MENU

sábado, 13 de agosto de 2011 - 18:56Dica do dia, Turismo

DICA DO DIA

SÃO PAULO (aprendam) – É uma aula de jornalismo a reportagem feita pelo Pablo Pereira no site do Estadão. Ele pegou um ônibus que percorre quase 6 mil km entre São Paulo e Lima. É a mais longa linha rodoviária da América do Sul. São quatro dias pelo Brasil e pelo Peru, por 468 reais. De avião custa mais caro, mas não tanto. E é difícil compreender o que leva alguém a fazer uma viagem dessa de ônibus, por quatro dias, se poderia ir pelo ar por alguns punhados de horas e não muito dinheiro a mais.

Mas quando se veem a paisagem, as histórias, a viagem em si, compreende-se. Tem um ditado que fala sobre isso, que o importante na vida é o caminho, não o destino. E é precisamente o que se sente ao ler o material do Pablo — trabalhei com ele na “Folha”, um grande cara, excepcional jornalista.

Ler e ver. Porque tem também as excelentes fotos do Epitácio Pessoa, vídeos, áudios. É disso que falo, também, quando digo que é uma aula de jornalismo. De um novo jornalismo, já que a internet nos oferece esses recursos todos para se fazer um material completo.

Leitura recomendada, em resumo. Muito legal. Deu vontade de pegar esse busão, sozinho, e sair por aí. Pra tomar uma Inca Kola geladinha do lado de lá.

21 comentários

  1. Heitor disse:

    Ja tomei essa inca , realmemte tem gosto de agua melada com gas, pra quem tem tendencia a diabetes , e pretende tomar , encomenda o caxão…….e de preferencia só tome estupidamente gelada.

  2. cumpadri agripino disse:

    meu filho…. que nareba…..

  3. Eduardo disse:

    Realmente, incoerente pagar quase 500 reais por uma viagem de quatro dias, se você consegue o mesmo, por quase o mesmo preço, de avião… e o pior, de Ormeño! Já viajei de Ormeño entre Lima e Quito, e o ônibus quebrou 2x, uma apenas 100km depois da partida…
    A viagem pode ser muito bonita, sem dúvida, mas para passar esse perrengue…

  4. Paulo Fonseca disse:

    A reportagem foi muito boa, já havia sido feito por um canal de TV, acho que foi RECORD.
    Agora quero planejar e fazer de carro com o FUCA-BALA da vó.

  5. Jchanbr disse:

    Aqui na cidade de São Paulo, na feira dos bolivianos que tem todos os domingos, na praça em frente a escola técnica federal do lado do shopping D e do estádio do Canindé :-)
    Inclusive tem a pet de 2 litros da Inca Cola, tem chá de coca e outros baratos também para vender…

  6. Joaq disse:

    Ja fiz essa viagem, mas so ate Cusco e sai de Cuiaba. Porem, isso foi em 1995 e antes da fronteira do Brasil com Bolivia ja nao tinha asfalto… A viagem durou uma semana, mas valeu a pena!

  7. Edilson Vieira disse:

    Inka Cola tem gosto de água, merda e açúcar.

  8. fabio disse:

    rapaz olha a cor da “Inka Kola”!! meu Deus tenho mais coragem de fazer essa viagem que de beber esse troço aí…hahahahah

  9. Rodrigo West disse:

    Muito interessante, mas com esse tempo minha escolha seria ir de moto!

    A Inca Kola parece um “capilé” (xarope de alguma coisa bem doce) misturado com água com gás…

  10. Willian disse:

    a viagem televisionada. em 3 partes.

    http://youtu.be/nPjMm0Y5lfw

  11. Marcelo disse:

    Nossa, 96 horas de busão, não é fraco não! Com 18 anos fui sozinho de São Paulo-Paraguay, quase MORRI na poltrona quando cheguei lá, parecia um ZUMBI saindo do busão.

    Hoje com 43 anos, se pegar 96 horas de busão até Lima, quando chegar, tem velório…

    Ótima reportagem, que gosto tem essa Inca Kola?

  12. Faster than you disse:

    A Inca Kola dá de dez na cocacola, alguém sabe se vende por aqui??

  13. Alexandre Abril disse:

    Qual a marca do ônibus???

  14. Carlão disse:

    Gomes, Vai com o 69 uai !
    Deve ser bacana.

  15. Rogério Magalhães disse:

    Pois é… depois, quando digo que, por exemplo, prefiro ir a Porto Alegre ou Florianópolis de ônibus do que de avião, tem quem me chame de louco… noves fora minha inegável paixão por ônibus, não há visão aérea que substitua o prazer de passar por vários recantos a beira da estrada, ver cada cantinho de paisagem, uma casa perdida, um detalhe a chamar a atenção, coisas que só a estrada permite… e de ônibus é muito melhor de se apreciar até do que ao volante…

    Já tive vontade de fazer São Paulo-Santiago, que deve estar ali par a par com essa SP-Lima, só pela curiosidade de encarar a paisagem dos Andes…

  16. LucioSP disse:

    Uma das viagens (fui de avião rsrs) mais bacanas q já fiz……………Lugar legal pacas, com um povo simpático uma culinaria boa, puta história, inka kola………..e Machu Pichu………

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *