ENIGMA DO DIA
Enviada pelo Denisson De Angelis. Essa está difícil. Mandem o serviço completo: quem, quando, onde, o quê, por quê, como etc, etc e etc.
ATUALIZANDO…
OK, já disseram que é o Wilsinho na Argentina. Mas o que eu quero de vocês é: por que esse capacete diferente? E qual é a história dele correndo de Lotus? É F-1? É F-2? Vamos, pesquisem!
Segundo o livro “Lotus 49” do Michael Oliver, esse GP extra-oficial da Argentina em 1971 foi a última prova disputada pela equipe inglesa usando o Lotus 49, pilotado pelo Wilsinho. A prova foi num domingo, 24 de janeiro de 1971.
Depois da corrida, o 49C foi embarcado num avião cargueiro, desembarcado de madrugada em Congonhas, e transportado imediatamente para Interlagos. Era segunda-feira, feriado da fundação de São Paulo. Emerson e mais uns três mecânicos trabalharam no carro nos pits, tirando todo peso extra possível e baixaram a suspensão até quase raspar o chão. O Emerson saiu e bateu o recorde do anel externo da pista. Não estou com o livro aqui pra dizer qual foi o tempo, infelizmente.
Essa operação toda parece ter sido idéia do Emerson, e o Chapman só ficou sabendo depois, muito tarde pra ficar bravo com as raladas que marcaram o fundo do carro. Foi uma despedida e tanto pro modelo que tinha vencido sua corrida de estréia, em 1967.
O que eu fico mais fulo é que eu estava nas minhas longuíssimas férias escolares nesse dia, em outro lado da cidade. Bem que podia ter pedido pro pai pra ter ido passear em Interlagos no feriadão…
Depois do sucesso do Emerson em Watkins Glen, Colin Chapman resolveu assinar um contrato também com o Wilson para a Formula 1 em 1971 e 1972. Porém apenas o utilizou na prova extra campeonato em Buenos Aires no inicio de 1971, preferindo dar oportunidade nas demais provas do ano a pilotos ingleses como Dave Walker e Tonny Trimmer. Na semana seguinte a prova em Buenos Aires Emerson Fittipaldi deu algumas voltas em Interlagos com esta Lotus 49 C , antes da primeira prova do Torneio de Formula 3 que o Wilson disputou e venceu ! No final de 1971, desapontado com o Reine Wisell , Chapman tentou contratar Ronnie Peterson , oferecendo a March, além de dinheiro, o contrato do Wilson Fittipaldi Junior. Max Mosley não aceitou liberar Peterson que só foi para a Lotus no final de seu contrato em 1973 ! No inicio de 1972, com o Wilson já liberado de seu contrato com a Lotus, acabou assinando com a Brabham como terceiro piloto na Formula 1. Pace também assinava contrato com Frank Willians para a F1 em 1972. Daí em diante o resto é história !
Acervo 4 Rodas, edição fev. 71, pág. 118.
Flavio eu pensei que sabia alguma coisa de F1 … sempre achei … Mas esse pessoal do seu blog é muito fera … da até raiva … rsrsrs …. Parabens amigos ….
Esse era o capacete original do Wilsinho, quando ele foi para a Inglaterra. Depois ele foi mudando, até que se fixou no padrão conhecido, de gotas. Essa prova aconteceu na Argentina, em 1971, e era preliminar ao GP oficial, que aconteceu em 1972 (em 1972 o Brasil teve uma prova extra-campeonato, preliminar ao GP oficial de 1973).
É isso aí o primeiro capacete era este , com triângulos , depois mudou para gotas.
Eu tinha um carrinho de autorama com o piloto, pintado por mim, com esse capacete dos triângulos.
Matei a charada. No link abaixo está esclarecido o caso.
http://www.f1-web.com.ar/argentina71.htm
é xará, parabéns, todos nós viajamos na do capacete.
Se é realmente o Wilsinho, eu chutaria F-2. O capacete diferente conteria um sol da bandeira argentina? Tipo uma homenagem ao país anfitrião? Teria sido este meu chute equivalente ao do Elano na Copa América? Muitas dúvidas cruéis…
E o Graham Hill
FG…………………..Acredito que tem uma relação entre,,,,O zacarias e o wilsono fittipaldi…………qual??..
nunca foram nada…e chora reclama de tudo..até da comida de aeroporto…….pronto..
pura idiotice de quem não sabe nada.
Se bobear é o Cristian em Goodwood
Fecho com o Orlando e com o Mauro o capacete não é antigo, ainda mais com a viseira fume.
É uma 49 C 1970.
tambem fecho a questão com voces, não é o wilsinho, capacete moderno demais para a época
O Mauro tem razão, este capacete não é da década de 70.
Caramba…já mataram a charada fácil…
wilsinho fittipaldi numa lotus 49C.
pelo adesivo YPF é na argentina, então deve ter sido num GP extra-oficial, em 70 ou 71.
essa foto nao é antiga, olha o capacete, na epoca dessa lotus gold leaf os capacetes eram diferentes. Ta mais pra ser no festival de Goodwood na Inglaterra. Não faço a menor idéia de quem seja.
Caramba… É o Wilsinho, seu primeiro capacete, o Emerson já era o primeiro da Lotus, ele foi muito bem na prova, mas quebrou no final….
wilson fittipaldi jr, lotus dos anos 60..mas começo dos anos 70 esta prova, e em Bs As. no more I cant tell you.
Aonde tá a dificuldade? Wilson, Lotus 49, Argentina…
desculpe o erro é o Wilsinho. eu não me dou muito bem escrevendo em computadores ou em papel
não tenho certeza q seja o capacete do Wilsonho, pois o capacete dele possui gotas amarelas e não triangulos. e não é o Lotus 49B, é o 49C. o B tem as asas traseiras muito altas.
Acreditem se quiser. Escutei essa prova numa Telefunken http://bit.ly/neviGJ em ondas curtas.
O Wilsinho nunca correu de Lotus, pelo menos na F1. Ele estreiou na Brabhan em 1972. Alem do que o capacete dele tinha fundo verde liso e no parte de cima era circundado por pequenas gotas amarelas!!!
Ratifico as palavras do Danilo e do Ivan….valeu galera.
Sim, Em Buenos Aires. Quem ganhou a prova foi Cris Amon de Matra. O Emerson correu de 72. Alguns dias depois, teve a prova de F2 ou F3 em SP, e o Wilson ganhou.
Isso mesmo… para o Cris Amon ganhar alguma coisa só mesmo em prova extra oficial… rs rs rs
Segue o jogo.
Imperador
Estréia do Wilson Fittipaldi na F1, em prova extra-campeonato disputada no circuito Oscar Gálvez, no início de 1971. Carro: uma Lotus 49B da equipe de fábrica. Resultados: na primeira bateria, largando em 9°, chegou em 8°, à duas voltas do vencedor. Na segunda bateria, acabou abandonando a prova.
P.S.: O logo da YPF dá uma boa dica do local da prova, pelo menos…
Pelo capacete, Wilsinho Fittipaldi, uma Lotus 49, em meados de 1971.