O CASO TARSO (2)

SÃO PAULO (uia) – Pinga na caixa de e-mails release da CBA informando que o STJD reduziu a pena de Tarso Marques de dois para um ano. Reduzir a pena significa que ele foi considerado culpado no caso de doping. Teve uma pena inicial de dois anos que caiu para um.

Na sua página no Facebook, Paulo de Tarso, ex-piloto e ex-dono de equipe que de acordo com sua página na rede social vive em Miami, depois que seu caminhão da Stock pegou fogo na estrada alguns anos atrás, disse que vai me processar por calúnia e difamação. Gostaria de saber exatamente qual acusação será feita. A Revista WARM UP revelou que o piloto foi pego no doping e que ele foi suspenso por dois anos. E que a CBA ocultou o resultado. E o que aconteceu? O piloto foi pego no doping e suspenso por dois anos. E a CBA ocultou o resultado. Vai ser uma causa difícil, essa. Acho que vou dispensar o advogado.

O fato de o STJD ter reduzido a pena não significa que ele tenha sido inocentado e que não tenha sido pego no doping. O assassino da jornalista Sandra Gomide, Pimenta Neves, também teve sua pena reduzida. Mas não deixou de ser assassino. Um exemplo extremo, mas é apenas para compreender a diferença entre inocência e redução de pena.

Abaixo, o comunicado da CBA no original, sem passar pelo revisor do Word. Volto logo depois para as considerações finais.

STJD reduz a pena de Tarso Marques

Superior Tribunal de Justiça Deportiva comutou a pena impost de dois para um ano

Rio de Janeiro, 6 de junho de 2011 – O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), julgou processo de redução de pena proposto pelo Piloto Tarso Annibal Sant´Anna Marques, em sessão realizada no dia 26 de maio.
O STJD resolveu, por unanimidade, reduzir a pena de dois para um ano, por uso de “Durateston” (substância considerada dopante), por entender que o Piloto era primário, de bons antecedentes e com excelente carreira no automobilismo nacional e internacional.
Como o Piloto já tinha cumprido mais de um ano de pena, entrou em condições de competição imediatamente.
Confederação Brasileira de Automobilismo
Assessoria de Imprensa

Legal. Como o piloto e seu advogado já tinham falado sobre isso, embora tentando convencer os incautos de que ele tinha sido inocentado, não é mais novidade. Falta saber, porém, qual foi o período exato do cumprimento da pena de um ano. Ele correu algumas provas no ano passado, não? A última, salvo engano, no dia 6 de junho em Ribeirão Preto. Portanto, no dia da redução da pena para um ano, 26 de maio, ainda não tinha dado um ano. Ah, essa CBA… Essa coisa de calendário gregoriano, também, só atrapalha.

Novidade, mesmo, é a CBA se pronunciar. E, diga-se, revelando, aí sim, algo inédito: a medicação que levou ao exame positivo de doping: Durateston.

Fui ver que diabos é isso. O Google ajuda, nessas horas. Dispensei as descrições contidas em sites de academias, outros especializados em musculação e mais alguns das tribos de marombeiros, nos quais a medicação parece ser bem popular. Fui a um site que reproduz bulas e a um outro que traz uma descrição razoável do negócio. A bula é meio assustadora. Nas indicações, fala em “terapia de reposição da testosterona em distúrbios hipogonadais no homem, p. ex.: após a castração; eunucoidismo; hipopituitarismo; impotência endócrina; sintomas do climatério masculino, tais como diminuição da libido e decréscimo da atividade mental e física”. No outro, em termos menos clínicos, explica-se que é um anabolizante à base de quatro compostos diferentes de testosterona. Para quem não tiver muita paciência de ler tudo, destaquei alguns pontos:

– O composto ficou muito popular nas academias, utilizado para ganho de massa muscular e queima de gordura nos músculos.
– A sua grande capacidade de aumento de massa muscular pode ser explicada na ação da testosterona. Esses vários tipos de testosterona agem de maneira a prolongar a atuação da droga no organismo.
– Outra particularidade é o aumento da força dos músculos, além do ganho de massa muscular. Alguns esteróides anabolizantes conseguem excelentes resultados no aumento de massa, porém esse aumento é relativo e se dá com base na retenção de líquidos nos músculos. Esse efeito é mínimo com a durateston.
– Através do efeito da testosterona há uma sensível diminuição da taxa de gordura. O efeito de aumento de massa muscular é devido ao claro sinal que a testosterona envia para as células. Células, armazenem a máxima quantidade de proteína possível. Esse armazenamento de proteínas é considerado o efeito anabólico primário. Porém, a durateston pode ser considerada uma droga anticatabólica também. Ela evita a o catabolismo celular. Resultado, tem-se uma grande mudança nas células das fibras musculares.
– A possibilidade de efeitos colaterais durante o uso de durateston é extremamente alta. Em usuários que utilizam a durateston por tempos prolongados, a queda de cabelo pode ser acelerada. Podem surgir acne, perda do apetite sexual. Na parte sexual, os homens podem ter ginecomastia, o aumento das glândulas mamárias. Um dos efeitos colaterais mais graves é o efeito na próstata. A próstata pode ter uma hipertrofia, podendo assim causar câncer. Ainda nos homens, pode haver aumento desproporcional dos testículos.
– A durateston apresenta vários efeitos colaterais. Pode-se destacar o aumento da agressividade da pessoa.

Muito bem. É simples entender porque uma medicação dessas é considerada dopante. Quando se fala de esporte, não estão competindo em condições iguais, em qualquer modalidade, um atleta que não toma nada e outro que injeta uma medicação que aumenta sua massa muscular, reduz a taxa de gordura etc. Caso clássico de doping por esteróides anabolizantes. Ben Johnson, lembram? No caso do automobilismo, tomar alguma medicação que além disso tudo também aumenta a agressividade é ainda mais grave.

E, de minha parte, mais nada tenho a declarar sobre o assunto.

Subscribe
Notify of
guest

86 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Jesus Teixeira Junior
João Jesus Teixeira Junior
12 anos atrás

Me sinto confortável em ler suas matérias, pois sei avaliar sua honestidade e imparcialidade como Jornalista e como amigo de pista. Quando andamos juntos tivemos pegas legais, inclusive com outros pilotos, sempre cercado de honestidade e lisura, fruto de nossa indole. Quanto a matéria, pelo que estou entendendo, o que estão querendo dizer é que a culpa de tudo isto é do Jornalista que divulga a matéria e não do infrator. Fique tranquilo e como sempre esteve, de cabeça erguida.

Ronaldo Brahmeiro Aposentado
Ronaldo Brahmeiro Aposentado
12 anos atrás

Quer dizer então que o Tarso toma umas bombinhas de vez em quando… Como diria um farmacêutico amigo meu, o Tarso é o “unabomber”!

Angelo
Angelo
12 anos atrás

Boa noite a todos, nunca fui fã do Tarso então por favor nao pensem que o estou apoiando, estou escrevendo aqui apenas para constar o que eu sei sobre o tal Durateston. O medicamento é tarja preta e só pode ser vendido com retenção da receita médica. Os efeitos desejados com a ingestão do medicamento é o expressivo aumento de massa muscular mesmo. Na verdade os efeitos citados pelo Flávio são esses mesmos mas da seguinte forma: Com o aumento da testosterona no corpo, no início o apetite sexual aumenta, o problema é que o corpo identifica uma alta taxa de testosterona e começa a parar de produzir o hormônio, sendo assim ocorre o atrofiamento dos testículos e se o período de uso do medicamento foi alto, ao parar de ingerí-lo, há uma queda brusca do hormônio o que causa de perda de apetite sexual a impotência, passando por diminuiçao do tamanho do orgão sexual em alguns casos não muito raros. O pior é que o pessoal que toma chega a utilizar 2 ampolas por semana (a dosagem do medicamento é 1 por mês normalmente), daí os efeitos devastadores. Quanto ao aumento de performance no automobilismo a história é outra, sinceramente não vejo em que ele possa ter sido beneficiado. É claro que a atividade é cansativa mas um piloto profissional já está acostumado com o esforço, se ele não estivesse suportando o estresse físico seria muito mais fácil ajustar o sistema de direção e freios para que ficassem mais leves. Com toda certeza a busca foi em relação a parte estética mesmo. Você em 2 meses de academia ficar como se tivesse passado o ano todo malhando, esse é o real interesse na droga. Aumento de agressividade pra um piloto é profissional é o passaporte para ele fazer M. , ou seja, está mais do que correta a proibição da droga mas daí a ele ter obtido vantagem acho muito dificil. Penso que a absurda maioria dos pilotos conseguem andar mais que o carro oferece e seguram a onda pra conseguir fazer bons tempos, perder essa noção só o colocaria em risco ele e os outros competidores e jogaria sua tábua de tempo no lixo.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Angelo
12 anos atrás

Verdade. Até porque as corridas da Stock são curtas, exigem preparo físico, mas não como corridas de longa duração.
Foi preguiça de malhar, mesmo. E ignorância, porque os efeitos são devastadores.

Clenio Azevedo Vilela
Clenio Azevedo Vilela
12 anos atrás

A imprensa de forma geral (sobre qualquer assunto), tem que cumprir com seu propósito, que é informar. Pronto. Aos Tarso Marques, revejam a questão…
Fala Gomes!!!

Marcelo Bottallo
Marcelo Bottallo
12 anos atrás

Flávio,

já que seu Blog tem sido fonte de inspiração para críticas sobre narrativas e valoração de fatos descritos de forma jornalística, vamos a um outro raciocínio:

Estatuto do Torcedor – Lei. 10671/2003

Art. 2o Torcedor é toda pessoa que acompanhe a prática de determinada modalidade esportiva. (Eu sou);

Art. 5o São asseguradas ao torcedor a publicidade e transparência na organização das competições administradas pelas entidades de administração do desporto (Faltou à CBA no caso acima);

Art. 34. É direito do torcedor que os órgãos da Justiça Desportiva, no exercício de suas funções, observem os princípios da impessoalidade, da moralidade, da celeridade, da publicidade e da independência,

Art. 35. As decisões proferidas pelos órgãos da Justiça Desportiva devem ser, em qualquer hipótese, motivadas e ter a mesma publicidade que as decisões dos tribunais federais,

§ 1o Não correm em segredo de justiça os processos em curso perante a Justiça Desportiva, e,

Art. 36. São nulas as decisões proferidas que não observarem o disposto nos arts. 34 e 35. (STJD, que esqueceu do princípio da publicidade das decisões até a reportagem da Warm UP);

Art. 41-E. Fraudar, por qualquer meio, ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado de competição esportiva: (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010).

Pena – reclusão de 2 (dois) a 6 (seis) anos e multa ( eventual crime cometido pelo uso de substâncias proíbas em competições regulamentas pelo Estatuto).

Aqui não se faz juízo de valores, apenas aponta-se ao que se viu dos fatos na reportagem o que diz uma pequena e simples lei que é ignorada.

Não se fala em lei de imprensa, não se fala em código civil, não fala em código penal, mas se fala em lei específica que deve e pode sim ser invocada por qualquer torcedor (consumidor superqulificado como torcedor, no consumo do produto competição esportiva) ao que se inclui o automobilismo nacional.

vitão
vitão
12 anos atrás

não é ele que faz aqueles carros travestis em CWB? entendi tanta porcaria, deve ser o efeito da “vitamina” no cérebro.

John Newtown
John Newtown
12 anos atrás

Esse FG é P.H.O.D.A! Flavio Norris neles!! KKKKK

luiz oliveira
luiz oliveira
12 anos atrás

O “paipai” toma as dores do “filinho”, Mais Chico Anisio impossível. O pai era um “fala barato’. O fiho, pelo menos até o incidente tinha um certo nome. Agora ficou manchado de vez por uma vaidade;

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
12 anos atrás

Olha o que se encontra no Terra Esportes (http://esportes.terra.com.br/automobilismo/noticias/0,,OI5167033-EI4677,00-STJD+libera+Tarso+Marques+para+voltar+a+competir.html):

“Segundo nota divulgada pela corte, “ficou clara a ausência de dolo na ingestão do medicamento que, ressalte-se, não colaborou sob nenhum aspecto para alterar o desempenho da função no esporte, seja na parte física ou mesmo psicológica”.”

Isso é exatamente o texto do advogado do Tarso Marques, que aparece na imprensa chapa-branca como sendo nota do STJD da CBA.

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Rodrigo Moraes
12 anos atrás

Pior é o comentário do piloto: “Graças a Deus, meus patrocinadores sempre acreditaram na minha inocência e não se deixaram induzir pelos boatos (…)”
Putz, INOCÊNCIA????? Será que ele não leu a decisão do julgamento?

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
12 anos atrás

Veja só, no resultado do julgamento de 27/05/11 (tudo no site da CBA), é dito que “acolheu-se a pretensão para reduzir a pena do piloto à 1(um) ano contado a partir da data da coleta do material…”(desculpe os erros de português, é o nível dos advogados do STJD da CBA). A coleta do material foi na última etapa da Stock Car de 2009, que foi em 06/12/09. Logo, a pena dele foi reduzida para uma suspensão de 06/12/09 a 06/12/10. Entretanto, o primeiro julgamento, quando o piloto foi efetivamente suspenso, data de 07/10/2010. O piloto parou de correr em 06/06/2010, mas poderia ter corrido até 07/10/2010, ficando suspenso até 06/12/10, ou seja, por menos de 2 meses. Por que não transformam em cesta básica de uma vez?

Cronologia maluca:
06/12/09 – Tarso Marques é pego no antidoping;
06/06/10 – Tarso Marques faz sua última corrida;
07/10/10 – Tarso Marques é suspenso pelo STJD por dois anos;
06/12/10 – Tarso Marques pode correr por determinação de julgamento que seria feito em 27/05/11;
27/05/11 – Determina que Tarso Marques poderia correr a partir de 06/12/10, apesar de não ter sido suspenso em 06/12/09 e de ter corrido até 06/06/10.

Bruno Rondeli
Bruno Rondeli
12 anos atrás

“Sera devidamente processado, por calunia difamacao, e principalmente por ser inconpetente” Paulo de Tarso.
Os notebooks de Miami são burros ou ele que não sabe escrever?

Demon's eye
Demon's eye
12 anos atrás

“Podem surgir acne, perda do apetite sexual. Na parte sexual, os homens podem ter ginecomastia, o aumento das glândulas mamárias”.
Ou seja, o fodão marombado vai ficar com peitinhos e não vai conseguir comer mais ninguém, hahahahahahahaha…

Mário Gasparotto
12 anos atrás

Efeitos colaterais a parte, a coisa mais chata desta história é o tal de “você sabe com quem você tá mexendo?” do Sr. Paulo de Tarso e do Tarso Marques. Gente que, com esse tipo de atitude, mostra o porquê da atual situação do automobilismo brasileiro ser no mínimo medíocre. Porque se nomes como este (não vou desmerecer a história de ninguém aqui) estão com esta linha de atitude (assim como os Giaffone, Negrão etc) é porque a coisa realmente está feia. Estamos de olho nesta coisa toda e penso como a maioria aqui, que não quer ver ninguém na fogueira, mas sim uma administração mais clara por parte da CBA e voltada para o bem do esporte que, se a maioria aqui não pode praticar, participa como espectador e telespectador dos eventos promovidos pela mesma.

Georgy Diniz
Georgy Diniz
12 anos atrás

A “falta de bolas” leva a atitudes como estas… MAs ele não está com bolas em excesso??? (O Tarso)

Assim vamos descobrindo os babacas da sociedade… Seria mais digno assumir e se desculpar (se é que existe dignidade nisso) e servir de exemplo para outros. Infelizmente, o grupinho do piloto se junta para querer protger…

mimimimimimimi

Excelente FG. Continue assim!

Fabio Frederico
Fabio Frederico
12 anos atrás

Tarso é tão bom construtor de hots quanto piloto. Um conversível que ele fez para o K Vieira com mecânica de BMW 540i (apareceu na Grobo) simplesmente partiu ao meio (!!!) quando o feliz proprietário tentou usar. Faltaram esteróides na máquina!
Tanto é que a brincadeira dele como construtor já acabou há algum tempo. Não sem ficar devendo para o mundo e o fundo.

Guest
Guest
12 anos atrás

Para conhecimento, segue o link do julgado do STJD:
http://www.cba.org.br/imagens/dinamics/ctjd/201105RESULTADO_JULGAMENTOTarso.pdf

E, sendo justo com a CBA, não obstante a nota ser omissa na contagem do prazo, a pena foi reduzida para 1 ano “CONTADO A PARTIR DA DATA DA COLETA DO MATERIAL”, como consta do ofício enviado pelo STJD à CBA.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Guest
12 anos atrás

Gozado que não se sabe quando foi a coleta do material… Se foi no final de 2009, já que em 2010 a CBA não fez nenhum exame, ele teria de ficar até o fim de 2010 sem correr. E correu em 2010 até junho.

Guest
Guest
Reply to  Guest
12 anos atrás

Pois é, FG: não sei se há outra referência além da revista WarmUp, remetendo-se a comentários de que o fato ocorrera numa das provas do início de 2010 (Curitiba ou São Paulo) – portanto a tal “data da coleta” – cujo resultado “saíra” em junho. Logo, salvo desconhecimento meu, não há nada OFICIAL quanto à qual prova, especificamente, isso ocorreu.
E imagino que isso possa ser importante, algo que deveria repercutir na pontuação do campeonato e – talvez – alterar a colocação de pilotos na tabela.
Grande abraço!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Guest
12 anos atrás

Não foi em 2010. Em 2010 a Stock não realizou nenhum antidoping.

ColinZeal
ColinZeal
12 anos atrás

Flavio, espero ao menos que vc tenha tido o cuidado de ter entrado em contato com o advogado do Tarso antes de publicar o nome do medicamento.

hahahahahaha

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

E o Galvão tem a CARA DE PAU de dizer que o Schumacher de trapaceiro, dick vigarista, etc…

Pelo menos, o alemão faz na frente de TODOS, dando oportunidade de cada um julgar como quiser. Muito pior é fazer ESCONDIDO como fez o Tarso Marques, foi provado no google que o medicamento pode AJUDAR SIM no desempenho do piloto!!! Se tentaram ABAFAR o caso é porque tinha coisa errada, e o caso do Salustiano Gomes, ABAFARAM mesmo?

Fica a pergunta:

“Quantos pilotos no Brasil correm DOPADOS?”

Não me lembro de reduzirem a pena no caso da Mauren Maggi, porque então reduziram no caso Tarso Marques? E o caso da Mauren era uma pomada de embelezamento feminino, não tinha nada que ajudasse a melhorar o desempenho no esporte, mas se era proibido, paciência…

O esporte no Brasil esta uma mar de LAMA!!!

Histórias do Esporte revela esquema de doping no ciclismo encoberto pela CBC
http://www.youtube.com/watch?v=AR3P4Z4Qzsk

Histórias do Esporte – Caso de doping no Atletismo Brasileiro
http://www.youtube.com/watch?v=8TeHhLIKgoM

E aí Galvão cadê a ÉTICA ESPORTIVA no Brasil? Simplesmente MEDONHO tudo isso!

Parabéns ao Gomes por informar!

AGRA
AGRA
12 anos atrás

Excelente carreira??? Desde quando isso deve ser atenuante??

“O Piloto era primário, de bons antecedentes e com excelente carreira no automobilismo nacional e internacional.”

Banana Joe
Banana Joe
12 anos atrás

Flávio,esse pessoal tem muito dinheiro e muita influência economica e política.
Eu os conheço há anos e não é boa ideía arrumar briga com essa gente.
As arruaças e brigas da turma de playboys milionários do sr. tarso são conhecidas aqui no Paraná.
Tudo devidamente acobertado pelos milhões de seu papai rico.
Sei que você é profissional e não é bobo.
Mas mesmo assim parabéns pela denúncia e pelo empenho em combater esse tipo de coisa e arrume bons advogados.

Tailor Jr.
Tailor Jr.
12 anos atrás

Meu véio não esquenta, babacas adoram ameaçar. Continue sendo verdadeiro e o resto que se foda ao quadrado.

ana ziviani da matta
ana ziviani da matta
12 anos atrás

dede, didi, mussum, zacarias e tarso marques.

Rogério Gregorio
12 anos atrás

Caracas visitei o facebook do cara e quase não acreditei na galera que apoia o piloto. Como pode ter tanta gente cega! Pior que o que começou como uma demonstração da falta de competência e manipulação de informação por parte da CBA agora vira acusação por parte do piloto. FG foca na CBA e deixa esse “merdinha” que deve ser a favor da ditadura e controle da imprensa de lado e vai só dando os pitacos de costume sobre as baboseiras que ele diz. A grande culpada de tudo isso é a CBA e o pessoal não pode perder o foco. O que já era esquisito ficou pior com essa terceira substância. O que mais está debaixo do tapete? Sacode que deve aparecer mais. Enquanto isso o automobilismo é que perde.

Jota
Jota
12 anos atrás

Nao quero defender ninguem e nem acusar.

Mas quando alguem se dopa é para ter beneficio proprio, nesse caso pelo que eu li a droga nao favorecia em nada como piloto.

Mas sim como marombeiro.

Acho meio logico abaixar a pena para um ano ja que ele nao teria tido vantagem nenhuma tomando essa bomba.

Caso alguem prove que essa droga teria como beneficiar ele como piloto, eu retiro o que eu escrevi.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Jota
12 anos atrás

Aumentar a massa muscular e a força, reduzir taxa de gordura artificialmente, para correr contra quem procura se fortalecer com exercícios e dieta controlada não te parece favorecimento? Em que mundo você vive? E os efeitos colaterais como aumento de agressividade? Não é perigoso para quem corre de carro?

ColinZeal
ColinZeal
Reply to  Jota
12 anos atrás

Se o esporte em questão fosse o xadrez, ou StarCraft II… o que vc falou faria sentido.

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  Jota
12 anos atrás

Tá bom Jota, me explica aí como o corpo aguenta a força da gravidade exercida em uma corrida, com a força Jedi? ou com a musculatura preparada do corpo? É a mesma coisa de um iniciante dar umas voltas de kart e um piloto profissional preparado, me conta se o cara não ta todo dolorido no dia seguinte e o piloto tá zero! Agora vc já pode retirar comentário ou quer que eu coloque as fórmulas da física aqui?

Jota
Jota
Reply to  Jota
12 anos atrás

Retiro entao…

Mas acho que seria mais obvio tomar algo como Propranolol…. rs brincadeiras a parte…

Boris Bulascoschi
Boris Bulascoschi
12 anos atrás

IiiiiiiHHHHHHHH Agora entendi o incendio,pena dos patrocinadores.

Guto Mauad
Guto Mauad
12 anos atrás

Ai ai ai esse automobilismo brasileiro!!!! O tarso correu ano passado!!!! que coisa de louco, se ele ainda estava suspenso como a organização da competição deixou que ele participasse??? Va ver que eles também não sabiam que ele tinha sido pego no dopping hahahahah! É muito triste isso tudo, é por isso que o automobilismo no Brasil se arrasta e está quase na UTI já que o flávio tocou nos termos médicos!!! Demais isso!

Mario Mesquita
Mario Mesquita
12 anos atrás

Putz, lembrei de uma musiquinha tosca de um tal grupo chamado “Bros” (é isso mesmo?):

“Bomba! / Isso aí é bomba!…”

Desde o tempo que eu malhava tinha dessas merdas. No meu tempo era o “Winstrol”, que os magrelos tomavam pra ficar como dubles do Lou Ferrigno. Eu não tomei. Malhei um ano ganhei 9 quilos e parei. Já fazia muito esporte e não queria ficar com aquela pinta de marombeiro bombado. Alguns amigos daquele tempo hoje parecem sacos de batata…

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Não gosto de tudo que voce escreve (forma), mas a tudo leio com atenção pois desta forma posso avaliar se gosto ou não. Simples. Esse caso do Tarso nada mais é que como tantos casos nesse pais são tratados pelos envolvidos, o próprio, CBA, advogado, pai e etc., de maneira a esconder os fatos, altera-los, responsabilizar outros, ameaçar e negar até a morte contando que tudo caia no esquecimento e até vire lenda. O pais criou essa cultura. A reportagem foi muito bem feita e me pareceu bastante correta do ponto de vista do jornalismo e do leitor, fato até que obrigou as autoridades competentes, se é que são, a se manifestar de uma maneira ou outra visto que o site tem penetração e pode criar uma situação muito contrangedora para quem deveria agir de maneira correta e de acordo com as normas estabelecidas. Não julgo ninguem, mas se o rapaz cometeu um erro na vida com certeza tirará proveito disso e uma lição tão dura faz com que aprendamos e evitemos repetir o erro. Claro teria sido muito menos doloroso assumir o erro e bola pra frente, mas não podemos exigir que outra pessoa tenha o comportamento que talvez nós adotassemos, cada um, cada um. Que sirva de aprendizado para todos os envolvidos, sem exceção.

Askjao
Askjao
12 anos atrás

FG, uma ova encerrar o assunto. Caso o processo seja levado em frente, queremos ser informados. A postura, principalmente do Tarso, é deprimente. Claro, ninguem gostaria de se exposto assim, mas é aquilo que meu pai sempre me disse: pense duas vezes antes de fazer, pois terá que arcar com a consequencia dos seus atos. Resumindo, ao Tarso falta culhão.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Askjao
12 anos atrás
lucianocop
lucianocop
12 anos atrás

Todo mundo erra, porém, está faltando humildade ao rapaz em reconhecer o fato, contar os dias no calendário e voltar a ser feliz pilotando sabe se lá o que…

Cléber
Cléber
12 anos atrás

Sacudo, esse Tarso…

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  Cléber
12 anos atrás

ex-sacudo vc quis dizer, e talvez com uma dose de ginecomastia daqui uns dias….

Marcelo/CPS
Marcelo/CPS
12 anos atrás

Pós castração?!?! Hahahahahahahahahahahaha!
Flávio, você é um fanfarrão!!!!!
Muito boa!!!!

Marcelo Bottallo
Marcelo Bottallo
12 anos atrás

Mais um tijolo posto na parede e a luta continua. Vamos seguindo te apoiando…

Aurélio Neto
12 anos atrás

O pior é que no Facebook do Paulo de Tarso há comentários revoltados contra o GP e o FG de pessoas diretamente ligadas ao automobilismo,. Pilotos, pais de pilotos e até jornalistas ou pseudo-jornalistas (tem hífen?)

Perigo e intolerância com uma alta dose de cinismo e falta de responsabilidade…

Adeus automobilismo…

Gladson
Gladson
12 anos atrás

Bom, ocorre o crime de calúnia quando se imputa a alguém a prática de um fato definido como crime. Entretanto, o doping, embora seja uma prática contrária às normas esportivas, salvo engano, não é definido em Lei (propriamente dita – ou seja, aquela aprovada pelos nossos deputados e senadores) como um crime, dessa forma, mesmo que se acuse alguém de usar doping (o que não foi o caso – diga-se de passagem) não se configuraria a calúnia, pois para isso, tem-se que acusar alguém da prática de um crime específico e não de uma infração disciplinar.
Já o crime de difamação é definido como a imputação à alguém de fato ofensivo à sua reputação. No entanto os chamados crimes contra a honra (calúnia, diffamação e injúria) só se configuram quando há o dolo de ofender, ou seja, a intenção deliberada de causar ofensa. No caso em questão, o que houve foi apenas a publicação de um fato, ou seja, fica claro que a intenção foi, tão somente, de noticiar-se o fato (em juridiquês: animus narrandi), que não se confunde com o dolo ou intenção de ofender. Em suma: não se configurou, por ausência de dolo, nenhum dos dois crimes.
Desculpe o tamanho do texto e o juridiquês (não gosto dessas palavras rebuscadas!), fique tranqüilo, mas não dispense o advogado caso a ameaça de processo realmente se efetive, pois você tem tudo para sair vitorioso.

Anarquista
Anarquista
12 anos atrás

Pelo jeito morar nos “States” estimula o judicialismo de fancaria. Basta alguém peidar fora do tom e lá vem um processo por desafinação. Provavelmente ele acha que tudo vai ser resolvido na base do acordo judicial, sem julgamento de mérito, etc.
FG, uma observação humilde: não dispense advogado (eu não sou um!). Contrate um bem competente pois cabeça de juiz e bumbum de criança não são exatamente fontes de virtudes. Em nossa justiça, por vezes, certo e errado costumam ser invertidos sem lógica e sem maiores explicações.
Quanto aos efeitos colaterais do medicamento, para quem já chegou ou passou dos 50, é uma escolha de Sofia: magrinho e bombado, mas careca e sem apetite sexual… Humm… vou continuar com meu físico de jogador de baralho mesmo.

Aurélio Neto
12 anos atrás

Fooooooommmmmmmmmmmmmm!! Uma buzinada para Tarso, Paulo de Tarso e Cia, ahahahaha.
FG, se precisar de um paletó para o dia da audiêcia, meu filho de 5 anos tem um que deve servir no seu “avantajado” manequim!!

Abração!

Etel-Orange-France
Etel-Orange-France
12 anos atrás

F.G. voce é otimo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fernando Linhares
12 anos atrás

Flavio, uma pergunta agora: certamente você tem a convicção de que publicou os fatos, pois não é louco. Logo, falou a verdade. Como você se sente, quando recebe estas ameaças de que vai ser processado, de que será intimado, etc?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Fernando Linhares
12 anos atrás

Indiferente. Algumas pessoas merecem pouco mais que o desprezo. O que me irrita um pouco é saber que tem gente que acha que os caras estão certos e nós, errados. Mesmo diante de fatos tão claros e de delitos tão graves.

Jonata
Jonata
Reply to  Fernando Linhares
12 anos atrás

Nunca gostei do estilo desbocado do FG, mas desta vez temos que aplaudir! Enquanto isso a Globo propaga a ideia de jornalismo-amigo. O jornal é teu amigo e não divulga seus podres!
Bem, parabens registrado à equipe do site e revista!!!!!!!!!!!!!!!!!

Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
12 anos atrás

É de matar, essa podridão não tem fim. Na verdade já matou, o automobilismo nacional não é mais que esses poucos “marcas e pilotos” locais e arrancadas amadoras aqui e acolá. Já era.

Fabio Aguilera
Fabio Aguilera
12 anos atrás

Nao dispense o advogado, nao, por mais barbada que pareça a causa! Me liga, po! hahaha

cumpadre agripino
cumpadre agripino
12 anos atrás

palhaçada… deixa o cara querer ficar enxuto, mais bonito e ganhar uns trocados fazendo propagandas,,, doping pra dirigir nao sei que mal vai fazer aos outros pilotos,, pelo contrario: o cara pode virar o volante mais forte e sair da pista; passar a marcha forte e quebrar o cambio, pisar mais forte no acelerador e tomar drive truh nos boxes,,, so lenha..e se perder o emprego de piloto arruma um pra tocar carreta na madrugada na belém-brasilia tomando ribite…. deixa o cara porra!!!!!!!!!!

Ricardo
Ricardo
12 anos atrás

Processar o quê? Ué, o FG não falou nada mais que a verdade. E a maior crítica aqui, foi em relação aos procedimentos da CBA, não em relação ao piloto em si.

Pau neles Flávio. Bota um advogado “macaco véio” na processo e quero ver eles pedirem para fazer acordo na mesma hora.

Paulo Gonzalez
Paulo Gonzalez
12 anos atrás

Acho difícil algum advogado abraçar a causa do Tarso, porque ela não existe, qualquer magistrado irá rejeitar já na inicial.

ags
ags
12 anos atrás

FG……………………………………SERIA UM SENHOR PATROCINADOR..PARA ESSE BOKA DE FUMO DA FAMILIA..TRAPO..OPSSSSS TARSO;;;JA PENSOU;;;;;;;;;;;;;;;;;;; AQUI VAI O SLOGAN
DROGA FAZ BEM,POUCO MAL A SUA SAUDE…….O MINISTERIO DA SAUDE AVISA……….SE FUMAR..NÃO CONTE AO SEU PAI…………………………………..JA PENSOU…………..O CARA FOI PEGO…….E AGORA……..CHEGARAM UMA GRANA DESSES FDP..DA C.B.A.,,,E ESTÃO ARRIANDO AS CALÇAS……….AFINAL……………..DROGA NESSE PAIS É ALGO…INUSITADO………………………….BOAS NOITES………………….

Henrique Lima
Henrique Lima
12 anos atrás

Putz, Flavio desmorona o Marques, CBA e trupe do naipe toda vez que escreve um texto.

É muita sacanagem dele ! rsrsrssr

Parabens, excelente texto !

pc
pc
12 anos atrás

No Brasil o crime compensa. Jobson vai ser julgado este mes na Suiça. O povo da FIFA não aceitou os panos quentes.

Camila
Camila
12 anos atrás

Esse Tarso Marques não é um que faz uns carros e motos “tunados” também? Se for, vi algo que ele fez e achei bacana. Era fã dele. Leram certo, era. O rapaz errou e em vez de assumir o erro, ameaça quem trabalha de forma exemplar quando o assunto é jornalismo. Lamentável, Tarso, lamentável.

Jeambro
Jeambro
12 anos atrás

“por entender que o Piloto era primário, de bons antecedentes e com excelente carreira no automobilismo nacional e internacional.”

Eu entendi bem?
Ele teve a pena reduzida porque teve excelente carreira?
O que isso tem a ver? Se fosse um piloto medíocre sua pena seria cumprida integralmente?
Meu Deus!

Felipe
Felipe
Reply to  Jeambro
12 anos atrás

Exato, se fosse um Nakajima da vida teria a pena dobrada! rs

pc
pc
12 anos atrás

Aí pessoal, o assunto é serio:
Pacientes que apresentam o quadro clínico de DAEM, disturbio androgenico do envelhecimento masculino, conhecido como andropausa ou hipogonadismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 10 a 20% dos homens com mais de 50 anos apresentam queda na produção de testosterona, sendo que a diminuição média do hormônio, a partir dos 30 anos, é de 1% ao ano. Estima-se que 1 em cada 8 homens na faixa etária dos 50 anos e um terço daqueles com mais de 60 anos apresentem níveis baixos de testosterona no sangue, compatíveis com o que se chama de hipogonadismo masculino. Ainda não há dados oficiais da incidência do hipogonadismo no Brasil, mas nos Estados Unidos essa condição atinge 2 a 4 milhões de homens e a prevalência tende a aumentar com o envelhecimento da população. Os principais sintomas do hipogonadismo são não só as queixas sexuais, como dificuldade de ereção, diminuição do desejo sexual, mas também depressão, irritabilidade, cansaço, desânimo, distúrbios do sono e até comprometimento da memória e raciocínio. Outros problemas relacionados são a redução da massa muscular, aumento da percentagem de gordura corporal, diminuição da força física e maior risco de osteoporose e fraturas.
De acordo com o Prof. Dr. Sidney Glina, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e co-autor do último Consenso da entidade para o DAEM, o diagnóstico é feito pela avaliação clínica do paciente e exames laboratoriais. “O paciente precisa ter sintomas do hipogonadismo e apresentar níveis baixos do hormônio para que a reposição hormonal seja indicada”, explica Glina. Retirei este texto da internet.
Se o rapaz apresentava este quadro e a medicação foi indicada por medico andrologista, ele é inocente.
No meu caso, tenho 53 anos e faço uso desta medicação. Voce toma uma ampola de 1 ml por mes e toma dedada no butão uma vez por semestre pra verificar se sua prostata não vai te fuder com um cancer. Em tempo, Tarso, voce se assegurou disto? A massa muscular aumenta muito e o melhor, sua mulher, com a qual voce ta casado há 30 anos fica linda. Vira um brotinho. Se voces estão com alguns dos sintomas citados acima, conversem com um andrologista. Alias, cambada, quando voces fizeram o ultimo exame de prostata?

regi nat rock
regi nat rock
Reply to  pc
12 anos atrás

Levo a serio.
Tenho 63 e tomo a dedada 2 x por ano.
Ainda não tenho o perfil para tomar a “mamadeira”mensal, mas meu médico, bom no assunto e de dedo fininho… rsrsrsrs, já me avisou que não demora muito. No meu caso, perda dos pelos do corpo e da massa muscular. A cabeleira continua intacta. O tesão, só mais sossegado, mas não adormecido.
Quanto ao caso em tela, cabe um comentário. Não sei se se aplica mas existem estudos que tentam, através de”reforço”da testosterona, minimizar efeitos colaterais na postura do bicho “homem”, em outras palavras, diminuir a bichiche do peão. Acho uma perda de tempo esse papo e o piloto, de quem nunca fui f~, perdeu uma tremenda oportunidade de servir de exemplo para essa molecada que se entope de “bombas” pra ficar “bunito”….
Não aliso e acho que a maioria vai ter é cancer nos bagos e lamentar a cagada juvenil????

E aos machões de plantão que passaram dos 45, recomendo a dedada ocasional e tratar de levar a saude a sério. E na dúvida, mande o medico enfiar DOIS DEDOS, pra ter uma segunda opinião…

Vai dar em nada não FG. nem esquente.