SCHUMACHER FICA?

SÃO PAULO (por mim, fica) – De acordo com a imprensa italiana, Schumacher anda considerando a possibilidade de parar no fim do ano, por não sentir mais que tenha a “mentalidade da F-1”. Eu não estou entre os que acham que ele está decepcionando na volta. Decepções foram Badoer e Fisichella quando assumiram no lugar de Massa em 2009. Michael pode não ter vencido, nem subido ao pódio. Mas chega frequentemente ao Q3, faz pontos, briga na pista, me parece animado e feliz com o que faz.

Não sei exatamente o que a Mercedes e os torcedores esperavam dele. Talvez uma reedição do domínio da primeira metade dos anos 2000, mas acho que era mais entusiasmo do que realismo. A Mercedes não está no nível de Red Bull, McLaren e Ferrari. Se estivesse, ele brigaria um pouco mais à frente. E tanto não está que Rosberguinho também não opera milagres.

Para embasar o que estou dizendo, façamos uma comparação de Schumacher e Massa em 2010 e 2011 para observar que fracasso não é bem a palavra para definir o que o alemão vem realizando nas últimas duas temporadas. Como Felipe, ele tem tido um desempenho razoável. Com a diferença de que o brasileiro é 12 anos mais novo e está numa equipe que venceu corridas nesse período.

2010
Provas nos pontos: Schumacher 12, Massa 14
Posição média de largada: Schumacher 9,9, Massa 7,7

2011
Provas nos pontos: Schumacher 6, Massa 8
Posição média de largada: Schumacher 9,7, Massa 6

Como se vê, não é nenhum desastre. E como digo sempre, desde que Schumacher anunciou que iria voltar: só faz sentido se for para ter prazer e se divertir. Qualquer outro objetivo, a essa altura da vida, é desimportante.

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jailson Silva
Jailson Silva
12 anos atrás

Por esses números, não dá para avaliar o desempenho de Schumacher. Mas quanto ao Massa…

Jose Maria M. Tenorio
Jose Maria M. Tenorio
12 anos atrás

Postos mumeros desta forma o desemprenho parace igual mas… poruqe vc nao colocou quantos pontos cada um fez nas temporadas flavio???

Gustavo dos Anjos
Gustavo dos Anjos
12 anos atrás

Esse artigo só serve para concluir que o massa é uma verdadeira porcaria. Apenas isso.

Guerwin
Guerwin
12 anos atrás

Pois é. E se amanhã ele voltar a vencer, foi por causa do carro.

O maior piloto de todos os tempos.

Os números confirmam.

Cristiano
Cristiano
12 anos atrás

Conversa?!? Vc mesmo foi um dos que afirmou a provável vitória do Alemão na temporada de volta.
E estamos esperando até agora.
Na verdade, ele só teve um bom momento desde que retornou, quando levou aquela ultrapassagem que entrará para a história do Barrica. O resto é melhor esquecer. Há tempo para tudo, e o dele já passou e muito.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
12 anos atrás

Grande Niki Lauda, deu sua opinião e acho que agora Shumacher caia na real.

galileu
galileu
12 anos atrás

queria ver ele com esse caro um pouco mais traseiro, ele daria show, mas como está fica mais para o nico do que para ele.
todos fazem comparações exdruxulas, cada piloto citado teve o seu momento na f1, comparar um piloto com o outro na minha opinião só seria válido se os dois utilisassem o mesmo carro na mesma pista, no mesmo dia, dez voltas cada um, desce um, sobe o outro e se compara os tempos, aí sim, commocomparar o vettrel com qualquer outro em relação ao super carro que a rbr tem?
a concorrência está chegando perto? aguardem o retorno das férias de agosto, vem no mínimo mais meio segundo

Joaquim de Oliveira
Joaquim de Oliveira
12 anos atrás

Apesar dos 7 títulos, que alguns contestam e outros veneram, seus números mostram que o retorno do Schumacher está abaixo da expectativa e compará-lo à Massa, piloto que está muito abaixo da média, é um desastre pior ainda. Talvez a comparação devesse ser com o Rosberg que está na mesma equipe.

Shumacher é um ótimo piloto, seus números do passado revelam isto, mas o seu retorno à F1 tem sido pífio, cupla da equipe Mercedes, e dele que tem andado atrás de Rosberg costumeiramente.

Mas comparar Schumacher com o Massa, é apelação…

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
12 anos atrás

Os números só provam que o Massa vem se arrastando na pista depois do acidente com a mola na cabeça.
Agora faça a mesma comparação com o Rosberg…
Melhor não, né? Temos que preservar o “mito”.

Conde
Conde
12 anos atrás

Concordo , mas tb acho que a Mercedes merece andar na frente .

Ronald Simões
Ronald Simões
12 anos atrás

As pessoas normais se divertem jogando uma pelada, jogando videogame ou algo do tipo. Schumacher se diverte pilotando um carro de fórmula 1. Ele deveria continuar. É divertido ver o maior piloto da história da fórmula 1 andando sem grandes compromissos.

Michel
Michel
12 anos atrás

Como pode, vocês estão dizendo que “se o carro fosse bom, ele andaria à frente do Rosberg”? Minha gente, isso é o cúmulo do achismo baseado no fanatismo. Não existe NENHUM fato que sustente tal opinião. 30 treinos, 24 com tempos inferiores; dos 6 que venceu, 2 aconteceram quando o carro foi MODIFICADO pró-Schumacher, e 1 esse ano, em Mônaco, com Rosberg com carro recém-danificado. Logo, de 27 classificações “Justas”, Schumy perdeu 24!!!!! A cada 9, perde 8!!!!!!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
12 anos atrás

O Schumacher decepcionou sim. É claro que a Mercedes está distante das melhores, mas ele teria que estar na frente do Rosberg. Não faz nenhum sentido voltar para perder do Rosberg (principalmente nos treinos, em que a distância entre o alemãozinho e o recordista de poles da história está pra lá de desconfortável). O Massa também está mal, mas isso, por óbvio, não serve de comparação. O colega acima citou Prost, que foi campeão do mundo com 38 anos de idade. Faz certo sentido. A Mercedes não permitiria a ninguém ser campaão do mundo. Isso é fato. Mas perder para o Rosberg não fica bem para o Schumacher. Abs.

Carlos Tavares
12 anos atrás

O desempenho de Schumacher varia de acordo com o ânimo. Questão de perspectiva.

No Canadá, por exemplo, guiou como nunca. Se o carro fosse competitivo, estaria andando à frente de Rosberg.

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Carlos Tavares
12 anos atrás

Aleluia.Alguém enxerga.Parabens

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
12 anos atrás

Bom, vamos lá:

Por mais que a idade pese, Schumacher é e sempre será MUITO mais piloto que o Rosberg.
Como o Alonso é MUITO mais piloto que o Massa.

Sei lá, eu esperava que o queixudo fosse andar na frente do Rosberg pelo menos nesta temporada. É só isso, eu esperava mais dele, mesmo com o carro não colaborando muito.

Abraço!

Samuel Lincoln M Barrocas
Samuel Lincoln M Barrocas
12 anos atrás

Discordo, acho que ele decepcionou sim. E o motivo é simples: Está tomando uma surra do Rosberg na pista. Schumi nunca havia tomado tempo do companheiro de equipe, e agora está…

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
12 anos atrás

Não sei se foi o único que ganhou das super Willians de suspensão ativa, vc deve saber. e quase ganhou ( alias ganhou foi surrupiado) com uma Toleman, sera que era melhor que a Mercedes de hoje em dia. tem um doce se advinhar o nome deste piloto.

Michel
Michel
12 anos atrás

Fangio e Senna.

Clark.

Piquet e Lauda.

Schumacher.

Michel
Michel
12 anos atrás

Flávio,

Não adianta, meu caro.

Schumacher nunca chegou ao nível de Fangio, Clark e Senna.

Agora, com a volta, ele está mostrando que não está acima – e talvez deva ficar abaixo – de Lauda e Piquet. E ainda tem o Jack brabham, que construiu o próprio carro, foi campeão aos 40 e ganhou sua última corrida aos 44 contra excelentes e jovens pilotos.

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Michel
12 anos atrás

Acorda:Melhor que Senna ja era no seu segundo ano.Foi terceiro no campeonato e o semi-deus foi quarto.No outro ano,pegou o carro que disse que tocaria de graça por ser tão melhor e conseguiu ZERO PONTOS.Fato inédito entre campeões.

kuiz reus
kuiz reus
Reply to  Michel
12 anos atrás

vai enteder em que planeta voce vive, meu filho… e parabens pela longevdade. pelo visto viu fangio e clark… e senna e vivo! parabens pela saude, meus pesames pelo comentario…

Raphael
Raphael
12 anos atrás

Gosto é gosto não adianta! O Flávio ama o schucrutiiii e sempre irá escrever alguma coisa para valorizar o cara que ganhou títulos mundiais batendo o carro propositalmente, com carro irregular, com pneus feitos exclusivamente para seu gosto, com companheiro de equipe parando o carro na linha de chegada para ele passar, e a maior de todas… a única vez que o carro de Schumacher não estava sob suspeita de um carro irregular foi com o carro que o Rubinho desenvolveu para ele… agora nessa passagem pela Mercedes demonstra a incompetência de o Schumacher desenvolver um carro. Agora ficar falando de números é para pessoas desavisadas… não adianta muito não… a F1 20 anos atrás o carro quebrava toda hora… veja na carreira de Schumacher quantas vezes o carro dele quebrou, digo quebrou e não bateu… lembro do absurdo que passou a lotus do Senna, ele não podia acelerar porque não teria gasolina no final da prova (época que não havia reabastecimento e a gasolina tinha uma quantidade limitada). Que o Schumacher foi bom foi porém não exagere…

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Raphael
12 anos atrás

BOSTANELLO desenvolveu a Ferrari para Shummi? Quando o mané chegou já tava tudo pronto e montado para vencer e o CHORÃO custou um tempão para aprender a frear com o pé esquerdo.Pega leve,nem Galvão consegue falar uma batatada destas.O homem empurrava era Piquet,Senna,Mansel e no principinho de carreira.O seu grande é muito bom em carrinho de golfe

Conrado Andrade
Conrado Andrade
12 anos atrás

Creio que existe uma grande parcela de pessoas que subestimam Nico Rosberg. Quando há um pararelo entre Schumacher e Rosberg, pela forma como o pessoal fala, parece que ambos são nivelados por baixo. Não é bem assim não gente…

Pois bem, vamos aos fatos: a Mercedes é uma Flecha de Prata sim… mas em tempos onde as armas de fogo dão o tom do tiroteio. Ou seja, não é lá grande coisa… mas salva. Rosberg volta e meia consegue botar este carro no top 5. Isso é um BAITA resultado pra um carro que, em condições normais, chegaria no maximo em 7°. E ele já o fez algumas vezes. É um piloto que possivelmente está no auge da forma. Se tem ainda mais potencial, veremos somente quando o carro permitir.

Isto posto, podemos dizer que Schumacher não está tão mal assim como a imprensa pinta. Esteve pior ano passado, andou se reacostumando e hoje, é um piloto mais competitivo. Por um outro lado, Nico Rosberg é um dos pilotos mais subestimados da categoria (ponho Adrian Sutil na lista tambem). Pois é de um nível similar ao de Kubica, Hamilton e cia. dada as devidas proporções e poucos comentam, penso que o carro ofusca-lhe o ego.

Schumacher reentrou na F1 com a categoria completamente diferente do que era qndo ele parou, em uma equipe totalmente diferente e em uma situação extremamente peculiar. Mesmo que fossem as mesmas regras, 3 anos parado faz muito mal a qualquer piloto que compita em alto nível. São muitos os exemplos na história. Acho que atualmente, ele passa por um momento onde ele está estabelecido e familiarizado com o circo atual, mas não encontra neste carro, o seu estilo de guiar.

Existe um fator inerente à relação piloto x carro que é o casamento entre eles via estilo de guiar. Creio que Schumacher não foi feliz ainda com a Mercedes por esse motivo. Rosberg por um outro lado, lida melhor com a situação. Talvez, com um carro diferente, a situação fosse diferente. Acho que algo similar acontece com o Massa – que tb ficou um tempo parado se recuperando -, embora, este ano a situação pareça um pouco melhor do que ano passado.

Enfim… eu daria mais um ano pros dois (Schumacher e Massa) se as respectivas equipes fossem minhas. Michael já provou inúmeras vezes que é um piloto que funciona a base de muito trabalho e esforço. Se ele tiver alguma esperança no carro do ano que vem; ver que “tem alguma coisa ali”… ver que pode desenvolver e ainda se esforçar com aquela dedicação dos tempos de Ferrari, vai se tornar osso duríssimo na próxima temporada.

Enquanto ele estiver na fase da “diversão” – se ele realmente estiver nessa, coisa que duvido muito – ele vai ser sempre o 2° piloto. A não ser que ponham um Trulli como companheiro…

Entretanto… se ele ver no carro, uma motivação… tenho certeza de que ele superaria Nico Rosberg.

Tomara que cumpra o contrato até o fim.

jefferson
jefferson
12 anos atrás

todo mundo insiste que o schumacher ta so se divertindo

divertindo estamos nos vendo ele tomar um baile dos outros pilotos a cada corrida e mostrar que nao tme capacidade praajudar a mercedes desenvolver um carro

é otimo ver isso primcipalmente pra ver o galvao bueno engolir as proprias palavras

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Esquecendo os fãns e coisa e tal, a melhor análise do Schumacker foi feita por ele mesmo.

Ele não está se sentindo confortável com o fato de não conseguir mais pilotar como antes. Disse isso com todas as letras. Então vai parar no final desse ano. Que vá então, ele sabe onde o sapato aperta o calo. Vai deixar saudades.

Felipe
Felipe
12 anos atrás

O seu comentário sobre “SCHUMACHER FICA?” poderia ser dirigida a situação de Barrichello na equipe Willians.

O TEMPO PASSA PARA TODOS.

Barrichello e Schumacher são de personagens de outros tempos. Tempo esse que veio após a era (SENNA E PROST).

Após a morte de Senna, formula 1 viveu um nova (5 pilotos diferentes conquistaram título de campeão mundial), sendo “7 títulos de Schumacher”.

Após a aposentadoria de Schumacher em 2006 (4 pilotos diferentes conquistaram título de campeão mundial). Nesse tempo, a formula 1 vive uma nora era. A era de (Vettel, Hamiltom, Alonso, Massa e outros pilotos com menos de 31 anos).

É difícil um esportista encarar a sua aposentadoria e dizer para si o “acabou”.

Mas ele precisa compreender que o tempo passa para todos.

Leonino
Leonino
12 anos atrás

Os dois são um desastre…

André
André
12 anos atrás

Schumi vai parar e vai ter briga pela vaga dele entre Barrica e Felipe

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  André
12 anos atrás

Tanbem estou em duvida,não sei se assisto ao Faustão ou ao Gugu!!!!!!!!!!!!!!!!

Luciano Aparecido da Silva
Luciano Aparecido da Silva
12 anos atrás

Muito prudente e acertada suas considerações Flavio. Admito que não há mais nada a acrescentar.

Pavel
Pavel
12 anos atrás

O constrangimento, aqui, é um só: o blogueiro sustentou a vida toda que Schumacher é o melhor piloto de todos os tempos da F1. E o fez com base em estatisticas furadas, com números conquistados sobre adversários não muito talentosos – e que, quando mostravam algum talento, eram sufocados pelas amarras impostas pela equipe.

Como ser coerente quando os fatos põem por terra tudo aquilo que se sustentou até outro dia?

A forma mais correta seria a de reconhecer que, de fato, um erro foi cometido ao conferir a um piloto nota 6 o status de nota 10.

A outra é recorrer ao que vem sendo feito desde 2010 – e insistentemente repetido neste post: atribuir a idade, motivação, etc, etc, etc, as razões do insucesso do “Super Schumacher”!

Só pra lembrar: Prost foi tetracampeão com 38 anos nas costas. Só 03 a menos do que conta, hoje, o “Super Schumacher”. 03 anos faz tanta diferença assim?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Pavel
12 anos atrás

Você tem toda razão. Ele é mediano. Sete títulos, 91 vitórias, recordes de poles, pontos, melhores voltas, pódios… Bom é o Barrichello, talento sufocado pelas amarras do destino.

Pavel
Pavel
Reply to  Pavel
12 anos atrás

\/
\/

Pois é. E que agora toma um “vareio” daqueles do Rosberg.

Será que se o Rosberg estivesse na F1 em 94/95, ou em 2000/2004, o Schumacher teria obtido 7 titulos, 91 vitorias, recorde de poles, pontos, podios e melhores voltas?

Números são números. Eles te fazem concluir que o Schumacher é o melhor de todos. Para outros, servem para coloca-lo num nível abaixo do “grande” Nico Rosberg.

Essa “numerada” que você elenca no seu post é muito relativa à vista dos últimos 02 anos.

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Pavel
12 anos atrás

Para começar 43 para 38 são 5,pelo menos até hoje,e quando ele começou,deu pau em Piquet e no Senna de lavada.Esqueceram?

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
Reply to  Pavel
12 anos atrás

Por mais fã que qualquer um pode ser do Senna (como eu) ou de outro grande piloto, falar que o Schumacher é mediano é porque não entende de corrida. Schumacher é bom pacas, com certeza entre os maiores. Seus números elásticos refletem uma época da F1, mas muito poucos pilotos nas mesmas condições teriam realizado tanto. Por outro lado falar que o Schumacher “deu pau no Senna e no Piquet de lavada..” também é um exagero. Se formos pensar assim então Alonso deu pau no Schumacer e etc etc….

kuiz reus
kuiz reus
Reply to  Pavel
12 anos atrás

Alem da clara dificuldade de conhecimento matematico, o nobre mala nao trata do periodo de aposentadoria que o alemao passou… ele eh super mesmo, goste voce ou nao, viuva de galvao bueno…

galileu
galileu
Reply to  Pavel
12 anos atrás

pavel, o prost ficou um ano parado, mas o schummy ficou 4, e voce não conta com a evolução dos carros muuto masi rapida do que no tempo do prost.

ROGÉRIO CARVALHO
ROGÉRIO CARVALHO
12 anos atrás

FALA FG BLZ? CARA ATÉ CONCORDO QUE A MERCEDES NÃO É CARRO PRA ANDAR NA FRENTE, MAS O QUE FODE O SCHUMI EM SUA VOLTA É FICAR TOMANDO PAU DO ROSBERGUINHO QUE É NO MASSIMO UM PILOTO MEDIANO. ABRAÇO.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
12 anos atrás

Flávio, concordo com você, mas acho que ele poderia ceder espaço para quem está chegando.

Fernando
Fernando
12 anos atrás

O problema é qdo essa “diversão” do Schumacher atrapalha a Mercedes, resumindo, vamo parar logo que ta ficando feio..

Valmir Passos
Valmir Passos
12 anos atrás

Desculpe Flavio, mas a comparação do Schumi com Massa não tem o menor sentido. Se fosse pra voltar e fazer o que ele está fazendo, era melhor ter ficado em casa. Não adianta, idade pesa. E ele está tomando uma surra do Rosberg, de novo.

Nelson Weiss
Nelson Weiss
12 anos atrás

Só visionários pensariam que ele chegaria vencendo e sendo campeão ainda mais com carro fraco.Mas depois de um ano e meio tenho certeza que se estivesse numa red bull já sim teria ganho algumas.Com carro igual ele ainda é melhor mesmo hoje que muita gente boa,Massa e Bostanello não contam.

Cézar Augusto
Cézar Augusto
Reply to  Nelson Weiss
12 anos atrás

ele ainda é melhor que quem? Nico Rosberg?

Marcos André
Marcos André
12 anos atrás

Francamente, Gomes, usar o desempenho de Massa como parâmetro para dizer que Schumacher “não está tão mal”, é o mesmo que alguém defender o Rivaldo dizendo que o Elano não está bem…

Lucas
Lucas
Reply to  Marcos André
12 anos atrás

Eu já ia perguntar se era o único a achar isso… Francamente, se o desempenho dele está comparável ao do Massa, é porque ele está ruim MESMO.

ALTINO
ALTINO
12 anos atrás

Já pensaram se o shumacher resolve parar e o Ross Braw decide chamar o Rubens para desenvolver o carro no ano que vem?
Seria uma boa para o Rubinho encerrar a carreira na Mercedes e uma porta para correr de DTM no ano seguinte, enquanto o Paul di Resta queima mais borracha visando 2013.
O mundo da F-1 é tão dinâmico como o da política.

Breno Peixoto
Breno Peixoto
12 anos atrás

A decadência de Schumacher começou em 2005.

Cézar Augusto
Cézar Augusto
Reply to  Breno Peixoto
12 anos atrás

Boa, Breno, isso é um fato!

Em 2005, o cara ganhou UMA corrida, em indianápolis-2005, com seis carros, sendo duas Jordan e duas Minardi e Barrichello sob contrato… ou seja: a única vitória, foi quando correu LITERALMENTE sozinho.

Lucas
Lucas
Reply to  Breno Peixoto
12 anos atrás

E só disputou o campeonato de 2006 graças à ajuda da FIA, que ignorou solenemente os aerofólios ilegais da Ferrari e depois ainda baniu os amortecedores de massa da Renault, o que afetou tanto o time que até o Massa conseguia andar mais rápido que a Renault (e é bom lembrar que, no mesmo carro, Alonso de Ferrari e Fisichella de Sauber deram/dão surra no Massa). Não fosse por isso o Schumacher provavelmente nem venceria corridas em 2006, basta lembrar que nos testes de inverno, antes da Ferrari instalar as asas flexíveis, o desempenho deles foi sofrível.

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Flávio, entendo tua admiração pelo Schumacher, mas discordo de tua opinião em relação ao desempenho dele: para mim, a volta dele foi um completo fracasso.

Creio que a opinião média da imprensa não era que ele voltasse à grande forma do início da década de 2000, mas que ele pelo menos conquistasse um ou outro pódio e estivesse frequentemente no top 5. Infelizmente, para um cara genial como ele, sempre há uma grande expectativa.

Outra: nestes dois anos, ele foi mutilado pelo Rosberg. O mais jovem não fez grande coisa até agora, tens razão, mas os números dele são bem melhores: em 30 corridas pela Mercedes, três pódios e 11 vezes no top 5. Schumi, em comparação, não conquistou um pódio e esteve apenas quatro vezes entre os cinco melhores colocados.

Não é nenhum desastre, tens razão, mas é um retumbante fracasso.

Cézar Augusto
Cézar Augusto
12 anos atrás

Como muitos já disseram aqui, FG, seu argumento pró-Schumacher (aliás, quando você não o defende?) é falho em alguns aspectos.

Quando você diz “não saber exatamente” o que esperavam os fãs, basta lembrar de quantas vezes você postou aqui referências ao retorno dele (“Schumi fenômeno”), dizendo que o cara iria vencer corridas, etc.

Quando você fala que “basta ver que Rosberguinho não está fazendo milagres”, você está sendo tendencioso também pois, embora Nico não vença, ele não é um piloto que tenha gabarito para tal.

No entanto, o referido fez: 3 pódios em 2010, largou 7 vezes entre os 4 primeiros, e terminou o mundial do ano passado em sétimo e esse ano está na mesma posição. Schumy, nenhum pódio, e melhor largada UMA vez em quinto, esse ano. Terminou 2010 em nono, com pouco mais da metade dos pontos, e esse ano está em décimo, entre ele e Nico as duas Renault!

na comparação direta entre os dois, covardia: de 30 treinos, o alemão mais jovem superou o seu ídolo em 24, ou seja: a cada 5 classificações, Rosberg bate Schumacher em 4, 80%!

O maior problema de Hill era Prost, de Mansell Piquet… e o de Schumacher é NICO ROSBERG, vê?

Rosberg tem o nível de Piquet e Prost ou Schumacher é do tamanho de Hill e Mansell, pilotos que você mesmo já chamou de “só vencer com o melhor carro” e que não são bons comparativos para ninguém?

Sinceramente, ser campeão, vencer GPs, ou até mesmo chegar consistentemente ao pódio não era algo que se devesse esperar/cobrar de Schumacher. Ele não pode ser diminuído por não conseguir isso:

Mas… perder do NICO ROSBERG quase todas, é complicado. Indefensável!

Roberto Andrade
Roberto Andrade
12 anos atrás

Gomes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É isso mesmo cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O Schuamcher tá mandando bem, lembrem-se que está com 42 anos e ficou 3 parado, ele quis dar chance pros outros, só isso!!!!!!!!!!!!!!! Te garanto que se ele não cair fora esse ano, ano que vem seremos octa!!!!!!!!!!!!!!!! Não ligue, Gomes, nós fãs dele sabemos do que o REI DA HISTÓRIA DA F-1 é capaz, o problema são essas viúvas!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ficam achando que se o Schumacher for mal, o Senna será consagrado, mas não tem como!!!!!!!!!!!!!! Afinal, o ídolo desse pessoal MORREU TENTANDO ACOMPANHAR O SCHUMY, como você disse em outra coluna!!!!!!!!!!!! E aposentou Piquet também!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Lucas
Lucas
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Eu adoro esses comentários :) Quando anunciaram a volta do Schumacher, já foram falando que ele ia acabar com todo mundo e ganhar mais três títulos seguidos. Depois, quando se viu que em carro fraco o desempenho dele era pífio, vieram com a conversa de que “foi porque o carro foi feito para o Button, mas como ele vai participar do desenvolvimento do novo carro, vai ser campeão em 2011”. Chegou 2011 e ele continua dando vexame, mas agora tão dizendo que “se ele não cair fora esse ano, ano que vem será octa”. Só rindo… :)

Igor Soares
Igor Soares
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Tão chato quanto as viúvas, são as mulheres do Schumy. Difícil é encontrar comentário isento. Torça, mas não fique babando o ovo do cara, Roberto!

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Muito bem.É o que eu sempre falei,mas os bobo~es agora querem até compará-lo com BOSTANELLO,aquele da grande dupla MALDONADO & MALDANADO.Haja saco.

Lente de Aumento
Lente de Aumento
12 anos atrás

Levando-se em consideração que até o décimo colocado pontua, Gomes, é uma tremenda injustiça a comparação de Schumacher a Massa por “corridas nos pontos”.

Façamos a comparação por corridas entre os seis colocados, que tal?

E uma coisa: Alonso x Massa -> 10 a 1 para Alonso em treinos; Rosberg x Schumy -> 10 a 1 para Rosberg em treinos.

O que Massa está tomando de Alonso é o que Schumacher está tomando de Rosberg!

Mas aí a gente para e pensa:

Alonso: bi-campeão mundial, 5º maior vencedor e 4º em número de pódios na história da categoria.

Rosberg: 0 vitória, 0 pole, 0 título, 3 pódios.

Gomes, Massa pode não ter ficado três anos parado de competições, mas ficou 8 meses sem fazer nada se recuperando de uma quase morte…

Elizandro Rarvor
Elizandro Rarvor
12 anos atrás

Balela, se voltar ganhando milhões de euros para se divertir? A direção da Mercedes sabe muito bem que DIVERSÃO se encontra lá no parquinho.

Ou entra para dar o melhor ou sai. Claro que isso não é o que ele está fazendo, Schumacher está se esforçando, mas o carro não ajuda muito.

Mas diversão? Ele se divertia lá nas motos e traquitanas que fazia, aqui é compromisso e pressão. Duvido que ele esteja se divertindo vendo seus números diminuindo. Suas médias estão caindo.

Deveria ter ficado no olimpo, é o grande problema de grandes “deuses” do esporte, não sabem como parar, quando parar e quando finalmente o cara para, por cima, com todos o idolatrando, faz uma merda dessas, que é voltar, achando que teria um grande carro campeão.

Andre
Andre
12 anos atrás

Hahahahaha!!!!! Divertido demais. Adorei a volta dele.

alexandre
alexandre
12 anos atrás

O blogueiro quer aposentar um piloto que vem batendo seus companheiros de equipe nos últimos dois anos, e manter um que vem tomando surras e quebrando bicos de carro toda corrida. Mais parcial, impossível.

Pirata
Pirata
Reply to  alexandre
12 anos atrás

Pode crer!! Pra mim, piloto que só é campeão com carro espetacular e equipe inteira dedicada a ele e correndo contra morto, não é tão bom assim…
Aí quando passa vergonha com um carro que é ruim só pra ele (vide os resultados do Rosberg) é por causa da idade…

Enio Peixoto
Enio Peixoto
Reply to  alexandre
12 anos atrás

Qual piloto vem batendo seus companheiros de equipe nos últimos dois anos?

Pdr Rms
Pdr Rms
12 anos atrás

Concordo com o Eduardo Baldi. Para não ir mal, o mínimo que ele deveria fazer (dado o seu histórico como piloto) era bater o Rosberg, que é um bom piloto, mas não passa disso.

Mas se ele está se divertindo e se a Mercedes não vê problemas em continuar com ele, quem somos nós para achar que ele deveria parar. Pelo contrário, quero mais é que ele continuo e assim sigo torcendo para que ele consiga em alguma corrida reeditar o Schumacher de antigamente (com a colaboração desse carro meia boca da Mercedes) e a vença.

FTrack
FTrack
12 anos atrás

Apesar de desde 1994 ter torcido contra Schumacher, admiro e respeito sua coragem para voltar em nome do prazer de pilotar, sem se preocupar em manter aquela imagem de ganha tudo na categoria. Mas acho também que não há prazer que resista a duas temporadas sendo sistematicamente superado pelo companheiro. Isso com certeza ele não esperava.

Go home Schuey.

P.S.: Abre-se uma vaga para Rubens Barrichello?

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  FTrack
12 anos atrás

Vamos com calma:Tirar Shummi e colocar o chorão deste mané?Voce por acaso assistiu Montreal,onde foi o segundo melhor,viu as ultrapassagens em Monaco,viu como evitou a batida na forçada do Hamilton.Bobão,Shummi velho é melhor do que 2 bostanello novos.

Iceman
Iceman
12 anos atrás

O problema é o Rosberg. Duvido que o Schumacher esteja se divertindo em ter sempre uma performance inferior ao Rosberg. Rosberg é um bom piloto, mas sejamos sinceros, estamos falando de Schumacher e com o mesmo carro!
Se é pra se divertir que volte a correr de moto, sem compromisso, formula 1 não é lugar pra apenas se divertir.
Torço pra que ele consiga, em uma das próximas corridas, dar um belo show, digno de Schumacher e aí sim, se aposentar, com essa última imagem estampada.

Abelardo
Abelardo
12 anos atrás

PQ aqui no Brasil um monte de gente vem com esse papo furado de “ele esta se divertindo” “ele esta feliz com o que faz”

caramba irrita isso, gosta de lustrar as bolas do alemão, lustre, mas não force a barra pombas!!!

Se isso é diversão, então ele é masoquista!!!

Léo
Léo
Reply to  Abelardo
12 anos atrás

Quanta revolta.
O cara é FOD… e ponto final.

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Acontece que o alemão está levando uma surra nas estatísticas em relação ao Rosberg. Mesmo que essas diferenças sejam milésimos de segundos, menos que um piscar de olho…

Temos o paradigma de não aceitar que grandes pilotos sejam engolidos por seus pares menos conhecidos e laureados, por isso essa missa.

Mas o alemão merece respeito: o cara com 42 anos quer por quer explorar os limites, andou de moto, testou motogp…ele quer correr e mandar bala no mais alto nível.

Se for ver, nada realmente diferente de nós, que também alimentamos a chama, seja entrando no carro civil todo os dias, dando o sangue numa bicicleta, num kart indoor, independe da idade….estamos aqui para buscar o triunfo até o último segundo, o que muda? apenas as escalas, apenas as escalas….

Longa vida a Schumacher

marcão
marcão
12 anos atrás

O Schummi sempre precisou de um carro rápido e confiável!!
Demorou pra ter na Ferrari..
Pode estar só demorando um pouco na Mercedes…
Acho que a mercedes vai chegar lá, e leva o Schummi junto…
Sei não,,, é minha opinião!!!

Eduardo Baldi
Eduardo Baldi
12 anos atrás

Acho que o melhor padrão de comparação do Schumacher é o Rosberg. Daí percebemos que o queixudo não está ridículo e nem passando vergonha, mas está “razoavelmente” mal.