MASSA VAI?

SÃO PAULO (acho que sim) – E enquanto se discute Schumacher, Massa segue no fio da navalha na Ferrari. Domenicali fala abertamente em “próximo companheiro de Alonso”. Mas para depois de 2012, porque no ano que vem o brasileiro fica e cumpre seu contrato. Problema para ele são essas declarações que o descartam a partir de 2013, com o time pensando em algum “jovem de carreira ascendente”. Perez é o mais provável. É duro ficar numa equipe sabendo que não faz parte dos planos dela para o futuro.

Também já falei aqui e repito. A permanência de Felipe em Maranello depende muito dele, de reagir, voltar a ser o piloto que foi em 2008. E seu maior problema se chama Fernando Alonso, como o maior problema de Barrichello era Schumacher. Como o problema de Webber é Vettel, como o problema de Mansell era Piquet, como o problema de Hill era Prost, como o problema de…

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio Falcao Neto
Antonio Falcao Neto
12 anos atrás

Se Massa levou coro do Ice Man, imagine do Alonso.
Pra Massa andar na frente, ele tem que andar com Nakajima, Barrichelo, e por ai vai.

Antonio
Antonio
12 anos atrás

O Nelson Piquet comentou que nunca mais foi o mesmo piloto depois do acidente na Tamburello e acredita que o Massa também perdeu alguma coisa depois da molada na cabeça pois a pancada do massa foi maior que a dele.
Pode ser.

Henrique
Henrique
12 anos atrás

Para que discutir ou colher opiniões?

Se em equipe de ponta não dá mais no couro, de 2013 pra frente é só descida…

ACABOU…..

Só um novo Emmo, Piquet ou Senna…

Alberto Nascimento
Alberto Nascimento
12 anos atrás

Infelizmente o Massa em 2013 estará, com muita sorte, numa Williams da vida…

Carlos Tavares
12 anos atrás

Também acho que Mansell não devia para o Piquet, não. Em 1986 fico à frente. Em 1987, se não sai uma porca da roda do Inglês, acho que na Hungria, ele seria campeão, pois marcaria mais 9 e Piquet menos 3. Fora as vitórias, que seriam 7 x 2 pró Mansell…

galileu
galileu
12 anos atrás

o grande problema da ferrari, é que ela utilisa peças diferentes nos carros, aquela peça que fica entre o cinto e o banco não é a mesma, isso mesmo estou falando daquela peça que aperta pedais, vira volante e aciona botões e borboletas, elas são distintas entre si, cada carro tem uma, ma difrente da outra.

Eduardo Di Lascio
Eduardo Di Lascio
12 anos atrás

A mensa maioria dos pilotos que sofrem um acidente muito sério, voltam bem menos competitivos. Com o Massa foi a mesma coisa.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
12 anos atrás

Tomara que saia mesmo. E tomara que as minhas “preces” sejam ouvidas e nenhum piloto brasileiro jamais volte a pilotar por essa equipe. Quero ver pilotos competindo e não funcionários cumprindo ordens.

R.Tallarico
R.Tallarico
12 anos atrás

Massa, depois da “porcada” na cabeça na Hungira 2009, perdeu o ritmo. Talvez, só outra “porcada” para colocá-lo na linha novamente. Flávio, faz um levantamento pra nós dos resultados do Felipe antes da porcada e depois dela.
Fui!

Conde
Conde
12 anos atrás

Se ele desligar o rádio e ligar o botão do f_ _ _ _ -se ainda tem chance de mostrar culhão e arranjar uma vaga num lugar bacana .

campos
campos
12 anos atrás

Eu acho que o nosso FG nao gosta dos pilotos brasileiros, mas tudo bem, cada um com o seu comentario, pois ele adora o SHUMI.
A ferrari deveria ficar mais 20 anos sem ganhar nada Massa vai pra MCLAREN

Alex
Alex
Reply to  campos
12 anos atrás

Talento não tem nacionalidade!! Acho ridícula essa história de ter que torcer para um compatriota, mesmo que ele seja inferior aos demais e não me agrade com o seu estilo de pilotagem.

Ronald Simões
Ronald Simões
12 anos atrás

O problema do Massa é que o Alonso é mais rápido. Só isso.

Luciano
Luciano
12 anos atrás

O problema de Mansell era Piquet? Desculpe Flávio, mas não acho.

Mansell, apesar de inconstante, era mais rápido que Piquet. E se perdeu um título para este em 1987 (mesmo com bem mais vitórias), ficou na frente em 1986, embora tenham ambos jogado o título nas mãos de Prost.

Mas, piloto por piloto (e aqui estamos falando de pilotagem pura, sem “estratégia”, “acerto de carro”, etc, Mansell era superior, na minha opinião. Em quase todas as vezes em que se confrontaram diretamente na pista, o Leão saiu vencedor, como na França/Inglaterra em 1987, por exemplo.

http://www.youtube.com/watch?v=kG-HKv0AzXE

Já no caso Massa/Alonso, o brasileiro é nitidamente menos veloz, por mais que a Ferari seja suspeita, como sempre.

Julio
Julio
Reply to  Luciano
12 anos atrás

Tá parecendo uma viúva falando! Piquet sempre foi superior ao Mansell, em vários aspectos.

claudio aun
claudio aun
12 anos atrás

O problema maior é se o ano que vem fizer um campeonato para campeonatoa FERRARI boicota como boicotou o Irvine ,não quer campeão fora da equipe

Carlos Tavares
12 anos atrás

O cavalo selado de Massa passou em 2008.

Roberto A Silva
Roberto A Silva
12 anos atrás

A Ferrari é vítima da própria política. Ao privilegiar demais um piloto, desestimula o outro. Numa F1 competitiva como a de hoje, a McLaren e Red Bull pontuam mais e por isto vão terminar o campeonato na frente. Dificilmente um novato vai mudar este cenário dentro da Ferrari. Se observar as estratégias do Massa são sempre sacrificadas em função de Alonso, a equipe não consegue definir estratégias distintas como a McLaren com Hamilton e Button.

Roberto A Silva
Roberto A Silva
12 anos atrás

Discordo que o maior problema se chama Alonso. Massa ficou preso na ratoeira ao sucumbir as ordens da equipe, aquele episódio o arrasou psicologicamente, ele foi banido da equipe naquele momento. Cabe a ele tomar atitudes como piloto e “chutar o balde” da Ferrari de uma vez para tentar renovar a carreira em uma nova equipe.

Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Esse negocio do Massa já encheu o saco.

É chato falar, mas ele não esta rapido como antes… ou foi o acidente ou é uma falta de confiança total em si mesmo.

Já escrevi aqui algumas vezes que o Emerson, o Piquet e o Airton também tiveram companheiros de Equipe que eram muito bons… e os tres conseguiram conquistar o seu espaço dentro das equipes… tá certo que o Rindt morreu… mas mesmo nessa tragédia o Emerson mostrou todo o seu gigantismo… o Piquet teve um tal de Lauda como ponto de referencia na Brabham e o Senna teve o Prost na Mclarem… todos se estabeleceram e se impuseram como os melhores de suas equipes (deve ser porque eles eram mesmo… rsrsrs)… já como Rubens e o Massa isso não aconteceu… sendo por isso que sempre bate um sentimento de frustração a cada corrida.

Hoje em dia a torcida para ganhar é para o Hamilton, Button e Vettel… para perder é para o Idiota do Alonso.

Segue o jogo… só nosresta rezar para os Deuses do Automobilismo nos brindarem com um novo talento.

Obs.: Fui na Granja na ultima quinta-feira para brincar com os amigos… pude ver uma garotada a treinar para uma Etapa do Paulista… é torcer para os Deuses mesmo… tudo criado a “leite A e filet mignon”… para o sujeito que encontrasse algum daqueles muleques com graxa nas mãos Eu dava uma Ferrari de premio. Essa mulecada é pior do que jogador de futebol que aos 13 anos já tem empresário… Que os Deuses nos ajudem.

Imperador

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Pessoal, o que o Imperador postou na Obs: é estarrecedor, embora100% verdade!!
Em suma, para os brasileiros, ACABOU!

Zé Maria

galileu
galileu
Reply to  Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

concordo contigo ricardo, essa molecada, tudo filinho de papai, não sabem nada, pagam fortunas para os preparadores e depois vão brincar de corrida, depois vão a qualquer shoping center ainda de macacão desfilar de piloto para as molequinhas, estamos perdidos.
voce esqueceu de ,mencionar o ronnie peterson que foi companheiro do emerson na lotus e por burrada do chapman em monza tirou a chance do rato ser bi campeão naquele ano de 73

Clenio Azevedo Vilela
Clenio Azevedo Vilela
Reply to  Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Ricardo, está tudo certo à respeito dos jovens pilotos brasileiros. É preciso ter bons conhecimentos em mecânica. Só tocar não é tudo.

Marcelo Rezende
12 anos atrás

A batata dele infelizmente já assou. Melhor começar a batalhar a vaga de 2013 logo pois vai ser difícil.

Fernando
Fernando
12 anos atrás

FG, concordo plenamente com seu comentário, pois o Massa precisa mostrar uma reação, principalmente nesse ano, a fim de entrar o próximo com motivação, mas para isso deverá ter CORAGEM, pois de nada adiantará ser pau mandado do Alonso, cumpridor de ordens como soldado raso…………Resumidamente o Massa precisa ter sangue de Nelson Piquet, Ayrton Senna, mostrar garra, correr com vontade, exigir e mostrar seu lugar na equipe e não se levar ao salário milionário do final do mês como fez o inútil do Barrichello em toda sua carreira pífia.

karkara
karkara
Reply to  Fernando
12 anos atrás

O cara ta na equipe 10 anos e ainda tem gente q acha q do dia pra noite o massa vai virar um campeao, colocando o alonso no bolso e refazendo seu contrato, se tornandoo primeiro piloto da equipe. Logo no primeiro, segundo ano no maximo ja da pra perceber quem é que velho. O massa vai é pra uma force india, uma sauber talves. E se for pra sauber leva tempo do japa.

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Como já comentei alguns blogs mais pra tras no tempo, em tom de brincadeira, mas agora falando a sério, o Massa tem sim alguma sequela do acidente de 2009. Ele esteve visivelmente mais lento e menos arrojado nos últimos 24 meses.
Nas duas últimas corridas parece ter acordado, mas ainda não foi inteligente o bastante para traduzir sua velocidade em posição no grid. Espero que consiga.

Quanto a 2013, tenho certeza que ele sai da Ferrari e vai para a Mercedes. Isso se não for já no que vem. Depois de mais essa lambança do Domenicali demitindo ele por antecipação, se fosse comigo eu mandava o cara a PQP.

Quanto ao substituto dele na casa seria realmente o Perez pois arriscar no Kobayashi seria algo inaceitável para o perfil de piloto que a scuderia quer. O japones é mais rápido que o mexicano sim e talvez venha a ser o primeiro de seu pais a disputar um titulo de mundial num futuro proximo. Depois de umas duas ou tres corridas com a Ferrari esse samurai pegaria confiança e faria o Alonso suar sangue para ficar na frente… Isso se a scuderia não fizesse a sacanagem de mapear o motor dele de forma diferente para o rendimento não ser tão bom.

A Ferrari pode ser a maior de todas as equipes, mas não é o melhor lugar do mundo para ser o segundo piloto. Acaba com qualquer chance de futuro.

jefferson
jefferson
12 anos atrás

o problema do massa são as molas rubinhu fazem sua carreira acabar rapidinhu

Sergio
Sergio
12 anos atrás

… Outro grande problema dele se chama Ferrari, que o fez perder um título e vive atrapalhando o brasileiro com trocas de pneus lentas e privilegiando o piloto do patrocinador principal da equipe. Não desmerecendo o imenso talento do Alonso, que se daria muito bem em nosso Congresso, dada a maestria em falcatruas políticas acumuladas ao longo de sua carreira.
Melhor cair fora da Ferrari o mais rápido possível, com Alonso “andando” bem como sempre, uma equipe “problemática” (para dizer o mínimo), não vejo porque Massa deva ficar onde está. Todos sabem que, se ele começar a andar mais que o Alonso, vão começar a desligar cabos de vela, queimar chips, atrasar trocas de pneu, “errar” na estratégia …
E não estranhem se a Ferrari contratar um brasileiro para substituir o Massa, afinal, a Fiat brasileira, já faz algum tempo, tem carregado a Fiat italiana nas costas.

thiago
thiago
Reply to  Sergio
12 anos atrás

A velha teoria da conspiração…

galileu
galileu
Reply to  Sergio
12 anos atrás

teoria essa inventada pelo gavião obceno

Ronei
Ronei
12 anos atrás

…o de Flavio Gomes era Button… ehehe

Alex
Alex
12 anos atrás

É fato. Bons pilotos acabam à sombra de companheiros simplesmente fora de série. E 2008, como já se disse aqui, foi mesmo um ano atípico. Portanto, o Felipe Massa real parece que é o de hoje mesmo. Sobre o substituto, por que Perez e não Kobayachi, que também é jovem, já acumula mais experiência e, ao menos até agora, parece ser melhor que o mexicano, apesar deste também ser muito bom? Seria legal ver o japonês, com seu estilo arrojado e objetivo, guiando um carro de ponta. O Perez teria a sua vez mais pra frente.

Roberto A Silva
Roberto A Silva
Reply to  Alex
12 anos atrás

FATO: O Fora de série “tomou pau” do novato e pediu para sair da McLaren.

galileu
galileu
Reply to  Alex
12 anos atrás

bull shit,, to0dos eles serão limitados pelo alonso, quem for andar lá como segundo piloto terá que se submeter, assim como o massa.

Igor
Igor
12 anos atrás

Acredito que Kubica, quando voltar é claro, ficará no lugar de Massa

Neto Brucutu
Neto Brucutu
12 anos atrás

Já ouviram aquela frase, onde vces trabalham que diz : “O importante é o dia do pagamento”,
Então, o Zaca devia e mais se preocupar com esse dia, que deve lhe render uma boa grana, e se tiver culhão que ai eu duvido, tem detonar pra cima do Espanho. Já tá na na roça mesmo! Quem sabe, se desligar ou ignorar a porra do rádio como falou o EduardoRS e estourar alguns motores não lhe dão um pé na bunda. Pagam-lhe uma multa por rescisão de contrato, que deve render mais outra boa grana, e vai tentar ser feliz, quem sabe numa Sauber, Toro Rosso, Force India, Stock, na categoria que ele criou, ou compra um Chevette e vai correr contra você, FG em Interlagos. Com certeza vai ser mais feliz !!!

Abraço a todos.

galileu
galileu
Reply to  Neto Brucutu
12 anos atrás

quem vai correr de chevette contra o flavio sou eu, ele que me aguarde, passo ele no café tomando coca cola.

Leonino
Leonino
12 anos atrás

Eu, no lugar dele, procuraria outro lugar. O “irmao” Schummy ta se aposentando. Quem sabe Roos Brawn não aposta em Felipe?

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Independente do Massa permanecer ou não, primeiramente a Ferrari deveria mudar toda a diretoria da equipe. Ouso dizer que enquanto o Domenicali comandar a equipe a Rossa não ganhará mais nada. É um idiota sem carisma e desagregador. A Ferrari tem problemas muito mais profundos que piloto. O carro é meia-boca, melhorou depois da saída do Aldo Costa e os mecânicos de pitlane estão mais perdidos que cego em tiroteio. O atual nível de performance do Felipe é o menor dos problemas da Ferrari.

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
12 anos atrás

Massa VAI….
ser limado da Ferrari.
tanto fez por merecer que a banha dele tá esquentando, vai ser frito sem duvida. e nem dá pra tomar uam gelada junto.
mas ano que vem a Lotus do Tony Fernandes vai ter KERS, vai andar um pouco mais na frente, o Tony vai anuncia-lo no final de 2012 com orgulho como novo contratado.

Banana Joe
Banana Joe
12 anos atrás

Pra mim o Massa perdeu a grande chance em 2008.
Assim como outros pilotos destinados ao sucesso ( Alboretto, reutemann, Alesi, berger,… ) acabou sendo apenas mais um no pelotão.
Pra quem já é milionário e tem aspiração a ganhar títulos não adianta ficar lá na ferrari só pra bonito. Que saia e procure coisa melhor na F1 ou fora dela.

Ricardo Reno
Ricardo Reno
12 anos atrás

Massa nunca foi aquilo que a emissora oficial propalava. Coloco-o no mesmo patamar do Berger, um cara bacana e bonzinho. Daqueles que estão sempre prontos para servir.

Ricardo Arcuri
Ricardo Arcuri
12 anos atrás

É estranha essa situaçao dele. Ele ha muito me mostrou que é um piloto para titulos mundiais, mas Alonso tb o é, e é um baita piloto.

O estranho fica no fato de sistematicamente perder para Alonso. A impressao que fica é que tem algo a mais, algo que ninguem de fora do time sabe, ou se sabe nao quer falar e se queimar. Ja levantaram bolas como “exigencia do Santander”, o que nao seria absurdo num time que so quer saber de dinheiro e resultados.

No caso de Rubinho e Schumacher, nao cabe uma comparaçao, pois Rubens perdia sempre por exigencia de Schumacher. Por isso, o alemao e seus 7 titulos perderam o respeito. Correr sozinho com um time todo para si é facil. Dificil é conquistar esse espaço nos resultados. Por coisa parecida, Alonso acaba perdendo esse respeito tambem. E depois do que ele aprontou na McLaren, nao duvido que isso aconteça.

ciro fontao
ciro fontao
12 anos atrás

…cevert era stewart

cumpadri agripino
cumpadri agripino
12 anos atrás

acho que seria a hora do massa sair e darem uma chance pro cacá bueno…serio mesmo

Cristiano
Cristiano
Reply to  cumpadri agripino
12 anos atrás

Para cumpadri, caca bueno, fala sério, ,só pode ser piada.

Cristiano
Cristiano
12 anos atrás

Massa já foi.

karkara
karkara
12 anos atrás

mais um barrichelo na f1… Fala sério, a mesma história de novo… e gente ainda babando ovo do massa. Esse piloto é muito fraco e inconsistente. A Ferrari deve trocar ele com a Sauber pelo Perez… e aí vai tomar tempo do Koba Mito! Depois vai pra Williams, onde o assento já ta a espera e aquecido… e depois de 19 temporadas ele vai escrever um livro.

Clovis
Clovis
12 anos atrás

Sinceramente, uma equipe que demora 5 s. para trocar um pneu , isso qdo a porca não sai rolando pelo pit stop quer falar do piloto??? nas ultimas corridas quem tirou ponto do Massa foi a própria Ferrari. Ela que tem que ser a Ferrari dos tempos de Jean Todd.

Lucas
Lucas
Reply to  Clovis
12 anos atrás

Que diferença faz? Pra fazer o Massa ganhar corrida, não bastaria o Ross Brawn, teria que ser o Dr. Brown, aquele de “De volta para o futuro”: se a cada pit stop eles fizessem o Massa viajar uns 30s para o passado, quem sabe ele não conseguia alguma coisa.

Alex
Alex
Reply to  Clovis
12 anos atrás

Pronto,

Vira e mexe lá vem alguém com a bendita teoria da conspiração contra o brasileiro. Tenha a santa paciência!!!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Clovis
12 anos atrás

Me responda: que diferença faz 5 segundos, se o Felipe perde esse mesmo tempo em 10 voltas para o Alonso? O problema do Felipe não é continuar na Ferrari (ele não vai continuar, obviamente); o problema dele é onde correr em 2013. Como o Flávio já disse: “que equipe precisa do Felipe Massa”? Para piorar: ele um piloto mediano que ainda não leva patrocínio. Vai ser difícil. A Globo vem defendendo o Massa há um bom tempo, porque corre o sério risco de 2013 não haver um piloto brasileiro alinhado no grid. Em relação ao Barrichello, eu acho que é ele quem deveria ter a opção de encerrar a carreira e não ter uma recusa da Williams na renovação. Se insistir em correr, terá um fim melancólico. Como é melancólico o ainda discurso que quer ser campeão do mundo de F1. Poxa, Rubinho, caia na real. Você é um grande piloto, mas o momento já passou.

Rodrigo Meira / Niterói RJ
Rodrigo Meira / Niterói RJ
Reply to  Clovis
12 anos atrás

5 Segundos num pit? E o tempo que ele perde para ultrapassar os Nico Rosberg e outros? #MassaBundao

Claudio Filho
Claudio Filho
12 anos atrás

… o problema do Massa foi a peça que o Rubens pregou nele. hehehe

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Claudio Filho
12 anos atrás

Boa!!

Emerson
Emerson
12 anos atrás

Veja a pontuação dos 10 primeiros no campeonato: Massa é o único que tem menos da metade dos pontos do companheiro de equipe. Ou seja: dos 10 melhores pilotos no ranking, Massa é o pior em desempenho comparado ao companheiro de equipe. É um banho.

celso okubaro
celso okubaro
12 anos atrás

Acho que o Felipe Massa tem chances de continuar, basta se submeter ao que a equipe determinar… o duro seria conviver com isto! se quiser mesmo alguma coisa melhor no futuro fora da Ferrari, melhor seria andar na cola do espanhol e aproveitar-se dos azares do companheiro de equipe. É a única forma de encontrar uma luz no fim do túnel e mostrar que pode ser campeão do mundo.

Abraço

daniel
daniel
Reply to  celso okubaro
12 anos atrás

aí que ta o problema, anda perto do espanhol!

Penataba
Penataba
12 anos atrás

Acho até que o cara já foi longe demais.

Antonio Moura
Antonio Moura
12 anos atrás

Mas o problema do Button não é o Hamilton!

marcelo inacio marques pereira
marcelo inacio marques pereira
Reply to  Antonio Moura
12 anos atrás

concordo…

Marcio Vieira
12 anos atrás

é muito tênue a linha entre persistência e teimosia. Barrichello é um cara que, sinceramente, não sei se é teimoso ou persistente. Já o Massa, não o vejo com nenhuma dessas características e não será um piloto que fará falta à F1.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Marcio Vieira
12 anos atrás

Boa, Marcio!! Perfeito na sua simplicidade!

Zé Maria

Alexandre Werner
Alexandre Werner
12 anos atrás

Olha… Alguns pilotos depois de um acidente grave parecem perder rendimento. Lembro de situação assim com Berger, Wendlinger, Panis…
Massa depois do episódio da mola na cabeça nunca mais foi o mesmo. Talvez seja apenas coincidência. Mas sinceramente, acho que não.

thiago
thiago
Reply to  Alexandre Werner
12 anos atrás

Concordo. E quando talvez recuperasse a auto-estima (é com hifen?), veio aquela ordem de equipe.

Rafa
Rafa
12 anos atrás

Senna com ele mesmo.

FTrack
FTrack
12 anos atrás

“É duro ficar numa equipe sabendo que não faz parte dos planos dela para o futuro.”

É duro, mas Massa não sai da Ferrari porque não quer. Aliás, está perdendo tempo. A cada GP tomando 6, 8 décimos na classificação e 40 segundos na corrida, ele se torna menos atrativo para alguma outra boa equipe. Barrichello em 2005 teve mais visão e saiu um ano antes do fim do contrato, quando ainda era interessante pra uma equipe do nível da então Honda.

Continuando assim, será que daqui a um ano Felipe ainda vai ter carro decente pra 2013??? Sei não.

Silvio Viana
Silvio Viana
Reply to  FTrack
12 anos atrás

Perdendo tempo porém ganhando dinheuros. Gosto do Felipe, acho um bom piloto (e deve ser mesmo, afinal corre numa Ferrari), mas o diabo do espanhol é bom demais. Eu, no lugar dele, no fim do contrato ia curtir a grana, em vez de ficar dando vexame como um certo alemão.

EduardoRS
EduardoRS
12 anos atrás

A Ferrari é especialista em motivar seus pilotos, hem. Ano passado com aquela ordem desnecessária em Hockenheim, e agora demitindo o Massa por antecipação. Claramente o Massa está muito aquém do desejável, mas pra mim isso não é a forma correta de tratar um empregado.

Agora seria a hora certa do Massa mandar uma banana pros chefes e desligar o rádio durante as corridas. Mas não sei se ele teria culhão pra fazer isso.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  EduardoRS
12 anos atrás

Nunca teve. . .então porque teria agora?
Simples, sempre foi capacho!
Zé Maria

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Não vejo muito sentido nessa história de Massa voltar a ser o piloto de 2008.
Pra mim, ele sempre foi mediano.
2008 é que foi um ano com circunstâncias excepcionais para ele:
– Alonso foi para a Renault correr no meio do pelotão
– Hamilton se viu repentinamente na condição de primeiro piloto da McLaren. Fez um monte de bobagens e quase jogou o título no ralo nas 3 últimas provas.
– Raikkonen, companheiro de Massa, já estava com a cabeça bem longe da F1

ALTINO
ALTINO
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Concordo em gênero, número e grau!!!

Lucas
Lucas
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Faltou complementar com:
-Kimi teve vários problemas ao longo da temporada (quebras, acidentes por culpa dos outros)
-Massa teve uma baaaaaaaaaita ajuda dos comissários em várias corridas (aquela “vitória” dele em Spa foi uma palhaçada, a corrida no japão idem)

Rodrigo da Silva
Rodrigo da Silva
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Concordo com vc. Esse foi o comentário mais sensato sobre o Massa que vi até agora. Massa é bom, mas é mediano, nunca foi um piloto exepcional. Nos tempos de Sauber mesmo ele nunca fez nada demais, como subir no podio, por ex e, mesmo assim, conseguiu ir p Ferrari. Na minha opinião, ele nunca fez nada para merecer guiar uma Ferrari. O Barrichello, mesmo sendo tão criticado, fez mais do que ele em seus tempos de Jordan e Stewart e por isso teve a chance (merecida, diga-se) na Ferrari.

Alex
Alex
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Ufa,
Pensei que só eu achava isso deste sujeito!

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Todo mundo por aqui (pitaco 43 e extras) mandou muito bem!!
Permitam-me apenas complementar, ok:
O maior problema do massa é ele mesmo!!
A língua portuguesa é tinhosa que ela só, vejam:
Alonso = talento
Massa= tá lento. . .

Zé Maria

Iceman
Iceman
12 anos atrás

Isso não tem nada haver, todo mundo sabe que a Ferrari agora com Fernando, não quer ter dois pilotos tirando ponto um do outro, pra eles Fernando já basta. Lógico que se o Massa desembestar e começar a pilotar igual ao Senna eles terão uma baita dor de cabeça, mas isso não vai acontecer.
Fernando é talento e business ao mesmo tempo, assim como um eventual novo piloto seria, menos talento que Fernando e tão business quanto.
Pelo menos é o que eu acho.
E eu concordo com a Ferrari, melhor ter um pássaro na mão do que dois voando.