SENNA E A FILA

POÇOS DE CALDAS (deu tempo) – Bruno Senna quer correr, mas parece que ninguém ao seu redor se mexe muito. A fila anda, e ele nem pegou senha ainda. É o tema da coluna Warm Up de hoje.

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Daniel
Daniel
12 anos atrás

Concordo com tudo, só não concordo com a declaração:

“Rubens, Kovalainen e Trulli já tiveram suas chances com bons carros, pouco mostraram, é hora de parar.”

Trulli vencia Alonso até ser demitido da Renault pelo Briatore.

Rubens fez e faz muito, apenas não é supercampeão… mas muitas vezes fez frente a Schumacher, Button, é reconhecido pelo meio. Apenas nós brasileiros não o reconhecemos como grande piloto que é por essa besteira criada por Senna/Piquet, de que só o primeiro lugar vale…

O que faltou para Rubens foi ser apoiado e a aposta para vencer o campeonato, por algum dono de equipe com carro em condições de vencer o campeonato…. ser apoiado, o mesmo que voce defende para o Senna, e que acho muito justo.

Angelo Simoes
Angelo Simoes
12 anos atrás

FG acho q o problema é a insistenia em F1. Lembre que ele tevea chance de assinar com a Mercedes para aDTM e não aceitu

Maurício MV.
Maurício MV.
12 anos atrás

Ninguém quer apostar num talento que não existe.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Maurício MV.
12 anos atrás

Talento é coisa que não falta ao Bruno Senna, o problema é que para além disso parece não ter muito mais. Tem talento, tem o nome e mais nada. No contexto atual da F1 isso não chega. Sorte? Não tem. Podia ter começado com a Honda mas os japoneses abandonaram. Na Brawn não entrou porque o carro ficou pronto muito tarde. Na Toro Rosso não entrou porque não tinha dinheiro. Mas merecia muito mais do que o Buemi, apenas sexto na GP2 enquanto o Bruno foi segundo. Teria também evoluído muito mais do que o suíço (Buemi quase não evoluiu em 3 anos de F1), mas infelizmente a Red Bull só aposta em jovens de 19 ou 20 anos. Portanto não entrou aos 25, aos 26 teve o pior carro da F1, aos 27 é piloto de reserva e em 2012 terá já 28 anos. Esse é o outro problema dele, a idade, numa altura em que na F1 se aposta quase só em jovens até aos 23, 24. A idade, o fato de não ter entrado na altura certa (apenas por azar), o fato de ter tido um carro horrível na estreia e o fato de não ter apoios tão avultados como aqueles que são necessários hoje em dia, isto já sem falar no fato de não estar integrado num programa de pilotos, não ter o apoio de gente influente, ser brasileiro (um mercado menos apetecível para a F1 do que o russo ou o indiano, entre outros) e não ter o apoio de um manager com real experiência e influência no mundo da F1, tudo isto são fatores que fazem com que o talento que já mostrou ter não lhe abra as portas para uma oportunidade real na F1. Assim não é possível brilhar, desenvolver-se e eventualmente até tornar-se um grande piloto no futuro.

Talento é que ninguém lhe pode negar. Seria impossível ter um nível idêntico ao do tio depois de 10 anos parado, mas o que conseguiu em tão pouco tempo não seria possível apenas com a ajuda do nome que tem. Damon Hill também tinha um nome famoso e demorou 10 anos a chegar à F1. Ao Bruno bastaram 4 anos para chegar ao teste com a Honda e ser quase tão rápido como o Button. Damon Hill não ganhou nenhuma corrida na categoria secundária da altura, a F3000. Bruno Senna ganhou 3 corridas na GP2 e foi vice-campeão. Com as condições e oportunidades do Hill o Bruno faria melhor do que o inglês também na F1. Mas na altura haviam testes quase ilimitados e agora quase não há testes. Hill tinha o apoio incondicional da imprensa do seu país, o Bruno nem tanto. Além disso, o Bruno sofre muito mais com comparações irrealistas com o tio, com o preconceito do sobrenome por parte de muitos adeptos (sobretudo compatriotas), o que pode dificultar a obtenção de patrocínios no seu próprio país, apoios que seriam essenciais para que a sua carreira na F1 possa verdadeiramente arrancar, coisa que até agora não aconteceu.

Afinal de contas, nada que a que não estejamos já habituados em Portugal (falta de apoios para ter uma carreira de sucesso), mas o Brasil tem muito mais tradição no automobilismo, com 3 campeões mundiais e 6 vencedores de GP.s., por isso vocês estavam mal habituados. Nós em Portugal temos o Filipe Albuquerque, que em 2006 foi o melhor piloto da Red Bull (melhor do que o Vettel) e foi atirado para a prateleira por ser um português enquanto o Vettel era alemão. Não pôde prosseguir a sua carreira ao mais alto nível mas vimos o que fez na Corrida dos Campeões, onde bateu o Vettel e o Loeb logo na sua estreia. Temos também o Alvaro Parente, um piloto tão ou mais talentoso do que o Bruno Senna (ainda há pouco voltou ao GP2 e foi segundo no Mónaco) mas que não teve hipóteses de entrar na F1 por falta de apoios financeiros. Agora é a vez dos pilotos brasileiros passarem pelas mesmas dificuldades.

Mas esperemos que o Bruno Senna ainda possa ter a oportunidade que merece. Veremos o que faz no treino livre de Spa. Pode ser que ainda corra no GP do Brasil e que consiga mostrar algum do muito potencial que tem e que só poderá ser bem desenvolvido se tiver a oportunidade de fazer uma época completa com a Renault. Antes disso é prematuro pensar em qualquer plano B numa outra categoria.

Torcedor do Bruno Senna
Torcedor do Bruno Senna
12 anos atrás

O nelsinho piquet só chegou na F1 pq o pai criou uma equipe em cada categoria anterior, correu 2 anos na f1, mostrou que era fraco de braço e mentalmente e foi embora. Deixa o menino correr pelo menos 2 anos e se num prestar pronto, vai embora. Será que ele é muito pior que pizzonia, ricardo zonta, tarso marques?

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
Reply to  Torcedor do Bruno Senna
12 anos atrás

Se o Piquet que foi campeão em quase todas as categorias de base e andava mais perto do Alonso que o Massa anda hoje é ruim de braço, imagina o Bruno Senna que nunca ganhou porra nenhuma dentro das pistas.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Torcedor do Bruno Senna
12 anos atrás

Qual foi o campeonato minimamente representativo que o Niki Lauda ganhou nas categorias de acesso? Nenhum. O que fez na sua época de estreia na F1, em 1972, com um March bem melhor para os padrões da época do que o carro que o Bruno pilotou em 2010? Nada.

Quantos campeonatos ganhou Damon Hill nas categorias de acesso? Nenhum. Quantas corridas ganhou na categoria secundária da altura? Nenhuma. O Bruno Senna ganhou 3 corridas na GP2 e foi vice-campeão.

Portanto, caro Cassius Clay Regazzoni, não podemos avaliar um piloto pelo que fez (ou não fez) nas categorias de acesso, muito menos quando se trata de um piloto que fez apenas 4 épocas completas nessas categorias (2 na F3 e 2 na GP2).

Valdir
Valdir
12 anos atrás

A verdade é que ninguém quer bancar um tostão furado nele…fica todo mundo ‘pachecando’ achando que ele tem “o mesmo olhar do tio”, “o mesmo físico”, carrega o “DNA da velocidade”, mas na verdade, o cara nunca passou de mais um, apenas um piloto médio (não adianta o amigo português defendê-lo a todo custo…) e de pilotos médios e endinheirados a fila tá grande.
Na verdade, acho que o tempo dele já foi…as equipes procuram um jovem talentoso como o Sebastião, como foi o Schumacher, entre outros, não um cara já quase passado na idade e que precisa de uns 3 anos de desenvolvimento direto pra poder mostrar alguma coisa…

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Valdir
12 anos atrás

Ele não precisa de 3 anos de desenvolvimento para poder mostrar alguma coisa. Tenho a certeza que 1 ano seria mais do que suficiente. Ele não é como o Petrov, o seu ritmo de desenvolvimento é bem mais rápido. Prova disso é ter ficado apenas a 0,3 s. do Button no seu primeiro teste e ter andado nos tempos do Heidfeld em Jerez, onde deu 1 segundo ao Petrov (0,5 s. com o mesmo tipo de pneus, os duros) É nesta altura, na pré-época, que se vê o real talento de um piloto, pois todos estão com pouco ou nenhum ritmo de competição. Quando se entra a meio, ainda para mais fazendo apenas um ou outro treino livre, demora sempre algum tempo para entrar no ritmo certo. Mas veremos o que ele faz em Spa, apesar de todos estes condicionantes.

Ele é um piloto médio? Pois claro, sem a oportunidade de desenvolver o seu potencial nunca poderá evoluír. Mas experimentem apostar nele, dando-lhe as condições para fazer uma época com um carro decente e logo verão o seu real valor. Provavelmente ainda pode vir a ser um grande piloto no futuro e um ano como titular numa equipa como a Renault seria mais do que suficiente para ele provar que é mesmo bom. O Perez também não teria hipóteses sequer de mostrar o que vale na F1 sem o apoio da Telmex, do Carlos Slim.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
12 anos atrás

Ser vice-campeão de GP2 garantiu ao Petrov uma vaga na Renault. O Bruno também foi vice-campeão, portanto o que tem faltado é dinheiro, além de sorte.

Ele tem mais talento do que um tal Damon Hill, que mesmo contando com um nome famoso demorou 10 anos a chegar à F1. Tendo as mesmas condições (testes quase ilimitados) e oportunidades (entrada com o melhor carro) que o Hill teve faria provavelmente melhor também na F1. As épocas também são diferentes, até porque o Hill chegou na F1 com 32 anos, enquanto o Bruno ainda só tem 27.

FabioRogeriFlorenzzo
FabioRogeriFlorenzzo
12 anos atrás

Sou mais o Koba mito San…..pronto ,falei mas torco pro Tiao alemao desde 2008…

bara
bara
12 anos atrás

Alguém me explica. Pela enésima vez vou levantar a questão, é melhor ficar em volta do circo da F1 como coadjuvante de 5ª do que ir para outra categoria? Quem gosta de cheirar gasolina não importa onde está WTCC, WRC, Turismo, lemans series, Indy e por aí vai……….vai ficar nessa até quando? Se fosse 1 décimo do tio já tinha vaga em algum lugar, a verdade é que ele não anda nada, mesmo bancado não anda nada, tudo bem que a unica chance foi numa carroça mas não anda nada, vai ver que é isso, não anda nada e para bancar de vítima fica ali em volta pois não consegue tocar um audi em lemans, um citroen no wrc e muito menos uma meca no alemão de turismo, só o sobrenome não resolve!

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  bara
12 anos atrás

Não, não é isso. Ele já mostrou que pelo menos não é nada mau, caso contrário não teria sido vice-campeão de GP2. Não teria ganho no Mónaco nem em Silverstone debaixo de chuva, dando 10 segundos ao di Grassi. Nem teria feito melhor que o mesmo di Grassi no teste com a Honda, onde foi quase tão rápido como o Button no seu primeiro teste. Nem teria andado nos tempos do Heidfeld em Jerez, com o mesmo tipo de pneus, apesar de ter sido o alemão quem desenvolveu os Pirelli.

O que não sabemos é até que ponto ele é bom. Tudo indica que se trata de um piloto com um bom potencial mas que até agora ainda não teve a chance de desenvolver esse mesmo potencial. Por mérito teria entrado em 2009 com a Honda e não foi culpa dele que os japoneses tenham ido embora naquela altura. Na Toro Rosso não entrou porque não tinha dinheiro, mas merecia muito mais a promoção do que o Buemi, apenas sexto no GP2 enquanto o Bruno foi segundo.

Quanto a ir para outra categoria, acho que nunca será tão bom como poderá vir a ser na F1, se tiver a oportunidade certa. O problema é que essa oportunidade pode nunca surgir, pois não teve a sorte de entrar na altura certa e agora sem dinheiro fica ainda mais difícil. Veremos o que ele faz em Spa em Monza, caso se confirme a sua participação nesses treinos livres. Antes disso não faz sentido pensar sequer num eventual plano B numa outra categoria.

Entrando no início de uma temporada como titular, o Bruno iria poder mostrar todo o seu valor. Entrando a meio é muito mais difícil e fazendo apenas alguns treinos livres mais difícil ainda, sobretudo porque leva algum tempo a tirar um bom partido do DRS e não há a possibilidade de usar-se um segundo jogo de pneus. Mas veremos o que ele faz no treino livre de Spa, num circuito mesmo à sua medida, pois trata-se de uma pista onde o talento do piloto pode fazer a diferença.

rosemeyer
rosemeyer
12 anos atrás

Sensata e coerente,mais uma vez ,sua analise.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
12 anos atrás

Boa noite
Concordo com você.Otimo comentário!!

Samuel
Samuel
12 anos atrás

Eu li e concordo em tudo que o FG disse , gostaria muito de ver o Bruno correndo de verdade pelo menos em uma equipe média para assim saber realmente qual é o seu potencial qualquer análise sem isso é pura hipocrisia de gente sem noção. Creio também que o início dele na F1 foi muito mal acessorado e espero que agora ele entre mesmo na F1, pois um nome forte ele já tem e tomará que também tenha talento e bastante velocidade.
Espero também com os meus mais sinceros votos que o Rubinho aposente …
Bom fim de semana.

galileu
galileu
Reply to  Samuel
12 anos atrás

bota gente sem, (como diz uma amiga), loçao.
como os caras querem resultados se no ano passado foi o que vimos e nesse ano ele não, foi tão mal naquele teste na espanha,
deixa o cara sentar ou então aluga ele para outra equipe como a ferrari fez um ano com o massa na sauber, só aí veremos de que tempêra ele é feito.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

“Esses pagantes, estão calando a boca de muita gente”

Agora não basta somente o sobrinho trazer dinheiro a equipe, também tem que mostrar serviço, tem que dar retorno pra equipe, é o que esta acontecendo com os “pagantes”: Perez, Maldonado, Petrov, Di Resta e cia.

No final de 2009, Kobayashi entrou na F1 com auxílio da Toyota, fez bonito nas últimas provas e garantiu vaga nos anos seguintes. Hoje, a equipe Sauber esta muito satisfeita com a dupla Perez/Kobayashi, com um carro limitado, os pilotos já deram retorno em pontos, até aqui, missão cumprida.

Hülkenberg é outro que esta na briga por vaga em 2012, esse já mostrou que é fera, Romain Grosjean praticamente é campeão da GP2(já mais amadurecido), está em uma boa situação para conseguir vaga de titular caso Robert Kubica não consiga voltar à F1, Grosjean é o favorito para assumir o lugar ocupado por Heidfeld, a equipe assumiu que foi um erro colocar ele pra correr ao lado de Alonso em 2009.

Portanto, essa história de piloto “pagante” é coisa do PASSADO, Petrov melhorou muito em 1 ano, esta dando maior sufoco em Heidfeld, o mesmo acontece com Maldonado em cima do Rubinho.

Fangio foi BANCADO pelo governo da Argentina, Rubinho no início na F1 teve forte apoio da ARISCO, Tony Kanaan só conseguiu vaga na Indy em 2011 depois de garantir patrocínio, TODOS tiveram que entrar com GRANA, e ninguém diz que eles “pagaram” para correr.

“Ahhhhhhh mas eles mostraram talento”

Pois é, o mesmo acontece com os “pagantes” de hoje, ele também estão fazendo bonito na pista, também merecem chance na F1, só falta carro melhor. Rubens, Kovalainen e Trulli já tiveram suas chances com bons carros, pouco mostraram, é hora de parar.

O que eu acho hilário, é o Brasil dar as “costas” ao sobrenome Senna, o sobrinho até aqui só pôde contar com ajuda de “meia dúzia” de amigos, se for depender dos empresários no Brasil, esta literalmente FUDIDO!

É de dar pena do sobrinho e também de Di Grassi, poderiam mostrar bom trabalho se tivessem apoio de seu país, não do dinheiro público, mas dos empresários brasileiros, mas pelo jeito…

Nessa altura, é melhor ser um Perez da vida, do que sobrinho de tricampeão “endeusado” em seu país, o tio Senna deve estar rolando de raiva no túmulo, onde esta a PODEROSA Globo nessa hora pra ajudar? Ficou MUDA!!!

Antigamente, os “pagantes” só participavam da Formula 1, hoje a coisa é mais embaixo, eles realmente evoluiram como piloto, estão dando muito trabalho a pilotos com anos de F1, basta ver o caso de Petrov em cima de Heidfeld e Maldonado em cima de Barrichello.

Essa coisa da pachecada falar que piloto “tal” é pagante, que esta na F1 só por causa de grana, é pura dor de cotovelo! Bruno Senna só corre na F1 se arrumar GRANA, o mesmo acontece com Di Grassi. Se conseguirem uma vaga, ninguém vai se lembrar que eles entraram com patrocínio.

Família Senna que tire o escorpião do bolso, o que importa é que o sobrinho mostre talento, o tio Senna também teve ajuda dos bancos, NACIONAL E BANERJ nas categorias de base, portanto, teve que arrumar grana pra correr. Ninguém faz “milagres” no automobilismo sem grana!

Ser bancado por alguém não é vergonha, pelo contrário, tem que ser motivo de muito orgulho, ninguém investe um caminhão de dinheiro se o esportista não tiver talento.

Para um alemão como Schumacher, ser bancado pela Mercedes é motivo de grande orgulho! Alemão ajudando alemão…

Cadê o Brasil pra ajudar os brasileiros nessa hora? Como sempre, se faz de morto…

Cada povo tem o que merece..

galileu
galileu
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

sem o cara sentar para apertar o pedal da direita e virar o volante, ele não em como, mostrar talento, voce escreveu muito por nada, todo mundo sabe que o cara tem quen levar grana para sentar e mostrar do que é capaz.
como eu sempre digo: esporte que faz brummm vrummm, sem fazer din din, não faz vrum vrum..