OS MOTORES

SÃO PAULO (briga surda) – A história é a seguinte: Ferrari e Mercedes querem que a FIA adie por dois anos adoção dos novos motores da F-1, marcada para 2013. Para quem não sabe, eles passarão a ser turbo, 1.6 e de quatro cilindros, contra os aspirados 2.4 V8 atuais. A Renault avisou que se FIA atender às demandas ferraristas e mercêdicas cai fora da categoria. A Cosworth não fala nada porque não se sabe sequer se continua. Todt disse que foram realizados 11 encontros técnicos para se chegar ao modelo de motorização escolhido e que não vê sentido em adiamento algum. Mas admite negociar, porque afinal de contas não é o dono da F-1.

O bicho está pegando.

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MT
MT
12 anos atrás

E já que o PC falou em Le Mans, Audi e Peugeot com motores a diesel!!! Horrível, isto não é automobilismo de verdade, deixem o diesel para caminhões e ônibus.
Abs,
MT.

MT
MT
12 anos atrás

F1 de verdade é força livre, liberem tudo, cada equipe usa o motor que quiser (ou puder) dentro dos 3500cc aspirado ou 1500cc turbo. Esta F1 que está aí cheia de regulamentos é falsa, não é F1 de verdade, só serve para pilotos de videogame como os atuais. Queremos carros diferentes, motores diferentes, pneus diferentes, carros ariscos e difíceis de pilotar, etc, deixem o lance monomarca para os norteamericanos.
Abs,
MT.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

MCLAREN MP4/4

Não estou com tempo pra procurar, mas acho que os carros da McLaren de 1988 tinham motores HONDA 4 cilindros TURBO. E dominaram a temporada. A melhor combinação equipe/carros/pilotos de todos os tempos.

Marcelo
Marcelo
Reply to  MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Eram Honda V6 1,5 litros…

Marcelo
Marcelo
Reply to  MARCO ANTONIO
12 anos atrás

e Turbo, claro.

pc
pc
12 anos atrás

Hoje com o desenvolvimento da eletronica é possivel obter-se 800 cv por litro com os motores turbo. Assim, quem acha que a coisa vai ficar mais devagar ou menos ruidoso não sabe o que está falando. Usando 500 bar de pressão na injeção direta de combustivel, é possivel obter-se consumo especifico (grama/hora/cv) mais baixo que os motores aspirados e portanto carregar bem menos combustivel na largada e daí ser mais rapido na pista. Isso vai reverter imediatamente para os carros de rua. A tendencia é motor pequeno com turbo e injeção direta. Isso não vai mudar , pois o combustivel so vai ficar mais caro. Nas 24 horas de Le Mans, os Audi e Peugeut usam motores turbo de injeção direta e praticamente sepultaram a concorrencia. Quem estiver preocupado com custo vai correr na Indy ou na Nascar. Ou na Stock .

DCNunes
DCNunes
Reply to  pc
12 anos atrás

A tendência do motor turbo é fazer menos barulho. Se a diferença é significativa, não sei. Mas só de pensar num motor turbo de 4 cilindros com potência de aspirado de 8 cilindros (menos partes móveis) e o próprio turbo atuando como um silenciador, é de se acreditar que vai haver uma redução no barulho.

http://www.turbodriven.com/en/turbofacts/advantages.aspx

leandro 440 magnum
leandro 440 magnum
12 anos atrás

É galera,o politicamente correto falando cada vez mais alto e os motores silenciando.
Se Ferrari, Mercedes e Mclaren não querem ,então não precisam continuar na F1,pois são os verdadeiros pilares ,principalmente o time vermeho de Maranello(embora não dseja fã, reconheço a importancia deles na categoria).e o Batalhão de Woking.
Poderiam criar uma categoria livre da imposição do Bernie,reduziriam a influencia da FIA,não teriam que limitar investimentos,não precisariam restringir patrocinios(cigarros e bebidas) e poderiam correr somente aonde o povo realmente gosta de corrida.
Seria como a Penske e a Ganassi fizeram com a ChampCar.Mas o Impacto seria ainda maior.

EWERTON
12 anos atrás

Sou a favor dos 1.6 turbo. Ninguém no futuro usará V6, V8, V12. São beberrões e incompatíveis com o meio ambiente.

Erupção vulcânica é obra da natureza. Ela pode poluir. Nós não.

A F 1 tem de servir para desenvolver tecnologia para os carros de passeio. No futuro usaremos motores turbo e elétricos. Mais econômicos e mais eficientes.

“Quando não restar mais nenhuma árvore, nenhum animal silvestre, o homem então perceberá que ele não come dinheiro. ” Cacique de tribo americana, 1865.

Felipe "Hupiscratch" Andrade
12 anos atrás

Notícias do futuro: “FIA estabelece motor 1.0, 4 cilindros, sem turbo e pra durar 150000 km. Mercedes afirma: ‘Vai ser ótimo pra divulgação do Smart for One.’ Citroën se anima: ‘Iremos entrar com o 2cv NEO e seremos competitivos.’ Ferrari/FIAT já tem vantagem: ‘Nosso motor Fire 1.0 já tem décadas de desenvolvimento. Nosso Uno Sport será o mais rápido!'”

Carlos Santista
Carlos Santista
12 anos atrás

1.6 e 4 cilindros?

eu tenho um F1 na garagem! kkkkkkkkkkk

DCNunes
DCNunes
12 anos atrás

Mercedes e Ferrari querem dois anos de adiamento, e Renault não quer adiamento… já estou vendo, vão adiar por um ano.

Eu também ainda não engoli essa história de mudar os motores para deixar a F1 mais verde. A razão deve ser outra. Será que é para deixar a F1 menos barulhenta? Temos que lembrar que a corrida da Bélgica já esteve ameaçada por causa disso, e não deve ser o único local em que fazem reclamações. Ou será que querem levar a F1 para um cafundó a 4000 metros de altitude?

(se sair mensagem repetida me desculpem, mas deu pau bem na hora de enviar)

FTrack
FTrack
12 anos atrás

Pois que seja mantido 2013 e a Ferrari que saia. Não vai fazer falta nenhuma.

LucioSP
LucioSP
12 anos atrás

Concordo com o Leandro…….

André_Pacheco
André_Pacheco
12 anos atrás

E o Leandro deu um tiro certeiro… e com esse calibre fez estrago!

André
André
12 anos atrás

Tomara que abortem esse plano. Estes motores terão o barulho ainda menor.. saudades dos V10! Aquilo sim era som.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

raoni
raoni
12 anos atrás

Isso não tem nada de perda em desempenho, pois os motores mais potentes da história da F1 eram 1.5 Turbo alguns v6 e outros 4 cilindros…

E acho que seria uma boa à volta dos turbos, pois pode mudar a pressão da turbina com booster e nem precisa usar a asa móvel… Era assim antes saia do vácuo e apertava o botão e pronto.

A BMW 4 cilindros em testes chegou a 1.400hp.

O problema é marketing de venda, pois a Ferrari não tem carro 4 cilindros a venda no mercado!

Já a Renault tem muitos…

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
12 anos atrás

Boa tarde Gomes 69,
Rapaz, o circo ta pegando fogo em? alías, esta na hora do mundo do automobilismo dar aquela chacoalhada. Parabéns pela twittcan de ontem!! foi otimo.

Boa idéia!
Boa idéia!
12 anos atrás

É só a Ferrari deixar de usar o nome nos carros de corrida e usá-lo somente para os carros esporte. Na Fórmula 1, ela passaria a correr de FIAT !!!
Imagina o Fernando Alonso (el fodon de las Asturias) “pilotando” um FIAT !!! he he he … .
Acho que até eu venderia o meu carro e compraria um FIAT (só pra dar uma forcinha …)!
A Mercedes poderia fornecer motores Swatch !!!!

Fernando
Fernando
12 anos atrás

Motor 4cilindros em linha 1.6 turbo?

Vou montar uma equipe de F-1. Só comprar alguns APs e preparar, colocar o turbo e pronto, temos o motor.

O que acha Flavio? grande premio racing? Na Globo seria GPR – Volkswagen.

Se preferir, podemos pegar uns motores de Lada também. Ganharemos em confiabilidade.

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Tinham que botar o George Bush na presidência da FIA.
Aí voltavam os motores V12.

Daniel
Daniel
Reply to  Rodrigo
12 anos atrás

Boa. Mas acho que ele manteria os V8, aumentando apenas a capacidade dos motores(usando polegadas cúbicas como medida padrão). Sei lá, talvez um mínimo de 427 (7.0), por exemplo. E passaria a contar as corridas em milhas, porque ele não sabe quanto é 1 quilômetro.

Felipe
Felipe
12 anos atrás

Demagogia e marketing puro, quero ver em números qual será essa redução… já foi comprovado que um Boeing em uma viagem inter continental emite mais carbono, alcatrão, nicotina e óleo de mamona (;-p) que a F1 em uma temporada inteira! É fato que a gasolina é um combustível poluente, troquem para o E85 (em moda na Europa) ou até mesmo o E100, ué? Com certeza esse downsizing não é interessante para uma Ferrari da vida, aliás, não deveria ser interessante para nenhum dos fabricantes, pois é um esporte que deveria ser o ápice da performance de um carro, se querem eficiência e economia, coloquem logo motores elétricos e assim assistiremos a corridas de autoramas em escala 1:1!

Porsche 917
Porsche 917
Reply to  Felipe
12 anos atrás

E a erupção de um vulcão emite mais CO2 que todos os carros do planeta.

EWERTON
Reply to  Felipe
12 anos atrás

só corrigindo.
“Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado….
Vocês vão entender, que dinheiro não se come”! (Carta do Cacique Seattle, 1855)

Edu Guanaes
Edu Guanaes
12 anos atrás

Pra mim, diminuir custos seria mais facil acabar com toda a dependencia aerodinâmica, com os pneus de chiclete que não duram nada, com o volante video game, trocando a gasolina pelo etanol, com aquele monte de gente trabalhando nos pitstops, com as mega mansões sobre rodas das equipes e mais um monte de besteiras que tornou a F1 um festival de ostentações.
Ai sim veriamos pilotos bons controlando os carros de lado nas curvas, fazendo ultrapassagens verdadeiras.
Hoje a F1 ta muito chata

Anchor
Anchor
12 anos atrás

Em uma epoca em que se fala em reduzir despesas, desenvolver novos motores nao aumentariam os custos? A F1 poderia imitar algumas coisas das forma americana de promover as corridas. Por exemplo cada carro da equipe com uma pintura diferente, equipes com um carro so, etc.

Ricardo
Ricardo
12 anos atrás

Motor 1.6 turbo? Por favor…

Vai ser flex também?

victor freire
Reply to  Ricardo
12 anos atrás

sabe tudo de motor, esse rapaz.

sydnei
sydnei
Reply to  Ricardo
12 anos atrás

Ricardo, na vdd o motor não será flex, será somente movido a etanol. Tempos modernos amigo: down size e etanol(brasileiro) em nome da menor poluiçào do meio ambiente.
Mas q diferença faz o tipo de combustível para a performance da bagaça.

trackback
12 anos atrás

[…] uma polemica envolvendo o presidente Francês foi a noticia do possível adiamento dos motores 1.6 Turbo para 2013 , com a noticia, a Renault que detém o titulo dos motores do ano passado e tem grande […]

willian
willian
12 anos atrás

Ferrari gosta de ser ‘do contra’, hein… sempre eles jogando areia nos olhos dos outros…

Rafael
Rafael
12 anos atrás

O dono da F-1 tinha uma equipe que rodou com motor BMW 04 cilindros 1.5 turbo ( 5.5bar ). Gerava mais de 1000 cv. Inclusive o Nelsão pilotava esse trem.
Tempo bom de F-1.

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
12 anos atrás

Essa de usar etanol, pode dar uma sobrevida à F!.

Mas eu gostaria de ver uma categoria “Força Livre”. Uns V-12 de mais de 1000 cv com formatos parecidos com os de F-1/F-Indy.

EduardoRS
12 anos atrás

O Todt é um paspalho. Ficou de rabo preso com todo mundo pra ganhar a eleição, e agora não pode fazer nada. Tá faltando um dirigente que não fique em cima do muro, que dirija o esporte e não o interesse das montadoras ou da múmia Ecclestone.

A F1 está um verdadeiro porre. É preciso mudar motorização e combustível sim, o mundo inteiro está fazendo isso, e se a Ferrari não quer, que saia de uma vez – já que ficam toda hora falando em sair mesmo. Tá na hora da categoria se reinventar e falar a língua do público, ao invés da língua dos CEOs.

Rodolfo Ricci
Rodolfo Ricci
Reply to  EduardoRS
12 anos atrás

Será sensacional!!! Última tecnologia motor de 4 cilindros.

Alexandre
Alexandre
12 anos atrás

Sou a favor de manter os atuais V8. Se turbinar deve ficar melhor ainda.
Mas com combustivel alternativo …… Etanol por exemplo.

Abraços

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

Ferrari + Mercedes X Renault

Alguma dúvida de quem ganha essa briga?

Sem contar que ambas devem estar torcendo que a francesa vencedora caia fora da categoria e facilite a vida deles…

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
Reply to  José Brabham
12 anos atrás

Olha Jose Brabhan, voce tá olhando (prá variar, como brasileiro, apenas a f-1, mas a Renault carrrega a GP2 com seus motores a F-Renault 3.5 e 2.0 que vem revelando otimos pilotos) e tem sim força gaulesa muito grande na FIA que ainda é dirigida por um frances…..

José Brabham
José Brabham
Reply to  José Brabham
12 anos atrás

Caro Kesnault, você pode até ter razão, mas eu não apostaria tanto assim no poder político da Renault escorado em Todt ou na força dos gauleses nas categorias de base. A Règie já entrou e saiu da F1 inúmeras vezes e seu CEO (e esta é hoje uma F1 de CEO´s…) não é lá muito fã da categoria de Bernie.

Já a Ferrari, queiram ou não, tem uma força enorme dentro da F1. Continuo achando que a FIA não iria contrariar a equipe que está ininterruptamente da categoria desde 1950 e que lota os autódromos do mundo com sua legião de tifosi apenas para agradar os franceses que, humor vai, humor vem, fazem biquinho e voltam para Paris e suas GP2´s.

Afinal de contas, é de F1 que estamos falando, não?

Paulo leo
Paulo leo
12 anos atrás

O automobilismo brasileiro está morrendo pela adoção do modelo norte americano, ou seja, apoio a Nascar brasileira (Stock car) em detrimento das categorias de fórmula (que efetivamente acabam gerando novos talentos na F1). Será q é por causa de alguns filhos de um certo narrador global???

leandro 440 magnum
leandro 440 magnum
Reply to  Paulo leo
12 anos atrás

Discordo,pois o automobilismo americano ainda funciona, e ao contrário do que muitos pensam, não existe apenas NASCAR e Formula Indy, exitem outras categorias ,principalmente de turismo que são a preferencia do publico , que atraem bastante publico e adeptos.
Estamos no país do futebol e da F-1,Tem muitos pilotos bons por aí a fora ,mas se não estão na categoria blindada pela FIA, são apenas medianos. Por isso que as empresas tem receio de patrocinar pilotos e equipes.pois acreditam que ninguem vais ve-los corrernos autdromos, principalmente se estiver sendo transmitda o ” paseio-nosso-de-final-de-semana ” da F-1.
E se ninguém vai aos autodrmos,por que mantê-los?
O automobilismo na America funciona,o Argentino funciona, o japones, o alemão ,o australiano, todos pois não restrigem sua atenção somente a Formula 1

Jader
Jader
12 anos atrás

Esporte movido a petróleo, por causa das questões ambientais, está fadado à morte. A F1, igualmente a outras categorias movidas a petróleo, terá de encontrar combustíveis que não agridam o meio-ambiente. A Fórmula Indy, parece, usa etanol, que polui menos, poderia ser uma caminho pra F1.

Os carros poderiam ser elétricos, mas muito da graça do esporte iria pras cucuias, já que não haveria o ronco dos motores, um dos elementos definidores do espetáculo.

Imagina uma Ferrari roncando igual a uma secador de cabelo? Não dá.

ton_cascavel
ton_cascavel
Reply to  Jader
12 anos atrás

Ferrari by Britania!

Interessante….hehehe

Bruno
Bruno
Reply to  Jader
12 anos atrás

A Ferrari como um secador de cabelo e a Hispânia como um barbeador elétrico….hahaha
Concordo com você Jader

Porsche 917
Porsche 917
Reply to  Jader
12 anos atrás

enquanto isso o Porsche GT3 Hybrid estreou vencendo ! Os espertos se antecipam !

Celio Ferreira
Celio Ferreira
12 anos atrás

Eu sou do tempo dos V12 , e menos aerodinamica, e mais braço do piloto, com esse motor
1.6, 4 cilidros , apesar de turbo , os carros vão depender ainda mais da aerodinamica e pneus.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Celio Ferreira
12 anos atrás

Na época dos v12 e de aderência mecânica, também existiam os 1.5 turbo com 4 cilindros da BMW, Porsche TAG, Honda. O motor turbo nessa época chegava a mais de mil cavalos enquanto hj chega a no máximo 800. Portanto, não é o motor que influencia na necessidade ou não da aerodinâmica, mas sim a potencia obtida por ele. Se a potencia não cair drasticamente, o comportamento aerodinâmico dos carros será o mesmo.

André França
André França
Reply to  Celio Ferreira
12 anos atrás

E a relação peso/potência não serve pra nada, né?!

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
12 anos atrás

Que bagunça tá a F1 hein?
O Todt vai se complicando cada vez mais… mas muita água passará debaixo desta ponte ainda.

Abraço!

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Assim como o automobilismo brasileiro, a F1 está morrendo aos poucos.