O CASO TARSO

SÃO PAULO (e os chatos somos nós) – Uma “nota de esclarecimento” assinada por Tarso Marques está circulando hoje entre a imprensa especializada. Refere-se à reportagem de capa da Revista WARM UP #13, de abril, sobre o caso de doping de Tarso Marques omitido pela CBA.

Até então. Porque no dia 5 de maio a CBA foi obrigada a vir a público para confirmar que Marques “teve sua licença de piloto suspensa pelo período de dois anos”. O comunicado da CBA, cuja íntegra está logo abaixo, é encerrado com a seguinte frase: “O piloto está a par desta conclusão e não há registro de recurso contra a decisão”. É interessante lê-lo de cabo a rabo para tentar compreender o incompreensível, a “nota de esclarecimento” de Tarso divulgada hoje.

STJD da CBA confirma suspensão de Tarso Marques

Piloto foi suspenso por dois anos

Rio de Janeiro, 5 de maio de 2011 – O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), através de documento apresentado pelo Auditor-Relator Dr. Leonardo Pampillon Gonzalez Rodrigues, confirmou que o piloto Tarso Aníbal Sant´Anna Marques teve sua licença de piloto suspensa pelo período de dois anos. A decisão obedece aos regulamentos internacionais adotados pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e pela Agência Mundial Antidoping (WADA) atualmente em vigor.

A decisão foi tomada após o processo instaurado e realizado pelo STJD, órgão que opera de forma totalmente independente da CBA. Na análise de material colhido de acordo com os critérios estabelecidos pela FIA e pela WADA foi constatada a presença das substâncias Norantosterona e 3´hidroxiestazolol.

O piloto está a par desta conclusão e não há registro de recurso contra a decisão.

Confederação Brasileira de Automobilismo
Assessoria de Imprensa
Wagner Gonzalez

Ótimo. O comunicado não é das melhores peças lítero-informativas às quais já tive acesso, mas vá lá. Digo isso porque falta dizer quando foi feito o exame, quando a suspensão foi aplicada, em qual corrida e de qual categoria ele foi pego etc e etc e etc. Isso, no entanto, quem leu a WARM UP de abril já sabia. Para quem não leu, está aqui.

Agora, leiam o comunicado do piloto, que chegou através da empresa MS2 Comunicação Integrada, com sede em Porto Alegre.

Nota de esclarecimento – Tarso Marques

São Paulo, 3 de junho de 2011

Tendo em vista as notícias veiculadas nos últimos dias, especialmente por parte de um site e blog especializados em competições automobilísticas, o piloto TARSO MARQUES vem esclarecer para a mídia, aficionados, promotores de eventos esportivos e parceiros comerciais do automobilismo nacional o seguinte:

a) Em sessão realizada na última quinta-feira, dia 26 de maio, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), reuniu-se e decidiu acolher, por unanimidade de votos (cinco a zero), o requerimento interposto pelo piloto Tarso Marques.

Tarso havia sido denunciado por ter ingerido um medicamento, flagrado em exame regular de dopagem realizado na última etapa da Stock Car V8 em 2009. Mesmo que a data da utilização desta medicação tenha ocorrido meses antes da referida competição, restaram traços da substância em seu organismo, como o rigoroso exame apontou.

b) Por se tratar de uma análise qualitativa, a substância foi detectada, apesar da ínfima quantidade do resultado, e, como a lista dos produtos proibidos pela Agência Mundial de Controle de Doping (WADA) é extremamente ampla e diversificada, os responsáveis médicos da CBA enquadraram o piloto na condição de infrator.

c) Diante deste fato, o STJD entendeu de aplicar uma punição que foi agora revista, em razão dos argumentos e provas apresentados, pois ficou clara a ausência de dolo na ingestão do medicamento que, ressalte-se, não colaborou sob nenhum aspecto para alterar o desempenho da função no esporte, seja na parte física ou mesmo psicológica.

d) Com esta decisão, agora definitiva e irrecorrível, Tarso continua a participar de provas automobilísticas em qualquer parte do mundo, sem nenhum tipo de restrição.

e) O piloto faz questão de destacar o exemplar comportamento da CBA, que, enquanto aguardava uma decisão definitiva da Justiça Desportiva, tomou todas as cautelas para proteger a imagem pública de um filiado, respeitando o natural segredo de justiça que causas envolvendo suspeita de doping exigem.

f) Infelizmente, este caso terminou vindo a público quando, por provocação de um portal de notícias esportivas (mal informado este, que já tem como característica querer criar polêmica a título de notoriedade), a mídia tomou conhecimento parcial dos fatos, como ressalta o advogado do piloto, Marcelo Aiquel: “Em realidade, o que houve foi uma típica atitude irresponsável de jornalistas mal informados, ávidos por matérias de teor sensacionalista, que sequer procuraram checar a completa veracidade das informações e publicaram de forma espalhafatosa uma matéria tendenciosa e bastante divorciada da realidade. A prova desta imparcialidade é que, decorridos apenas poucos dias do referido “furo” jornalístico, o egrégio STJD revisou a sua própria decisão anterior, atendendo pedido formulado em dezembro passado, logo após o julgamento do processo, e meses antes da “investigação” jornalística citada. É lamentável constatar que, quem cobra profissionalismo no automobilismo, não faça do seu próprio trabalho um exemplo daquilo que exige, com tanto ênfase, dos dirigentes. Mas, como em todos os grupos, encontramos os bons e os maus profissionais. Eu diria que o tal portal e seus blogs deram uma “patinada” ao procurar fazer sensacionalismo sem antes buscar, de forma responsável, descobrir a verdade dos fatos.”

g) Tarso vem estudando algumas propostas para, em breve, disputar campeonatos e declara: “Graças a Deus, meus patrocinadores sempre acreditaram na minha inocência e não se deixaram induzir pelos boatos. Como é notório, aguardei meu julgamento certo de que a justiça seria feita. Agora a minha meta é focar exclusivamente nas vitórias. Infelizmente, existem pessoas deste tipo em todos os lados e é uma pena pois nós, esportistas, sempre contamos e procuramos atender a imprensa que sempre nos apoia em grande maioria e mesmo assim existe esta espécie que, para tentar promover seu sitezinho, blog ou o que quer que seja acabou querendo usar meu nome (que já tem uma historia sólida no automobilismo) para fazer sensacionalismo, e trazer a atenção de leitores e visibilidade ao seu site. Esse tipo de imprensa, sim, deveria ser banido do automobilismo, pois tem uma arma nas mãos e saem falando besteiras sem base, sem veracidade e acabam prejudicando outras pessoas. Mas acredito que, depois dessa, todo mundo ficará com um pé atrás ao receber suas publicações”.

Tarso Marques

Ótimo.

Eu até tenho algumas perguntas. Gostaria de saber, por exemplo, por que a CBA diz em seu comunicado, de maio, que não havia nenhum recurso do piloto, e o advogado diz que “o egrégio STJD revisou a sua própria decisão anterior, atendendo pedido formulado em dezembro passado”. Foi feito um pedido em dezembro e cinco meses depois, em maio, a CBA ainda não sabia?

Putz.

O rapaz foi suspenso no final de 2009 e em dezembro de 2010 pediu para reformularem a decisão?

Putz.

O item “f” do comunicado társico também me causa espécie. “Infelizmente, este caso terminou vindo a público quando, por provocação de um portal de notícias esportivas (mal informado este, que já tem como característica querer criar polêmica a título de notoriedade), a mídia tomou conhecimento parcial dos fatos (…)”.

Infelizmente? Claro. Melhor seria se tudo ficasse escondido, ninguém soubesse de nada. Ora, bolas, que gente chata, que se mete na nossa vida! Só porque é um caso de doping num esporte de risco, corrida de automóvel, as pessoas precisam ficar sabendo que tem bolinha rolando na parada?

Que gente chata.

Na verdade, o arrazoado da “nota de esclarecimento” é ótimo, porque de fato esclarece como alguns personagens do mundo do esporte, em particular do automobilismo, acreditam que deve ser o jornalismo: parceiro, brother, cheio de conchavos, amiguinho, pra que falar de coisa ruim se é tudo tão bacana, não?

Meu site, nossa revista, meus repórteres, são implacavelmente descascados pelo advogado e pelo piloto, com estilo e elegância. Não custa listar o que acham de nós Tarso e seu defensor Aiquiel: sensacionalistas, espalhafatosos, tendenciosos, divorciados da realidade (aqui cabe: a realidade era um caso de doping escondido pela CBA, com nome, data, endereço)… O advogado fala que a “prova da imparcialidade” etc é que o tribunal etc. Imparcialidade nossa, creio, e agradecemos o elogio. Mas será que nunca as pessoas vão parar de confundir “parcialidade” com “imparcialidade”? Ser imparcial é legal, gente! Obrigaduuuuuu!

Mas sigo. Fomos acusados de “patinar” na busca da verdade dos fatos (aqui cabe de novo: a verdade dos fatos era um caso de doping escondido pela CBA etc). “Patinar”. Pô, aí é sacanagem. Chamou de patinador, iiihhhh!

E Tarso, rapaz a quem sempre admirei, com quem convivi por algum tempo quando ele estava na F-1, figura doce, simpática, ótimo piloto, diga-se (Alonso vive dizendo que ele foi seu professor na Minardi), segue com suas considerações sobre o Grande Prêmio e a Revista WARM UP, lamentando que exista “esta espécie que, para tentar promover seu sitezinho, blog ou o que quer que seja acabou querendo usar meu nome (que já tem uma historia sólida no automobilismo) para fazer sensacionalismo, e trazer a atenção de leitores e visibilidade ao seu site”.

Pô, o Grande Prêmio não é um sitezinho, não! É até grandinho, mas pode crescer, claro. De forma que é sempre bom quando o noticiário é quente e envolve grandes nomes do automobilismo. Já pensou um caso de doping do Schumacher? Ou do aluno Alonso? Putz, a gente arrebentaria a boca do balão. Mas lamento informar que nossa audiência não aumentou grande coisa com a revelação do caso de doping de Marques — que não é exatamente um personagem de enorme popularidade; se a gente tivesse de usar o nome de alguém para dar “visibilidade” ao site, talvez a escolha recaísse sobre figuras mais notórias, como Justin Bieber (coloquei nas tags, isso bomba, ops, em ferramentas de busca!) ou Tati Quebra-Barraco. Existe uma Tati Quebra-Barraco, não?

Alguém pode imaginar que esse tipo de coisa me aborrece. Pode-se dizer que nestes anos todos de jornalismo não fiz grandes amigos, digamos, entre aqueles cujas trajetórias esportivas me cabe relatar para meus amigos de verdade, os leitores — e telespectadores, ouvintes, internautas, aqueles que consomem a informação que eu e minha equipe produzimos. Só neste ano, por exemplo, desagradamos os Giaffone por causa das mortes na Stock Light e na Copa Montana, aquele menino Nunes que postou um vídeo de uma moto a 300 km/h numa estrada brasileira, uns caras que vendem pastilhas, e em passado recente aconteceu o mesmo com pilotos e promotores de várias categorias, além de dirigentes, políticos e até jornalistas do meio que tem um, hum…, diferente grau de “engajamento” com aquilo que cobrem.

Não, essas coisas não me aborrecem. Não, não me sinto ofendido quando um piloto chama meu site de “sitezinho”, ou de “sensacionalista”, ou de “divorciado da realidade”.

Eu conheço a realidade. Meus repórteres também. Alías, meu editor Victor Martins rabiscou algumas saborosas linhas sobre o tema também, e elas estão aqui. Não temos nenhuma pretensão messiânica com o que publicamos, com o tipo de jornalismo que praticamos. Nunca derrubamos ninguém, nenhum presidente de federação caiu, ninguém fez nada em relação aos carros da Copa Montana, nenhum autódromo ficou melhor porque a gente vive dizendo que todos são ruins, as arquibancadas continuam vazias, nenhuma categoria nasceu ou morreu por nossa causa, na verdade estamos cagando e andando para essas coisas.

O que fazemos tem um nome e alguns adjetivos que a ele, o nome, sempre são associados por quem nos acompanha há tantos anos: sério, honesto, imparcial, isento. É por isso que algumas pessoas não gostam de nós. É difícil gostar de quem é exatamente o contrário daquilo que se é.

Subscribe
Notify of
guest

171 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo
Paulo
12 anos atrás

Parabens Flavio e equipe!!

William Mochel
William Mochel
12 anos atrás

Além de um baita dick vigarista, analfabeto funcional ao contrário…Imparcialidade x Parcialidade…vou mandar um dicionário de lembrança para o nosso mito do automobilismo….DEPRIMENTE….

Luis
Luis
12 anos atrás

FG Quebra Barraco…uhuuuu

Acarloz
Acarloz
12 anos atrás

Aplausos !!!

Manoel Castanho
Manoel Castanho
12 anos atrás

A nota do pessoal do Tarso é incrível, parece até que o cara foi inocentado. Ao menos isso é o que querem que nós acreditemos. Quem aí é o parcial? (Aliás, aquela de “imparcialidade” foi legal demais, com frequência este erro é cometido ao criticar a imprensa hehehehe)

Depois das duas notas oficiais, ainda há muito mais perguntas do que respostas. Uma das mais graves é: quando a punição foi cumprida? (data de início e data do término) As duas notas não fazem mais do que dar razão à equipe da revista quando se diz que o caso de doping foi escondido. (Aliás, por que ser escondido? Privilegiar algum piloto? Porque aquela história de “preservação” é pura cascata enquanto não for revelado qual foi o prazo em que a pena foi cumprida)

No mais, jornalismo é uma profissão miserável. Quando eu era aluno da UnB, tínhamos uma matéria que era a produção de um jornal, o Campus. A reitoria achava que éramos “de oposição”. Os alunos achavam que éramos um house-organ da reitoria. Cada um olhava o mesmo produto torcendo a realidade da forma como lhe convinha. E é isso. Quando um jornalista abre a boca, tem gente que já o está condenando sem nem ouvir ou ler o que ele diz. É a rotina. Sinal de que o dito cujo não é chapa branca. Excelente.

A equipe da revista está de parabéns pelo baita trabalho realizado naquela matéria. Quem faz um trabalho assim mostra o quanto se importa com o esporte que cobre e aprecia – muitas vezes um esporte de m…, com uma m… de administração. (Quem não se importa simplesmente dá as costas e deixa tudo como está… mmm… como a CBA?)

Salário Mínimo
Salário Mínimo
12 anos atrás

“É por isso que algumas pessoas não gostam de nós”. E é por essas que um tipo como eu adora um “sitezinho” como esse.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
12 anos atrás

Flavio, venho prestar minha solidariedade à você e sua equipe. Nem precisava dizer, pois seus atos e sua índole falam por si só. Mas não se intimide e não mude sua maneira de fazer jornalismo, sem rabo preso com ninguém, sempre se apegando à verdade e aos fatos. Engraçado, eu também tinha simpatia por esse Tarso Marques viu, mas nessas horas as máscaras caem e conhecemos de verdade quem está por trás da máscara.

Abraços.

Walter
Walter
12 anos atrás

Flavio,
Acho patética toda essa situação. Infelizmente o Tarso se meteu nessa enrascada, pois é um grande piloto. Ele errou, porém acho correto divulgar uma nota a imprensa.
Tampouco gostei da nota.
Porém, não vejo seu site sendo imparcial nas analises. Acho que voces tem um direcionamento claro de afrontamento a tudo. Nunca nada é bom. Sempre tudo é ruim e pode piorar. Parecem sempre aq
Mas esse é um estilo de voces. Le quem quer.
De todas as formas, é inegável que vocês tem o melhor timing para as informações.

renato
renato
12 anos atrás

Parabéns!

Renato
12 anos atrás

Cômica é a parte em que:

“Graças a Deus, meus patrocinadores sempre acreditaram na minha inocência…” Agora já podem passar a sacolinha!

Clovis
Clovis
Reply to  Renato
12 anos atrás

Sim, um inocente que foir condenado. Me explica melhor, sou meio leigo.

luiz oliveira
luiz oliveira
12 anos atrás

Ficou mais estranho que a ficção. Porque a CBA emitiu a nota suspendendo se há (segundo o piloto) recurso julgado e o absolvendo ??, Porque não juntou a documentação o absolvendo ??

Marcelo Bottallo
Marcelo Bottallo
12 anos atrás

Caro Flávio
Se tem uma coisa que você sabe fazer e sua equipe e o brilho individual de cada um da sua equipe também é jornalismo sério, combativo e com a firmeza única de usar as regras simples do jogo: buscar todas as fontes, ser claro e preciso na narrativa dos fatos, ouvir todos os lados e sim, ter a prerrogativa constitucional da sua liberdade de manifestação de expressão do pensamento. Boa escola. Contra isso qualquer mequetrefe mediócre nem entende o que tá acontecendo.
E vamos seguindo assim.
A galera aqui sempre te apóia.

Marcelo Lozano
Marcelo Lozano
12 anos atrás

Flávio,

Acho que você deveria verificar a data do protocolo do recurso com a data do comunicado da CBA, tá me cheirando mal essa história… Vai que você descobre algo novo e podre nisso, seria mais uma cacetada nestes caras.

Abraço e senta o dedo…no micro é claro!

Henrique Lima
Henrique Lima
12 anos atrás

Perfeito o texto do Flavio.

Tarso Marques quer explicar o inexplicável.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
12 anos atrás

Boa.

Sergio A.
Sergio A.
12 anos atrás

Sr. Flávio Gomes,

Parabéns por ter dado espaço em seu blog, que é pessoal, a seus críticos.

O senhor é um exemplo de JORNALISTA.

Abs

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

O cara faz a merda, senta em cima e ainda quer sair como coitado? Ah se nossa imprensa fosse mais imparcial, nem da oposição nem da situação, apenas mostrasse o que o povo precisa saber.

Parabéns Gomes, vida longa ao seu”sitezinho”!

Banana Joe
Banana Joe
12 anos atrás

Para quem ainda não sabe o pai do sr. tarso Marques é um homem riquissimo.
Um dos mais ricos do Paraná com farta influencia econômica e política.
E estamos no Brasil meus amigos.
Portanto não vai acontecer absolutamente nada.
Parabéns a quem se propõe a denunciar um ato ilícito.
Mas nem criem falsas esperanças.

Zé Zanine
Zé Zanine
Reply to  Banana Joe
12 anos atrás

Bom pelo que li o STJD acolheu o Requerimento em 26 de Maio, e o documento da CBA é de 05 de maio,
Longe de defender o Tarso!, acho os carros que ele faz horriveis…as motos tbm….mas ele tem o direito de defesa.
Pode estar errado….mas vamos esperar o julgamento final do STJS

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Zé Zanine
12 anos atrás

Tá falando do quê? Ele foi suspenso por dois anos, pediu redução para um ano. Não tem julgamento de culpado ou inocente aí. Acabou o caso, foi pego, julgado, condenado, suspenso por dois anos, cumpriu um (ou quase, porque as datas não batem…) e pronto.

Walter
Walter
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

To falando que vcs são se sensacionalistas sim! Essa é minha opiniao e de tantas outras pessoas. A Stock é sempre uma porcaria e nada que alguem faz é bom. A GT3 é isso ou aquilo. A Indy deixa o guard rail na marginal, o Linea é sei lá o que….
Entretanto vcs tem grande qualidade na informação e bons repórteres, apesar de ter perdido o melhor – Bruno Vicária.
E se vc reler o que escrevi, neste caso, eu concordo com vcs em relacao ao imbróglio. Talvez nao tenha sido claro na nota anterior.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Walter
12 anos atrás

Isso aí que você menciona é sensacionalismo? Cara, você não tem a menor noção de nada. Vai procurar no dicionário o que é sensacionalismo. Quanto ao jornalista mencionado, ele trabalha com assessoria de imprensa (inclusive é a mesma do Tarso Marques), o que é incompatível com o exercício da função em qualquer veículo noticioso.

Walter
Walter
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Ah! Eu não tenho noção de nada… Lá vem o sr. Flávio Gomes, o dono da verdade universal avaliar o que os outros sabem ou pensam. Vc tem razão, nao é sensacionalistas mesmo, e sim autoritário e dono da verdade.
Vc é sensacionalistas pra caramba sim. Cada problema que ocorre na Stock você multiplica por 10. E aqui nao estou dizendo que vc é mentiroso ou inventa notícias, muito pelo contrário alias. Vc é apenas exagerado.
Cara, de verdade, baixa a bola um pouco. Respeite opiniões. Quando vc trabalhava na Band com as transmissões com o Odinei vc era diferente, mas sua arrogância consumiu o bom profissional que vc era. Infelizmente…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Walter
12 anos atrás

Meu nome não tem acento.

carlos souto
carlos souto
12 anos atrás

Vamos falar de Kart, monopostos que são a base do automobilismo deixa esses caras prá lá

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
12 anos atrás

Onde assino?

Perfeito, FG!
O Tarso tem mais é que assumir o erro, oras!

Quanto ao Grande Prêmio e a Revista Warm UP, continuem sendo esse “sitezinho” e essa “revistinha”, ok?

Abraço!

Zé Pedro
Zé Pedro
12 anos atrás

Flavinho
Ao que parece, pela quantidade e teor dos comentários dos “Gometes” ,a imparcialidade dá Ibope!!
…. ou seria “parcialidade”????

IAKirk
IAKirk
12 anos atrás

“Esse tipo de imprensa, sim, deveria ser banido do automobilismo, pois tem uma arma nas mãos e saem falando besteiras sem base, sem veracidade” – ue’ mas ele tava dopado! A CBA disse e ele mesmo admitiu isso na carta de defesa. Esse papo de quantidade traco etc e’ balela. Doping e’ doping… a nao ser que a CBA estaja envolvida, ai pode deixar de ser depois de um tempo.

Tarso Marques – um babaca que nao assume o que fez de errado. Merece sifu…

md
md
12 anos atrás

doa a quem doe

Spada
Spada
12 anos atrás

Você citou 04 palavinhas mágicas, que derrubam qualquer converinha fiada!

Você e sua equipe são: sérios, honestos, imparciais, isentos !

Parabéns

Fernando
Fernando
12 anos atrás

Agora liberou GERAL!

Daniel
Daniel
12 anos atrás

HAHAHAHAHAHAAHHAAHHAHAA
só rindo mesmo depois de ler esse esclarecimento do Tarso…

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
12 anos atrás

Prezado Flávio Gomes,

O Piloto Tarso errou em sua manifestação, errou muito….!!!
Quando se usa uma substância proibida, estamos fraudando o regulamento.
Caramba, o laudo foi claro, o piloto errou, não teve a humildade de dizer que fez uso do medicamento,no caso o médico que receitou deveria saber a condição de sua profissão de Piloto.
Portanto, quando já se sabe que fez a coisa errada no mínimo ,deve-se espontâneamente dizer-se arrependido pelo erro.
A reortagem que foi divulgada no seu site, foi simplesmente absolutamente H O N E S T A,somente cumpriu o dever de informar,sem críticas contudentes, foi transparente.
O Piloto em sua manifestação, perdeu uma grande oportunidade de ficar calado e pedir desculpas, aos colegas de profissão.
Serve para ele a famosa frase do Rei da espanha:
Por que não te calas…..

Jef
Jef
12 anos atrás

Acho que é facil estabelecer um comparativo entre pessoas que tiveram problemas com dopping sem intenção ou não. Comparem Tarso e ex-mulher de Pizzonia, Mauren que foi pega por usar um creme, mas desde a 1ª vez que veio a publico chorou, esperneou, enfim, não ficou esperando os “amigos” por panos quentes em cima dos fatos…
É lamentável sua atitude Tarso…

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
12 anos atrás

Sei que nao tem muito a ver mas..Marcelo Aiquel,agora advogado do Tarso Marques, foi um excelente piloto de Turismo, no RS, nos anos 80. antes tivesse ficado como piloto.
pq será que todo mundo cresce e vira advogado, isto é, babaca?
até eu, mas larguei as drogas, hj sou musico e analista de suporte..rs

Valmir Passos
Valmir Passos
12 anos atrás

Pqp essa país é nojento mesmo. O cara quer explicar o inexplicável!!! Tarso foi simplesmente ridículo. Aliás, todos eles. Duvido que seja o único caso.
Mas enfim, é Brasil il il il il

Clóvis
Clóvis
12 anos atrás

Rapaz ali em baixo falou corretamente. Automobilismo no Brasil não é mais atrativo pra ninguém. A paixão pela F1 tá morrendo, e a stock que a Globo enche de teatrinho não tem a menor emoção.

Tô contigo Flávio!

luiz
luiz
12 anos atrás

Voces poderiam verificar a data do recurso com a data da decisão que puniu o Piloto. axiste um prazo para intentar recurso não? acho que tudo isso é mais um conchavo entre CBA, grana e gente intocavel do Automobilismo. quanto a voces continuem assim pois vcs são a ultima esperança que nos resta de denunciar esses pilantras. o resto já está na gaveta. abraço

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Prezado Flávio Gomes

Como o amigo inicia seu comentário procurando respostas, tomo a liberdade de seguir o mesmo caminho e, sem querer polemizar ainda mais este tema, gostaria de saber, depois da sua ampla justificativa, por que o senhor e seu editor, ao ficarem em dúvida se realmente havia ou não requerimento protocolado pelo piloto Tarso Marques perante o STJD ( datado de dezembro de 2010, conforme prova que possuo), não procuraram simplesmente esclarecer isso diretamente comigo, advogado do Tarso?.
Lembro que em outras ocasiões em que fui contatado por sua equipe, jamais me furtei de prestar as informações solicitadas, de maneira clara e transparente.
Todo este longo e constrangedor debate teria sido evitado, e a imparcialidade realmente ficaria intacta.

Atenciosamente

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

A julgar pela assinatura, você deve ser o advogado do Tarso. Quanto a sua pergunta, considero-a quase uma chacota. As perguntas sobre recurso, todas, foram feitas ao piloto. O mesmo foi feito à CBA e ao STJD. Seu cliente recusou-se a responder as questões diretas e objetivas que fizemos por e-mails. Se você se deu o trabalho de ler a reportagem na revista, deve saber. E a CBA, em maio, informou que não havia recurso. Diante de tantas evidências, não seja ridículo. Dê-se por satisfeito que não vamos processar você, nem seu cliente, pelas ofensas que fizeram aos meus jornalistas e aos nossos veículos de comunicação — sem ter, ao menos, a coragem de citar o nome do Grande Prêmio e da Revista Warm Up na sua “nota de esclarecimento” que, como eu escrevi, esclarece apenas que ainda tem gente no esporte que acha que jornalismo se faz de camaradagem e mentiras. Não há debate aqui, meu caro. E se a situação é constrangedora para alguém, pode ter certeza que não é para mim, nem para meus repórteres.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

O Dr., deixa de lero lero e, diga qual foi a ” paradinha ” que o ” Tarso” usou, tem como?

MarceloPOA
MarceloPOA
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Ahhhh tá, Flávio… da próxima vez, vai atrás também do Papa pra ver se ele também tem alguma coisa a dizer sobre o caso, pois SÓ a palavra do piloto (que imagino, seja o maior interessado em esclarecer a situação) não é suficiente.

Paulo Mina
Paulo Mina
12 anos atrás

Mandem todos a merda!!!!!!!!!! Caras chatos. A hipocrisia está acabando com o mundo…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Salve, Gomov!
Sou supeito para falar do seu blog e do sítio Grande Prêmio, curto demais! Mas, claro, não leio todas as matérias por uma questão de tempo. Então, dou uma peneirada, leio mais o que me interessa.
Essa notícia de doping até me chamou a atenção, já que é difícil imaginar a CBA impor esse tipo de punição. Mas, confesso que não li a reportagem. Por que?
Porque o Tarso Marques suspenso faz alguma diferença? Para ser sincero, nem sabia que ele ainda corria.
Sei que, como disseram acima, tem um gosto duvidoso para customizar carros. Tem um talento inagualável de estragar carros que, restaurados de maneira original, ficariam lindos.
Mas concordo com o Tarso num ponto: realmente, o Paulo de Tarso foi um grande piloto, seu nome será sempre lembrado no automobilismo brasileiro!

Abdo Maki
Abdo Maki
12 anos atrás

Mais um ponto pra vc FG e para o site GP, o Tarso foi tentar explicar o q não precisa ser mais explicado e se enrolou mais ainda…Abraço

MarceloPOA
MarceloPOA
12 anos atrás

ahhh.. Flávio!! É verdade, o Paulo de Tarso no facebook dele disse que vai processar você pela reportagem. Puxa vida, se você não conseguir dormir à noite, me liga. E disse que ninguém no automobilismo gosta de você. Deve ser por isso que o seu site é o mais visitado no Brasil. Nossa, essa história toda deve estar dando uma vontade enorme de trabalhar mais e mais, não é verdade???

MarceloPOA
MarceloPOA
12 anos atrás

Falando mal do site, até parece que Tarso Marques é grande coisa. O que ele ganhou, mesmo? foi campeão de quê? qual foi sua última pole? quando fez a melhor volta de alguma corrida??? Ninguém sabe – nem ele mesmo deve saber, pois é apenas mais um piloto, daqueles que tá ali pra fazer número e arranjar algum.
SINCERAMENTE, TARSO MARQUES NÃO FARIA FALTA ALGUMA SE NUNCA TIVESSE SENTADO ATRÁS DE UM VOLANTE. NÃO SE PODE FALAR O MESMO DO SITE GRANDE PRÊMIO.

João Cesar Colatrello
João Cesar Colatrello
12 anos atrás

O cara é pego num exame por ter tomado bomba ( Afinal ele é piloto ou modelão que quer sair na revista Caras??????)…Todos sabem que este tipo de substancia mexe com o emocional , e se este cidadão estiver atrapalhado e se achar no direito de dividir uma curva com um colega por em risco a vida do outro???/ Tá errado e quer se passar pelo injustiçado .
Faça -me o favor some do automobilismo amigo, já bastava ver você estragar carros antigos fazendo aquelas atrocidades se achando o Chip Foose tupinikim agora tem que aguentar sua choradeira por ter sido pelo usando bomba de marombeiro………………….quer aparecer entra na Fazenda

Márcio Haddad
Márcio Haddad
12 anos atrás

Mestre Gomes!

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
12 anos atrás

O Flávio, boa tarde!
Quem é esse cabra? piloto de que? Stock, Montana, palio, ??? deve ter rodado a bolsinha na cabeça do Mestre em direito e, pedido arrego. Nem mais uma linha pra ele. Nota 0

Ricardo Aranha
Ricardo Aranha
12 anos atrás

Flavio, ha algum tempo atrás li algo sobre pilotos de F1 usarem substancias improprias antes das corridas mas depois nada foi dito, você sabe algo sobre isso, pois é igual ao caso da CBA, será que a FIA também esconde isso? Pilotos de F1 se drogariam mesmo? Sds, Ricardo

Rafaaph2011
Rafaaph2011
12 anos atrás

Minha paixão por automobilismo é pelos roncos dos carros, desings, manobras, autódramos, modelos diferentes de carros, um ronco de Nascar e um de Dtm, um desing de um Formula 1 e um Formula Truck, assistir uma corrida em Mônaco e em Monza.

Minha paixão por automobilismo é abrir um site e ver uma notícia boa de uma novidade de uma categoria, de um evento com carros de antigos de corridas, é ver uma largada, e escutar o aquecimento dos motores no alinhamento para a largada, é a contagem regreciva para ligar os motores da Stock Car, é a ultima volta de um piloto que só falta aquela volta para ser campeão, é ver Vileneuve e Rene Arnoux, Senna e vários, Aiello e Bern Scheneider em Norisring 2002.

Ou lembrar de 1993 no autódramo Vale dos Cobras que não existe mais aqui em Balneário Camboriú da primeira corrida sem ser na tv, gol, fuscas,uno,opalas, dodges v8 com escaps no teto ETC…….

Mais tudo que digitei está bem ofuscado por muito$$$ motivo$$$ e $oluçõe$$$, meu também preciso de dinheiro, mas eu não posso morrer por dinheiro. Vamos em frente Flávio, parabéns pelo site, é site mesmoooooo!!!! um abração a todos do Grande Premio, valeu guerreiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Irinaldo Barros
Irinaldo Barros
12 anos atrás

Depois da trapahada que o “pilotinho” fez, agora que o site vira GIGANTESCO!!! Mas FG, falar do Schumacher não dá mais né! O carinha já não é mais o memo (como piloto porque na grana …). Outra coisa, como tem gente no mundo né. Abcs e esse blog vicia mesmo!

LUCARO
LUCARO
12 anos atrás

Sabemos todos que não dá para acreditar nem na palavra do Tarso, mas se existe verdade no texto onde “Mesmo que a data da utilização desta medicação tenha ocorrido meses antes da referida competição, restaram traços da substância em seu organismo, como o rigoroso exame apontou.”
Podemos então dizer que era melhor ficar calado pois falou muita bosta bosta ou seja:
– Nas provas anteriores a existência da substância era maior ainda, oferecendo maiores riscos.
– Nas provas anteriores a CBA dormiu ou pediram para ela ir dormir mais cedo.

Tarso & Cia. calem suas bocas. A cagada já foi feita. Não corra o risco de deixar fedendo mais.

Irinaldo Barros
Irinaldo Barros
12 anos atrás

Depois dessa meleca toda que o “pilotinho” fez, agora qJá pensou um caso de doping do Schumacher? Ou do aluno Alonso?

André Scud
André Scud
12 anos atrás

Fans?! Male má o povo assiste F1, quanto mais outras categorias.

Patrick Vaz
Patrick Vaz
12 anos atrás

Casos de doping tem segredo junto às entidades esportivas respectivas?
Só na CBA…
O cara se esquece da Maurren, da Rebeca Gusmão, dos ciclistas do Tour de France?
Hahaha.
Pra quem fabrica aquelas tranqueiras horrendas que aparecem na Globo como máquinas inigualáveis, está explicado.

Arilton de Oliveira
Arilton de Oliveira
12 anos atrás

Prá variar um pouco Flavio,e sem paracer puxa saco,te dou os parabéns de novo!penso o mesmo sobre “esconder,camuflar,sonegar,distorcer etc”informações sobre quem quer que seja,principalmente qdo se trata de alguém que participa de esporte de risco,e principalmente com mais trinta participantes.,quer usar,comer,fumar ingerir,cheirar e escalar o himalaia sózinho,é problema seu!Mas andar á 250 km por hora com um monte de gente grudado em vc ? aí não!sempre admirei a tocada agressiva do Tarso,mas ele errou e tem que ser punido sim!E o seu trabalho Flavio ,muito bem feito inclusive, e acompanhado diariamente por muita gente é respeitado exatamente por isso,sua total imparcialidade e isenção!

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
12 anos atrás

Parabéns, FG, parábens Grande Prêmio. Belo trabalho de investigação e notícia. Imprensa livre e bem feita é isso aí.
Quanto a esses comentários do Tarso Marques, lamentável…
Ah, e quanto à dona CBA , lamentável em dobro…