e homenagea-lo. Vc só cresce no conceito da rapaziada. quanto ao caso Tarso esquece..nimguem pode contra uma montanha de dinheiro, deixa eles se explodirem tomando essas merdas. quanto aos pilantras da Nave Mãe..hahahahahah já viraram caso de Policia a muito tempo.