ONTEM

SÃO PAULO (aproveitando a pausa…) – Se eu fosse meu chefe de equipe, me demitiria ontem. Fiz uma corrida muito ruim em Interlagos e perdi um pódio por dois erros imperdoáveis: uma rodada no Laranjinha na quarta volta (perdi 8s) e outra no Bico de Pato (mais 14s). Cheguei em quarto na minha categoria, 5s263 atrás do Waldevino Jr., de Puma, embora meu carro fosse bem mais rápido que o dele. Uma vergonha.

Foram 25 carros na largada, um grid bem melhor que na última prova. Larguei em 23º e cheguei em 17º. Não fiz uma boa classificação, que começou com uma hora de atraso por causa da neblina em Interlagos. Virei na casa de 2min17s, pegando tráfego em todas as voltas. Daria para virar 2min15s alto.

Na corrida, a pista estava muito ruim. Antes da nossa largada andaram os F-Vee, treino, e lambuzaram a pista toda. Esses monopostos são legais e a categoria é bárbara e tal, mas muitos motores estouram e espalham óleo demais pelo asfalto. Vamos ter de pedir para passar esses treinos e corridas para o fim da programação, porque prejudica todo mundo que vem depois deles. Esses motores VW a ar, quando quebram, fazem um estrago danado no piso.

Larguei bem, como dá para ver na foto. Fiz o S do Senna na bunda dos dois Passats dos quais falarei adiante. O Carlão, do Passat preto, me deu uma espremida e chegou a amassar meu paralama. Coisa normal, de corrida. Fiqui brigando um bom tempo com o Júnior do Puma branco, mas como rodei no início, tive de ir buscá-lo com paciência. Consegui. Mas no fim rodei de novo e ele me passou. Saco. Meu carro estava bom de reta, uma surpresa, mas em três curvas era simplesmente impossível fazer qualquer coisa: o S, o Pinheirinho e o Bico de Pato. Muito óleo, carro saindo de frente, destracionando na retomada, um desastre.

Na geral, ganhou de novo o Mariano Cirello com o imbatível Puma a ar 1.600 cc preparado pelo Della Barba que é da minha categoria, diga-se. E quero aqui fazer uma singela e sincera homenagem aos meus dois amigos Rogério Tranjan e Fernando Daier, dos já supracitados Passats. O Tranjan fez a primeira corrida pela nova equipe, a Rosito Gaidarji do brother Danilo Gaidarji, e mesmo com um problema de última hora, a homocinética que quebrou, conseguiu largar e terminou em décimo na geral. Menos de 1s atrás recebeu a bandeirada o Fernandão, da minha equipe, que fez sua primeira prova com Passat. Depois fomos comer feijoada para comemorar.

As fotos abaixo são do Dyonysyo Pyerotty.

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Marco vale
Marco vale
12 anos atrás

Bom dia,
Uma pena seu comentário infeliz sobre a formula vee, justificar seu erro no laranjinha pelo óleo vazado, e ainda mais, botar a culpa em um carro que nem a teve. Pensei que jornalista verificasse as informações antes de publicar, mas percebi que no seu caso, não. Qualquer um que estava no dia e tive a decência de perguntar, viu que foi um stock paulista, que pode acontecer com qualquer um. O automobilismo nacional necessitando de apoio e o sr fazendo comentários como esse, parabéns.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Marco vale
12 anos atrás

Ai, meu saco… Faz o seguinte, Fittipaldi. Quer me pentelhar, faça-o ao vivo, nos boxes.

roberto zullino
roberto zullino
12 anos atrás

Os Formula Vees não vazam pelo motor a menos que não estejam usando as tampas de válvulas aparafusadas como o regulamento manda, ambas tampas são obrigadas a ter respiro. Todos foram obrigados a se enquadrar e não largam sem isso. Só jogam óleo se algum retentor estourar ou como aconteceu comigo na sexta com o selo do comando vazando, mas muito pouco, tanto que a embreagem não foi afetada e aconteceu no box, foi substituído e não deu mais problema. Isso ocorre com qualquer motor.
Os motores são praticamente standards de Kombi e estrangulados na carburação e não são forçados. Portanto, não há termos de comparação com outras categorias que usam motores VW mais preparados, o da Formula Vee é muito semelhante a da Kombi do pasteleiro da feira e muito menos forçado, trabalham em dias frios a menos de 100 gráus e a 130 em dias quentes. As mangueiras do radiador de óleo são direto na carcaça e tem 30 cm cada, sequer há perda de carga significativa, usa-se placa no cárter e pocinho com pescador aumentado.
O que está ocorrendo são vazamentos pequenos, mas indesejáveis, pelas coifas do câmbio, mas esse óleo cai em cima do escape e por isso a fumaça, muito pouco vai para a pista. A solução já foi identificada, o respiro original não funciona bem e nem o respiro colocado no buraco da luz de marcha a ré, é fácil de fazer, mas não funciona bem. Será necessário um respiro na carcaça em cima da coroa e pinhão e a montagem das coifas com cola de junta. O meu 550 spyder tem motor muito mais forte que os Formula Vee e usa esse sistema de respiro em cima da coroa, jamais vazou nada em mais de 70 corridas.
No caso, como foi dito o óleo foi espalhado pelo estouro de um Stock Paulista. Em todo caso preferimos correr por último, é a parte do dia menos quente e isso nos favorece.

Sérgio
Sérgio
12 anos atrás

Como já foi dito acima… o carro que vazou óleo foi da Stock Paulista…e não da Vee… os carros da Vee tem 3 respiros de óleo que vão para um reservatório… alguns vazamentos estão ocorrendo mas estão sendo solucionados… como toda categoria nova estamos nos adequando a tudo…

Bruno CG
Bruno CG
12 anos atrás

Qual a velocidade máxima do 69??

Clenio Azevedo Vilela
Clenio Azevedo Vilela
12 anos atrás

Bom dia, Flávio. Qual é o custo de uma temporada na classic?

Maurício
Maurício
12 anos atrás

Flávio, você poderia ser demitido e ir para o lugar do Massa, que tal???

Dino Dragone
Dino Dragone
12 anos atrás

Mais do mesmo, mas oq vale é se divertir.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
12 anos atrás

Poxa Flavio, voce tá parecendo o Choronso, com tanta reclamaçao da pista.

Tiago
Tiago
12 anos atrás

Bom Dia, quando vai ser a próxima etapa em interlagos?
o acesso aos boxes é permitido?
grato.

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
Reply to  Tiago
12 anos atrás

16 de julho.. no sábado é tudo sossegado (entrada nos boxes, acesso ao muro da pista) , exceto para crianças..

Francis Henrique Trennepohl
12 anos atrás

Pelo estado que o Comendador estava ontem à noite quando me ligou para contar as façanhas do dia, arrisco dizer que ele nem dormiu. Deve ter revivido cada segundo durante a madrugada e deve estar sofrendo hoje com cãimbras nas bochechas e região do maxilar.
Sobre o seu comentário a respeito dos motores a ar, deixarei que a alta cúpula se Stuttgart responda a altura, porém adianto que, pelas leis brasileiras, o “senhor” pode ser facilmente enquadrado por “discriminação racial” neste caso.
Abraços empoeirados

PS: Sobre Marcelão, semana que vem, dias 25 e 26, tem corrida nossa. Pretendo “descabaçá-lo” de outra forma, dentro da pista.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
Reply to  Francis Henrique Trennepohl
12 anos atrás

Francis:
Estou ainda no aguardo das imagens on board do Marcelo.
Sinceridade: Não sei qual dos dois estava mais feliz ontem… Se ele por perpetrar barbaridades no Templo, direto da poeira e sem escalas, ou se euzinho, que medi forças com uma certa BMW M3 que deu um sinal de farol no retão que achei, por assim dizer… Deselegante. Sabe os palhacinhos que pedem passagem pensando que são alguma coisa? Pois é… Não prestou…
Garanto que nenhum de nós dois dormiu, tamanha felicidade. As imagens dirão, foi tudo de bom e mais um tantão assim!
Quanto ao infeliz que ocupava o banco do motorista da máquinna supracitada… Esse com certeza não dormiu. Vai ter pesadelos recorrentes pelo resto da vida, com um corsinha umpontozero infernizando suas noites por um loooooongo tempo.
Não vejo a hora de assistir!
Abraços direto do asfalto pra poeira, mano!

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Francis Henrique Trennepohl
12 anos atrás

Srs, não, eu não dormi direito ontem hahaha. Acho que mandei uns 30 torpedos contando a jornada. Fantastica!!
Cerega, foi show de roda, mais uma vez, mto obrigado. essa contarei ao meus netos qdo levá-los ao templo!
Video e fotos já enviados.
Abraços empoeirados…

@M3ndonca
@M3ndonca
12 anos atrás

Flávio o motor que estourou foi da stock paulista, e não da fórmula Vee.Tanto é que a pista ficou fechada por uns 20min antes da entrada dos monopostos.
Não houve quebra de motores da vee.

galileu
galileu
Reply to  @M3ndonca
12 anos atrás

mesmo assim na minha época eles sujavam a pista, e nas mil milhas então, correndo tudo junto, comom diz um amigo: era pobrema
flavio, correr é uma arte, rodar faz parte. melhor sorte na próxima.

marcão
marcão
Reply to  @M3ndonca
12 anos atrás

Tem sim alguma coisa errada com os Vee, não é o motor em si…
Não sou especialista,mas tem umas coisas que não estão batendo direito…vejo fumaça o tempo todo nesses carros..Me parecem ser duas coisas a se investigar, uma delas acho que está na altura da refrigeração do óleo, é muito longa a tubulação e pra cima, o motor força o óleo pra cima, o óleo não sobe acaba ficando no meio do caminho gerando pressão e acaba vazando por algum lugar entre o bloco e as tubulações, um anel o´ring mais resistente talvez resolva esse problema, oumesmo uma tibulação de amior diamentro pode ajufar… Outra coisa mais simples podem ser as juntas de cabeçote maiores e mais resistentes, e o ´próprio aperto do cabeçote com o torquimetro um pouco mais apurado….São só palpites, não criticas a categoria, e logo logo acham as soluções… Pra mim tá valendo….

@M3ndonca
@M3ndonca
Reply to  @M3ndonca
12 anos atrás

Alguns motores estão sofrendo com vazamento de óleo pela coifa e câmbio, e por isso a fumaça.
Porém é bom deixar claro que motor com óleo vazando não entra na corrida ou treino oficial.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
12 anos atrás

FG:
1- Lembra dos 5 aninhos que te disse?
2- Na regularidade que acabou há 3 horas atrás, levei um virgenzinho lá de Floripa, “de grátis”, para umas voltinhas inocentes na regularidade do Pedro de Souza… Não prestou. Já viste um Corsinha umpontozero engolindo BMW M3 e Fiat Punto? Pois é…
Mas como minto muito, meu passageiro ex-virgem, o Marcelo Pacheco da TCC lá do amigo Francis gravou umas 3 ou 4 voltas on board.
Tudo “mintira”, belo trabalho de fótoxópi que assim que receber, te envio…
Para um dia dos namorados em que a Michelle de Jesus deu a panca da vida – moeu, foi feíssima – foi bom demais medir forças com uns carrinhos espertos pilotados por meninos nem tanto…
Abraço, FG.

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
12 anos atrás

Flávio.

achei um “mod” para Rfactor que você iria adorar!

é chamado “East Cars”, tem todos os carros da URSS e alguns clássicos ocidentais (Renault Gordini, Fiat 126 etc) em várias configurações, original, rally e preparado…

bacana pra se divertir! ver um Lada contra um Trabant em um misto ou oval é bem bacana! a inteligência artificial é bem feita e dá pra se divertir um bocado…

Rafaaph2011
Rafaaph2011
12 anos atrás

É complicado Flávio, se preparar dias e horas para uma corrida e…… não posso dar conselho pois não sou nem piloto de factor simulador, rsrsrrsrsrsrs. Mas tu sabes melhor que eu, Schumacher, Senna na entrada do tunelem Monte Carlo, Vetel e váááários… vai em frente e boa sorte na próxima!

Jonny'O
Jonny'O
12 anos atrás

Legal ver a classic com 25 no grid!!!!

Mas é injusto o comentario sobre o motor a ar, qualquer motor quando estoura faz bagunça e o motor a ar tem em outras categorias tb.

galileu
galileu
Reply to  Jonny'O
12 anos atrás

simtem, mas desde os fuscas da antiga speed, eles soltam muito óleo pela pista,lambuzando tudo, não precisam nem quebrar, após qualquer treino,ou corrida deles a pista fica ium sabão, imaginem como era na época dos opalas, sem blocante, sem direção hidraulica, com freio traseiro a tambor,a coisa era feia, motorzão seis cilindros empurrando a frente que escorregava no óleo, consertava a frente e lá se ia a traseira, haja mão de obra. e pneus pirelli cn 36 205R14 lixados, nada de slick. mas era bem mais barato do que a sotock de hoje.

gabriel
gabriel
12 anos atrás

todos rodaram?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  gabriel
12 anos atrás

Muitos.

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
12 anos atrás

Gostei da corrida.. “nosso” TL conseguiu a 5º colocação na D3 e a prova foi cheia de rodadas e de disputas. Destaque para o Lubisco que bateu no Laranjinha na largada e mesmo assim foi buscar a 4ª posição na categoria. Para o pessoal que quer conhecer mais da categoria um video da 4ª etapa:

http://www.youtube.com/watch?v=YIFURCtpl7Y

Gravei parte da 5ª etapa, mas como tb corri neste final de semana, ficarei devendo uma cobertura mais completa.. (só peguei o final da rodada do 69 no Laranjinha)